Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 25/5/2010 22:50

Achei piada a esta notícia:

Crise e preços altos fazem cair consumo de combustíveis em quase 8%

A crise que o País atravessa e os preços cada vez mais altos estão finalmente a penalizar a venda de combustíveis em Portugal. A denúncia parte do presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), António Saleiro.

Em declarações à Agência Financeira, o sempre polémico responsável pela associação denuncia o que chama de «uma verdadeira folie» no sector nacional, onde «as vendas de combustíveis caíram, desde o início do ano, mais de 7% face ao homólogo». Uma queda que, como explica, é bem maior do que se estima, «se tivermos em conta que o parque automóvel está a aumentar de ano para ano, já que o número de carros que saem de circulação é bem menor do que o número de carros novos que entram no parque».

Para António Saleiro, a razão é uma só: «as famílias portuguesas já não podem sair de casa, com os combustíveis a estes preços». A culpa é, em grande parte, da carga fiscal sobre estes produtos, que pesa, segundo o responsável, cerca de 72% no preço de venda final das gasolinas e perto de 61% no preço de venda do gasóleo. Mas a ANAREC aponta o dedo também à Autoridade da Concorrência (AdC), cuja acção, diz, não é regulada por ninguém.

«Se a causa da subida dos combustíveis é a cotação do petróleo e essa é igual para todos os países europeus, então porque é que em Espanha os combustíveis não sobem na mesma proporção que em Portugal?», questiona. Na sua opinião, as petrolíferas é que continuam a aumentar as suas margens de lucro que, estima, «devem rondar os 20%». Já as margens das gasolineiras, garante, ficam-se pelos 2%. Além disso, acrescenta, «se a AdC dizia que com a abertura de postos de marca branca junto dos hipermercados iria baixar o preço dos combustíveis, porque é que essas bombas têm aumentado os preços na mesma proporção das gasolineiras de marca? A diferença de cinco ou seis cêntimos entre as brancas e as de marca, tem vindo sempre a manter-se».

ANAREC quer ver estatutos da AdC alterados

A AdC está a investigar os contratos das petrolíferas com os revendedores mas, até agora, nenhuma acção concreta foi tomada. «Não se fez nada, porque a AdC não te de prestar contas a ninguém. Não tem prazos para apresentar resultados nem conclusões, apesar de já ter reconhecido que existem cláusulas ilegais nestes contratos», denuncia.

Sobre a possibilidade de os postos de abastecimento virem a fazer promoções a determinadas horas do dia ou determinados dias da semana, a ANAREC diz estar «de mãos e pés atados», tendo em conta que «não somos nós que determinamos os preços nas bombas».

A AdC reporta ao Ministério da Economia, «mas apenas em termos orçamentais», acusa, acrescentando que «ninguém tem poder para rever os estatutos dessa autoridade». Por isso mesmo, avança que a ANAREC vai tentar «que algum deputado proponha na Assembleia da República a alteração desses mesmos estatutos».

Quem sofre mais com a queda das vendas são as gasolineiras das zonas fronteiriças onde, devido ao diferencial da carga fiscal e do preço final, compensa aos consumidores abastecer nas bombas espanholas. A ANAREC garante que mais de uma centena de empresas já encerrou portas.

Esta notícia não traz praticamente nada de novo. Podia ter sido escrita ontem - tirando um ou outro pormenor como o facto de o presidente da Anarec já não ser o A. Saleiro, o discurso é o mesmo de sempre.

O aspecto a que achei piada é o facto de esta notícia não ser recente. Na verdade, tem quase cinco anos - foi publicada em 29 de Agosto de 2005. Ou seja, passaram quase cinco anos mas os argumentos são os mesmos que ouvimos hoje: a gasolina está caríssima, os impostos são altos, em Espanha é muito mais barato e os postos da fronteira têm de encerrar, as famílias não têm dinheiro para sair de casa, a crise está a dar cabo disto tudo, as gasolineiras enchem os bolsos e a Autoridade da Concorrência nada faz. Os argumentos de hoje são exactamente os mesmos. Curioso, não é?

Link da notícia: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/des ... -1748.html

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 25/5/2010 21:25

EALM Escreveu:Para a página ter algum interesse teria então que me dar hoje os preços relativos às datas em que verifiquei os preços das bombas por onde costumo passar. E mesmo assim... não muda a realidade que no interior da cidade ninguém baixou o preço.

EALM,

Para ti qual destes dois aspectos é mais importante:
1. Que a bomba onde costumas passar baixe o preço
2. Saber onde podes meter gasolina mais barata

por MarcoAntonio » 25/5/2010 17:56

EALM Escreveu:Apenas disse ou quis dizer uma coisa muito simples:
O "delay" temporal na descida do preço nas bombas onde costumo abastecer não é o mesmo nas descidas como é nas subidas. E isto é uma prática que observo há muito tempo.

Alegar, já há muito quem alegue.

O que são precisos são acompanhamentos cuidados e continuados que o mostrem/demonstrem...

Em absoluto, os teus posts não acrescentaram nada até ao momento. Até tem o seu quê de curioso porque numa semana em que os preços baixaram em 19 de 23 postos numa terça-feira e em 3 outros na segunda-feira, tu escreves isto:

EALM Escreveu:Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana...

Creio que imaginas o valor que dou a análises que se baseiam em memória...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por EALM » 25/5/2010 17:37

MarcoAntonio Escreveu:Para resumir:

> Se querias extrapolar para o país, a partir da meia duzia de bombas que vês, estás equivocado na extrapolação: os preços efectivamente baixaram.

> Se queres apontar no sentido de que os preços em Aveiro são piores, o que se conclui é praticametne o oposto dado que de momento estão em linha, na GALP. Portanto, se havia diferença era para baixo, há dias atrás (isto a tomar por exacta a tua alegação de que os preços não baixaram).

Quanto à forma como os preços têm ou não acompanhado o mercado dos combustíveis, só o farei mais tarde com os dados todos e de forma correcta. Por esta altura já devem saber que não faço coisas em cima do joelho ou só tomando em conta um ou dois factores...

Não.
Apenas disse ou quis dizer uma coisa muito simples:
O "delay" temporal na descida do preço nas bombas onde costumo abastecer não é o mesmo nas descidas como é nas subidas. E isto é uma prática que observo há muito tempo.

Registado: 1/5/2008 2:21

por MarcoAntonio » 25/5/2010 17:19

Para resumir:

> Se querias extrapolar para o país, a partir da meia duzia de bombas que vês, estás equivocado na extrapolação: os preços efectivamente baixaram.

> Se queres apontar no sentido de que os preços em Aveiro são piores, o que se conclui é praticametne o oposto dado que de momento estão em linha, na GALP. Portanto, se havia diferença era para baixo, há dias atrás (isto a tomar por exacta a tua alegação de que os preços não baixaram).

Quanto à forma como os preços têm ou não acompanhado o mercado dos combustíveis, só o farei mais tarde com os dados todos e de forma correcta. Por esta altura já devem saber que não faço coisas em cima do joelho ou só tomando em conta um ou dois factores...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/5/2010 17:14

EALM Escreveu:Marco,

Essa página não me serve de nada. Eu circulo nas estradas e vejo preços nas bombas. E vejo-os inalterados na minha cidade há 2 semanas.

Se os preços em Aveiro não mudam há duas 2 semanas, então é simples: Aveiro tinha preços mais baixos há duas semanas e/ou não subiu há semanas atrás quando comparado com a generalidade dos outros locais.

Os preços actuais em Aveiro estão em linha com os preços de referência, como podes ver.

Os preços baixaram efectivamente no prazo a que fazes alusão.

EALM Escreveu:Para a página ter algum interesse teria então que me dar hoje os preços relativos às datas em que verifiquei os preços das bombas por onde costumo passar.

Se acompanhares os preços regularmente, a página passará a ser-te tão útil para ti quanto já é para mim há mais de um ano...

EALM Escreveu: E mesmo assim... não muda a realidade que no interior da cidade ninguém baixou o preço.

Será que vejo aqui uma reclamação por os preços serem mais altos nuns sítios do que noutros?

A generalidade das pessoas reclama do oposto...

Supostamente era o que as pessoas queriam (bem, o que as pessoas realmente queriam é que fosse mais barata em todos os sítios quanto é em todos os outros sítios, mas como bem sabemos, isso é uma impossibilidade).
Imagem

Administrador Fórum

por EALM » 25/5/2010 17:06

MarcoAntonio Escreveu:
EALM Escreveu:Bem, aqui em Aveiro a Galp está fora da cidade e não sei se baixou ou não. Mas o preço dentro da cidade continuava ontem inalterado nas bombas por onde costumo passar. Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana... vamos ver até quando aguentam desta vez.

Por eles não terem descido, é que admiti que as marcas principais não tivessem também baixado. Mas como digo, não tenho oportunidade de ver o preço Galp.

EALM, tu podes verificar os preços da GALP por todo o país a qualquer momento sem saíres de casa:

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

Nas 5 bombas GALP registadas em Aveiro, os preços são actualmente:

Gasolina: 1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419

Média = 1.3994
Preço de referência = 1.399

Gasoleo: 1.129; 1.142; 1.189; 1.189; 1.189

Média = 1.1676
Preço de referência = 1.174

Marco,

Essa página não me serve de nada. Eu circulo nas estradas e vejo preços nas bombas. E vejo-os inalterados na minha cidade há 2 semanas.

Para a página ter algum interesse teria então que me dar hoje os preços relativos às datas em que verifiquei os preços das bombas por onde costumo passar. E mesmo assim... não muda a realidade que no interior da cidade ninguém baixou o preço.

por MarcoAntonio » 25/5/2010 16:53

EALM Escreveu:Bem, aqui em Aveiro a Galp está fora da cidade e não sei se baixou ou não. Mas o preço dentro da cidade continuava ontem inalterado nas bombas por onde costumo passar. Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana... vamos ver até quando aguentam desta vez.

Por eles não terem descido, é que admiti que as marcas principais não tivessem também baixado. Mas como digo, não tenho oportunidade de ver o preço Galp.

EALM, tu podes verificar os preços da GALP por todo o país a qualquer momento sem saíres de casa:

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

Nas 5 bombas GALP registadas em Aveiro, os preços são actualmente:

---

Gasolina: 1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419

Média = 1.3994
Preço de referência = 1.399

---

Gasoleo: 1.129; 1.142; 1.189; 1.189; 1.189

Média = 1.1676
Preço de referência = 1.174
Imagem

Administrador Fórum

por EALM » 25/5/2010 16:41

MarcoAntonio Escreveu:EALM, desde o meu último update, os preços já baixaram mais de 3 centimos na gasolina na GALP (1.399 vs 1.433) e 2.5 centimos no gasóleo (1.174 vs 1.199).

Não é verdade que os preços ainda não tenham baixado. Quanto à "rectidão" dos preços, não faço nenhum comentário sem seguir todo o procedimento habitual (mais daqui a pouco actualizo o gráfico das margens e então deixarei o meu comentário/parecer).

Bem, aqui em Aveiro a Galp está fora da cidade e não sei se baixou ou não. Mas o preço dentro da cidade continuava ontem inalterado nas bombas por onde costumo passar. Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana... vamos ver até quando aguentam desta vez.

por sem2006 » 25/5/2010 16:31

EALM Escreveu:
Elias Escreveu:
EALM Escreveu:Sensivelmente ao mesmo preço de início de Março deste ano. Mas não tenho valores, daí ter perguntado se alguém tem.

Estás a partir do pressuposto que o preço do início de Março era o "correcto", certo?

Sim, já estou a tentar dar um desconto do lag de 1~2 semanas, visto que o valor em Euros é até mais próximo de Fevereiro do que Março. São momentos como este que trazem de volta o suposto mito... margens brutas em máximos e atrasos em reflectir a baixa do petróleo...

Mito? Qual mito...realidade...só não vê quem não quer... :roll:

Registado: 29/4/2009 13:31

por MarcoAntonio » 25/5/2010 16:23

EALM, desde o meu último update, os preços já baixaram mais de 3 centimos na gasolina na GALP (1.399 vs 1.433) e 2.5 centimos no gasóleo (1.174 vs 1.199).

Não é verdade que os preços ainda não tenham baixado. Quanto à "rectidão" dos preços, não faço nenhum comentário sem seguir todo o procedimento habitual (mais daqui a pouco actualizo o gráfico das margens e então deixarei o meu comentário/parecer).
Imagem

Administrador Fórum

por EALM » 25/5/2010 15:25

Elias Escreveu:
EALM Escreveu:Sensivelmente ao mesmo preço de início de Março deste ano. Mas não tenho valores, daí ter perguntado se alguém tem.

Estás a partir do pressuposto que o preço do início de Março era o "correcto", certo?

Sim, já estou a tentar dar um desconto do lag de 1~2 semanas, visto que o valor em Euros é até mais próximo de Fevereiro do que Março. São momentos como este que trazem de volta o suposto mito... margens brutas em máximos e atrasos em reflectir a baixa do petróleo...

por AxeRiver » 25/5/2010 15:11

desculpem lá que não meti os meses em baixo no gráfico :?

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

Eur/Usd

por AxeRiver » 25/5/2010 15:11

Valor mínimo em Março = 1,32.
Valor Actual = 1,22.

Sensivelmente menos 8 por cento. E o cambio em março chegou a 1,38. O que seria algo entre os 11 e os 12 por cento.

Gráfico abaixo
Anexos
eurusd.jpg
eurusd.jpg (71.74 KiB) Visualizado 6058 vezes
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por Elias » 25/5/2010 14:38

por EALM » 25/5/2010 14:15

dvck Escreveu:
EALM Escreveu:
Elias Escreveu:
EALM Escreveu:Mais uma semana passou e os preços - pelo menos na minha cidade - continuam inalterados. Vejam o seguinte gráfico.

EALM,

Em tua opinião a gasolina deveria estar a quanto?

Sensivelmente ao mesmo preço de início de Março deste ano. Mas não tenho valores, daí ter perguntado se alguém tem.

Só pela taxa de câmbio há logo uma enorme diferença entre o dia de hoje e o início de Março.

Há? Para que sentido? Vê a linha a VERDE, em Euros. O valor do dia de hoje é semelhante ou até inferior ao que era em Março.

por dvck » 25/5/2010 14:14

EALM Escreveu:
Elias Escreveu:
EALM Escreveu:Mais uma semana passou e os preços - pelo menos na minha cidade - continuam inalterados. Vejam o seguinte gráfico.

EALM,

Sensivelmente ao mesmo preço de início de Março deste ano. Mas não tenho valores, daí ter perguntado se alguém tem.

Só pela taxa de câmbio há logo uma enorme diferença entre o dia de hoje e o início de Março.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por EALM » 25/5/2010 14:12

Elias Escreveu:

EALM,

O gráfico anterior mostra bem que o efeito da baixa do Euro existe, mas é marginal. Aliás, foi o que nos explicaram também quando o Euro valorizava face ao Dólar: amortecia a subida do petróleo mas não evitava a subida do preço na bomba. Espero então agora que o mesmo princípio se mantenha para a descida...
Editado pela última vez por EALM em 25/5/2010 14:14, num total de 1 vez.

por Elias » 25/5/2010 13:59

EALM,

por EALM » 25/5/2010 10:30

Mais uma semana passou e os preços - pelo menos na minha cidade - continuam inalterados. Vejam o seguinte gráfico.

Alguém tem valores dos combustíveis nas bombas em Fevereiro/ Março deste ano?
Anexos
oil.JPG
oil.JPG (70.52 KiB) Visualizado 6221 vezes

por MarcoAntonio » 16/5/2010 23:58

Supermann Escreveu:desculpa mas não é tao descabido quanto isso... Seria uma maneira de normalizar e ver a evolução, da mesma forma que quando olhas para uma empresa queres ver a evolução da margem operacional, ou da margem liquida, sendo que neste caso seria algo similar a margem operacional visto que aos dados que tens não estão descontados salários, etc etc... e demais custos.

Supermann, até poderá fazer sentido noutra aplicação qualquer. Neste caso não faz porque as margens (felizmente para os consumidores!) não acompanham a matéria prima...

E como não acompanha, não ia normalizar nada: ia ter o efeito precisamente inverso.
Imagem

Administrador Fórum

por Supermann » 16/5/2010 23:16

desculpa mas não é tao descabido quanto isso... Seria uma maneira de normalizar e ver a evolução, da mesma forma que quando olhas para uma empresa queres ver a evolução da margem operacional, ou da margem liquida, sendo que neste caso seria algo similar a margem operacional visto que aos dados que tens não estão descontados salários, etc etc... e demais custos.

Registado: 18/12/2009 18:54

por MarcoAntonio » 16/5/2010 19:59

Supermann Escreveu:se calhar uma boa maneira de eliminar esse upside bias do gráfico, uma vez que está em numeros absolutos, para verificar se é constante seria usar a margem bruta em relação ao preço base?

Ai já deve pa ter uma melhor visão da margem bruta em % e a sua evolução

Isso não faz qualquer sentido. A margem bruta não tem que seguir uma proporcionalidade face ao preço base dado que este tem uma enorme volatilidade e a margem não tem porque seguir essa volatilidade (basta pensar - entre outros - que quando o petróleo passa para um terço do preço como aconteceu relativamente recentemente e dentro do prazo em análise, a petrolífera não passa a pagar 1/3 aos seus trabalhadores).

Na verdade, o esperado é que a margem se mantenha mais ou menos estável (com tendência de subida) esteja o petróleo a 10 ou a 150 cêntimos (logo, em percentagem é expectável que a margem varie... brutalmente!). Parte daquela margem bruta é a margem líquida e mesmo essa não se justifica necessariamente que varie em proporcionalidade pelo que mesmo que estivessemos a discutir margens líquidas, era um exercício discutível.

Para eliminar parte do bias poderia era incluir-se a inflação (para manter a "moeda constante"). Fora isso, só sobram dados de que já não disponho ou que são muito difíceis de analisar...

Também, para aqueles que olham agora para o tópico (que já tem perto de dois anos), o tópico surgiu quer na sequência de um outro tópico - em que eu tinha antecipado as conclusões de um relatório da AdC relativa ao primeiro quadrimestre de 2008 - e outros tópicos dispersos sobre combustíveis que existiam aqui na altura no forum bem como dar resposta à polémica que existia na altura nos média que era injustificada em praticamente toda a totalidade. Recordo que esta análise contrapunha-se a análises tão equívocas quanto disparatadas que comparavam meramente a variação percentual do petróleo entre duas datas com a variação do preço dos combustíveis nas bombas no mesmo período (para chegar a conclusões como os preços estarem desviados 10 e 20% como chegou a ser anunciado em canais de televisão inclusivamente).

Depois disso estar mais do que esclarecido, o tópico prolongou-se também porque passei a fazer antecipações regulares ao que ia acontecer ao preço dos combustíveis nos dias seguintes (entretanto, a volatilidade do petróleo caiu bastante e o exercício passou a ter pouca utilidade).
Imagem

Administrador Fórum

por Supermann » 16/5/2010 17:18

se calhar uma boa maneira de eliminar esse upside bias do gráfico, uma vez que está em numeros absolutos, para verificar se é constante seria usar a margem bruta em relação ao preço base?

Ai já deve pa ter uma melhor visão da margem bruta em % e a sua evolução

Registado: 18/12/2009 18:54

por MarcoAntonio » 16/5/2010 15:57

EALM Escreveu:Mas quanto tem sido a inflacção? Marco, corrige-me se estiver errado: desde o principio de 2009 até agora a margem deve ter subido uns bons 13%... devem ser os tais outros factores... mas é complicado justificar.

No período abrangido pelo gráfico julgo que é de uns 7 ou 8% (eu por acaso tenho para aí outro post com a inflação dos últimos anos). Quanto aos "últimos dois anos" atenta especialmente no segundo parágrafo do meu texto. Convém também nesta matéria não olhar muito para determinados períodos específicos, mesmo o prazo de perto de quatro é curto para uma análise global.

A margem também não subiu 13% desde o início de 2009, a menos que escolhas as datas a dedo o que é um procedimento incorrecto (estabelece uma média de várias semanas por exemplo para o início de 2009 e outra para agora e verificarás que não subiu 13%).

Em todo o caso também há períodos de recuo quando era suposto ter subido...

EALM Escreveu:Num mercado de um país em que há crise, espanta-me que a margem aumente tanto nos últimos 2 anos, quando tanta indústria e comércio tem visto as suas margens de lucro diminuir. Acho estranho, só isso.

Como já expliquei por diversas vezes, aquilo é uma margem bruta e na verdade há ainda ali custos por contabilizar (por exemplo, custos de transporte... mas também despesas com pessoal, custos de armazenagem, etc). Portanto, o que dizes não é totalmente válido e há ali custos que subiram mesmo neste período abrangido pelo gráfico.

Entre inflação, factores de mercado e custos que subiram no período não sobrará muito para explicar.

Os combustíveis podiam estar mais baixos? Talvez. Seria na ordem de 1 centimo ou algo assim, nada de dramático (de resto os preços em portugal antes de impostos estão relativamente em linha com o resto da europa e pouco mudou nessa matéria nos ultimos anos).

Quanto à linha ir subindo, é suposto ir subindo mesmo...
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caldeirum, Google [Bot], Phil2014, Sr.Marques e 204 visitantes