Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - a operação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

e quem vendeu...

por Bonaparte » 5/12/2002 16:51

... foi o José de Mello também.

Registado: 28/11/2002 17:54

BCP

por soeirinho » 5/12/2002 16:39

Afinal parece que foi o José de Mello que comprou as 106.000.000 acções do BCP ontem

Registado: 4/11/2002 22:57

por Visitante » 5/12/2002 10:14

Cap.
Apesar de termos dito a mesma coisa, nos posts acima, e tu achares que o povo continua confuso, concordo contigo. Acho que o BCP vai continuar a puxar o papel, porque quer devolver o mínimo de de dinheiro possível e emitir, também, um número mínimo de acções. Esta operação não chega para equilibrar os rácios de capital do banco e por isso vai ser necessário novo aumento de capital, aumento esse que contará com um limite de 400 milhões de acções menos a quantidade emitida nesta operação. Em relação aos riscos desta coisa não sei se é assim tão linear que ela chega ao fim. É dificil de estoirar, mas um banco que empresta dinheiro aos clientes do private para eles irem ao seu aumento de capital não é uma instituição de confiança.
Visitante

por CAP » 4/12/2002 23:06

EXACTAMENTE!!!
Por favor... hoje a acçao devia ter descontado o direito... e disparou...
Dia 3 foi o ultimo dia com direito... hoje ja foi destacado!!!
Nao tem logica.
Pergunto... e amanha... e depois de amanha...???
Sera que a logica impera (BCP a puxar)?

Registado: 23/11/2002 16:01

correcçáo

por Viana » 4/12/2002 23:01

James o ultimo dia foi ontem. Ontem foi o ultimo dia. Hoje negociou com ex-direitos. Foi hoje. Hoje devia ter descontado o direito.
Viana

O ultimo dia

por James30C » 4/12/2002 22:50

Não é a minha especialidade a analise dos aumentos de capital e obrigações etc.. mas tirando essas coisas hoje foi o ulitmo dia para comprar acções com direito aos direitos e penso que pode ter havido influencia nisso, especialmente pela passagem de 106 milhões de acções.
A nivel tecnico a BCP pode ter feito hoje um "Three Line Strike" que é uma figura Bearish na teoria dos candlesticks. No entanto o corte de taxas por parte do BCE amanhã pode manter a cotação, mas não terá já descontada?

Amanhã se verá

Um abraço

James29C
O Dinheiro Nunca Dorme!

Registado: 11/11/2002 22:34

No entanto.

por Viana » 4/12/2002 22:12

foi uma compra de um milhao de acçoes. Eu náo comento mais sobre o BCP senáo ainda vou cari no erro de dizer para aqui grande asneirada. O BCP ´o melhor banco a nivek de gestáo que conheco no entanto...
Viana

por CAP » 4/12/2002 21:39

Verdade.
Esta subida e estranha... muito estranha... e o fecho? Compras a 2.69 e fechoa 2.74? Com varios milhares de acçoes!!!...
E amanha, o que acham?

por Viana » 4/12/2002 21:36

Estupido foi a cotaçao subir hoje.

Eu por exemplo ontem fiz uma pequena operaçao de teste e tenho pena de nao a ter feito a serio.

Eu tenho a algum tempo uma posiçao curta em BCP no mercado a vista atraves de uma repo e como é evidente tenho de dar a quem me emprestou as acçoes todos os direitos a que tenham direito (direitos, dividendos e etc), neste caso dia 9, quando os direitos começam a ser negociados, eu tenho de entregar a quantidade de direitos igual a quantidade de acçoes do emprestimo (1acçao=1 direito).

Entáo para evitar ter de comprar os direistos no merado fiz a seguinte operaçao:

Tenho shortado alguns contratos de futuros do BCP que tem estado ao preço do cash e compro BCPs noutra conta diferente da REPO.

Assim agora vou fechando as posiçoes cruzando os futuros com o mercado a vista e os direitos ja os tenho. Basta-me assim no dia 9 fazer a passagem dos direitos paa essa conta e dessa conta para quem me emprestou.

Foi estupido foi ter shortado os futuros (agora que sei que o BCP subiu hohe- nunca imaginei este absurdo apesar de achar estranho os futuros nao estarem a decontar isso, mas sei la.). ENfim
Viana

por CAP » 4/12/2002 21:08

Desculpem, mas estao confusos!!!
E evidente que para o BCP quanto mais alta a media ponderada dos 4 dias 1, 19, 20 e 23... melhor. Porque daqui a 3 anos, menos acçoes e dinheiro tem que "retribuir". No caso de nao distribuir lucros (dividendos) - nao e crivel (tinha de ter lucros inferiores a 7 milhoes de contos) ou nao cumprir com os racios do BP, nao paga juros (9% brutos) nos trimestres correspondentes. A conversao antecipada so acontecera, por parte do BCP, em caso de... OPA. Pelo cliente, pode faze-lo a partir de 31 de Dezembro de 2003, nas datas de pagamentos de juros.
Operaçao limpa, pacifica... talvez complicada de explicar e entender... e pese embora a especulaçao que se possa gerar ate dia 23 (começou hoje???).
Se desejarem mais algum esclarecimento... faz favor...

por bicho » 4/12/2002 20:27

Fiz confusão na análise do prospecto. A verdade é que para uma simples operação de aumento de capital os tipos conseguiram complicar. Mas é assim: Agora o encaixe será de 700 milhões de euros, mas daqui a 3 anos e prevendo que só seja atribuida uma acção por valor o BCP terá de pagar o remanesce aos investidores. Como é óbvio, quanto mais caro fôr o preço da emissão menos dinheiro terá de ser devolvido aos investidores. Por outro lado, desta forma emite-se o número minímo de acções, que é o que interessa ao Eng.
Mas caso eu fosse um um grande investidor de BCP preferia, se fosse ao aumento, ficar com apenas uma acção e o resto em dinheiro. É muito risco para um papel que só deu tristezas a muitos accionistas. Não se esqueçam que em caso de conversão antecipada o preço de referência deixa de ter efeito, passando a ser calculado com novo factor.
bicho

OPINIÃO

por jotabil » 4/12/2002 20:09

Tb penso que o Lastbull parece mais exacto no que diz. O factor a considerar na atribuição do número de obrigações a atribuir é constituido pelo quociente entre os 5 euros(valor de cada obrigação) e a média da cotação da acção nos ultimos quatro dias do prazo considerado. Naturalmente que ao BCP interessa que a cotação nesse período se mantenha alta dado que assim menor será o factor multiplicativo a considerar na distribuição das obrigações..... . Vai travar-se então uma luta de interesses...por um lado...os grandes detentores de acções a tentar baixar a cotação para aumentar esse factor.....por outro lado o BCP a tentar manter ou elevar a cotação para diminuir esse factor.....
É assim que eu entendo.
Estarei certo...neste meu entendimento?.....gostava de ser contestado...

cumps

Registado: 7/11/2002 0:00

BCP

por LastBull » 4/12/2002 19:28

Parece-me que há algumas imprecisões em algumas coisas que foram ditas. O encaixe vai ser sempre igual porque as obrigações vão ser sempre emitidas a 5 Euros. A única diferença é que quanto mais alta for a cotação na média dos dias 20-23 menor é o nº de acções a emitir daqui a 3 anos, que é o que mais convém ao BCP.

Por outro lado, parece-me que apesar de as obrigações serem melhores que as acções, também são más, porque a cotação vai estar cara nos dias 20-23, quando o coeficiente é definido. Daí fazer algum sentido que os investidores vendessem antes de ontem para não subscreverem o aumento e recomprem as acções mais tarde, preferencialmente daqui a uns meses que a cotação deve estar mais baixa. O que passa actualmente é que o próprio BCP não dá tréguas e continua a puxar pela cotação, o que vai continuar até ao dia 23. Se não aparecem vendedores fortes isto não pára.

Registado: 27/11/2002 11:16

OU...

por bcunha » 4/12/2002 15:21

ou...
baixar o preço da cotacao ate ao nivel desejado...
ai, ai, ai

Registado: 16/11/2002 10:16

por bicho » 4/12/2002 15:20

Isto torna a coisa interessante, porque o encaixe, caso a cotação se mantanha acima dos 2.5, vai ser metade do esperado pelo mercado Serão apenas 350 milhões de euros, tornando provável a necessidade de um novo aumento de capital a curto-prazo.
bicho

por Filipe » 4/12/2002 15:09

eu li num aviso do BCP, no ponto 5 B)

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por bicho » 4/12/2002 15:09

Já encontrei...
bicho

por bicho » 4/12/2002 15:06

Em que ponto do prospecto está essa informação?
bicho

por Filipe » 4/12/2002 14:57

a diferença é devolvida em cash pelo BCP na altura da troca das obrigações pelas acções.

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

por bicho » 4/12/2002 14:54

Já repararam que acima dos 2.5 cada accionista recebe apenas uma acção porque o arredondamento é efectuado por defeito. E para onde vai o excesso?
bicho

eu sei

por bcunha » 4/12/2002 14:39

a palavra correcta e manipulacao...
Ulisses nao fiques chateado comigo, mas e o que penso
ai, ai, ai

Registado: 16/11/2002 10:16

BCP - a operação

por lr » 4/12/2002 14:34

Amigos

ainda sobre o BCP parece-me haver aqui um mal entendido.
Segundo o prospecto da operação, o preço das acções que será referencia para daqui a 3 anos, quando se puder trocar as obrigações por acções, será o preço medio dos ultimos 4 dias da
subscrição das obrigações, portanto o preço medio dos dias 18 a 23 de Dezembro.

Se ter direito aos direitos (passe a redundancia) é bom, continuo a não perceber porque é que ontem houve tanta pressão vendedora e hoje reagiu ao contrário do esperado.

Cumprimentos
Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], jprgodinho, macau5m, Shimazaki_2, TheKuby e 140 visitantes