Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 18/5/2010 21:00

MarcoAntonio Escreveu:É natural, pelo menos para mim, que haja países que não tenham a mesma capacidade para ter/suportar os mesmos dias de férias+feriados simplesmente porque consomem demais ou produzem de menos. Os países não são todos iguais: diferem culturalmente, socialmente, economicamente e até a nível de recursos naturais. Era descobrir aí uns valentes poços de petróleo no Alentejo ou assim e podíamos passar a ter todos mais uns dias de férias e ainda assim a vivermos melhor, não?

Se tomarmos os EUA como exemplo, sou levado a acreditar no contrário :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 18/5/2010 20:53

Já agora, sobre as conclusões que estão a querer retirar da comparação de dias de férias+feriados, contesto essas ilacções...

Eu acho que faz sentido analisar e comparar mas as conclusões devem ser muito mais modestas que aquelas que estão pelo menos implícitas.

Um país não é feito só de feriados. Então e os outros factores?

Na verdade, podemos usar a lógica inversa (e que certamente nalguns casos é a explicação): alguns países têm mais dias de férias+feriados porque têm a capacidade para os ter, outros têm menos porque não têm essa capacidade. Nada nos diz que se estes últimos resolvessem aumentar o número de dias, a produtividade não baixasse e o endividamento não aumentasse...

Mais forte seria a análise de casos em que o número de feriados fosse alterado num relativamente curto espaço de tempo (e mesmo assim com reservas porque continuavam a existir outros factores, nomeadamente factores circunstâncias de carácter económico... afinal o PIB pode variar pontos percentuais sem sequer se mexer em dias de feriados).

É natural, pelo menos para mim, que haja países que não tenham a mesma capacidade para ter/suportar os mesmos dias de férias+feriados simplesmente porque consomem demais ou produzem de menos. Os países não são todos iguais: diferem culturalmente, socialmente, economicamente e até a nível de recursos naturais. Era descobrir aí uns valentes poços de petróleo no Alentejo ou assim e podíamos passar a ter todos mais uns dias de férias e ainda assim a vivermos melhor, não?

Isto para sublinhar novamente que um país não é feito só de feriados!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/5/2010 21:22, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 18/5/2010 20:39

Elias Escreveu:Eu sempre achei altamente falaciosa a tese do suposto aumento de produtividade à conta da redução do número de feriados.

Para além de tudo o que já foi referido, é preciso ter em conta que mais feriados significam mais passeio e mais passeio significa mais negócio para diversas indústrias, nomeadamente turismo, restauração, hotelaria, lazer, mas também o comércio (mais gente a fazer compras nos shoppings etc.)

Efectivamente, no modelo de sociedade actual são cada vez mais os negócios que vivem dos períodos de descanso dos outros... e por isso mais descanso traduz-se em mais consumo, que por sua vez contribui para o PIB.

Dar emprego não é sinónimo de ser positivo para a Economia (ainda há dias eu falava disto mesmo noutro tópico). Este argumento da actividade económica começa a ser utilizado vezes demais (inclusivamente - ou especialmente - por políticos)...

Todas essas actividades aumentam o consumo externo e contribuem para o desiquilibrio da balança comercial com o Exterior. Os portugueses consomem mais do que produzem (consulte-se no site do INE as estatísticas actualizadas mensalmente das exportações e importações) e tanto mais quanto mais se centrarem no tipo de consumo e no tipo de economia que estás a descrever...

Bem mais positiva seria a actividade turística e de lazer voltada para o exterior (para os turistas estrangeiros) mas infelizmente não é o grosso da actividade promovida durante os feriados.

Agora, consumir nos feriados em actividades de lazer e produtos (pelo menos em grande parte, importados) exponencia a importação e pouco ou nada a exportação.

É um consumo muito pouco produtivo, logo numa sociedade (a portuguesa) que está permanentemente a endividar-se para manter esse estilo de vida!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 18/5/2010 20:16

Eu sempre achei altamente falaciosa a tese do suposto aumento de produtividade à conta da redução do número de feriados.

Para além de tudo o que já foi referido, é preciso ter em conta que mais feriados significam mais passeio e mais passeio significa mais negócio para diversas indústrias, nomeadamente turismo, restauração, hotelaria, lazer, mas também o comércio (mais gente a fazer compras nos shoppings etc.)

Efectivamente, no modelo de sociedade actual são cada vez mais os negócios que vivem dos períodos de descanso dos outros... e por isso mais descanso traduz-se em mais consumo, que por sua vez contribui para o PIB.

Registado: 5/11/2002 12:21

por alexandre7ias » 18/5/2010 19:58

habanero04 Escreveu:
Shevet Escreveu:Epa era o que faltava agora, não???

Eu sou fumador, pago impostos pelo tabaco que fumo, já sou discriminado, ja me obrigam a fumar fora da maioria dos restaurantes, qualquer dia nem em casa posso fumar................Já pouco falta para classificarem os fumadores como doentes.........

Enquanto doente, tenho necessidades de fumar........venham lá eles agora proibir as pessoas de fumar :lol:

Eu compreendo que tenhas necessidade de fumar, mas fumas porque queres, o patrão não te paga para perderes o tempo a fumar enquanto devias estar a trabalhar.

Já ouviram falar em pausas!!! Um direito do trabalhador. O tempo da escravatura já passou, penso eu!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por bolo » 18/5/2010 19:49

Há muitos tipos de empregos com muitos tipos de tarefas, desde o trabalhador numa banca, com ou sem passadeira rolante, ao porteiro, prestação de serviços, produção de bens, trabalhos de atendimento imediato, por turnos, altamente especializados, mais físicos ou mais intelectuais, todos eles feitos por pessoas humanas.

Para aumentar a produtividade podem ser tomadas mais do que uma medida, e cada uma com efeitos diferentes a diferentes tempos e consoante o tipo de trabalho.

A redução dos dias de trabalho é uma medida ingrata pois está a mexar-se exactamente com o que pode acrescentar alguma qualidade de vida às pessoas.
Actualmente, há empresas que concedem 22 dias de férias fixos mais 3 dias para os trabalhadores com 100% de assíduidade. A juntar aos 12 feriados em média durante a semana, podemos ter até 37 dias, o que é muito bom para os empregados e em alguns casos muito mau para os patrões.

Eu aproveito, sinceremante, gostava de trabalhar menos horas por dia por várias razões, sobretudo porque acho que dispendemos muito tempo da nossa vida activa no trabalho, restando muito pouco tempo para a recreacção.

A produtividade pode ser aumentada por outras vias, dependendo do tipo de aposta que se faz e de quem a faz.

Nesta reflexão sobre o aumento da produtividade, em que se aborda a redução do número de feriados, que outras medidas estão em discussão?
Há alguma reflexão sobre o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores? da sua saúde, da sua recreação?
Há reflexão sobre a formação dada aos trabahadores, não só a constante dos planos da qualidade, mas a efectivamente necessária como pessoas que aspiram a ser trabalhadores eficiente e sobre as práticas de reconhecimento das suas necessidades quer sejam pertinentes ou não? Há práticas saudáveis no trabalho? etc.
Só reduzir no descanso pode ter um efeito marginal muito pobre, excepto talvez na quantidade de peças produzidas sobre uma passadeira rolante ou o nr de horas de trabalho facturadas, mas perde-se em qualidade de vida e em oportunidade de a fomentar.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por carf2007 » 18/5/2010 19:01

mnfv Escreveu:O senhor do quiosque agradece, volta a vender mais exemplares do A Bola e da Maria.

SMALL1969 Escreveu:Passem os feriados para o DOBRO, e INIBAM fóruns, twitters e blogs nos computadores dos empregos, bem como envio de mensagens de mail para endereços de gmail e outros do género

A produtividade aumenta da noite para o dia, quanto mais não seja porque a pessoas normais cansam-se de não fazerem nada...e não terem nem TV nem Net.

Verdade :clap:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MNFV » 18/5/2010 19:00

O senhor do quiosque agradece, volta a vender mais exemplares do A Bola e da Maria.

SMALL1969 Escreveu:Passem os feriados para o DOBRO, e INIBAM fóruns, twitters e blogs nos computadores dos empregos, bem como envio de mensagens de mail para endereços de gmail e outros do género

A produtividade aumenta da noite para o dia, quanto mais não seja porque a pessoas normais cansam-se de não fazerem nada...e não terem nem TV nem Net.

Registado: 28/12/2007 17:02

por carf2007 » 18/5/2010 18:54

25 de Dezembro + 26 de Dezembro (dia da familia) ???!!!

Mas o 25 de Dezembro não acaba por ser o dia em que as familias se reunem ?? Para que mais um feriado a seguir ??

p.s. Estive a pensar, e as Sras. Deputadas devem ter concluido que dava jeito em feriado no dia a seguir ao Natal para lavar a louça, arrumar a casa, etc ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MNFV » 18/5/2010 18:46

Eu proponho eliminar 4 deputados!
:evil:

Registado: 28/12/2007 17:02

por PIKAS » 18/5/2010 18:07

As Sras. Deputadas estão preocupadas é com as pontes que os Srs. Deputados fazem... Será que ninguém percebeu?

À sexta-feira não está lá ninguém e à segunda-feira também é mentira.

Pontes, em Lisboa há duas, e montes delas na AR.

Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

por Shevet » 18/5/2010 17:17

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Isso mesmo Small até porque a taxa de natalidade tb iria aumentar, aumentando assim o consumo

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por SMALL1969 » 18/5/2010 17:13

Passem os feriados para o DOBRO, e INIBAM fóruns, twitters e blogs nos computadores dos empregos, bem como envio de mensagens de mail para endereços de gmail e outros do género

Registado: 3/2/2009 12:21

por Shevet » 18/5/2010 17:04

masterpro.pt Escreveu:
habanero04 Escreveu:

Eu sou fumador, pago impostos pelo tabaco que fumo, já sou discriminado, ja me obrigam a fumar fora da maioria dos restaurantes, qualquer dia nem em casa posso fumar................Já pouco falta para classificarem os fumadores como doentes.........

Enquanto doente, tenho necessidades de fumar........venham lá eles agora proibir as pessoas de fumar :lol:

Eu compreendo que tenhas necessidade de fumar, mas fumas porque queres, o patrão não te paga para perderes o tempo a fumar enquanto devias estar a trabalhar.

Exacto fuma fora da horas de serviço!!!

Trabalho é trabalho!! tens os coffe brakes aproveita e fuma nesses ;)

Se me disse-ses que eras diabético e tinhas de te injectar com insulina isso era outra coisa agora para fumar?!!!

EDIT: Em relação ao resto reduzia pra metade os deputados e para o ordenado minimo o rendimento dos mesmos.

8-) 8-) 8-) 8-)

8-) 8-) 8-) 8-)

Não deves ter apanhado a ideia, eu sou o meu proprio patrão, não tenho esse problema, mas basta passares em frente a algum banco/empresa e vez quantos estão a porta a fumar.

Falas dos coffe breaks, o que é isso??? Antigamente as pessoas levavam a sandocha para o trabalho e ninguem parava de bulir para a comer, agora.............seja o café, seja a sandocha, seja o tabaco ou até mesmo um telefonema privado, serve de pretexto para o trabalhador se ausentar 10/15 min.................DE CADA VEZ.

Era só esta a ideia.

Mas tb concordo em cortar mais nos salarios dos politicos, corte de 5% o que é isso?? Devem andar a gozar com o povo!!
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Re: feriados

por habanero04 » 18/5/2010 16:59

dfviegas Escreveu:Quanto a aumentar a produtividade, 1ª medida tirar a internet ao pessoal, que perde tempo a ver a bolsa e a mandar bojardas aqui no forum :oops:

Ah pois é!...

Registado: 8/11/2007 17:14

por habanero04 » 18/5/2010 16:57

_x_ Escreveu:Vou também alvitrar uma bujarda, que tal deixar tudo como está e propor aos trabalhadores fazerem mais meia hora por dia de trabalho? sempre são que? uns 15 dias tudo somado ao fim do ano.

Isso não é sinónimo de mais meia hora de produtividade. Em Portugal, muito por culpa das chefias e do hábito, há muitos que estão no local de trabalho para lá da hora de saída. Uns porque ficam bem vistos, outros porque a partir da hora de saída é que se começa a trabalhar, e outros porque realmente não têm mãos a medir e têm excesso de trabalho. O horário de trabalho deveria ser cumprido e deveria ser nesse tempo que efectivamente se mostrasse a produtividade e não perder muito tempo com outras coisas.

por masterpro » 18/5/2010 16:56

habanero04 Escreveu:

Exacto fuma fora da horas de serviço!!!

Trabalho é trabalho!! tens os coffe brakes aproveita e fuma nesses ;)

Se me disse-ses que eras diabético e tinhas de te injectar com insulina isso era outra coisa agora para fumar?!!!

EDIT: Em relação ao resto reduzia pra metade os deputados e para o ordenado minimo o rendimento dos mesmos.

8-) 8-) 8-) 8-)

8-) 8-) 8-) 8-)
Editado pela última vez por Visitante em 18/5/2010 16:57, num total de 1 vez.

Registado: 13/3/2007 14:42

feriados

por dfviegas » 18/5/2010 16:49

Quanto a reduzir o nº de deputados já há uma petição a correr por ai é só ir assinar.

Quanto a aumentar a produtividade, 1ª medida tirar a internet ao pessoal, que perde tempo a ver a bolsa e a mandar bojardas aqui no forum :oops:

Então se há dias o nosso PM deu folga aos funcionário para verem o Papa, e agora vem com estas conversas de produtividade, por amor de deus não me gozem mais. Já chega de populismo.

Que se trabalhe as 8 horas a sério e tinhamos o problema resolvido.

Registado: 29/11/2007 2:53

por habanero04 » 18/5/2010 16:44

Ih Ih Ih

por bboniek33 » 18/5/2010 16:37

_x_ Escreveu:A coisa começou na ideia de por os trabalhadores a bulir mais uns dias e já vão em cortar no café e tabaco ao pessoal :cry:

Uma coisa é certa, fazia bem a saude e a carteira.

Vou também alvitrar uma bujarda, que tal deixar tudo como está e propor aos trabalhadores fazerem mais meia hora por dia de trabalho? sempre são que? uns 15 dias tudo somado ao fim do ano.

Aquela coisa dos dias, é subjectivo, quantas horas trabalham por dia? quantos dias por semana? há que balancear as coisas no seu todo e não somente numa parte, que tal fazer as contas ao nº de horas que se trabalha por ano? tirando é claro aqueles que metem baixa, a quem lhes morrem 2 tios por ano e que pedem ao chefe para sair mais cedo ou chegar mais tarde, e os funcionários do estado que por antiguidades vão somando dias de férias chegando ao máximo de 32 se não estou em erro, mas lá fora também devem fazer (pelo menos nos paises mediterranicos).

Ouvem falar em eliminar deputados... e laa comec,am eles (elas...) a pensar em eliminar o nosso tempo de lazer.

:mrgreen:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por _x_ » 18/5/2010 16:34

A coisa começou na ideia de por os trabalhadores a bulir mais uns dias e já vão em cortar no café e tabaco ao pessoal :cry:

Uma coisa é certa, fazia bem a saude e a carteira.

Vou também alvitrar uma bujarda, que tal deixar tudo como está e propor aos trabalhadores fazerem mais meia hora por dia de trabalho? sempre são que? uns 15 dias tudo somado ao fim do ano.

Aquela coisa dos dias, é subjectivo, quantas horas trabalham por dia? quantos dias por semana? há que balancear as coisas no seu todo e não somente numa parte, que tal fazer as contas ao nº de horas que se trabalha por ano? tirando é claro aqueles que metem baixa, a quem lhes morrem 2 tios por ano e que pedem ao chefe para sair mais cedo ou chegar mais tarde, e os funcionários do estado que por antiguidades vão somando dias de férias chegando ao máximo de 32 se não estou em erro, mas lá fora também devem fazer (pelo menos nos paises mediterranicos).

Registado: 9/1/2008 17:56

por Shevet » 18/5/2010 16:27

Epa era o que faltava agora, não???

Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por habanero04 » 18/5/2010 16:20

Shevet Escreveu:Então e eliminarem a proibição de fumar nos locais de trabalho???? Não iria aumentar de novo a produtividade????

Em média cada fumador, deve dispender cerca de 1 hora de trabalho/dia nas suas idas ao café/cigarrito.

E porque não proibi-los de perder esse tempo? Só lhes fazia bem à saúde.

por Shevet » 18/5/2010 16:16

Então e eliminarem a proibição de fumar nos locais de trabalho???? Não iria aumentar de novo a produtividade????

Em média cada fumador, deve dispender cerca de 1 hora de trabalho/dia nas suas idas ao café/cigarrito.
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

por flugufrelsarinn » 18/5/2010 16:10

Gosto essencialmente desta:

"De forma a compensar os trabalhadores desta “cedência e imposição de sacrifícios”, as deputadas socialistas pedem um “sério compromisso da classe empregadora em aceder no crescimento do salário mínimo nacional (...) com um progressivo aumento dos salários médios”.

Então!?!?!
Já passou 2009. Promessas populistas a esta hora???
Até já o vosso chefe ganhou um pouco de juízo e voces não???

Sem dúvida que reduzir o de deputados era uma excelente ideia

Registado: 3/11/2008 18:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Heldroo, OCTAMA e 204 visitantes