Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por aaugustobb_69 » 10/5/2010 17:59

Será que ainda vamos testar os 8900 este mês??

Registado: 29/11/2007 1:39

por pdcarrico » 10/5/2010 17:57

Supermann Escreveu:Anyway, quanto á possibilidade do default no muito curto prazo isso nao é verdade. A curva da Grécia so era invertida nas maturidades a partir dos 2 anos, portanto o mercado acreditava pelo menos a curto prazo num bailout. O que veio realmente a suceder.

Bem ... podemos discutir o que é cp ou lp. A maturidade média da dívida pública é, excepção feita a Países como o Brasil, bem superior a dois anos, pelo que considerar 2 anos como curto prazo me parece justo e adequado para um País como a Grécia.

Uma yield curve normal é sempre crescente. Quando falo de maturidades mais curtas, não falo de 15 dias ou 2 meses. Para essas não havia risco algum porque já estava na mesa o financiamento de 110 mil milhões.
O que mudou de 6ªfeira para hoje, não foi a confiança no pagamento de dívida a vencer nos próximos meses. Isso parece-me claro, tanto é que a yield para prazos de meses não terá mudado assim tanto.

Agora voltando ao início do meu tópico, a minha questão era se as yields vão ficar a este nível, ignorando a notação das agências ou se voltam a subir. Em qualquer um dos casos, e aproveitando a máxima de que não há almoços grátis - ou há desvalorização monetária por impressão de mais moeda, ou então há desvalorização dos activos por possibilidade de incumprimento. Há ainda outra hipótese que é a "socialização" dos riscos de Paises periféricos o que subentenderia um aumento do prémio de risco para dívida como alemã, em troca de uma diminuição do risco das outras.

Registado: 29/11/2007 11:42

por Zeb_PT » 10/5/2010 17:49

Depois de fazer a minha volta diaria nas cotações parece-me que a esta subida violenta não correspondeu um volume violento...
Ver volumes ou mesmo TMF...

Estou fora pois estas volatibilidades não são nada propicias a novatos, mas se fosse obrigado a apostar num dos lados apostaria ainda para baixo principalmente de olho nos volumes...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Supermann » 10/5/2010 17:36

sim n completei a frase, o que me queria referir era às notaçoes.

Anyway, quanto á possibilidade do default no muito curto prazo isso nao é verdade. A curva da Grécia so era invertida nas maturidades a partir dos 2 anos, portanto o mercado acreditava pelo menos a curto prazo num bailout. O que veio realmente a suceder.

O que virá acontecer daqui para a frente, veremos. No entanto acho a medida de QE a nivel europeu bastante improvável... ou pelo menos, eu não vejo os Alemães a enveredarem por ai. A Republica do Weimar ainda lhes está bastante embrenhada na memoria...

Para alem que vai contra os tramites do BCE, mas ai, já se sabe que mudar regras, é com eles...que continuam a aceitar divida grega como colateral, ainda que vá contra as regras... mas como dizem é "excepcional".

De que servem regras, se quando lhes convém, qualquer coisa pode ser excepcional...

Registado: 18/12/2009 18:54

por jlmf » 10/5/2010 17:35

Não tiram férias ou uns dias de descanso

MOODY'S SAYS IT MAY CUT GREECE TO JUNK IN NEXT FOUR WEEKS

Registado: 29/11/2007 4:15

Re: será irracionalidade na subida?

por pdcarrico » 10/5/2010 17:21

Supermann Escreveu:
pdcarrico Escreveu:Uma variação média dos índices de 10% é uma coisa de loucos, mas será que é esse o movimento o mais irracional de hoje.

Para mim, o que é estranho é como se anularam overnight os riscos específicos de cada nação no cumprimento da sua dívida soberana.

De uma yield de 16% que a dívida grega pagaria para um título a dois anos, agora paga 5%.

Subitamente as notações de risco de S&P, Moody's e Fitch passaram a valer zero, porque acredita o mercado, passou a haver uma medida de risco diferente aplicável a cada dívida soberana. Tudo por conta do que se aprovou no fim de semana.

Avaliem o quanto passa a valer a mais uma empresa que antes era descontada a uma taxa que para além do seu prémio de risco incluia o benchmark do seu País (no caso de Portugal o benchmark anterior seria 6% yield de uma OT a 10 anos, passa a 4,5%) (~~números redondos).

Façam agora a conta ao valor futuro da empresa com os mesmíssimos cash-flows futuros mas agora com taxa de desconto menor.

A questão não é se esta subida é irracional - não é! ela é perfeitamente coerente com a diminuição de risco dos activos de referência com menor risco. A questão é saber se a diminuição da yield da dívida pública será para valer.

Os riscos dos paises nao passaram a valer zero, simplesmente os investidores têm como vista que pelo menos um ou dois bailouts têm no saco.

Se mandam 1 Trillion de € grátis para o mercado, obvio que eles o vao buscar... agora longo prazo os riscos continuam os mesmos...

Eu não disse que os riscos passaram a valer zero. Leia com atenção o que eu escrevi. Disse que as notações das agências de rating passaram a valer zero, pelo menos para formação de preços de mercado de dívida soberana. Uma notação pondera uma probabilidade de incumprimento, independentemente do que se tenha de fazer para evitar esse incumprimento, como por exemplo emissão de mais moeda. Nesse caso específico, a moeda desvalorizaria, diminuindo o valor real da dívida, mas a rigor o incumprimento será mais facilmente evitado.

Mas ainda sobre esta crise, as notações de rating e a valuation da dívida indicavam uma yield curve (para a Grécia) descendente, o que sugere incumprimento iminente para prazos mais curtos, ou seja, a rigor a situação macro para a Europa alterou-se. Possivelmente toda a dívida europeia deve perder valor por depreciação cambial, que decorre de uma possível emissão monetária do BCE, mas a situação orçamental de Países periféricos ficou muito mais sustentável, e para isso basta olhar para as taxas. Se em vez de 15%, eu pago 5%, melhoro muito as capacidades de ficar em situação de cumprimento.

por gratuito » 10/5/2010 17:11

Depois desta bebedeira vamos ter ressaca nos próximos 4 dias.

Registado: 5/1/2010 14:16

por Supermann » 10/5/2010 17:03

pdcarrico Escreveu:Uma variação média dos índices de 10% é uma coisa de loucos, mas será que é esse o movimento o mais irracional de hoje.

Para mim, o que é estranho é como se anularam overnight os riscos específicos de cada nação no cumprimento da sua dívida soberana.

De uma yield de 16% que a dívida grega pagaria para um título a dois anos, agora paga 5%.

Subitamente as notações de risco de S&P, Moody's e Fitch passaram a valer zero, porque acredita o mercado, passou a haver uma medida de risco diferente aplicável a cada dívida soberana. Tudo por conta do que se aprovou no fim de semana.

Avaliem o quanto passa a valer a mais uma empresa que antes era descontada a uma taxa que para além do seu prémio de risco incluia o benchmark do seu País (no caso de Portugal o benchmark anterior seria 6% yield de uma OT a 10 anos, passa a 4,5%) (~~números redondos).

Façam agora a conta ao valor futuro da empresa com os mesmíssimos cash-flows futuros mas agora com taxa de desconto menor.

A questão não é se esta subida é irracional - não é! ela é perfeitamente coerente com a diminuição de risco dos activos de referência com menor risco. A questão é saber se a diminuição da yield da dívida pública será para valer.

Os riscos dos paises nao passaram a valer zero, simplesmente os investidores têm como vista que pelo menos um ou dois bailouts têm no saco.

Se mandam 1 Trillion de € grátis para o mercado, obvio que eles o vao buscar... agora longo prazo os riscos continuam os mesmos...

por PequenoInvest » 10/5/2010 17:02

Ulisses, compreendo e respeito. Como deves ter reparado não tem sido meu hábito colocar este tipo de posts. Apenas o fiz por ter sido a maior subida de sempre, ou pelo menos desde 1993.

Fica só o registo deste dia :wink:

Registado: 24/7/2009 12:13

por Supermann » 10/5/2010 17:01

whitebala Escreveu:
Supermann Escreveu:
rsacramento Escreveu:
whitebala Escreveu:Um racicionio lógico (ou não)

Será que devido à eventual acumulação brutal que os "tais" especuladores fizeram sobre o PSI-20 que pode ter sido desproporcional em relação à liquidez do mercado...não poderemos estar no inicio de um squezze tipo VW para o nosso indice que o mande até às nuvens?

É só um pensamento de alguem que está neutro (leia-se:borrado de medo! :P ) relativamente aos mercados!

mas isso n explica que o cac suba mais de 8% hoje..

Quando se quebram as regras estabelcidas do BCE, e este passa a ligar a impressora, é o que dá.

Parece que agora todas as crises vão ser solucionadas com impressora à descarada. Esta brincadeira já vai em quase 1.5 triliões de bailout

Os factos é que em em 2008 já ninguem dava um "chavo" pelos states e o bailout 2 anos depois funcionou (até ver). Portanto não vejo motivo para na Europa não funcionar pelo menos durante algum tempo. A questão que se coloca é quanto tempo? Será que a economia recupera a tempo de tapar o buraco?
Será que não? Sigam-nos nos proximos episodios de:

Durão contra os Especuladores

Funcionou ?

É que apos o bailout, o mercado caiu 50%. Dizer que a seguinte recuperação é uma causa do bailout é um pouco wishful thinking.

Prque nao dizer que os mercados começaram a subir simplesmente porque acabou a pressão vendedora?

Atribuir a responsabilidade ás subidas ao bailout, quando apos este a bolsa desceu 50%, e após 2 anos estamos ainda abaixo do nivel aquando da sua passagem, é como digo ilusória

por pepi » 10/5/2010 17:01

_x_ Escreveu:Não me levem a mal, mas acho que a mula andou a levar chicotadas para ir por caminhos que não queria e hoje deu o coice.

Concordo! :clap:

Registado: 17/3/2009 14:43

Consequências

por AxeRiver » 10/5/2010 17:00

O mercado está em histérico. As subidas de hoje foram absolutamente impressionantes. Contudo, é impossível prever os próximos dias, semanas ou meses. O momento actual no mercado não tem comparação histórica possível. A julgar por alguns comentários que se vislumbram por este fórum, parece que a crise da europa já passou.
No meu ver, a subida de hoje revelou que as descidas das últimas semanas poderão ter sido algo exageradas e que este movimento veio "corrigir" as mesmas. Contudo não creio que exista aqui uma clara alteração de tendência. O movimento de hoje, com uma subida do indíce nacional a subir mais de 10% e acompanhado de elevados volumes terá ele próprio sido exagerado.
Não esqueçamos que o défice ainda por cá continua, o desemprego não deu sinais de inversão ( em Espanha vai em 20% ), o apoio à Grécia ainda pode ser maior (começou em 30milhões e já vai em 120!!! ).
A volatilidade está muito alta e pouco propícia a para investimentos irracionais. Que não se esqueçam que a Moody's nos atribuiu um outlook negativo e que estará para breve uma redução de 2 nivéis no rating.

P.S.- Não vi ninguém hoje frustrado com os especuladores que o índice nacional subir mais de 10%. (todos parecem contentes e achar justa a mesma subida, isto tudo porque...sim).
P.S.- A minha certeza para amanhã é que o mercado vai subir... isto se não descer.

AxeRiver

Registado: 17/8/2009 18:36

por fjp1977 » 10/5/2010 16:59

Uma questão para o Ulisses

Estes dias e esta volatilidade são raros, mas sempre acontecem em Bear Market, ou houve alguma situação parecida em Bull Market?

Obrigado

Registado: 8/1/2010 12:53

por cogumelo » 10/5/2010 16:57

é que já vai nos 10,40% e se acabar assim então fica confirmado e este dia será recordado como o dia em que o PSI subiu mais num único dia desde a sua criação em 1993. É Histórico

Tal como foi histórica a semana passada por razões inversas.

[/code][/quote]
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por _x_ » 10/5/2010 16:44

Assim, não dá, quando acordei, uns maganos tinham-me abifado os cfd sobre o Eur/usd, fui na onda e comprei longo, na lambisse da subida do Euro e Akeimei-me, bem feito, agora fico uns dias de fora até tentar preceber para onde vai a tal da mula chamada mercado, e o burro sou eu?

Não me levem a mal, mas acho que a mula andou a levar chicotadas para ir por caminhos que não queria e hoje deu o coice.

Estou a pensar mas é tirar umas férias como o JAS, e ficar a aguardar a ver quem pica mais a mula, se os especuladores malvados, se os torpes dos governos!

Registado: 9/1/2008 17:56

por MNFV » 10/5/2010 16:44

Boa tarde Ulisses,

recordaste de muitos dias como o de hoje na bolsa mundial e portuguesa?

Obrigado

Ulisses Pereira Escreveu:Pequenoinvest, sei que não é com má intenção, mas abrir um tópuco porque aparece um post novo e nesse post apenas conter o actual valor da subida do PSI não se enquadra naquilo que queremos do Caldeirão até porque, nos dias de hoje, todos têm acesso a essa informação.

Bem sei que o clima de euforia excita os investidores mas convém irmos mantendo as regras do fórum.

Um abraço,
Ulisses

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 10/5/2010 16:38

Pequenoinvest, sei que não é com má intenção, mas abrir um tópuco porque aparece um post novo e nesse post apenas conter o actual valor da subida do PSI não se enquadra naquilo que queremos do Caldeirão até porque, nos dias de hoje, todos têm acesso a essa informação.

Bem sei que o clima de euforia excita os investidores mas convém irmos mantendo as regras do fórum.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PequenoInvest » 10/5/2010 16:36

10,73% :mrgreen:

Registado: 24/7/2009 12:13

por pdcarrico » 10/5/2010 16:28

Seaman Escreveu:
pdcarrico Escreveu:(...)

Não necessáriamente. Vê a "coisa" como a entrada de um fiador muito rico e que assume a responsabilidade pelo risco desses países. Uma espécie de "tio rico". Se esse tio tem uma notação máxima nessas agências de rating (a UE tem classificação máxima segundo os critérios dessas agências americanas).

... ou seja .... e usando essa tua metáfora do fiador rico, as notações de risco passaram a valer zero, ou pelo menos valem zero enquanto não incorporarem essa nova circunstância do tio rico.

Mas já agora permite-me uma correcção - A UE não tem classificação de risco porque não tem dívida emitida. Quando muito, o fiador rico pode ser a Alemanha.

por Milupa » 10/5/2010 16:28

Entrada na Sexta-feira no BES a 3,084 € e saída hoje a 3,40 €.

Gostaria de reentrar novamente, mas a valorização foi extremamente elevada para um só dia, existe um gap e espero voltar a entrar abaixo dos 3,25 € (mínimo de hoje).
Editado pela última vez por Milupa em 10/5/2010 16:30, num total de 2 vezes.

Registado: 27/4/2010 19:22

por Seaman » 10/5/2010 16:23

Para os que ainda tinham uma esperança de que houvesse uns saldos no final da sessão para voltarem a entrar a resposta do mercado está a ser bem clara nestes últimos minutos da sessão: se querem entrar novamente vão ter que abrir os cordões à bolsa :mrgreen:

é que já vai nos 10,40% e se acabar assim então fica confirmado e este dia será recordado como o dia em que o PSI subiu mais num único dia desde a sua criação em 1993. É Histórico :lol:

Registado: 4/4/2009 0:57

por Quico » 10/5/2010 16:23

Seaman Escreveu:Não necessáriamente. Vê a "coisa" como a entrada de um fiador muito rico e que assume a responsabilidade pelo risco desses países. Uma espécie de "tio rico".

Um "tio rico", e que tem uma impressora daquelas "muito boas"... Vá-se lá saber como enriqueceu do dia para a noite!... :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Seaman » 10/5/2010 16:19

pdcarrico Escreveu:(...)

Não necessáriamente. Vê a "coisa" como a entrada de um fiador muito rico e que assume a responsabilidade pelo risco desses países. Uma espécie de "tio rico". Se esse tio tem uma notação máxima nessas agências de rating (a UE tem classificação máxima segundo os critérios dessas agências americanas).

Registado: 4/4/2009 0:57

será irracionalidade na subida?

por pdcarrico » 10/5/2010 16:12

Uma variação média dos índices de 10% é uma coisa de loucos, mas será que é esse o movimento o mais irracional de hoje.

por ruisebas » 10/5/2010 16:02

Na minha opinião não foste burro, ainda ´há muito tempo para apanhar o comboio... Umas das máximas que sigo diz, não tentes sair no topo e não tentes entrar no fundo. Eu também deixei fugir esta subida, mas prefiro um esperar pela a minha fiel amiga, a tendência, e quando se começarem a romper linhas de tendência descendentes irei pensar em entrar.

Bons negócios.
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Karra, smog63 e 57 visitantes