Portugal Telecom - Tópico Geral
Seaman Escreveu:Sim, é um facto que se comprares agora A 7,47 (cotação actual e máximo doa dia) e venderes amanhã receberás (daqui a uns dias) os teus 0,575€ (penso ser este o valor ilíquido) de dividendo. A questão é que amanhã a cotação vai abrir com a correcção, isto é, vai abrir a valer -0,57€. Será que compensa? Se e só se amanhã voltasse a subir uns +7,5% (valor % do dividendo) e tu conseguisses vender nesse momento.
A probabilidade de subir +7,5% depois de se comprar quando estava a subir +15% deve ser baixa... mas o dinheiro é teujá várias pessoas deste Fórum demonstraram que, em condições normais do mercado, não vale a pena essa "caça ao dividendo" (ainda mais quando no último dia do direito ao dividendo está a subir +15%...)
Seaman,
As vezes dizemos as coisas e entramos em contradição sem sequer nos apercebermos delas...Falaste e muito bem da questao dos 15%...axas que um titulo com uma força compradora destas vai corrigir assim de um dia para o outro metade?...N sei .. Ate pode ser que aconteça..mas nao acontecerá certamente se o mercado não corrigir todo ele .. Nao creio que um titulo desça 7,5% e os outros continuem a valorizar... E para isso dou-t 2 ex...Os de hj da EDP e da ZON...Estao ambos em Ex-date e não os vejo a corrigir..
E a questão fundamental...é que não se trata de uma situação "normal" de mercado como tu tao bem referiste...Isso de fazer futurologia....
Cumps
Sim, é um facto que se comprares agora A 7,47 (cotação actual e máximo doa dia) e venderes amanhã receberás (daqui a uns dias) os teus 0,575€ (penso ser este o valor ilíquido) de dividendo. A questão é que amanhã a cotação vai abrir com a correcção, isto é, vai abrir a valer -0,57€. Será que compensa? Se e só se amanhã voltasse a subir uns +7,5% (valor % do dividendo) e tu conseguisses vender nesse momento.
A probabilidade de subir +7,5% depois de se comprar quando estava a subir +15% deve ser baixa... mas o dinheiro é teu
já várias pessoas deste Fórum demonstraram que, em condições normais do mercado, não vale a pena essa "caça ao dividendo" (ainda mais quando no último dia do direito ao dividendo está a subir +15%...)
A probabilidade de subir +7,5% depois de se comprar quando estava a subir +15% deve ser baixa... mas o dinheiro é teu

- Registado: 4/4/2009 0:57
clinger Escreveu:Pro Sr_ Sniper...olhe pro indice psi 20 e diga lá se o feeling estava ou não correcto.
Sabe que os meus feelings não são baseados nas estrelas mas sim nas notícias!
Leia uns livros e uns foruns sobre o assunto, à e já agora a minha perda de 15 % esta agora em 4%...é preciso ter tomates sabe!!
E já a gora deixe-se de analogias foleiras como comparar acções a oficinas de carros...
Convêm ter um cerebro maior que os tomates.
Fico contente que lhe esteja a correr bem os trades.
Um abraço
Lose your opinion, not your money
Sr. CLINGER, adoptei o seu raciocínio e mantive-me quieto. E agora o que virá por esta semana fora? apartir de hoje não podemos vender PT à espera do dividendo.
Mas deixe que lhe diga, o Sr. Sniper parece ter uma postura muito cautelosa no mercado, que também não me desagrada. Mas uma vez que entrei na PT a 7.20 e comecei logo a perder, não tive coragem para assumir perdas tendo em conta a proximidade do dividendo.
Estou a começar a gostar do fórum e a aprender muito convosco.
Já agora, que me aconselham a ler para aprender umas coisas sobre mercado de acções?
Cumprimentos
Mas deixe que lhe diga, o Sr. Sniper parece ter uma postura muito cautelosa no mercado, que também não me desagrada. Mas uma vez que entrei na PT a 7.20 e comecei logo a perder, não tive coragem para assumir perdas tendo em conta a proximidade do dividendo.
Estou a começar a gostar do fórum e a aprender muito convosco.
Já agora, que me aconselham a ler para aprender umas coisas sobre mercado de acções?
Cumprimentos
Pro Sr_ Sniper...olhe pro indice psi 20 e diga lá se o feeling estava ou não correcto.
Leia uns livros e uns foruns sobre o assunto, à e já agora a minha perda de 15 % esta agora em 4%...é preciso ter tomates sabe!!
E já a gora deixe-se de analogias foleiras como comparar acções a oficinas de carros...
- Registado: 29/11/2007 2:40
migueljat Escreveu:jrnabolsa Escreveu:A perder 10% na PT em véspera de ex-dividendo é muito mau? Enfim, talvez seja, mas não tenho coragem para vender antes do dividendo...que acham?
Não é que seja "muito mau", a questão é que no dio do ex dividend as acções vão passar a valer menos 0,57 centimos que é o valor do dividendo e o valor que tu vais receber são 0,57 menos 20 % que é a taxa de IRS, logo aí ficas a perder, depois o que ainda pode acontecer é que as acções se desvalorizem ou não, mas isso ninguem sabe, o que é certo é que neste momento a tendencia é de queda.
Cumps
Sendo que a PT já desvalorizou uns 15% estes dias, sem o dividendo desvalorizará mais uns 8% então será uma queda de aproximadamente 23% numa semana....
Estou a torcer os dedos para que isso seja um motivo para entrarem na empresa dado ficar a um preço baixo...
Neste momento acho que ficará mais barato comprar a PT do que a VIVO

- Registado: 7/4/2007 17:13
jrnabolsa Escreveu:A perder 10% na PT em véspera de ex-dividendo é muito mau? Enfim, talvez seja, mas não tenho coragem para vender antes do dividendo...que acham?
Não é que seja "muito mau", a questão é que no dio do ex dividend as acções vão passar a valer menos 0,57 centimos que é o valor do dividendo e o valor que tu vais receber são 0,57 menos 20 % que é a taxa de IRS, logo aí ficas a perder, depois o que ainda pode acontecer é que as acções se desvalorizem ou não, mas isso ninguem sabe, o que é certo é que neste momento a tendencia é de queda.
Cumps
clinger Escreveu:Oh Sr_Sniper não venha para aqui com comentários desses há chico esperto de "já leste livros, já lestes artigos" ...eu partilhei uma forma de olhar para as acções, se não concorda tudo bem, agora o sr. vir para aqui armado em professor é triste.
Sabe que isto da bolsa também é feito de partilhas negativas e quando alguém se coloca em bicos dos pés a dar conselhos aparvalhados aos outros ou é novato ou é parvo e o sr. quer-me parecer que deve ser parvo!
Pelo menos reconhece que não tem tomates...
Clinger o Sr_Sniper apenas te tentou ajudar, dando a sua opinião.
Tivesse eu conhecido o caldeirão na altura que me iniciei na bolsa e tivesse ajudas como a do Sr_Sniper e teria evitado algumas perdas, precisamente pelo erro de reforçar posições perdedoras (como foi o meu caso na portucel).
Cumps
jrnabolsa Escreveu:A perder 10% na PT em véspera de ex-dividendo é muito mau? Enfim, talvez seja, mas não tenho coragem para vender antes do dividendo...que acham?
E, após o desconto do ex-dividendo se continuar a cair, irás ficar com elas em carteira até que recuperem?
Este ano quem foi atrás dos dividendos não se tem dado muito bem, a tendência recente do mercado nacional já deixou muita malta arrependida.
clinger Escreveu:Oh Sr_Sniper não venha para aqui com comentários desses há chico esperto de "já leste livros, já lestes artigos" ...eu partilhei uma forma de olhar para as acções,
Ok, viste os mercados todos a subir e pensas te que isto era a árvore das patacas. Não aceitas opiniões contrárias, não queres saber de nada nem de ninguem porque tens razão simplesmemte porque sim.
É uma maneira de ver estar nos mercados e eu respeito todas.
É a mesma coisa eu estar a desmontar o motor de um carro e alguem me perguntar se tirei um curso de mecanica, se já me informei sobre motores ou se sei o que estou a fazer e eu responder que não, mas a minha maneira de estar na mecanica é desaparafusar os motores tirar as peças e depois ver o que se passa.
( Se eu desaparafusa-se um motor tenho a certeza que nunca mais voltava a andar pois nem sequer conseguia por tudo no sitio novamente )
clinger Escreveu:agora o sr. vir para aqui armado em professor é triste.
Não sou professor nem estou armado em professor, simplesmente estava a dar a minha opinião e a tentar ajudar, pessoalmente duo mais importancia às opiniões contrárias à minha do que as que têm opinião igual, possuibilitando-me ver assim as coisas de maneira diferente
clinger Escreveu: sr. quer-me parecer que deve ser parvo!
Nunca insultei ninguem no forum, também não vai ser agora.
clinger Escreveu:Pelo menos reconhece que não tem tomates...
Mas também não tenho perdas de 15% e contiuo alegre .
Como tenho tomates pequenos, quando as coisas correm de maneira diferente da que deliniei assumo as perdas, o que me permite ter até ao dia de hoje uma rendibilidade positiva nos mercados

Oh Sr_Sniper não venha para aqui com comentários desses há chico esperto de "já leste livros, já lestes artigos" ...eu partilhei uma forma de olhar para as acções, se não concorda tudo bem, agora o sr. vir para aqui armado em professor é triste.
Sabe que isto da bolsa também é feito de partilhas negativas e quando alguém se coloca em bicos dos pés a dar conselhos aparvalhados aos outros ou é novato ou é parvo e o sr. quer-me parecer que deve ser parvo!

clinger Escreveu:Eu tb estou na PT e neste momento com perda de 15%...
Tens uns tintins grandes... eu não conseguia dormir bem com quedas de 15% e continuar dentro... alías, nunca me colocaria numa posição de 15% de perdas numa cotada.
clinger Escreveu:contudo meu racional de investimento é o de ir ao dividendo e depois se ela continuar a cair reforçar mais abaixo
baixar o preço médio... já leste alguma coisa sobre as opiniões de baixar o preço médio? Já leste algum livro sobre mercados de capitais?? Pelo menos o Ganhar em Bolsa que é em português?
clinger Escreveu: É claro que para quem especula com as acções esta estratégia é medonha,
É mais que medonha... é horrivel....
clinger Escreveu:Estou com um feeling que amanhã vai correr bem
Pessoalmnte começei a ganhar qualquer coisa quando deixei de ter feelings...
jrnabolsa Escreveu:Bom dia, como é possível o mercado estar tão exposto a especulações. Como n percebo nada disto podem dizer-me que tipo de movimentos fazem para fazer descer ou subir. Obrigado e desculpem se vos incomódo
Bom dia, acho que estás a confundir "manipulação" com "especulação" e olha que são duas coisas completamente diferentes.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Eu tb estou na PT e neste momento com perda de 15%, mas sinceramente esta ultima queda de 8% foi o que mais estragos fez e estou convencido que com as medidas que a UE vai tomar isto poderá acalmar (a ver vamos) contudo meu racional de investimento é o de ir ao dividendo e depois se ela continuar a cair reforçar mais abaixo (se bem que acho que a cotação de hoje 6,48 poderá ser o fundo dos próximos dias, amanhã creio ser um dia importante para definições), pois estou numa de acumular.
É claro que para quem especula com as acções esta estratégia é medonha, mas para quem vê o dividendo como uma remuneração como outra qualquer é uma opção.
Estou com um feeling que amanhã vai correr bem, a UE e o Governo parece que acordaram e os mercados vai reparar nisso, a ver vamos se será para durar, pois com estas hienas Amerdicanas no encalço é difícil largarem o osso!
É claro que para quem especula com as acções esta estratégia é medonha, mas para quem vê o dividendo como uma remuneração como outra qualquer é uma opção.
Estou com um feeling que amanhã vai correr bem, a UE e o Governo parece que acordaram e os mercados vai reparar nisso, a ver vamos se será para durar, pois com estas hienas Amerdicanas no encalço é difícil largarem o osso!
Re: Rentabilidade
futriber1 Escreveu:mais_um Escreveu:futriber1 Escreveu:Esta ação é um caso especial para quem está longo. Qt mais desceres o preço médio, maior é a tua rentabilidade anual(dividendo). Neste momento está +-7% "limpos". Onde se consegue tal benesse??defst0ned Escreveu:Estou a ver que há pessoal aqui que é tão rico tão rico que acha bom negocio ir baixando sucessivamente o preço médio de uma acção até perder 25%. Isto porque.... acredita na acção.
Pah, aquilo um dia até pode voltar a subir, e daqui a um ano ganhares 15% do que investiste. (pode... se m certezas...) Contudo, não seria preferivel saires a perder apenas 1% (stop), e ires diversificando a tua carteira noutras acções e ires ganhando aos poucos 3 ou 4%?
Se fizeres bem as contas é preferivel entre ganhos e perdas passado um ano ganhares 10% de certeza, do que viver um ano inteiro na incerteza de ganhar 15%.
Mas enfim... eu só ano nisto da bolsa à 1 ano e meio.
Tb sou novato mas os números são estes...
Um exemplo,
Estás em bull market,tens uma acção que te custou 100 e que agora, vale 120, dá 10 de dividendos, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bull market continua a subir, excelente!
Estás em bear market, tens uma acção que te custou 100, mas agora vale 90, dá-te 10 de dividendo, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bear market continua a descer, pessimo! Compraste a 100, recebeste 10, mas ela agora só vale 80, ou seja globalmente tens 90, se não tivesses entrado, continuavas a ter 100.
Se fizeres as contas em bear market é preferivel estar fora do que entrar para receber o dividendo, a não ser que não precises do dinheiro durante anos e também não queiras olhar para as acções durante anos.
Eu sei que há acções que não regressam aos máximos, mas insisto porque a PT é especial...
Neste caso é preferivel manter a acção, esperar pelos dividendos, e se possivel baixar o preço médio.
A PT têm dado .46€ "limpos", no próximo ano manterá o valor. Onde consigo rentabilidade do género estando muito longo?
Ex: Comprei hoje 1000 acções a 7 euros, elas descem durante 8 anos até aos 3.5euros (altura em que as vendo), continuo a ter o capital investido, se mantiverem os dividendos. Embora seja um mau cenário, a realidade é que os mercados são ciclicos e tb há a probabilidade de no futuro a acção valer 14euros.
São estratégias de investimento, e esta agrada-me. Haverá outras mais rentáveis?! Com certeza que sim...
Parece-me um raciocínio interessante, mas partes de um princípio perigoso, porque não sabes se o dividendo se vai manter nestes níveis 8 anos, porque com o mais que prevísivel aumento dos custos de financiamento das empresas portuguesas, é provavel que a PT mude a sua política de dividendos
Por outro lado se investires 7000€ se elas cotarem a 3,5€, quando voltarem a 7€, já vais com um retorno de 100%, mais os dividendos...
Abraço
- Registado: 8/1/2010 12:53
Re: Rentabilidade
mais_um Escreveu:futriber1 Escreveu:Esta ação é um caso especial para quem está longo. Qt mais desceres o preço médio, maior é a tua rentabilidade anual(dividendo). Neste momento está +-7% "limpos". Onde se consegue tal benesse??defst0ned Escreveu:Estou a ver que há pessoal aqui que é tão rico tão rico que acha bom negocio ir baixando sucessivamente o preço médio de uma acção até perder 25%. Isto porque.... acredita na acção.
Pah, aquilo um dia até pode voltar a subir, e daqui a um ano ganhares 15% do que investiste. (pode... se m certezas...) Contudo, não seria preferivel saires a perder apenas 1% (stop), e ires diversificando a tua carteira noutras acções e ires ganhando aos poucos 3 ou 4%?
Se fizeres bem as contas é preferivel entre ganhos e perdas passado um ano ganhares 10% de certeza, do que viver um ano inteiro na incerteza de ganhar 15%.
Mas enfim... eu só ano nisto da bolsa à 1 ano e meio.
Tb sou novato mas os números são estes...
Um exemplo,
Estás em bull market,tens uma acção que te custou 100 e que agora, vale 120, dá 10 de dividendos, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bull market continua a subir, excelente!
Estás em bear market, tens uma acção que te custou 100, mas agora vale 90, dá-te 10 de dividendo, no dia em que entra em ex-dividendo, é ajustada mas como estamos em bear market continua a descer, pessimo! Compraste a 100, recebeste 10, mas ela agora só vale 80, ou seja globalmente tens 90, se não tivesses entrado, continuavas a ter 100.
Se fizeres as contas em bear market é preferivel estar fora do que entrar para receber o dividendo, a não ser que não precises do dinheiro durante anos e também não queiras olhar para as acções durante anos.
Eu sei que há acções que não regressam aos máximos, mas insisto porque a PT é especial...
Neste caso é preferivel manter a acção, esperar pelos dividendos, e se possivel baixar o preço médio.
A PT têm dado .46€ "limpos", no próximo ano manterá o valor. Onde consigo rentabilidade do género estando muito longo?
Ex: Comprei hoje 1000 acções a 7 euros, elas descem durante 8 anos até aos 3.5euros (altura em que as vendo), continuo a ter o capital investido, se mantiverem os dividendos. Embora seja um mau cenário, a realidade é que os mercados são ciclicos e tb há a probabilidade de no futuro a acção valer 14euros.
São estratégias de investimento, e esta agrada-me. Haverá outras mais rentáveis?! Com certeza que sim...
- Registado: 29/11/2007 3:31
Preço médio
Preço médio faz sentido apenas nos casos onde há intenção de comprar um lote de acções e apenas se executa parte da compra num primeiro momento e se complementa mais tarde.
Exemplo: um investidor quer comprar 10 mil acções da PT. Por precaução decide começar com 3 mil. Se o preço descer e se a óptica de investimento ainda se mantém, então que se compre mais, mas nunca mais do que o valor que inicialmente se estipula como apropriado. Ou seja nunca mais do que 10 mil.
Em relação a preços. Mais importante que opiniões e tendências, é importante ser coerente com o nosso objectivo inicial antes de investir.
Se alguém olha para o dividendo na PT, não faz sentido comprar para vender 10 minutos, 10 horas ou 10 dias depois. Como alguém já disse, um dividend yield de 8% é excelente, mas é apenas excelente para quem olha para acção como investimento que todos os anos dá um rendimento e não como acção para dar mais valias imediatas.
Agora será que o dividendo se vai manter sempre? Nada indica o contrário - afinal metade das vendas estão num mercado maduro mas sem capacidade de crescimento, mas a outra metade está em mercados que serão alguns dos drivers do crescimento mundial dos próximos anos - Brasil (e em menor escala Angola).
Exemplo: um investidor quer comprar 10 mil acções da PT. Por precaução decide começar com 3 mil. Se o preço descer e se a óptica de investimento ainda se mantém, então que se compre mais, mas nunca mais do que o valor que inicialmente se estipula como apropriado. Ou seja nunca mais do que 10 mil.
Em relação a preços. Mais importante que opiniões e tendências, é importante ser coerente com o nosso objectivo inicial antes de investir.
Se alguém olha para o dividendo na PT, não faz sentido comprar para vender 10 minutos, 10 horas ou 10 dias depois. Como alguém já disse, um dividend yield de 8% é excelente, mas é apenas excelente para quem olha para acção como investimento que todos os anos dá um rendimento e não como acção para dar mais valias imediatas.
Agora será que o dividendo se vai manter sempre? Nada indica o contrário - afinal metade das vendas estão num mercado maduro mas sem capacidade de crescimento, mas a outra metade está em mercados que serão alguns dos drivers do crescimento mundial dos próximos anos - Brasil (e em menor escala Angola).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Bing [Bot], Burbano, m-m, Massao1, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PiFer, Pmart 1, Rafael Abreu, trilhos2006, TTM62, Zecadiabo, Àlvaro e 203 visitantes