Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Supermann » 28/4/2010 14:51

whitebala Escreveu:
mapaman Escreveu:
whitebala Escreveu:Um comentário para os mais novos:

Já perceberam (e as vossas carteiras tambem) porque os mais velhos vos aconselham a por STOP´s. Se não como é que eles fechavam os curtos..... :wink:

Realmente impressiona como é que alguem que têm um registo de 2007 ainda não conseguiu interiorizar a verdadeira essência disto: preservar o capital.

tranquilo Mapaman...

O registo é de 2007 porque alterei o Nick. Estou cá desde 2002 e com o Capital bem preservadinho :P

O que eu vos queria alertar é que do meu ponto de vista quando entramos em situações de pânico deveremos tentar(não é fácil) perceber o que está a acontecer e agir em conformidade.

A compra de um titulo e a simples colocação de um Stop em mercados extremamente voláteis provocará no longo prazo perca de capital.

Mas claro está o tema não é consensual e depende muito das capacidades financeiras e psicosomáticas de cada um.

Abraço

Depende do stop... se realmente for um stop estático ou a pessoa nao os souber por, no longo prazo vai dar a perda de capital. Devagarinho, mas perda de capital.

Agora se tiverem sentido, ou se estes forem dinâmicos, podem fazer parte ou até mesmo serem os responsáveis totais de um edge de um investidor.

Eu que costumo usar stops bem largos, sai da Sonae por exemplo nos 86-87 centimos, depois de ter entrado duas ou tres semanas antes também nessa zona, portanto bem mais que a tempo de sair disto ileso. Não fiz $ mas também não o perdi

Registado: 18/12/2009 18:54

por PPalma » 28/4/2010 14:41

Estou de acordo que os stops já deveriam ter ocorrido faz algum tempo.

Observando o que se passou com a Grécia com o que se está a passar aqui, penso que estamos no inicio da tempestade.

Estas situações fazem que exista uma defesa das cotações por parte de diversas instituições, e que infelizmente na maior parte dos casos vão ter que pedir emprestado para cobrir as posições. Aí vai entrar a subida da taxa de juro que penso que está já a 6% , de forma que por cada vez que se efectua a defesa se pede mais emprestado e logo os spreads aumentam, enfim o ovo e a galinha.

Acredito que com muita coragem se possa fazer bons negócios nas próximas semanas. Mas tal como como o gráfico do Mapaman mostra duma forma racional, sem especulações o PSI 20 está mau , e com a dita especulação internacional só Deus sabe onde isto poderá ir parar.

Eu estou 100% liquido faz umas semanas e continuo a espera de tentar acertar o momento certo, visto que não tenho estômago para estas situações.

Cumprimentos e,

Boa sorte a todos nos trades

Registado: 8/12/2009 21:29

por whitebala » 28/4/2010 14:40

mapaman Escreveu:

Já perceberam (e as vossas carteiras tambem) porque os mais velhos vos aconselham a por STOP´s. Se não como é que eles fechavam os curtos..... :wink:

Realmente impressiona como é que alguem que têm um registo de 2007 ainda não conseguiu interiorizar a verdadeira essência disto: preservar o capital.

tranquilo Mapaman...

O registo é de 2007 porque alterei o Nick. Estou cá desde 2002 e com o Capital bem preservadinho :P

O que eu vos queria alertar é que do meu ponto de vista quando entramos em situações de pânico deveremos tentar(não é fácil) perceber o que está a acontecer e agir em conformidade.

A compra de um titulo e a simples colocação de um Stop em mercados extremamente voláteis provocará no longo prazo perca de capital.

Mas claro está o tema não é consensual e depende muito das capacidades financeiras e psicosomáticas de cada um.

Abraço
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por Zeb_PT » 28/4/2010 14:31

Mas, são sempre um instrumento a não dispensar, eu que o diga... já perdi mais por não os ter usado que o contrário...

Majomo, faço das tuas as minhas palavras...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Supermann » 28/4/2010 14:24

mapaman Escreveu:

mesmo. e um stop colocado não seria certamente para hoje. Um stop bem colocado já teria sido disparado, para quem tivesse longo há 1 mes por exemplo, teria sido disparado bem antes desta fase descendente e teria saido ileso deste crash... mas a maioria pensa que é so por stop e já está.

Se nao souberem por stops, obvio que também nao faz milagres

por SoaresV » 28/4/2010 14:21

JonhyRico Escreveu:Este índice anda com uma volatilidade que assusta.

Comprimido debaixo da lingua logo de manhã.. isto é bom é para os farmacêuticos... :shock: :?

Registado: 14/10/2008 10:57

por Supermann » 28/4/2010 14:20

desculpem mas eu nao percebo como dizem que nestes momentos AT nao serve para nada...

O problema está que a maioria olha para suportes irrelevantes que não tem importancia nenhuma.

Comecem a olhar para o desenho todo e contam-se duas ou tres vezes, valores realmente importantes...

AT mais perfeita que esta não poderia haver... o indice foi testar o range superior do duplo fundo formado em 2009 na zona dos 6500+ pontos que nem relógio suiço... seria portanto de esperar um ressalto assim que chegasse a essa zona, e com o tipo de queda que foi, o ressalto seria proporcional...

Foi tocar no suporte a verde milimétriicamente e começou a subir... AT no seu melhor

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

por majomo » 28/4/2010 14:18

Vibrocil Escreveu:

É ? Imagino a quantidade de pessoal que se lixou hoje à conta dos stops...

Atenção que os stops que falas já deveriam ter sido postos há muito, não hoje... portanto, o activar hoje desses stops já foi uma questão de desespero.

E como dizes, podem ter lixado muita gente. :wink:

Mas, são sempre um instrumento a não dispensar, eu que o diga... já perdi mais por não os ter usado que o contrário... :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por JonhyRico » 28/4/2010 14:17

Este índice anda com uma volatilidade que assusta.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy

Registado: 26/11/2009 20:30

por mapaman » 28/4/2010 14:14

"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Zeb_PT » 28/4/2010 14:07

Vibrocil, é uma questão do mal menor.

Um stop bem colocado a ser disparado é 1000x melhor do que uma trade sem stop que correu mal.

É uma questão de gestão de risco mais do que análise técnica e olha que alguem que é um bom gestor de risco a longo termo consegue sempre melhor resultados do que um bom analista técnico.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por MatildeSerrano » 28/4/2010 13:56

É ? Imagino a quantidade de pessoal que se lixou hoje à conta dos stops...

Registado: 30/6/2008 20:42

por jlmf » 28/4/2010 13:56

Dilson Costa Escreveu:
JLMF Escreveu:Bastante positiva a reunião do 1º Ministro e o líder do PSD. Pelo menos parece que não se portaram como garotos.

Muito positiva, resolveram os problemas todos do país, já está tudo resolvido. :lol:

Das duas uma, ou houve excesso de pessimismo ou então existe excesso de optimismo, uma subida de 500 pontos em 3 horas, é histórico.

Não consideras positivo que os dirigentes dos dois maiores partidos Portugueses, um deles 1º Ministro, se encontrem e relatem em conferencia, como foi relatado? Acho estranho. Continuando como tem andado talvez "resolva os problemas todos do país".
Editado pela última vez por jlmf em 28/4/2010 13:56, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Laaz Rockit » 28/4/2010 13:54

Bem, os meus stops hoje, só me tramaram. Parece que foram milimétricos. :evil:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por whitebala » 28/4/2010 13:39

Um comentário para os mais novos:

Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por Dilson Costa » 28/4/2010 13:30

JLMF Escreveu:Bastante positiva a reunião do 1º Ministro e o líder do PSD. Pelo menos parece que não se portaram como garotos.

Muito positiva, resolveram os problemas todos do país, já está tudo resolvido. :lol:

Das duas uma, ou houve excesso de pessimismo ou então existe excesso de optimismo, uma subida de 500 pontos em 3 horas, é histórico.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...

Registado: 29/11/2007 2:54

por jlmf » 28/4/2010 13:22

Bastante positiva a reunião do 1º Ministro e o líder do PSD. Pelo menos parece que não se portaram como garotos.

por majomo » 28/4/2010 12:52

A loucura é tanta que o BCP já negociou mais de 100 milhões e o stream do Activo nem tem espaço para tantos dígitos... :mrgreen:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por jlmf » 28/4/2010 12:47

pedro200 Escreveu:o psi 20 hoje vai fechar positivo! :)será? que dia!

Acabar não sei, mas já lhe viu a cor.

Re

por bolsa » 28/4/2010 12:35

A crise já acabou, foi só de manhã......

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por RiscoCalculado » 28/4/2010 12:31

A economia mundial está com uma dinâmica de crescimento enorme

(...)

Por isso não deixe que a crise do momento e o stress que se está a gerar à volta disso o impeça de ver o plano maior que é o de uma economia mundial que está em forte crescimento e onde as empresas estão a encontrar o meio de fazer crescer os seus lucros.

:shock: :shock: :shock:

E eu a julgar que estávamos numa crise de procura a
nível mundial :lol:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por RCF » 28/4/2010 12:21

Caros colegas do caldeirão, eu gostaria de dar a minha perspectiva sobre os mercados e a economia em geral.
Hoje, no autocarro encontrei um conhecido que sabendo que me dedico à bolsa e afins de forma profissional (a tempo inteiro) perguntou-me o que deveria fazer com as poupanças que tem investidas em bolsa.
Eu vou deixar aqui a opinião que transmiti a esse meu conhecido.
Faço notar que é uma opinião dada a alguém que é um investidor que colocou as suas poupanças em acções numa perspectiva de tempo dilatada (não é um trader que negoceia todos os dias na bolsa).
Se a sua situação é semelhante à deste meu conhecido a minha opinião sobre o que deveria fazer é a seguinte.
Não se deixe impressionar pelo barulho da discussão do tema do momento, os problemas de financiamento da Grécia e possível contagio a outros países (Portugal incluído).
Esta onda recente de alvoroço sobre a Grécia é a discussão do momento, mantenha em mente isso e não perca a perspectiva da dimensão das questões.
A economia mundial está com uma dinâmica de crescimento enorme, as empresas cotadas em bolsa por norma são a melhor colheita de empresas presentes no mercado.
Isso é evidente no caso Português, onde as empresas cotadas no índice principal da Euronext Lisbon – o PSI 20 – são na sua maioria empresas com uma excelente gestão e com uma forte exposição aos mercados externos, onde algumas vão buscar a maior parte da sua facturação.
Por isso não deixe que a crise do momento e o stress que se está a gerar à volta disso o impeça de ver o plano maior que é o de uma economia mundial que está em forte crescimento e onde as empresas estão a encontrar o meio de fazer crescer os seus lucros. Portanto, o meu conselho é que mantenha as suas acções porque o actual stress não vai sobreviver à realidade de uma economia mundial em crescimento.

http://ruifilipecoelhofernandes.blogspot.com

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por Ulisses Pereira » 28/4/2010 12:19

O editor de Economia da Sic Noticias diz que estamos a preços de saldo só porque estamos em valores que estávamos em Outubro de 2008. Alguém o ouviu dizer isto quando, há um ano atrás, as acções estavam a estes valores?

Não quero criticar o senhor em causa, mas a Bolsa na TV em Portugal continua a ser muito maltratada.

Já agora, para os que entendem que a Análise Técnica em nada ajuda, não deixa de ser curioso que eu não possa comentar Bolsa desde o verão passado mas o valor que sempre considerei, ao longo dos últimos meses em que escrevi, como fronteira entre o Bear e o Bull Market foi aquele onde o ínidce bateu com a cabeça e recuou em Outubro e Janeiro.

Quando será que posso voltar a analisá-lo?

Deixo apenas mais um pedido... nestas alturas chegam-me sempre 5 vezes mais mails do que é normal, com pedidos de conselhos. Infelizmente, como sabem, não os posso dar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jlmf » 28/4/2010 12:18

A ver vamos... Se Europeus e sobretudo Alemães continuam a dar aspirinas ou operam de vez, e os espanhóis e Italianos acabam por apanhar só de raspão...

Governo espanhol alerta para movimento especulativo contra Espanha nos próximos dias
O Governo espanhol acredita que nos próximos dias Espanha será alvo de movimentos especulativos, devido à crise grega, e como tal a bolsa e a dívida do país deverão ser afectados.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=422429

por jlmf » 28/4/2010 12:00

Os gregos já passaram a positivo.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Goya777, HFCA, icemetal, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, rg7803, Shimazaki_2, Sulumbra, trilhos2006 e 93 visitantes