Caldeirão da Bolsa

Desemprego: uma opção estratégica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 27/4/2010 19:56

Já tinha corrigido.Sou média alta.
Orçamento familiar entre 1500€ e 2000€. (admito que a classe média deverá andar por volta dos 1400€ de orçamento familiar com duas pessoas)

Mas sou assalariado e trabalho 40h por semana.

ps- não tomo nada como ironia. Tenho muita sorte em ter a vida que levo e defendo o estado social que permita, com regras justas, beneficiar os que têm menos e simultaneamente defender a propriedade e iniciativa privada, também elas devidamente reguladas.

Registado: 11/5/2007 14:09

Ò Urukai

por Iniciado » 27/4/2010 19:49

Ò Urukai esclarece me um pormenor (se quiseres claro)
O que é nos tempos que correm , a classe media.
Qual o rendimento dessa classe e onde se situa.
Já agora só para saber onde está a classe media.
Não tomes isto como ironia.... :lol:

Registado: 22/12/2005 15:42

por urukai » 27/4/2010 19:33

scotch Escreveu:Então quando muitas pessoas subscrevem seguros de vida precisamente nos últimos meses do ano em determinados valores, com o intuito de deduzirem o valor no IRS estão também a chular o Estado?

Claro que não!Estão a utilizar uma benesse que o Estado dá.Estão a planear!

Ora não foi por acaso que utilizei a expressão "opção estratégica" no título deste tópico.Esta ideia que tive não foi de agora, já venho a pensar nela à pelo menos 2 meses.É algo planeado.

Por isso é que eu estava a pedir-te desculpa por generalizar a partir do teu caso. Se me disseres que estavas insatisfeito e que pretendes mudar e que a tua estratégia passa por:
- Receber Subsidio;
- Estudar, fazer formação, whatever com o objectivo de evoluires na tua carreira profissional;
- E então mudares para um emprego melhor, onde o teu valor é reconhecido e crias valor para o pais,

Ainda percebo e até acho que será um bom uso para o subsidio de emprego, agora para:

scotch Escreveu:Por isso pensei, se me recusar a assinar o novo contrato tenho direito ao subsidio de desemprego e daqui a uns meses arranjo outra vez trabalho num qualquer call center.

Então, condeno, condeno, condeno e fico triste com esta postura que se infiltra insidiosamente na população. Conheço um caso, concreto e real, de um gajo que trabalha no estrangeiro e tem uma manigância qq para continuar a receber subsidio em Portugal!

por scotch » 27/4/2010 19:24

Então quando muitas pessoas subscrevem seguros de vida precisamente nos últimos meses do ano em determinados valores, com o intuito de deduzirem o valor no IRS estão também a chular o Estado?

Claro que não!Estão a utilizar uma benesse que o Estado dá.Estão a planear!

Ora não foi por acaso que utilizei a expressão "opção estratégica" no título deste tópico.Esta ideia que tive não foi de agora, já venho a pensar nela à pelo menos 2 meses.É algo planeado.

Registado: 23/2/2008 0:35

Re: Perdoai-lhes Senhor !

por ambgoncalves » 27/4/2010 19:21

bboniek00 Escreveu: Aja conforme as suas conveniencias pessoais

bboniek00 Escreveu: Ajudem a mudar este estado de miseeria e deixem-se de criticar os pobres como voos.
Que o moralismo fique para a sacristia de onde nunca deia ter saiido.

Como é que ficamos?

Este "país de miséria" está assim precisamente por estas mentalidades! Chular o Estado, fugir aos impostos e congratular aqueles que o fazem em vez de recriminar!

Pois bem, é com esta mentalidade que se chega onde chegou e de onde não se sairá sem a (nova) ajuda da Europa...

ABG

Registado: 13/3/2010 13:46

por urukai » 27/4/2010 19:20

Aindahj abri um topico a solicitar ideias para enfrentar a crise. Queres uma que pratico? Vou ter um filho e nao me candidatei ao abono de familia que agora se pede no primeiro trimestre. Nao me candidatei porque nao preciso. É uma gota de agua? É sem duvida. Mas tb o é um subsidio de emprego mal empregue e neste momebto passamos sede como nunca.

disclaimer: nao sou rico. Pertenco a classe media/media-alta que, a falta de melhor, é a unica que pode segurar isto. E nao me identifico com o discurso: estoume a cagar para os outros porque eles se estao a cagar para mim.
Editado pela última vez por urukai em 27/4/2010 19:34, num total de 1 vez.

por bboniek33 » 27/4/2010 19:09

urukai Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
scotch Escreveu:
urukai Escreveu:Agora jogadas de bastidores e chico espertices para xular(...)

Empresas como aquela onde estou é que opta por jogadas de bastidores para chular os colaboradores.Contratos mensais renováveis automaticamente, prémios de assiduidade e os duodécimos dos subsidios de férias e natal para inflacionar o ordenado.Mas depois são os 475 eur que contam para a reforma ou subsidio de desemprego.

As greves que estão tanto na moda, nem pensar nelas.Nos meses seguintes davam pré-aviso e não renovavam o contrato mensal.

Caro scotch:
Estaa na moda incriminar actos como o que planeia fazer, isto ee, preferir o desemprego ao emprego precario (percebeu-se isso muito bem) que lhe oferecem.

Pois sempre lhe digo que compreendo muito bem o Eque equaciona e, tratando-se duma questao pessoal, isto ee, a decisao seraa sempre sua e teraa consequencias, essencialmente, para si mesmo, tenho para mim que esse tipo de empregador pertence ao grupo dos que devem ser encornados a valer.

Ninguem poderaa estar aqui para o recriminar a nao ser que tenha um posto de trabalho decente para lhe oferecer.

Aja conforme as suas conveniencias pessoais porque o Paiis quando vocee precisar pode dar-lhe um chuto na parte de traas e os moralistas da prac,a nao estaro laa para o ajudar.

Um abrac,o.

A questaao é q com este acto ele nao esta a encornar a tal empresa. Esta a encornar o estado que debaixo do guarda chuva social (com o qual concordo) da guarida a estas situacoes que sao tantas que metem todos à chuva...

Observo com alguma impaciencia que aqueles que quase nada teem conseguem pelo menos ter inveja dos que teem um pouco mais. Exemplo: o que estaa a recibos verdes inveja o que tem um contrato ao mees porque este teraa, eventualmente, direito ao SdeD. E, em vez de tentar mudar a sua propria situac,ao, seja procurando um contrato de trabalho (onde estao eles ??) ou lutando CONTRA este estado de coisas, prefere criticar os que estao quase no mesmo estado de precariedade.

Compreendendo, em abstracto, a condenac,ao dos que oneram o OE com o SdD, prefiro tomar o partido contra os que se limitam a criticar os "menos pobres" que eles. Esta mentalidade coteja com desvantagem, a meu ver, com a xico-esperteza que tambem me daa volta ao estomago.

Mas, pior do que essa xico-esperteza, ee esta mentalidade cao-come-cao que se vee neste Paiis miseraavel.

Ajudem a mudar este estado de miseeria e deixem-se de criticar os pobres como voos.
Que o moralismo fique para a sacristia de onde nunca devia ter saiido.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por urukai » 27/4/2010 18:50

bboniek00 Escreveu:
scotch Escreveu:

Empresas como aquela onde estou é que opta por jogadas de bastidores para chular os colaboradores.Contratos mensais renováveis automaticamente, prémios de assiduidade e os duodécimos dos subsidios de férias e natal para inflacionar o ordenado.Mas depois são os 475 eur que contam para a reforma ou subsidio de desemprego.

As greves que estão tanto na moda, nem pensar nelas.Nos meses seguintes davam pré-aviso e não renovavam o contrato mensal.

Caro scotch:
Estaa na moda incriminar actos como o que planeia fazer, isto ee, preferir o desemprego ao emprego precario (percebeu-se isso muito bem) que lhe oferecem.

Pois sempre lhe digo que compreendo muito bem o Eque equaciona e, tratando-se duma questao pessoal, isto ee, a decisao seraa sempre sua e teraa consequencias, essencialmente, para si mesmo, tenho para mim que esse tipo de empregador pertence ao grupo dos que devem ser encornados a valer.

Ninguem poderaa estar aqui para o recriminar a nao ser que tenha um posto de trabalho decente para lhe oferecer.

Aja conforme as suas conveniencias pessoais porque o Paiis quando vocee precisar pode dar-lhe um chuto na parte de traas e os moralistas da prac,a nao estaro laa para o ajudar.

Um abrac,o.

A questaao é q com este acto ele nao esta a encornar a tal empresa. Esta a encornar o estado que debaixo do guarda chuva social (com o qual concordo) da guarida a estas situacoes que sao tantas que metem todos à chuva...

por urukai » 27/4/2010 18:47

scotch Escreveu:

Direitos por antiguidade simplesmente não existem,pois ao 12º mês tudo acaba e assina-se um novo contrato.
Entre trabalhar nestas condições e não ter trabalho prefiro não trabalhar.Por isso sempre é melhor estar a receber o subsidio de desemprego.

E não me venham com falsos moralismos.Até mesmos os neoliberais utilizam as facilidades/lacunas do estado de previdência.

Acredito plenamente. Alias, como essa haverao mtas más e fazem parte de uma rede de interesses e espertezas que sao inerentes à mentalidade tuga q contamina a nossa sociedade.
Mas issso justifica ou desculpa a tua xico espertice? O facto de haver malta a roubar permiteme que eu roube tb?
Eu da minha parte td faço para cumprir. Nao sou nenhum anjo mas reconheco que se há altura para sermos honestos e realistas é esta.

Perdoai-lhes Senhor !

por bboniek33 » 27/4/2010 18:44

scotch Escreveu:

Caro scotch:

Pois sempre lhe digo que compreendo muito bem o que equaciona e, tratando-se duma questao pessoal, isto ee, a decisao seraa sempre sua e teraa consequencias, essencialmente, para si mesmo, tenho para mim que esse tipo de empregador pertence ao grupo dos que devem ser encornados a valer.

Um abrac,o.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por SoaresV » 27/4/2010 18:40

scotch Escreveu:

Direitos por antiguidade simplesmente não existem,pois ao 12º mês tudo acaba e assina-se um novo contrato.
Entre trabalhar nestas condições e não ter trabalho prefiro não trabalhar.Por isso sempre é melhor estar a receber o subsidio de desemprego.

E não me venham com falsos moralismos.Até mesmos os neoliberais utilizam as facilidades/lacunas do estado de previdência.

Sabias que se estivesses a recibos verdes, não receberias qualquer tipo de subsídio, nem mesmo o de desemprego? Estive 4 anos e meio assim.

Só posso subscrever o urukai.

Ai Portugal, Portugal...

Registado: 14/10/2008 10:57

por scotch » 27/4/2010 18:31

por ambgoncalves » 27/4/2010 18:24

urukai Escreveu:Sim, sobrecarrega mais o estado com o teu subsidio de desemprego quando tens emprego. É mesmo disso que precisamos nesta altura. Se não estás satisfeito com as tuas condicoes de trabalho muda ou forma-te para arranjares outro.
Agora jogadas de bastidores e chico espertices para xular o estado e daqui uns meses voltar tudo ao mesmo é q nao. É por causa dessas e doutras que estamos onde estamos. Desculpa se generalizo con a tua situaçao mas é assim que vejo as coisas.

Assino por baixo!!!

Tivessem todos os portugueses este tipo de mentalidade e concerteza que parte dos problemas do país se resolveriam...

ABG

Registado: 13/3/2010 13:46

por urukai » 27/4/2010 18:17

Sim, sobrecarrega mais o estado com o teu subsidio de desemprego quando tens emprego. É mesmo disso que precisamos nesta altura. Se não estás satisfeito com as tuas condicoes de trabalho muda ou forma-te para arranjares outro.
Agora jogadas de bastidores e chico espertices para xular o estado e daqui uns meses voltar tudo ao mesmo é q nao. É por causa dessas e doutras que estamos onde estamos. Desculpa se generalizo con a tua situaçao mas é assim que vejo as coisas.

por scotch » 27/4/2010 18:09

Nestas circunstancias particulares estou mesmo a ponderar em não assinar o novo contrato.A conjugação de vários factores inerentes a está área de trabalho entram em conflito com o meu perfil profissional.
Sei que daqui a uns meses vou-me mesmo saturar e "explodir".Mas nessa altura, a minha saída voluntária não me dará direito ao subsidio de desemprego.
Por isso é que falo numa opção estratégia.Ou é agora ou só para o ano!!É uma questão de aproveitar o facto de o contrato ter caducado e a empresa não o renovar.
A "renovação" que a empresa utiliza é acabar com este contrato e assinar outro.

por MKlop » 27/4/2010 17:09

... e daí os grupos de patronato quererem que o Governo baixe o subsídio de desemprego.

:shock:

Registado: 25/2/2010 9:49

Desemprego: uma opção estratégica

por scotch » 27/4/2010 17:07

Chegou a altura do ano em que onde trabalho os contratos de trabalho não se renovam automaticamente,ao contrário do que acontece nos outros 11 meses.
"Estamos todos despedidos" é como dizemos em tom de ironia, apesar de sabermos com certeza absoluta que no dia 3 Maio nós espera um contrato igual!!!!
A empresa dá como garantido que todos os colaboradores irão assinar o novo contrato.No entanto nestas circunstâncias qualquer um pode recusar assinar o novo contrato e assim ter direito ao subsidio de desemprego.

Para vós situar, trabalho num call center do sector das telecomunicações, onde a conjugação da valorização do trabalho, das perspectivas profissionais e da remuneração é pior que há.Há coisas mais interessantes onde gastar o tempo.
Nesta área arranjar trabalho é tão fácil quanto pisar em dejectos de cão na rua.

Por isso pensei, se me recusar a assinar o novo contrato tenho direito ao subsidio de desemprego e daqui a uns meses arranjo outra vez trabalho num qualquer call center.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, LMMV e 37 visitantes