Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por helderjsm » 26/4/2010 20:52

Uma coisa interessante. Hoje enquanto dava boleia a um drogadito daqui da zona, dei por mim a falarmos da economia. E entretanto ele diz algo assim do gênero "Isto está muito mau e de caminho estamos nós como a Grécia".

Ora segundo a teoria do pensamento contrário, quando o taxista lá da zona diz que as acções daquela empresa são boas para comprar é quando se deve vender. Será que estamos perante um desses casos? Ou a teoria do pensamento contrário é só quando nos convêm?

Dá que pensar.

Registado: 23/10/2009 8:52

por MarcoAntonio » 26/4/2010 20:43

cfTomas, eu não considero essa LTa suficientemente relevante/importante para começar...

Falta-lhe consistência e não é uma boa representação da tendência de alta (na verdade, abrange dois períodos com tendências bem distintas na minha opinião).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por cftomas » 26/4/2010 20:40

Podemos dizer que a LTA de longo prazo foi quebrada(caso seja válida)? ou devemos esperar mais algum fecho abaixo da LTA para confirmação?
Anexos
Psi20.jpg
Psi20.jpg (77.76 KiB) Visualizado 4936 vezes

Registado: 28/1/2009 11:53

por crg » 26/4/2010 20:15

Se virmos bem, governos da ala esquerda nunca foram propriamente favoráveis para a economia(basta fazer uma simples análise à história democrática dos países Europeus), então em situações de crise económica...
São bons após um período, de preferência longo, de crescimento económico sustentado, para "distribuir" a riqueza acumulada.

Abraços.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Eco Tretas » 26/4/2010 20:03

Este poder político está-nos a enterrar. Vamos ver se as mais-valias vai mesmo para a frente, ou se ainda vão convidar os Portugueses a investir na bolsa, ou a investir em obrigações!!! É mais que evidente que os estrangeiros estão a fugir e que os Portugueses que ainda têm dinheiro para investir, já fugiram também?
Ainda há dúvidas?

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Supermann » 26/4/2010 19:42

helderjsm Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Como sabem, não posso comentar o mercado. Mas dizer que não se compreende o que se está a passar quando as coisas são tão claras parece-me não querer ver. Para os mercados financeiros, a situação de Portugal é apenas um pouco melhor do que a Grécia. E enquanto a percepção do mundo financeiro for essa, para quê procurar outras justificações?

Finalmente, procurem perceber qual a tendência dos últimos meses e não lutem contra a tendência. Há tanto tempo para ganhar dinheiro.

Um abraço,
Ulisses

Claro. Nem estou a tentar lutar contra a tendência pois lá fora há muitas oportunidades. Quanto a tentar percebê-la isso tem a ver porque não concordo que o nosso país está assim tão mau como alguns outros países da zona Euro para estarmos a ser os mais castigados. Claro que aparentemente os outros investidores parecem não concordar comigo.

Vamos lá ver até onde isto vai :|

"Markets are never wrong. Opinions often are..."

Registado: 18/12/2009 18:54

por defst0ned » 26/4/2010 19:23

Ulisses Pereira Escreveu:defstoned, há algumas questões de incompatibilidade entre o meu exercício de funções como gestor de carteiras e o facto de emitir análises. Como tal, em conjunto com a DIF e a CMVM estamos a tentar tratar de colocar toda a situação da forma mais clara possível de forma a eu poder voltar a fazer análises (quer escritas quer em vídeos).

Um abraço,
Ulisses

Foi à pala das analises que o Master Ulisses fazia no JN em video que fiz o meu primeiro trade e saquei 50% pa cima. =)

Valta Master Ulisses. Tu para mim no mundo do mercado és como o Ulisses do "ai os homens" para as mulheres.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Ulisses Pereira » 26/4/2010 19:13

defstoned, há algumas questões de incompatibilidade entre o meu exercício de funções como gestor de carteiras e o facto de emitir análises. Como tal, em conjunto com a DIF e a CMVM estamos a tentar tratar de colocar toda a situação da forma mais clara possível de forma a eu poder voltar a fazer análises (quer escritas quer em vídeos).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Sr_SNiper » 26/4/2010 19:03

defst0ned Escreveu:Porque é que o Master Ulisses não pode comentar mercados?

Não me digam que o Ulisses quer ser rico sozinho =P

Lindo :P
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por defst0ned » 26/4/2010 18:57

Porque é que o Master Ulisses não pode comentar mercados?

Não me digam que o Ulisses quer ser rico sozinho =P

Registado: 15/1/2009 15:14

por mcarvalho » 26/4/2010 18:38

O Ulisses não pode comentar e este Silva pode dizer o que lhe vem à cabeça?

Amanhã já sabemos.. mais mer. quer dizer do mesmo

in bpionline
Vieira da Silva: Evolução da bolsa deve ser vista "num período mais prolongado"

26/04/2010

O ministro da Economia, Vieira da Silva, defendeu que a evolução do PSI-20 deve ser vista "num período mais prolongado" e que as oscilações "não devem permitir tirar ilações precipitadas", num dia em que o principal índice da bolsa nacional desvalorizou mais de 3%.

"Tanto quanto eu tenho conhecimento, se nós considerarmos um período mais prolongado, desde o início do ano, as empresas têm tido um desempenho em bolsa comparativamente positivo em termos internacionais, e julgo que estas oscilações não nos devem permitir tirar ilações que eu julgo que são ainda precipitadas", disse à agência Lusa Vieira da Silva.

Questionado sobre a importância da bolsa no financiamento das empresas, Vieira da Silva destacou que "a bolsa portuguesa recuperou do choque que lhe estava associado" e acrescentou que Portugal está "ainda numa fase com altos níveis de instabilidade e que estarão na origem deste movimento" que fez a bolsa portuguesa ser a mais penalizada em todo o mundo, hoje, com uma queda de 3,17%.

O governante, que lidera uma missão oficial que integra entre 15 a 20 empresários portugueses de quatro grandes grupos sectoriais (turismo, energia, cooperação bancária e tecnologia e equipamentos), ressalvou que, por estar no estrangeiro, não está na melhor posição para analisar a situação.

Desde o início do ano, o índice PSI 20 da bolsa portuguesa caiu 10%, enquanto que o IBEX de Madrid perdeu 8% e o ASE 20 de Atenas caiu 18%.

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 26/4/2010 18:34

Ainda vou ver o Sócrates numa Tenda e nós ao relento :mrgreen:

por mcarvalho » 26/4/2010 18:28

Risco que os investidores atribuem a Portugal supera o do Líbano

26/04/2010

O risco de incumprimento atribuído a Portugal pelos investidores no mercado de CDS superou hoje os 300 pontos base, um valor superior ao do Líbano e que duplica o atribuído a países como as Filipinas e a Indonésia.

Os CDS de Portugal a 5 anos sobem hoje mais de 30 pontos base para 307 pontos base, reflectindo o maior nível de risco que os investidores estão a atribuir a Portugal na sequência da crise na Grécia.

Portugal apresenta assim um nível de risco de incumprimento que se encontra já acima do do Líbano, quando na quinta-feira estava abaixo (compare as tabelas em baixo). Os CDS de Portugal estão assim pouco mais de 100 pontos base abaixo do Dubai, mas ainda assim são menos de metade da Grécia (734 pontos base).

O principal indicador para os investidores medirem o risco da dívida soberana de um país é o “spread”, que mede o diferencial entre as “yields” das obrigações face ao “benchmark”. Também neste caso o diferencial registou hoje uma forte subida, com o “spread” face à dívida alemã a superar os 200 pontos base.

A “yield” das obrigações do tesouro a 10 anos sobe hoje 26 pontos base para 5,198% - superando a fasquia dos 5% pela primeira vez desde Julho de 2002. Na Alemanha a “yield” da dívida com a mesma maturidade situa-se na casa dos 3%.

A forte pressão na dívida pública portuguesa surge numa altura em que cresce a oposição da Alemanha em aprovar o pacote de ajudas à Grécia, caso o país não apresente mais medidas “duras” para conter o défice do país nos próximos anos.

O mercado dos CDS

No mercado de CDS (“credit-default swaps”) transaccionam-se seguros de crédito. Mais precisamente, na tabela em baixo, os seguros para risco de incumprimento nos pagamentos da dívida a cinco ano s. Quanto mais elevado é um CDS, maior é pois o risco que os investidores consideram existir de um país deixar de cumprir os seus pagamentos (risco de “default”).

Nos últimos dias, os CDS de Portugal têm aumentado, bem como o próprio volume investido em CDS, o que pode também reflectir que se está a investir no risco português.

Veja o gráfico de hoje do custo dos CDS de hoje (primeiro) e de quinta-feira (segundo) (fonte: Bloomberg):

por mcarvalho » 26/4/2010 18:19

http://economico.sapo.pt/noticias/bolsa ... 87857.html

.....................

Filhos da mãe... Estão todos contra nós...

Porquê? Então não somos nós que temos razão...

Já ninguém nos compreende... está tudo ao contrário neste Mundo :mrgreen:

Os nossos Santos governantes deste beato povo a esforçarem-se tanto.. O Mais importante atá regressou ao pa´si de carro com o exercito para nos defender... e onde estão os aliados?

Lá vamos ter que vender a Madeira , os Açores , as Berlengas e a ASSembleia da Republica com toda a mais valia do pessoal!

por Ulisses Pereira » 26/4/2010 18:10

O curioso é que os gregos dizem o mesmo... :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por helderjsm » 26/4/2010 18:09

Ulisses Pereira Escreveu:Como sabem, não posso comentar o mercado. Mas dizer que não se compreende o que se está a passar quando as coisas são tão claras parece-me não querer ver. Para os mercados financeiros, a situação de Portugal é apenas um pouco melhor do que a Grécia. E enquanto a percepção do mundo financeiro for essa, para quê procurar outras justificações?

Finalmente, procurem perceber qual a tendência dos últimos meses e não lutem contra a tendência. Há tanto tempo para ganhar dinheiro.

Um abraço,
Ulisses

Claro. Nem estou a tentar lutar contra a tendência pois lá fora há muitas oportunidades. Quanto a tentar percebê-la isso tem a ver porque não concordo que o nosso país está assim tão mau como alguns outros países da zona Euro para estarmos a ser os mais castigados. Claro que aparentemente os outros investidores parecem não concordar comigo.

Vamos lá ver até onde isto vai :|

por Ulisses Pereira » 26/4/2010 17:59

Como sabem, não posso comentar o mercado. Mas dizer que não se compreende o que se está a passar quando as coisas são tão claras parece-me não querer ver. Para os mercados financeiros, a situação de Portugal é apenas um pouco melhor do que a Grécia. E enquanto a percepção do mundo financeiro for essa, para quê procurar outras justificações?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por helderjsm » 26/4/2010 17:44

De qualquer forma também acho que aquilo que se está a passar é um verdadeiro exagero. E como se costuma dizer "aqui há gato". Não quero com isto dizer que são especuladores indecentes nem uma trama qualquer.

Mas o dia de hoje comprovou que há qualquer coisa que me escapa e penso que à maior parte dos leitores aqui do fórum.

A única razão lógica que consigo encontrar é a de que se esgotaram os compradores e por isso entramos em bear market mais cedo que os outros mercados. Mas por outro lado, com o acesso à Euronext por parte dos investidores internacionais não acredito que seja o caso.

Justificações procuram-se embora tenho quase a certeza que ninguém as tem (pelo menos com toda a certeza)...

Re: A reação de hoje

por CrashXXI » 26/4/2010 17:37

ocart Escreveu:é exagerada e intencional e nada tem a ver com tendências que nos estão sempre a impingir, pois a Europa hoje subiu toda!!!!!!

ocart

Não tenho nenhuma intenção porque:
1- (Edit.) embora esteja líquido no PSI (como já afirmei antes destas sessões de queda) não estou a "shortar"!
2- lamento esta situação porque é muito má para o nosso país e, antes dos interesses pessoais, vêm os interesses do meu país!
3- quem sou eu para influenciar os mercados?

Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por CrashXXI » 26/4/2010 17:32

helderjsm Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Uma Possível Visão do PSI20

Crash

Hummm.

Só faltou aí os dois pontos.

Uma Possível Visão do PSI20: Crash :|

Esse trocadilho foi muito curioso!... :mrgreen:

A reação de hoje

por ocart » 26/4/2010 17:31

é exagerada e intencional e nada tem a ver com tendências que nos estão sempre a impingir, pois a Europa hoje subiu toda!!!!!!

Registado: 29/11/2007 11:18

por helderjsm » 26/4/2010 17:29

CrashXXI Escreveu:Uma Possível Visão do PSI20

Crash

Hummm.

Só faltou aí os dois pontos.

Uma Possível Visão do PSI20: Crash :|

por CrashXXI » 26/4/2010 17:27

Uma Possível Visão do PSI20

Crash
Anexos
PSI20-LP-2010-04-26.png
PSI20-LP-2010-04-26.png (59.83 KiB) Visualizado 5028 vezes
PSI20-MP-2010-04-26.png
PSI20-MP-2010-04-26.png (55.71 KiB) Visualizado 5010 vezes

por helderjsm » 26/4/2010 16:35

iurp Escreveu:O capital ganha-se e perde-se nos mercados. E como costumam dizer, estes têm sempre razão. podem andar tempos e tempos desfazados da economia real, mas há sempre uma altura em que ajusta a essa realidade.

Será o que tem vindo a acontecer? Como é possível virem dizer quer nas empresas do PSI estão bem, se a economia portuguesa está quase a falir? Ou será que ainda acreditam que não.

Abraço

Eu acho que esse termo aplica-se de forma a dar entender que devemos andar ao sabor do mercado e não contra ele. O mercado está muitas vezes errado.... Mas como diz a expressão: "O mercado tem sempre razão. Mesmo quando não tem".

psi 20

por rilha » 26/4/2010 16:35

olá,
boa tarde a todos.

o nosso psi 20 acaba de ter mais uma sessão a desvalorizar em sentido contrário ao que se passa nas outras praças europeias.
para além de sermos uma praça periférica e com pouca liquidez, ainda somos alvo da ganância dos fundos estrangeiros que se fartam de shortar as nossas acções e realizarem milhões em mais valias.
se tivessemos um governo que tratasse das contas públicas como devem ser tratadas e encetasse as reformas estruturais que o país precisa urgentemente, bem como evitasse o despesismo e o esbanjamento de dinheiros públicos como o faz descaradamente não estaríamos agora a ser alvo destes ataques especulativos.
dêem ouvidos a senhores como os que participam aos sábados no plano inclinado ás 22 h, na sic noticias.
ponhamo-los a gorvernar e tiremos de lá estes incompetentes e saqueadores da coisa pública.

quanto ao psi 20 acaba de cortar o suporte que tinha nos 7600-7700 pts, tal como ´já tinha acontecido em finais de janeiro. o proximo suporte é nos 7300-7400 pts.quanto a mim é bem provável que venha a ser testado.

perante este cenário fujamos todos daqui e vamos para as praças europeias ou americanas.

rilha
Anexos
psi 20.jpg
psi 20.jpg (147.63 KiB) Visualizado 5266 vezes

Registado: 15/3/2009 0:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, darkreflection, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, Shimazaki_2, silva_39, Silvaz77, trilhos2006, zorro2009 e 189 visitantes