Falência de um País - o que acontece ?
Mas sempre que a bolsa cai mais de 1.5% toda a gente vem para aqui falar em catástrofes?
O país está mal sim senhor mas também não exageremos. Quanto mais o país ia ter de parar de pagar aos malandros que vivem da segurança social (infelizmente outros levavam por tabela).
Ainda me lembro quando deixei o meu emprego de programador e me perguntavam porque é que não pedi os papeis para me meter na segurança social...
Se durante estes vários anos de governo andassem mais preocupados em fazer verdadeiras reformas em vez de criar novelas políticas... Agora queixem-se. Mas também não exagerem.
O país está mal sim senhor mas também não exageremos. Quanto mais o país ia ter de parar de pagar aos malandros que vivem da segurança social (infelizmente outros levavam por tabela).
Ainda me lembro quando deixei o meu emprego de programador e me perguntavam porque é que não pedi os papeis para me meter na segurança social...
Se durante estes vários anos de governo andassem mais preocupados em fazer verdadeiras reformas em vez de criar novelas políticas... Agora queixem-se. Mas também não exagerem.
Re: Em caso de falência de um país
Quico Escreveu:Susana Amado Escreveu:A informação/ideia que tenho (posso estar enganada!), é a de que (como aconteceu por ex: na Islândia), se um país entra em falência, todo o dinheiro que está em contas de bancos nacionais é "confiscado" ou seja, ficamos sem o todo o nosso $$$$![]()
Bjs
Isso é mesmo assim?
Eu não sou formada em economia, e a informação que tenho é a de que cada caso é um caso, mas que é uma situação muito, muito grave!!... e desde depósitos retidos, contas congeladas, falência de bancos e sua nacionalização, etc. tudo é (com muita probabilidade) possível...
Amigos, pensamentos positivos, ok?
Bjinhos
Praticamente todos os países europeus já foram a falência , nos até temos menos falências que a Alemanha .
Mas a ultima vez que Portugal faliu o estado não representava mais de 6 Ou 7% do PIB , Dava trabalho a alguns milhares de funcionários , e pagava algumas pensões.
Nos nossos dias a falência de um pais com “ estado social” onde 50% dos habitantes vivem do estado , milhões de pessoas sem salário nem pensões o melhor é ir para muito longe.
Mas a ultima vez que Portugal faliu o estado não representava mais de 6 Ou 7% do PIB , Dava trabalho a alguns milhares de funcionários , e pagava algumas pensões.
Nos nossos dias a falência de um pais com “ estado social” onde 50% dos habitantes vivem do estado , milhões de pessoas sem salário nem pensões o melhor é ir para muito longe.
Lion_Heart Escreveu:Muitos Países ja foram a falência. Até Portugal
- Registado: 14/3/2009 0:19
Re: Falência de um País - o que acontece ?
pinamiranda Escreveu:Caros,
Por muito impossível que isso seja, gostaria que supusessem que um dos países do Euro falia.
O que aconteceria num caso destes ? Como é que as pessoas e empresas seriam afectadas ? O que aconteceria ao dinheiro depositado nos Bancos, às acções e aos Fundos de Investimento ? Qual seria o caminho para o País recuperar - o que teria de fazer ? Qual seria a evolução quer para o País como para as pessoas e empresas ?
Embora eu saiba que tudo isto é hipotético, gostava de ter alguma reposta a estas perguntas e eventualmente outras, visto desconhecer por completo o que poderá acontecer.
Se puderem ajudar tanto dando repostas como colocando outras perguntas, agradecia.
Bons negócios,
jepm
... Portugal entrar em bancarrota. Se isto acontecesse, ninguém mais quereria emprestar a Portugal, o que forçaria medidas draconianas que eliminassem em absoluto o défice. As tentativas de controlo das contas públicas dos últimos 4 anos mostram que isto só seria possível com cortes drásticos nos salários dos funcionários públicos, e talvez mesmo a eliminação de programas como o rendimento social de inserção.
Uma alternativa à bancarrota é a saída da zona euro, a recuperação do escudo, e a desvalorização imediata da nova moeda. Esta hipótese é menos plausível.
Em primeiro lugar, agora que a dívida portuguesa foi contraída em euros, desvalorizar o escudo só ajudaria se a dívida fosse reformulada em escudos, o que é complicado em termos legais. Para além do mais, desvalorizar o escudo viria com inflação nos dois dígitos, e os muitos produtos importados a que estamos habituados saltariam para preços proibitivos.
As dívidas das empresas portuguesas no estrangeiro, denominadas em euros, explodiriam, levando a falências em catadupa e a uma subida em flecha do desemprego. Por fim, o Estado não conseguiria achar investidores a quem vender novas obrigações, forçando o mesmo ajuste repentino das contas públicas. Deixar o euro evitaria a bancarrota formal, mas teria consequências mais graves.
Ricardo Reis
Professor of Economics, Columbia University
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Possivelmente o dinheiro nas contas é "congelado" e convertido na nova moeda nacional que na nova situação económica do país valerá menos de 50% da anterior.
Os euros que eventualmente se tenha em casa, durante um largo período e de forma legal, só poderiam ser usados lá "fora".
Os euros que eventualmente se tenha em casa, durante um largo período e de forma legal, só poderiam ser usados lá "fora".
- Registado: 4/2/2010 19:57
Quico Escreveu:Susana Amado Escreveu:A informação/ideia que tenho (posso estar enganada!), é a de que (como aconteceu por ex: na Islândia), se um país entra em falência, todo o dinheiro que está em contas de bancos nacionais é "confiscado" ou seja, ficamos sem o todo o nosso $$$$![]()
Bjs
Isso é mesmo assim?
É uma possiblidade, mas o termo mais correcto é "congelado".
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
Susana Amado Escreveu:A informação/ideia que tenho (posso estar enganada!), é a de que (como aconteceu por ex: na Islândia), se um país entra em falência, todo o dinheiro que está em contas de bancos nacionais é "confiscado" ou seja, ficamos sem o todo o nosso $$$$![]()
Bjs
Isso é mesmo assim?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Bull Bull Escreveu:Ora aqui está um bom tópico, fico aguardar as resposta visto ter a mesma dúvida.
Por exemplo fala-se da Islândia ter ido á falência, quais foram as consequências nos bolsos dos islandeses
Dentro de portas, não foi nenhum fim do mundo, baixaram um pouco o nível de vida, à custa dos bens importados que são muitos, o desemprego esse sim aumentou bastante para aquilo que era anteriormente, mas nada que não se tenha passado por aqui...
Vai também depender da aprovação ou não do reembolso que pertendem fazer ao UK e Holanda, ai sim pode ser mais duro...
Sei que durante os tempos mais atribulados as caixas automáticas só funcionavam para levantar dinheiro e com um limite diário...
Agora um islandês vir à Europa dos Euros isso é que é uma grande diferença...
Só para terem uma ideia à 2 anos umas férias de uma semana la custavam 2700 euros sem carro hoje por 1700 euros tens direito a carro...
Sim tava a pensar passar lá ferias este ano... e ainda estou

Em caso de falência de um país
A informação/ideia que tenho (posso estar enganada!), é a de que (como aconteceu por ex: na Islândia), se um país entra em falência, todo o dinheiro que está em contas de bancos nacionais é "confiscado" ou seja, ficamos sem o todo o nosso $$$$
Bjs

Bjs
Sovereign defaults
Sovereign borrowers such as nation-states generally are not subject to bankruptcy courts in their own jurisdiction, and thus may be able to default without legal consequences. One example is with North Korea, which in 1987 defaulted on some of its loans. In such cases, the defaulting country and the creditor are more likely to renegotiate the interest rate, length of the loan, or the principal payments[2]. In the 1998 Russian financial crisis, Russia defaulted on its internal debt (GKOs), but did not default on its external Eurobonds. As part of the Argentine economic crisis in 2002, Argentina defaulted on $1 billion of debt owed to the World Bank.[3]
Sovereign borrowers such as nation-states generally are not subject to bankruptcy courts in their own jurisdiction, and thus may be able to default without legal consequences. One example is with North Korea, which in 1987 defaulted on some of its loans. In such cases, the defaulting country and the creditor are more likely to renegotiate the interest rate, length of the loan, or the principal payments[2]. In the 1998 Russian financial crisis, Russia defaulted on its internal debt (GKOs), but did not default on its external Eurobonds. As part of the Argentine economic crisis in 2002, Argentina defaulted on $1 billion of debt owed to the World Bank.[3]
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Bull Bull Escreveu:Ora aqui está um bom tópico, fico aguardar as resposta visto ter a mesma dúvida.
Por exemplo fala-se da Islândia ter ido á falência, quais foram as consequências nos bolsos dos islandeses
E o que é, de facto, um país ir à falência?
- Registado: 24/7/2009 12:13
O que acontece ?
Caro Lion,
Penso que isso foi no inicio do sec XX (ou finais do sec XIX), mas não tenho a certeza.
De qualquer modo, o que acontece nesses casos (hoje em dia) ao País, pessoas e empresas ? Por exemplo, o País sai do Euro e as contas nos Bancos são reconvertidas automaticamente para a nova moeda ?
Bons negócios,
jepm
Lion_Heart Escreveu:Muitos Países ja foram a falência. Até Portugal
Penso que isso foi no inicio do sec XX (ou finais do sec XIX), mas não tenho a certeza.
De qualquer modo, o que acontece nesses casos (hoje em dia) ao País, pessoas e empresas ? Por exemplo, o País sai do Euro e as contas nos Bancos são reconvertidas automaticamente para a nova moeda ?
Bons negócios,
jepm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
http://paisperfeito.blogspot.com/
Falência de um País - o que acontece ?
Caros,
Por muito impossível que isso seja, gostaria que supusessem que um dos países do Euro falia.
O que aconteceria num caso destes ? Como é que as pessoas e empresas seriam afectadas ? O que aconteceria ao dinheiro depositado nos Bancos, às acções e aos Fundos de Investimento ? Qual seria o caminho para o País recuperar - o que teria de fazer ? Qual seria a evolução quer para o País como para as pessoas e empresas ?
Embora eu saiba que tudo isto é hipotético, gostava de ter alguma reposta a estas perguntas e eventualmente outras, visto desconhecer por completo o que poderá acontecer.
Se puderem ajudar tanto dando repostas como colocando outras perguntas, agradecia.
Bons negócios,
jepm
Bons negócios,
jepm
/* Escrever 100 vezes: O objectivo na Bolsa deve ser ganhar dinheiro, mesmo que seja apenas um cêntimo! */
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, carlosdsousa, cmsbarros, darkreflection, Garfield, Google Adsense [Bot], jls1, Luzemburg, m-m, malakas, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 224 visitantes