Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DMI do dax outra vez extremamente elevado...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Obg Kopas

por Dwer » 3/9/2003 17:59

e até dei uns PAUS pelo book. :wink:

um abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Kopas » 3/9/2003 17:38

Yep, Perry J. Kaufman (Trading Systems and Methods
)
Um abraço
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

Kopas

por Dwer » 3/9/2003 17:30

o primeiro nome do Kaufman é Perry?
Ainda há uns quantos Kaufmans a escrever sobre AT.

Abraço,
Abraço,
Dwer

Obg Kopas

por Dwer » 3/9/2003 17:25

Vou espreitar a Amazon a ver do Kaufman

Abraço,
Abraço,
Dwer

Cem

por Visitante » 3/9/2003 17:19

quer dizer que vais publicá-lo? Logo que o fizeres diz OK? De certeza que vai ser um Best-seller!
Visitante

por Kopas » 3/9/2003 17:14

Posso aconselhar o Kaufman, que explica a formulação e interpretação dos indicadores + populares, entre muitas outras temáticas da AT, podes fazer um pesquisa no amazon.

Um homem é uma verdadeira enciclopédia :roll: neste campo (AT)!!!!!

Um abraço,
kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

Magnifico Cem...

por Surfer » 3/9/2003 17:14

Confesso que recentemente ao ler uns dos teus habituais posts sobre as indicações do "Rafeiro" em relação ao comportamento dos mercados, pensei cá para os meus "botões" que «se existe alguém que eu considero apto e com bastante experiência para escrever sobre AT e a sua relação intrinseca com os mercados, nomeadamente de forma mais objectiva e profunda (indicadores, sistemas...), esse alguém seria o Cem».

Aguardo então ansiosamente com especial expectativa a publicação dsse "delicioso" livro, certo que irá ter muito sucesso e que irá superar as tuas melhores expectativas.

Que bela noticia!!! :)

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Ah! afinal há uma bíblia

por Dwer » 3/9/2003 17:10

é a do Cem.

Mas ainda não está pronta :(

Abraço,
Abraço,
Dwer

Caro Dwer

por Cem » 3/9/2003 16:58

Há imensa bibliografia, quase toda proveniente dos States, sobre diversificada matéria de AT.
Pessoalmente disponho de umas dezenas de books sobre o assunto e confesso que quanto a matéria desenvolvida sobre indicadores específicos existirá essencialmente um ou outro título mas abrangendo quase sempre generalidades e não as suas especificidades ou formas úteis de os enquadrar.
Comecei há uns meses a escrever nos meus tempos livres um livro sobre AT onde em certos capítulos procuro desenvolver reflexões sobre determinados indicadores que considero cruciais na criação de bons sistemas de trading.
Quando estiver pronto, provavelmente em princípios de 2004, terei todo o gosto em avisar nos meus dois sites de foruns preferidos, para quem achar útil e estiver interessado.
Um abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por MarcoAntonio » 3/9/2003 16:57

Dwer, eu começo por consultar o TA A to Z (está na lojinha do Caldeirão... :D) e o Stockcharts. Isso serve-me de referências introdutórias para começar a conhecer o indicador. Depois procuro na net mais referências ao indicador e estudo-o eu próprio tb, analisando o seu cálculo, o seu comportamento, o que é dito nas diversas referências que encontrei, etc...

Raramente me baseio numa só referência. Prefiro comparar várias referências e confrontar com a minha própria análise (não devemos acreditar em tudo o que lemos... especialmente em AT... :wink:).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Pois

por Dwer » 3/9/2003 16:51

É o que me parecia. Não há assim nenhum Edwards e Magee dos indicadores.

Marco: que site recomendarias para um estudo aprofundado dos ditos?

Obg ao Marco e à Pata,
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 3/9/2003 16:46

O Technical Analysis A to Z do autor do Meta dá uma leitura superficial de uma vasta gama de indicadores. Está longe de poder ser considerado uma «bíblia» mas é útil para consulta e para uma introdução a cada indicador.

Confesso que em termos de indicadores a minha maior ferramenta tem sido a internet. Há imensa informação sobre indicadores disponível na internet e qnd tenho curiosidade sobre determinado indicador estudo a sua forma/formula de cálculo e o seu comportamento típico. Enfim, uma abordagem muito auto-didacta.
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 3/9/2003 16:40

Eu não sei, não sou lá grande pistola nessas coisas. O que tenho feito é ao longo do tempo vou lendo mais umas coisas com a ajuda do meta e do help do meta e de vez em quando aprendo umas coisas engraçadas. Esta do DMI descobri por ter reparado no comentário do cem e ter achado giro, daí ter ido brincar com aquilo.

Só uma coisa, obviamente eu não estava a chamar mal-educado a ninguém (nem tal coisa me passaria pela cabeça), estava era com falta de jeito em dizer que estavamos a falar de coisas diferentes. Para que fique claro, se alguém percebu outra coisa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Já agora

por Dwer » 3/9/2003 16:36

Pergunta aos ilustres participantes deste thread:
que livro/site aconselhariam para um estudo aprofundado de indicadores?

Tenho visto muita coisa sobre padrões gráficos, mas publicações com explicações detalhadas dos indicadores de AT...népias.

Bottom line: qual é a bíblia dos indicadores?

Antecipadamente obrigado,
Abraço,
Dwer

por Pata-Hari » 3/9/2003 16:08

Não tem mal nenhum, acabou ficando muiiiito bem explicadinho, certo?
Administrador Fórum

Peço sentidas desculpas...

por Electrico » 3/9/2003 16:03

de facto estamos " dessincronizados". O lapso foi meu na ansia da procura dos 5" de fama lol.

As minhas desculpas Pata :oops:
Anexos
dmi.png
dmi.png (17.24 KiB) Visualizado 1473 vezes

Registado: 1/8/2003 18:00

por Pata-Hari » 3/9/2003 16:02

Obrigado cem pelo esclarecimento.

Marco, eu percebi que estavamos a falar de indicadores diferentes, mas estava a ser bem educada, lol...
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/9/2003 16:01

LOL... Tinha acabado de assinalar isso mesmo.

Já agora, para o Directional Movement a sigla correntemente utilizada é <b>ADX</b> (o mais vulgar, mas existem alguma variantes).
Imagem

Administrador Fórum

Penso que há aí uma pequena confusão

por Cem » 3/9/2003 15:57

Ambos terão razão nos DMI, só que a Patinha fala do "Dynamic Momentum Index" e o Electrico refere-se ao "Directional Movement" cujas iniciais no Metastock são também DMI, daí a vossa confusão.
Quanto ao Dynamic Momentum Index ser considerado um índice mais fiável que o RSI, a razão deve-se ao facto de ser preciso estipular um número de sessões para o RSI ( o número mais popular é o 14) ao passo que o número de sessões do Dynamic Momentum Index, que usa uma fórmula idêntica ao RSI mas sem especificar o número de sessões, é internamente automatizado em função da volatilidade existente.Incorpora poucas sessões quando a volatilidade é muito elevada, aí usará um número entre 5 a 6 sessões, e quando a volatilidade vem para zonas de calmaria o Dynamic Momentum Index utilizará internamente perto de 30 sessões na sua fórmula de RSI de sessões ajustáveis.
Bons negócios e espero ter esclarecido,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por MarcoAntonio » 3/9/2003 15:53

Atenção, Marta e Electrico, vocês estão a falar de indicadores diferentes...

A Marta está a falar do DMI (Dynamic Momentum Index) e o Electrico está a falar do Directional Movement (DX, ADX, DI+ e DI-).

São indicadores diferentes...

O DMI é «parecido» com o RSI, de facto, mas o DX/ADX é bastante diferente do RSI.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 3/9/2003 15:47

Penso que foi o cem (não tenho a certeza) que há pouco tempo definiu DMI como uma espécie de RSI ponderado com a volatilidade, o que é uma explicação muito intuitiva, certo?

Aqui fica a interpretação:

Chande recommends using the DMI much the same as the RSI. However, because the DMI is more sensitive to market dynamics, it often leads the RSI into overbought/oversold territories by one or two days.
Like the RSI, look for overbought (bearish) conditions above 70 and oversold (bullish) conditions below 30. However, before basing any trade off of strict overbought/oversold levels using DMI or any overbought/oversold indicator, Chande recommends that you first qualify the trendiness of the market using indicators such as r-squared (see r-squared) or CMO (see Chande Momentum Oscillator). If these indicators suggest a non-trending market, then trades based on strict overbought/oversold levels should produce the best results. If a trending market is suggested, you can use the DMI to enter trades in the direction of the trend.
Administrador Fórum

como enteder o indicador !!

por Electrico » 3/9/2003 15:38

DIRECTIONAL MOVEMENT
Overview

The Directional Movement System helps determine if a security is "trending." It was developed by Welles Wilder and is explained in his book, New Concepts in Technical Trading Systems.

--------------------------------------------------------------------------------

Interpretation

The basic Directional Movement trading system involves comparing the 14-day +DI ("Directional Indicator") and the 14-day -DI. This can be done by plotting the two indicators on top of each other or by subtracting the +DI from the -DI. Wilder suggests buying when the +DI rises above the -DI and selling when the +DI falls below the -DI.

Wilder qualifies these simple trading rules with the "extreme point rule." This rule is designed to prevent whipsaws and reduce the number of trades. The extreme point rule requires that on the day that the +DI and -DI cross, you note the "extreme point." When the +DI rises above the -DI, the extreme price is the high price on the day the lines cross. When the +DI falls below the -DI, the extreme price is the low price on the day the lines cross.

The extreme point is then used as a trigger point at which you should implement the trade. For example, after receiving a buy signal (the +DI rose above the -DI), you should then wait until the security's price rises above the extreme point (the high price on the day that the +DI and -DI lines crossed) before buying. If the price fails to rise above the extreme point, you should continue to hold your short position.

In Wilder's book, he notes that this system works best on securities that have a high Commodity Selection Index. He says, "as a rule of thumb, the system will be profitable on commodities that have a CSI value above 25. When the CSI drops below 20, then do not use a trend-following system."

--------------------------------------------------------------------------------

Example

The following chart shows Texaco and the +DI and -DI indicators. I drew "buy" arrows when the +DI rose above the -DI and "sell" arrows when the +DI fell below the -DI. I only labeled the significant crossings and did not label the many short-term crossings.
Anexos
directionalmovement-1.gif
directionalmovement-1.gif (10.09 KiB) Visualizado 1539 vezes

por Pata-Hari » 3/9/2003 15:22

É sem dúvida verdade que está extremamente bullish, mas velas deste tamanho gastam o gaz muito depressa, é relativamente improvável que consiga não corrigir dada a exorbitancia da força. Como é óbvio e como me dizia há pouco o djovarius, o problema aqui é que nem dá tempo para shortar, tal é a exuberância.
Administrador Fórum

por Visitante » 3/9/2003 15:18

O Dax está com uma força impressionante, está mesmo bull.
Visitante

xxiiiii

por Electrico » 3/9/2003 15:02

uupsss
Anexos
p1.jpg
p1.jpg (21.37 KiB) Visualizado 1568 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, TTM62 e 419 visitantes