Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (NOVO TÓPICO)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 14/4/2010 20:20

MarcoAntonio Escreveu:Falar em períodos de subida sem correcções significativas - ou consolidações - e falar em períodos sem quedas diárias superiores a 1% não é bem a mesma coisa. No limite, o índice nem precisa de subir para estar um longo período sem que tenha sessões de queda de mais de 1%...

De resto, com esse teste muito simples, ficam de fora questões como a volatilidade média ou amplitude dos movimentos.

Só para exemplificar como essa análise simplista pode ser enganadora olhe-se para o período em torno de 1978 nesse gráfico e no período de 2008 em diante.

Entre meados de 1975 e meados de 1980 (um período de 5 anos) o índice quase não sai do sítio: vai dos ~95 para os ~115 em cinco anos (+20%) com oscilações pelo meio que são historicamente moderadas. No gráfico de barras surgem várias longas barras quando o mercado nunca subiu forte neste período e esteve basicamente a lateralizar!

Desde há um ano o mercado sobe fortíssimo (+80% em 13 meses) e não existe nenhuma barra particularmente longa.

Portanto, convém ter em atenção o que é que esse gráfico realmente está a medir e as ilacções que se poderá pretender tirar daí...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/4/2010 19:52

Falar em períodos de subida em correcções significativas - ou consolidações - e falar em períodos sem quedas diárias superiores a 1% não é bem a mesma coisa. No limite, o índice nem precisa de subir para estar um longo período sem que tenha sessões de queda de mais de 1%...

De resto, com esse teste muito simples, ficam de fora questões como a volatilidade média ou amplitude dos movimentos.

Em todo o caso, não é a questão nem o meu argumento: a questão é que já dura há algum tempo e embate agora numa zona bastante relevante. É essencialmente a conjugação dos dois factores que eu considero importante.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Supermann » 14/4/2010 19:43

MarcoAntonio Escreveu:Os 1200pts em si não são importantes (não existe qualquer evidência técnica que sejam uma resistência relevante). É toda a zona em torno destes valores (que como disse acima poderá ir algures até aos 1250pts) que é particularmente relevante em termos de médio/longo-prazo dado que é nesta gama de valores que se inicia o crash em 2008. Na minha opinião esta faixa é (pelo menos) tão relevante quanto aquela resistência em torno dos 950pts que tantas vezes sublinhei e que foi quebrada em alta há uns meses atrás. E depois desta zona só volta a surgir outra referência tão significativa nos máximos. Digamos que no que diz respeito ao S&P estes compõe o trio de grandes referências (também se poderá falar da zona da LTd mas como nunca houve uma "consensual" mas antes uma série de hipóteses, coloco algumas reservas sobre a sua verdadeira importância).

Eu desaconselharia a que "pegassem" nos 1200pts e numa eventual quebra dos 1200pts exactos como uma referência de algo significativo (a não ser talvez para o muito curto-prazo). Mas enfim, é apenas a minha opinião...

Quanto à probabilidade da quebra "à primeira" (da zona e não dos 1200pts) parece-me pouco plausível dado que este movimento de alta já dura há um par de meses praticamente sem qualquer correcção de relevo. É muito pouco habitual o mercado subir "sem paragens" mais tempo do que isto e ainda para mais com uma barreira significativa pela frente.

Imagem

Registado: 18/12/2009 18:54

Re: Correção, retracement? Mas não estamos em Bull?

por MatildeSerrano » 14/4/2010 18:25

carcanhol Escreveu:Isto não fui eu que inventei está nos gráficos qualquer um pode ver. Em Abril as bolsas sobem e o movimento atinge o seu pico nas 1ªs semanas de Maio, ocorrendo a tomada de mais valias nas duas últimas semanas de Maio o tal "sell in May...".

Aconteceu em 2008 com a Lehaman a caminhar para o abismo e aconteceu o ano passado em pleno "bear market".

Nos últimos 5 anos, o "sell in may and go away" realmente só se verificou em 2008.
Tirando 2008, foi sempre "buy in may and see profits fly", especialmente no no ano passado, em que este tópico se iniciou....

Registado: 30/6/2008 20:42

Correção, retracement? Mas não estamos em Bull?

por carcanhol » 14/4/2010 18:02

Boas!

Diáriamente sigo o tópico acompanho blog´s, e não sei como é que o pessoal que exibe os gráficos está a ver o filme, mas estamos em que mês Abril né?

Tradicionalmente há dois meses que garntidamente as bolsas sobem, em Dezembro e em Abril.

Isto não fui eu que inventei está nos gráficos qualquer um pode ver. Em Abril as bolsas sobem e o movimento atinge o seu pico nas 1ªs semanas de Maio, ocorrendo a tomada de mais valias nas duas últimas semanas de Maio o tal "sell in May...".

Aconteceu em 2008 com a Lehaman a caminhar para o abismo e aconteceu o ano passado em pleno "bear market".

Portanto por mais que coloquem gráficos a demostrar por a+b, que isto está esticado que o RSI está esticado, que o estocaustico está a dar a última, até 15 de Maio vai esticar mais ainda.

Vejo malta a prometer correcções fortes retracement alucinantes, diariamente com triangulos cunhas ascendentes, zig zag do camandro....

É só olhar para a "big picture" a montanha está a crescer, o vulcão está em erupção. Á semelhança de 2006 a subida é "non stop".

Correções? Onde...onde?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Zecatreca_1001 » 14/4/2010 18:00

Saí da ultima posiçao, a 1205. Estou liquido.
Ja foi bom!
Espero uma correcçao á casa dos 1190´s em breve para voltar a entrar.

Parece que se esta a formar uma cunha no grafico 15min.

O sp trespassou a linha superior do meu suposto canal. :oops:

Tenho de concordar que este topico esteve realmente errado durante muito tempo.

No entanto, foi com este topico que se aprendeu bastante.

Temo que seja agora que que se possa iniciar uma
correcçao que vai colocar os mais ursos, "on-fire".

Eu colocarei curtos acima dos 1124 local onde se situa a mm200. Ate la, vou fazendo pequenos trades longos.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por MarcoAntonio » 14/4/2010 17:54

Os 1200pts em si não são importantes (não existe qualquer evidência técnica que sejam uma resistência relevante). É toda a zona em torno destes valores (que como disse acima poderá ir algures até aos 1250pts) que é particularmente relevante em termos de médio/longo-prazo dado que é nesta gama de valores que se inicia o crash em 2008. Na minha opinião esta faixa é (pelo menos) tão relevante quanto aquela resistência em torno dos 950pts que tantas vezes sublinhei e que foi quebrada em alta há uns meses atrás. E depois desta zona só volta a surgir outra referência tão significativa nos máximos. Digamos que no que diz respeito ao S&P estes compõe o trio de grandes referências (também se poderá falar da zona da LTd mas como nunca houve uma "consensual" mas antes uma série de hipóteses, coloco algumas reservas sobre a sua verdadeira importância).

Eu desaconselharia a que "pegassem" nos 1200pts e numa eventual quebra dos 1200pts exactos como uma referência de algo significativo (a não ser talvez para o muito curto-prazo). Mas enfim, é apenas a minha opinião...

Quanto à probabilidade da quebra "à primeira" (da zona e não dos 1200pts) parece-me pouco plausível dado que este movimento de alta já dura há um par de meses praticamente sem qualquer correcção de relevo. É muito pouco habitual o mercado subir "sem paragens" mais tempo do que isto e ainda para mais com uma barreira significativa pela frente.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 14/4/2010 17:33

Crómio Escreveu:Um abraço especial para ti artista, já não falávamos há uns tempos, talvez o Marco para comemorar lá marque a coisa...

Outro para ti... ando com pouco tempo, tenho vindo pouco, mas vou aparecendo :wink:

Acho que este tópico tem muita coisa importante, provavelmente será o mais carismático de sempre, aquele que ficará por muito tempo como exemplo/referência de muita coisa nos mercados, e nos foruns!!

Os mercados continuam pujantes e sem darem sinais de fraqueza... o nosso psivintinho é que anda bem mais deprimido! :(

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mapaman » 14/4/2010 17:33

Sr_SNiper Escreveu:Quem não está já no comboio, julgo que também não é a melhor altura para entrar agora...

Se os 1200 são assim tão importantes,não achas que esta é a altura ideal para entrar,agora que foram quebrados?

Para mim,esse valor é um "mito urbano" e as verdadeiras reistências estão mais acima nos 1230/50.

É claro que posso estar totalmente enganado,mas para isso os stop´s encarregam-de de "falar"

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Sr_SNiper » 14/4/2010 16:59

Quem não está já no comboio, julgo que também não é a melhor altura para entrar agora...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por John Connor » 14/4/2010 16:55

Boa tarde a todos.

Um ano após a criação deste tópico, estará o mercado a esgotar a sua força ascendente de curto e médio prazo?

Pessoalmente creio que sim.

Pegando no Nasdaq Composite, podemos ver que este regista actualmente o nível de RSI mais elevado dos últimos 10 anos.

Por outro lado, após esta fulgurante subida de quase 100 % em 13 meses, o Indíce, deverá enfrentar grande resistência em redor dos 2500 pontos ( máximos de Maio de 2008 ).

Após a entrega dos dividendos e com a chegada do Verão, creio existirem condições para uma correção mais prolongada e prenunciada.

Um abraço e bons negócios.
Anexos
Nasdaq.png
Nasdaq.png (65.9 KiB) Visualizado 7238 vezes
Disclaimer : Os comentários apresentados são meros artigos de opinião do autor, não devendo em circunstância alguma ser entendidos como recomendações de compra, de venda, de sugestão estratégica ou de aconselhamento financeiro.

Registado: 31/10/2008 13:40

por fnabais.ferro » 14/4/2010 16:37

MarcoAntonio Escreveu:
fnabais.ferro Escreveu:Uma pergunta ingénua :oops: : Alguém acredita numa quebra dos 1200 à primeira?!?

Eu já enderecei essa questão na coluna de opinião a semana passada. Mas convém sublinhar que para mim os 1200 são uma zona (e uma zona bastante importante) que poderá ir algures até aos 1250pts.

Se a questão é sobre os 1200pts "exactos", não me parece sequer muito importante.

Correcto Marco. A questão é sobre a zona e não o valor exacto em si. Foi mal colocada da minha parte.
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Sr_SNiper » 14/4/2010 16:18

A Lua é o limite...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por MarcoAntonio » 14/4/2010 16:10

fnabais.ferro Escreveu:Uma pergunta ingénua :oops: : Alguém acredita numa quebra dos 1200 à primeira?!?

Eu já enderecei essa questão na coluna de opinião a semana passada. Mas convém sublinhar que para mim os 1200 são uma zona (e uma zona bastante importante) que poderá ir algures até aos 1250pts.

Se a questão é sobre os 1200pts "exactos", não me parece sequer muito importante.
Imagem

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 14/4/2010 15:59

pocoyo Escreveu:Alguem se lembra daquele H&S gigante, que projectava o S&P para os 12?? (estes valores)?

Qual era o valor ao certo?

1245??acho eu!
Cumprimentos
Anexos
sp 14-04-2010 625 (1) semanal indice.jpg
sp 14-04-2010 625 (1) semanal indice.jpg (60.88 KiB) Visualizado 4274 vezes

por fnabais.ferro » 14/4/2010 15:10

Uma pergunta ingénua :oops: : Alguém acredita numa quebra dos 1200 à primeira?!?

Eu como não percebo nada disto, vou mas é ficar quietinho! Se bem que creio que o PSI pode aproveitar esta euforia lá fora para testar agora sim, os seus anteriores máximos, visto que ainda me parece ter ainda algum espaço para subir até lá.

PS: Aproveito para deixar o meu agradecimento ao Dwer pelo excelente contributo que tem dado a este tópico. Irei com toda a certeza acompanhar de próximo o novo post ;).

Abraços e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Dwer » 14/4/2010 14:53

E chegámos ao dia de aniversário do post dos novos mínimos.

O SPX cash acaba de fazer novos máximos: 1204.

O fecho de 14 de Abril de 2009 foi nos 841.5. Quando foram prognosticados novos mínimos.

Entretanto o SPX subiu 362.5 pontos, 43%.

SPX cash diário
Anexos
spx.png
spx.png (19.13 KiB) Visualizado 4452 vezes
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MNFV » 14/4/2010 14:52

SP abriu em GAP UP. Preferia que não o tivesse feito, já que é um sinal de euforia que deverá ser fechado brevemente a meu ver.

zecatreca Escreveu:
pocoyo Escreveu:H&S?
Viva pocoyo

Esse H&S inv....é possivel.

Falei com O GRANDE Batmax e ele tambem me alertou para isso. Ate falou em 2 HS inv. Um que se pode ver antes desse.

Mas esta la um possivel canal, em que o 3ºtok superior foi feito agora. É por ele que sigo as ordens neste momento ate que seja rompido.

A lta inferior, para ja é bastante valida! Diria que o minimo dessa linha se situa nos 1186, logo quando a quebrar, é esperar para ver o que acontece.
Cumprimentos

Registado: 28/12/2007 17:02

por pocoyo » 14/4/2010 14:50

Alguem se lembra daquele H&S gigante, que projectava o S&P para os 12?? (estes valores)?

Qual era o valor ao certo?

Registado: 15/1/2010 15:30

por Zecatreca_1001 » 14/4/2010 14:37

pocoyo Escreveu:H&S?
Viva pocoyo

Esse H&S inv....é possivel.

Falei com O GRANDE Batmax e ele tambem me alertou para isso. Ate falou em 2 HS inv. Um que se pode ver antes desse.

Mas esta la um possivel canal, em que o 3ºtok superior foi feito agora. É por ele que sigo as ordens neste momento ate que seja rompido.

A lta inferior, para ja é bastante valida! Diria que o minimo dessa linha se situa nos 1186, logo quando a quebrar, é esperar para ver o que acontece.
Cumprimentos

por pocoyo » 14/4/2010 14:06

H&S?
Anexos
sp500.jpg
sp500.jpg (75.98 KiB) Visualizado 4591 vezes

Registado: 15/1/2010 15:30

por Zecatreca_1001 » 14/4/2010 13:56

ja agora, o porquê de ter saido:
:arrow: sp cfd´s
Cumprimentos
PS: maximos atinjidos no cfd´s falta o cash como o dwer queria neste dia.
Anexos
sp 14-04-2010 621 (2) 1h cfd´s.jpg
sp 14-04-2010 621 (2) 1h cfd´s.jpg (75.55 KiB) Visualizado 4614 vezes

por Zecatreca_1001 » 14/4/2010 13:28

Ola navete...fechei agora uma parte a 1201,60.
Vou tentar colocar abaixo dos 1198. Os stops vou colocar novamente a 1186.
Mesmo que suba mais penso que estes 1200 serao testados antes dir aos 1208.
Mantenho uns longos a 1176.
Abraço

mi s&p 500 - Apr.14

por brentyman » 14/4/2010 9:08

Segundo "rdo* Waves" as "cartas" foram baralhadas e o "jogo" começa de novo. A "onda 1" fez com que o processo correctivo fosse interrompido e assim o seu recomeço. Se o índice continuar na "onda 1" fazê-lo-á com esta já muito pressionada.

RDO
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]
Anexos
misp14.JPG
misp14.JPG (75.12 KiB) Visualizado 4969 vezes

Registado: 29/11/2007 2:19

por Navete » 14/4/2010 8:59

Bons dias Zeca!

A existir squeeze, não será agora, o call de ontem já foi vendido em max, agora é deixa-lo distribuir durante o dia (corrigir) para, TALVEZ, voltar call, pelos 1196 pts
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, bpcolaco, darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Zecadiabo e 214 visitantes