Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 9/4/2010 12:13

Champignon Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
Razao_Pura Escreveu:
Para eles a acção abre a descer apenas pela lei da procura e da oferta.

quote]

E eles têm razão, a acção no dia de ex-dividendo até podia abrir acima do fecho do dia anterior, basta haver interesse comprador.

Senão não haviam os gap's.

A estratégia dividendo pode ser uma boa estratégia, porque na verdade tu estás a comprar a acção mais barata o valor liquido do dividendo.

Exemplo:

A edp está a 2,90€ hoje, se a comprares hoje não estás a comprar a 2,90, mas sim a 2,90 menos o dividendo, o que pode tornar o papel barato.

Mas o que me preocupa é o facto de eles não saberem que a acção abre com um desconto directo!

Só depois entra a lei da procura e da oferta...

Continuas a dizer mal, ela não "abre" o que acontece é que ela ajusta no fecho anterior. :wink:

Na prática vai dar ao mesmo. Porque entre esses 2 períodos não há negociação. 8-)

Ok, eu sei que tu entendes, mas quem não perceber bem o metodo pode ficar com a ideia que pode vender no periodo de consolidação do mercado do dia anterior e comprar na abertura porque a acção vai descontar o dividendo bruto, poupando os 20% de retenção.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Champignon » 9/4/2010 12:12

pocoyo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
E eles têm razão, a acção no dia de ex-dividendo até podia abrir acima do fecho do dia anterior, basta haver interesse comprador.

A estratégia dividendo pode ser uma boa estratégia, porque na verdade tu estás a comprar a acção mais barata o valor liquido do dividendo.

Exemplo:

A edp está a 2,90€ hoje, se a comprares hoje não estás a comprar a 2,90, mas sim a 2,90 menos o dividendo, o que pode tornar o papel barato

Pocoyo, tanto pode abrir acima do valor descontado do dividendo líquido como abaixo disso. Tanto pode ser uma boa como uma má estratégia.

Um abraço,
Ulisses

Claro, estamos a falar de bolsa...
Digo isto porque toda gente diz que é mau, mas na verdade pode não ser.

Eu não disse que era mau.

Apenas referi que muitos o fazem a pensar que é dinheiro garantido por pura ignorância...
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

por Razao_Pura » 9/4/2010 12:12

Os vossos quotes estão todos gatados...

Quando uma acção entra em ex-dividendo o mercado ajusta o valor da procura ao valor líquido do dividendo, o que não impede que se houver muito interesse comprador a acção não venha logo no curto prazo a recuperar a perda do valor do dividendo na cotação do mercado.

O interesse de caçar dividendos é que estes representam rentabilidades interessantes de curto prazo que no caso da JMT representa cerca de 5%, p.e.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por pocoyo » 9/4/2010 12:09

Ulisses Pereira Escreveu:

Exemplo:

A edp está a 2,90€ hoje, se a comprares hoje não estás a comprar a 2,90, mas sim a 2,90 menos o dividendo, o que pode tornar o papel barato

Pocoyo, tanto pode abrir acima do valor descontado do dividendo líquido como abaixo disso. Tanto pode ser uma boa como uma má estratégia.

Um abraço,
Ulisses

Claro, estamos a falar de bolsa...
Digo isto porque toda gente diz que é mau, mas na verdade pode não ser.

por Champignon » 9/4/2010 12:07

pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
Razao_Pura Escreveu:

quote]

Exemplo:

A edp está a 2,90€ hoje, se a comprares hoje não estás a comprar a 2,90, mas sim a 2,90 menos o dividendo, o que pode tornar o papel barato.

Mas o que me preocupa é o facto de eles não saberem que a acção abre com um desconto directo!

Continuas a dizer mal, ela não "abre" o que acontece é que ela ajusta no fecho anterior. :wink:

Na prática vai dar ao mesmo. Porque entre esses 2 períodos não há negociação. 8-)
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

por Ulisses Pereira » 9/4/2010 12:07

Exemplo:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pocoyo » 9/4/2010 12:04

Champignon Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
Razao_Pura Escreveu:

quote]

Exemplo:

por jlmf » 9/4/2010 12:01

Resina Escreveu:Parece-me uma justificação um pouco absurda...
Eu diria mais que esta subida se deve a outros assuntos meio ocultos, mas que no nosso país se sabem sempre... Estaria a falar da compra das lojas mini-preço pela Jm, isto sim faz sentido com a subida de hoje...
Abraço

Absurda? talvez...em comparação com outros assuntos meio ocultos, que estes sim são evidentes... e fizeram descer a cotação da empresa quando o nome do Senhor foi apresentado pela CGD como hipótese para a Cimpor e hoje a fizeram subir quando o próprio recusou e provocou o comunicado de ontem da CGD ás 23:30 á CMVM. Absurdo era se não tivesse entrado na abertura e tivesse ficado á espera do esclarecimento dos outros assuntos meios ocultos e de não sei mais que conspirações que há por aí neste país e que pelos vistos não são absurdos...mas também não fazem mexer as cotações...
A Assembleia é hoje.
A propósito, não deixa de ser um possivel negocio, a compra ao Carrefour, assim eles confirmem a vontade de vender, a JM está em condições de comprar, assim o entenda, a Sonae nem tanto, mas seria sempre uma pequena parte das lojas e não sei mais que condiçoes a Autoridade imporá.
Editado pela última vez por jlmf em 9/4/2010 12:08, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Champignon » 9/4/2010 11:59

pocoyo Escreveu:
Champignon Escreveu:
Razao_Pura Escreveu:

quote]

Exemplo:

por pocoyo » 9/4/2010 11:52

[quote="Champignon"][quote="Razao_Pura"]

quote]

Exemplo:

por Champignon » 9/4/2010 11:33

Razao_Pura Escreveu:Atenção que se está a aproximar a distribuição de dividendos na JMT e isso tem sempre um efeito sobre a cotação. Tanto no antes, como no após.

R.P.

Isso também ajuda. Essa corrida irracional aos dividendos provoca subidas muito repentinas.

Ainda no outro dia, em conversa de café com alguns, ditos especuladores constatei que a maior parte dos mesmos não sabe bem como se processa o funcionamento dos dividendos.

Para eles é a maneira lógica de se ganhar dinheiro. Como se tivessem descoberto a pólvora.

Eles como não percebem nada de números e contas, pensam que a acção não abre a descontar esse mesmo valor bruto. Não percebem que se trata da alienação de um activo para fora de bolsa.

Em minha opinião, é esta ignorância que leva a movimentos, por vezes pouco racionais, perto da altura dos dividendos.

Não digo que seja o caso da JMT. Que para mim até vale mais do que cota actualmente.

por ambgoncalves » 9/4/2010 11:18

Eu diria mais que esta subida se deve a outros assuntos meio ocultos, mas que no nosso país se sabem sempre... Estaria a falar da compra das lojas mini-preço pela Jm, isto sim faz sentido com a subida de hoje...
Abraço

Absurdo?

Como é que se pode considerar a não saída do Luís Palha como uma razão absurda para a subida da acção, quando faz todo o sentido afirmar que o mesmo é parte integrante da boa estratégia da empresa ao longo dos anos? Ou seja, a meu ver, a sua saída seria claramente um factor negativo para a empresa... sendo o contrário também válido.

Por outro lado, quanto às lojas, faz-me mais sentido que seja a Sonae a maior interessada do que o a JMT.

Alexandre

Registado: 13/3/2010 13:46

por Razao_Pura » 9/4/2010 11:12

Atenção que se está a aproximar a distribuição de dividendos na JMT e isso tem sempre um efeito sobre a cotação. Tanto no antes, como no após.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Champignon » 9/4/2010 11:06

Abraço

Para mim faz sentido, porque que a empresa é boa. É a melhor do PSI20.

Estou é chateado por ter deixado passar uma boa oportunidade de compra ao estar à espera de uma queda para consolidação. Mas os fundamentais estão lá...

por Resina » 9/4/2010 11:01

Parece-me uma justificação um pouco absurda...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por jlmf » 9/4/2010 8:21

O facto do Presidente não saír tanbem é positivo, penso eu.

por Resina » 8/4/2010 23:33

A recuperação da Jm hoje foi qualquer coisa incrivel....
Chegar a ser a number one das quedas e fechar a subir mais que as outras, é de nível...
Abraço

por Resina » 8/4/2010 16:17

Por isso é que ela sobe...
Pois, não fazia qualquer sentido esta recuperação...

por jlmf » 8/4/2010 14:16

Jerónimo Martins quer comprar algumas lojas Minipreço
Intermarché afasta negócio. Citigroup admite Aldi como potencial compradora ou aquisição por uma imobiliária

A Jerónimo Martins admitiu o interesse em comprar algumas lojas da cadeia Minipreço, depois de o jornal francês «Le Fígaro» ter publicado que o grupo francês Carrefour quer desfazer-se das lojas para sair de Portugal.

O Citigroup diz numa nota de investimento que falou com a dona do Pingo Doce e que a empresa admitiu vir a adquirir algumas das 524 lojas MiniPreço, nomeadamente algumas das maiores.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... anceira%29

Re: Bem....

por Fenicio » 7/4/2010 11:31

rasteiro Escreveu:desde os máximos atingidos este ano já vai com uma correcção de 0.40€, por acção.
O pessoal pensava que ela poderia ter ali um suporte nos 7.50, mas foi sol de pouca dura, mas......

Estou tentado a entrar.....
O que dizem os mais EXpertes na matéria

Abraços

Foi pena os € 7,50 não terem sido capazes de segurar a cotação. Neste momento ela segue a perder -1,25% para os € 7,41, entrando assim numa zona pobre em suportes relevantes.

Abaixo do seu patamar actual, vejo apenas os € 7,20 e os € 7,10 como zonas capazes de segurar a cotação na eventualidade das quedas continuarem.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Bem....

por rasteiro » 7/4/2010 11:20

desde os máximos atingidos este ano já vai com uma correcção de 0.40€, por acção.
O pessoal pensava que ela poderia ter ali um suporte nos 7.50, mas foi sol de pouca dura, mas......

Estou tentado a entrar.....
O que dizem os mais EXpertes na matéria

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

JMT

por JAS » 7/4/2010 10:17

Ulisses Pereira no gráfico Escreveu:Em 9 anos, a JMT multiplicou por 30 vezes o seu valor em bolsa

Estás-te a esquecer do split de 1:5.
Multiplicou por 6 e foi apenas em 7 anos.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 6/4/2010 17:56

O máximo histórico em fecho era de 7,333 nos dias 6 e 7 de Janeiro de 1999 e sem ser em fecho era do dia 7 a 7,42.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm.GIF
forum-jm.GIF (37.02 KiB) Visualizado 5782 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 6/4/2010 17:48

Bend Escreveu:As cotações no ProRealTime estão erradas, porque no dia 6 de Janeiro de 1999 tem um máximo de € 8,531

A cotação deve estar errada pois nessa semana teve um valor médio de 38,00 que com o split de 1:5 dará 7,60.

O anterior máximo histórico terá ocorrido nessa semana, ou na 2ª semana de Jul.98, e ou valor era da ordem dos 7,65.

O novo máximo histórico ocorreu em 30 de Março 2010 e é de 7,724 (fecho) e 7,827 (intraday).

Um abraço,

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Fenicio » 4/4/2010 2:16

J. Martins - 01/04/2010

Ao valorizar 0,49% para os € 7,53, a J. Martins marcou o segundo teste em força ao seu novo suporte dos € 7,53 - € 7,55 (resistência importante quebrada em alta no dia 29/Março).

A sua tendência bullish de curto prazo continua viva, mas é muito importante que a quebra em alta do dia 29 não se converta num falso breakout que, na eventualidade de ocorrer, só irá reforçar ainda mais esta sua resistência.

Imagem

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Caelito Telles, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, lito, m-m, malakas, MR32, Pmart 1, Shimazaki_2, Sinedrio, trilhos2006, yggy e 221 visitantes