GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
MarcoAntonio Escreveu:EALM Escreveu:Alguma explicação para as margens estarem em máximos "históricos"?
Uma boa parte explica-se pela inflacção: afinal o gráfico abrange já perto de 4 anos.
Mas quanto tem sido a inflacção? Marco, corrige-me se estiver errado: desde o principio de 2009 até agora a margem deve ter subido uns bons 13%... devem ser os tais outros factores... mas é complicado justificar. Num mercado de um país em que há crise, espanta-me que a margem aumente tanto nos últimos 2 anos, quando tanta indústria e comércio tem visto as suas margens de lucro diminuir. Acho estranho, só isso.
- Registado: 1/5/2008 2:21
Ultimas de Espanha:
Gasolina a 1.20 , Gasoleo a 1.12 (preço Repsol Tuy que não é das mais baratas tipo Alcampo) .
Iva continua a 4 , 7 e 16 % . Para o mês que vem sobe.
Para o Socrates:
A coca-cola continua mais barata em Espanha mesmo com um Iva superior.
Gasolina a 1.20 , Gasoleo a 1.12 (preço Repsol Tuy que não é das mais baratas tipo Alcampo) .
Iva continua a 4 , 7 e 16 % . Para o mês que vem sobe.
Para o Socrates:
A coca-cola continua mais barata em Espanha mesmo com um Iva superior.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
EALM Escreveu:Alguma explicação para as margens estarem em máximos "históricos"?
Uma boa parte explica-se pela inflacção: afinal o gráfico abrange já perto de 4 anos.
A contribuir para algumas das oscilações (por exemplo o recuo com "fundo" em meados de 2008) também estão circunstâncias próprias dos mercados de combustível (em 2008, o que era dito é que as margens na refinação eram negativas e que esse sector estava a dar prejuízo, o que como é óbvio não se poderia manter indefinidamente).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui fica a actualização do gráfico com a evolução das margens brutas (com base nos critérios já aqui expostos por diversas vezes e tendo por referência o mercado ARA).
No horizonte temporal das duas próximas semanas, "antecipa-se", para já, uma descida de preços até 1 centimo quer na gasolina quer no gasóleo (poderá eventualmente ser menor, apontaria entre meio a um centimo).
No horizonte temporal das duas próximas semanas, "antecipa-se", para já, uma descida de preços até 1 centimo quer na gasolina quer no gasóleo (poderá eventualmente ser menor, apontaria entre meio a um centimo).
- Anexos
-
- comb20100515.png (27.7 KiB) Visualizado 6692 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui vai...
Os preços tem variado mt pouco nas últimas semanas quer nos postos quer nos mercados internacionais.
Os preços tem variado mt pouco nas últimas semanas quer nos postos quer nos mercados internacionais.
- Anexos
-
- comb20100507.png (27.91 KiB) Visualizado 5836 vezes
Actualização!
Actualização do gráfico? ou aguardamos pelo fds?
O PC onde tenho isso guardado não está a arrancar de momento, mas vou tentar...
Aqui fica a actualização...
Eu não tenho ultimamente acompanhado o preço dos combustíveis numa base semanal, daí os espaços em branco. Poderá preencher-se as lacunas com os dados da DGEG (que não são mt diferentes dos meus) embora eles apresentem preços médios e eu siga o preço de referência da GALP, obviamente por razões práticas e de celeridade (para poder fazer a análise em cima do acontecimento e até antecipar variações futuras) como já expliquei anteriormente.
Para aqueles que não acompanham o tópico desde trás, sublinho que o gráfico compara o preço base (PVP antes de impostos) nos postos com o preço dos respectivos combustíveis nos mercados internacionais (ARA), resultando numa estimativa da margem bruta.
Não se trata obviamente do lucro líquido da empresa em cada litro de combustivel pois despesas como transporte, armazenagem e muito menos outros como custos com pessoal estão por deduzir.
Serve contudo de medida de aproximação para perceber se os preços em Portugal nos postos seguem a tendência internacional ou não...
O valor médio dessa margem bruta variou dos cerca de 0.145 em 2006 para 0.175 actualmente, estando relativamente estabilizados e (pelo menos em grande parte) a subida se explique pela inflação. Essa margem bruta, como se constata, também praticamente não variou nos últimos 15 ou 16 meses.
Não há razões para afirmar que os preços se estejam a afastar significativamente do esperado.
Eu não tenho ultimamente acompanhado o preço dos combustíveis numa base semanal, daí os espaços em branco. Poderá preencher-se as lacunas com os dados da DGEG (que não são mt diferentes dos meus) embora eles apresentem preços médios e eu siga o preço de referência da GALP, obviamente por razões práticas e de celeridade (para poder fazer a análise em cima do acontecimento e até antecipar variações futuras) como já expliquei anteriormente.
Para aqueles que não acompanham o tópico desde trás, sublinho que o gráfico compara o preço base (PVP antes de impostos) nos postos com o preço dos respectivos combustíveis nos mercados internacionais (ARA), resultando numa estimativa da margem bruta.
Não se trata obviamente do lucro líquido da empresa em cada litro de combustivel pois despesas como transporte, armazenagem e muito menos outros como custos com pessoal estão por deduzir.
Serve contudo de medida de aproximação para perceber se os preços em Portugal nos postos seguem a tendência internacional ou não...
O valor médio dessa margem bruta variou dos cerca de 0.145 em 2006 para 0.175 actualmente, estando relativamente estabilizados e (pelo menos em grande parte) a subida se explique pela inflação. Essa margem bruta, como se constata, também praticamente não variou nos últimos 15 ou 16 meses.
Não há razões para afirmar que os preços se estejam a afastar significativamente do esperado.
- Anexos
-
- comb20100415.png (27.56 KiB) Visualizado 6088 vezes
tiagopt Escreveu:Olá Marco,
Seria possível deixares aqui um post (que já escreveste algures neste tópico mas que eu não consigo encontrar), onde explicas passo por passo como se chega à previsão do aumento para a semana seguinte?
Abraço,
Tiago
É mais uma estimativa/antecipação do que uma previsão propriamente dita (bom, o que eu quero dizer com isto é que não consegues ter uma precisão muito grande na previsão, apenas ter uma ideia geral sobre o que provavelmente vai acontecer e - quanto muito - a sua ordem de grandeza).
Para que fique claro, os preços não seguem uma formula rígida transparente (pelo menos para o "utilizador final" que não está na posse de todos os dados).
Dito isto, como é que eu faço/fiz diversas vezes para "prever" (em sentido lato) o que vai acontecer ao preço dos combustíveis?
Basicamente é isto:
> Reunir o histórico da cotação dos derivados e do pvp dos respectivos combustíveis;
> Aferir a margem bruta média/aproximada, isto é, diferença entre o PVP antes de impostos e o preço dos derivados nos mercados internacionais, dados nas mesmas unidades (por exemplo, euros por litro).
> Verificar a variação da média semanal dos derivados da semana N-2 para a semana N-1.
Pelo histórico e pela variação dos derivados, pode-se deduzir/antecipar o que vai suceder (o histórico é importante dado que o comportamento não é totalmente linear, não segue uma fórmula rígida/exacta/transparente). De notar que terá de se considerar as semanas N-2 e N-1 uma vez que os preços PVP reagem sempre por atraso seja a subir, seja a descer. Basicamente, é a média do preço da matéria numa dada semana que vai determinar o preço a estabelecer nas "bombas" na semana seguinte.
Olá Marco,
Seria possível deixares aqui um post (que já escreveste algures neste tópico mas que eu não consigo encontrar), onde explicas passo por passo como se chega à previsão do aumento para a semana seguinte?
Abraço,
Tiago
Abraço,
Tiago
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
A farsa do costume...
(os bolds são meus)
Camionistas portugueses e espanhóis admitem paralisação ibérica
13h04m
jn.pt
A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas reúne-se amanhã, quarta-feira, em Madrid, com congéneres espanholas, para analisar formas de luta contra o aumento dos combustíveis. Em 2008, os camionistas pararam três dias e o país também parou.
António Lóios, secretário geral da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), que foi criada depois da greve dos camionistas de 2008, explicou à Agência Lusa que a reunião foi convocada por iniciativa da federação nacional das associações de transportadoras espanholas, que representa cerca de 18 organizações.
"O que nos une é o desconforto que, quer os transportadores portugueses, quer os espanhóis, sentem neste momento com a questão dos combustíveis", disse.
"Não faz sentido que em Portugal o gasóleo já esteja a 1,2 euros por litro quando o barril do petróleo está a 85 dólares (cerca de 60 euros). Não faz sentido que os governos, quer o espanhol quer o português, estejam a dar cobertura às empresas petrolíferas" para que estas ganhem "desmesuradamente com a venda dos produtos petrolíferos", acrescentou.
O secretário-geral da ANTP defendeu que os governos português e espanhol "têm de caminhar juntos e obrigarem as petrolíferas a serem honestas na forma como procedem na aplicação dos preços dos produtos petrolíferos".
Segundo António Lóios, quando "o preço do barril de petróleo aumenta, aumenta o preço dos combustíveis" e quando o preço do petróleo baixa, as petrolíferas não baixam o preço dos combustíveis porque dizem que aumentou o índice de procura dos produtos petrolíferos.
A ANTP está neste momento a negociar com o Governo português para obter respostas a um conjunto de reivindicações, de que fazem parte a contestação do aumento do preço dos combustíveis e à introdução de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para os utilizadores). "Vamos privilegiar até ao limite das nossas possibilidades todas as negociações com o Governo", disse António Lóios.
Em 2008, o país parou
Entre 09 e 11 de Junho de 2008, as principais estradas portuguesas ficaram bloqueadas por centenas de pesados de mercadorias, uns em piquetes de greve e outros impedidos de circular pelos colegas camionistas.
Também nessa altura o motivo de descontentamento foi o mesmo – o elevado preço dos combustíveis – e o primeiro-ministro disse sentir o "Estado vulnerável" perante o protesto sem precedentes.
Na sequência do bloqueio, os supermercados sentiram a falta de produtos, os postos de abastecimento ficaram vazios e até as forças de autoridade tiveram de racionar os combustíveis.
Os bombeiros limitaram as saídas às emergências, as autoridades foram chamadas a fazer protecção a caravanas de combustíveis de emergência, camiões foram apedrejados e incendiados um pouco por todo o país. Houve também a lamentar a morte de um camionista em Alcanena.
(os bolds são meus)
Camionistas portugueses e espanhóis admitem paralisação ibérica
13h04m
jn.pt
A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas reúne-se amanhã, quarta-feira, em Madrid, com congéneres espanholas, para analisar formas de luta contra o aumento dos combustíveis. Em 2008, os camionistas pararam três dias e o país também parou.
António Lóios, secretário geral da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), que foi criada depois da greve dos camionistas de 2008, explicou à Agência Lusa que a reunião foi convocada por iniciativa da federação nacional das associações de transportadoras espanholas, que representa cerca de 18 organizações.
"O que nos une é o desconforto que, quer os transportadores portugueses, quer os espanhóis, sentem neste momento com a questão dos combustíveis", disse.
"Não faz sentido que em Portugal o gasóleo já esteja a 1,2 euros por litro quando o barril do petróleo está a 85 dólares (cerca de 60 euros). Não faz sentido que os governos, quer o espanhol quer o português, estejam a dar cobertura às empresas petrolíferas" para que estas ganhem "desmesuradamente com a venda dos produtos petrolíferos", acrescentou.
O secretário-geral da ANTP defendeu que os governos português e espanhol "têm de caminhar juntos e obrigarem as petrolíferas a serem honestas na forma como procedem na aplicação dos preços dos produtos petrolíferos".
Segundo António Lóios, quando "o preço do barril de petróleo aumenta, aumenta o preço dos combustíveis" e quando o preço do petróleo baixa, as petrolíferas não baixam o preço dos combustíveis porque dizem que aumentou o índice de procura dos produtos petrolíferos.
A ANTP está neste momento a negociar com o Governo português para obter respostas a um conjunto de reivindicações, de que fazem parte a contestação do aumento do preço dos combustíveis e à introdução de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para os utilizadores). "Vamos privilegiar até ao limite das nossas possibilidades todas as negociações com o Governo", disse António Lóios.
Em 2008, o país parou
Entre 09 e 11 de Junho de 2008, as principais estradas portuguesas ficaram bloqueadas por centenas de pesados de mercadorias, uns em piquetes de greve e outros impedidos de circular pelos colegas camionistas.
Também nessa altura o motivo de descontentamento foi o mesmo – o elevado preço dos combustíveis – e o primeiro-ministro disse sentir o "Estado vulnerável" perante o protesto sem precedentes.
Na sequência do bloqueio, os supermercados sentiram a falta de produtos, os postos de abastecimento ficaram vazios e até as forças de autoridade tiveram de racionar os combustíveis.
Os bombeiros limitaram as saídas às emergências, as autoridades foram chamadas a fazer protecção a caravanas de combustíveis de emergência, camiões foram apedrejados e incendiados um pouco por todo o país. Houve também a lamentar a morte de um camionista em Alcanena.
- Registado: 5/11/2002 12:21
De momento não vai ser possível.
Eventualmente durante a semana, sem garantias...
Eventualmente durante a semana, sem garantias...
Conferência: Mercado dos combustíveis em Portugal
A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a Galp Energia promovem, na próxima sexta-feira, dia 19 de Março, às 15h30, uma conferência sobre o "Mercado dos combustíveis em Portugal".
O evento, que se realizará no anfiteatro 512 da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, terá como principal orador o Prof. Augusto Mateus, após um breve enquadramento ao tema pelo Prof. Fernando Branco.
http://www.fcee.lisboa.ucp.pt/site/cust ... 535&lang=1
A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e a Galp Energia promovem, na próxima sexta-feira, dia 19 de Março, às 15h30, uma conferência sobre o "Mercado dos combustíveis em Portugal".
O evento, que se realizará no anfiteatro 512 da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, terá como principal orador o Prof. Augusto Mateus, após um breve enquadramento ao tema pelo Prof. Fernando Branco.
http://www.fcee.lisboa.ucp.pt/site/cust ... 535&lang=1
No Jornal de Negócios de hoje (edição papel) vem um extenso artigo sobre este tema, que salienta o facto de haver diferenças de preços nos combustíveis que atingem os 20%. Certamente um artigo a ler por todos aqueles que continuam a defender que nao há concorrência!
Re: Concorrência acelerada
mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu: Todavia, acho muito mais interessante a enorme diferença para a A do Atlântico!
É facil de explicar o trafego é menor, especialmente na A15 é muito reduzido alem de ser uma AE "curta" ou seja é muito menos provavel ser necessário abastecer de combustivel ou utilizar a cafetaria.
Há cada vez mais a ir por lá nas deslocações entre Porto e Lisboa. A poupança de portagem é muito significativa, pelo menos por enquanto, e eu até acho melhor ir por lá. Todavia, como aqui também já foi referido, uma parte (substancial creio) também já é da Brisa...
Também não me custava a crer que o valor esteja indexado a factores variáveis, pois só assim se deverá entender a diminuição de receitas da Brisa nas suas áreas de serviço entre 2008 e 2009.
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas Escreveu: Todavia, acho muito mais interessante a enorme diferença para a A do Atlântico!
É facil de explicar o trafego é menor, especialmente na A15 é muito reduzido alem de ser uma AE "curta" ou seja é muito menos provavel ser necessário abastecer de combustivel ou utilizar a cafetaria.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Não te quero ofender mas andaste a beber hoje de manhã, não? A conta que acabaste de fazer é o valor por area de serviço por ano, tu referiste anteriormente e passo a citar:Eco Tretas Escreveu:Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Como referes, os valores são por semestre, o que na verdade duplica o custo médio por estação de serviço, aproximando-se de um valor médio de meio milhão de euros por mês!!!
Vero. Mea culpa. Esta não tem desculpa!![]()
![]()
![]()
Ecotretas
Estás desculpado![]()
Já agora consideras excessivo a receita media mensal por area de serviço (individual) de cerca de 16 mil €, estamos a falar de receita e não de lucro.
Não tenho condições para responder a essa pergunta. Todavia, acho muito mais interessante a enorme diferença para a A do Atlântico!
Estamos para aqui a argumentar, e assim podemos continuar. Mas dada a receptividade do deputado que apresentou os recibos, tomei a iniciativa de lhe passar esta questão, e sugerir-lhe uma leitura aqui do Caldeirão... Pode ser que resulte em algo!
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:mais_um Escreveu:Não te quero ofender mas andaste a beber hoje de manhã, não? A conta que acabaste de fazer é o valor por area de serviço por ano, tu referiste anteriormente e passo a citar:Eco Tretas Escreveu:Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Como referes, os valores são por semestre, o que na verdade duplica o custo médio por estação de serviço, aproximando-se de um valor médio de meio milhão de euros por mês!!!
Vero. Mea culpa. Esta não tem desculpa!![]()
![]()
![]()
Ecotretas
Estás desculpado

Já agora consideras excessivo a receita media mensal por area de serviço (individual) de cerca de 16 mil €, estamos a falar de receita e não de lucro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Não te quero ofender mas andaste a beber hoje de manhã, não? A conta que acabaste de fazer é o valor por area de serviço por ano, tu referiste anteriormente e passo a citar:Eco Tretas Escreveu:Confesso que não sou o melhor para olhar para estes documentos financeiros. Mas os valores que pus foram os do slide 20 que referiste. Os valores que agora referes devem ser os do slide 40.
Vero. Mea culpa. Esta não tem desculpa!

Ecotretas
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Denário, Google [Bot], Google Feedfetcher, Phil2014 e 173 visitantes