O meu olhar sobre o PSI20
lateralização
Os mercados depois de um ano de grande euforia abriram com forte ressaca.O PSI20 não conseguindo superar o suporte técnico 8900, condição necessária para a confirmação da tendência ascendente (bull), realizou uma forte correcção.
O movimento descendente de início de ano está relacionado com o sentimento gerado pelo receio do elevado défice orçamental de alguns países, cujo origem começou nos problemas com o pagamento da divida no Dubai, potenciado pela Grécia, e consequente colagem a Espanha e Portugal.
Os mercados parecem deambular no confronto entre as previsões ténues de crescimento da economia norte-americana e europeia versus o possível sobreaquecimento da economia do Brasil, e a tentativa de arrefecimento do crescimento económico pela China.
A volatilidade aumenta pela falta de consenso na comunidade económica sobre a melhor gestão a tomar, nomeadamente entre a aposta da retoma económica e consequente elevação do défice ou na práctica de maior austeridade orçamental de modo a conter a divida.
Presentemente a atenção está centrada na Grécia e no seu objectivo de convencer a comunidade europeia e as agências de ratting, tendo para já demonstrado algumas medidas de contenção positivas (a venda de obrigações era determinante e o teste foi claramente ultrapassado com a procura a superar a oferta) fazendo crescer o rumor de um possível apoio financeiro pelos países da zona euro em detrimento do FMI, com o aval do BCE.
Por outro lado, o BCE decidiu manter as taxas de juro inalteradas e os índices continuam a beneficiar dos indicadores da economia e desemprego norte-americano, estando Portugal a aguardar as reacções do PEC ainda por apresentar.
Num futuro próximo, nomeadamente em Abril e Maio, a Grécia terá novamente necessidade de se refinanciar devido ao elevado montante de divida que vence no mesmo período, estando também o Dubai na mesma situação.
O contexto descrito é propício ao desenvolvimento de lateralização do mercado. Ao contrário do ano passado, parece-me que o cenário poderá fazer funcionar a velha máxima que assenta na venda de títulos em Maio.. Penso que estamos num bom ponto de entrada.
Cumprimentos.
O movimento descendente de início de ano está relacionado com o sentimento gerado pelo receio do elevado défice orçamental de alguns países, cujo origem começou nos problemas com o pagamento da divida no Dubai, potenciado pela Grécia, e consequente colagem a Espanha e Portugal.
Os mercados parecem deambular no confronto entre as previsões ténues de crescimento da economia norte-americana e europeia versus o possível sobreaquecimento da economia do Brasil, e a tentativa de arrefecimento do crescimento económico pela China.
A volatilidade aumenta pela falta de consenso na comunidade económica sobre a melhor gestão a tomar, nomeadamente entre a aposta da retoma económica e consequente elevação do défice ou na práctica de maior austeridade orçamental de modo a conter a divida.
Presentemente a atenção está centrada na Grécia e no seu objectivo de convencer a comunidade europeia e as agências de ratting, tendo para já demonstrado algumas medidas de contenção positivas (a venda de obrigações era determinante e o teste foi claramente ultrapassado com a procura a superar a oferta) fazendo crescer o rumor de um possível apoio financeiro pelos países da zona euro em detrimento do FMI, com o aval do BCE.
Por outro lado, o BCE decidiu manter as taxas de juro inalteradas e os índices continuam a beneficiar dos indicadores da economia e desemprego norte-americano, estando Portugal a aguardar as reacções do PEC ainda por apresentar.
Num futuro próximo, nomeadamente em Abril e Maio, a Grécia terá novamente necessidade de se refinanciar devido ao elevado montante de divida que vence no mesmo período, estando também o Dubai na mesma situação.
O contexto descrito é propício ao desenvolvimento de lateralização do mercado. Ao contrário do ano passado, parece-me que o cenário poderá fazer funcionar a velha máxima que assenta na venda de títulos em Maio.. Penso que estamos num bom ponto de entrada.
Cumprimentos.
- Registado: 26/2/2009 13:13
Batmax Escreveu:Olá
Em relação as tuas perguntas sobre "aquela linha" é o antigo suporte que agora sera resistencia, penso que isto deve responder as tuas perguntas.
Olá Batmax e obrigado pela pronta resposta....
Sim, eu tinha reparado nessa possibilidade, no entanto, o facto dessa linha (suposta Lta) ter no seu inicio dois toques muito seguidos e ao terceiro ter sido quebrada, não leva a considerares uma linha com pouco significado???
Abr
DS
DS
Bem, depois de já ter conseguido visualizar os gráficos do batmax
, deixo ficar aqui os meus bonequitos que embora aponte para os mesmos valores (do batmax) no topo do canal ascendente, os "sarrabiscos" não estão traçados da mesma forma.
Já agora aproveito para perguntar:
porquê essa linha superior do canal batmax???
Porque não passa-la pelos mínimos?
E se passasse pelos fechos??? Já tinha sido quebrado esta semana.....
Qual dos dois canais acham mais credível...
Deixo os bonecos.....
Cmpts
DS

Já agora aproveito para perguntar:

Deixo os bonecos.....
Cmpts
DS
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX060310D.png (24.4 KiB) Visualizado 6144 vezes
-
- PSI 20 INDEX060310D2.png (23.29 KiB) Visualizado 6136 vezes
DS
jpacarlos Escreveu:Bom dia,
Clique na imagem e depois de abrir a página clique outravez na imagem.
Bom dia e obrigado pela dica.....por acaso já tinha tentado isso e não deu, aliás, nem me dá a opção de voltar a abrir a imagem, apenas a consigo guardar, só que guarda em tamanho pequeno...
Cmpts
DS
DS
Olá
Aqui vai um update depois da activação do H&S Invertido.
Vou colocar dois cenários possíveis, onde o cenário primário é aquele que levo em consideração tendo em conta como é óbvio a tendência.
Contagem Primaria:
Esta é a contagem que sigo, tem o canal ascendente com resistência nos 8100 como tinha referido, que acredito que ira ser quebrada em alta visto estar a viver um bom momento do mercado e hoje reflectiu-se bem isso subindo +de 150pt, fecho acima da MM200.
Contagem Segundaria:
Nesta contagem como referiram e bem tem uma Ltd que no meu estudo esta uma resistência nos 8025 que caso não a quebre tem projecção para os 7777, sem duvida é uma possibilidade, mas para já sigo o cenário de tendência.
Os indicadores técnicos ainda não se encontram overbought.
Coloquei 2 imagens para ficarem com uma visão mais ampla :

Aqui vai um update depois da activação do H&S Invertido.
Vou colocar dois cenários possíveis, onde o cenário primário é aquele que levo em consideração tendo em conta como é óbvio a tendência.
Contagem Primaria:
Esta é a contagem que sigo, tem o canal ascendente com resistência nos 8100 como tinha referido, que acredito que ira ser quebrada em alta visto estar a viver um bom momento do mercado e hoje reflectiu-se bem isso subindo +de 150pt, fecho acima da MM200.
Contagem Segundaria:
Nesta contagem como referiram e bem tem uma Ltd que no meu estudo esta uma resistência nos 8025 que caso não a quebre tem projecção para os 7777, sem duvida é uma possibilidade, mas para já sigo o cenário de tendência.
Os indicadores técnicos ainda não se encontram overbought.
Coloquei 2 imagens para ficarem com uma visão mais ampla :

User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
Deep Puple Escreveu:Estando os indices americanos em forte alta, e se se mantiverem assim no fecho, segunada feira vai ser um doa como o de hoje.
Isso é apenas um dos factores.
O outro será ditado pelo estado dos futuros americanos na manhã de segunda-feira.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Deep Puple acreditares que na 2ª feira vai ser 1 subida assim tens pouca expriencia nos mercados, o psi ja leva 6 sessoes sempre a subir vai precisar de respirar 1 bocado ou seja as subidas vao passar para muito baixas (numa remota possibilidade de 2ª sairem bons indicadores) a descer 1 bocado.
Se subir a este ritmo dou te os parabens por teres visto tal.
cumps
Se subir a este ritmo dou te os parabens por teres visto tal.
cumps
Elias Escreveu:Deep Puple Escreveu:Se na próxima semana os indices continuarem com a força desta semana estou a crer que é desta que os 8900 pontos vai à vida.
Olha que para o PSI passar os 8900 ainda tem de subir mais 12%. Não me parece que consiga isso duma assentada, mas vamos ver.
Estando os indices americanos em forte alta, e se se mantiverem assim no fecho, segunada feira vai ser um doa como o de hoje.
Afinal,tudo indica que vamos continuar em BULL Market. As últimas quedas foram óptimas para se acumular determinadas acções.
No meu caso, investi, PT, EDP ALTRI, FORTIS, NATIXIS e COMMERBANK e o dinheiro não deu para mais nada. Agora, vender nesta altura é deitar dinheiro fora, o que vai aumentar a procura e diminuir a oferta.
- Registado: 10/1/2010 14:26
Deep Puple Escreveu:Se na próxima semana os indices continuarem com a força desta semana estou a crer que é desta que os 8900 pontos vai à vida.
Olha que para o PSI passar os 8900 ainda tem de subir mais 12%. Não me parece que consiga isso duma assentada, mas vamos ver.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Um curioso... Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu: Aliás, o próprio Buffet tem andado mais comprador do que vendedor.
Um abraço,
Ulisses
Ai! Ai! Ai! o Ulisses a dar "pistas"![]()
E dá prisão.
Se na próxima semana os indices continuarem com a força desta semana estou a crer que é desta que os 8900 pontos vai à vida.
- Registado: 10/1/2010 14:26

esta linha ja ca estava desde á muitos dias.
segunda feira é que vamos falar..
por enquanto fica as notas:
- 6 sessoes consecutivas de ganhos.
- indicadores MUITO MUITO esticados.
deixo o grafico que coloquei cá de manha
e deixo o outro depois do feixo.
a linha continua intacta, nao toquei na linha!
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.JPG (41.92 KiB) Visualizado 4616 vezes
-
- PSI 20 INDEX2.JPG (15.07 KiB) Visualizado 4607 vezes
The Wave Escreveu:"Quando os outros são gananciosos eu sou receoso"...Mr.Buffet
O "balão" deve estar para rebentar....
The Wave
Sim é verdade, mas é preciso não esquecer que a nossa bolsa corrigiu bastante enquanto as outras nem por isso.....história da Grécia, contas publicas, défices, etc....
Cmpts
DS
DS
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Casconho, fincas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, lito, m-m, malakas, Masterchief, maturidade, MR32, Musus, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006, Zguibz2 e 82 visitantes