FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Hum...
Eu raciocino assim: se eu aumento para 300 no momento em que tens 210 (que correspondem a um ganho de 10,25%) eu vou calcular a nova "base" do índice.
Então:
se 300 corresponde a 110,25 então qual é a base y que corresponde a 100?
y = 300*100/110,25 = 272,11
Mas como o resultado é igual ao teu deduz-se que a tua fórmula também está certa
Eu raciocino assim: se eu aumento para 300 no momento em que tens 210 (que correspondem a um ganho de 10,25%) eu vou calcular a nova "base" do índice.
Então:
se 300 corresponde a 110,25 então qual é a base y que corresponde a 100?
y = 300*100/110,25 = 272,11
Mas como o resultado é igual ao teu deduz-se que a tua fórmula também está certa

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Steck eu diria que basicamente tu fizeste um "aumento de capital" e por isso tens de calcular a tua rentabilidade com base nisso.
A minha forma de calcular isso (que pode estar certa ou não) é a seguinte:
começas com 100 ganhas 5% tens 105. Isto é, por assim dizer o teu "índice".
Aumentas o capital para 200. Nesse ponto o teu índice continua em 105. Com uma regra de 3 simples descobres que o teu capital de partida é de x = 200 * 100 / 105 = 190,47 (isto corresponde à base 100).
A seguir ganhas mais 10 (=5%), ficas com 210.
No final a tua rentabilidade foi de 210 / 190,47 = 10,25%
Na prática eu estou a considerar que o capital adicionado (95) já existia antes do aumento mas não estava a ser rentabilizado. Foi assim que calculei o "capital de base".
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
Elias,
Desde já obrigado pela resposta. Mas mesmo assim fico com uma dúvida, é que eu numa base mensal faço "aumentos de capital".
Isto quer dizer que no meu próximo "aumento de capital" vou ter como conta, o índice base de 190,47, Certo?
Exemplo:
aumento para 300.
X = 300*190,40/210
rentabilida será = valor da minha carteira / X
e mais uma vez obrigado pela resposta

SV
- Registado: 6/8/2009 14:47
Steck eu diria que basicamente tu fizeste um "aumento de capital" e por isso tens de calcular a tua rentabilidade com base nisso.
Aumentas o capital para 200. Nesse ponto o teu índice continua em 105. Com uma regra de 3 simples descobres que o teu capital de partida é de x = 200 * 100 / 105 = 190,47 (isto corresponde à base 100).
Na prática eu estou a considerar que o capital adicionado (95) já existia antes do aumento mas não estava a ser rentabilizado. Foi assim que calculei o "capital de base".
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
STECK_SV Escreveu:Boas a minha questão de novato é a seguinte:![]()
Efectuo investimentos dos quais efectuo um registo diário da rentabilidade. Acontece que o capital investido varía 1X até 3X. Qual a melhor maneira de calcular a rentabilidade neste caso.
desde já obrigado,
SV
Bom dia,
Até agora não obtive nenhuma resposta

Vou tentar explicar melhor a minha dúvida com um exemplo:
Semana 1 - começo com 100 e faço uma mais valia de 5 rentabilidade de 5%, total 105.
Semana 2 - Aumento a minha carteira em 95 e fico com um total de 200. tenho uma mais valia de 10 rentabilidade de 5%.
A minha dúvida é a seguinte obtive uma mais valia de 15 qual a rentabilidade média. Será 10% (5%+5%) ou 7,5% (15/200).
Desde já agradeço ajuda de forma a obter rentabilidades certas. Não me quero enganar a mim próprio

SV
Fundos em US Dolares
Boas,
Gostava de ter a certeza de uma coisa...
Se investir em fundos que são cotados em US dolar, o meu capital aplicado passa a estar sujeito também à variação da moeda america e não ao €, correcto?
Neste caso se a cotação do fundo se mantiver igual na altura do resgate e digamos q o dólar tenha tido uma subida de 5% relativa ao €, terei então uma percentagem de lucro que reflecte a subida do dolar?
Obrigado
Gostava de ter a certeza de uma coisa...
Se investir em fundos que são cotados em US dolar, o meu capital aplicado passa a estar sujeito também à variação da moeda america e não ao €, correcto?
Neste caso se a cotação do fundo se mantiver igual na altura do resgate e digamos q o dólar tenha tido uma subida de 5% relativa ao €, terei então uma percentagem de lucro que reflecte a subida do dolar?
Obrigado
astron78 Escreveu:boa tarde ...,alguem me diz como calcular um percentagem?
Tipo,tinha 10 e agora tenho 15,a formula ou raciocinio para calcular quanto obtive em percentagem.
-Tinha 10 e agora tenho 15 e quero saber "quanto obtive em percentagem":
((15-10)*100)/10=50 (%)
ou em excel:
=(15-10)/ABS(10)
Resultado = 0.50 mudar célula para % e resultado passa a 50%
raciocínio simples para calcular percentagem em relação ao valor inicial (não confundir com margem)
-Tinha 10, decidi que desejo aumentar em 50% e quero saber que valor vou ter:
((10*50)/100)+10=15
Se entender ou relembrar a regra elementar de três simples,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_tr%C3%AAs_simples
vai conseguir desenvolver quase tudo o que se passa ao redor de calculos de percentagens simples.
Editado pela última vez por jlmf em 31/3/2010 22:39, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 4:15
boa tarde ,como já estou cheio de calculos,alguem me diz como calcular um percentagem?
Tipo,tinha 10 e agora tenho 15,a formula ou raciocinio para calcular quanto obtive em percentagem.

In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Deixo-te o link para os livros que recomendo:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: Dúvida PSI Geral
latrinaxxl Escreveu:Ora cá vai:
Por vezes no PSI Geral temos 0 na quantidade transaccionada (com 0% de variação, óbvio), isso significa que se eu colocar uma ordem de compra ela só será activada quando existirem acções "à venda" ou a compra será efectuada na hora como no PSI-20?
Esta dúvida tem a seguinte razão; muitas vezes existem grandes flutuações no PSI Geral, muito maiores do que no PSI-20, podendo levar a maiores ganhos (ou perdas) que no PSI-20. Por exemplo, a queda da FENALU em 77% ontem poderá significar também que a recuperação (a existir e é apenas um exemplo, não conheço nada desta empresa nem o motivo da queda) será na mesma proporção, o que poderia levar a um pequeno investimento (visionário
![]()
) levar a um ganho considerável.
Sei que alguns mais experientes poderão rir desta dúvida, mas não a deixo de colocar, aprender até morrer!
O método de funcionamento é o mesmo: Uma ordem de venda ou de compra é satisfeita quando encontra oferta ao mesmo valor e se, por quantidades diferentes, a ordem em quantidade mais pequena no negócio é satisfeita totalmente, ficando a restante quantidade da ordem maior a aguardar nova ordem contrária ao mesmo valor, ou seja, há negócio quando duas ordens opostas de mesmo valor se casam, independentemente da quantidade de cada.
A variação a que alude é mais comum em títulos de menor liquidez, pouco transaccionados em volume e quantidade e com ordens pequenas.
Se um titulo desce 70% no espaço de um negócio, é porque houve uma ordem de venda a um valor e quantidade, que limpou as ordens de compra até aos referidos -70%, ou até pode ser que a ordem de venda nem seja muito grande mas seja ao melhor e como o lado da compra estava desguarnecido, limpa todas as compras até ser satisfeita em quantidade.
Desconheço o caso que refere e não acompanho o título mencionado, aliás mesmo no PSI20 raramente negoceio alem dos 5 ou 6 títulos mais líquidos que movimentam no mínimo em média 5M€ diários.
Querer apanhar essas flutuações pode ser lucrativo mas arriscado, sobretudo se desconhecemos as manhas do titulo e, como normalmente com pouca liquidez, está sujeito a mais ou menos manipulação, pelo menos momentânea. Penso que costumam chamar "facas" a essas oportunidades, ou seja se agarramos do lado bom tudo bem, se agarramos do lado da lâmina, cortamo-nos.
Espero ter contribuido para esclarecer.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Dúvida PSI Geral
Ora cá vai:
Por vezes no PSI Geral temos 0 na quantidade transaccionada (com 0% de variação, óbvio), isso significa que se eu colocar uma ordem de compra ela só será activada quando existirem acções "à venda" ou a compra será efectuada na hora como no PSI-20?
Esta dúvida tem a seguinte razão; muitas vezes existem grandes flutuações no PSI Geral, muito maiores do que no PSI-20, podendo levar a maiores ganhos (ou perdas
) que no PSI-20. Por exemplo, a queda da FENALU em 77% ontem poderá significar também que a recuperação (a existir e é apenas um exemplo, não conheço nada desta empresa nem o motivo da queda) será na mesma proporção, o que poderia levar a um pequeno investimento (visionário
) levar a um ganho considerável.
Sei que alguns mais experientes poderão rir desta dúvida, mas não a deixo de colocar, aprender até morrer!

Esta dúvida tem a seguinte razão; muitas vezes existem grandes flutuações no PSI Geral, muito maiores do que no PSI-20, podendo levar a maiores ganhos (ou perdas

Boas a minha questão de novato é a seguinte:
Efectuo investimentos dos quais efectuo um registo diário da rentabilidade. Acontece que o capital investido varía 1X até 3X. Qual a melhor maneira de calcular a rentabilidade neste caso.
desde já obrigado,
SV

desde já obrigado,
SV
Bom Dia! Sou novo nestas andanças, não percebo nada de bolsa e neste momento estou falido, estou a pensar juntar algum dinheiro que não vá depender dele e investi-lo na bolsa..
Descobri o fórum ao calhas, a abordagem à bolsa é enorme mas penso que devia ter uma secção mais prática e organizada para quem não percebe mesmo nada, questões básicas ou mesmo siglas usadas era bom...
Descobri o fórum ao calhas, a abordagem à bolsa é enorme mas penso que devia ter uma secção mais prática e organizada para quem não percebe mesmo nada, questões básicas ou mesmo siglas usadas era bom...
- Registado: 25/2/2010 11:07
Obrigado Mquinaz
Obrigado pela ajuda Mquinaz. Já ouvi falar do livro "A bolsa para iniciados" de Pedro Quiroga, mas ainda não reparei em nenhum comentário sobre este livro.
Conheces?
Conheces?
- Registado: 22/10/2009 22:26
Re: Livros sobre a bolsa
Guarda85 Escreveu:Bom Dia.
Poderão indicar me o nome de allguns livros que falem sobre a bolsa de valores?
Obrigado
Toma lá um link, só porque te chamas Guarda, e deves ser de lá... portanto, meu conterrâneo

Livros sobre a bolsa
Bom Dia.
Obrigado
Obrigado
- Registado: 22/10/2009 22:26
Ulisses Pereira Escreveu:Sniper, se queres entrar curto num CFD (primeiro convém veres se dá nas condições de negociação já que não dá em todos os títulos) basta venderes.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses, mas então qual é a diferença entre entrar curto num CFD e fazer short sellin? É praticamente a mesma coisa ...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 152 visitantes