Resolver Portugal em pequenos passos
Não concordo consigo e penso precisamente o contrário
Não é aumentando os impostos em bens de consumo que se evolui , alias é precisamente o contrário. Esse tipo de produtos devem ser o mais barato possiveis para facilitar a troca mais rapida e portanto menos poluente , facilitando a economia e acima de tudo permitir a um maior numero de pessoas adquirir o bem.
Qualquer empresa prefere vender 1.000.000 de carros a 100 do que 100.000 a 1000 , mas o nosso Estado não percebe isso.
Todo o tuga se endivida para comprar um mercedes , bmw ou audi e quem ganha com isso? a banca e o estado. Mas o estado nao ganharia mais se esse tuga pagasse o carro em dois anos em vez de cinco e com o resto do capital fosse adquirir outros bens e serviço pondo a economia a mexer? E depois um carro velho polui mais que um novo.
Todo o tipo de bens deveria ser o mais barato possivel, ex: carros, casas, barcos, motas e etc para promover a renovação e o consumo aumentando a qualidade de vida e a economia.
Reparem numa coisa comica, todos dizem que somos um País a beira mar plantado nao e? mas e barcos? nem ve-los. isto é um Pais a beira mar? Não me parece.
O modelo existente de taxar ao maximo esta provado que não funciona e só a banca ganha com isso.
Isso dos 110kmh também é comico pois não creio ser nas autoestradas que se verificam mais acidentes.
Alias o limite deveria ser 140kmh um valor muito mais acertado com as condiçoes e qualidades dos veiculos existentes hoje em dia.
Não é aumentando os impostos em bens de consumo que se evolui , alias é precisamente o contrário. Esse tipo de produtos devem ser o mais barato possiveis para facilitar a troca mais rapida e portanto menos poluente , facilitando a economia e acima de tudo permitir a um maior numero de pessoas adquirir o bem.
Qualquer empresa prefere vender 1.000.000 de carros a 100 do que 100.000 a 1000 , mas o nosso Estado não percebe isso.
Todo o tuga se endivida para comprar um mercedes , bmw ou audi e quem ganha com isso? a banca e o estado. Mas o estado nao ganharia mais se esse tuga pagasse o carro em dois anos em vez de cinco e com o resto do capital fosse adquirir outros bens e serviço pondo a economia a mexer? E depois um carro velho polui mais que um novo.
Todo o tipo de bens deveria ser o mais barato possivel, ex: carros, casas, barcos, motas e etc para promover a renovação e o consumo aumentando a qualidade de vida e a economia.
Reparem numa coisa comica, todos dizem que somos um País a beira mar plantado nao e? mas e barcos? nem ve-los. isto é um Pais a beira mar? Não me parece.
O modelo existente de taxar ao maximo esta provado que não funciona e só a banca ganha com isso.
Isso dos 110kmh também é comico pois não creio ser nas autoestradas que se verificam mais acidentes.
Alias o limite deveria ser 140kmh um valor muito mais acertado com as condiçoes e qualidades dos veiculos existentes hoje em dia.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 25/2/2010 19:09, num total de 2 vezes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Resolver Portugal em pequenos passos
O objectivo deste tópico é apresentar medidas simples e fáceis que hipoteticamente pudessem ter um resultado muito bom para a economia e finanças portuguesas. Se há mais topicos com este objectivo peço desde já desculpa (este é o meu primeiro tópico:
1- Reduzir o limite de velocidade nas autoestradas para 110km/h e aumentar a fiscalização para garantir que o limite é cumprido.
-desvantagens:
>ninguém duvida que será muito mais aborrecido prolongar as viagens, e com este nem argumento.
> Alguns argumentarão que poderá ter ligeiro impacto negativo para a economia ao fazer algumas empresas perder tempo- Para estes argumento que o transito para pesados não seria afectado já que o limite actual é já inferior a 110 e o transito para ligeiros sofria apenas uma redução marginal
-vantagens
> redução do consumo de combustiveis. Com as velocidades médias actuais superiores a 120km/h uma redução para 110km/h implicaria uma redução de consumo de, sendo muito pessimista, 0,5L aos 100km... ou seja, por cada milhão de km poupa-se menos 5000L de combustivel... tendo em conta que cada litro que consumimos é menos esse que exportamos (ou que deixamos de importar) pode-se ver facilmente a ajuda que traria para contrarior o défice externo nacional
>por outro lado o dinheiro poupado pelos automobilistas poderia ser usado em outros consumos
> é uma medida com um impacto bastante razoavel para o esforço minimo que implica para os portugueses
> o beneficio economico e social da redução do número de acidentes é óbvio
>relativa neutralidade orçamental: se é obvio que a receita com o imposto sobre combustiveis diminuiria também é certo que o dinheiro poupado em impostos+combustivel estaria disponivel para ser gasto pelos portugueses e até para ser taxado acabando por no final de contas ter relativa neutralidade orçamental
2- Aumento forte dos impostos sobre compra de veiculos, nomeadamente veiculos de mais alta cilindrada (com maior consumo portanto). NOTA: se legal o ideal seria a passagem de imposto automovel para imposto sobre colocação de matricula. Assim quem comprasse um automovel no estrangeiro e quisesse/fosse obrigado a colocar uma matricula portuguesa também pagaria o imposto. NOTA2: veiculos pesados não veriam imposto aumentado por serem essenciais para a economia.
- desvantagens
> muitos ficariam impossibilitados de comprar o seu jeep, o seu BMW, o seu mercedes ou outro qualquer carro de mais alta cilindrada(aqui não vejo grande desvantagem mas...)
> a taxa de renovação da frota automovel diminuiria (aqui não vejo grande desvantagem também mas...)
-vantagens:
> embora tenhamos alguma industria automovel em Portugal a verdade é que é pouco de automoveis de alta cilindrada e é muito pouco comparado com o mercado automovel nacional... ou seja: conseguir-se-ia uma redução no défice externo ao mesmo tempo que se poderia conseguir um aumento das receitas fiscais
> relativa neutralidade orçamental: se a venda de menos veiculos implica uma redução da receita a verdade é que o aumento noutros conjuntamente com o dinheiro poupado pela população possibilitaria alguma neutralidade orçamental
> é uma medida com um impacto bastante razoavel para o esforço minimo que implica para os portugueses... a menos que considerem um esforço muito grande utilizar um automovel durante 10 anos em vez de por 4 ou 5 como se faz actualmente...
3- vou esperar por respostas antes de continuar.
abraço, apresentem propostas também... eu sempre que possivel edito o post inicial a indicar as vossas propostas.
SUGESTÕES:
Colocada por newkillerstar a 25/2/2010 18:04 (ver abaixo)
colocada por ? : 25/2/2010 19:06 (ver abaixo)
1- Reduzir o limite de velocidade nas autoestradas para 110km/h e aumentar a fiscalização para garantir que o limite é cumprido.
-desvantagens:
>ninguém duvida que será muito mais aborrecido prolongar as viagens, e com este nem argumento.
> Alguns argumentarão que poderá ter ligeiro impacto negativo para a economia ao fazer algumas empresas perder tempo- Para estes argumento que o transito para pesados não seria afectado já que o limite actual é já inferior a 110 e o transito para ligeiros sofria apenas uma redução marginal
-vantagens
> redução do consumo de combustiveis. Com as velocidades médias actuais superiores a 120km/h uma redução para 110km/h implicaria uma redução de consumo de, sendo muito pessimista, 0,5L aos 100km... ou seja, por cada milhão de km poupa-se menos 5000L de combustivel... tendo em conta que cada litro que consumimos é menos esse que exportamos (ou que deixamos de importar) pode-se ver facilmente a ajuda que traria para contrarior o défice externo nacional
>por outro lado o dinheiro poupado pelos automobilistas poderia ser usado em outros consumos
> é uma medida com um impacto bastante razoavel para o esforço minimo que implica para os portugueses
> o beneficio economico e social da redução do número de acidentes é óbvio
>relativa neutralidade orçamental: se é obvio que a receita com o imposto sobre combustiveis diminuiria também é certo que o dinheiro poupado em impostos+combustivel estaria disponivel para ser gasto pelos portugueses e até para ser taxado acabando por no final de contas ter relativa neutralidade orçamental
2- Aumento forte dos impostos sobre compra de veiculos, nomeadamente veiculos de mais alta cilindrada (com maior consumo portanto). NOTA: se legal o ideal seria a passagem de imposto automovel para imposto sobre colocação de matricula. Assim quem comprasse um automovel no estrangeiro e quisesse/fosse obrigado a colocar uma matricula portuguesa também pagaria o imposto. NOTA2: veiculos pesados não veriam imposto aumentado por serem essenciais para a economia.
- desvantagens
> muitos ficariam impossibilitados de comprar o seu jeep, o seu BMW, o seu mercedes ou outro qualquer carro de mais alta cilindrada(aqui não vejo grande desvantagem mas...)
> a taxa de renovação da frota automovel diminuiria (aqui não vejo grande desvantagem também mas...)
-vantagens:
> embora tenhamos alguma industria automovel em Portugal a verdade é que é pouco de automoveis de alta cilindrada e é muito pouco comparado com o mercado automovel nacional... ou seja: conseguir-se-ia uma redução no défice externo ao mesmo tempo que se poderia conseguir um aumento das receitas fiscais
> relativa neutralidade orçamental: se a venda de menos veiculos implica uma redução da receita a verdade é que o aumento noutros conjuntamente com o dinheiro poupado pela população possibilitaria alguma neutralidade orçamental
> é uma medida com um impacto bastante razoavel para o esforço minimo que implica para os portugueses... a menos que considerem um esforço muito grande utilizar um automovel durante 10 anos em vez de por 4 ou 5 como se faz actualmente...
3- vou esperar por respostas antes de continuar.
abraço, apresentem propostas também... eu sempre que possivel edito o post inicial a indicar as vossas propostas.
SUGESTÕES:
Colocada por newkillerstar a 25/2/2010 18:04 (ver abaixo)
colocada por ? : 25/2/2010 19:06 (ver abaixo)
Editado pela última vez por rollingsnowball em 25/2/2010 20:32, num total de 2 vezes.
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