EUR/USD - mãe, temos liquidez outra vez !!!
Boas tardes nesta 4ª feira de cinzas,
E será que entre as cinzas Gregas, renasce o EUR !!?
Bem, não será bem assim. Nem o EUR morreu, nem há que falar em novo fôlego.
Ainda não se sabe se o valor de 1.35xx será o mínimo do ano do EUR/USD, mas continuamos a insistir na ideia de que a esses valores, há já bom interesse comprador de médio-longo prazo !! Entre 1.30 e 1.35 será bom e mesmo acima de 1.35 não é nada mau para quem pensa no futuro num regresso a 1.45 ou mesmo 1.50 !!
Mas para já, eu diria que o EUR ainda deverá ter mais dificuldades do que aquelas que se viram ontem. Ontem, os mercados andaram em euforia.
Mas as questões tipo Grécia poderão ter real impacto se se confirmar que os défices são muito superiores aos números oficiais. Nesse caso, a bancarrota não poderia ser evitada sem ajuda da União, algo que não é pacífico no chamado eixo Paris-Berlim.
Nesse caso, a "desorçamentação" seria falada também em Lisboa e Madrid. E o EUR teria que testar valores abaixo dos atuais.
Fora disso, o mercado sente que, ajudas, são mais uma forma de liquidez. E por isso, Ouro é algo a voltar a ter em atenção.
No curto prazo, o EUR/USD deve andar um pouco sem direcção. Mas, há sempre a hipótese de o mercado andar um pouco mais rápido que o normal...
Abraço (em ressaca do fabuloso Carnaval da velha Colónia Romana)
djovarius
E será que entre as cinzas Gregas, renasce o EUR !!?
Bem, não será bem assim. Nem o EUR morreu, nem há que falar em novo fôlego.
Ainda não se sabe se o valor de 1.35xx será o mínimo do ano do EUR/USD, mas continuamos a insistir na ideia de que a esses valores, há já bom interesse comprador de médio-longo prazo !! Entre 1.30 e 1.35 será bom e mesmo acima de 1.35 não é nada mau para quem pensa no futuro num regresso a 1.45 ou mesmo 1.50 !!
Mas para já, eu diria que o EUR ainda deverá ter mais dificuldades do que aquelas que se viram ontem. Ontem, os mercados andaram em euforia.
Mas as questões tipo Grécia poderão ter real impacto se se confirmar que os défices são muito superiores aos números oficiais. Nesse caso, a bancarrota não poderia ser evitada sem ajuda da União, algo que não é pacífico no chamado eixo Paris-Berlim.
Nesse caso, a "desorçamentação" seria falada também em Lisboa e Madrid. E o EUR teria que testar valores abaixo dos atuais.
Fora disso, o mercado sente que, ajudas, são mais uma forma de liquidez. E por isso, Ouro é algo a voltar a ter em atenção.
No curto prazo, o EUR/USD deve andar um pouco sem direcção. Mas, há sempre a hipótese de o mercado andar um pouco mais rápido que o normal...
Abraço (em ressaca do fabuloso Carnaval da velha Colónia Romana)
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
EuroVerde Escreveu:Já estou farto das bocas a desmoralizar.
Eu não afirmei que estaria nos 1,6 no Verão e o Constâncio só vai tomar posse em Julho.
Se no Verão estiver a 1,6 então é porque subiu 18% e foi isso que subiu em 5 meses antes do colapso em 1992 com GBP/USD. No entanto a actualidade pode não ser a mesma, visto que a FED está a pensar em reduzir as impressões de notas.
Euroverde, não desmoralizes

No que me toca, olha que não considero um boca pra desmoralizar (nunca é minha intenção fazê-lo), apenas uma argumentação mais forte. Sabias que no Verão, a meio de Agosto, eu de vez em quando shortava os papeis que via já mais caros (para a época!) e foi graças a um amigo, que me disse "Pá, não vês que estamos a começar um bull market, e isto e aquilo, se shortas é porque gostas de perder dinheiro!", que eu caí em mim e a partir dali nunca mais shortei acção nenhuma durante quase 3 meses, e ainda hoje me sinto grato por aquela observação que me sacudiu, pois na altura eu ganhava no que me alongava (felizmente era muito mais) mas o algum que perdia era nas acções que shortava, na ideia de que mais cedo ou mais tarde resultaria.
Assim sendo, considera o meu comentário feito como e um amigo (independentemente de concordares ou não, e de eu estar certo ou não).

Abraço
Editado pela última vez por bEMdISPOSTO em 16/2/2010 16:08, num total de 1 vez.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Já estou farto das bocas a desmoralizar.
Eu não afirmei que estaria nos 1,6 no Verão e o Constâncio só vai tomar posse em Julho.
Se no Verão estiver a 1,6 então é porque subiu 18% e foi isso que subiu em 5 meses antes do colapso em 1992 com GBP/USD. No entanto a actualidade pode não ser a mesma, visto que a FED está a pensar em reduzir as impressões de notas.
EuroVerde Escreveu:Após a confusão Grega, não sei se há fundamentos capazes de levar o par aos 1,6 até ao Verão.
Sabemos que o Constâncio foi eleito e tomará posse em Julho, altura em que o par poderia eventualmente andar perto dos 1,6 e depois colapsar quando o Constâncio para lá fosse.
Euroverde
Sem te querer descredibilizar....épá... 1,60????
ÓH homem...que raio é que o Constâncio vai fazer para que o par la chegue ate ao verão? vai falar com os dólares para nao subirem mais? Porque nos estao a estragar a vida? (se é que estão)
O meis provavel é estares a ver o par nos 1,25 ou mesmo nos 1,20 no Verão. Quanto muito, ainda podes ver nos 1,41 daqui por 1ou2semana, retomando assim a sua principal tendencia neste momento: quedas!
Cumprimentos
Hoje temos o par a querer entrar na tal zona resistencia/suporte onde eu pensava que haveria um ressalto... Por sua vez essa tentativa coincide com mais 1 toque na TLD bem inclinada.
O padrao de descida desde que a bandeira foi quebrada para sul tem sido de 4 dias de quedas e 1 ou 2 de alivio.
Todos estes factores demonstram que os ursos continuam cheios de pujança.
Pelo lado dos touros consigo ver algo positivo. Parece que esta um mini-suporte nos +- 1,357/8 formado nas ultimas series de 4 dias de queda. Este pode permitir alguma lateralizaçao o que sera sempre uma pequena vitoria dos longos e quem sabe gerar o tal ressalto.
Mais uma observaçao: no grafico semanal tivemos 4 semanas de quedas apos a bandeira e esta esta a ser ate este momento a 1 de alivio...
O padrao de descida desde que a bandeira foi quebrada para sul tem sido de 4 dias de quedas e 1 ou 2 de alivio.
Todos estes factores demonstram que os ursos continuam cheios de pujança.
Pelo lado dos touros consigo ver algo positivo. Parece que esta um mini-suporte nos +- 1,357/8 formado nas ultimas series de 4 dias de queda. Este pode permitir alguma lateralizaçao o que sera sempre uma pequena vitoria dos longos e quem sabe gerar o tal ressalto.
Mais uma observaçao: no grafico semanal tivemos 4 semanas de quedas apos a bandeira e esta esta a ser ate este momento a 1 de alivio...
- Anexos
-
- 160210 EurDol jn.jpg (76.08 KiB) Visualizado 3306 vezes
Artigo interessante sobre a situação da Grécia.
http://www.liberdadedescolha.com/2010/0 ... m-uma.html
http://www.liberdadedescolha.com/2010/0 ... m-uma.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
EuroVerde Escreveu:Após a confusão Grega, não sei se há fundamentos capazes de levar o par aos 1,6 até ao Verão.
Sabemos que o Constâncio foi eleito e tomará posse em Julho, altura em que o par poderia eventualmente andar perto dos 1,6 e depois colapsar quando o Constâncio para lá fosse.
Meu, tu ainda 'tás com a ideia fixa dos 1,60 lá pó Verão???
Ainda não percebeste, com tanta coisa dita neste tópico, que se nem no ano passado, ao longo de muitos meses com tantos "carry trades", sempre a bombar dólares obtidos por empréstimo a taxas quase de 0%, e os juros mais altos na Europa, o par não passou dos 1,515, como queres agora que vá ainda mais além (com a Europa a braços com problemas a ver-se obrigada a manter as taxas de juro baixas e a possibilidade de os EUA começarem primeiro a subi-las)e em tão pouco tempo?
Se continuas a querer entrar longo, é porque gostas de perder dinheiro

Abraço monetário

EuroVerde Escreveu:É apenas uma opinião do antigo presidente do BCE:
"Salvar ou não salvar a Grécia? O antigo membro do BCE e do banco central alemão, Otmar Issing, recusa a hipótese da União Europeia (UE) salvar a Grécia. Primeiro porque viola os tratados europeus e mina as fundações da união monetária e económica. Além disso abre um precedente grave: se o fizesse a UE nunca mais podia negar ajuda a outros Estados-membros em dificuldades.
Num artigo de opinião intitulado "A Europa não se pode dar ao luxo de socorrer a Grécia", publicado esta tarde na edição electrónica do "Financial Times", Otmar Issing defende que uma ajuda financeira à Grécia violaria "os tratados europeus e minaria as bases da união monetária e económica". Issing escreve que, a partir do momento que a União Europeia ajudasse um país que quebrou as regras nunca poderia negar ajuda a outros países em dificuldades.
"Parece que alguns observadores se esqueceram do que a união monetária e económica é e não é. A união monetária assenta em dois pilares. Um é a estabilidade do euro, garantida por um banco central independente com um mandato para manter a estabilidade dos preços. O outro é a solidez orçamental, que deve ser garantida por cada Estado-membro. Os países membros continuam a ser soberanos. A união monetária e económica não representa um estado", sublinha o antigo membro do conselho executivo do Banco Central Europeu entre 1998 e 2006.
Com a entrada no euro, continua Issing, a Grécia beneficiou de um longo período de baixas taxas de juro. "Mas em vez de assumirem os seus compromissos de redução da dívida pública, o país optou por gastar as suas potenciais poupanças num frenesi de gastos".
Para o economista, a crise que a Grécia enfrenta, actualmente, não é resultado de "choques externos" mas o resultado de "más políticas seguidas ao longo de muitos anos". "Socorrer a Grécia iria premiar esse comportamento e criar um risco moral [ou seja, se um país souber que vai ser socorrido vai assumir riscos que de outra não forma não assumiria] de dimensões nunca vistas", alerta Otmar Issing.
Issing conclui que ajudar financeiramente um país que violou as regras da união económica e monetária representaria um grande golpe na credibilidade da região.
PS-A Grécia vai ser salva e os mercados vão subir com o euro - é o que penso - Trichet já fez querer que vão ajudar a Grécia.
Se houver ajudas, certamente Portugal, a Irlanda, a Espanha, a Itália e outros países irão pedir...
Se não pedirem, então terão uma atitude de desleixo e não tomarão medidas para impedir novos problemas!!!
Infelizmente a mente humana é assim que funciona... só aprendemos com os erros e quando eles doiem...
- Registado: 7/4/2007 17:13
É apenas uma opinião do antigo presidente do BCE:
"Salvar ou não salvar a Grécia? O antigo membro do BCE e do banco central alemão, Otmar Issing, recusa a hipótese da União Europeia (UE) salvar a Grécia. Primeiro porque viola os tratados europeus e mina as fundações da união monetária e económica. Além disso abre um precedente grave: se o fizesse a UE nunca mais podia negar ajuda a outros Estados-membros em dificuldades.
Num artigo de opinião intitulado "A Europa não se pode dar ao luxo de socorrer a Grécia", publicado esta tarde na edição electrónica do "Financial Times", Otmar Issing defende que uma ajuda financeira à Grécia violaria "os tratados europeus e minaria as bases da união monetária e económica". Issing escreve que, a partir do momento que a União Europeia ajudasse um país que quebrou as regras nunca poderia negar ajuda a outros países em dificuldades.
"Parece que alguns observadores se esqueceram do que a união monetária e económica é e não é. A união monetária assenta em dois pilares. Um é a estabilidade do euro, garantida por um banco central independente com um mandato para manter a estabilidade dos preços. O outro é a solidez orçamental, que deve ser garantida por cada Estado-membro. Os países membros continuam a ser soberanos. A união monetária e económica não representa um estado", sublinha o antigo membro do conselho executivo do Banco Central Europeu entre 1998 e 2006.
Com a entrada no euro, continua Issing, a Grécia beneficiou de um longo período de baixas taxas de juro. "Mas em vez de assumirem os seus compromissos de redução da dívida pública, o país optou por gastar as suas potenciais poupanças num frenesi de gastos".
Para o economista, a crise que a Grécia enfrenta, actualmente, não é resultado de "choques externos" mas o resultado de "más políticas seguidas ao longo de muitos anos". "Socorrer a Grécia iria premiar esse comportamento e criar um risco moral [ou seja, se um país souber que vai ser socorrido vai assumir riscos que de outra não forma não assumiria] de dimensões nunca vistas", alerta Otmar Issing.
Issing conclui que ajudar financeiramente um país que violou as regras da união económica e monetária representaria um grande golpe na credibilidade da região.
PS-A Grécia vai ser salva e os mercados vão subir com o euro - é o que penso - Trichet já fez querer que vão ajudar a Grécia.
EuroVerde Escreveu:Porquê hoje o par eur/usd está indeciso?
Sabe-se que o Constancio é candidato, não sabemos se é eleito.
Sabe-se que a Grécia vai ser salva. Não sabemos é quando, e se isso é suficiente para o par vir aos 1,46 ou subir a partir de hoje?
Para o 2ºSem temos novo Presidente o BCE.
Há fundamentos para levar o par a 1,6 no Verão?
Hoje é feriado nos states, daí o baixo volume e movimento.
Hoje só mexeu um pouquinho de manhã quando os europeus abriram.
Porquê hoje o par eur/usd está indeciso?
Sabe-se que a Grécia vai ser salva. Não sabemos é quando, e se isso é suficiente para o par vir aos 1,46 ou subir a partir de hoje?
paubo Escreveu:Impressionante o declive da recente e curta LTD.
Sinceramente esperava um ressalto na zona dos 1,36-1,38. O cross ainda foi testar os 1,38 mas nao teve força para o furar. Ontem o mercado nao gostou dos planos para a Grecia e agora...
Olhando para garfico semanal desde 2003 o RSi so andou abaixo da linha dos 30 no ultimo semestre de 2008. Nessa altura o par sofreu uma desvalorizaçao de 23%!
Coloquei um seta vermelha de 20% de queda porque no final de 2009 li alguem do governo americano definir uma valorizaçao do dolar para 2010 de 20%. Ja procurei essas afirmaçoes mas nao encontrei. Valem o que valem mas...20% atira o eur/dol para os +-1,21xx.
Neste momento nao vejo grandes suportes na casa dos 1,3xxx. Existe um suporte historico nos 1,24xx o que faz ficar perto os tais 20%.
Isto ja parece uma teoria de conspiraçao...
lol
Teoria da conspiração?
Desde o início de Dezembro que estas quedas se adivinhavam (repara nos meus posts do início de Dezembro - onde cheguei nessa altura a afirmar (e sem mentir) que a partir dali os meus investimentos tinham passado a ser só em dólares e não em acções - felizmente os ganhos deram para umas boas incursões após a passagem de ano, a prtir do fim de Janeiro pulei fora das ações e assim continuo - excepção feita a que ontem shortei JMT). Muitas casas de investimentos referiram por essa altura que o top investment para 2010 ia ser o dólar. Sóque com tudo o que vai acontecendo pelo caminho, muita gente esquece-e disso (ou deixa de acreditar, ou até nunca acreditou).
Abraço
Impressionante o declive da recente e curta LTD.
Sinceramente esperava um ressalto na zona dos 1,36-1,38. O cross ainda foi testar os 1,38 mas nao teve força para o furar. Ontem o mercado nao gostou dos planos para a Grecia e agora...
Olhando para garfico semanal desde 2003 o RSi so andou abaixo da linha dos 30 no ultimo semestre de 2008. Nessa altura o par sofreu uma desvalorizaçao de 23%!
Coloquei um seta vermelha de 20% de queda porque no final de 2009 li alguem do governo americano definir uma valorizaçao do dolar para 2010 de 20%. Ja procurei essas afirmaçoes mas nao encontrei. Valem o que valem mas...20% atira o eur/dol para os +-1,21xx.
Neste momento nao vejo grandes suportes na casa dos 1,3xxx. Existe um suporte historico nos 1,24xx o que faz ficar perto os tais 20%.

- Anexos
-
- 120210 EurDol Sem 7A jn.jpg (118.33 KiB) Visualizado 3995 vezes
-
- 120210 EurDol jn.jpg (83.62 KiB) Visualizado 3988 vezes
bEMdISPOSTO Escreveu:Hoje a zona dos 1,38 volta a mostrar-se uma resistência. Os mercados estão positivos, mas o EurUsd não sobe grande coisa.
Hoje esta a acontecer uma reuniao dos lideres europeus. No curto prazo vai definir o rumo do euro. Tal como os dados do desemprego dos EUA (13h30).
Os 1,38 estao a ser uma resistencia tal como os 1,374x e os 1,367x um suporte.
No entanto o dia de hoje no Eur/dol esta a ser estranho. Durante a madrugado subiu 70 pips (nao e normal) e de manha com os mercados a subirem ele desce.
bEMdISPOSTO Escreveu:"Mon opinion" é a queda do EurUsd. Más notícias a sair (défice comercial dos EUA), e o terreno técnico favorável para o SP voltar a cair, e por arrasto os outros índices (anda tudo a subir à doida, hoje, tal como ontem... faz parte da volatilidade, e acredito que os indices voltem a virar para baixo, dentro deste mesmo contexto de volatilidade). O certo é que o EurUsd não se deu bem em terrenos de 1,38 e agora virou para baixo... um aviso às bolsas a ter em conta, a meu ver.
Hoje a zona dos 1,38 volta a mostrar-se uma resistência. Os mercados estão positivos, mas o EurUsd não sobe grande coisa.
Boa tarde a todos,
Uma das "notícias" que "dizem" que está a acalmar os mercados, em relação à Grécia, claro, é a da suposta intervenção Europeia ou só Alemã, para "salvar" a Grécia.
Deve ser tão verdadeira que nem aqui na Alemanha tem um real impacto.
Eu ficaria admirado se tal acontecesse nesta fase. A Alemanha tem os seus problemas e não são poucos. Como conciliar uma baixa de impostos com a redução do défice e com a manutenção do essencial das políticas sociais. Um quebra-cabeças onde não parece caber um plano de assistência a um Estado da UE. Como explicar tal coisa ao eleitorado !?
E porque salvar quem parece que só se quer auto-destruir?
A greve de hoje na Grécia e a promessa de mais a caminho mostram bem que a solução para os problemas não passa por esmolas ao mais problemático dos porquinhos. O problema é essencialmente interno e de muita gravidade.
É que depois, porque não assistir os outros do mesmo pocilgo?
E já agora o EIRE e a Bélgica, porque não !?
O que parece claro é que o mercado já está a pensar melhor sobre o assunto. Apesar de alguma recuperação técnica dos mercados, incluindo do Ouro e do EUR, já se nota o regresso da volatilidade.
Não seria de admirar o regresso às quedas dos mercados e da "cross rate" que muito bem serve de radar: o EUR/JPY.
Quanto ao EUR/USD, depois de 1.358x tem andado a passear acima de 1.38 - como ainda hoje de manhã. Agora, deve andar um pouco mais estável, mas não podemos excluir uma nova viagem para breve, abaixo de 1.37 e um reteste aos mínimos.
E agora, fora destes mundos por uns dois dias
Abraço
djovarius
Uma das "notícias" que "dizem" que está a acalmar os mercados, em relação à Grécia, claro, é a da suposta intervenção Europeia ou só Alemã, para "salvar" a Grécia.
Deve ser tão verdadeira que nem aqui na Alemanha tem um real impacto.
Eu ficaria admirado se tal acontecesse nesta fase. A Alemanha tem os seus problemas e não são poucos. Como conciliar uma baixa de impostos com a redução do défice e com a manutenção do essencial das políticas sociais. Um quebra-cabeças onde não parece caber um plano de assistência a um Estado da UE. Como explicar tal coisa ao eleitorado !?
E porque salvar quem parece que só se quer auto-destruir?
A greve de hoje na Grécia e a promessa de mais a caminho mostram bem que a solução para os problemas não passa por esmolas ao mais problemático dos porquinhos. O problema é essencialmente interno e de muita gravidade.
É que depois, porque não assistir os outros do mesmo pocilgo?
E já agora o EIRE e a Bélgica, porque não !?
O que parece claro é que o mercado já está a pensar melhor sobre o assunto. Apesar de alguma recuperação técnica dos mercados, incluindo do Ouro e do EUR, já se nota o regresso da volatilidade.
Não seria de admirar o regresso às quedas dos mercados e da "cross rate" que muito bem serve de radar: o EUR/JPY.
Quanto ao EUR/USD, depois de 1.358x tem andado a passear acima de 1.38 - como ainda hoje de manhã. Agora, deve andar um pouco mais estável, mas não podemos excluir uma nova viagem para breve, abaixo de 1.37 e um reteste aos mínimos.
E agora, fora destes mundos por uns dois dias

Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
"Mon opinion" é a queda do EurUsd. Más notícias a sair (défice comercial dos EUA), e o terreno técnico favorável para o SP voltar a cair, e por arrasto os outros índices (anda tudo a subir à doida, hoje, tal como ontem... faz parte da volatilidade, e acredito que os indices voltem a virar para baixo, dentro deste mesmo contexto de volatilidade). O certo é que o EurUsd não se deu bem em terrenos de 1,38 e agora virou para baixo... um aviso às bolsas a ter em conta, a meu ver.
Quem está ligado: