Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Barragens Sim ou Não??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Eco Tretas » 12/2/2010 12:05

Luis19 Escreveu:Conheço muita gente dessa zona que quando lhe falo na cidade dizem logo algo do tipo: "Cidade, xiça, aquilo é só cimento e poluição!!!"

Como vez, depende muito do ponto de vista :wink:

Compreendo perfeitamente esse ponto de vista!

Luis19 Escreveu:Já agora, já viste algum lobo no seu estado natural? (e não me estou a referir aos que estão no centro de recuperação do lobo ibérico em mafra)

Ao contrário do que as pessoas pensam (sobretudo por causa de uma das últimas estupidificantes telenovelas da TVI), os lobos são muito furtivos. Mas respondendo à tua pergunta, já vi um no Parque Nacional Peneda Gerês. Até lhe atirei duas pedras, não perguntes porquê, nem em que circunstâncias :roll: :roll: :roll: :roll:
Adicionalmente, já vi várias vezes, aqui em Portugal e Espanha demonstração indirecta da sua proximidade (garranos e cavalos em formação circular, com crias no meio)

Luis19 Escreveu:Achas que é mesmo necessário mais um "mamarracho" de betão num dos mais belos rios selvagens (ainda) portugueses?

Infelizmente, é necessário por causa das ventoinhas eólicas!

Luis19 Escreveu:Não dá mesmo para fazer um upgrade às barragens da bacia do Douro que já existem?

Não. Vai ver porquê no excelente blog do Pinto de Sá, já atrás referenciado.

Luis19 Escreveu:E já agora, sabes por acaso em termos geológicos o que é o vale da vilariça?
Sei, mas conheço mal, embora já lá tenha passado várias vezes.

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Luis19 » 12/2/2010 1:01

Eco Tretas Escreveu:Fui lá três vezes (também pela posta mirandesa). Acredita que é quase só mato e silvas!

Ecotretas

Ecotretas,

Tens que ir lá mais vezes e olhar bem à tua volta e acima de tudo sentir com o coração o que é essa região.

Conheço muita gente dessa zona que quando lhe falo na cidade dizem logo algo do tipo: "Cidade, xiça, aquilo é só cimento e poluição!!!"

Como vez, depende muito do ponto de vista :wink:

Já agora, já viste algum lobo no seu estado natural? (e não me estou a referir aos que estão no centro de recuperação do lobo ibérico em mafra)

Achas que é mesmo necessário mais um "mamarracho" de betão num dos mais belos rios selvagens (ainda) portugueses?

Não dá mesmo para fazer um upgrade às barragens da bacia do Douro que já existem?

E já agora, sabes por acaso em termos geológicos o que é o vale da vilariça?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por Elias » 11/2/2010 22:54

aleixon Escreveu:... diria mais, é sacrifício. Fez mal a alguém para merecer uma coisa destas?

cump.
NA

aleixon,

Continuas a tua cruzada de acicatar o Ecotretas contra mim. Não percebo porque insistes nessa postura antissocial.

Achas mesmo que esse teu post constitui uma mais-valia para este espaço?

Registado: 5/11/2002 12:21

por aleixon » 11/2/2010 22:51

Eco Tretas Escreveu:Compreendo. É um serviço público gratuito... Ou missionário, se quiseres!
Ecotretas

... diria mais, é sacrifício. Fez mal a alguém para merecer uma coisa destas?

cump.
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

por Elias » 11/2/2010 22:41

Ecotretas,

Já pareces o Sócrates. Vais desconversando, desconversando, desconversando, mas não repsondes às perguntas.

Se não queres ou não sabes responder, eu não vou insistir.

Fica bem.

por Eco Tretas » 11/2/2010 22:35

Elias Escreveu:Logo com base nesta resposta comecei a suspeitar que nem terias opinião sobre o assunto, pois o conceito parecia ser-te desconhecido.

Depois de eu te ter explicado, e de todas as vezes que insisti na pergunta, limitaste-te a remeter para sites externos e blogs com dissertações de outros. E eu já te expliquei por duas vezes que a opinião do Francisco ou do Pinto ou de outro qualquer não me interessa neste momento. O que me interessava mesmo era a tua opinião.

Se me disseres que não tens opinião sobre o assunto porque não sabias o que era a conservação da natureza e ainda não pensaste maduramente no assunto, eu compreenderei.

Se, pelo contrário, insistires que já me deste a resposta, então diz-me onde é que ela está, pois devo estar pouco atento e não a consigo encontrar.

Elias,
Com este tipo de comentários, não te vou dar mais atenção. Não a mereces.
Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 22:15

Eco Tretas Escreveu:Já te dei a resposta, que infelizmente não te agrada!

Ecotretas

Não, Ecotretas, não deste. Estás a desconversar e a fingir que respondeste mas não respondeste.

A primeira vez que te perguntei o que pensavas sobre a conservação da natureza foi no post de ontem à noite e tu respondeste a perguntar o que era isso de conservar a natureza:

Eco Tretas Escreveu:
Elias Escreveu:Por fim, uma última questão: achas que vale a pena conservar a natureza ou é melhor assumir de uma vez por todas que não vale a pena ter preocupações dessas?
O que é para ti isso de conservar a natureza? Não era melhor retirar então as ventoinhas dos topos dos montes???

Ecotretas

Logo com base nesta resposta comecei a suspeitar que nem terias opinião sobre o assunto, pois o conceito parecia ser-te desconhecido.

Depois de eu te ter explicado, e de todas as vezes que insisti na pergunta, limitaste-te a remeter para sites externos e blogs com dissertações de outros. E eu já te expliquei por duas vezes que a opinião do Francisco ou do Pinto ou de outro qualquer não me interessa neste momento. O que me interessava mesmo era a tua opinião.

Se me disseres que não tens opinião sobre o assunto porque não sabias o que era a conservação da natureza e ainda não pensaste maduramente no assunto, eu compreenderei.

Se, pelo contrário, insistires que já me deste a resposta, então diz-me onde é que ela está, pois devo estar pouco atento e não a consigo encontrar.

por Elias » 11/2/2010 22:07

65489 Escreveu:A construção de barragens, em especial para produção eléctrica, também podia ser acompanha de planos de aproveitamento aquático e turístico do local circundante, isso seria algo de benéfico para problemas de abandono e envelhecimento das populações do interior.

O que tens a dizer sobre o Alqueva? Conheces?

65489 Escreveu:É lamentável que um país com tantos recursos hídricos, solares e eólicos tenha de importar energia. Ou equacionar a construção de centrais nucleares, quando temos capacidade para produzir “energia limpa”.

O que é lamentável é que neste país não haja uma verdadeira política de combate ao desperdício de energia.

65489 Escreveu:E no caso de realmente estarmos a caminhar para um “aquecimento global” (se bem que para mim estamos é a ir para uma nova era glaciar…basta ver os últimos invernos), seria uma mais-valia em termos de reservas de água potável, quem sabe um dia não seria rentável exportar grandes quantidades.

E desde quando dois ou três Invernos servem de amostra para o que quer que seja? Extrapolar com base em amostras dessa dimensão é um disparate. Era como eu dizer assim: "olha hoje não choveu, se calhar vem aí uma seca prolongada!" :roll:

por 65489 » 11/2/2010 19:57

A meu ver deveriam ser construídas muito mais barragens, onde fosse viável para a produção de energia eléctrica, abastecimento de águas potáveis e agrícolas. Desde que os projectos equacionem bem o realojamento e relativas indemnizações aos habitantes locais.
A construção de barragens, em especial para produção eléctrica, também podia ser acompanha de planos de aproveitamento aquático e turístico do local circundante, isso seria algo de benéfico para problemas de abandono e envelhecimento das populações do interior.

É lamentável que um país com tantos recursos hídricos, solares e eólicos tenha de importar energia. Ou equacionar a construção de centrais nucleares, quando temos capacidade para produzir “energia limpa”.

E no caso de realmente estarmos a caminhar para um “aquecimento global” (se bem que para mim estamos é a ir para uma nova era glaciar…basta ver os últimos invernos), seria uma mais-valia em termos de reservas de água potável, quem sabe um dia não seria rentável exportar grandes quantidades.

Registado: 6/12/2007 20:29

por Eco Tretas » 11/2/2010 19:20

Elias Escreveu:Ecotretas eu não vi a reportagem de que falas, mas deixa-me dizer-te que considero abusiva a generalização que pareces querer fazer a partir de uma simples reportagem.

Não é assim tanto quanto possas pensar. Por várias razões (eg. falta de financiamento), muita investigação nesta área (Ambiente) é de gabinetes, e as incursões no terreno são poucas... E mais, as sucessivas revelações que estão a ser feitas nesta era pós-Climategate são terríveis!

Elias Escreveu:Em Trás-os-Montes, como em qualquer outro lugar do mundo, o conhecimento local é valioso para ajudar a saber onde ocorre esta ou aquela espécie. Isso não significa porém que os investigadores sehjam incompetentes ou que as populações locais é que sabem o que há.

Para além disso, deixa-me dizer-te o seguinte: tu dizes que te recusas a responder às perguntas que te coloco, nuns casos porque as consideras fáceis, noutros casos porque resolves remeter para o teu blog. No fim disto tudo continuo sem saber se achas que devemos procurar conservar os valores naturais ou se achas que isso não faz qualquer sentido...

Já te dei a resposta, que infelizmente não te agrada!

Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 17:31

Eco Tretas Escreveu:Bolas! És insistente!

Sim sou insistente. E continuarei a insistir até tu me dares a tua opinião. Caso ainda não tenhas percebido, o que eu quero mesmo saber é a tua opinião e não a de fulano A, B ou C.

Eco Tretas Escreveu:a religião do Ambiente e a seita do Aquecimento Global determinam como te deves comportar. Se não te comportares, o melhor que podes aspirar é uma vida de penitência, e isso é o que está a acontecer aos locais do Parque Sagrado-Nacional da Peneda Gerês.

Em lugar de produzires afirmações vagas e genéricas, era melhor que concretizasses a que é que te referes, explicando exactamente qual é a parte com que não concordas.

Porque a seguir eu pergunto-te o que é que tu queres dizer e tu vens dizer que eu sou insistente e que o melhor é ir ler o teu blog.

E por isso eu vou explicar mais uma vez:
Primeiro, eu não fui ver o teu blog. Fui ao Caldeirão e tu também e é no Caldeirão que estamos a conversar.
Segundo, não me interessa que me digas as opiniões dos outros. Interessa-me saber a tua.

Concretamente, gostava de saber se pensas que vale a pena procurar conservar as espécies ou se achas que não vale a pena preocuparmo-nos com isso.

por Elias » 11/2/2010 17:26

Eco Tretas Escreveu:
Elias Escreveu:O que é que pretendes concluir a partir daqui?

Devia ser fácil para ti, Elias: A qualidade dos investigadores, o seu domínio do Latim, mas o total desconhecimento do que se passa no terreno...
Francamente, Elias, não estou para te responder mais a perguntas tão fáceis!

Ecotretas

Ecotretas eu não vi a reportagem de que falas, mas deixa-me dizer-te que considero abusiva a generalização que pareces querer fazer a partir de uma simples reportagem.

Em Trás-os-Montes, como em qualquer outro lugar do mundo, o conhecimento local é valioso para ajudar a saber onde ocorre esta ou aquela espécie. Isso não significa porém que os investigadores sehjam incompetentes ou que as populações locais é que sabem o que há.

Para além disso, deixa-me dizer-te o seguinte: tu dizes que te recusas a responder às perguntas que te coloco, nuns casos porque as consideras fáceis, noutros casos porque resolves remeter para o teu blog. No fim disto tudo continuo sem saber se achas que devemos procurar conservar os valores naturais ou se achas que isso não faz qualquer sentido...

por Eco Tretas » 11/2/2010 16:31

Elias Escreveu:O que é que pretendes concluir a partir daqui?

Devia ser fácil para ti, Elias: A qualidade dos investigadores, o seu domínio do Latim, mas o total desconhecimento do que se passa no terreno...
Francamente, Elias, não estou para te responder mais a perguntas tão fáceis!

Ecotretas

por Eco Tretas » 11/2/2010 16:29

Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Na Idade Média, os juristas identificavam a natureza ou Deus como fundamento do direito natural... Agora, deixou-se cair o "ou Deus". Frase retirada do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito

Está bem, e o que é que isso tem a ver para o caso vertente?

Bolas! És insistente! Tens que ler o thread todo para perceberes a resposta, senão ficamos aqui ad-eternum... Mas eu resumo-te: a religião do Ambiente e a seita do Aquecimento Global determinam como te deves comportar. Se não te comportares, o melhor que podes aspirar é uma vida de penitência, e isso é o que está a acontecer aos locais do Parque Sagrado-Nacional da Peneda Gerês. É claro que há os jejuns, as esmolas e as indulgências! Mas também te virá a tocar... Vejam como pode ser o futuro aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Wq58zS4_jvM

Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 16:23

Eco Tretas Escreveu:Fez-me lembrar uma reportagem que vi, pelos menos duas vezes na RTP2, sobre uns parzinho de investigadores (UP creio), que andaram a estudar o lobo na Serra da Peneda. Depois de um ano sem sequer tirarem uma foto ao dito cujo, tiraram uns meses de férias. No regresso para o segundo ano, resolveram mudar de estratégia, e perguntar aos locais. Estes disseram-lhes claramente por onde é que eles andavam, e já não me lembro exactamente, mas nuns dias lá estabeleceram contacto...

Ecotretas

O que é que pretendes concluir a partir daqui?

por Eco Tretas » 11/2/2010 16:19

aleixon Escreveu:Caro Eco Tretas,
Existem vários tipos de áreas protegidas (ZPE é diferente de Rede Natura 2000) e de facto, para quem vai ao terreno, constata muitas vezes que determinadas espécies protegidas não existe o que entra em conflito com a própria criação da área protegida (pelo facto de existir uma listagem de espécies a proteger em determinada zona, não significa que essas epécies de facto existam nesses locais - foi uma trapalhada a criação de muitas destas zonas protegidas). Por isso entendo perfeitamente a sua indignação, provavelmente com toda a razão, por não considerar grave a afectação da zona que visitou a uma infraestrutura muito importante no âmbito nacional.

Fez-me lembrar uma reportagem que vi, pelos menos duas vezes na RTP2, sobre uns parzinho de investigadores (UP creio), que andaram a estudar o lobo na Serra da Peneda. Depois de um ano sem sequer tirarem uma foto ao dito cujo, tiraram uns meses de férias. No regresso para o segundo ano, resolveram mudar de estratégia, e perguntar aos locais. Estes disseram-lhes claramente por onde é que eles andavam, e já não me lembro exactamente, mas nuns dias lá estabeleceram contacto...

Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 16:06

Eco Tretas Escreveu:Esse teu conceito de site de turismo deixa-me siderado! Para as tuas propostas de turismo de natureza, sugiro que leias o que ele diz na mesma página:

A Câmara Municipal fez ali importantes investimentos em infra-estruturas que garantiam segurança e qualidade de alojamento. Uma obra efectuada antes desta última vaga de discussões acerca da construção da Barragem. O acesso foi melhorado, mas manteve-se em terra batida, não se interferindo no meio ambiente com a habitual colocação de asfalto. O Santo Antão da Barca ficou assim com excelentes condições para o tal turismo de natureza e quantos desses turistas lá vimos? Zero, meus senhores! Ainda não se tinham lembrado do Sabor e a maior parte deles não fazia (nem faz ainda) a menor ideia do que era o Santo Antão da Barca. Quem utilizou aquelas instalações? Umas dezenas de locais e de amigos próximos vindos da “cidade” a propósito de comerem uns peixes do rio e beberem uns copos de vinho, até porque a instituição que ficou a gerir as instalações (Comissão Fabriqueira) alugava aquilo muito barato.

Fica o registo de que já estive na capela do Santo...

Sabes qual é o problema do nosso modelo de desenvolvimento e porque é que ele tantas vezes falha? Exactamente porque é feito do lado da oferta em vez de ser do lado da procura.

Leva-se as pessoas a acreditar que vai haver imensa procura para justificar a oferta, quando essa procura não existe. E depois claro, criam-se enormes expectativas que saem goradas.

Olha o que aconteceu no Alqueva...

Eco Tretas Escreveu:Na Idade Média, os juristas identificavam a natureza ou Deus como fundamento do direito natural... Agora, deixou-se cair o "ou Deus". Frase retirada do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito

Está bem, e o que é que isso tem a ver para o caso vertente?

Eco Tretas Escreveu:Que tu fazes muitas perguntas, eu sei. Mas não tenho que tas responder a todas aqui.

Ecotretas, não tens de responder a perguntas nenhumas. Só respondes às que quiseres.

Mas dado que tomas a iniciativa de participar neste forum, penso que faz sentido responderes aqui às perguntas que aqui te são colocadas, em lugar de remeteres para o teu blog (que me parece ser o espaço de resposta para as questões que lá são colocadas).

por Eco Tretas » 11/2/2010 15:55

Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Turismo? Elias, onde é que apresentei um link de turismo? Só posso supôr que seja o relativo ao site do Francisco Lopes.

Sim, referia-me a esse site.

Ele escreve lá coisas como o turismo só se desenvolve com infra-estruturas de qualidade e estas só se constroem nos locais onde existam atractivos diversificados que garantam a presença de pessoas em número suficiente para as rentabilizar. ou a albufeira da barragem iria criar algumas ilhas interessantes para a construção de equipamentos turísticos. Se isto não é defender que a barragem promove o turismo, então é o quê?

Esse teu conceito de site de turismo deixa-me siderado! Para as tuas propostas de turismo de natureza, sugiro que leias o que ele diz na mesma página:

A Câmara Municipal fez ali importantes investimentos em infra-estruturas que garantiam segurança e qualidade de alojamento. Uma obra efectuada antes desta última vaga de discussões acerca da construção da Barragem. O acesso foi melhorado, mas manteve-se em terra batida, não se interferindo no meio ambiente com a habitual colocação de asfalto. O Santo Antão da Barca ficou assim com excelentes condições para o tal turismo de natureza e quantos desses turistas lá vimos? Zero, meus senhores! Ainda não se tinham lembrado do Sabor e a maior parte deles não fazia (nem faz ainda) a menor ideia do que era o Santo Antão da Barca. Quem utilizou aquelas instalações? Umas dezenas de locais e de amigos próximos vindos da “cidade” a propósito de comerem uns peixes do rio e beberem uns copos de vinho, até porque a instituição que ficou a gerir as instalações (Comissão Fabriqueira) alugava aquilo muito barato.

Fica o registo de que já estive na capela do Santo...

Elias Escreveu:O que são regras da Idade Média?

Na Idade Média, os juristas identificavam a natureza ou Deus como fundamento do direito natural... Agora, deixou-se cair o "ou Deus". Frase retirada do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito

Elias Escreveu:E não respondeste à minha questão anterior:

Elias Escreveu:O que eu te pergunto é se achas que essas áreas devem ou não ser conservadas e, se sim, em que condições.

Que tu fazes muitas perguntas, eu sei. Mas não tenho que tas responder a todas aqui. O meu blog resume o meu pensamento sobre conservação, e sobre os disparates que não devem ser feitos nessa conservação: http://ecotretas.blogspot.com

Ecotretas

por aleixon » 11/2/2010 13:31

Caro Eco Tretas,

Permita-me agradecer a amabilidade e prontidão pela resposta à minha pergunta. Evidentemente que não sou nem pretendo ser seu, nem de ninguém, advogado de defesa como facilmente se poderá deduzir por qualquer mente lúcida e esclarecida.

Aproveito ainda para realçar alguns aspectos que focou, dado serem mais que reveladores para o esclarecimento do assunto em discussão, quando tentou explicar que já foi ao local e não conseguiu encontrar as espécies de interesse proteccionista que supostamente são a razão da existência de uma zona protegida.

Eco Tretas Escreveu:A fauna/flora a que te referes são coisas como as referidas pelo Franisco Lopes:
Allium roseum - Alho rosado;
Buxus sempervirens – Buxo;
Dactylorhiza markusi – orquídea do campo;
etc...
Quercus coccifera – é o mais que vulgar Carrasco
Fui lá três vezes (também pela posta mirandesa). Acredita que é quase só mato e silvas!
Ecotretas

Existem vários tipos de áreas protegidas (ZPE é diferente de Rede Natura 2000) e de facto, para quem vai ao terreno, constata muitas vezes que determinadas espécies protegidas não existe o que entra em conflito com a própria criação da área protegida (pelo facto de existir uma listagem de espécies a proteger em determinada zona, não significa que essas epécies de facto existam nesses locais - foi uma trapalhada a criação de muitas destas zonas protegidas). Por isso entendo perfeitamente a sua indignação, provavelmente com toda a razão, por não considerar grave a afectação da zona que visitou a uma infraestrutura muito importante no âmbito nacional.

Parece-me que é claro que não estamos contra a biodiversidade nem contra a preservação das espécies. Pessoalmente o que sou a desfavor é quanto se tenta defender causas já por si inexistentes.

Um último reparo para a espécie Quercus coccifera, em determinadas situações assume interesse de conservação.

Cumprimentos,
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

por Elias » 11/2/2010 12:57

Eco Tretas Escreveu:Turismo? Elias, onde é que apresentei um link de turismo? Só posso supôr que seja o relativo ao site do Francisco Lopes.

Sim, referia-me a esse site.

Ele escreve lá coisas como o turismo só se desenvolve com infra-estruturas de qualidade e estas só se constroem nos locais onde existam atractivos diversificados que garantam a presença de pessoas em número suficiente para as rentabilizar. ou a albufeira da barragem iria criar algumas ilhas interessantes para a construção de equipamentos turísticos. Se isto não é defender que a barragem promove o turismo, então é o quê?

Eco Tretas Escreveu:Estamos a falar de um tema em que, já conhecendo a tua abordagem, nunca to conseguiria demonstrar. O que é um valor natural, Elias?

Espécies raras de fauna e flora que devem ser protegidas.
Não sou eu que o digo. Não são os ambientalistas que o dizem. É a União Europeia e os seus Estados-membros que decidiram que deveria ser assegurada a conservação da biodiversidade e foi com esse objectivo que foi criada a rede Natura 2000.

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço Comunitário da União Europeia resultante da aplicação das Directivas nº 79/409/CEE (Directiva Aves) e nº 92/43/CEE (Directiva Habitats) e tem por ”objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território europeu dos Estados-membros em que o Tratado é aplicável”.
Fonte

Ecotretas Escreveu:Ai sim, estou a misturar? Vai ver o que andam as pessoas a dizer nas manifestações, que infelizmente não se ouvem cá em Lisboa! Eu queria ver como te comportarias tu, se te obrigassem a viver hoje segundo regras da Idade Média...

O que são regras da Idade Média?

E não respondeste à minha questão anterior:

Elias Escreveu:O que eu te pergunto é se achas que essas áreas devem ou não ser conservadas e, se sim, em que condições.

1 abraço,
Elias

por Eco Tretas » 11/2/2010 12:43

Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:No comments. Lê por favor a definição de ataques ad-hominem: http://en.wikipedia.org/wiki/Ad_hominem

Ecotretas eu não te ataquei nem fiz qualquer juízo de valor a teu respeito.
Apenas escrevi - e mantenho, até demonstrares o contrário - que não conheces o tema de que estávamos a falar (os valores naturais).

Estamos a falar de um tema em que, já conhecendo a tua abordagem, nunca to conseguiria demonstrar. O que é um valor natural, Elias?

Elias Escreveu:Estás a misturar tudo.
Uma coisa é a cobrança de taxas que tem vindo a ser aplicada por parte do ICNB. Pessoalmente acho essas taxas um absurdo (e suspeito que só tenham aparecido porque o ICNB tem de obter receitas próprias, cerca de 2,4 milhões de euros de acordo com o OE2010).
Outra coisa completamente diferente é a conservação das áreas protegidas.
O que eu te pergunto é se achas que essas áreas devem ou não ser conservadas e, se sim, em que condições.

Ai sim, estou a misturar? Vai ver o que andam as pessoas a dizer nas manifestações, que infelizmente não se ouvem cá em Lisboa! Eu queria ver como te comportarias tu, se te obrigassem a viver hoje segundo regras da Idade Média...

Ecotretas

por Eco Tretas » 11/2/2010 12:37

Elias Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Elias, estavamos a falar de energia, e não de barcos. Vai ler primeiro porque é que as barragens são necessárias, e depois voltamos a falar. Se não souberes por onde começar, lê o blog do Pinto de Sá. Está lá tudo muito bem explicadinho!

Estávamos a falar de energia até tu teres apresentado aqui o link de um site que fala em turismo. A partir do momento em que introduzes o tema (ainda que por via de um link), parece-me lógico que não queres excluir a parte do turismo - ou queres?

Turismo? Elias, onde é que apresentei um link de turismo? Só posso supôr que seja o relativo ao site do Francisco Lopes. Ele é um senhor lá dos sítios do Sabor, que percorre aquelas coisas a pé, ou quando é possível, de outras formas. Aposto que não leste integralmente o texto que eu te sugeri. Apreendias muitas coisas com ele!
Ecotretas

por Eco Tretas » 11/2/2010 12:31

Elias Escreveu:Lamento essa tua postura, penso que nem eu nem o Ecotretas precisamos desse tipo de "defesa".

Sim, concordo! Embora lhe tenha respondido à questão que me fez :) :) :)
Ecotretas

por Elias » 11/2/2010 12:27

aleixon Escreveu:Eco Tretas, até quando vai durar a sua paciência a tentar ensinar quêm não quer aprender? Da minha parte percebi toda a sua exposição e concordo com ela. Vê-se que é conhecedor teórico e prático do assunto.
Cumprimentos,
NA

aleixon,

Dado que resolveste intervir nesta discussão, deixa-me dizer-te o seguinte: eu posso não concordar com muitas das coisas que o Ecotretas diz, mas pelo menos ele apresenta argumentos. Eu apresento os meus. É uma discussão que pode estar mais ou menos acesa, mas que certamente não é vazia de conteúdo.

Tu, pelo contrário não apresentas argumentos nenhuns, preferes refugiar-te na justificação de que os outros estão errados ou não querem aprender mas recusas-te a partilhar a informação de que supostamente dispões.

A este respeito, gostaria de recuperar aqui o último post que te dirigi, que tem data de 12 de Novembro de 2009 e que foi no post da EDP-R:

tu escreveste:

tenho mas não vou apresentar (informação)

E eu respondi:
Pois, que tu não queres partilhar informação eu já tinha percebido. Estás no teu direito, claro.

O que não percebi foi a necessidade de fazeres ataques pessoais e acusações. É pena que assim seja.

Não respondeste a este meu post. E desde então a tua postura não mudou nem um milímetro. Limitas-te a criticar e a dizer que os outros estão errados sem justificar porquê. E como se isso não bastasse, vens para aqui acicatar o Ecotretas contra mim. Lamento essa tua postura, penso que nem eu nem o Ecotretas precisamos desse tipo de "defesa".

por Eco Tretas » 11/2/2010 12:27

aleixon Escreveu:Eco Tretas, até quando vai durar a sua paciência a tentar ensinar quêm não quer aprender? Da minha parte percebi toda a sua exposição e concordo com ela. Vê-se que é conhecedor teórico e prático do assunto.
Cumprimentos,
NA

Compreendo. É um serviço público gratuito... Ou missionário, se quiseres!
Ecotretas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, JUKIMSUNG, nbms2012 e 169 visitantes