BCP - Tópico Geral
tugatuga11 Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Então ninguém acredita que nas próximas semanas possa ir à casa dos 0,66/0,70?
Isto foi escrito neste tópico a 18/01/2010...
tugatuga11, se eu agora disser, "então ninguém acredita que o BCP daqui a 3 anos vai estar acima dos 2€?" e daqui a 3 anos vier lembrar aquilo que disse, acho que isso não me dá os créditos por ter acertado na mouche.
O BCP veio aos 0,67/0,70, como podia ter parado nos 0,76. Aquilo que aconteceu nesta última semana não estava propriamente no plano da maior das pessoas.
O ataque exagerado a Portugal não estava claramente no horizonte da generalidade dos comum dos mortais.
tugatuga11, não foi apenas o BCP que caiu fortemente, foi todo o PSI-20. Aliás, não só o PSI-20, o IBEX também caiu forte e feio. Se eu te perguntasse aqui há uns dias/semanas se acreditavas que todo o PSI-20 iria cair fortemente (como não se via desde o auge da crise), possivelmente irias torcer o nariz e chamar-me louco.
As quedas do BCP nesta semana pouco ou nada teve a ver com a sua própria situação fundamental ou técnica mas sim com o sentimento de mercado que se agudizou fortemente.
Mas estou convicto de que, muito embora esta volatilidade (em sentido negativo) tenha ainda por onde durar, ainda mais se esta questão agora das escutas do Sócrates tiver como consequência o fim do governo, continuamos a estar numa posição em que o mercado está claramente a exgerar face aos fundamentais. Há um desajuste mais do que nítido, que, mais tarde ou mais cedo será compensado. É aqui que se criam as grandes oportunidades de entrada, principalmente para quem quer investir a longo prazo.
tugatuga11, se te disser que o BCP para a semana vai subir 10%, achas impossível? Depois de tanta venda, não me parece algo que seja impossível. Mas se te disser que o BCP para a semana vai descer mais 10%, também não acharás impossível. Qualquer que seja o cenário, não creio ser algo de génio, dada a volatilidade a que se assiste.
Atenção que há 2 semanas atrás essa volatilidade não estava ainda implicita no mercado. Aliás, o ataque a Portugal (que resultou na queda brutal de todas as nossas cotadas) só surgiu esta semana.
Para mim, continuamos numa altura em que se deve acumular bons títulos e deixar rolar. Daqui a uns anos só há dois cenários possíveis. Ou a economia recuperou e os nossos investimentos duplicaram ou triplicaram, ou então a economia não recuperou e, pois bem, se calhar estaremos perto do fim do mundo como o conhecemos, pelo que nem precisaremos mais de dinheiro

tugatuga11 Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Então ninguém acredita que nas próximas semanas possa ir à casa dos 0,66/0,70?
Isto foi a 18/01/2010...
Atenção que não estou com isto a dizer que vai ficar por aqui...apenas faço referência ao acertar na "mouche".
Ainda não será nesta semana que entro virtualmente no bcp.
Bom fim de semana.
tugatuga11 Escreveu:Então ninguém acredita que nas próximas semanas possa ir à casa dos 0,66/0,70?
Isto foi escrito neste tópico a 18/01/2010...

Editado pela última vez por tugatuga11 em 6/2/2010 2:13, num total de 1 vez.
E esta crise de 3 dias..
foi ou não fruto de declarações irresponsáveis? É que os desmentidos já começaram a ser publicados...
- Registado: 29/11/2007 11:18
Ulisses Pereira Escreveu:Memento, apesar de continuar impossibilitado de fazer análises ao mercado, posso responder a algumas das tuas questões:
1) Uma OPA, normalmente, faz subir as cotações já que é lançada a um preço superior ao da actual cotação. No entanto, gostaria de deixar esta nota adicional, apenas 0,01% das pretensas OPA`s são reais. Rumores de OPA´s são o pão nosso de cada dia e se fosse mtodos verdade, nos últimos 15 anos, o BCP já teria sido vendido mais de 100 vezes.
2) Creio que a volatilidade brutal que toda a Banca tem mostrado, tem muito a ver com a violência do abalo que a Banca sofreu nesta crise, em que os riscos de falência chegaram a existir ou, pelo menos, a ser considerados pelos mercados. Isto faz com que os mercados continuem à procura do preço "justo" para avaliar a Banca, o que não está fácil.
3) Penso que é importante distinguir o "short selling normal" do "naked short selling". No primeiro, quando alguém quer abrir uma posição curta, tem que pedir essas acções emprestadas a alguém, enquanto no segundo tal não é necessário. Na minha opinião, o primeiro não tem quaisquer consequências nefastas, bem pelo contrário, dota o mercado de uma liquidez essencial. Quanto ao segundo, é perigoso e desvirtua a lógica da economia de mercado.
Um abraço,
Ulisses
Ò Ulisses nunca mais podes falar???? Foste calado pelo sócrates?????

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Amigos caldeireiros , após uma semana terrível, qual a vossa previsão para a proxima semana e será que dia 10 os resultados serão animadores?
Pois é, os resultados podem baralhar isto ainda mais.
A gestão têm-nos habituado a surpresas que vão do mal ao pior...
Vamos acreditar, vamos acreditar.
Na minha opinião, a cotação está em cima de um suporte importante.
Se a segura ou não, não sei mas, contudo, parece-me que a tempestade dá sinais de querer acalmar e é costume dizer-se que a seguir à tempestade vem a bonança.

É engraçado porque que há, em simultâneo, alguns títulos do PSI em cima de suportes importantes.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Memento, apesar de continuar impossibilitado de fazer análises ao mercado, posso responder a algumas das tuas questões:
1) Uma OPA, normalmente, faz subir as cotações já que é lançada a um preço superior ao da actual cotação. No entanto, gostaria de deixar esta nota adicional, apenas 0,01% das pretensas OPA`s são reais. Rumores de OPA´s são o pão nosso de cada dia e se fosse mtodos verdade, nos últimos 15 anos, o BCP já teria sido vendido mais de 100 vezes.
2) Creio que a volatilidade brutal que toda a Banca tem mostrado, tem muito a ver com a violência do abalo que a Banca sofreu nesta crise, em que os riscos de falência chegaram a existir ou, pelo menos, a ser considerados pelos mercados. Isto faz com que os mercados continuem à procura do preço "justo" para avaliar a Banca, o que não está fácil.
3) Penso que é importante distinguir o "short selling normal" do "naked short selling". No primeiro, quando alguém quer abrir uma posição curta, tem que pedir essas acções emprestadas a alguém, enquanto no segundo tal não é necessário. Na minha opinião, o primeiro não tem quaisquer consequências nefastas, bem pelo contrário, dota o mercado de uma liquidez essencial. Quanto ao segundo, é perigoso e desvirtua a lógica da economia de mercado.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Boa tarde pessoal.
Tenho acompanhado este fórum/tópico mas esta é a minha primeira participação.
Gostaria de vos pedir a opinião sobre alguns pontos relacionados com este título.
1 - Muito se fala de OPAs ao BCP. Quais as implicações que uma OPA teria? Era bom? Era mau? Devíamos vender? (mesmo assumindo perdas)
2 - Este título tem uma volatilidade "brutal" sendo muitas vezes o título com pior desempenho do PSI20. Porquê esta volatilidade? Pelo preço que as acções têm?
3 - Faz sentido, na vossa opinião, tendo em conta o estado da economia que continue a ser permitido o shortselling? (visto que pode rebentar completamente um título)
4 – Bola de Cristal! Qual a vossa sugestão a quem entrou longo neste título? (como eu)
Espero que esta situação de PT se resolva a bem.. caso contrário vou ficar deprimido
Abraços! e obrigado pela vossa partilha de conhecimento!
Tenho acompanhado este fórum/tópico mas esta é a minha primeira participação.
Gostaria de vos pedir a opinião sobre alguns pontos relacionados com este título.
1 - Muito se fala de OPAs ao BCP. Quais as implicações que uma OPA teria? Era bom? Era mau? Devíamos vender? (mesmo assumindo perdas)
2 - Este título tem uma volatilidade "brutal" sendo muitas vezes o título com pior desempenho do PSI20. Porquê esta volatilidade? Pelo preço que as acções têm?
3 - Faz sentido, na vossa opinião, tendo em conta o estado da economia que continue a ser permitido o shortselling? (visto que pode rebentar completamente um título)
4 – Bola de Cristal! Qual a vossa sugestão a quem entrou longo neste título? (como eu)
Espero que esta situação de PT se resolva a bem.. caso contrário vou ficar deprimido

Abraços! e obrigado pela vossa partilha de conhecimento!

- Registado: 26/11/2009 10:25
Banca
Bank Millennium conclui aumento de capital com sucesso
Económico com Lusa
04/02/10 16:55
--------------------------------------------------------------------------------
O banco do BCP na Polónia aumentou o capital em 240 milhões de euros.
Collapse Comunidade
Partilhe: No dia em que as acções do BCP afundam mais de 8%, o seu banco na Polónia anunciou que a sua operação de aumento do capital, em 240 milhões de euros, terminou com êxito, tendo a procura quase duplicado a oferta.
"A subscrição de acções [363,9 milhões novas acções] foi feita com grande interesse dos investidores. A maioria já são accionistas do banco, o que demonstra a sua confiança no desenvolvimento do Bank Millennium", sublinhou Boguslaw Kott, presidente do banco polaco, num comunicado emitido hoje.
O aumento de capital de 1,05 mil milhões de 'zlotys' (240 milhões de euros), permitirá que o banco fique com um rácio de solvabilidade próximo dos 15% e um Core Tier I na ordem dos 12%.
"Planeamos ser o quinto maior banco comercial na Polónia, e o aumento de capital servirá para atingirmos essa meta", afirmou hoje o presidente do Bank Millennium, cujo maior accionista é o BCP, com 65,51% do capital.
--------------------------------------------------------------------------------
BN
Bank Millennium conclui aumento de capital com sucesso
Económico com Lusa
04/02/10 16:55
O banco do BCP na Polónia aumentou o capital em 240 milhões de euros.
Collapse Comunidade
Partilhe: No dia em que as acções do BCP afundam mais de 8%, o seu banco na Polónia anunciou que a sua operação de aumento do capital, em 240 milhões de euros, terminou com êxito, tendo a procura quase duplicado a oferta.
"A subscrição de acções [363,9 milhões novas acções] foi feita com grande interesse dos investidores. A maioria já são accionistas do banco, o que demonstra a sua confiança no desenvolvimento do Bank Millennium", sublinhou Boguslaw Kott, presidente do banco polaco, num comunicado emitido hoje.
O aumento de capital de 1,05 mil milhões de 'zlotys' (240 milhões de euros), permitirá que o banco fique com um rácio de solvabilidade próximo dos 15% e um Core Tier I na ordem dos 12%.
"Planeamos ser o quinto maior banco comercial na Polónia, e o aumento de capital servirá para atingirmos essa meta", afirmou hoje o presidente do Bank Millennium, cujo maior accionista é o BCP, com 65,51% do capital.
BN
- Registado: 10/5/2009 21:02
(Ulisses, se vires que a agressividade se agrava e está dificil para ti controlar, diz. Chama-se o Sá Pinto e o Bruno Alves e eles endireitam isto num instantinho)
Andem lá, ajudem. Estou a ver se consigo arrancar um sorriso a alguém e evitar que desatem todos ao estalo. Meus queridos amigos virtuais, é dinheiro o que se está a passar hoje. Pensem bem na alegria de estarem sem problemas de saúde, de terem emprego, casa, enfim. Há quem esteja muito pior do que nós, investidores. E são tantos os que estão pior, infelizmente.
Abraço
(abraço, no singular. Estou a poupar como medida de contenção à crise e por causa da lei das finanças locais. E do rating. E da divida publica. Enfim, um abraço e pouca letra)
Andem lá, ajudem. Estou a ver se consigo arrancar um sorriso a alguém e evitar que desatem todos ao estalo. Meus queridos amigos virtuais, é dinheiro o que se está a passar hoje. Pensem bem na alegria de estarem sem problemas de saúde, de terem emprego, casa, enfim. Há quem esteja muito pior do que nós, investidores. E são tantos os que estão pior, infelizmente.
Abraço
(abraço, no singular. Estou a poupar como medida de contenção à crise e por causa da lei das finanças locais. E do rating. E da divida publica. Enfim, um abraço e pouca letra)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Pevide Escreveu:iurp Escreveu:E não vou argumentar outra vez.
Não ?![]()
E o que é que tens feito dia após dia, vezes sem conta ?
Se te deres ao trabalho de ires ver os posts... mas o mais natural é que andes distraído.Acontece a muitos...e ás vezes a mim também. Mas só ás vezes...
- Registado: 23/1/2006 23:54
FGRACIA3 Escreveu:para onde vai esta menina? será que vai mesmo ser a 1ª cotada a ir para minimo histórico??? já não falta tudo... mais 15% e está lá....
Há cerca de 1 mês, aventou-se a possibilidade de corrigir até aos 50-55. Já não falta muito.
Ainda teremos 2 anos de grandes dificuldades. Penso que lá chegará. E não vou argumentar outra vez.
- Registado: 23/1/2006 23:54
OPA AO BCP?!
Fala-se cada vez mais insistentemente nos corredores do sistema financeiro ibérico que estará por dias uma OPA ao BCP.
Lanço este tema para suscitar a reflexão. Para além do popular "onde há fumo, há fogo", também do ponto de vista racional, começa a fazer sentido este cenário.
O BCP é o maior banco português. Tem uma estrutura accionista atomizada e, provavelmente, enfraquecida. Os títulos transaccionam com um desconto face ao valor contabilístico de 30%. Quem comprar o banco, ficará com uma posição privilegiada em Portugal, mas também na Polónia onde o BCP é o quinto maior banco.
Começa a fazer sentido?
Eu acho que sim. Estejam atentos...
Lanço este tema para suscitar a reflexão. Para além do popular "onde há fumo, há fogo", também do ponto de vista racional, começa a fazer sentido este cenário.
O BCP é o maior banco português. Tem uma estrutura accionista atomizada e, provavelmente, enfraquecida. Os títulos transaccionam com um desconto face ao valor contabilístico de 30%. Quem comprar o banco, ficará com uma posição privilegiada em Portugal, mas também na Polónia onde o BCP é o quinto maior banco.
Começa a fazer sentido?
Eu acho que sim. Estejam atentos...
- Registado: 26/3/2009 23:02
quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010 | 19:06 Imprimir Enviar por Email
BCP sofre 2ª maior subida risco dívida entre empresas mundiais
O custo de subscrever a proteção para um eventual incumprimento da dívida emitida pelo BCP registou hoje a segunda maior subida do mundo entre as empresas, apenas superado pelo norte-americano AMBAC Financial e logo atrás da dívida soberana portuguesa.
Os Credit Default Swaps (CDS) sobre obrigações a cinco anos do BCP subiam, pelas 17:45, 11,8 por cento para 173,55 pontos, sendo apenas superados em termos globais pelo aumento de 20,1 por cento do AMBAC Financial Group, para 5.491,15 pontos, e pelo avanço de 17 por cento para 195,78 pontos das obrigações da República Portuguesa, de acordo com os dados da Credit Market Analysis.
Já Portugal apresenta hoje a maior subida em termos mundiais no que toca a dívida soberana, seguindo-se Espanha (aumento de 11,6 por cento para 148,9 pontos) e a Itália (subida de 6,6 por cento para 130,1 pontos).
Diário Digital / Lusa
BCP sofre 2ª maior subida risco dívida entre empresas mundiais
O custo de subscrever a proteção para um eventual incumprimento da dívida emitida pelo BCP registou hoje a segunda maior subida do mundo entre as empresas, apenas superado pelo norte-americano AMBAC Financial e logo atrás da dívida soberana portuguesa.
Os Credit Default Swaps (CDS) sobre obrigações a cinco anos do BCP subiam, pelas 17:45, 11,8 por cento para 173,55 pontos, sendo apenas superados em termos globais pelo aumento de 20,1 por cento do AMBAC Financial Group, para 5.491,15 pontos, e pelo avanço de 17 por cento para 195,78 pontos das obrigações da República Portuguesa, de acordo com os dados da Credit Market Analysis.
Já Portugal apresenta hoje a maior subida em termos mundiais no que toca a dívida soberana, seguindo-se Espanha (aumento de 11,6 por cento para 148,9 pontos) e a Itália (subida de 6,6 por cento para 130,1 pontos).
Diário Digital / Lusa
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Shevet Escreveu:Já agora, deixa a tua opinião.........se não concordas com a minha!!!
Para ti a banca está a levar pau porque??
Para mim apenas por isto: porque há interesse vendedor.
Mas as minhas opiniões são muito pouco imaginativas e não variam muito: sobe porque há interesse comprador, desce porque há interesse vendedor. Não gosto de presumir saber o que leva os outros a comprar / vender.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Howdy,
Eu penso que a questão aqui que o Shevet esta a levantar,
é mais pelo facto de um analista que trabalha para uma financeira que tem grande peso no mercado o facto de especular, sabe que vai influenciar as massas
i.e. No meu caso levanta sempre a suspeição de eles próprios abrirem posicoes curtas antes de especularem...
Não é "inside trading" mas nao será o mais correcto.
Mas isto sou eu a especular que eles possam fazer isso.
PS: Ulisses tu próprio já sentiste na "pele" o poder dos teus comentários no caldeirão...
PS2: Estava curto no BCP mas já fechei a posicão
Eu penso que a questão aqui que o Shevet esta a levantar,
é mais pelo facto de um analista que trabalha para uma financeira que tem grande peso no mercado o facto de especular, sabe que vai influenciar as massas
i.e. No meu caso levanta sempre a suspeição de eles próprios abrirem posicoes curtas antes de especularem...
Não é "inside trading" mas nao será o mais correcto.
Mas isto sou eu a especular que eles possam fazer isso.
PS: Ulisses tu próprio já sentiste na "pele" o poder dos teus comentários no caldeirão...
PS2: Estava curto no BCP mas já fechei a posicão
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006, VALHALLA e 215 visitantes