Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - mãe, temos liquidez outra vez !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 29/1/2010 21:51

Boas noites,

E assim chega ao fim mais uma semana de grande complexidade e a cheirar a 2008.

Boas notícias não servem de muito aos mercados, claramente assustados. Ainda falta um "sell-off" que deve estar para breve.
Ou então, algo mais grave está para acontecer.
O EUR/USD já abaixo de 1.39 continua no caminho previsto e além de 1.37xx já não é asneira pensarmos em 1.35xx no curto prazo. Se o Ouro e as ações continuarem em queda para a semana, talvez essa possibilidade seja real e rápida.

Deveremos estar quase a ouvir falar de más surpresas. O caso Grécia é só um indicador do que pode acontecer se os Estados insistirem em monopolizar a capacidade de endividamento.

Curiosamente a recuperação dos mercados virá daí: mais injeções de liquidez e juros zero para salvar a Banca.
No atual quadro, este "rally" de refugio no dólar significa que o mercado não acredita no sistema, na Banca e nos diversos "bulls" que se desenharam ao longo do ano passado. E um teste do Ouro e do petróleo a mínimos de muitos meses também está no horizonte.

Abraço de bom fds

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 28/1/2010 23:37

Olá,

As Euribor só aumentam quando as taxas do BCE também aumentam.

Daí que não seja impossível que a taxa de desconto do BCE seja 1%, assim como a Euribor a 6 meses (Bancos a emprestarem entre si) e as taxas de mercado sejam superiores.
Mudar para taxa fixa neste ambiente é uma questão de senso comum, mas será que eles te deixam fazer isso sem aumentar o spread ?
Duvido. Ainda assim, se queres ter certezas de que vais pagar no futuro sempre o mesmo, podes fazer isso.
Só resulta mesmo se vier aí uma grande inflação, o que não me parece provável enquanto estivermos na Euro área. O pessoal de Frankfurt tudo fará para que a inflação não seja uma dor de cabeça.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Tojo » 28/1/2010 21:56

Djovarius, os juros podem subir mesmo em recessão?

Quem tem crédito habitação, será altura de mudar para taxa fixa? Não sei como funciona esta taxa mas será que ela aumenta também quando as euribor a 3, 6 e 12 meses começarem a subir?

Obrigado

PS: qq participante pode opinar

Registado: 8/1/2004 13:14

por djovarius » 28/1/2010 18:16

Ah, bom, certo !!

Aqui se prova que na zona Euro, há os tais do topo, como já disse, mais uns do meio da tabela e "nosotros" - o mercado sabe bem quem eles (nós) são.

Vamos a ver o que isto dá.

Ainda não deu para o tal pânico e o "sell-off".
Se ocorrer, deve ser agora em breve...

dj

por Branc0 » 28/1/2010 18:10

djovarius Escreveu:Falas da Islândia, não ?

E pensando bem... a gastar assim, não andamos todos já na Bancarrota, mesmo !?

O caso da Islândia é claro: passou a viver dentro das possibilidades.
Bom peixe de águas frias para fumeiro se come agora e a preço razoável :wink:

Mas o EUR nem está em descalabro por causa disso: eu sempre digo que o EUR é um reflexo do eixo Paris/Berlim + Benelux.

dj

Estava a falar do gráfico dos yields da Grécia. Ontem foram 50 pontos, hoje foram 40. Aquilo parece um país africano em que iniciou agora a guerra civil, movimentos diários destes na zona euro seriam impensáveis em 2006/07.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 28/1/2010 18:00

Falas da Islândia, não ?

E pensando bem... a gastar assim, não andamos todos já na Bancarrota, mesmo !?

O caso da Islândia é claro: passou a viver dentro das possibilidades.
Bom peixe de águas frias para fumeiro se come agora e a preço razoável :wink:

Mas o EUR nem está em descalabro por causa disso: eu sempre digo que o EUR é um reflexo do eixo Paris/Berlim + Benelux.

dj

por Branc0 » 28/1/2010 17:53

djovarius Escreveu:Voltando à psicologia dos mercados.

O título Grego a 10 anos já "paga" hoje 7,14% e até Portugal está já a ser afetado.
O crédito para empresas como a PT ou EDP custa mais a ser securitizado, como mostra o aumento do preço dos Credit Swaps.
Vêm aí tempos muito duros.

Pela experiência que tenho de outras crises, atendendo a que a Grécia vai para cima de, ratio dívida / PIB, 120%, eu diria que quando o mercado chegar a yields de 8% no título a dez anos, os gregos vão-se ver gregos e declarar o calote na sua dívida. Nessa altura, os outros "porquinhos" vão tremer seriamente...
Aqui na Alemanha, esse assunto já está a dar que falar...

Abraço

djovarius

A este ritmo chega a 8% segunda ou terça feira... impressionante, faz lembrar um gráfico de EUR/ISK mais ou menos recente.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por djovarius » 28/1/2010 17:34

Voltando à psicologia dos mercados.

O título Grego a 10 anos já "paga" hoje 7,14% e até Portugal está já a ser afetado.
O crédito para empresas como a PT ou EDP custa mais a ser securitizado, como mostra o aumento do preço dos Credit Swaps.
Vêm aí tempos muito duros.

Pela experiência que tenho de outras crises, atendendo a que a Grécia vai para cima de, ratio dívida / PIB, 120%, eu diria que quando o mercado chegar a yields de 8% no título a dez anos, os gregos vão-se ver gregos e declarar o calote na sua dívida. Nessa altura, os outros "porquinhos" vão tremer seriamente...
Aqui na Alemanha, esse assunto já está a dar que falar...

Abraço

djovarius

por djovarius » 28/1/2010 16:10

Boas tardes,

Peço desculpa a todos, mas não dou recomendações tipo comprem A ou vendam B. No Caldeirão, em quase 8 anos nunca o fiz.

Agora, aponto sempre para realidades que podem escapar a qualquer momento. E neste momento, mesmo as boas notícias não conseguem esconder o aumento da percepção de risco que se tem verificado.
Grécias são notícias de parangona. Mas o essencial vem de outro lado:
A Banca continua periclitante;
A necessidade de financiamento dos Estados absorve recursos que não vão para as Empresas;
Não há meio de diminuir o desemprego sem estímulos que implicam mais e maiores défices.
O crescimento económico será inferior ao ideal nas principais Economias mundiais.

Os mercados estão assim mais assustados, até porque os juros não continuarão deste jeito muito mais tempo. Poderão até subir em clima de quase recessão.

Daí que o USD é o "trade" de refugio de momento, tal como no fim de 2008.

Acredito que o clima vai melhorar, mas para já o dólar é bom investimento, tal como o JPY, este, mais face aos europeus, simbolizando também quedas nos restantes mercados.

No EUR/USD concretizou-se a "queda" abaixo de 1.40 - tudo certo para uma futura visita a 1.37xx, talvez muito, muito em breve.

Abraço

djovarius

por mfsr1980 » 27/1/2010 23:36

Obrigado, Paubo :)
Entramos num canal descendente e parece estar para ficar, não é?
Será que devo comprar Dólares?

Registado: 3/5/2007 13:55

por paubo » 27/1/2010 23:16

mfsr1980 Escreveu:Alguém pode postar um gráfico? Please.. :)

Aqui esta sem grandes novidades...
Anexos
270110 ED jn.jpg
270110 ED jn.jpg (54.18 KiB) Visualizado 3356 vezes

Registado: 29/11/2007 11:31

por bEMdISPOSTO » 27/1/2010 22:56

Supermann Escreveu:
bEMdISPOSTO Escreveu:
Supermann Escreveu:o raio da libra é que me está a deixar lixado... o dolar tem estado fortissimo e no entanto esta nem mexe nem desunha do mesmo sitio ha semanas a fio

É caso para perguntar: mas então porque não investes no Dólar? Trade the trend.

Disclaimer: Isto não é um conselho de investimento, e blá blá (as ressalvas do costume que a CMVM quer)

meu caro ilustre... eu trado a trend claro estou bull no dollar em quase todos os pares no entanto com a minha estratégia digamos que a GBP tem sido mazinha... estou curto desde os 1.63 nesse par mas não quer nada comigo :D

Quanto aos restantes pares esses estão bem e recomendam-se... ;)

Exemplo: EURJPY com lucro de 800 pips :mrgreen:

Ah, pronto!... Da forma que falavas, parecia que era o unico par em que estavas! Se estás a sacar guito nos outros, não há motivo para estares tão lixado assim com a GBP... A diversificação é uma forma de diluir o risco, mas querer ganhar em todas as frentes já é muita ambição, né?
Mais vale não sair do sítio do que ir contra a tua posição. E se isso te torra a paciência sai fora desse par, e concentra-te nos que estão a dar, é simples.

Eu, por exemplo, só "trado" o EurUsd, e como dá pips aos cachos nem penso em diversificar.

Abraço e boas pipadas :wink: 8-)
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por mfsr1980 » 27/1/2010 19:53

Alguém pode postar um gráfico? Please.. :)

Registado: 3/5/2007 13:55

por Supermann » 27/1/2010 17:57

bEMdISPOSTO Escreveu:
Supermann Escreveu:o raio da libra é que me está a deixar lixado... o dolar tem estado fortissimo e no entanto esta nem mexe nem desunha do mesmo sitio ha semanas a fio

Disclaimer: Isto não é um conselho de investimento, e blá blá (as ressalvas do costume que a CMVM quer)

meu caro ilustre... eu trado a trend claro estou bull no dollar em quase todos os pares no entanto com a minha estratégia digamos que a GBP tem sido mazinha... estou curto desde os 1.63 nesse par mas não quer nada comigo :D

Quanto aos restantes pares esses estão bem e recomendam-se... ;)

Exemplo: EURJPY com lucro de 800 pips :mrgreen:
Editado pela última vez por Supermann em 27/1/2010 20:11, num total de 1 vez.

Registado: 18/12/2009 18:54

por bEMdISPOSTO » 27/1/2010 17:43

A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Branc0 » 27/1/2010 16:51

Joaquim_Costa Escreveu:23 de Março a 1 de Abril estou na Grécia :mrgreen:

Leva dolares :D

por MatildeSerrano » 27/1/2010 16:34

23 de Março a 1 de Abril estou na Grécia :mrgreen:

Registado: 30/6/2008 20:42

por Branc0 » 27/1/2010 16:32

Ignorem lá isso que já encontrei as quotes. 6,7% ... ainda há Grécia ao jantar?

http://www.bloomberg.com/apps/cbuilder? ... 10YR%3AIND
Editado pela última vez por Branc0 em 27/1/2010 16:50, num total de 1 vez.

por Branc0 » 27/1/2010 16:10

djovarius Escreveu:Ah, e já me esquecia da psicologia da crise:

O título do Tesouro Grego a 10 anos já "paga" juros de 7% - o dobro dos juros do equivalente Alemão !!

Bancarrota, alguém por aí quer se pronunciar ou já ouviu falar...

dj

Editado:

Eu tenho aqui marcado 6,54% neste momento mas tive a dormir a manhã toda. Chegou mesmo a bater nos 7?

por Supermann » 27/1/2010 16:10

o raio da libra é que me está a deixar lixado... o dolar tem estado fortissimo e no entanto esta nem mexe nem desunha do mesmo sitio ha semanas a fio

por xico Xico » 27/1/2010 15:45

djovarius Escreveu:Ah, e já me esquecia da psicologia da crise:

O título do Tesouro Grego a 10 anos já "paga" juros de 7% - o dobro dos juros do equivalente Alemão !!

dj

Bancarrota? Não estou ver esse cenário para já.
Um pais inserido no euro não estou a ver ir assim tão fácil para a bancarrota

Registado: 23/12/2009 17:45

por djovarius » 27/1/2010 15:42

Ah, e já me esquecia da psicologia da crise:

dj

por djovarius » 27/1/2010 15:35

Boas tardes,

É dia de FED - portanto de volatilidade momentânea.
Tirando isso, o EUR/USD iria bem lançado para testar os mínimos (e até pode fazê-lo) indo finalmente abaixo de 1.40 até àquela zona que chamo de compra para o médio prazo, que fica entre 1.35 e 1.40 que deverá coincidir com mínimos no Ouro e nos mercados acionistas. Veremos se assim é !!

Por falar em mercados acionistas, uma regra que serve bem para todo e qualquer ativo e principalmente nas ações: quando o mercado está acima ou baixo cerca de 10% da EMA 200 dias, é hora de correção. É verdade que nem sempre acontece, mas com um simples gráfico vemos exemplos do passado que servem de guia. Numa boa correção, testa-se essa média móvel. Depois, veremos se o mercado volta à tendência anterior ou se a linha não serve de suporte, o que normalmente marca uma nova tendência.
Como exemplo, a EMA 200 dias do DAX está perto de 5.500 pontos. Não parece impossível nesta fase tal teste. E o mesmo vale para muitos ativos que poderíamos analisar.

Abraço

djovarius

por EuroVerde » 25/1/2010 12:06

Bom dia

=> McCulley da PIMCO refere »» "Fim do bear-market no DÓLAR - USD deverá estar para muito próximo"...

Então é porque o bear market do dólar ainda não acabou?

=> McCulley da PIMCO refere »» "FED não irá subir taxas de juro em 2010" ... "FED não deverá aumentar os custos de financiamento até existir recuperação do mercado de emprego"...

Isso pode ser uma medida tomada para que a recuperação do dólar seja adiada? Que consequências? Continuação do bull market nas acções? :roll:

Por outro lado Jim Rogers hoje disse em entrevista em Hong Kong que os mercados accionistas estão atrasados para uma correcção...

Registado: 29/11/2007 11:19

por Supermann » 24/1/2010 18:27

ainda falta mais uma onda para baixo...

Está numa onda 4 correctiva em ABC. Isso é mais que visivel até pelo Stochastic, que nas ondas 3 ficam como nesse gráfico, oversold até mais não.

Portanto a proxima leg deverá ser a ultima de descida antes de uma subida mais pronunciada, possivelmente corrigir 50-61% de todo o movimento.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, breakout_bull, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 139 visitantes