O meu olhar sobre o PSI20
Batmax Escreveu:bEMdISPOSTO
Estamos a fazer um movimento idêntico ao de 2004 do SP500 no psi20 não vi, concordas ?
Fui ver, e a maior semelhança que encontro é um duplo topo (Dez2004 e Mar2005) com 3 meses de intervalo, tal como o PSI teve (Out2009 e Jan2010).
Neste caso, ele foi activado, pois após o 2º topo desceu abaixo do mínimo relativo entre os dois topos... mas surgiu grande pressão compradora pouco depois, que não o deixou cair muito, após a activação (porque havia suporte nos 1150, que eram topos relativos anteriores ao duplo topo que referi). A partir daí encetou uma subida gradual, com oscilações (diria uma quase lateralização, mas com mínimos e máximos crescentes).
O problema com o nosso PSI é que, se activar o duplo topo (e está na corda bamba neste momento) não existem suportes (máximos relativos recentes anteriores ao duplo topo) que o possam segurar, pelo que pode muito bem despenhar-se (a situação macroeconómica preocupante pode bem ajudar ao sentimento bear). Essa é que é essa...
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
cannot Escreveu:ninguém comentou o meu post de dia 12![]()
cannot 12/1/2010 Escreveu:Obrigado Bokas. Com os 8 anos acabei por reparar numa coisa, que não era a que procurava, mas que me parece muito interessante. Já devem ter falado disto aqui, mas fica o que vejo (no passado).
Reparem no final de 2002 (início de 2003) e no (quase) duplo fundo que formou. Agora fez exactamente a mesma coisa, final de 2008 início de 2009 e os dois mínimos têm a mesma distância temporal (até aconteceram praticamente na mesma altura do ano).
Mas o que queria chamar à atenção (o que interessa agora) é a amplitude da recuperação. É também a mesma (em %), na altura ficou pelos 7900 e agora foi quase até aos 8900, mas como partiu do mínimo acima do de 2002, a amplitude é igual. A diferença é mesmo a rapidez da recuperação, agora bastante mais rápida.
O que deixo como pergunta é se vamos assistir a um período de lateralização com o que aconteceu em 2004 e 2005? Se for para repetir eu diria que deverá ser durante menos tempo, e assumindo que seria proporcional à diferença do tempo das subidas indicaria que teríamos um 2010 a andar de lado e um 2011 a coincidir com a quebra dos 8900 e um novo bull.
Isto são só verificações de semelhanças, certamente existem muitas diferenças que agora não estou interessado em analisar![]()
Mas as semelhanças espantam-me (que sou novato nisto) e fico sempre na dúvida se não sou eu, por ser humano, que vejo padrões em todo o lado.
Se algum dos mais experientes poder comentar isto agradeço, especificamente estes factos tão idênticos.
O facto de ter feito um fundo parecido com o mesmo tempo de separação entre os dois mínimos (o que chamei duplo fundo).
O facto de até agora a amplitude da subida nos dois casos ter sido praticamente a mesma. Claro que se nos próximos tempo os 8900 foram quebrados esta semelhança desaparece um pouco... Fico na expectativa de ver quantos testes aos 8900 vamos ter.
Abraço
Pronto, pronto, sossega, eu faço um comentariozinho

Embora não seja muito entendido em análise técnica (mas já sei o suficiente para me orientar e dar bem em muitas situações), já que invisto com base em análise fundamental mas uso a análise técnica para fazer trades bem como para tomar e desfazer posições de prazos mais longos, vou dizer o seguinte:
* Tenho reparado em várias semelhanças que se repetem e penso que a teoria da análise técnica admite precisamente que as figuras costumam repetir-se com certas probabilidades, senão a análise técnica não serviria para nada;
* Em 2000, posso dizer-te que foi graças a uma observação desse tipo (feita num fórum por alguém que, não sendo um grande entendido, descobriu uma semelhança entre o comportamento do PSI na época e o que algum tempo antes) que admiti que o desfecho iria ser semelhante (estávamos em Julho e o desfecho seria o PSI estar num topo e ter pela frente uma provável longa descida, gradual) e resolvi shortar sistematicamente os futuros do PSI20. Na época quase toda a gente que eu conhecia não admitia tal desfecho e era só bulls... Pareceu-me que eu era um curto solitário, mas a verdade é que o PSI20 comportou-se exactamente à semelhança do que admiti e desceu, desceu, desceu... shortei durante 6 meses (até Dezembro) e não percebia como é que muita gente, durante esse percurso, quase se recusava a admitir o bear market em que estava a entrar, pensando sempre que no dia seguinte ou na semana seguinte a coisa iria voltar para cima (ainda por cima com tantos argumentos macroeconómicos que favoreciam a queda dos mercados! - o euro atingiu mínimos de 0,82 Usd em Setembro, ao mesmo tempo que o petróleo subia e batia recordes, as empresas americanas emitiam profit warnings umas atrás das outras, a JMT tinha grandes problemas a instalar o SAP e perdas na Polónia, a PTC dava grandes trambolhões por estar já muito cara, e as TMT's estavam todas muito sobreavaliadas).
* Na minha opinião, vai haver lateralizaçao durante este ano, mas de grande amplitude, pois os fundamentais macroeconómicos globais metem medo, levando a quedas fortes, e após boas quedas, o pessoal apressar-se-á a recuperar as posições, com medo que já não volte a descer, pois a memória de que Março/2009 foi um fundo que muitos só tarde se aperceberam está na memória de muitos e também porque anda muita liquidez nos mercados, com estas medidas anti-crise; vai ser um ano bom para trading, se se tiver a habilidade de gerir bem os pontos de entrada e de saída (digo isto, mas claro que até eu peço a Nosso Senhor que me guie a detectar em bom tempo tais pontos

* Para finalizar, embora as repetições não aconteçam garantidamente, a minha opinião é que a conjuntura tem muita influência no desfecho (caso se mostre favorável a um comportamento que se traduza numa repetição do que identificaste, a probabilidade de se dar essa repetição é forte, caso contrário, é de ficar na dúvida se se repetirá o padrão ou não).
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
A batalha entre ursos e touros amanhã vai partir de um patamar interessante: o topo da zona de suporte dos ~8000 pts.
A meu ver, o teste ao suporte vai depender:
1. Do comportamento dos futuros do SPX e da tendência de abertura (que também se encontra numa situação similar);
2. Da reacção dos investidores estrangeiros ao OE anunciado. Haver aprovação é positivo mas resta saber se "lá de fora" veêm medidas efectivas para controlar o défice e evitarmos ser uma réplica da Grécia.
A meu ver, o teste ao suporte vai depender:
1. Do comportamento dos futuros do SPX e da tendência de abertura (que também se encontra numa situação similar);
2. Da reacção dos investidores estrangeiros ao OE anunciado. Haver aprovação é positivo mas resta saber se "lá de fora" veêm medidas efectivas para controlar o défice e evitarmos ser uma réplica da Grécia.
- Anexos
-
- PSI 20 INDEX.png (16.59 KiB) Visualizado 7186 vezes
ninguém comentou o meu post de dia 12

cannot 12/1/2010 Escreveu:Obrigado Bokas. Com os 8 anos acabei por reparar numa coisa, que não era a que procurava, mas que me parece muito interessante. Já devem ter falado disto aqui, mas fica o que vejo (no passado).
Reparem no final de 2002 (início de 2003) e no (quase) duplo fundo que formou. Agora fez exactamente a mesma coisa, final de 2008 início de 2009 e os dois mínimos têm a mesma distância temporal (até aconteceram praticamente na mesma altura do ano).
Mas o que queria chamar à atenção (o que interessa agora) é a amplitude da recuperação. É também a mesma (em %), na altura ficou pelos 7900 e agora foi quase até aos 8900, mas como partiu do mínimo acima do de 2002, a amplitude é igual. A diferença é mesmo a rapidez da recuperação, agora bastante mais rápida.
O que deixo como pergunta é se vamos assistir a um período de lateralização com o que aconteceu em 2004 e 2005? Se for para repetir eu diria que deverá ser durante menos tempo, e assumindo que seria proporcional à diferença do tempo das subidas indicaria que teríamos um 2010 a andar de lado e um 2011 a coincidir com a quebra dos 8900 e um novo bull.
Isto são só verificações de semelhanças, certamente existem muitas diferenças que agora não estou interessado em analisar![]()
Mas as semelhanças espantam-me (que sou novato nisto) e fico sempre na dúvida se não sou eu, por ser humano, que vejo padrões em todo o lado.
Se algum dos mais experientes poder comentar isto agradeço, especificamente estes factos tão idênticos.
O facto de ter feito um fundo parecido com o mesmo tempo de separação entre os dois mínimos (o que chamei duplo fundo).
O facto de até agora a amplitude da subida nos dois casos ter sido praticamente a mesma. Claro que se nos próximos tempo os 8900 foram quebrados esta semelhança desaparece um pouco... Fico na expectativa de ver quantos testes aos 8900 vamos ter.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Boa noite a todos!
Fica também aqui o meu humilde ponto de vista do PSI20:
Neste boneco vejo 2 padrões de subida muito identicos, A e B, desde Março 2008 até hoje. A diferença maior em ambos é o tempo de progressão de ambos, A +- 4meses e B +- 6meses.
Tanto em A como em B a LTA tem o mesmo declive, sendo tocada 5 vezes em A e em B.
Para cada fim de fase tivemos um suporte e resistência tocados pelo menos 2 a 3 vezes ambos.
Olhando desta forma pode-se dizer que estamos no fim da fase B e vamos iniciar uma fase C, quem sabe idêntica mas mais lenta na sua progressão!
Ulisses, também se não for pedir muito... uma nota de 0 a 10 sff
Obrigado!
Paulo
Fica também aqui o meu humilde ponto de vista do PSI20:

Neste boneco vejo 2 padrões de subida muito identicos, A e B, desde Março 2008 até hoje. A diferença maior em ambos é o tempo de progressão de ambos, A +- 4meses e B +- 6meses.
Tanto em A como em B a LTA tem o mesmo declive, sendo tocada 5 vezes em A e em B.
Para cada fim de fase tivemos um suporte e resistência tocados pelo menos 2 a 3 vezes ambos.
Olhando desta forma pode-se dizer que estamos no fim da fase B e vamos iniciar uma fase C, quem sabe idêntica mas mais lenta na sua progressão!
Ulisses, também se não for pedir muito... uma nota de 0 a 10 sff

Obrigado!
Paulo
- Registado: 29/11/2007 11:39
Mas é sempre mau no fórum quando pedimos as coisas aos profissionais. A beleza do Caldeirão é a mistura das diversas opiniões. Além disso, vi muitos chegarem aqui sem quase saberem analisar um gráfico e passado uns meses produzirem análises de grande qualidade.
E, com uma ponta de orgulho digo isto, por vezes vejo muito melhores análises aqui do que nos tais profissionais.
Um abraço,
Ulisses
E, com uma ponta de orgulho digo isto, por vezes vejo muito melhores análises aqui do que nos tais profissionais.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Batmax, o que é um profissional?
Um abraço,
Ulisses
Ulisses eu sei que tu estas limitado a responder não sei quando poderás a voltar a fazer as tuas analises que fazem bem falta, quanto a pergunta do profissional é um gajo que saiba olhar para um gráfico e dizer o que ve e qual a sua projecção no time curto, medio e longo pois eu sou um amador

Fica o meu humilde boneco:
Ulisses da ai uma nota de 0 a 10 valores, s.f.f.

Editado pela última vez por Batmax em 26/1/2010 18:42, num total de 1 vez.
User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
Batmax Escreveu:Continuo a espera de uma analise de um profissional, pois gostava de ver qual o seu ponto de vista ?
Nota:Eu não misturo AT com noticias, esse por vezes é o erro de muita gente.
Não sei bem do que estás à espera mas o Marco António Fez uma pequena análise à situação do PSI20 no Post:
"Situação técnica de alguns papéis do PSI20"
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=775
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
Marco Martins Escreveu:"o sucesso da emissão de obrigações grega veio afastar receios de dificuldade de financiamento. Juros cobrados a Portugal caíram"
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=406451
Com este resultado, creio que pelo menos os gregos consigam vir à tona respirar mais um pouco... resta saber é se têm forças para nadar
Para Portugal e para a Europa em geral é bom...
Estas notícias (para não variar) não percebem muito do que se passa na big picture e tentam explicar as movimentações do dia-a-dia com qualquer ruído que apareça.
Na realidade, nos últimos dias, baixaram todas as taxas como é normal (por enquanto) quando cai o mercado accionista - uma corrida aos "safe havens".
O gráfico em baixo mostra que nos últimos meses a dívida portuguesa se tem vindo a distanciar cada vez mais da alemã.
Também se nota bem a diferença entre a Irlandaque decidiu tomar medidas políticas sérias para combater a situação difícil que se encontra e como tal tem um spread com uma tendência descendente e um país que anda a brincar aos orçamentos e como tal está a começar a formar uma tendência ascendente sendo a sua dívida já das mais caras.
Para os Caldeireiros, traders por natureza, não será de ignorar o efeito que tem uma tendência (aliás, comecei a fazer este gráfico em Outubro quando comecei a alertar para a alteração de tendência da dívida grega, ainda para mais em contra-ciclo na altura).
Mas não esperem ver destes bonecos no JdN

- Anexos
-
- 10YRSPREAD.JPG (44.6 KiB) Visualizado 8122 vezes
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
"o sucesso da emissão de obrigações grega veio afastar receios de dificuldade de financiamento. Juros cobrados a Portugal caíram"
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=406451
Com este resultado, creio que pelo menos os gregos consigam vir à tona respirar mais um pouco... resta saber é se têm forças para nadar

Para Portugal e para a Europa em geral é bom...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Está encostado às cordas mas ainda não está KO...
E acredito que os 8000 (aproximadamente) podem aguentar o Psi20.
Este valor historicamente já serviu de resistencia e suporte varias vezes ao longo dos anos, por isso, se o suporte for quebrado poderá haver muito sangue nos próximos tempos.
E acredito que os 8000 (aproximadamente) podem aguentar o Psi20.
Este valor historicamente já serviu de resistencia e suporte varias vezes ao longo dos anos, por isso, se o suporte for quebrado poderá haver muito sangue nos próximos tempos.
- Anexos
-
- psi.png (23.64 KiB) Visualizado 8682 vezes
<i>"if you really want something in this life, you have to work for it. Now quiet! They're about to announce the lottery numbers"</i>
by Homer Simpson
by Homer Simpson
Elias Escreveu:Ok, estiveste bem![]()
Então aqui vai:
Comentário Bull:
O PSI-20 atravessa uma fase de correcção, mas mantém intacta a sua tendência ascendente de longo prazo, como se comprova pelo facto de não ter quebrado o anterior mínimo. Actualmente encontra-se junto ao suporte dos 8060 (mínimo relativo de Dezembro). A hipótese de estarmos num enorme rectângulo de lateralização, juntamente com a regra de comprar no suporte e vender na resistência, faz deste nível uma excelente oportunidade de entrada. A hipótese de o índice quebrar os 8060 pontos e cair mais 2% (cerca de 150) pontos até aos 7910 fará muitos ursos embandeirar em arco, mas configurará uma previsível situação de reteste à cunha ascendente o que se enquadra numa perspectiva de continuação das subidas. O gap descendente formado na sessão de hoje toma o aspecto de "gap de exaustão" e anuncia com grande probabilidade o fim do movimento de queda.
Comentário Bear:
O PSI-20 acabou de confirmar a inversão de tendência de longo prazo, ao configurar a formação de um duplo topo nos 8900 pontos. A velocidade desta queda (mais de 750 pontos em menos de duas semanas) mostra que os ursos assumiram o comando da praça portuguesa. Note-se que os indicadores se encontram em queda acentuada, contudo o RSI ainda não se encontra sobrevendido, por isso existe ainda uma ampla margem para mais quedas. A quebra iminente e mais que previsível dos 8060 pontos constituirá o derradeiro sinal de que os touros (que esperam ansiosamente por um ressalto) ficaram completamente descontrolados, aí assistiremos a uma onda de vendas que levará o índice aos 7500 pontos ou menos. O gap descendente formado na sessão de hoje toma o aspecto de "gap de continuação" e anuncia com grande probabilidade a continuação e a aceleração do movimento de queda.
Para já não parece ser um "gap de exaustão"...
Com a abertura de hoje... vamos ver o fecho...
rsacramento Escreveu:pois, mas cuidado que o último gráfico postado sugere que ele já tenha sido activado, o que não corresponde à realidade
Boa noite rsacramento,
eu não sei ver quando é que essa figura de duplo topo é considerado como tendo sido activado. Podes colocar link onde possa ler a teoria sobre essa figura da AT? Obrigado.
- Registado: 4/4/2009 0:57
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Carlos73, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, ThePlayMaker, trilhos2006, xeidafome e 142 visitantes