Impressão de Dinheiro
xico Xico Escreveu:Branco, não sei como a ajuda é feita, mas se pensarmos que devida a ajuda irá haver uma grande aumento de procura dos produtos exportados, mas não irá influenciar na inflação dos mesmos, assim o penso.
Imagina que determinado pais através de um peditório conseguio 1.000.000usd , vai então comprar produtos ás empresas, não sei quais são os acordos legais em termos de catástrofe, não estou a ver as empresas subirem os preços dos produtos que vão ser exportados para o Haiti.
Branco também não estou a falar de grandes quantidades de dinheiro imprimido, mas talvez falo de uma quantia muito muito mais pequena do aquela que foi imprimida para salvar muitos dos Bancos que hoje operam. [/b]
O que é que um peditório tem a ver com imprimir notas? Quando te pedem dinheiro para uma causa qualquer tu dás o dinheiro que tens ou vais a casa ligar a impressora?
O ser muito ou pouco é irrelevante. Eu se andar aí a roubar a malta depois não vou dizer "mas olhem que só gamei 5€ a cada um". Achas que não me prendem por causa disso?

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Branco, repara no meu ultimo post, faço referencia a isso mesmo:
" Mas esse dinheiro era aplicado em produtos de saúde, alimentar, etc e não chegado as mãos dos haitianos. "
Se o dinheiro é impresso no país B e usado para comprar bens X no país B para enviar para o país A então a inflação é sentida em B nos produtos X.
Onde está a dúvida?
Branco, não sei como a ajuda é feita, mas se pensarmos que devida a ajuda irá haver uma grande aumento de procura dos produtos exportados, mas não irá influenciar na inflação dos mesmos, assim o penso.
Imagina que determinado pais através de um peditório conseguio 1.000.000usd , vai então comprar produtos ás empresas, não sei quais são os acordos legais em termos de catástrofe, não estou a ver as empresas subirem os preços dos produtos que vão ser exportados para o Haiti.
Branco também não estou a falar de grandes quantidades de dinheiro imprimido, mas talvez falo de uma quantia muito muito mais pequena do aquela que foi imprimida para salvar muitos dos Bancos que hoje operam.
[/b]
- Registado: 23/12/2009 17:45
RiscoCalculado Escreveu:Será que os sobreviventes lhe vão negar a possibilidade de se juntar a eles por não ter dinheiro ???
Ou será que vão fabricar mais umas notas de maneira a ele poder adquirir aquilo que tem necessidade e poder começar a exercer a sua actividade ?
Há aí uma pequena falácia: parece que só existe essa hipótese para o indigena obter as notas! E porque não:
1 - O indígena começar a fazer trabalhos mais básicos à comunidade para arranjar as notas que precisa para montar o seu negocio?
2 - O indígena propor o negócio que pretende montar e encontrar um investidor ou um financiador do seu projecto?
É que te esqueces que é da natureza humana procurar o caminho mais fácil para atingir os objectivos. Por cada indígena bem intencionado, surgiriam 10 que seguiriam a via mais fácil.
Qualquer uma das 2 hipóteses que proponho seriam de bastante menor risco e mais económicamente "saudáveis" para a comunidade. Bem melhores que "imprimir notas"!
É a velha história do "dar o peixe" ou "ensinar a pescar".
(O pessoal de esquerda é que prefere dar o "peixe" e culpar os males do mundo em "quem sabe pescar").
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
xico Xico Escreveu:Branco, repara no meu ultimo post, faço referencia a isso mesmo:
" Mas esse dinheiro era aplicado em produtos de saúde, alimentar, etc e não chegado as mãos dos haitianos. "
Se o dinheiro é impresso no país B e usado para comprar bens X no país B para enviar para o país A então a inflação é sentida em B nos produtos X.
Onde está a dúvida?
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Branco, o problema da inflação já sei que pode causar.
Então os vários pedidos de ajuda pelos vários países, irá causar inflação?
Um programa de donativos a nível mundial, ninguém sabe qual vai ser o seu resultado final, então porque não colocar mais uns 10.000.00usd, será que alguém ia dar por isso, estamos a falar de uma ajuda planetária, tal quantia não iria causar inflação. Mas esse dinheiro era aplicado em produtos de saúde, alimentar, etc e não chegado as mãos dos haitianos.
No Haiti não se ajuda com notas, ajuda-se com bens. Os aviões levantam vôo e aterram lá com comida, medicamentos, etc.
Imagina que levantava de Lisboa um avião carregadinho de euros. O que achavas que acontecia a isso quando aterrasse? Que é que os Haitianos fariam com esse monte de papel além de uma fogueira se tivessem frio?
Branco, repara no meu ultimo post, faço referencia a isso mesmo:
xico Xico Escreveu:Branco, o problema da inflação já sei que pode causar.
Um programa de donativos a nível mundial, ninguém sabe qual vai ser o seu resultado final, então porque não colocar mais uns 10.000.00usd, será que alguém ia dar por isso, estamos a falar de uma ajuda planetária, tal quantia não iria causar inflação. Mas esse dinheiro era aplicado em produtos de saúde, alimentar, etc e não chegado as mãos dos haitianos.
No Haiti não se ajuda com notas, ajuda-se com bens. Os aviões levantam vôo e aterram lá com comida, medicamentos, etc.
Imagina que levantava de Lisboa um avião carregadinho de euros. O que achavas que acontecia a isso quando aterrasse? Que é que os Haitianos fariam com esse monte de papel além de uma fogueira se tivessem frio?
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Branco, não sei quais eram as consequências, por isso o motivo da minha duvida.
Já te disseram quais são as consequências: inflação.
Parece-me mais um caso de não quereres acreditar no que te explicam do que de não saberes.Repara, se cada pais contribuísse com uma pequena impressão, julgo que não iria causar grandes danos.
Como é que isso funciona? Repara que se eu tiver uma mercearia é escusado o Banco Central Suíço imprimir as notas deles, eu só aceito euros.
No Haiti além da moeda local podem também aceitar USD mas se enviares para lá euros não lhes serve de muito (apenas eventualmente para irem a uma loja de cãmbio e trocarem por USD).Mas repara que também disse que por exemplo os USA emitiam as notas para ajuda humanitária mas ocultava. Quem é que ficava a saber a proveniência do dinheiro, podia ser muito bem o resultado dos vários peditórios.
Quem ficava a saber era o dono da mercearia, quando ficasse sem stock disponível porque apareceram lá com umas notas que antes não existiam. Quanto repusesse o stock teria que ter em conta esta procura excessiva e aumentar os preços (a tal inflação).
Branco, o problema da inflação já sei que pode causar.
xico Xico Escreveu:Branco, não sei quais eram as consequências, por isso o motivo da minha duvida.
Já te disseram quais são as consequências: inflação.
Parece-me mais um caso de não quereres acreditar no que te explicam do que de não saberes.
Repara, se cada pais contribuísse com uma pequena impressão, julgo que não iria causar grandes danos.
Como é que isso funciona? Repara que se eu tiver uma mercearia é escusado o Banco Central Suíço imprimir as notas deles, eu só aceito euros.
No Haiti além da moeda local podem também aceitar USD mas se enviares para lá euros não lhes serve de muito (apenas eventualmente para irem a uma loja de cãmbio e trocarem por USD).
Mas repara que também disse que por exemplo os USA emitiam as notas para ajuda humanitária mas ocultava. Quem é que ficava a saber a proveniência do dinheiro, podia ser muito bem o resultado dos vários peditórios.
Quem ficava a saber era o dono da mercearia, quando ficasse sem stock disponível porque apareceram lá com umas notas que antes não existiam. Quanto repusesse o stock teria que ter em conta esta procura excessiva e aumentar os preços (a tal inflação).
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Mas eu não estou a dizer para distribuir o dinheiro ás pessoas do Haiti mas sim pelas varias instituições que lá operam para o bem do pais.
Então se assim fosse não fazia sentido a ajuda monetária. Repara que falei que se entregava ás várias instituições e ao pais.
Qual é a diferença de imprimir notas e dar ao Zé ou imprimir notas e dar ao Banco Alimentar contra a Fome?
Branco, não sei quais eram as consequências, por isso o motivo da minha duvida.
Repara, se cada pais contribuísse com uma pequena impressão, julgo que não iria causar grandes danos.
Mas repara que também disse que por exemplo os USA emitiam as notas para ajuda humanitária mas ocultava. Quem é que ficava a saber a proveniência do dinheiro, podia ser muito bem o resultado dos vários peditórios.
xico Xico Escreveu:Mas eu não estou a dizer para distribuir o dinheiro ás pessoas do Haiti mas sim pelas varias instituições que lá operam para o bem do pais.
Então se assim fosse não fazia sentido a ajuda monetária. Repara que falei que se entregava ás várias instituições e ao pais.
Qual é a diferença de imprimir notas e dar ao Zé ou imprimir notas e dar ao Banco Alimentar contra a Fome?
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Branco, se o dinheiro não fizesse falta não havia tantos peditórios nesse mundo fora, no qual já fiz a minha contribuição.
Imagina que esses fundos renderam 1 milhão, mas por exemplo os USA imprimia 10 milhões de dólares, será que não fazia falta esse dinheiro? Será que iria causar inflação no haiti? Ou os USA ficaria esse sim com um aumento de inflação. Bem, ouve-se falar das grandes quantidades de dinheiro imprimido para salvar esta crise mas a inflação não subiu, pelo menos por enquanto. Mas não quer ir por essa via e desviar-me um pouco o tema do tópico
Não, esse dinheiro não faz falta a essas pessoas. O que faz falta é o que esse dinheiro pode comprar. Pelo menos ainda não vi ninguém a comer notas de $100
Mas eu não estou a dizer para distribuir o dinheiro ás pessoas do Haiti mas sim pelas varias instituições que lá operam para o bem do pais.
xico Xico Escreveu:Branco, se o dinheiro não fizesse falta não havia tantos peditórios nesse mundo fora, no qual já fiz a minha contribuição.
Imagina que esses fundos renderam 1 milhão, mas por exemplo os USA imprimia 10 milhões de dólares, será que não fazia falta esse dinheiro? Será que iria causar inflação no haiti? Ou os USA ficaria esse sim com um aumento de inflação. Bem, ouve-se falar das grandes quantidades de dinheiro imprimido para salvar esta crise mas a inflação não subiu, pelo menos por enquanto. Mas não quer ir por essa via e desviar-me um pouco o tema do tópico
Não, esse dinheiro não faz falta a essas pessoas. O que faz falta é o que esse dinheiro pode comprar. Pelo menos ainda não vi ninguém a comer notas de $100
Branc0 Escreveu:xico Xico Escreveu:Fiquei em parte esclarecido com as várias respostas dadas no tópico mas ainda me restam algumas duvidas, por exemplo, esta semana houve campanhas para angariar fundos para o Haiti, então pergunto eu. Não seria possível os EUA imprimir uns bons dólares e distribuir unicamente aquele pais e ás várias instituições.
O dinheiro só serviria para pagar a sua reconstrução e ajudar o povo. Iria haver um grande aumento de inflação? Se houvesse então fabricava-se o dinheiro sem ninguem saber e então todos pensavam que tinha surgido das várias contribuições realizadas pelo mundo fora.
Era só papel o único gasto que se tinha.
Acho que já explicaram por aqui que o dinheiro não vale nada em si mesmo, vale pelos bens e produtos que podes trocar por eles.
Porque é que achas que imprimir notas vai fazer com que haja mais comida na mesa das pessoas ou mais cimento para construir casas?
Se a comida é a mesma e as notas são mais a única coisa que acontece é que são precisas mais notas para comprar a mesma comida não te parece?Antigamente é que se diziam que as notas tinham o mesmo valor em ouro e que tinha um filete em ouro dentro delas, histórias. Bem, no tempo do escudo havia um filamento e as notas diziam por exemplo "quinhentos escudos em ouro", se não me engano. Mas o seu valor em ouro não passou de uma história, pelo menos assim julgo. Mas a minha duvida não é dessas tiras e sim da ajuda
Antigamente levavas esses escudos ao BdP e eles trocavam-te por ouro se assim o desejasses. Mas isso já foi há muito tempo...
Branco, se o dinheiro não fizesse falta não havia tantos peditórios nesse mundo fora, no qual já fiz a minha contribuição.
xico Xico Escreveu:Fiquei em parte esclarecido com as várias respostas dadas no tópico mas ainda me restam algumas duvidas, por exemplo, esta semana houve campanhas para angariar fundos para o Haiti, então pergunto eu. Não seria possível os EUA imprimir uns bons dólares e distribuir unicamente aquele pais e ás várias instituições.
O dinheiro só serviria para pagar a sua reconstrução e ajudar o povo. Iria haver um grande aumento de inflação? Se houvesse então fabricava-se o dinheiro sem ninguem saber e então todos pensavam que tinha surgido das várias contribuições realizadas pelo mundo fora.
Acho que já explicaram por aqui que o dinheiro não vale nada em si mesmo, vale pelos bens e produtos que podes trocar por eles.
Porque é que achas que imprimir notas vai fazer com que haja mais comida na mesa das pessoas ou mais cimento para construir casas?
Se a comida é a mesma e as notas são mais a única coisa que acontece é que são precisas mais notas para comprar a mesma comida não te parece?
Antigamente é que se diziam que as notas tinham o mesmo valor em ouro e que tinha um filete em ouro dentro delas, histórias. Bem, no tempo do escudo havia um filamento e as notas diziam por exemplo "quinhentos escudos em ouro", se não me engano. Mas o seu valor em ouro não passou de uma história, pelo menos assim julgo. Mas a minha duvida não é dessas tiras e sim da ajuda
Antigamente levavas esses escudos ao BdP e eles trocavam-te por ouro se assim o desejasses. Mas isso já foi há muito tempo...
Fiquei em parte esclarecido com as várias respostas dadas no tópico mas ainda me restam algumas duvidas, por exemplo, esta semana houve campanhas para angariar fundos para o Haiti, então pergunto eu. Não seria possível os EUA imprimir uns bons dólares e distribuir unicamente aquele pais e ás várias instituições.
Antigamente é que se diziam que as notas tinham o mesmo valor em ouro e que tinha um filete em ouro dentro delas, histórias. Bem, no tempo do escudo havia um filamento e as notas diziam por exemplo "quinhentos escudos em ouro", se não me engano. Mas o seu valor em ouro não passou de uma história, pelo menos assim julgo. Mas a minha duvida não é dessas tiras e sim da ajuda
sim, existirão ainda outra formas , nomeadamente a troca pura, mas como o objectivo é ser simultaneamente um exemplo simples
mas com alguma aderência à realidade (da economia) actual (e que mostre a importância do dinheiro e a pouca relevência da sua relação com o ouro) nem sequer mencionei essa(s) outra(s) possibilidade(s).
De qualquer forma mesmo com o sistema de notas é possível uma espécie
de sistema de cooperação: por exemplo dividir as notas igualmente por todos (no início)
e acordar um sistema de preços que pareça justo de acordo com a dificuldade de cada tarefa e a preferência geral pelo "fruto" dessa tarefa (claro que isto pode vir a levantar alguns problemas, sobretudo se estivermos a falar da economia real) em vez de ser o "mercado" a decidir. E talvez ainda o comprometimento de cada trabalhador (com o grupo) de que trabalhará pelo menos x horas por dia.
Já agora podes tb descrever que tipo de sistemas de cooperação estás a pensar...
mas com alguma aderência à realidade (da economia) actual (e que mostre a importância do dinheiro e a pouca relevência da sua relação com o ouro) nem sequer mencionei essa(s) outra(s) possibilidade(s).

De qualquer forma mesmo com o sistema de notas é possível uma espécie
de sistema de cooperação: por exemplo dividir as notas igualmente por todos (no início)
e acordar um sistema de preços que pareça justo de acordo com a dificuldade de cada tarefa e a preferência geral pelo "fruto" dessa tarefa (claro que isto pode vir a levantar alguns problemas, sobretudo se estivermos a falar da economia real) em vez de ser o "mercado" a decidir. E talvez ainda o comprometimento de cada trabalhador (com o grupo) de que trabalhará pelo menos x horas por dia.
Já agora podes tb descrever que tipo de sistemas de cooperação estás a pensar...
Editado pela última vez por RiscoCalculado em 24/1/2010 12:05, num total de 1 vez.
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RiscoCalculado Escreveu:(...)
-> Ou será que vão todos adoptar uma estratégia de auto-produção/auto-consumo em que cada um realiza várias tarefas (caçar, pescar, construir habitação, defesa da zona, fabricar roupas, fabricar instrumentos para utilizar noutras actividades, arranjar frutas ...)
-> Ou será que vão utilizar os skills do designer gráfico para produzir umas notas (independentemente de existir ouro ou não), de maneira a que cada um se possa especializar numa actividade e depois possam trocar
os bens e serviços produzidos por cada um ?
A resposta parece-me óbvia...
(...)
bonita estória. Mas explica-me lá porque é que só vês essas duas hipóteses de organização, uma isolada, e se for em conjunto com a necessidade da existência de dinheiro (papel ou algo para trocar). Existem muitas sociedades que não usam esse tipo de "economia" e no entanto são organizadas e funcionam de forma cooperativa.
Abraço
ps - já agora se existisse ouro dava jeito porque é um metal porreiro para fazer ferramentas

"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
EuroVerde Escreveu:Penso que o dinheiro só tem valor porque é garantido pelos Bancos Centrais como meio de troca de bens e serviços.
Jim Rogers disse em 2007 que daqui a 15 ou 20 anos o euro vai entrar em colapso. Vão ter que "inventar" outra divisa, devido ao euro fazerem dele uma moeda não monetária, mas sim politica. Daí a base de conflito e não de união!
Porque isto vai acontecer?
Só vai acontecer se o BCE perder a independência face ao Poder Politico ,
repara que o 1º Objectivo da politica monetária do BCE é o controlo dos preços no longo prazo,
perante controlo de inflação Vs crescimento económico , o BCE seguirá o controlo de inflação , está definido o objectivo no tratado da comunidade.
http://www.ecb.europa.eu/mopo/intro/obj ... ex.en.html
- Registado: 14/1/2008 0:05
Já agora, na onda das historinhas didácticas e
para se perceber a pouca relevência do ouro:
Supõe que um avião se despenha numa ilha e existem vários sobreviventes,
um deles um designer gráfico (ou desenhador , ou pintor, ou ...).
Dispõe de papel.
Na ilha não existe ouro.
-> Será que vão ficar todos parados a lamentar a sua triste sorte de não terem ouro para
poderem trabalhar
??
-> Ou será que vão todos adoptar uma estratégia de auto-produção/auto-consumo em que cada um realiza várias tarefas (caçar, pescar, construir habitação, defesa da zona, fabricar roupas, fabricar instrumentos para utilizar noutras actividades, arranjar frutas ...)
-> Ou será que vão utilizar os skills do designer gráfico para produzir umas notas (independentemente de existir ouro ou não), de maneira a que cada um se possa especializar numa actividade e depois possam trocar
Agora supõe que após algum tempo de funcionamento desta "economia" aparece vindo do outro lado da ilha um indigena que tb pretende juntar-se à economia local, por exemplo, oferecendo os seus serviços na produção de bebidas com alcool -> para tal precisa de comprar alguns instrumentos e de adquirir uma habitação que possa transformar num bar.
Será que os sobreviventes lhe vão negar a possibilidade de se juntar a eles por não ter dinheiro ???
Ou será que vão fabricar mais umas notas de maneira a ele poder adquirir aquilo que tem necessidade e poder começar a exercer a sua actividade ?
Vamos supor que optam pela segunda hipótese.
Existem agora duas hipóteses:
i) O indigena estava de facto bem intencionado e começa a produzir bebidas com alcool aumentando assim o produto interno da ilha -> A criação monetária leva assim a uma maior produção (real) e não a um aumento de preços (vamos supor que a velocidade de circulação se mantem constante )
ii) O indigena era feio, porco e mau
e não gosta de trabalhar (como alguns users aqui do forum normalmente gostam de caracterizar o ser humano) e vai simplesmente utilizar as novas notas na aquisição de bens e serviços dos outros trabalhadores (e vamos supor que antes da chegada deste indigena os outros já estavam a trabalhar no limite das suas possibilidades). O que acontece ? Em principio a produção não se altera e os preços sobem (supondo que a velocidade de circulação permanece constante )
para se perceber a pouca relevência do ouro:
Supõe que um avião se despenha numa ilha e existem vários sobreviventes,
um deles um designer gráfico (ou desenhador , ou pintor, ou ...).
Dispõe de papel.
Na ilha não existe ouro.
-> Será que vão ficar todos parados a lamentar a sua triste sorte de não terem ouro para
poderem trabalhar

Agora supõe que após algum tempo de funcionamento desta "economia" aparece vindo do outro lado da ilha um indigena que tb pretende juntar-se à economia local, por exemplo, oferecendo os seus serviços na produção de bebidas com alcool -> para tal precisa de comprar alguns instrumentos e de adquirir uma habitação que possa transformar num bar.
Será que os sobreviventes lhe vão negar a possibilidade de se juntar a eles por não ter dinheiro ???
Vamos supor que optam pela segunda hipótese.
Existem agora duas hipóteses:
i) O indigena estava de facto bem intencionado e começa a produzir bebidas com alcool aumentando assim o produto interno da ilha -> A criação monetária leva assim a uma maior produção (real) e não a um aumento de preços (vamos supor que a velocidade de circulação se mantem constante )
ii) O indigena era feio, porco e mau

"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
Já a algum tempo que ando a guardar dinheiro debaixo do colchão. Porque a crise quando nasce é para todos e todos temos que estar preparados.
Vou colocar aqui uma foto, só uma coisa, eu tirei o colchão de cima que era para se ver melhor o dinheiro...
Bons negócios...e boas poupanças...
Vou colocar aqui uma foto, só uma coisa, eu tirei o colchão de cima que era para se ver melhor o dinheiro...
Bons negócios...e boas poupanças...
- Anexos
-
- Dinheiro.jpg (53.98 KiB) Visualizado 3108 vezes
Re: Coconuts
C.N. Escreveu:InversuS Escreveu:...mas o dinheiro só tem valor, porque todos nós acreditamos nisso. Se todos deixarmos de acreditar que o euro tem valor ele deixa de ter valor...
Nao e estranho o que escreves. E exactamente assim. O mesmo se passa com o ouro, a prata, conchas, berlindes, coconuts, ou cigarros e tantas outras coisas que ja foram utilizadas como dinheiro.
CN
PS - link para um money talk que fiz em Saigao onde falo dos tais coconuts: http://www.auschamvn.org/Images/TWM%20T ... v%2009.pdf
O "acreditar" parece-me algo religioso.
É que o dinheiro em si nem tem valor. Reflecte é o valor de determinadas coisas.
Não tem a ver com o acreditar no dinheiro mas sim no adopta-lo como moeda de troca.
Acho que estamos já a chegar a uma fase muito filosófica.
Re: Coconuts
C.N. Escreveu:Nao e estranho o que escreves. E exactamente assim. O mesmo se passa com o ouro, a prata, conchas, berlindes, coconuts, ou cigarros e tantas outras coisas que ja foram utilizadas como dinheiro.
Sendo que a maior parte dessas coisas, quando eram dinheiro, eram-no por livre vontade dos intervenientes e não por decreto (e os que foram por decreto vieram só colocar no papel o que já se passava na prática).

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, BenjaminMartins, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006 e 162 visitantes