BCP - Tópico Geral
BCP-Analise (breve).
Coloco aqui um par graficos (semanal e diário) e alguns comentários, breves que o João Pestana não me larga.
Tecnicamente vemos, pelo grafico diário:
-o preço está abaixo das 3 MMs, o que não é bom
-os volumes nas quedas foram fortes, o que também não é bom
-o stocastico está em queda e prestes a entrar na zona abaixo dos 20 pontos perc, o que também não é bom, mas não será necessariamente mau
-eu tinha traçado uma zona suporte/resistencia nos 0,85, que sempre me pareceu o ponto mais claro para esse efeito, contudo o preço tem atravessado esse nivel (para cima e para baixo) com uma ligeireza que me faz pensar que a linha (zona) não tem tanta relevancia assim,
-por ultimo, nas ultimas sessões a acção tem desenhado algumas figuras graficas interessantes, ora vejamos: em 15 e 18 fez um harami, no dia seguinte fez um hammer, ou seja parece querer estar a estabilizar as quedas na zona dos 0,83.
A pergunta para 1 milhão dollars é: consolidação para novas quedas ou novo arranque? Espero que tenha sido útil.
Tecnicamente vemos, pelo grafico diário:
-o preço está abaixo das 3 MMs, o que não é bom
-os volumes nas quedas foram fortes, o que também não é bom
-o stocastico está em queda e prestes a entrar na zona abaixo dos 20 pontos perc, o que também não é bom, mas não será necessariamente mau
-eu tinha traçado uma zona suporte/resistencia nos 0,85, que sempre me pareceu o ponto mais claro para esse efeito, contudo o preço tem atravessado esse nivel (para cima e para baixo) com uma ligeireza que me faz pensar que a linha (zona) não tem tanta relevancia assim,
-por ultimo, nas ultimas sessões a acção tem desenhado algumas figuras graficas interessantes, ora vejamos: em 15 e 18 fez um harami, no dia seguinte fez um hammer, ou seja parece querer estar a estabilizar as quedas na zona dos 0,83.
A pergunta para 1 milhão dollars é: consolidação para novas quedas ou novo arranque? Espero que tenha sido útil.
- Anexos
-
- B.COM.PORTUGUES_SEM.png (15.51 KiB) Visualizado 7580 vezes
-
- B.COM.PORTUGUES_DIA.png (19.48 KiB) Visualizado 7563 vezes
a minha intervenção foi apenas de reafirmar que acredito que o BCP está barato em termos fundamentais.
acredito que os resultados a serem anunciados em Fevereiro vão exceder as expectativas.
desta forma o PER do BCP que comparavelmente aos dos outros bancos da praça, não é assim tão bom... vai ficar melhor.
por fim reitero que se o BCP quebrar em baixa os 0,7 reentro em força... e porquê ? porque aí acredito que se atingiram valores "ridiculos". se vai lá chegar... eu espero sinceramente que não... mas os mercados por vezes atingem os valores ridiculos.
Penso que foi a Tiffany´s que chegou a valer em bolsa menos que o edificio sede...
acredito que os resultados a serem anunciados em Fevereiro vão exceder as expectativas.
desta forma o PER do BCP que comparavelmente aos dos outros bancos da praça, não é assim tão bom... vai ficar melhor.
por fim reitero que se o BCP quebrar em baixa os 0,7 reentro em força... e porquê ? porque aí acredito que se atingiram valores "ridiculos". se vai lá chegar... eu espero sinceramente que não... mas os mercados por vezes atingem os valores ridiculos.
Penso que foi a Tiffany´s que chegou a valer em bolsa menos que o edificio sede...
- Registado: 19/4/2005 11:11
Ulisses Pereira Escreveu:iurp, cada um vê as coisas à sua maneira. Noutro dia, andava aqui tudo a protestar porque o BCP caia com os mercados a subirem e que eram os curtos a abrir posições. Hoje és tu a dizeres que se os curtos estivessem a abrir posições, o BCP devia estar a cair mais.
O que acho é que as pessoas se preocupam demais em saber quem está curto ou não e de menos com o preço.
Um abraço,
Ulisses
Para a estratégia de quem está a investir curto, tem toda a razão de ser o que eles fazem: compram quando há muito interesse longo e estão quietos quando há interesse vendedor.
O preço? É o que cada um acha que realmente vale...com análise técnica ou não...ou então o que cada um acha que é a tendência dominante. CP, MP ou LP.
O preço relativamente aos fundamentais? O mercado, às vezes, não quer saber disso.
abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
iurp, cada um vê as coisas à sua maneira. Noutro dia, andava aqui tudo a protestar porque o BCP caia com os mercados a subirem e que eram os curtos a abrir posições. Hoje és tu a dizeres que se os curtos estivessem a abrir posições, o BCP devia estar a cair mais.
O que acho é que as pessoas se preocupam demais em saber quem está curto ou não e de menos com o preço.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
iurp Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Os curtos não investem? Podes explicar melhor porque não é perceptível a ideia.
Um abraço,
Ulisses
A sensação que dá é que se eles estivesse a investir curto, a queda, face à situação momentânea dos mercados, seria bem mais acentuada. O que para já pode não lhes interessar na medida em que não terão investido ainda tudo no pretenso potencial de queda.
Abraço
Se n estão a investir agora como tu dizes, faz ainda menos sentido os curtos investirem quando o BCP estiver ainda mais baixo, pois o risco para eles aumenta. Logo o q me parece q possa vir a acontecer será os mesmos começarem a cobrir os seus investimentos curtos e eventualmente passarem a longos
- Registado: 29/11/2007 2:19
Ulisses Pereira Escreveu:Os curtos não investem? Podes explicar melhor porque não é perceptível a ideia.
Um abraço,
Ulisses
A sensação que dá é que se eles estivesse a investir curto, a queda, face à situação momentânea dos mercados, seria bem mais acentuada. O que para já pode não lhes interessar na medida em que não terão investido ainda tudo no pretenso potencial de queda.
Abraço
Bramador Escreveu:
Coisas como por exemplo o orçamento de estado n ser aprovado, e andarem todos às turras na assembleia enquanto o pais se afunda cada vez mais. Mas há mais coisas, esta é apenas uma delas.
Abraço
Mas o País está-se a afundar!!!???
A recuperação económica está ao dobrar da esquina. Pelo mesnos os políticos já o andam a dizer há um ano.
Mas uma uma coisa é o que eles dizem, outra é a realidade.
Tanta intervençaõ, tanta intervenção...isto até já parace a Rússia do antigamente. qualquer dia, os Estados tomaram conta de tudo...ou deram tudo aos grandes especuladores.
albrib Escreveu:Até pode acontecer, mas para isso acontecer, é preciso mtas outras coisas acontecerem tb, as quais penso não irem acontecer.
Boas. Confesso que fiquei confuso com esta frase. Será que dá para explicar essas coisas? Obrigado
Abraço e BN[/quote]
Coisas como por exemplo o orçamento de estado n ser aprovado, e andarem todos às turras na assembleia enquanto o pais se afunda cada vez mais. Mas há mais coisas, esta é apenas uma delas.
Abraço
Bramador Escreveu:
Já se percebeu à mto q o q tu queres é ver o BCP cair forte e feio para o voltares a comprar. Para isso tens andado a atirar bitaites tais como: BCP ainda vai aos 0,55 € e coisas do género. Até pode acontecer, mas para isso acontecer, é preciso mtas outras coisas acontecerem tb, as quais penso não irem acontecer.
Tomara eu que o BCP subisse consistentemente...era sinal que os problemas estavam maioritariamente resolvidos. Infelizmente não é o que tem acontecido.
Mas quem acredita...elas estão lá para comprar.
iurp Escreveu:pvg80713 Escreveu:análise fundamental.... é simples.
As acções do BCP estão 30% abaixo do seu valor contabilistico (1,04 euros ?). Como na maioria das empresas as acções estão cotadas acima deste valor, eu acredito que o BCP está barato.
Abraço a todos
pvg
As vezes o barato sai caro. Este ano vai-se tornar muito difícil e quando obrigarem a mostar toda a verdade dás empresas financeiras...aí é que vai ser difícil.
Mas como 0o mercado nem sempre reflecte a realidade...até pode subir.
Já se percebeu à mto q o q tu queres é ver o BCP cair forte e feio para o voltares a comprar. Para isso tens andado a atirar bitaites tais como: BCP ainda vai aos 0,55 € e coisas do género. Até pode acontecer, mas para isso acontecer, é preciso mtas outras coisas acontecerem tb, as quais penso não irem acontecer.
pvg80713 Escreveu:análise fundamental.... é simples.
As acções do BCP estão 30% abaixo do seu valor contabilistico (1,04 euros ?). Como na maioria das empresas as acções estão cotadas acima deste valor, eu acredito que o BCP está barato.
Abraço a todos
pvg
As vezes o barato sai caro. Este ano vai-se tornar muito difícil e quando obrigarem a mostrar toda a verdade dás empresas financeiras...aí é que vai ser difícil.
Mas como 0o mercado nem sempre reflecte a realidade...até pode subir.
Editado pela última vez por iurp em 20/1/2010 16:22, num total de 1 vez.
Banco cai no ano mais 3% do que os congéneres europeus
BCP penalizado por preocupações "exageradas" com a dívida portuguesa
O desempenho negativo em bolsa do BCP está relacionado com preocupações dos investidores com a dívida portuguesa que, para a Espírito Santo Research, são "exageradas". A suposta necessidade de um aumento de capital também penalizou, mas a casa de investimento acredita que o banco "sobrevive" sem recorrer a tal.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=405559
BCP penalizado por preocupações "exageradas" com a dívida portuguesa
O desempenho negativo em bolsa do BCP está relacionado com preocupações dos investidores com a dívida portuguesa que, para a Espírito Santo Research, são "exageradas". A suposta necessidade de um aumento de capital também penalizou, mas a casa de investimento acredita que o banco "sobrevive" sem recorrer a tal.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=405559
- Registado: 29/11/2007 4:15
iurp Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Então ninguém acredita que nas próximas semanas possa ir à casa dos 0,66/0,70?
Pelo menos testar os mínimos do mês passado não me adirava nada... Entre os 0,78 /0,8...
O BCP andará ao sabor...de insiders, especuladores e do mercado em geral. Mas que estão a apostar na queda...estão, estão.
Se os grandes Players estaão a apostar na queda, não quero jogar contra eles...
Sr_SNiper Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Então ninguém acredita que nas próximas semanas possa ir à casa dos 0,66/0,70?
Pelo menos testar os mínimos do mês passado não me adirava nada... Entre os 0,78 /0,8...
BCP estará um bocado dependente dos resultados das financeiras que esta semana apresentam os seus resultados. Se essa apresentação contiver os dados reais e não manipulados, poderemos ter a indicação que uma nova forma de fazer política financeira nos EEUU estará em curso e que as coisa poderão ter nova dinãmica. Ser não...vamos continuar acom a desconfiança.
O BCP andará ao sabor...de insiders, especuladores e do mercado em geral. Mas que estão a apostar na queda...estão, estão.
Risco da dívida pública portuguesa desce pela primeira vez em quatro sessões
18/01/2010
O "credit default swap" da dívida pública portuguesa a 10 anos está hoje em queda pela primeira vez desde terça-feira da semana passada, sinalizando que os investidores estão menos preocupados face ao risco de incumprimento da dívida portuguesa.
Os credit default swaps" (CDS) - seguros financeiros que protegem os detentores de dívida da falência do emitente – de Portugal, na dívida a 10 anos, descem hoje para 123,75 pontos base, depois de nas últimas três sessões terem registado fortes subidas.
Na terça-feira estes títulos desceram para 95,83 pontos e nas três sessões seguintes registaram uma subida acentuada de 32,45 pontos base, sinalizando os alertas das agências de “rating” sobre a capacidade de Portugal cumprir o pagamento da sua dívida pública.
A situação de nervosismo teve origem num relatório da Moody’s, onde a agência alertou que Portugal, a par da Grécia, caminhava para uma “morte lenta”, e culminou com uma declaração do presidente do ICGP, na sexta-feira a atentar acalmar os investidores, dando conta das medidas que o Governo vai tomar para reduzir o défice público.
As “yields” das obrigações do tesouro portuguesas também subiram fortemente nas últimas sessões. Hoje a rentabilidade da OT a 10 anos está estável nos 4,156%, mas ainda assim o “spread” face às obrigações alemãs voltou a alargar-se, uma vez que a “yield” das bunds a 10 anos cai 1 ponto base.
No caso da Grécia a “yield” está hoje a sofrer uma redução mais acentuada, com um recuou de 5 pontos base. Permanece ainda assim bem acima das OT portuguesas, ao negociar com uma rentabilidade de 5,92%.
18/01/2010
O "credit default swap" da dívida pública portuguesa a 10 anos está hoje em queda pela primeira vez desde terça-feira da semana passada, sinalizando que os investidores estão menos preocupados face ao risco de incumprimento da dívida portuguesa.
Os credit default swaps" (CDS) - seguros financeiros que protegem os detentores de dívida da falência do emitente – de Portugal, na dívida a 10 anos, descem hoje para 123,75 pontos base, depois de nas últimas três sessões terem registado fortes subidas.
Na terça-feira estes títulos desceram para 95,83 pontos e nas três sessões seguintes registaram uma subida acentuada de 32,45 pontos base, sinalizando os alertas das agências de “rating” sobre a capacidade de Portugal cumprir o pagamento da sua dívida pública.
A situação de nervosismo teve origem num relatório da Moody’s, onde a agência alertou que Portugal, a par da Grécia, caminhava para uma “morte lenta”, e culminou com uma declaração do presidente do ICGP, na sexta-feira a atentar acalmar os investidores, dando conta das medidas que o Governo vai tomar para reduzir o défice público.
As “yields” das obrigações do tesouro portuguesas também subiram fortemente nas últimas sessões. Hoje a rentabilidade da OT a 10 anos está estável nos 4,156%, mas ainda assim o “spread” face às obrigações alemãs voltou a alargar-se, uma vez que a “yield” das bunds a 10 anos cai 1 ponto base.
No caso da Grécia a “yield” está hoje a sofrer uma redução mais acentuada, com um recuou de 5 pontos base. Permanece ainda assim bem acima das OT portuguesas, ao negociar com uma rentabilidade de 5,92%.
- Registado: 17/2/2004 1:38
Vendas a descoberto........
julgo que houve Países que nesta fase proibiram este tipo de operações que são realmente UMA ABERRAÇÃO e que não trazem dignidade nem credibilidade aos Mercados pouis por norma são feitas pelos TUBARÕES=ESPECULADORES dos Mercados.......Quanto ao BCP é isso mesmo o Maior Banco Privado Português e que depois de varrido o Lixo que o contaminou voltará a ser o que era pois a base e força de trabalho mantem-se nos Balcões com a mesma energia de sempre. Não têm culpa dos dirigentes oportunistas que por lá passaram.........
- Registado: 29/11/2007 11:18