Novos mínimos a caminho (4)
JAPO Escreveu:Dan,
Do futuro...só o prof. Mambo sabe! A Maya também sabia, mas suspeito que perdeu essa capacidade,
porque até teve de pousar para a FHM em trajes menores. É a crise lol

JAPO Escreveu:Se perdeste o trend desde Março/09, não vejo mal nenhum nisso. Só tens de analisar e determinar se
agora vale a pena apanhar o comboio ou não. Ou se será prudente esperar mais algum tempo...
Se repares, já vamos com 11 meses de uptrend. Em 2003, se considerares o início do uptrend no mês de
Abril, houve também 11 meses de uptrend quase ininterrupto. Mesmo entrando no mercado no final
desses 11 meses (em Fev/03) ainda dava para aproveitar um movimento desde os 1145 até aos 1576
(http://mytrendfollower.blogspot.com/201 ... nthly.html)
Abraço.
Não é que tenha perdido a trend na totalidade mas não a aproveitei, nem de longe nem de perto como poderia e deveria, a inexperiência também contribui para isso, mas pronto, não há nada a fazer, penso que pelo menos deu para ganhar experiência e aprender (bastante), graças a este maravilhoso local e aos participante que dele fazem parte, espero num futuro (mais ou menos próximo) aproveitar melhor as oportunidades que possam surgir...
Quanto ao presente momento, penso que estamos efectivamente numa zona que aconselha bastante prudência, embora nos mercados, todos os momentos sejam de prudência

Abraço

DS
DS
Lembrei-me de deixar o gráfico semanal do S&P500.
Podem ver-se as duas resistências potenciais - 50 de retracement e ltd desde o topo da queda - já ultrapassadas.
Coloquei também os retracements dessa queda mas escolhi níveis diferentes dos de Fibonacci. Para quê ir buscar ao estrangeiro e ao passado, o que temos aqui em Portugal e no presente. Apresento os níveis de Arniacci. Uma divisão oitavada da queda brutal de 2007/2009.
Podem ver-se as duas resistências potenciais - 50 de retracement e ltd desde o topo da queda - já ultrapassadas.
Coloquei também os retracements dessa queda mas escolhi níveis diferentes dos de Fibonacci. Para quê ir buscar ao estrangeiro e ao passado, o que temos aqui em Portugal e no presente. Apresento os níveis de Arniacci. Uma divisão oitavada da queda brutal de 2007/2009.
- Anexos
-
- spx.png (18.39 KiB) Visualizado 6083 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
mapaman Escreveu:Boas,
grafico diário do nasdaq e uma perguntinha ao dwer ou a quem quizer responder
aquilo é uma "broadening formation"?
http://www.answers.com/topic/broadening-formation
cumps
Pode ser um broadening top. Não uma broadening formation.
O broadening top é como um triângulo simétrico invertido.
As broadening formations são como triângulos ascendentes / descendentes invertidos.
Sendo um broadening top toma-se como um triângulo simétrico. É uma consolidação que indiciará preços mais altos ou mais baixo conforme o lado para o qual quebrar. Um padrão que tanto pode ser de inversão como de continuação. Depende da ruptura.
Ver o Bulkowski aqui.
NQ (futuros emini sobre o NDX100) horário
PS: volto a dizer que analisar data de CFDs não é aconselhável. Idealmente deve analisar-se o cash.
Mesmo os futuros sofrem de distorções, para a AT.
Então os CFDs é um absurdo. Para lá do que a plataforma gráfica também deixa muito a desejar.
Um bom provider de dados e uma boa plataforma gráfica ajudam muito a AT.
Para mim, gráficos retirados da plataforma do saxo, perdem logo muita credibilidade. Não só a data é pouco fiável como a plataforma gráfica é medíocre.
- Anexos
-
- nq.png (15.55 KiB) Visualizado 6499 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
JAPO Escreveu:
Eu não me revendo numa categoria bull ou bear, faço apenas uma pergunta: é impressão minha ou neste
tópico são agora os bulls que lançam os foguetes e vão apanhar as canas?Quer o S&P suba ou desça,
são eles que estão a manter o tópico vivo. Será isso sintomático de alguma coisa?
Algo não bate certo...
Pelo contrário, bate bastante certo. Da minha parte tentei manter o tópico vivo e provocatório para que os bears dissessem da sua justiça. Foram dizendo cada vez menos, cada vez menos, até que, praticamente, se calaram.
Isso é muito sintomático. É sintomático de desilusão e desgosto com o mercado. Ainda haverá bears que se recusam a ver a realidade, outros que começam a vislumbrar a alhada em que se meteram ou em que se deixaram meter com as historietas da escola austríaca de traders metidos a economistas.
Outros já pulverizaram as contas e já não querem saber de mercados para nada.
O que é facto é que nem os que se recusam a ver a realidade, se pronunciam. Os outros é normal estarem silenciosos.
Sintomático!
MAs um sintoma que a mim, como bull, não me descansa nada.
Quando não há bears no mercado, não há ninguém para squeezar. A parte do jogo que é de soma nula, desaparece. A parte em que uns perdem recorrentemente para outros ganharem, evapora-se.
O mercado só subirá através da parte do jogo que não é de soma nula. Em que todos (os bulls) ganham. Em que tudo sobe porque se acredita em melhores tempos pela frente.
Se o mercado está ou não a incorporar ese cenário, logo veremos.
Para já, penso que a sua própria inércia o levará para cima dos 1200. Mas a ausência de bears no panaorama não ajuda nada esse objectivo. Afinal foram eles que forneceram o fuel que alimentou as subidas, desde Março.
Abraço,
Dwer
Dwer
Boas,
grafico diário do nasdaq e uma perguntinha ao dwer ou a quem quiser responder
cumps
grafico diário do nasdaq e uma perguntinha ao dwer ou a quem quiser responder
cumps
- Anexos
-
- nasdaq.jpg (36.94 KiB) Visualizado 6577 vezes
Editado pela última vez por mapaman em 16/1/2010 15:27, num total de 1 vez.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Dan,
Do futuro...só o prof. Mambo sabe! A Maya também sabia, mas suspeito que perdeu essa capacidade,
Se perdeste o trend desde Março/09, não vejo mal nenhum nisso. Só tens de analisar e determinar se
agora vale a pena apanhar o comboio ou não. Ou se será prudente esperar mais algum tempo...
Se repares, já vamos com 11 meses de uptrend. Em 2003, se considerares o início do uptrend no mês de
Abril, houve também 11 meses de uptrend quase ininterrupto. Mesmo entrando no mercado no final
desses 11 meses (em Fev/03) ainda dava para aproveitar um movimento desde os 1145 até aos 1576
Abraço.
Se perdeste o trend desde Março/09, não vejo mal nenhum nisso. Só tens de analisar e determinar se

Abraço.
JAPO Escreveu:Dansousa Escreveu:paubo Escreveu:Ja repararam na velinha que o Vix fez no grafico semanal?
E o stochastic em valores idênticos aos de Maio/08 e praticamente a dar um sinal semelhante....será?!?!?
Penso ser necessário mais do que o estocástico para poderes concluir que vai acontecer algo parecido com
o que aconteceu em Maio de 2008. Esse sinal de que falas já foi disparado múltiplas vezes só nessa
janela temporal que mostras e, nem sempre, levou o VIX a subir.
Concordo plenamente com a tua opinião, mas atenção que eu não estou a concluir nada, nem pretendo fazê-lo, até porque esse tipo de pretensões nos mercados não costumam dar muito bom resultado.....
Quanto às vezes que esse mesmo sinal foi dado ao longo do tempo, é verdade que isso aconteceu e o índice não subiu, mas também os níveis a que ele se encontrava não eram exactamente os mesmos, quer isso dizer alguma coisa???!?!? Pode ser que sim, pode ser que não....o futuro encarregar-se-á de nos dizer....
JAPO Escreveu:É necessário conjugar o estocástico com mais um ou dois indicadores para se poder "antecipar"
movimentos de confiança. quer sejam de subida ou descida.
Volto a dizer que não estou a antecipar nada, apenas constatei um facto que está patente no gráfico e que achei de alguma relevância, dados os níveis do próprio vix e a reacção do Sto, agora se posso concluir alguma coisa só por isso?!?!? Claro que não.
JAPO Escreveu:Eu não me revendo numa categoria bull ou bear, faço apenas uma pergunta: é impressão minha ou neste
tópico são agora os bulls que lançam os foguetes e vão apanhar as canas?Quer o S&P suba ou desça,
são eles que estão a manter o tópico vivo. Será isso sintomático de alguma coisa?
Algo não bate certo...
Abraço.
Também aqui será o futuro a encarregar-se de dar a resposta, cá por mim não me importava nada que houvesse correcção........para fazer aquilo que infelizmente não consegui na ultima subida (inicio de bull ou bear market rally ou como lhe queiram chamar) que foi a proveitá-la.....
Abraço

DS
DS
Dansousa Escreveu:paubo Escreveu:Ja repararam na velinha que o Vix fez no grafico semanal?
E o stochastic em valores idênticos aos de Maio/08 e praticamente a dar um sinal semelhante....será?!?!?
Penso ser necessário mais do que o estocástico para poderes concluir que vai acontecer algo parecido com
o que aconteceu em Maio de 2008. Esse sinal de que falas já foi disparado múltiplas vezes só nessa
janela temporal que mostras e, nem sempre, levou o VIX a subir.
É necessário conjugar o estocástico com mais um ou dois indicadores para se poder "antecipar"
movimentos de confiança. quer sejam de subida ou descida.
Eu não me revendo numa categoria bull ou bear, faço apenas uma pergunta: é impressão minha ou neste
tópico são agora os bulls que lançam os foguetes e vão apanhar as canas?

Algo não bate certo...
Abraço.
Mais uma bandeira a formar-se. Desta vez, mais pequena e com um target mais modesto: 1187. A activar com a ruptura dos 1150.4. O mesmo target de um potencial duplo fundo.
A caminho do target maior, acima dos 1200, para a bandeira anterior.
É giro quando se vê estes padrões fractais a sucederem-se. O desenrolar normal de um bull.
A linha próxima dos 1220 é o target do h&s formado no fundo do bear.
SPX diário
A caminho do target maior, acima dos 1200, para a bandeira anterior.
É giro quando se vê estes padrões fractais a sucederem-se. O desenrolar normal de um bull.
A linha próxima dos 1220 é o target do h&s formado no fundo do bear.
SPX diário
- Anexos
-
- spx.png (17.19 KiB) Visualizado 6802 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
- GOE - Escreveu:zecatreca Escreveu:Ja agora, aproveito 'para perguntar a que horas fecham os cfd´s (USA) na segunda feira?!!! Agradeço!
16:30h(hora portuguesa) e reabrem às 23:00h(hora portuguesa)
Bons negócios
Obrigado "Policia Brasileiro"

Ohh Sôr Dwer? os graficos? esse comentario ao mercado? e ao vix!!
A malta ainda vai pensar que so coloca quando o mercado sobe! E podem tambem pensar que estamos num duplo topo ou coisa do genero.... Mostre aí a reacçao do vix a estas ultimas horas. Acho que se comportou como na ultima queda do dia 12 deste mes: o sp caiu, o vix subiu e quando o sp começou a estabilizar o vix desceu(para os 17´s outra vez).
No dia a seguir: upa upa. Certo?
Habituou-nos com os seus graficos diarios...

Cumprimentos
Basta uma correcção de 1% para animar este tópico
viva!!
Anda tudo morto pra ver isto cair ou então anda tudo com medo de ver isto cair... enfim... um resultado fraco do JP Morgan em conjunto com um movimento por si só algo esticado só fez isto cair 1%... enfim ... cada qual veste a camisa que mais gosta...
Eu não estou a ver nenhum movimento beliscado com esta sessão mas se calhar sou eu que vejo mal ou não percebo nada disto...

Anda tudo morto pra ver isto cair ou então anda tudo com medo de ver isto cair... enfim... um resultado fraco do JP Morgan em conjunto com um movimento por si só algo esticado só fez isto cair 1%... enfim ... cada qual veste a camisa que mais gosta...
Eu não estou a ver nenhum movimento beliscado com esta sessão mas se calhar sou eu que vejo mal ou não percebo nada disto...
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Dwer Escreveu:Foram tão achincalhados como achincalharam.
Nem mais.
mais_um Escreveu:Sinceramente deixei de ler o topico ao fim de algum tempo porque tornou-se insuportavel, mas enquanto acompanhei pareceu-me que os Bears foram achincalhados , sem achincalharem, mas não quero fazer disso uma discussão, é só a minha percepção.
Para além de achincalharem, passaram o tempo a ameaçar que iam embora só porque havia quem discordasse deles...
Estou "pronto" a fazer disso discussão, a apresentar uma série de exemplos e mostrar que se trata de mais do que uma percepção (embora na realidade ache que o forum não precisa de um debate desses).
Mas o que o Forum precisa mesmo que cada um diga o pensa sobre os mercados pois é para isso que ele aqui está. E não para discutir estes fait-divers...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Dwer Escreveu:mais_um Escreveu:
Depois de terem sido achincalhados tantas vezes, eram parvos se voltassem novamente, mas isto é a minha maneira de pensar.
Foram tão achincalhados como achincalharam.
Sinceramente deixei de ler o topico ao fim de algum tempo porque tornou-se insuportavel, mas enquanto acompanhei pareceu-me que os Bears foram achincalhados , sem achincalharem, mas não quero fazer disso uma discussão, é só a minha percepção.

Dwer Escreveu:Os argumentos bear parecem sempre mais doutos, mais sofisticados. Quem fez dinheiro em 2008, do lado curto foi inteligente. Quem fez do lado longo em 2009, teve sorte.
Sou novato nestas andanças mas não fiquei com essa impressão, nunca senti superioridade de ninguém. Quando começaram a misturar analise tecnica com analise fundamental é que eu achei que estavam a exagerar.
Sobre a sorte, considerando que os mercados estão mais tempo a subir que a descer é mais facil acertar quando estão a subir do que quando estão a descer, por isso até concordo que para alguém que não perceba nada de bolsa, se entrar no momento certo ganha dinheiro sem saber como, só porque teve a sorte de entrar na altura certa. Falo por mim, antes de vir a este forum nem sabia o que era bull ou bear nos mercados, para mim só havia um lado, as subidas. Se não tivesse lido nada sobre bolsa, hoje estava a ganhar bem, já que entrei em fins de Outubro de 2008.
O lado bear faz-me alguma confusão é como se estivesse a apostar na destruição das empresas, aliás considero que a malta que anda aqui são todos especuladores e não investidores, mas isso dava outra discussão.
Um abraço e bom fim de semana,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Boa tarde!
Falando em mercados, sem achincalhar os mais pessimistas:
O canal foi á vida!
A lta quebrou.
Temos o suporte dos 1130. Se o sp romper este suporte, vamos direitos aos 1115-20 (na boa), fazendo disparar alguns stops!
Caso contrario, é uma mera correcçao. Nao me admirava ver vela verde, do mesmo tamanho que esta, na proxima terça feira, com um verdadeiro gap up, ultrapassando assim a resistencia dos 1150
Ja agora, aproveito 'para perguntar a que horas fecham os cfd´s (USA) na segunda feira?!!! Agradeço!
Mas o que mais me alegra, é o Marco ter de iniciar outro topico destes por causa do excesso de paginas neste
Cumprimentos
Falando em mercados, sem achincalhar os mais pessimistas:
O canal foi á vida!

A lta quebrou.

Temos o suporte dos 1130. Se o sp romper este suporte, vamos direitos aos 1115-20 (na boa), fazendo disparar alguns stops!
Caso contrario, é uma mera correcçao. Nao me admirava ver vela verde, do mesmo tamanho que esta, na proxima terça feira, com um verdadeiro gap up, ultrapassando assim a resistencia dos 1150

Ja agora, aproveito 'para perguntar a que horas fecham os cfd´s (USA) na segunda feira?!!! Agradeço!
Mas o que mais me alegra, é o Marco ter de iniciar outro topico destes por causa do excesso de paginas neste

Cumprimentos
mais_um Escreveu:
Depois de terem sido achincalhados tantas vezes, eram parvos se voltassem novamente, mas isto é a minha maneira de pensar.
Foram tão achincalhados como achincalharam.
Os argumentos bear parecem sempre mais doutos, mais sofisticados. Quem fez dinheiro em 2008, do lado curto foi inteligente. Quem fez do lado longo em 2009, teve sorte. E segundo eles, ainda se vai entalar.
Para quem cá estava no arranque do bull, em Março de 2003, isto que se tem passado é uma repetição ao detalhe. Os últimos bears só deitaram a toalha para o ringue em 2004. Tal como agora o estão a fazer em 2010.
Também houve muito achincalhamento dos dois lados.
Abraço,
Dwer
Dwer
mais_um Escreveu:Dwer Escreveu:Num dia em que o SPX está a sofrer uma queda assinalável, é significativo que não tenha ainda vindo nenhum bear contar vantagem, como dizem os brasileiros.
É sinal que a desconfiança dos bears é muito grande.
Agora sim, começam-se a ver sinais da ausência de bears na paisagem.
O que não augura nada de bom para o bull, a curto prazo.
SPX diário
Boas!
Os bears continuam activos mas noutros locais, tenho continuado a seguir as opiniões deles, independentemente de concordar com elas ou não, gosto de ler os dois lados.
Um abraço e bom fim de semana,
Alexandre Santos
Pq é que os bears não saõ bull, quando o mercado está bull e os bulls, bear quando mercado está bear??
Aliás, desejar o bear é incompreensível (na minha opinião), pois, é querer uma economia sem saúde...contudo, não impede que estejamos do lado correcto do mercado...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Crissssx, darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Goya777, JUKIMSUNG, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 206 visitantes