O meu olhar sobre o PSI20
Aqui fica um gráfico actualizado do PSI-20.
A recente correcção permitiu aliviar o RSI, que estava sobreaquecido. Hoje o índice sobe, mas é preciso esperar para ver se tem forças para atacar a resistência.
Penso que para haver uma subida forte para lá da resistência será importante contar com a "colaboração" de um título que tem estado algo adormecido - estou a falar da EDP. Dado o peso que tem no índice (12%), este é um título que pode dar uma contribuição significativa. Por exemplo, se a EDP subir 12% (até aos 3,50) isso traduzir-se-á numa subida de 1,45% no índice (o que corresponde a cerca de 135 pontos. Claro que há mais títulos que determinarão a evolução do índice, apenas quis chamar a atenção para o facto de que num índice com a composição do PSI (em que 4 títulos representam metade do cabaz), a evolução do índice depende mais da contribuição de 4 ou 5 títulos-chave do que da dos restantes.
A recente correcção permitiu aliviar o RSI, que estava sobreaquecido. Hoje o índice sobe, mas é preciso esperar para ver se tem forças para atacar a resistência.
Penso que para haver uma subida forte para lá da resistência será importante contar com a "colaboração" de um título que tem estado algo adormecido - estou a falar da EDP. Dado o peso que tem no índice (12%), este é um título que pode dar uma contribuição significativa. Por exemplo, se a EDP subir 12% (até aos 3,50) isso traduzir-se-á numa subida de 1,45% no índice (o que corresponde a cerca de 135 pontos. Claro que há mais títulos que determinarão a evolução do índice, apenas quis chamar a atenção para o facto de que num índice com a composição do PSI (em que 4 títulos representam metade do cabaz), a evolução do índice depende mais da contribuição de 4 ou 5 títulos-chave do que da dos restantes.
- Anexos
-
- psi.PNG (51.83 KiB) Visualizado 11381 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
cannot Escreveu:Obrigado Bokas. Com os 8 anos acabei por reparar numa coisa, que não era a que procurava, mas que me parece muito interessante. Já devem ter falado disto aqui, mas fica o que vejo (no passado).
Reparem no final de 2002 (início de 2003) e no (quase) duplo fundo que formou. Agora fez exactamente a mesma coisa, final de 2008 início de 2009 e os dois mínimos têm a mesma distância temporal (até aconteceram praticamente na mesma altura do ano).
Mas o que queria chamar à atenção (o que interessa agora) é a amplitude da recuperação. É também a mesma (em %), na altura ficou pelos 7900 e agora foi quase até aos 8900, mas como partiu do mínimo acima do de 2002, a amplitude é igual. A diferença é mesmo a rapidez da recuperação, agora bastante mais rápida.
O que deixo como pergunta é se vamos assistir a um período de lateralização com o que aconteceu em 2004 e 2005? Se for para repetir eu diria que deverá ser durante menos tempo, e assumindo que seria proporcional à diferença do tempo das subidas indicaria que teríamos um 2010 a andar de lado e um 2011 a coincidir com a quebra dos 8900 e um novo bull.
Isto são só verificações de semelhanças, certamente existem muitas diferenças que agora não estou interessado em analisar![]()
Mas as semelhanças espantam-me (que sou novato nisto) e fico sempre na dúvida se não sou eu, por ser humano, que vejo padrões em todo o lado.
Se algum dos mais experientes poder comentar isto agradeço, especificamente estes factos tão idênticos.
O facto de ter feito um fundo parecido com o mesmo tempo de separação entre os dois mínimos (o que chamei duplo fundo).
O facto de até agora a amplitude da subida nos dois casos ter sido praticamente a mesma. Claro que se nos próximos tempo os 8900 foram quebrados esta semelhança desaparece um pouco... Fico na expectativa de ver quantos testes aos 8900 vamos ter.
Abraço
Boas,
Também eu sou novato, mas o que vejo é um cabeça e ombros gigantesco, com inicio em Junho/Julho de 2008.
Mas também deve ser dos meus olhos...
Cumprimentos,
Obrigado Bokas. Com os 8 anos acabei por reparar numa coisa, que não era a que procurava, mas que me parece muito interessante. Já devem ter falado disto aqui, mas fica o que vejo (no passado).
Reparem no final de 2002 (início de 2003) e no (quase) duplo fundo que formou. Agora fez exactamente a mesma coisa, final de 2008 início de 2009 e os dois mínimos têm a mesma distância temporal (até aconteceram praticamente na mesma altura do ano).
Mas o que queria chamar à atenção (o que interessa agora) é a amplitude da recuperação. É também a mesma (em %), na altura ficou pelos 7900 e agora foi quase até aos 8900, mas como partiu do mínimo acima do de 2002, a amplitude é igual. A diferença é mesmo a rapidez da recuperação, agora bastante mais rápida.
O que deixo como pergunta é se vamos assistir a um período de lateralização com o que aconteceu em 2004 e 2005? Se for para repetir eu diria que deverá ser durante menos tempo, e assumindo que seria proporcional à diferença do tempo das subidas indicaria que teríamos um 2010 a andar de lado e um 2011 a coincidir com a quebra dos 8900 e um novo bull.
Isto são só verificações de semelhanças, certamente existem muitas diferenças que agora não estou interessado em analisar
Mas as semelhanças espantam-me (que sou novato nisto) e fico sempre na dúvida se não sou eu, por ser humano, que vejo padrões em todo o lado.
Se algum dos mais experientes poder comentar isto agradeço, especificamente estes factos tão idênticos.
O facto de ter feito um fundo parecido com o mesmo tempo de separação entre os dois mínimos (o que chamei duplo fundo).
O facto de até agora a amplitude da subida nos dois casos ter sido praticamente a mesma. Claro que se nos próximos tempo os 8900 foram quebrados esta semelhança desaparece um pouco... Fico na expectativa de ver quantos testes aos 8900 vamos ter.
Abraço
Isto são só verificações de semelhanças, certamente existem muitas diferenças que agora não estou interessado em analisar

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
paulosaints Escreveu:
O que pode indicar a cunha??
Já agora, tendo em conta uma resistência nos 8900 pts e que se está a experimentar esta pela 2ª vez, será que iremos ter uma mais correcção em breve (não tanto significativa) para que daqui a umas semanas/meses haja um 3º ataque a esta resistência com ruptura ??
Não percebi a questão "O que pode indicar a cunha?", diria que nada, sendo uma cunha tem a sua projecção para a zona de Resistência dos 8.900 - 9.000 pts. Até agora a cotação tem caminhado para essa projecção.
Relativamente á 2º questão nada garante que a resistência só seja quebrada à 3º tentativa. A verdade é que não rompeu à primeira e corrigiu, agora se vai passar-se mesmo é tentar adivinhar o futuro.
Elias Escreveu:Essa cunha no PSI-20 é interessante, também me chamou a atenção.
O que pode indicar a cunha??
Já agora, tendo em conta uma resistência nos 8900 pts e que se está a experimentar esta pela 2ª vez, será que iremos ter uma mais correcção em breve (não tanto significativa) para que daqui a umas semanas/meses haja um 3º ataque a esta resistência com ruptura ??
- Registado: 29/11/2007 11:39
Deixo aqui a gráfico do PSI ,
com a ruptura da cunha lá vai ele de novo para a resistência dos 8800 ( uma zona anunciada pelo Ulisses nos tempos pré-mordaça )
Ao pessoal que se queixa que andamos sempre atrasados ,relembro também umas análises do Marco em que referia que podemos tirar partido disso , se lá fora fizeram novos máximos é provável que o psi caminhe para lá ,
parece que está novamente a acontecer .
com a ruptura da cunha lá vai ele de novo para a resistência dos 8800 ( uma zona anunciada pelo Ulisses nos tempos pré-mordaça )
Ao pessoal que se queixa que andamos sempre atrasados ,relembro também umas análises do Marco em que referia que podemos tirar partido disso , se lá fora fizeram novos máximos é provável que o psi caminhe para lá ,
parece que está novamente a acontecer .
- Anexos
-
- psi.jpg (110.59 KiB) Visualizado 13602 vezes
- Registado: 14/1/2008 0:05
Portugal já tem várias empresas a apostar neste triângulo Brasil-Portugal-Angola. Esta triangulação, desde sempre defendida por Ernâni Lopes, que a apelidou de triângulo virtuoso (Europa-Brasil-África), está a tomar cada vez mais forma.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=402269
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=402269
- Registado: 29/11/2007 4:15
Recessão em Espanha atrai fundos para Portugal
"a equipa de gestão do fundo ibérico "Bestinver Bolsa FI" voltou-se para Portugal e colocou cinco cotadas da Euronext Lisbon no "Top 10" dos investimentos, que, em conjunto, pesam 23,17% do fundo."
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=402237
"a equipa de gestão do fundo ibérico "Bestinver Bolsa FI" voltou-se para Portugal e colocou cinco cotadas da Euronext Lisbon no "Top 10" dos investimentos, que, em conjunto, pesam 23,17% do fundo."
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=402237
- Registado: 29/11/2007 4:15
crusas Escreveu:Esse gap ai mais abaixo dessa linha não terá que ser fechado ou nem sempre acontece? Ando a olhar para ele ja faz uns tempos e penso que andará por ai um possivel suporte. Alguem comenta?
Obg e BN!
Boas crusas, não há nenhuma regra que diga que os gaps têm de ser obrigatoriamente fechados, há sim uma possibilidade de ele vir a ser fechado que é a mesma de não o fechar, ou seja, 50/50...
Cmpts
DS
DS
kkreukk Escreveu:E em relação ao chamado farol do PSI20?
Tens alguma opinião?
O que é capaz de nos guiar de uma forma fiável?
O mercado asiático... o SP500...
abraço
bom final de semana
Portugal olha para a Europa e a Europa olha para os EUA.
Farois só na costa, no mercado isso é coisa que não existe, senão era fácil demais.
Também podes, e deves, ignorar a minha opinião e verificares por ti, com uma folha de cálculo ou programa semelhante, a correlação entre o PSI e índices líderes de cada continente.
Já agora: day trading é uma excelente opção para perder dinheiro de forma rápida, em especial se fores um iniciado.
bons negócios
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
creio que cunhas, bandeiras e afins são consideradas como padrões fiáveis se, entre outras coisas, ocorrerem após movimentos quase verticais, o que no psi não é o caso
do meu ponto de vista a tendência ascendente foi interrompida aquando da quebra da LTa
agora resta ver se aquele suporte (pelos 7900) aguenta; caso falhe confirmadamente temos inversão da tendência
do meu ponto de vista a tendência ascendente foi interrompida aquando da quebra da LTa
agora resta ver se aquele suporte (pelos 7900) aguenta; caso falhe confirmadamente temos inversão da tendência
- Anexos
-
- psi 131209.png (18.43 KiB) Visualizado 8789 vezes
menos é mais
hahaha
Obrigado pela versatilidade,mas so vou aceitar a primeira, porque já estou sensibilizado para estas coisas da poupança e energias renováveis e só a primeira me parece ser uma lâmpada económica.
E em relação ao chamado farol do PSI20?
Tens alguma opinião?
abraço
bom final de semana

Obrigado pela versatilidade,mas so vou aceitar a primeira, porque já estou sensibilizado para estas coisas da poupança e energias renováveis e só a primeira me parece ser uma lâmpada económica.

E em relação ao chamado farol do PSI20?
Tens alguma opinião?
abraço
bom final de semana
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, fred2008 , Google [Bot], iniciado1, Karra, PAULOJOAO, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2 e 41 visitantes