Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jobera » 10/1/2010 21:27

A situação actual do BCP:

1. Gestão debilitada pelo Caso Vara, por algum cansaço do Presidente e por sérias dificuldades em imprimir nova dinâmica (já lá vão dois anos de mandato...);

2. Estrutura de custos de pessoal elevada... herança de períodos de "vacas gordas"... algo desfasada da realidade actual;

3. Saída de alguns (bons)elementos para a concorrência;

4. Estrutura accionista com dificuldades em dotar o Banco dos capitais próprios indispensáveis ao seu crescimento e ao aproveitamento de um alargado conjunto de opções de expansão (Polónia; Roménia; Turquia; Angola...);

5. Mercado nacional pouco atractivo;

6. Carteira de crédito hipotecário com spreads reduzidos (embora parte destas carteiras tenha sido repassada)... aspecto que afecta toda a nossa banca e que foi o resultado de "luta feroz", neste segmento, até 2007;

7. Apesar de algumas fortes debilidades o Millenniumbcp não deixa de continuar a ser um excelente exemplo do saber fazer banca na Europa.

Neste contexto as alternativas estratégicas do Millenniumbcp são:

i) continuar como está e não ir a grande lado.. perdendo quota essencialmente para BES, CGD e Santander;

ii) recuperar o processo de fusão com o BPI. Neste novo Banco os investidores Angolanos assumiriam um aposição de relevo em que a CGD poderia ser tb tentada a reforçar a sua posição... o problema para resolver são os accionistas entalados a 3 e mais Euros por acção;

iii) sofrer uma OPA de banco Ibérico, Brasileiro (agora que o Brasil está na moda), Alemão... difícil por razões políticas... o BCP tem uma quota de mercado em Portugal invejável. Por outro lado, o processo de consolidação da Banca Europeia é algo inevitável e o banco necessita de accionistas fortes e de funding barato para financiar expansão...

Neste contexto, julgo possível surgirem novidades este trimestre e a continuada recuperação do BCP para valores acima do seu valor contabilístico num intervalo: 1€ - 1,2 €. Os resultados de 2009 tb poderão dar uma ajuda.

A subida de 12 % nos últimos 30 dias e o assinalável aumento recente de volumes transaccionados parecem confirmar este sinal.

Bons trades

Disclaimer: Não tenho acções do BCP. Estou a pensar ter.

Registado: 29/12/2007 5:09

por Evv » 10/1/2010 9:15

fala-se que há uns tempos teria havido algm avanço de um banco espanhol contrariado pelo nosso governo e presidente da republica. alias na altura cheguei a le-la num jornal.

ha alguns factores que poderiam agora favorece-la:

- sucesso da opa a cimpor, indo para a maos estrangeiras ainda que com a oposição do governo
- enfraquecimento do governo (ja nao tem maioria)
-valor apelativo da cotacao do bcp
-algum restabelecimento dos mercados, e assim acesso a crédito.

vamos ver

abçs e bns

Registado: 28/10/2007 7:43

por jlmf » 9/1/2010 20:37

Timbrado10 Escreveu:Já ninguem para o comboio!!

Em Fevereiro estará a 1,18

Timbrado10 Escreveu:Tenho as minhas "certezas"

Se consultares no inicio do ano estão lá as causas da minha certeza

Ninguem o fará parar!

São estas as certezas a que se refere?

Timbrado10 Escreveu:Caros,

Creio que 2010 será o ano do BCP!

- Notícias irão surgir de um banco espanhol a "opar"
- Melhoria significatica da economia Polaca
- Reforço na Turquia
- Trabalhadores motivados
- Titulo em valores muito baixos a baixo do valor activo
- Expansão em Angola
- Criação de um novo Banco em Portugal (BCP)

Por tudo isto creio que será o ano do BCP

Pois… cada um com as suas.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Timbrado10 » 9/1/2010 20:21

Tenho as minhas "certezas"

Se consultares no inicio do ano estão lá as causas da minha certeza

Ninguem o fará parar!

Registado: 16/11/2008 11:04

por Estrunfe Azul » 9/1/2010 19:32

Timbrado10 Escreveu:Já ninguem para o comboio!!

Faço votos para que isso venha a acontecer de facto, até porque estou dentro. Mas o que te faz ter tantas cerezas? ou será só uma euforia fruto das subidas recentes?
Bons negócios a todos! Estrunfe Azul

Registado: 22/7/2009 20:44

por paulosaints » 9/1/2010 13:51

Alguém concorda que depois desta subida galopante do BCP e do indice PSI20 possa vir a haver uma pequena correcção?

Registado: 29/11/2007 11:39

por Timbrado10 » 9/1/2010 10:45

Já ninguem para o comboio!!

Registado: 16/11/2008 11:04

Major H&S

por sdac » 9/1/2010 2:07

Perante factos não há argumentos, lá vou ter de ir estudar melhor as figuras e padrões para a escolinha a ver se aprendo alguma coisa mais para depois não vir para aqui fazer figura de urso (eh eh eh) :mrgreen:

Fora brincadeira, obrigado pelo exemplo apresentado, de facto recordo-me dele ter sido mencionado na altura e chegar a passar os olhos por esse tópico, mas já não estava minimamente recordado.
Ah! E obrigado por não ter levado a mal o meu comentário, e ainda ter dado um exemplo com a razão para a qual considera válida a figura :P

Obrigado,
sdac.

Registado: 7/12/2002 12:55

por Elias » 9/1/2010 0:55

sdac Escreveu:Quero dizer ao Elias, que esse H&S quer-me parecer demasiado "esticado" para uma figura técnica com essas características.
No caso concreto do BCP a figura em causa desenvolveu-se num período muito superior a 4 meses (a continuar válida já teria mais de 12 meses..).
Pessoalmente não concordo com a validade da mesma, devido ao horizonte temporal ser demasiado longo, mas as minhas palavras são apenas uma opinião e com certeza irá explicar-me porque motivo a figura se encontra perfeitamente válida

Com todo o prazer :wink:

Em minha opinião o prazo de 12 meses não invalida a figura e sustento esta afirmação com dois exemplos retirados do CAC-40, que em devido tempo mencionei neste espaço e que agora recordo.

Em 2008 alertei para uma cabeça-e-ombros no CAC-40 que se desenvolveu ao longo de 12 meses. Parecia muito longo o intervalo de tempo mas a cabeça-e-ombros foi activada e o seu target foi atingido. Podes ver a evolução aqui.

Mas não é tudo. Essa cabeça-e-ombros desenvolveu-se dentro de uma outra muito maior, que se desenvolveu ao longo de 30 meses! Quando foi quebrada (neckline nos 4500), o índice caiu em pouco tempo para os 2500. Podes ver a descrição aqui.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 9/1/2010 0:38

Sr_SNiper Escreveu:Elias achas que esta cotada pode chegar aos 1,25 no médio prazo?
É esse o teu alvo?

Sr_Sniper,

1,25 é a projecção que se obtém com base na figura H&S invertida que desenhei. Agora esse target pode ser atingido ou não. Este padrão é conhecido por ter uma taxa de acerto elevada, mas a probabilidade de falha existe e não pode ser ignorada, ou seja, temos sempre de admitir a possibilidade de a subida não acontecer.

H&S - BCP

por sdac » 9/1/2010 0:30

Boas, queria antes de mais desejar um Ano Novo com saúde, que possamos passar os nossos melhores momentos do ano junto daqueles que mais amamos e que aproveitem os curtos momentos de prazer que a vida nos vai proporcionando da forma que mais vos agradar ao longo deste ano de 2010 :)

Passando à análise técnica do BCP e sem querer parecer mal educado, logo nesta minha primeira intervenção :p

Quero dizer ao Elias, que esse H&S quer-me parecer demasiado "esticado" para uma figura técnica com essas características.
No caso concreto do BCP a figura em causa desenvolveu-se num período muito superior a 4 meses (a continuar válida já teria mais de 12 meses..).
Pessoalmente não concordo com a validade da mesma, devido ao horizonte temporal ser demasiado longo, mas as minhas palavras são apenas uma opinião e com certeza irá explicar-me porque motivo a figura se encontra perfeitamente válida e como tal podendo ainda atingir o target de 1,25€ ;)

Numa visão de médio-curto prazo deixo-vos mais uma entre tantas opiniões, com direito a gráfico para melhor se entender a minha visão do titulo MilleniumBCP, realçando que esta subida de curto-prazo terá o seu primeiro grande confronto na zona entre os 0.96/0.97, que perfaz os 50% do retracement de Fibonacci, definido entre o minimo e o máximo daquele canal descendente que se desenvolveu durante 2 meses e foi quebrado (em alta) em finais de Dezembro.
Ficamos a aguardar a direcção que o titulo tomará, após chegar aquela zona de resistência.

Um abraço a todos,
sdac.
Anexos
BCP_08_01_2009.JPG
BCP_08_01_2010
BCP_08_01_2009.JPG (79.34 KiB) Visualizado 9786 vezes

Registado: 7/12/2002 12:55

por Sr_SNiper » 9/1/2010 0:29

Elias Escreveu:Deixo aqui a minha visão actualizada sobre o BCP.

Olhando para o gráfico identifico uma cabeça-e-ombros invertida com neckline (ligeiramente inclinada) nos 84-86. A ruptura da neckline deu-se em Agosto e em Dezembro houve um reteste a esta linha, seguindo-se uma reacção em alta.

A projecção desta figura (calculada a partir dos 83,5 que era o valor da neckline na data da ruptura) aponta para 1,25 euros, ou seja uma valorização de 36% face aos valores actuais.

Os indicadores estão saudáveis, com o CMF em crescimento e a MACD a cruzar a linha zero no sentido ascendente.

No entanto, como em qualquer análise, devemos admitir a hipótese de o mercado seguir um rumo diferente. Assim, caso se registe um lower high abaixo de 1,06, seguido de novo recuo abaixo da neckline (actualmente nos 81), a figura fica invalidada.

Elias achas que esta cotada pode chegar aos 1,25 no médio prazo?
É esse o teu alvo?

Registado: 27/6/2009 22:08

por money greedy » 9/1/2010 0:05

Obrigado Elias, acho que ouvi só BCP :) Mas e o efeito sobre os seus mega-credores? Algum comentário a isso?

Num cenário utópico, até era engraçado eles voltarem a envolver-se numa luta pelo controlo da Cimpor e endividarem-se ainda mais junto do BCP :)

A mim parece-me altamente positiva a OPA sobre a Cimpor, para o BCP. O Berardo, o Fino e o Teixeira Duarte ficam mais aliviados e diminui, aquele que já vi ser considerado como um ponto fraco do BCP. Muito crédito, distribuído por poucas mãos, de pessoas/entidades a passar por tempos difíceis. Aliado ao facto dos credores serem também accionistas.

Registado: 22/1/2009 17:52

por Garfield » 8/1/2010 23:53

Com uma subida tão acelerada não me surpreenderia um teste ao suporte nos 0,88€.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por Elias » 8/1/2010 23:49

money greedy, quem tem uma posição na Cimpor nao é o BCP, mas sim o Fundo de Pensões do BCP.

Ora neste caso o BCP é apenas a entidade gestora; as acções que compõem os fundos são propriedade das pessoas que investiram no fundo e não do BCP.

Logo, parece-me que a cotação do BCP não é afectada directamente pela OPA.
Anexos
estrutura accionista cimpor.jpg
estrutura accionista cimpor.jpg (38.75 KiB) Visualizado 6998 vezes

BCP sem reacção à OPA sobre a Cimpor

por money greedy » 8/1/2010 23:41

Reparei numa coisa curiosa. O BCP não reagiu à OPA sobre a Cimpor. Creio que o BCP tem uma posição na empresa, mas para além disso, alguns dos seus credores principais, poucos devem demasiado a um só banco, são grandes accionistas da Cimpor.

Ou seja, com esta OPA não só o BCP melhora as suas contas, como as contas dos seus credores também ficam com melhor aspecto, reduzindo o risco de incumprimento e deixando-os mais desafogados para acompanharem um possível aumento de capital... Algum comentário?

Registado: 22/1/2009 17:52

por Elias » 8/1/2010 23:29

Deixo aqui a minha visão actualizada sobre o BCP.

Olhando para o gráfico identifico uma cabeça-e-ombros invertida com neckline (ligeiramente inclinada) nos 84-86. A ruptura da neckline deu-se em Agosto e em Dezembro houve um reteste a esta linha, seguindo-se uma reacção em alta.

A projecção desta figura (calculada a partir dos 83,5 que era o valor da neckline na data da ruptura) aponta para 1,25 euros, ou seja uma valorização de 36% face aos valores actuais.

Os indicadores estão saudáveis, com o CMF em crescimento e a MACD a cruzar a linha zero no sentido ascendente.

No entanto, como em qualquer análise, devemos admitir a hipótese de o mercado seguir um rumo diferente. Assim, caso se registe um lower high abaixo de 1,06, seguido de novo recuo abaixo da neckline (actualmente nos 81), a figura fica invalidada.
Anexos
bcp.PNG
bcp.PNG (51.75 KiB) Visualizado 7121 vezes

Re: BCP

por Sr_SNiper » 8/1/2010 23:07

stiglitz Escreveu:o valor do bcp não é o actual,para a semana haverá correcções fortes nestas acções.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1625
Isto é só rir...
Esperas grandes reacções em todas as cotadas ??? :P :) :mrgreen: ???

Re: BCP

por Sr_SNiper » 8/1/2010 22:51

stiglitz Escreveu:o valor do bcp não é o actual,para a semana haverá correcções fortes nestas acções.

Mais uma professia à professor Karamba :shock: :shock: :shock: ???
Nem um gráfico... Nem um dado estatístico... Nada... Apenas uma professia??? :shock: :shock:

BCP

por stiglitz » 8/1/2010 22:48

o valor do bcp não é o actual,para a semana haverá correcções fortes nestas acções.

Registado: 9/5/2009 23:33

QUE GRANDE FESTA !

por enid » 8/1/2010 21:41

Estou dentro, mas é preciso ser um pouco realista, para mim o BCP ainda esta numa situaçâo dificil.
BN

--------------------------------------------------------------------------------
Prévisions des analystes
2009 2010 2011
BNA 0.04 0.06 0.09
Dividende 0.02 0.02 0.04
Rendement 2.07 % 2.79 % 4.79 %
PERNNNNNN 21.12 14.73 8.93

Registado: 29/11/2007 3:07

Já tinha que vir alguém estragar a festa!

por lmmj » 8/1/2010 21:10

Macquaire...

Já era de admirar não vir uma destas para estragar a festa! :x

Registado: 27/10/2008 12:15

O BCP

por enid » 8/1/2010 19:09

Nada de especial, esta semana os bancos brilharam na maior parte da europa.vamos ver a proxima resistência do BCP, para mim 0,95 - 0,98.
BN

Registado: 29/11/2007 3:07

por majomo » 8/1/2010 19:02

Hoje foi, de facto, um dia bastante positivo, ontem não tinha conseguido acompanhar o fecho e não consegui reforçar...

Hoje começou muito forte e coloquei uma ordem de compra que não pensava que entraria hoje, mas, felizmente aquela reacção em baixa do PSI aos dados americanos fui excelente, pois entrou a minha ordem e agora bem carregado... e melhor a reacção no final da sessão foi tremenda.

Panic buy

espero que com a actual maré verde, atinja para já o 1€... :)

Estou a 100% no mercado...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Sr_SNiper » 8/1/2010 18:51

Sr_SNiper Escreveu: Amanhã pode ser o dia da verdade...

Bem.. dia da verdade não deixou dúvidas :P :P

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Google [Bot], PAULOJOAO e 108 visitantes