Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (4)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gekkopt » 6/1/2010 3:32

olá artista, não estou bear nem bull, não pretendo catalogar o que faço nem com bear nem com bull, simplesmente compro, vendo ou estou ausente do mercado, sem ter um rótulo, poucas vezes estou ausente mas às vezes acontece.

Registado: 16/7/2009 14:03

por artista_ » 6/1/2010 3:17

Gekkopt Escreveu:ola artista, não ia escrever mais aqui, acho que o tópico devia ser mudado de nome, e não ter um nome tão especifico, talvez, análises do mercado, o que se escreve no tópico são análises, algumas até muito boas e acertadas, mas aproveito para referir uma coisa que entendi como provocação em modo de brincadeira e respondo com uma provocação também.. historicamente e da experiência que tenho que é alguma, as pessoas que se qualificam como bulls e bears são perdedoras no mercado a longo prazo.

É um erro catalogar as pessoas por bears e por bulls... há pessoas que têm muito gosto nisso, há pessoas que até sentem prazer em perder dinheiro para ser catalogadas de bears, isto é absurdo mas é verdade, mas existe também o oposto, e se calhar até são mais.

Em primeiro lugar o meu comentário não foi uma provocação, se o foi, foi no bom sentido...

Se tens já alguma experiência devias saber que a grande maioria dos investidores não se qualificam de bull's ou Bear's, apenas estão bull ou Bear de acordo com a percepção que têm do estado dos mercados! No meu caso estive Bear desde finais de 2007 até Abril de 2009...

Gekkopt Escreveu:Catalogar tanto uma coisa como outra é absurdo, eu não sou uma coisa nem outra, invisto há vários anos e quase desde o inicio que percebi que não existia o lado dos bears nem dos bulls mas o lado certo, influências do melhor especulador de todos os tempos, Jesse Livermore. :)
Por vezes acertamos, outras erramos, mas isso faz parte.

Ok, mas neste momento estás Bull ou Bear?! Para mim é importante seguir a tendência, desde há algum tempo que ela é de subida por isso considero que estou bull, da mesma forma que considerei que estava Bear quando ela era de queda...

Mas a percepção que se tem do mercado não é igual para todos, isso tem a ver com os métodos de análise que se usam, por isso é que há quase sempre quem esteja bear e quem esteja bull...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Gekkopt » 6/1/2010 2:56

ola artista, não ia escrever mais aqui, acho que o tópico devia ser mudado de nome, e não ter um nome tão especifico, talvez, análises do mercado, o que se escreve no tópico são análises, algumas até muito boas e acertadas, mas aproveito para referir uma coisa que entendi como provocação em modo de brincadeira e respondo com uma provocação também.. historicamente e da experiência que tenho que é alguma, as pessoas que se qualificam como bulls e bears são perdedoras no mercado a longo prazo.

É um erro catalogar as pessoas por bears e por bulls... há pessoas que têm muito gosto nisso, há pessoas que até sentem prazer em perder dinheiro para ser catalogadas de bears, isto é absurdo mas é verdade, mas existe também o oposto, e se calhar até são mais.

Catalogar tanto uma coisa como outra é absurdo, eu não sou uma coisa nem outra, invisto há vários anos e quase desde o inicio que percebi que não existia o lado dos bears nem dos bulls mas o lado certo, influências do melhor especulador de todos os tempos, Jesse Livermore. :)
Por vezes acertamos, outras erramos, mas isso faz parte.

por artista_ » 6/1/2010 2:24

É impressão minha ou os Bears atiraram definitivamente a toalha ao chão?! Isto só com malta Bull não tem piada e pode ser um indício de que está a chegar ao fim o ciclo de subidas, pelo menos no médio prazo!?

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Scorpio » 6/1/2010 0:51

Dwer Escreveu:
Scorpio Escreveu:
Dwer Escreveu:
Scorpio Escreveu:
Dwer Escreveu:E fecho em máximos. Novos máximos relativos em 1136.52 no SPX cash.

SPX cash diário

É quase irrelevante, mas o máximo foi 1136,63.

O meu feed dá-me 1136.52. Igual ao valor de fecho.
Estou a falar do SPX cash.

Ora espreita

http://finance.yahoo.com/q?s=^GSPC

Abraço.

yep. os dados da reuters dão o máximo igual ao fecho.
algum deles não estará bem. resta saber qual.

Os dados do google finance batem certo com os do yahoo, mas tb não é relevante... importante mesmo foi o renovado máximo em fecho.

Um abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Dwer » 6/1/2010 0:31

Scorpio Escreveu:
Dwer Escreveu:
Scorpio Escreveu:
Dwer Escreveu:E fecho em máximos. Novos máximos relativos em 1136.52 no SPX cash.

SPX cash diário

Ora espreita

Abraço.

yep. os dados da reuters dão o máximo igual ao fecho.
algum deles não estará bem. resta saber qual.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Scorpio » 5/1/2010 23:42

Dwer Escreveu:
Scorpio Escreveu:

SPX cash diário

Ora espreita

Abraço.

por Dwer » 5/1/2010 23:01

Scorpio Escreveu:

SPX cash diário

Abraço,
Dwer

por Dwer » 5/1/2010 22:58

Gekkopt Escreveu:há pessoas assim nos fóruns...

Podes crer que há.
Qual é que é exactamente a tua objecção? Não se consegue perceber muito bem. Não quererás explicar?
Abraço,
Dwer

por jarc » 5/1/2010 22:40

Valerá a pena estar investido, ou é altura de sair para entrar curto por volta dos 1200 pontos? A inclinação da subida, a superação da diagonal descendente e o facto dos índices não se encontrarem em sobrecompra, promete uma ida mais acima. Dificilmente os emitentes deixarão fugir quem tem apostado no lado curto, portanto é bem provável que ser paciente pague. Por mim, à volta cá os espero.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Gekkopt » 5/1/2010 22:35

há pessoas assim nos fóruns...

por Scorpio » 5/1/2010 22:33

SPX cash diário

Aproveito para desejar bom ano de 2010 a todos os caldeireiros, já que tenho andado fugido. :oops:

Um abraço.

por Dwer » 5/1/2010 22:31

Gekkopt Escreveu:não venho diariamente ao caldeirão mas verifico e acho engraçado que quem critica mais o titulo deste tópico seja quem escreva mais no mesmo.
:)

é propositado
Abraço,
Dwer

por Gekkopt » 5/1/2010 22:30

não venho diariamente ao caldeirão mas verifico e acho engraçado que quem critica mais o titulo deste tópico seja quem escreva mais no mesmo.
:)

Re: Re

por AC Investor Blog » 5/1/2010 22:26

JAS Escreveu:
Uma das coisas que me farto de dizer é que os ciclos estão a acelerar...

Perfeitamente de acordo.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Dwer » 5/1/2010 22:17

E fecho em máximos. Novos máximos relativos em 1136.52 no SPX cash.

SPX cash diário
Anexos
spx.png
spx.png (14.04 KiB) Visualizado 5069 vezes
Abraço,
Dwer

por Dwer » 5/1/2010 17:09

Um pormenor que me esqueci de mencionar: com a vela de ontem o S&P voltou, confortavelmente, para cima dos 50% de retracement da queda de Outubro 2007 / Março de 2009. Mais uma resistência ultrapassada.

Hoje, para não variar, alguns poucos bears que tenham shortado a abertura, foram mais uma vez trucidados. A vela das 15h às 16h foi brutal, em volume e em amplitude.

E também para não variar, novo máximo relativo: 1136.42.
Anexos
spx 1.png
spx 1.png (12.24 KiB) Visualizado 5339 vezes
spx 2.png
spx 2.png (20.4 KiB) Visualizado 5333 vezes
Abraço,
Dwer

por Razao_Pura » 5/1/2010 12:19

Só por curiosidade deixo o gráfico de lp do SP500. Os máximos históricos situam-se na casa dos 1560 pontos. Já foram feitos dois topos, poderemos muito bem estar a caminhar para o terceiro...

R.P.
Anexos
SP1975_2009.png
SP1975_2009.png (31.74 KiB) Visualizado 5558 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por gfalmeida » 5/1/2010 10:09

JAS Escreveu:

Também me parece, tendo em conta também que maior parte da negociação já é feita através de programas automáticos de "high frequency trading" que naturalmente acelera as reacções

Registado: 29/11/2007 3:35

por Dwer » 5/1/2010 2:15

JAS Escreveu:Uma das coisas que me farto de dizer é que os ciclos estão a acelerar...

É a minha opinião também.
A queda de 2000/2003 durou 3 anos, mais coisa menos coisa. O bull seguinte 4 anos e 9 meses (aprox).

36 meses down, 57 up. 57/36 = 1.6 (um fibo!!??)

A queda de 2007 a Março de 2009, durou 17 meses. 1.6 * 17 = 27 meses (aprox). A subida para novos máximos (ou não) duraria 2 anos e 3 meses. Já vamos para 10 meses de subidas. Mais 17 pela frente? Isso apontaria para o estabelecimento de máximos (relativos ou absolutos) lá para Junho de 2011.

He he, realmente a discutirmos as datas para novos máximos no famoso tópico dos novos mínimos. Não deixa de ser irónico.
Abraço,
Dwer

Re

por JAS » 5/1/2010 2:01

Dwer Escreveu:Ninguém esperava a quase catástrofe que aconteceu. Uma queda de 1576 para 666, 58%, em 17 meses. Podemos bem ser surpreendidos novamente, mas desta vez por um bull furioso. Se este bear nos ensinou alguma coisa foi a capacidade do mercado em nos surpreender.

Aquilo que provocava antigamente reacções durante uma semana agora provoca as mesmas reacções em segundos.

É a internet em acção...

De qualquer forma as subidas continuarão a ser mais lentas do que as quedas porque isso é uma caracteristica intrinseca dos mercados.

Um abraço,
JAS

P.S. - Acho hilariante andarem a discutir "novos máximos" no tópico dos "novos mínimos"...
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 5/1/2010 1:33

Eu estou a basear-me no comportamento histórico mais usual nos mercados. Por norma, os Bull Markets são mais lentos que os Bear Markets (as quedas mais violentas e as recuperações mais lentas). Mesmo olhando para os Bear Markets mais brutais, mais ou menos em linha com o do ano passado (um dos mais parecidos é o de 73/74)...

O início das recuperações tende a ser algo "simétrico" com as quedas mas depois ganha um ritmo mais moderado. Exemplo: 71 em diante; 75 em diante; 2004 em diante, etc.

Claro que o mercado pode contrariar isto desta vez. Mas para já, já começou a alinhar por esses exemplos pois está a desacelerar nitidamente desde o Verão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 5/1/2010 1:23

MarcoAntonio Escreveu:
dvck Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:
dvck Escreveu:Um dia destes estamos no topo do bullmarket e aí sim, a caminho de novos mínimos.

No topo do BullMarket ? Ele ainda agora começou.....

Mas olha que já não estamos assim tão longe dos máximos históricos (esses sim, ossos duros de roer).

Eu não creio que seja (muito) verosímel, mesmo assumindo que a tendência se vai manter, que o mercado suba ao ritmo médio que teve de Março até agora. Se assumirmos o ritmo médio de Junho a Janeiro, então no final deste ano estaríamos pelos 1400pts...

Dito de outra forma, ainda estamos relativamente longe dos máximos se assumirmos um ritmo mais normal de subida (olhando quer para o ritmo dos últimos meses, quer para o ritmo médio de Bull Markets passados). Para chegarmos aos máximos, poderá demorar uns 2 anos ou mais!

Não sei. Ninguém esperava a quase catástrofe que aconteceu. Uma queda de 1576 para 666, 58%, em 17 meses. Podemos bem ser surpreendidos novamente, mas desta vez por um bull furioso. Se este bear nos ensinou alguma coisa foi a capacidade do mercado em nos surpreender.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 5/1/2010 1:20

dvck Escreveu:Comentei este aspecto porque a semana passada vi na CNBC uma mensagem a dizer que estávamos a 20 e tal % dos máximos históricos no S&P. Se pensarmos num ano de bull market, isoladamente, 20 e tal % num ano nem é nada de muito inverosímel. Ou será que tenho uma percepção errada?

O fulano equivocou-se (ou então fixaste mal o que ele terá dito).

Nós estamos a cerca de 40% dos máximos históricos, o que em condições "normais" demora um parzeco de anos ao índice a percorrer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por dvck » 5/1/2010 1:16

Comentei este aspecto porque a semana passada vi na CNBC uma mensagem a dizer que estávamos a 20 e tal % dos máximos históricos no S&P. Se pensarmos num ano de bull market, isoladamente, 20 e tal % num ano nem é nada de muito inverosímel. Ou será que tenho uma percepção errada?
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 141 visitantes