Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alphasg1 » 28/12/2009 3:00

Está certo sim senhor! Até saiu um artigo aqui no jornal de negócios sobre isso mesmo. Assumir as perdas para reduzir nos impostos... vende-se e pode-se comprar logo de seguida pelo mesmo valor ou mais baixo até...

ver link do artigo:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=398107

Feliz 2010!

António

Registado: 29/11/2007 1:51

por MatildeSerrano » 28/12/2009 2:38

artista Escreveu:Este raciocínio está completamente errado, assumir uma menos valia antes do ano acabar é uma forma correcta de pagar menos impostos, mas querer vender à menor cotação possível é... enfim não vou adjectivar para não ofender ninguém! :)

Beneficiaremos sempre se vendermos o mais caro possível, se perdemos 1000 euros quando podiamos perder 900 estamos a "lucrar" 10 euros em IRS e a perder 100 na negociação!! isso não faz qualquer sentido...

Desculpa lá, mas o raciocínio está completamente certo...
Interessa-me sim vender com a maior menos-valia possível, para reduzir as mais-valias que tenho (ver os posts anteriores) e logo que tenha efectuado esta venda, volto a recomprar as mesmas acções.

Eu fico-me por aqui, já que não tem propriamente muito a ver com o tópico em questão.

Se não entenderam, por favor façam um exemplo prático e logo verão.

Talvez isto ajude:
qualnhick Escreveu:O que o tomate_guloso fez é uma medida simples, racional e eficaz de planeamento fiscal que muitos intervenientes nos mercados fazem, incluindo fundos de investimento, bancos, etc.
Os teus argumentos têm tanta logica como dizer que não incluis as despesas de saude no IRS para pagar mais impostos ...
Se não entendes que existe um mecanismo simples que permite neste caso pagar menos impostos, então não sei o que te faça. Repara que ele mesmo em termos de carteira pode (depende apenas da variação da cotação do BCP entre o dia da venda e o dia da recompra)ficar exactamente na mesma situação que tinha anteriormente, pagando menos impostos.
Exemplo:
Dia 23/12/2009 - Venda de BCP a 0.815 - menos-valias de x
Dia 03/01/2010 - Compra das mesmas BCP a 0.815
Ficou com as mesmas acções e pagou menos y de IRS.

Claro que posso também recomprar já agora, em vez de esperar pelos primeiros dias de 2010.

RESUMIDAMENTE:
As pessoas podem verificar se têm grandes montantes de mais-valias a reportar ao Fisco e ponderar se vale a pena vender acções e assumir as perdas para diminuir o impacto fiscal.
Se tivermos em carteira um título que esteja com perdas avultadas e que compense os ganhos obtidos nos restantes podemos vendê-lo para reportar ao Fisco a menos-valia, podendo inclusivé recomprá-lo no próprio dia. Isto se considerarmos que a médio ou longo prazo é um título que tem potencial de valorização.

Registado: 30/6/2008 20:42

por MatildeSerrano » 28/12/2009 2:35

majomo Escreveu:Exemplo: 1000€ mais valias pagas 10% e ficas com 900€

Neste caso vou pagar 100 € de imposto, certo ?

majomo Escreveu:Agora,
-se venderes o BCP com menos valia de 200, ficas com mais valias de 800€, menos 10% ficas com 720€

Neste caso vou pagar 80 € de imposto, certo ?

majomo Escreveu:-se venderes o BCP com menos valias de 500€, menos o imposto ficas com 450€...

Neste caso vou pagar 50 € de imposto, certo ?

Portanto quanto maior a menos-valia, menos imposto vou pagar. Onde está a dúvida ?

Assim que eu tenha efectuado esta venda (e sim, interessa-me vender com a maior menos-valia), volto a recomprar a posição e em termos de carteira não há absolutamente nenhuma alteração. Somente a nível de imposto a pagar.

por artista_ » 28/12/2009 2:32

Tomate_Guloso Escreveu:Vendi hoje BCP ao melhor para assumir a menos-valia que tinha neste título, de maneira a reduzir a mais-valia total que tenho em 2009 para pagar assim menos imposto. Interessou-me vender o título hoje à menor cotação possível, de maneira a ter a maior perda possível.

Este raciocínio está completamente errado, assumir uma menos valia antes do ano acabar é uma forma correcta de pagar menos impostos, mas querer vender à menor cotação possível é... enfim não vou adjectivar para não ofender ninguém! :)

Beneficiaremos sempre se vendermos o mais caro possível, se perdemos 1000 euros quando podiamos perder 900 estamos a "lucrar" 10 euros em IRS e a perder 100 na negociação!! isso não faz qualquer sentido...

Tomate_Guloso Escreveu:Isto não significa que não acredite no BCP. Muito pelo contrário. Na minha opinião a cotação está bastante barata e acredito nos 1,20 em 2010.
Logo no primeiro dia de Janeiro de 2010 voltarei a recomprar e reconstituir a posição que tinha no BCP. Sou investidor a longo prazo e não me interessam variações pequenas que possam ocorrer (aliás a não era para vender BCP, mas vendi pelas razões em cima mencionadas).

Cumps e bom ano.

Já falaram nisso aqui, se acreditas no BCP o que faz sentido é comprar outra vez BCP, não precisas de esperar pelo primeiro dia de Janeiro para o fazer, nem estou a ver qual é a lógica que te levou a afirmar isso?!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Garfield » 28/12/2009 2:00

Sinceramente tenho acompanhado esta discussão e se é um facto que esta técnica é recorrente também é um facto de que no caso concreto está a ser muito mal usada.

O objectivo é caso se tenha posições negativas que pretendemos abandonar aproveitar o saldo positivo e reduzi-lo assumindo essas perdas e minimizando o valor de imposto a pagar nesse ano.

Tudo o resto são na minha opiniao ilusoes. Perder de proposito para supostamente pagar menos imposto é algo susceptivel de ser denominado de forma muito pouco simpatica.

Pelo menos quando em simultaneo se afirma que o objectivo é de longo prazo. Bem se nao estou enganado ao vender e recomprar estamos a reduzir o tempo necessário para obter isenção nas mais valias de forma que o que possamos estar a pagar menos agora iremos provavelmente acabar a pagar bastante mais no futuro.

Naturalmente cada caso é um caso e devem-se fazer as contas em função dos objectivos pretendidos.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por cannot » 28/12/2009 1:40

Ajudou sim, obrigado. Eu isso que dizes também sabia, embora agradeça a dedicação que teve em explicar dessa forma, poderia ter apenas respondido à minha questão com um simples: "não".

Acho que se lerem os meus dois posts fica claro que eu não vejo nenhuma diferença em termos de impostos em comprar logo mal venda e esperar pelo início do ano de 2010 para comprar. Por isso perguntei ao autor, o "tomate", porque é que ele não comprava logo as acções mal vendesse.

No entanto, se alguém estiver a ver alguma razão para fazer isso que partilhe.

Abraço

joaocsp Escreveu:Howdy

Exmplo:

1- Posicao BCP aberta com menos valias de -500 Euros
2- Mais valias no total do ano de 1000 euros
3- Ano fiscal 2009 a acabar.

Imposto a pagar em 2010:

Caso 1 - Se nao vender a posicao do BCP pagas 10% sobre os 1000 euros

Caso 2 - Se vender o BCP e recomprar mais valias do ano de 2009 sera de 500 Euros pagas em 2010 10% dos 500 euros de mais valias.
E a posicao passa para o proximo ano, se venderes nesse ano tens de declarar mais ou menos valias no ano fiscal de 2010.

Caso 3 - Se venderes o BCP em 2009 e nao recomprares pagas 10% de 500 Euros de mais valias. E se recomprares em 2010 fica como no caso 2 com uma "pequena" diferenca no espaco de tempo que estas a espera a accao pode subir 1%, 5%, 10% "whatever" e no fundo só vendes pela razao do imposto é porque acreditas que vai subir. Claro esta que pode tambem descer...mas ai é como tudo as tuas regras de entrada e saida serao quebradas...

Ajudou assim?

Abraco

cannot Escreveu:

Não há grande ciência. Alias para fazeres essa pergunta é porque achas que tens uma lógica que faz mais sentido para "rentabilizar" as menos valias nos impostos.

Porque não vender mesmo antes de acabar o ano?
E recomprar mal se venda?

Eu penso que, se queremos manter a nossa posição longa, que é o caso, devemos vender e comprar logo a seguir. No fundo, o que nos fez entrar seja a AT ou a AF ou um "mix", continuam a ser válidos já que o motivo é puramente reduzir nos impostos o peso das mais valias.

Mas penso que o pessoal aqui, é didactivo "á lá" professor universitario e faz umas perguntas retóricas ou pouco para o irónico :)

Penso que neste caso se devia ser mais didáctico.

Espero ter ajudado...

Boas entradas

cannot Escreveu:
Tomate_Guloso Escreveu:Vendi hoje BCP ao melhor para assumir a menos-valia que tinha neste título, de maneira a reduzir a mais-valia total que tenho em 2009 para pagar assim menos imposto. Interessou-me vender o título hoje à menor cotação possível, de maneira a ter a maior perda possível.

Isto não significa que não acredite no BCP. Muito pelo contrário. Na minha opinião a cotação está bastante barata e acredito nos 1,20 em 2010.
Logo no primeiro dia de Janeiro de 2010 voltarei a recomprar e reconstituir a posição que tinha no BCP. Sou investidor a longo prazo e não me interessam variações pequenas que possam ocorrer (aliás a não era para vender BCP, mas vendi pelas razões em cima mencionadas).

Cumps e bom ano.

Porque é que não compras logo depois de vender?

Se alguém me puder explicar agradecia.

abraço

Obrigado pela resposta, no entanto acabei por não a perceber bem. Também não li com atenção todos os posts portanto não sei se estavas a responder a outra pessoa...

Para ficar clara a minha pergunta vou formular de novo.

Esquecendo tudo o que possa estar relacionado com a estratégia, preços de compra e venda do activo (imaginem que é sempre ao mesmo preço a compra, seja este ano ou no próximo), etc. e pensando apenas em termos de impostos, com a intenção de efectivar as menos valias antes do final do ano: Existe alguma diferença prática entre comprar mal se venda (ainda em 2009) e comprar apenas no início do ano seguinte?

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por majomo » 28/12/2009 1:00

Isto não significa que não acredite no BCP. Muito pelo contrário. Na minha opinião a cotação está bastante barata e acredito nos 1,20 em 2010.

Cumps e bom ano.

Como é que é?! :?
Interessou-te vender ao menor valor possível?!
Então preferes agora ter o maior número possível de menos valias para anular as mais valias?!

Eu percebo que tenhas interesse em vender o bcp para abater as menos valias, mas nunca ao menor preço possível... :roll:
Pois dessa maneira estás a anular ganhos, logo o imposto não te dá nada em troca, simplesmente pagas menos, mas a base de incidência é menor.

Exemplo: 1000€ mais valias pagas 10% e ficas com 900€

Agora,
-se venderes o BCP com menos valia de 200, ficas com mais valias de 800€, menos 10% ficas com 720€

-se venderes o BCP com menos valias de 500€, menos o imposto ficas com 450€...

Se o meu pensamento estiver errado, agradeço correcção.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por joaocsp » 28/12/2009 0:00

Howdy

Exmplo:

1- Posicao BCP aberta com menos valias de -500 Euros
2- Mais valias no total do ano de 1000 euros
3- Ano fiscal 2009 a acabar.

Imposto a pagar em 2010:

Caso 1 - Se nao vender a posicao do BCP pagas 10% sobre os 1000 euros

Caso 2 - Se vender o BCP e recomprar mais valias do ano de 2009 sera de 500 Euros pagas em 2010 10% dos 500 euros de mais valias.
E a posicao passa para o proximo ano, se venderes nesse ano tens de declarar mais ou menos valias no ano fiscal de 2010.

Caso 3 - Se venderes o BCP em 2009 e nao recomprares pagas 10% de 500 Euros de mais valias. E se recomprares em 2010 fica como no caso 2 com uma "pequena" diferenca no espaco de tempo que estas a espera a accao pode subir 1%, 5%, 10% "whatever" e no fundo só vendes pela razao do imposto é porque acreditas que vai subir. Claro esta que pode tambem descer...mas ai é como tudo as tuas regras de entrada e saida serao quebradas...

Ajudou assim?

Abraco

cannot Escreveu:

Não há grande ciência. Alias para fazeres essa pergunta é porque achas que tens uma lógica que faz mais sentido para "rentabilizar" as menos valias nos impostos.

Eu penso que, se queremos manter a nossa posição longa, que é o caso, devemos vender e comprar logo a seguir. No fundo, o que nos fez entrar seja a AT ou a AF ou um "mix", continuam a ser válidos já que o motivo é puramente reduzir nos impostos o peso das mais valias.

Mas penso que o pessoal aqui, é didactivo "á lá" professor universitario e faz umas perguntas retóricas ou pouco para o irónico :)

Espero ter ajudado...

Boas entradas

cannot Escreveu:

Cumps e bom ano.

abraço

Obrigado pela resposta, no entanto acabei por não a perceber bem. Também não li com atenção todos os posts portanto não sei se estavas a responder a outra pessoa...

Esquecendo tudo o que possa estar relacionado com a estratégia, preços de compra e venda do activo (imaginem que é sempre ao mesmo preço a compra, seja este ano ou no próximo), etc. e pensando apenas em termos de impostos, com a intenção de efectivar as menos valias antes do final do ano: Existe alguma diferença prática entre comprar mal se venda (ainda em 2009) e comprar apenas no início do ano seguinte?

Abraço

Registado: 29/11/2007 4:27

por cannot » 27/12/2009 23:48

Espero ter ajudado...

Boas entradas

cannot Escreveu:

Cumps e bom ano.

abraço

Abraço

por joaocsp » 27/12/2009 23:09

Howdy

Espero ter ajudado...

Boas entradas

cannot Escreveu:

Cumps e bom ano.

abraço

por cannot » 27/12/2009 21:21

Cumps e bom ano.

abraço

por jlncc » 26/12/2009 21:43

Cogumelo, atenção, pois ha algo que nao estas a considerar. Para o proximo ano, de 2010, ao fazer isto vais obter maiores mais valias (isto caso o BCP suba)
Para vingar no mercado é preciso um certo distanciamento.

por cogumelo » 26/12/2009 13:41

Exemplo:

Faz todo o sentido (reconheço que básico depois de explicado mas não era claro para mim.)

Tal como disse a minha intenção não era gerar discussões, mas sim perceber este movimento. Obrigado pela explicação.

Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos!
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por paulosaints » 26/12/2009 0:25

Infelizmente não foi... ;(

Registado: 29/11/2007 11:39

olá Paulo

por mcarvalho » 26/12/2009 0:00

abriste o site do bpionline?

vê do lado direito superior a cotação de fecho do dia

24 do Bcp e bpi etc... achas que foi essa?

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por paulosaints » 25/12/2009 23:32

mcarvalho Escreveu:Para quem vendeu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fonte Bpionline

http://www.bpionline.pt/COMUM/COM_HOME.ASP

Dados referentes ao PSI20 em 24/12 às 13:00

Índices
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 8,446 0.26% 33.19%
CAC40 3,913 0.05% 21.59%
DAX Xetra 5,957 0.20% 23.85%
NASDAQ 2,286 0.71% 44.94%
S&P 500 1,126 0.53% 24.71%

5 Mais
Título Preço Var. Quant.
BCP 0.923 13.11% 6,764,641
BANCO BPI 2.307 8.01% 64,141
SONAE SGPS 0.916 5.77% 1,326,186
SONAECOM 1.914 5.28% 9,317,133
GALP ENERGIA 12.485 3.96% 312,208

5 Menos
Título Preço Var. Quant.
BRISA-PRIV. 6.800 -4.43% 124,562
P.TELECOM 8.599 -0.93% 298,423
EDP RENOVAVEIS 6.670 -0.45% 53,156
J.MARTINS 6.985 -0.20% 41,269
SONAE IND.SGPS 2.546 0.04% 49,450

5 Mais Transaccionadas
Título Preço Var. Valor
SONAECOM 1.914 5.28% 17,016,837
BCP 0.923 13.11% 5,435,130
GALP ENERGIA 12.485 3.96% 3,803,897
EDP 3.107 1.17% 2,944,267
P.TELECOM 8.599 -0.93% 2,560,164

--------------------------------------------------------------------------------

comentário

Calma amigos ... só pode ser erro de má digestão
e não prenda de Natal
mcarvalho

Não percebi...

Registado: 29/11/2007 11:39

por newone » 25/12/2009 19:20

Tomate_Guloso Escreveu:newone, olha, quem está aqui a ser arrogante e mal educado és tu. :shock:
O teu post de cima é a mesma coisa que chamar-me idiota.

Se não entendes o que fiz, escusas de vir aqui mandar bocas e dizer que "nao cabe na cabeça de ninguem e nao é um pensamento digno de uma pessoa racional".

Vai por favor insultar quem conheças. Não a mim, que não te conheço de lado nenhum.

O que fiz foi o mais básico do básico. Se não entendeste isto, nem sei o que deverás entender do restante...

Fico-me por aqui e basta.

Feliz natal colega. Nao se chateie :mrgreen:

bn
NEW

Registado: 11/5/2009 10:04

por MarcoAntonio » 25/12/2009 18:33

Pessoal, disfrutem o Natal!
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MatildeSerrano » 25/12/2009 18:04

newone, olha, quem está aqui a ser arrogante e mal educado és tu. :shock:
O teu post de cima é a mesma coisa que chamar-me idiota.

Se não entendes o que fiz, escusas de vir aqui mandar bocas e dizer que "nao cabe na cabeça de ninguem e nao é um pensamento digno de uma pessoa racional".

Vai por favor insultar quem conheças. Não a mim, que não te conheço de lado nenhum.

O que fiz foi o mais básico do básico. Se não entendeste isto, nem sei o que deverás entender do restante...

Fico-me por aqui e basta.

por newone » 25/12/2009 17:59

qualnhick Escreveu:
newone Escreveu:quem nao esta a perceber os teus comentarios sou eu. eu apenas respondi a um argumento que utilizaste que foi: "assumi as menos-valias para reduzir as mais-valias que tenho e consequentemente pagar menos imposto".
Portanto o amigo escusa de se tornar propotente e arrogante, aquando estava só a debater a sua tactica, que ainda nao percebi!
Acho que voce deve de ser a primeira pessoa que conheco entao que gosta de perder dinheiro em bolsa (uma vez que disse que fez tudo por tudo para ter a maior perda possivel).

O que o tomate_guloso fez é uma medida simples, racional e eficaz de planeamento fiscal que muitos intervenientes nos mercados fazem, incluindo fundos de investimento, bancos, etc.
Os teus argumentos têm tanta logica como dizer que não incluis as despesas de saude no IRS para pagar mais impostos ...
Se não entendes que existe um mecanismo simples que permite neste caso pagar menos impostos, então não sei o que te faça. Repara que ele mesmo em termos de carteira pode (depende apenas da variação da cotação do BCP entre o dia da venda e o dia da recompra)ficar exactamente na mesma situação que tinha anteriormente, pagando menos impostos.
Exemplo:

ah correcto correcto. fiz agora um exemplo pratico, e realmente consegue-se baixar no imposto, se entretanto abrir a mesma posicao no inicio de janeiro. agora percebi o mecanismo. obrigado valeu

bn

Mais valias

por amendoa » 25/12/2009 17:39

Relativamente a essa questão, se mantiver as acções por um período temporal de um ano (pelo menos mais um dia)já não tem que se preocupar com os impostos respeitantes às mais valias, certo? :?:
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por Qualnhick » 25/12/2009 14:50

newone Escreveu:quem nao esta a perceber os teus comentarios sou eu. eu apenas respondi a um argumento que utilizaste que foi: "assumi as menos-valias para reduzir as mais-valias que tenho e consequentemente pagar menos imposto".
Portanto o amigo escusa de se tornar propotente e arrogante, aquando estava só a debater a sua tactica, que ainda nao percebi!
Acho que voce deve de ser a primeira pessoa que conheco entao que gosta de perder dinheiro em bolsa (uma vez que disse que fez tudo por tudo para ter a maior perda possivel).

O que o tomate_guloso fez é uma medida simples, racional e eficaz de planeamento fiscal que muitos intervenientes nos mercados fazem, incluindo fundos de investimento, bancos, etc.
Exemplo:

Registado: 19/12/2002 2:50

por newone » 25/12/2009 13:53

Tomate_Guloso Escreveu:
newone Escreveu:
Tomate_Guloso Escreveu:cogumelo, assumi as menos-valias para reduzir as mais-valias que tenho e consequentemente pagar menos imposto.
E no primeiro dia de negociação de 2010 volto a recomprar.
Está bastante explícito.
É uma táctica usada para pagar menos imposto.

Deixa-me que te diga, tambem nao percebo essa tactica. tens medo de pagar impostos é?
quem me dera pagar 1 milhao de impostos... era sinal que...

bn

Que comentário tão triste o teu :roll:
Se eu tenho menos-valias na minha carteira, será que há algum problema em eu materializar essas menos-valias ? Dás-me autorização ? Obrigado !

:roll:

Boas,

quem nao esta a perceber os teus comentarios sou eu. eu apenas respondi a um argumento que utilizaste que foi: "assumi as menos-valias para reduzir as mais-valias que tenho e consequentemente pagar menos imposto".
Dizer que fez um trade para ter a maior perda possivel para baixar as mais valias só para pagar menos impostos, o amigo me desculpe, mas isso nao cabe na cabeça de ninguem e nao é um pensamento digno de uma pessoa racional.
contudo, voce faz o que quiser da sua gestao de carteira, a mim nada me diz, apenas chamou-me a atencao o comentario muito pouco racional que efectuou. o meu desejo era ter de pagar muitos milhoes ao estado de impostos, era sinal que tinha ganhos muitos milhoes mais ainda, mas isto é só os meus desejos...

bn
NEW

por mcarvalho » 25/12/2009 13:47

Para quem vendeu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fonte Bpionline

http://www.bpionline.pt/COMUM/COM_HOME.ASP

Dados referentes ao PSI20 em 24/12 às 13:00

Índices
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 8,446 0.26% 33.19%
CAC40 3,913 0.05% 21.59%
DAX Xetra 5,957 0.20% 23.85%
NASDAQ 2,286 0.71% 44.94%
S&P 500 1,126 0.53% 24.71%

5 Mais
Título Preço Var. Quant.
BCP 0.923 13.11% 6,764,641
BANCO BPI 2.307 8.01% 64,141
SONAE SGPS 0.916 5.77% 1,326,186
SONAECOM 1.914 5.28% 9,317,133
GALP ENERGIA 12.485 3.96% 312,208

5 Menos
Título Preço Var. Quant.
BRISA-PRIV. 6.800 -4.43% 124,562
P.TELECOM 8.599 -0.93% 298,423
EDP RENOVAVEIS 6.670 -0.45% 53,156
J.MARTINS 6.985 -0.20% 41,269
SONAE IND.SGPS 2.546 0.04% 49,450

5 Mais Transaccionadas
Título Preço Var. Valor
SONAECOM 1.914 5.28% 17,016,837
BCP 0.923 13.11% 5,435,130
GALP ENERGIA 12.485 3.96% 3,803,897
EDP 3.107 1.17% 2,944,267
P.TELECOM 8.599 -0.93% 2,560,164

--------------------------------------------------------------------------------

comentário

Calma amigos ... só pode ser erro de má digestão
e não prenda de Natal
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por MatildeSerrano » 25/12/2009 13:31

newone Escreveu:
Tomate_Guloso Escreveu:cogumelo, assumi as menos-valias para reduzir as mais-valias que tenho e consequentemente pagar menos imposto.
E no primeiro dia de negociação de 2010 volto a recomprar.
Está bastante explícito.
É uma táctica usada para pagar menos imposto.

Deixa-me que te diga, tambem nao percebo essa tactica. tens medo de pagar impostos é?
quem me dera pagar 1 milhao de impostos... era sinal que...

bn

Que comentário tão triste o teu :roll:
Se eu tenho menos-valias na minha carteira, será que há algum problema em eu materializar essas menos-valias ? Dás-me autorização ? Obrigado !

:roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, OCTAMA e 177 visitantes