Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - mãe, temos liquidez outra vez !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paubo » 15/1/2010 17:27

djovarius Escreveu:Tecnicamente, como se vê no gráfico, o par fez uma simples retração de Fibonacci, dando a entender que pode voltar a testar o valor de 1.4250/60 - mínimos do ano
djovarius

Um dos raros activos que negoceio em intra day ou num espaço temporal muito curto e este par eur/dol.
Hoje parece ja ter atingido o seu ponto mais baixo nos +- 1,4355.
No entanto concordo com o Djovarius num novo teste ou mesmo a quebra dos 1,4250 ja que o euro parece estar a perder força. Ou sera que e o dolar a ganhar força?
Anexos
150110 EDjn.jpg
150110 EDjn.jpg (67.11 KiB) Visualizado 3450 vezes

Registado: 29/11/2007 11:31

por djovarius » 15/1/2010 15:58

Boas tardes em mais um final de semana.

Os mercados andam agora um pouco mais tristonhos e o Forex ainda não mostrou as suas garras neste novo ano.

O EUR/USD está agora uns meros pips abaixo do fecho da semana passada. A tentativa de subida não foi para valer, continuando em terreno neutro, agora com um ligeiro viés de baixa. Mas nenhuma das barreiras importantes foi quebrada, daí que estar neutro é continuar à espera.

Tecnicamente, como se vê no gráfico, o par fez uma simples retração de Fibonacci, dando a entender que pode voltar a testar o valor de 1.4250/60 - mínimos do ano, mas para já o que vale é o dia de hoje, que mostra alguma fraqueza, comparado com outras divisas que fazem par com o USD.

E isso leva-nos ao racional que pode ajudar a movimentos futuros: se o mercado acredita que a zona Euro pode ter problemas de monta (mais valem para o mercado as palavras de Frau Merkel do que os números da Grécia), então o Euro terá graves problemas em subir. Algo poderá ser descontado no preço.

Para mim, a não ser que algo de interessante mude, continua a prevalecer a ideia de que o EUR/USD pode cair até à casa de 1.40 ou algo baixo, onde voltará o interesse comprador. Nesse caso, outros ativos também deverão corrigir até níveis algo abaixo dos atuais, devendo depois estabilizar e reatar a subida.

Abraço e um bom fds para todos/as

djovarius
Anexos
EUUS.jpg
EUUS.jpg (99 KiB) Visualizado 3495 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 11/1/2010 16:07

Boa tarde a todos, de volta ao Caldeirão a partir de uma daquelas terras onde se vê neve a sério e o pessoal já nem a pode ver :(

Não vamos tirar conclusões precipitadas tão depressa, meus caros !!

Há períodos de desconexão entre a queda do USD e a subida de ativos com preços em USD, mas a regra é ainda aquilo que estamos a ver hoje. Não é por uns dias que se tiram conclusões, afinal, exceções à regra têm ocorrido muitas vezes desde 2002, levando até vários meses, como em 2005 e não só, e nem por isso se pode falar de uma grande mudança dos factos.

Por enquanto, continuo neutro no curto prazo, pois o viés de baixa não se confirmou ainda. No resto, tudo na mesma. O mercado ainda acredita que a liquidez em abundância é algo a ter sempre em conta e que não se alterou. E dados importantes, como a criação de emprego, pesam muito na percepção que existe em relação às políticas fiscal e monetária das principais economias.
Até a inflação, medida pelo preços ao consumidor, só tem um fator importante de preocupação, os preços das energias e das matérias primas em geral. Tirando isso, não há pressão altista pelo lado do consumo ou dos salários.

E o EUR/USD afastou-se do "magneto" de 1.44 - resta ver se é para valer esta ida acima de 1.45 !!

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por EuroVerde » 8/1/2010 17:20

Branc0 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:OK Branc0 mas porque dizes isso?
Não achas que essa correlação se vai manter no futuro próximo?
Quem anda nisto sabe, todos nós temos mais ou menos uma ideia de como as cotações se poderão comportar no futuro. A minha visão está no gráfico a baixo.

Se isto realmente de concretizar, então, a pergunta para o mercado accionista é: a partir de que valor/timing pode o bear market começar?

Se eu soubesse... :)

Estava apenas a constatar um facto que acho interessante porque no passado passei algumas análises do EUR/USD para corroborar análises que fazia nos índices e vice-versa. Algo que tenho de parar de fazer agora ou passar a usar ao contrário :)

Mas porquê ?

Pode eventualmente começar a haver periodos pontuais onde o dólar ande em sintonia com os indices, mas o normal em periodos de crise, é o dólar andar inversamente aos indices.
Assim, como no gráfico não sei precisar exactamente, mas tenho a sensação de que os Bancos Centrais vão tomar medidas para valorizar o dólar e enterrar os mercados accionistas de vez, isto quando se apreceberem de que é o momento certo (ou tarde de mais) para combater inflacção. Assim que isso acontecer essa inflação pode repentinamente desaparecer por semanas, e aí o bear já vai em andamento. Não sei precisar o timing, mas talvez a meio de 2010 ou mais para o fim do ano Nov/out.

Não vejo o mercado a subir muito mais e a ter uma explosão como já se vai falando por aí.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Branc0 » 8/1/2010 17:09

EuroVerde Escreveu:OK Branc0 mas porque dizes isso?
Quem anda nisto sabe, todos nós temos mais ou menos uma ideia de como as cotações se poderão comportar no futuro. A minha visão está no gráfico a baixo.

Se isto realmente de concretizar, então, a pergunta para o mercado accionista é: a partir de que valor/timing pode o bear market começar?

Se eu soubesse... :)

Estava apenas a constatar um facto que acho interessante porque no passado passei algumas análises do EUR/USD para corroborar análises que fazia nos índices e vice-versa. Algo que tenho de parar de fazer agora ou passar a usar ao contrário :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por EuroVerde » 8/1/2010 16:36

Branc0 Escreveu:Interessantemente, se andámos antes com uma correlação elevada entre este par e os índices parece cada vez mais evidente que passámos ao extremo oposto.

OK Branc0 mas porque dizes isso?

Anexos
EUR_USD%20Spot.jpg
EUR_USD%20Spot.jpg (69.45 KiB) Visualizado 3759 vezes

por Dwer » 8/1/2010 16:27

Branc0 Escreveu:Interessantemente, se andámos antes com uma correlação elevada entre este par e os índices parece cada vez mais evidente que passámos ao extremo oposto.

Aparentemente passaram para uma correlação inversa.
O que pode criar uma situação explosiva bull: a subida dos indíces norte-americanos ao mesmo tempo que a subida do USD.
A procura de activos americanos subiria como um foguetão.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Branc0 » 8/1/2010 16:19

Interessantemente, se andámos antes com uma correlação elevada entre este par e os índices parece cada vez mais evidente que passámos ao extremo oposto.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por gfalmeida » 8/1/2010 16:19

Incrível aquilo que se passou no eurusd na última hora e meia...Hoje foi mesmo impróprio para cardíacos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 3:35

por Supermann » 8/1/2010 16:01

esquecime totalmente que hoje era o Nonfarm... devia ter fechado os trades antes do anuncio. O float passou quase a 50% do q tinha de lucros :( sniff sniff

Registado: 18/12/2009 18:54

por EuroVerde » 8/1/2010 15:35

Como não negoceio forex às 6ªfeiras, hoje fico observador.
Grande impulso agora à uma.
Segundo a lógica de ontem, e apesar do time-frame de 8 horas estar com o MACD a ficar negativo, (pensavamos que a linha de suporte da bandeira era quebrada) viu-se que não teve assim tanto poder como os time-frames de 4 e 2 horas que já levavam MACD a dizer bull.
O triângulo do dia 7 no gráfico de 15min, foi só para inglês ver seguidamente continuou a lateralizar.
Que lição tirar disto tudo?
1º não me deixar envolver emocionalmente e estar fora às 6feira.
2º Se estava sobre um suporte, podia romper ou por ali ficar por tempo indefinido.
Mas o que aconteceu é que disparou muito para lá do range de ontem e está a tocar pela 3ªvez numa LTD de curto prazo. E quem sabe abrir aqui já uma hipótese de se quebrada em alta? Mas primeiro terá que consolidar.

por djovarius » 8/1/2010 15:25

De novo, Alô a todos,

Até foi elucidativa, e não só para os EUA, esta "sexta-feira do desemprego".

Agora todos percebem muito bem o que muitos diziam. A criação de emprego é lenta e esta Economia global ainda tem um longo caminho para a recuperação plena. Eu diria que só muito dificilmente poderemos assistir a uma elevação de juros. Os juros de curto prazo deverão continuar historicamente baixos, podendo o juro real ser negativo, quer nos EUA quer na UE. O ouro reagiu em alta e o USD em baixa. Ativos denominados em USD poderão continuar com alta moderada.

Sobre o EUR/USD nada de muito especial a assinalar. O par não desafiou nem suportes nem resistências em especial, continuando esta casa em torno de 1.44 por agora como um terreno neutro no par.
A evolução, a partir de agora, não é muito previsível, pelo que o mês de Janeiro poderá servir de ensinamento para os próximos meses. Não é mau que assim seja. Períodos neutros dão sempre lugar a bons movimentos.

Abraço

djovarius

por djovarius » 8/1/2010 13:42

Boa tarde a todos,

O terreno "neutro" de curto prazo no EUR/USD está a ser ameaçado. Desde final de Dezembro, viu-se bem que o par não estava a caminhar para lado nenhum, mas agora, já na primeira semana de negócios de 2010, algo parece estar para mudar. O par não atingiu sequer os 1.45xx que poderia ser um trampolim para voltar ao modo bull, tendo retomado os valores anteriores em baixa, espreitando agora o suporte de 1.4217 - aqui teremos de ficar atentos, pois poderemos ver valores de 1.40 caso o anterior seja quebrado. Continuo a pensar que entre 1.35 e 1.40 aparecem longos "fortes" a construir posições de médio longo prazo, como nos últimos anos.

Em relação ao dia de hoje, devido aos dados do desemprego, poderemos esperar volatilidade acrescida, mas o essencial é ver o que se passa a seguir, pois o caminho do par no curto prazo (algumas semanas) poderá também estar em jogo, assim que a poeira se dissipe.

No gráfico, vê-se bem como, pelas médias móveis, a tendência ainda "puxa" mais para o lado do USD.
Do ponto de vista fundamental, há uma desconfiança em relação ao EUR. Os juros devem continuar baixos, até porque os dados económicos levam a isso e porque há que "ajudar" membros da ZE que constituem "risco sistémico", como Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha. Se não fosse pela Espanha (mercado médio), os mercados nem olhariam a sério para os restantes, os quais, juntos, são uma fatia muito pequena da área do Euro. Só para termos uma ideia, o défice do Estado da Alemanha em 2009 e 2010 equivale a toda a dívida pública de Portugal.

Abraço

djovarius
Anexos
EUUSD.png
EUUSD.png (34.97 KiB) Visualizado 3927 vezes

por joaoparker » 8/1/2010 4:40

Sim, realmente parece estar a perder força. Até se meteres em time-frame 15 minutos, ves que desde as 10 horas da manha de dia 7, tem vindo a evoluir dentro de um triangulo descendente.

Registado: 29/11/2007 2:33

por bEMdISPOSTO » 8/1/2010 3:52

Tem sido assim (cai até à primeira metade de 1,43 e depois reage rumo à primeira metade de 1,44), mas repara que hoje está com muita dificuldade em reagir e até acho que está mesmo é a preparar-se para cair abaixo dos 1,43. E no horário dos asiáticos acho que a probabilidade de a mandarem abaixo é grande (mon opinion).

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por joaoparker » 8/1/2010 3:27

Por acaso tenho uma posição longa aberta desde as 5 da tarde à espera da reacção, pois apesar de ter o feeling que vai quebrar em baixa, a minha estratégia de trading obriga-me a entrar. No entanto a posição não é grande e o stop também não é difícil de se adivinhar.

por bEMdISPOSTO » 8/1/2010 3:25

Estou de acordo com a tua análise, Bin Laden.
Apesar das quedas recentes, continuo curto no EurUsd à espera dessa queda (e de outras). Vê se fazes um atentado que se veja, para atirares isto para baixo! :mrgreen:

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por EuroVerde » 8/1/2010 3:08

Viva! Casualside!
Concordo com a tua análise. De notar que o MACD de 8 horas está a começar a ter velas negativas, o que pode levar os outros timeframes a não resistir e a quebrar a bandeira em baixa. (pensamos que sim).

Por outro lado são 2h da manhã e o MACD 2h está negativo com tendências a aproximar-se de zero, bem como o MACD de 4h. (o de 1hora já está a zero vindo de baixo e formou uma aproximação tipo logaritmica). O que pode refutar essa tendência de baixa que imaginamos que vai quebrar a bandeira.
Parece que está suportar bem o par essa linha de suporte inferior e como amanhã é 6feira, não negoceio nem faço intenção de abrir posições agora durante a noite.

Só volto ao par 2ªfeira.
Parece que as medidas do Banco de GB continuar a comprar activos, faz valorizar o dolar. Mas neste caso o par é eur/usd, de qualquer maneira hoje sentiu-se bem.

por joaoparker » 8/1/2010 2:37

Boa noite. Depois de encontrar suporte nos 1,423 o par quebrou a LTD que sustentava a descida, estando neste momento a negociar num canal ascendente, e têm-se comportado perfeitamente a nível técnico, reagindo sempre aos seus limites. O RSI também tem estado certinho e tem ajudado na negociação. No entanto atenção pois este canal parece uma bandeira, podendo estar a servir para o Dolar ganhar forças. Penso que se quebrada a queda do Euro vai ser violenta e os 1,423 não o vão segurar.
Anexos
eurusd canal 1h.jpg
eurusd canal 1h.jpg (139.47 KiB) Visualizado 4012 vezes

por djovarius » 4/1/2010 19:10

Ano Novo, vida nova, mercados velhos.

Se há dias que ainda dão razão ao nome deste tópico, este é claramente um deles.
Uma surpresa neste arranque de Campeonato. Depois de movimentos sem significado, devido ao tradicional baixo volume das férias, aí estão os mercados cheios de liquidez e com forte subida, sobretudo das "commodities", que muitos consideram um possível grande "trade" para 2010, no caso de manutenção da recuperação económica global.

Para já, dia mau, para o USD, mas sem grandes problemas. O EUR não revela assim tanta força, pelo que avança normalmente quase 100 pips face à moeda verde.
Nada que mude a tendência "bull" de longo prazo ou a tendência neutra de curto prazo.

Abraço

djovarius

por djovarius » 31/12/2009 13:47

Viva,

Chegados ao fim do ano, pouco há a dizer até porque o volume de negócio nos mercados, não permite tirar grandes ilacções sobre o que quer que seja.

O Forex não fecha no dia 1 de Janeiro, simplesmente não há quase corretoras abertas ou sequer interesse em negociar, como é óbvio.
Assim, nestas últimas horas de "business" do ano, já nada deve alterar o fecho do EUR/USD com um pequeno ganho face ao ano anterior, como já havia dito acima e também não vamos certamente ter o fecho mais alto de sempre neste par que foi em 2007 um pouco acima de 1.4550 !!

O que me leva a umas considerações para abrir o apetite para o artigo de fundo que estou a preparar para os próximos dias.

Como vemos, a queda histórica do USD, continua perfeitamente ordenada. O bull market do EUR/USD, que começa em 2001/2, pode bem acabar já em 2010 com um grande topo (pânico e intervenção dos Estados!!??) ou continuar até a uma exaustão natural uns dez anos após o seu início, como já ocorreu antes, com um máximo histórico totalmente novo entre 1.60 e 1.85 !!

São cenários a explorar neste início de ano novo.

E a todos um Ano e uma década cheia de felicidade :clap:
Obrigado pela amizade e pelo apoio de todos

djovarius

Actualização

por US Trader » 30/12/2009 16:02

Bem , os 1,432 foram quebrados com força e penso que vamos ter pelo menos um teste aos mínimos feitos a 1,4215 entre hoje e amanhã. Estou curto desde os 1,4414 desde ontem e noto uma grande fraqueza do Euro (ou será força do USd?). Stop profit acima dos 1,4360.

Acredito nos 1,40 no início de 2010.

Abraço.

Registado: 9/12/2009 19:43

Eur/Usd

por brentyman » 29/12/2009 21:41

O par termina o ano com um Bear Trend confirmado no ponto 3. O gráfico mostra uma zona onde o Retracement não invalida a Trend acima.

RDO
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]
Anexos
eur-usd.JPG
eur-usd.JPG (79.85 KiB) Visualizado 3334 vezes

Registado: 29/11/2007 2:19

por djovarius » 28/12/2009 15:56

Viva,

Não sei responder a qual das duas corretoras será melhor, mas as opiniões que tenho ouvido são razoáveis. Talvez haja por aí alguém mais conhecedor das mesmas por experiência própria, podendo assim falar sobre isso.

Em relação aos mercados, que diferença em relação aos últimos dois anos, no que toca à ponta final do ano. Até parece que já passou a grande crise financeira, pois reina a calma e a ordem neste fim de ano, e os volumes estão bastante baixos, também com baixa volatilidade. Ouro e petróleo tiveram um excelente ano, mas o EUR/USD só teve momentos.

O grande "bull market" deste par não foi comprometido, embora os ganhos finais do ano sejam fracos: para já apenas 400 pips acima do fecho de 2008 ou seja 3% - o que numa carteira alavancada seria bom, tendo também em conta o diferencial de juros (carry trade) favorável ao EUR.

Lá para dia 31 pode-se fazer contas...

Abraço

djovarius

por BlackEagle » 25/12/2009 12:44

Bom dia e antes de mais um feliz natal a todos. Gostaria de tirar uma dúvida, tendo em conta as corretoras nacionais, nomeadamente a LJC e Banco Best, qual oferece melhores condições para negociar em forex?
A Best parece-me mais atrativa mas queria ter a experiência da quem já negociou com ambas. SE tiverem outra em mente para além destas duas façam favor.

Um Abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Google [Bot], jcpequeno, JUKIMSUNG, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, yggy e 181 visitantes