FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Acumulação e distribuição.
Boa tarde,
Pedi ao Arnie que rapidamente me forneceu o link para tópico certo! Aqui vai para partilha:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... bui%E7%E3o
Obrigado a todos, em especial ao Arnie.
Pedi ao Arnie que rapidamente me forneceu o link para tópico certo! Aqui vai para partilha:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... bui%E7%E3o
Obrigado a todos, em especial ao Arnie.
Re: Acumulação e distribuição.
rg7803 Escreveu:Tenho duvidas em identificar e relacionar com o volume quando uma acção (por exemplo) se encontra em fase de acumulação e distribuição. Onde posso encontrar aqui CDB informação sobre este tema? Ou que me dê umas luzes...
Obrigado.
Deixo-te um registo do mestre Ulisses, quando um dia lhe perguntava sobre o volume

Ulisses Pereira Escreveu:Eu vou dar um exemplo de como, na prática, o volume afecta o meu "trading". Quando uma acção faz o "breakout" de uma resistência, muitas vezes espero por ma retracção para o primeiro teste à resistência quebrada (novo suporte) para entrar no título. E quando essa retracção acontece com um volume reduzido, é quase certo eu entrar mesmo na acção. Contudo, se essa retracção estiver a ser feita com um volume superior ao do "breakout", abandono essa ideia pois não faz sentido com o conceito teórico de "reteste" à resistência.
Outro caso interessante é quando uma acção vem a subir há várias sessões e quando, já com a subida esticada, tem uma sessão com um volume fantástico, normalmente é um claro sinal de cautela, dada a possibilidade de - pelo menos no curto prazo - estarmos a assistir a uma exaustão dos compradores.
É difícil falar genericamente sobre o tema. Por isso, preferi dar 2 exemplos concretos de como o volume afecta o meu "trading". Mas muitos outros exemplos haverá.
Acumulação e distribuição.
Tenho duvidas em identificar e relacionar com o volume quando uma acção (por exemplo) se encontra em fase de acumulação e distribuição. Onde posso encontrar aqui CDB informação sobre este tema? Ou que me dê umas luzes...
Obrigado.
Obrigado.
Preçario de Bolsa...
Olá
Sou cliente do Banco BIG e eles têm um preçário de pequeno investidor para ordens até 1500 euros ou dólares
3.95 Euros + 4% IS + 3 euros
Sou cliente do Banco BIG e eles têm um preçário de pequeno investidor para ordens até 1500 euros ou dólares
3.95 Euros + 4% IS + 3 euros
ginganababy Escreveu:Excelente topico e excelente forum.
Sou estudante de economia e tenho um fascinio pelo mundo da bolsa.
Iniciei-me em bolsa na privatização da Galp, mas so agora na REN (que me rendeu uns 400€) comecei a acompanhar o mercado.
O meu banco é o Millennium, mas cobra umas taxas estupidamente altas para alguem como eu, que nao investe mais de 1000€....
Vou abrir conta no BigOnline, penso que tem taxas de transaçoes mais baixas. Que bancos usam?
é o meu primeiro post
D.Fernandes
BIgTrade24 (CFD´S)
Olá a todos,
Sou cliente do Banco BIG e gostaria de saber o que vocês acham da plataforma do BIG Trade24 CFD´S, penso que pertence ao Broker CMC Market, estou a pensar em investir em CFD´s e FOREX e gostaria de saber opiniões.
Obrigado.
Sou cliente do Banco BIG e gostaria de saber o que vocês acham da plataforma do BIG Trade24 CFD´S, penso que pertence ao Broker CMC Market, estou a pensar em investir em CFD´s e FOREX e gostaria de saber opiniões.
Obrigado.
D.Fernandes
Bull Bull Escreveu:Estou a pensar a abrir uma conta no Lcarregosa, o que acham ?
O Banco Carregosa é de confiança, e a plataforma que utilizam (GoBulling Pro) além de ser excelente, tem o melhor preçario que conheço.
Se queres investir em bolsa, não poderias escolher melhor.
- Registado: 11/11/2009 16:22
Some Help to Research
Boa Tarde a todos....
Como pequeno e "virgem" investidor queria pedir ajuda no seguinte...
Como todos sabemos o sucesso dos negócios/investimentos está na antecipação fruto de uma boa base de informação actualizada...
A minha única base de informação são apenas os jornais de negócio portugueses, queria saber se me conseguem indicar links úteis com noticias relacionadas não só com a bolsa de valores portuguesa como do resto do mundo.
(não tenho problemas com a língua Inglesa)
Cumprimentos e bons negócios.
Como pequeno e "virgem" investidor queria pedir ajuda no seguinte...
Como todos sabemos o sucesso dos negócios/investimentos está na antecipação fruto de uma boa base de informação actualizada...
A minha única base de informação são apenas os jornais de negócio portugueses, queria saber se me conseguem indicar links úteis com noticias relacionadas não só com a bolsa de valores portuguesa como do resto do mundo.
(não tenho problemas com a língua Inglesa)
Cumprimentos e bons negócios.
Bull Bull Escreveu:consigo fazer uma citação de post diferentes de diferentes utilizadores?
consigo fazer uma citação de outro tópico?
Poder podes pois a citação é apenas um código e não existe limite na utilização do códico. Na janela de edição de texto aparece em cima o botão "quote" ou então digitas tu manualmente código. Podes ainda em vários tabs do browser iniciar várias respostas clicando em citar, copias e colas (CTRL+C/CTRL+V) das várias janelas para uma só e submetes só essa.
Não existe nenhuma forma verdadeiramente prática de o fazer. Mas dar para fazer, dá...
Esta questão deveria ser colocada contudo nas questões informáticas. Este é um tópico de iniciação para questões sobre os mercados!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pedro29 Escreveu:Muito boa noite!
Tenho uma duvida ou duas básicas:
1) Para receber os dividendos anuais de uma empresa da qual se possui acções, tem que se possuir esses títulos por um período mínimo antecedente à distribuição desses dividendos? Ou basta adquiri-los de véspera por ex?
Basta adquiri-los na véspera da sessão de ex-dividendo. E poderás vendê-las na sessão de ex-dividendos (ou seja, no dia seguinte)...
pedro29 Escreveu:2) Quando os dividendos são distribuídos, o valor por acção é descontado no dia seguinte, relativamente ao valor do dividendo?
A cotação corrige por acção do mercado na sessão de ex-dividendos (os dividendos só os recebes passado algumas sessões).
Na prática, o dinheiro "sai directamente da acção para o teu bolso". Não interessa durante quanto tempo a detiveste e oscilações do mercado à parte ninguém tem nada a ganhar com a distribuição do dividendo em si (dado que esse valor sai da acção no início da primeira sessão em que as podes vender).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Muito boa noite!
1) Para receber os dividendos anuais de uma empresa da qual se possui acções, tem que se possuir esses títulos por um período mínimo antecedente à distribuição desses dividendos? Ou basta adquiri-los de véspera por ex?
2) Quando os dividendos são distribuídos, o valor por acção é descontado no dia seguinte, relativamente ao valor do dividendo?
E muito obrigado...
2) Quando os dividendos são distribuídos, o valor por acção é descontado no dia seguinte, relativamente ao valor do dividendo?
E muito obrigado...
Quem utiliza a plataforma Prorealtime para fazer analises acham que o seu valor compensa, pois para a analises de vários índices foi-me pedido um valor de 70€ por mês.
Foi-me dado para experimentar durante 7 dias no qual só no inicio de Janeiro é que terei acesso mas gostava de saber quem usa e paga se é mesmo bom esse serviço, visto usar o do saxobank e achar uma plataforma razoável.
Foi-me dado para experimentar durante 7 dias no qual só no inicio de Janeiro é que terei acesso mas gostava de saber quem usa e paga se é mesmo bom esse serviço, visto usar o do saxobank e achar uma plataforma razoável.
Bom dia a todos!
Tenho uma questão que provavelmente será bastante básica para a maioria de vocês, mas que eu gostaria de ver esclarecida.
Noutro dia, em conversa com pessoas com mais experiência do que eu em Bolsa, disseram-me que uma das técnicas que usavam era:
1º comprar muitas acções de determinado título.
2º essa compra valorizaria, ainda que ligeiramente o mesmo título
3º vendê-las imediatamente após a efectivação da compra e colher mais-valias da valorização provocada pelo próprio.
Isto faz algum sentido?
Fazendo sentido, será lógico que isto tenha mais efeito numa small-cap, devido ao pequeno volume que transacionam?
Muito obrigado e bons negócios.
ricky
Tenho uma questão que provavelmente será bastante básica para a maioria de vocês, mas que eu gostaria de ver esclarecida.
Noutro dia, em conversa com pessoas com mais experiência do que eu em Bolsa, disseram-me que uma das técnicas que usavam era:
1º comprar muitas acções de determinado título.
2º essa compra valorizaria, ainda que ligeiramente o mesmo título
3º vendê-las imediatamente após a efectivação da compra e colher mais-valias da valorização provocada pelo próprio.

Muito obrigado e bons negócios.
ricky
- Registado: 31/8/2009 18:01
Base sólida sobre um suporte
Bom dia,
Recordo-me por diversas vezes de ter visto análises do Ulisses aos gráficos (por ex.: EDP) em que evidenciava a formação de uma base durante um período alargado de tempo (fazendo acompanhar de um touro), e era essa mesma base que estava na origem de subidas consistentes... Inclusivamente, até referia que os Clientes detinham posições longas na cotada.
Como tornei público, entrei 3ªfeira na Brisa pelos factores referidos no respectivo tópico e no seguimento do que disse anteriormente, as minhas dúvidas são:
1. Qual o tempo mínimo aproximado para formação de uma base sólida?
2. Há alguma diferença entre "base" e lateralização? 3. Relacionado com 2. Há algum range % para que se considere que está a ser formada uma base e não que um título anda a "oscilar" demasiado? No caso da Brisa, para se formar a tal base a cotação deve variar entre 6,90€ e 7,20€ ou pode-se formar uma base variando entre 6€ e 8€.
Entre Maio e Julho deste ano, a Brisa cotou entre 4,90€ e 5,25€ tendo depois levado a subidas até aos 6,75€-7,00€.
Obrigado e um FELIZ NATAL para todos os participantes no Caldeirão e em especial para os ADM!
Cumps,
Yugo
Recordo-me por diversas vezes de ter visto análises do Ulisses aos gráficos (por ex.: EDP) em que evidenciava a formação de uma base durante um período alargado de tempo (fazendo acompanhar de um touro), e era essa mesma base que estava na origem de subidas consistentes... Inclusivamente, até referia que os Clientes detinham posições longas na cotada.
Como tornei público, entrei 3ªfeira na Brisa pelos factores referidos no respectivo tópico e no seguimento do que disse anteriormente, as minhas dúvidas são:
1. Qual o tempo mínimo aproximado para formação de uma base sólida?
2. Há alguma diferença entre "base" e lateralização? 3. Relacionado com 2. Há algum range % para que se considere que está a ser formada uma base e não que um título anda a "oscilar" demasiado? No caso da Brisa, para se formar a tal base a cotação deve variar entre 6,90€ e 7,20€ ou pode-se formar uma base variando entre 6€ e 8€.
Entre Maio e Julho deste ano, a Brisa cotou entre 4,90€ e 5,25€ tendo depois levado a subidas até aos 6,75€-7,00€.
Obrigado e um FELIZ NATAL para todos os participantes no Caldeirão e em especial para os ADM!
Cumps,
Yugo
- Registado: 7/7/2009 14:34
Métodos para definição de entrada e saída de acções
Boa tarde a todos,
Sou novato nestas andanças no forum e corro o risco de ninguém me ligar nenhuma, mas ainda que correndo o risco do tópico não ter interese para outros, deixo aqui a questão. Se acharem q devia ser "postada" noutra secção do forum, digam-me pf.
A minha grande interrogação tem a ver com o critério a utilizar para determinar o momento de entrada e saída de uma acção. Já vi defenderem a quebra da MM30 pela MM9 para entrar e vice versa para sír, já percebi q há quem utilize vários indicadores q para mim são complexos. Será que me podem dar as vossas opiniões. Para já a única certeza q tenho e q derivou da leitura do livro ganhar em bolsa é q é preciso reconhecer e aproveitar os bull markets, usar estratégia defensiva de preservação do capital, no entanto tenho dúvidas e gostava que partilhassem métodos que definam triggers de entrada e saída das acções. Muito obrigado a todos.
Sou novato nestas andanças no forum e corro o risco de ninguém me ligar nenhuma, mas ainda que correndo o risco do tópico não ter interese para outros, deixo aqui a questão. Se acharem q devia ser "postada" noutra secção do forum, digam-me pf.
A minha grande interrogação tem a ver com o critério a utilizar para determinar o momento de entrada e saída de uma acção. Já vi defenderem a quebra da MM30 pela MM9 para entrar e vice versa para sír, já percebi q há quem utilize vários indicadores q para mim são complexos. Será que me podem dar as vossas opiniões. Para já a única certeza q tenho e q derivou da leitura do livro ganhar em bolsa é q é preciso reconhecer e aproveitar os bull markets, usar estratégia defensiva de preservação do capital, no entanto tenho dúvidas e gostava que partilhassem métodos que definam triggers de entrada e saída das acções. Muito obrigado a todos.
- Registado: 16/6/2009 11:31
j_paulo Escreveu:boa tarde
Gostava de num grafico de um titulo marcar as linhas do fibonacci. Em que site tenho esta disponibilidade de ferramentas? estou na GObull e lá nao descobri este acesso.
desde já o meu obrigado
isto para titulos fora do PSI claro.
obrigado
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
- Registado: 21/2/2008 22:23
Olá, ando á procura de um site que me dê a informação disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... calidad=df onde podemos ver o gráfico interactivo de forma gratuita de cada acção, mas com as acções de outros mercados, e as que não pertencem ao PSI 20. Alguma sugestão? Obrigado
- Registado: 11/10/2009 13:34
boa tarde
Gostava de num grafico de um titulo marcar as linhas do fibonacci. Em que site tenho esta disponibilidade de ferramentas? estou na GObull e lá nao descobri este acesso.
desde já o meu obrigado ( ja descobri que há 1 topico para este assunto mas nao consigo colocar esta msg lá e apagar aqui)
desde já o meu obrigado ( ja descobri que há 1 topico para este assunto mas nao consigo colocar esta msg lá e apagar aqui)
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
- Registado: 21/2/2008 22:23
Re: FAQ: Questões de Iniciação
gfalmeida Escreveu:Marco, uma questão caso saibas responder.
Embora não baseie a minha opinião em nenhuma análise de dados estatísticos, tenho a impressão que os indicadores da A.T. são mais fiáveis em horizontes temporais superiores, com isto quero dizer para quem investe com base em cotações diárias. E que são menos fiáveis para day-traders ou indicadores aplicados a cotações de 15 minutos por exemplo. Será verdade?
Talvez, mas a minha experiência centra-se essencialmente em curto, médio e longo-prazo e era nesse contexto que eu estava a falar. O daytrading para mim é "irrelevante".
gfalmeida Escreveu:Arrisco-me até a dizer que poderá ser essa uma justificação, para que quem tem bastante experiência e investe no muito curto prazo, não se baseie tanto nos indicadores da A.T.
O que te parece?
Não é o meu caso nem será a justificação para mim.
Em todo o caso, eu sinto-me tentado a dizer que o afastamento, com o tempo, dos investidores desses indicadores convencionais é bastante comum. No início, especialmente quando se está a tentar aprofundar na área da AT, há uma grande curiosidade por eles e faz-se uma série de experiências. Mais tarde, a generalidade dos investidores acaba por os abandonar e esquecer. Diria que isso acontece de forma relativamente generalizada.
Mas como digo, nesta matéria vais encontrar individuos a relatar experiências pessoais diferentes.
Já agora, tb me sinto tentado a dizer o mesmo relativamente o daytrading...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, TTM62, yggy, Zecadiabo, zorro2009 e 227 visitantes