Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimeiras do Clima (Copenhaga, Cancún, Durban...)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jolly Roger » 18/12/2009 17:59

Thunder Escreveu:Jolly eu não tenho que saber qual é a temperatura correcta do planeta.

Pelo contrário.
Se não sabes devias saber. Caso contrário o que é que te permite afirmar que algo não está correcto com as temperaturas se não sabes quais são as temperaturas que deviamos ter? É um contrasenso no mínimo.

Thunder Escreveu: O ecossistema terrestre vive de equilíbrios delicados. Se num período de 400 mil anos nunca tiveste um nível superior a 300 ppm de CO2 e agora num instante tens quase 400 ppm penso que é um sinal importante de perigo.

Perigo?
Eles dizem que sim. Mas depois há outros que dizem que não. Que não há nenhuma relação entre o aumento dos níveis de CO2 e qualquer aumento de temperatura tanto mais que não existe nenhum aumento de temperatura.

Porque é que acreditas nos primeiros e não ligas nenhuma ao que dizem os segundos? Por terem o aval da ONU?
Porque é que há de forma continuada a necessidade de exagerar? Meter medo? Alarmar? Isso é método de cientistas ou é método de políticos?

Já pensaste que a única razão pela qual tudo isto está a ser feito, é apenas porque cria empregos coisa que de resto é reconhecido pelos políticos a começar pelas declarações do Zé socretino na cimeira e corroborada pelos amiguinhos europeus?

Perder tempo, cobrar impostos e alocar recursos do Estado a um não problema é estúpido.
A não ser numa perspectiva Keynesiana - Equivale a pagar às pessoas desempregadas para abrir buracos que como não vão servir para nada, são para tapar logo a seguir. Mas o dinheiro dos contribuintes despareceu nessa inutilidade.

Thunder Escreveu:
Estas disposto a "arriscar para ver" num assunto tão importante? Eu acho que quando não temos certezas absolutas devemos optar pela cautela..... E sabendo como tão delicados são os equilíbrios eu sinceramente não estou disposto a arriscar muito. Com os valores actuais de CO2 na atmosfera parce que já se arriscou bastante mais do que aquilo que se deveria.

Importante é ter bom senso e não fazer coisas apenas porque os pressupostos de que se partem apontam num determinado sentido sem se ter certezas.

Transformar um problema científico num problema político que afinal até parece que nem é problema não faz sentido.

Registado: 22/7/2009 12:55

por Thunder » 18/12/2009 17:42

Eco Tretas Escreveu:
Thunder Escreveu:Olá a todos :)

Num gráfico com mais de 400 mil anos nunca fomos acima dos 300 ppm (CO2).
Depois do início da era industrial e principalmente após a 2ª guerra mundial temos um aumento brutal nos níveis de CO2 (para cerca de 380 ppm). Ou seja num gráfico com 400mil anos em um período minúsculo de 60 anos subiu de forma marcada a quantidade de CO2 na atmosfera. Simultaneamente temos uma subida de temperatura do planeta. Acho que é o suficiente para no mínimo ficarmos preocupados.
Eu estou!

Umm abraço a todos 8-)

O problema principal é que nestes últimos 400000 anos já existiram períodos muito mais quentes que agora (eg. Óptimo Climático do Holoceno e Período Quente Medieval). Todos andam a tentar esconder esses períodos, porque a argumentação cai completamente por terra quando se sabe isto. E esses períodos estão documentados em centenas de estudos peer-reviewed! E nós portugueses sabemos isso, porque temos História, ao contrário dos Americanos!

Não há dúvida que a bolha que vai estoirar vai ser muito grande!

Ecotretas

Eco o problema é a escala temporal. Que tiveste períodos mais quentes e mais frios isso nos sabemos. Só que estás a falar de períodos temporais enormes em que tens que ter em linha de conta a questão das ligeiras alterações da órbita terrestre e a ligeira varição do ângulo do eixo da Terra.
Mas estás a falar de milhares de anos para existirem variações. Agora estás a falar de dezenas de anos....
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Thunder » 18/12/2009 17:33

Jolly eu não tenho que saber qual é a temperatura correcta do planeta. O ecossistema terrestre vive de equilíbrios delicados. Se num período de 400 mil anos nunca tiveste um nível superior a 300 ppm de CO2 e agora num instante tens quase 400 ppm penso que é um sinal importante de perigo. Achamos que sabemos tudo e que podemos prever tudo. Mas não podemos..... Interferir de forma tão dramática na composição da atmosfera é para mim no mínimo arriscado.
Como muitos por aqui parecem defender pode até nem ter um impacto significativo na vida humana na terra, como pode vir a ter um impacto significativo.
Estas disposto a "arriscar para ver" num assunto tão importante? Eu acho que quando não temos certezas absolutas devemos optar pela cautela..... E sabendo como tão delicados são os equilíbrios eu sinceramente não estou disposto a arriscar muito. Com os valores actuais de CO2 na atmosfera parce que já se arriscou bastante mais do que aquilo que se deveria.
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Eco Tretas » 18/12/2009 17:30

Depois do início da era industrial e principalmente após a 2ª guerra mundial temos um aumento brutal nos níveis de CO2 (para cerca de 380 ppm). Ou seja num gráfico com 400mil anos em um período minúsculo de 60 anos subiu de forma marcada a quantidade de CO2 na atmosfera. Simultaneamente temos uma subida de temperatura do planeta. Acho que é o suficiente para no mínimo ficarmos preocupados.
Eu estou!

Umm abraço a todos 8-)

O problema principal é que nestes últimos 400000 anos já existiram períodos muito mais quentes que agora (eg. Óptimo Climático do Holoceno e Período Quente Medieval). Todos andam a tentar esconder esses períodos, porque a argumentação cai completamente por terra quando se sabe isto. E esses períodos estão documentados em centenas de estudos peer-reviewed! E nós portugueses sabemos isso, porque temos História, ao contrário dos Americanos!

Não há dúvida que a bolha que vai estoirar vai ser muito grande!

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Jolly Roger » 18/12/2009 17:20

Eu estou!

Umm abraço a todos 8-)

Eu estou preocupado mas é por me andarem a dizer que temos uma subida de temperatura no planeta.

Responde-me lá a uma coisa se fores capaz.
Se tu estás preocupado porque achas que a temperatura do planeta não está bem, qual é a temperatura que tu achas que o planeta devia ter para podermos todos ficar descansados?

Registado: 22/7/2009 12:55

por Thunder » 18/12/2009 17:04

Olá a todos :)

Eu estou!

Umm abraço a todos 8-)

por Branc0 » 18/12/2009 15:52

tavaverquenao2 Escreveu:Se prestares atenção, em relação às concentrações de gases com efeito de estufa, há dados com pelo menos 400 mil anos.

E visto que é um gráfico isolado queres provar o quê com isso?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Eco Tretas » 18/12/2009 15:49

tavaverquenao2 Escreveu:Uns gráficos para relembrar o problema:

Poe aí o gráfico da evolução da dívida pública portuguesa, em % do PIB, e vais ver que a correlação com as emissões de CO2 mundiais, nas duas últimas décadas, é quase perfeita.
Percebes onde quero chegar?

Ecotretas

por tava3 » 18/12/2009 15:44

Se prestares atenção, em relação às concentrações de gases com efeito de estufa, há dados com pelo menos 400 mil anos.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Branc0 » 18/12/2009 15:22

E com uns gráficos de meia duzia de décadas (ou nem isso) queres relembrar o problema de um planeta com biliões de anos?

Haja pachorra...
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por tava3 » 18/12/2009 14:55

Uns gráficos para relembrar o problema:
Anexos
SwindleRoyal1.gif
Os ciclos solares e a variação da temperatura
SwindleRoyal1.gif (55.13 KiB) Visualizado 6343 vezes
volcanoes_el_nino.jpg
A influência dos vulcões na atmosfera.
volcanoes_el_nino.jpg (32.95 KiB) Visualizado 6349 vezes
Global_Carbon_Emission_by_Type_to_Y2004.png
A quantidade de "tralha" emitida pela humanidade.
Global_Carbon_Emission_by_Type_to_Y2004.png (58.48 KiB) Visualizado 6349 vezes
glacier_mass_loss2.gif
A diminuição de massa dos glaciares.
glacier_mass_loss2.gif (15.71 KiB) Visualizado 6348 vezes
global_total_ozone_change.gif
A diminuição da camada de ozono até se aplicar medidas de contenção.
global_total_ozone_change.gif (15.71 KiB) Visualizado 6361 vezes

por Quimporta » 18/12/2009 14:34

mcarvalho... não são dois dias, são duas horas... A declaração final estava prevista para as 16h locais. Ainda assim há quem esteja a falar em prolongar os trabalhos.

Lula, num discurso de improviso impressionante afirmou que só um milagre permitiria que surgisse um acordo.

Chaves está agora a discursar (não sei porquê pôem-no sempre antes do almoço...) e protesta contra as negociações que estão em curso entre alguns presidentes e impugnou "seja lá o que isso vier a dar". Aparentemente alguma coisa vai sair daqui. Mas um acordo vinculativo parece fora de questão.

Seja como for, esta cimeira já é histórica pelo recorde de chefes de estado presentes. Todos (os 109 sem excepção) se mostraram preocupados com as alterações climáticas provocadas pelo homem. Nem uma só voz colocou uma sombra de dúvida sobre esse assunto (admitia-se que os presidentes Russo ou Iraniano, mas nem isso). Apesar da polémica, lançada a 16 dias da cimeira, certamente por acaso :) , palavra Climategate não foi uma só fez citada.

Ainda assim houve alguns chefes de estado ausentes. A falta que fizeram... :(

Wish you were here

As the world's leaders flock to Copenhagen only a minority of countries are not represented at heads of state and government level. Reuters has the list of countries that did not send their leaders.

Morten Andersen
18/12/2009 12:50

A record number of 119 leaders from countries estimated to represent 89 percent of the world's economic output are gathered for the UN conference on climate change. Still, a number of heads of state didn't come. Reuters has compiled a list.

One group of countries on the list are oil producing. These include Angola, Azerbaijan, Iraq, Kazakhstan, Libya, Oman, Qatar, Saudi Arabia and the UAE (United Arab Emirates).

Another group consists of island states: Antigua & Barbuda, Barbados, Cape Verde, Cuba, Fiji, Jamaica, Solomon Islands and Tonga. However, most of these nations are represented in Copenhagen by the Alliance of Small Island States (AOSIS).

Ten Latin American countries are not represented by their leaders: Argentina, Chile, Costa Rica, Ecuador, El Salvador, Honduras, Nicaragua, Paraguay, Peru and Uruguay.

Finally, for various reasons, the heads of state from Italy, Switzerland and Ukraine were not able to come – Italy's Prime Minister Silvio Berlusconi because he is recovering from injuries after an attack a couple of days ago.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por mcarvalho » 18/12/2009 13:25

não percebi muito bem mas

é esta gente que provoca as crises finaceiras e depressões económicas???

Quando crescem talvez... como o Durão Barroso :(

Registado: 17/2/2004 1:38

por Eco Tretas » 18/12/2009 13:17

mcarvalho Escreveu:Faltam 2 dias para acabar, e a Conferência histórica de Copenhague está falhando.

Chefes de Estado já estão nas horas finais de negociação. O Primeiro Ministro do Reino Unido apelou diretamente para a Avaaz gerar uma onda de pressão pública por um acordo que impeça o aquecimento catastrófico de 2 graus.

Clique abaixo para assinar a petição por um acordo pra valer se você já assinou encaminhe este alerta. A campanha já conseguiu o número surpreendende de 11 milhões de apoiadores -- e temos só 48 horas para fazer a maior petição da história! O nome de cada pessoa que assinou está sendo lido dentro do centro de conferência -- assine abaixo e encaminhe este alerta para todo mundo!

http://www.avaaz.org/po/save_copenhagen

Estamos fazendo história em Copenhague. Um grupo de jovens sentou no meio do encontro e começou a ler o nome de todos que assinaram a petição por um acordo pra valer. Inspirados por esta ação, um outro grupo está fazendo a mesma coisa no escritório do Primeiro Ministro do Canadá, e um outro no Departamento de Estado dos EUA! Estão circulando rumores que outras ações do tipo estarão acontecendo hoje e amanhã. Em uma conferência por telefone de emergência com 3000 membros da Avaaz ontem, o Primeiro Ministro do Reino Unido Gordon Brown disse:

"O que vocês estão fazendo ao redor do mundo pela Internet é absolutamente fundamental para definir a agenda (das negociações). Nas próximas 48 hroras, não subestime o efeito das suas ações nos líderes aqui em Copenhague."

Antes disso, milhões assistiram pela televisão a vigília da Avaaz dentro da conferência onde o Arcebispo Desmond Tutu disse para centenas de delegados e crianças reunidas:

"Marchamos em Berlim e o muro caiu.
"Marchamos pela África do Sul e o apartheid caiu.
"Marchamos em Copenhague - e vamos conseguir um Acordo pra Valer.".”
Copenhague busca o maior mandato da história para deter a maior ameaça que a humanidade já enfrentou. A história será escrita nas próximas 48 horas. Como nossos filhos vão se lembrar deste momento? Vamos lhes dizer que fizemos tudo o que podíamos.

Com esperança e determinação,

Ricken, Alice, Ben, Paul, Luis, Iain, Veronique, Graziela, Pascal, Paula, Benjamin, Raj, Raluca, Taren, David, Josh e toda a equipe Avaaz

Com gente deste calibre, e daquela que se viu em Copenhaga, a civilização está perdida! Temo que vamos reviver os anos 30 e 40 do Século passado; afinal, compara-se esta depressão económica a esse período...

Ecotretas

por mcarvalho » 18/12/2009 13:00

Faltam 2 dias para acabar, e a Conferência histórica de Copenhague está falhando.

Chefes de Estado já estão nas horas finais de negociação. O Primeiro Ministro do Reino Unido apelou diretamente para a Avaaz gerar uma onda de pressão pública por um acordo que impeça o aquecimento catastrófico de 2 graus.

Clique abaixo para assinar a petição por um acordo pra valer se você já assinou encaminhe este alerta. A campanha já conseguiu o número surpreendende de 11 milhões de apoiadores -- e temos só 48 horas para fazer a maior petição da história! O nome de cada pessoa que assinou está sendo lido dentro do centro de conferência -- assine abaixo e encaminhe este alerta para todo mundo!

Estamos fazendo história em Copenhague. Um grupo de jovens sentou no meio do encontro e começou a ler o nome de todos que assinaram a petição por um acordo pra valer. Inspirados por esta ação, um outro grupo está fazendo a mesma coisa no escritório do Primeiro Ministro do Canadá, e um outro no Departamento de Estado dos EUA! Estão circulando rumores que outras ações do tipo estarão acontecendo hoje e amanhã. Em uma conferência por telefone de emergência com 3000 membros da Avaaz ontem, o Primeiro Ministro do Reino Unido Gordon Brown disse:

"O que vocês estão fazendo ao redor do mundo pela Internet é absolutamente fundamental para definir a agenda (das negociações). Nas próximas 48 hroras, não subestime o efeito das suas ações nos líderes aqui em Copenhague."

Antes disso, milhões assistiram pela televisão a vigília da Avaaz dentro da conferência onde o Arcebispo Desmond Tutu disse para centenas de delegados e crianças reunidas:

"Marchamos em Berlim e o muro caiu.
"Marchamos pela África do Sul e o apartheid caiu.
"Marchamos em Copenhague - e vamos conseguir um Acordo pra Valer.".”
Copenhague busca o maior mandato da história para deter a maior ameaça que a humanidade já enfrentou. A história será escrita nas próximas 48 horas. Como nossos filhos vão se lembrar deste momento? Vamos lhes dizer que fizemos tudo o que podíamos.

Com esperança e determinação,

Ricken, Alice, Ben, Paul, Luis, Iain, Veronique, Graziela, Pascal, Paula, Benjamin, Raj, Raluca, Taren, David, Josh e toda a equipe Avaaz

Registado: 17/2/2004 1:38

por Camisa Roxa » 18/12/2009 12:09

QuimPorta Escreveu:A grande rosca está em todos os 3 principais blocos (EU, EUA e grupo dos 77) se acusarem mutuamente e considerarem escassos os respetivos propósitos. Significativo :-k ...

essas acusações são uma palhaçada das grandes

os europeus todos pomposos do alto da sua superioridade moral a prometerem objectivos impossíveis e depois basta-lhes acusar os outros (EUA, Rússia e China) de porcos poluidores!

ainda ontem vi o Sócrates na TV a pedir objectivos ambiciosos não compreendendo como é que há países que não se envolvem mais

caramba, é preciso ter lata! então no protocolo de Kyoto Portugal ficou com a seguinte meta: podia aumentar as emissões em 27%. Então não é que aumentou 40% até à data?!!!!!

cambada de mentirosos e demagogos é o que esta gente é

se é para prometer muito e não fazer nada mais vale ficarem todos em casa esses politiquinhos snobs europeus de meia tigela
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por atomez » 18/12/2009 6:11

'CRU cherrypicked Russian climate data', says Russian

Newly released info probed as Climategate, um, snowballs

A prominent Russian climate sceptic and free-market economist says that the British HadCRUT global temperature database - much of which has now been released to the public following the "climategate" email scandal - has been manipulated to show greater warming in Russia than is actually the case.

Andrei Illarionov, a former economic adviser to then-Russian President Putin, is head of his own thinktank in Moscow, the Institute of Economic Analysis (IEA). He is also a senior fellow at the Cato Institute, a libertarian American thinktank. He has always been a climate sceptic, having vigorously opposed Russia's signing up to the Kyoto protocols.

On Tuesday, Illarionov released the following report (pdf in Russian), comparing the newly-released HadCRUT data to records from the Russian meteorological service, which supplied the parts of HadCRUT covering Russia.

According to Russian newpaper Kommersant, as relayed via the RIA Novosti news wire, Illarionov says that the HadCRUT dataset doesn't include the records from many of Russia's meteorological stations. He adds that the missing records, if they had been included by the British climate scientists, would have significantly reduced the amount of warming shown for Russia by the HadCRUT database.

As Russia accounts for 12.5 per cent of the world's land mass, according to Illarionov the use of complete Russian records would significantly reduce the figures on global warming in recent times.

Climatologists at the Climate Research Unit (CRU) had long been criticised for refusing to reveal the raw data on which their global-warming figures and graphs were based. Last month an anonymous hacker posted a large amount of data, including private emails sent to and from CRU personnel, triggering the so-called "climategate" brouhaha.

The emails didn't appear to show that the CRU scientists had actually falsified any figures in an attempt to strengthen the case for human-created, CO2-driven global warming. However they did show that the climatologists were extremely keen to push that case and to suppress scientific dissent on the matter.

The affair has so far led Phil Jones, head of the CRU, to "step aside" form running the unit pending an "independent review"; and the announcement by the UK Met Office - in charge of climate change research in the UK - that it will publish all its raw data as soon as it can. Some was released nine days ago, and it is this which Illarionov has been examining.

The HadCRUT dataset is very important in the climate change debate. It was used by the UN in determining that exceptional global warming is taking place, and that this is caused by human activity - primarily thought to be greenhouse gas emissions such as CO2.

The CRU has always defended the HadCRUT results on the grounds that the two other comparable global databases - both in America, one run by NASA and one by the National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) - agree with it. However it's perhaps worth noting that the NASA database is under the control of Dr James Hansen, head of the Goddard Institute in New York. Hansen is the world high priest of human-caused global warming, a man whose personal beliefs are well-known: he has travelled to the UK for the purpose of joining protests against new power plants, for instance. (Even Hansen, however, has lately admitted that greenhouse gas emissions may not be the dominant factor in climate change.)

More studies of this type - though not necessarily clashing with the HadCRUT figures, of course - may appear in coming weeks, as analysts around the world trawl through the newly-released data.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Quimporta » 17/12/2009 19:07

Ora bem... Esta declaração dos Chineses pode ser reveladora.

Em resumo, a situação neste momento é esta:
A China tem a palavra.
- A sua posição (e do grupo dos 77) tem sido no sentido de defender a continuação do Protocolo de Quioto. Sem surpresa, porque impõe metas aos países ricos e deixa os países emergentes de fora.

- A continuação de Quioto excluiria à partida os EUA, logo não é uma verdadeira saída para esta cimeira.

- Todas as iniciativas da presidência Dinamarquesa no sentido de propôr um texto alternativo têm sido recebidas como ultrajantes pelo grupo dos 77 (ainda estou para perceber porque se chama dos 77, já que representa 109 países...). Ontem as negociações chegaram a parar.

E com isto estamos num beco sem saída, sendo que neste momento não há texto para poder ser aprovado...

Só que...

Não haver UM acordo é o pior cenário para o Grupo dos 77... Os países ricos (EU, EUA, Japão, Austrália,...)vieram com vontade de abrir os cordões à bolsa, apenas SE houver acordo. Clinton e o os países Europeus estão a repetir isto o dia todo... "Não há acordo... Não há chispe..."

A China sabe que sem acordo os países ricos ficam-se a rir... "As maiores consequências nem são por cá e ainda poupamos uns cobres. As ilhas que saffff... Afundem! É isso! "

Os dinamarqueses (inteligentemente) mantiveram o Grupo de Quioto a trabalhar, ao mesmo tempo que promovem pontes com outros grupos, dando oportunidade para que possam existir cedências.

Por seu lado, os EUA, mesmo com restrições quanto aos limites de emissões que podem subscrever, aceitam colaborar com financiamento desde que os países emergentes também o façam, e permitam verificação internacional quanto aos seus esforços.

Esta declaração vem mostrar isso mesmo. É o primeiro gesto em direcção aos EUA. Seria uma esperança se a cimeira não estivesse a acabar :(

China willing to detail emission effort
According to Vice Foreign Minister He Yafei China is ready for "dialogue and cooperation that is not intrusive, that does not infringe on China's sovereignty".
Associated Press 17/12/2009 17:20

China says it is willing to provide details about its actions to control carbon emissions, moving to meet a key US demand for verification of China's promises to fight global warming.

Vice Foreign Minister He Yafei said China is ready for "dialogue and cooperation that is not intrusive, that does not infringe on China's sovereignty."

His remarks Thursday came after US Secretary of State Hillary Rodham Clinton said the US would join others in raising 100 billion US dollars a year to help developing countries fight climate change.

The financing of climate aid for poor nations and the verification of China's voluntary actions to reduce the growth of its emissions address two key issues blocking an agreement at the Copenhagen summit.

http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=3042

por Quimporta » 17/12/2009 15:54

Eco Tretas Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
A COP15 morreu... viva o CO2...

O Obama ainda não chegou. Mas uma coisa te digo: ele não vai sair-se bem do filme...

Só se o filme for o Robot COP... :) (está por lá o Arnold...)
O Obama não tem margem de manobra. Pode prometer dinheiro para fora, mas de dentro está autorizado a reduzir as emissões GEE até 2020 em 4% :( (face a 1990). Amendoins... O IPCC fala em 25%...

Além disso, neste momento deveria haver um texto (fosse qual fosse) para ser aprovado. Sem texto... eles que jogassem antes às caçadinhas que era igual...

Elias Escreveu:Não te esqueças do metano! As vacas agradecem pois vão poder continuar a "traquejar" à vontade.
E as corujas... Isto ficou bom é para as corujas...

tavaverquenao2 Escreveu:O que eu vejo é que a inteligência e o poder não têm andado a par, infelizmente.

Infelizmente... Neste caso é gritante porque nenhuma das estratégias de bloco parece estar a resultar. Vou explicar porquê aqui no fórum, mas agora não tenho tempo.
Estou com trabalho, cá com uma ideia. Mandei fazer uma Arca... Enorme! Depois cobro uma pipa para quem quiser entrar e fico rico... De génio não?! As corujas têm lá um lugar especial Elias! Vou forrar a penas de Coruja! :)

por tava3 » 17/12/2009 15:21

Atomez escreveu:
"As realidades económicas e políticas sobrepõem-se às boas intenções. Cá por mim ainda bem porque de boas intenções está o inferno cheio!"

Então não eram as renováveis que poderiam criar um novo monopólio? Andavam a ameaçar com esta suposta treta por razões económicas?

O que eu vejo é que a inteligência e o poder não têm andado a par, infelizmente.

por tava3 » 17/12/2009 15:15

Se houver algum acordo, ainda estou para ver o que lhe vão atribuir, depois de ler aquela "alarvidade" de alguns israelitas sobre a homossexualidade. Até tenho medo de saber a opinião destes cromos sobre outros assuntos. Será que é o Irão que devemos temer?

por atomez » 17/12/2009 15:08

QuimPorta Escreveu:Com grande probabilidade, desta cimeira prepara-se para sair uma declaração de princípios, em que os países se comprometerão a "fazer o seu melhor" e "continuar a trabalhar" para alcançar melhores resultados no futuro...

É o que se esperava. Até eu tinha dito no início deste tópico:

Atomez Escreveu:Na minha irrelevante opinião, esta cimeira de Copenhaga vai ser a maior palhaçada do ano. Assim tipo um Cirque du Soleil para políticos e ambientalistas militantes...

Na melhor das hipóteses vai ser uma espécie de Kioto II -- grandes intervenções, grandiosos planos, as melhores das intenções mas ... depois ninguém lhes liga e ninguém cumpre!

Às vezes até é chato ter razão ...

As realidades económicas e políticas sobrepõem-se às boas intenções. Cá por mim ainda bem porque de boas intenções está o inferno cheio!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 17/12/2009 14:32

QuimPorta Escreveu:A COP15 morreu... viva o CO2...

Não te esqueças do metano! As vacas agradecem pois vão poder continuar a "traquejar" à vontade :twisted:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Eco Tretas » 17/12/2009 14:23

QuimPorta Escreveu:

Não chores ainda Quim. O Obama ainda não chegou. Mas uma coisa te digo: ele não vai sair-se bem do filme... É tipo xeque-mate: se não fizer nada, é mate; se fizer e inverter a posição, vem aí uma ditadura, e isso é pior que mate!

Ecotretas

por Quimporta » 17/12/2009 12:31

Com grande probabilidade, desta cimeira prepara-se para sair uma declaração de princípios, em que os países se comprometerão a "fazer o seu melhor" e "continuar a trabalhar" para alcançar melhores resultados no futuro...

Não é por nada, mas este tipo de discurso costumo ouvir nas declarações de jogadores de futebol, quando falam depois de perderem os jogos...

Neste caso não sei quem ganha, mas quem perde são obviamente os tristes do costume...

Denmark gives up on ambitious deal
The Danish Presidency has given up on its ambition to create consensus on a text that would form the basis of a global political deal to combat global warming, reports a Danish daily.

Marianne Bom
17/12/2009 11:15

Bridging the gap between developed and developing countries was not possible during consultations held by the Danish Presidency of the UN climate conference, on Wednesday.

According to the Danish daily Berlingske Tidende, the Presidency on Wednesday night abandoned attempts to create consensus on a text that should have formed the basis of a global political agreement to combat climate change.

119 heads of state and government meet on Thursday and Friday in Copenhagen to negotiate global initiatives to combat global warming. The Presidency had hoped to present the world leaders with a text containing as few as possible open questions on issues such as emission cuts, financing of climate aid to developing countries, accounting for emissions etc.

According to Berlingske Tidende, the developing countries represented by the Group of 77 blocked the initiative.

Now, the strategy is to try to make progress in some isolated areas, preparing the ground for the next UN climate negotiations which will take place in Mexico next year, Berlingske Tidende reports.

According to the Guardian, on Wednesday evening frustrated negotiators spoke openly for the first time of – at best – reaching a weak political agreement that would leave no clear way forward to tackle rising greenhouse gas emissions.

“That would mean the negotiations staying in limbo well into next year, increasing the damage caused by global warming,” the Guardian reported.

http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=3035

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Apramg, darkreflection, Jonas74, KAWA, Manchini888, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1 e 275 visitantes