Irlanda corta salários dos funcionários públicos!
EBF Escreveu:Boas,
Nem é preciso, pois esta avaliação é feita pela produtividade, ou se não é produtivo então passas a parteleira, o inverso pode não ser sempre verdade, devido a factores muita vez externos a propria empresa, (falta de vendas, excesso de produção).
Isso é muito bonito, mas de linear não tem nada, como afirmas...
Mas já agora gostava de te colocar uma pregunta, que obviamente não é pessoal, quantas horas trabalha um professor por semana, e quantos dias por ano? Por favor não venhas dizer que gasta tempo a preparar aulas e em outras tarefas porque sabes bem que apenas uma pequena precentagem o faz.
Respondi por PM pois não quero distorcer a discussão do topico...
Outra pregunta mas para todos, o que acontece quando um Funcionário Publico, tem uma nota negativa na avaliação, ou quando faz "M da Grossa", ou quando simplesmente não faz nada?
Supostamente é instaurado um processo disciplinar que pode levar ao despedimento... ou seja, o mesmo que numa empresa.
Eu faço descontos para a S.Social desde os 17 anos, e faço questão de pagar os meus impostos, e faço-os de acordo ao que a lei me obriga. Mesmo sabendo que muitos não o fazem.
cumprimentos
Fazes o correcto, eu também o faço, não a partir dos 17 anos...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
rmachado Escreveu:lunas99 Escreveu:pinto80 Escreveu:rmachado Escreveu:axman Escreveu:Esta medida em Portugal não passa. Antes disso tens os comunas e o extremistas do BE, os sindicalistas e outra gentalha a defender as conquistas de Abril, ..os direitos adquiridos, etc, etc..
Preferem condenar o País a receber aquilo que verdadeiramente merecem.
Gosto especialmente destes radicalismos.
Talvez seja interessante comparar o valor salarial dos funcionários públicos na Irlanda com os de Portugal e ver se se podia cortar. Tb a noticia só fala nos 20%, 15% dos "grandes" salários mas não refere o valor dos outros. Talvez fosse tb interessante saber essa parte.
De qq maneira e sendo eu extremamente critico do "funcionalismo público", acho que o principal problema do mesmo é/são o despesismo que existe em variadas áreas e a clientela que se instala, mas do que os ordenados da grande maioria dos funcionários.
Sim, seria interessante comparar dados. Não acredito que os que recebem o salário mínimo da Irlanda também sejam afectados por esta diminuição de salário...
Sou Português trabalho há 2 anos na Irlanda como funcionário público e posso transmitir-vos alguns dados concretos
Salários até 30000euros anos menos 5%
De 30000 até 50000 menso 7.5%
mais de 55000 10%
Mas há mais como cortes no subsidio de familia subsidio de desemprego aumentos de impostos nos combustiveis....
Andava algum tempo a tentar arranjar uma desculpa para abandonar este país que em termos de clima é simplesmente horrível-pior só o nosso primeiro
- mas não Portugal . onde os funcionários públicos comparativamente a Irlanda estão muito abaixo em termos de poder de compra. Próximo poiso Turks and Caicos tax free casa contas pagas e .... é nas Caraíbas
![]()
![]()
![]()
Entretanto uma aspecto importante deste tópico (o que lhe deu origem) passou ao lado.
E já agora que tipo de funcionários recebem os menos 30000Euros? E são muitos? Consegues saber a %?
Disto em portugal dava salários até 2400 Euros (14 meses) Brutos...
Será que é a grande fatia dos funcionários públicos na Irlanda? Cá deve ser.
Posso-te dizer que um enfermeiro/técnico de saúde ganha 3 a 4 x mais que aqui, pelo que estáem linha com o salário mínimo deles (1403 euros)
E já agora no que diz respeito ao sistema avaliativo da função pública/professores e as quotas do Excelente/Muito bom.
Elas (as quotas) podiam pura e simplesmente desaparecer se a nota fosse comparada com a média do Ministério em causa..
Isto é se todos forem Excelentes, a média é Excelente logo ng se destaca logo promoções népia..
and so on...
Mais se um chefe for Excelente mas a média dos seus avaliados for inferior... ele "desce" uns quanto pontos...
Um chefe nunca pode ser excelente se os seu subordinados não o forem... ou então tá tudo mal.
and so on..
Normalização é a palavra.
Elas (as quotas) podiam pura e simplesmente desaparecer se a nota fosse comparada com a média do Ministério em causa..
Isto é se todos forem Excelentes, a média é Excelente logo ng se destaca logo promoções népia..
and so on...
Mais se um chefe for Excelente mas a média dos seus avaliados for inferior... ele "desce" uns quanto pontos...
Um chefe nunca pode ser excelente se os seu subordinados não o forem... ou então tá tudo mal.

and so on..
Normalização é a palavra.
- Registado: 24/8/2004 10:42
lunas99 Escreveu:pinto80 Escreveu:rmachado Escreveu:axman Escreveu:Esta medida em Portugal não passa. Antes disso tens os comunas e o extremistas do BE, os sindicalistas e outra gentalha a defender as conquistas de Abril, ..os direitos adquiridos, etc, etc..
Talvez seja interessante comparar o valor salarial dos funcionários públicos na Irlanda com os de Portugal e ver se se podia cortar. Tb a noticia só fala nos 20%, 15% dos "grandes" salários mas não refere o valor dos outros. Talvez fosse tb interessante saber essa parte.
De qq maneira e sendo eu extremamente critico do "funcionalismo público", acho que o principal problema do mesmo é/são o despesismo que existe em variadas áreas e a clientela que se instala, mas do que os ordenados da grande maioria dos funcionários.
Sim, seria interessante comparar dados. Não acredito que os que recebem o salário mínimo da Irlanda também sejam afectados por esta diminuição de salário...
Sou Português trabalho há 2 anos na Irlanda como funcionário público e posso transmitir-vos alguns dados concretos
mais de 55000 10%
Mas há mais como cortes no subsidio de familia subsidio de desemprego aumentos de impostos nos combustiveis....
Andava algum tempo a tentar arranjar uma desculpa para abandonar este país que em termos de clima é simplesmente horrível-pior só o nosso primeiro
- mas não Portugal . onde os funcionários públicos comparativamente a Irlanda estão muito abaixo em termos de poder de compra. Próximo poiso Turks and Caicos tax free casa contas pagas e .... é nas Caraíbas
![]()
![]()
![]()
Entretanto uma aspecto importante deste tópico (o que lhe deu origem) passou ao lado.
E já agora que tipo de funcionários recebem os menos 30000Euros? E são muitos? Consegues saber a %?
Disto em portugal dava salários até 2400 Euros (14 meses) Brutos...
Será que é a grande fatia dos funcionários públicos na Irlanda? Cá deve ser.
- Registado: 24/8/2004 10:42
EBF Escreveu:majomo Escreveu:axman Escreveu:Os desfasamento entre as pensões de velhice da Função Pública e do sector privado é da ordem dos 75%. É uma distorção aberrante. Conforme demonstrei, o fosso entre pensões dentro do própria função pública é já de si abissal.
O valor médios das pensões em Portugal é de 404,61€ por isso não venha com moralismos de valores brutos ou líquidos. Se chegar aos 2.000€ é um privilegiado.
Indique-me qual o emprego do sector privado onde não é avaliado e é promovido automaticamente até ao cargo máximo dentro da organização.
O senhor não demonstrou nada... limitou-se a colocar um gráfico sem sentido e a tecer um conjunto de afirmações.
Mas, assumo de barato que fez um estudo mais sério e tirou algumas conclusões...
Contudo, parece-me que a palavra ressabiado aplica-se que nem uma luva aos posts que colocou, talvez não tenha sido a sua intenção... simplesmente, ignorou o tópico e limitou-se a ser demagógico, centrando-se na classe docente...
Vá lá perceber-se essa obsessão...
Fazendo um off-tópic, Respondo à sua questão...
Parece-me que é consensual que o sistema de avaliação dos professores não é perfeito, nunca o será... e digo-lhe que fui avaliado com muito boa nota.
Mas, o sistema privado é o exemplo da avaliação perfeito?
Quantos casos conhece de avaliações que não são avaliações...
Aliás, existe efectivamente avaliação em todos os sectores privados?
O problema em Portugal é o português olhar para o vizinho e este ter mais que ele... Em lugar de lutar para ter mais , prefere que o outro tenha menos!!!
Enfim, são mentalidades...
Daí que o grande problema português é a fraca produtividade e aí naturalmente, quer o sector público, quer privado têm culpa...
Dou-lhe o meu exemplo pessoal, estou neste momento a corrigir testes e as notas estão bastante fracas... O que me leva a reflectir sobre o valor que os alunos dão à sua aprendizagem/formação...
E tenho a certeza que esta situação não se deve a falta de empenho e disponibilidade da minha parte.
Pessoalmente, do ponto de vista profissional, é desmotivador... o povo português habituou-se a querer ter as coisas sem trabalhar... é esta mentalidade que nos atrasa perante os outros.
Como passar a mensagem à gerações mais jovens, se os mais idosos querem o bolo todo para eles...?
Cumps.
Boas,
Nem é preciso, pois esta avaliação é feita pela produtividade, ou se não é produtivo então passas a parteleira, o inverso pode não ser sempre verdade, devido a factores muita vez externos a propria empresa, (falta de vendas, excesso de produção).
Mas já agora gostava de te colocar uma pregunta, que obviamente não é pessoal, quantas horas trabalha um professor por semana, e quantos dias por ano? Por favor não venhas dizer que gasta tempo a preparar aulas e em outras tarefas porque sabes bem que apenas uma pequena precentagem o faz.
Outra pregunta mas para todos, o que acontece quando um Funcionário Publico, tem uma nota negativa na avaliação, ou quando faz "M da Grossa", ou quando simplesmente não faz nada?
Eu faço descontos para a S.Social desde os 17 anos, e faço questão de pagar os meus impostos, e faço-os de acordo ao que a lei me obriga. Mesmo sabendo que muitos não o fazem.
cumprimentos
Este tipo de intervenção é a meta final de quem nada sabe do que fala. Não sabem o que á avaliação, como é feita, se é justa, etc...
Os professores SEMPRE foram avaliados. É necessária uma outra avaliação: mais justa, mais coerente e mais eficiente, sem dúvida. Não conheço nenhum sistema de avaliação no mundo, seja nas empresas públicas ou privadas, em que uns colegas de profissão tenham a responsabilidade de decidir quais os colegas que são melhores e os que são piores. Mencionem-me um caso e calar-me-ei para sempre. Na minha opinão, é este o principal ponto de discórdia em relação a este modelo (não queria falar da avaliação de professores, mas não consigo assitir a inverdades e estar calado).
Depois, qual é a credibilidade que terei de consentir a um modelo que pretende avaliar os professores e não pretende avaliar os alunos....
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
majomo Escreveu:axman Escreveu:Os desfasamento entre as pensões de velhice da Função Pública e do sector privado é da ordem dos 75%. É uma distorção aberrante. Conforme demonstrei, o fosso entre pensões dentro do própria função pública é já de si abissal.
O valor médios das pensões em Portugal é de 404,61€ por isso não venha com moralismos de valores brutos ou líquidos. Se chegar aos 2.000€ é um privilegiado.
Indique-me qual o emprego do sector privado onde não é avaliado e é promovido automaticamente até ao cargo máximo dentro da organização.
O senhor não demonstrou nada... limitou-se a colocar um gráfico sem sentido e a tecer um conjunto de afirmações.
Mas, assumo de barato que fez um estudo mais sério e tirou algumas conclusões...
Contudo, parece-me que a palavra ressabiado aplica-se que nem uma luva aos posts que colocou, talvez não tenha sido a sua intenção... simplesmente, ignorou o tópico e limitou-se a ser demagógico, centrando-se na classe docente...
Parece-me que é consensual que o sistema de avaliação dos professores não é perfeito, nunca o será... e digo-lhe que fui avaliado com muito boa nota.
O problema em Portugal é o português olhar para o vizinho e este ter mais que ele... Em lugar de lutar para ter mais , prefere que o outro tenha menos!!!
Daí que o grande problema português é a fraca produtividade e aí naturalmente, quer o sector público, quer privado têm culpa...
Dou-lhe o meu exemplo pessoal, estou neste momento a corrigir testes e as notas estão bastante fracas... O que me leva a reflectir sobre o valor que os alunos dão à sua aprendizagem/formação...
E tenho a certeza que esta situação não se deve a falta de empenho e disponibilidade da minha parte.
Pessoalmente, do ponto de vista profissional, é desmotivador... o povo português habituou-se a querer ter as coisas sem trabalhar... é esta mentalidade que nos atrasa perante os outros.
Como passar a mensagem à gerações mais jovens, se os mais idosos querem o bolo todo para eles...?
Cumps.
Boas,
cumprimentos
Ao ler esta interessante discussão, quero-vos dizer que me licenciei em gestão pública, também me pós-graduei em gestão pública, tinha sonhos e ilusões,como trabalhar para o contribuinte, lutar pela transparência e igualdade no acesso aos cargos públicos
Que ingénuo, que estúpido!!!!
Meus amigos os Funcionários Públicos não fogem aos impostos??????????Pois não muitos deles Roubam Impostos, já vi de tudo na Função Pública, pobre contribuinte!!! Que paga a função pública, eles não sabem nem sonham!!!!!!!!!!!

Meus amigos os Funcionários Públicos não fogem aos impostos??????????Pois não muitos deles Roubam Impostos, já vi de tudo na Função Pública, pobre contribuinte!!! Que paga a função pública, eles não sabem nem sonham!!!!!!!!!!!
- Registado: 29/11/2007 10:07
nunofaustino Escreveu:Na minha opinião a questão não se esta situação ocorrerá em Portugal, mas sim quando é que isto acontecerá.
Com o déficit e crescimentos previstos é impossível que a despesa do estado não se reduza drasticamente. Mas infelizmente não deverá ser suficiente diminuir o valor dos salários da Função Pública para que o déficit diminua. Será necessário retirar muitos dos apoios sociais actualmente existentes (tal como foi referido inicialmente, penso que pelo Dwer).
O peso dos salários dos Funcionários Públicos anda na casa dos 13% da despesa pública. É bastante significativo, mas cortar 10% corresponderia a uma poupança na ordem do 1% (ou menos, pois teria de ser contabilizado uma redução no consumo). É então necessário reduzir os benefícios fiscais, diminuir a comparticipação de subsídios existentes (apoio social, desemprego, RSI, compaticipação de medicamentos, ...). No fundo é necessário cortar as despesas.
E é necessário aumentar as receitas. É necessário fomentar o consumo de produtos nacionais (isto normalmente seria efectuado através da desvalorização da moeda, encarecendo o custo dos bens importados) de modo a diminuir o que Portugal paga ao estrangeiro.
É necessário aumentar a produtividade. E isso implica aumentar o preço dos bens produzidos em Portugal. Ou seja, Portugal terá de competir em qualidade com a Alemanha e não em Preço com a Polónia ou China. E isto não acontece com os impostos, burocracia e a "aparente corrupção" existente em Portugal.
Um abraço
Nuno
PS - os professores são os mais atacados porque são o grupo mais numeroso de Funcionários Públicos com um rendimento superior à média nacional. Para além disso o antigo sistema permitia que 90% chegasse ao topo da carreira, reformando-se com o vencimento nessa data. Como são muitos, auferem mais do que a média e a maioria reformava-se com um rendimento acima dos 2500€, é normal que o resto da população considere que as condições da carreira e de reforma fossem injustas quando comparadas com os restantes Portugueses.
Concordo contigo.
Só uma aparte: Portugal, neste momento, não tem possibilidade de desvalorizar a moeda...
De resto, concordo contigo na totalidade. Não basta mexer nnos salários dos funcionários públicos, como facilmente se verifica, eles não representam a maior fatia da despesa pública (a mexer-se terá de ser uma decisão muito ponderada, pois não se pode cortar a direito - claro que não sentido que haja funcionários públicos que, depois de reformados, ganhem tanto dinheiro).
A despesa relacionada com o bem-estar social representa uma enorme percentagem, essa deve ser rigorosa e muito estudada.....
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
- Registado: 5/12/2007 22:29
Na minha opinião a questão não se esta situação ocorrerá em Portugal, mas sim quando é que isto acontecerá.
Com o déficit e crescimentos previstos é impossível que a despesa do estado não se reduza drasticamente. Mas infelizmente não deverá ser suficiente diminuir o valor dos salários da Função Pública para que o déficit diminua. Será necessário retirar muitos dos apoios sociais actualmente existentes (tal como foi referido inicialmente, penso que pelo Dwer).
O peso dos salários dos Funcionários Públicos anda na casa dos 13% da despesa pública. É bastante significativo, mas cortar 10% corresponderia a uma poupança na ordem do 1% (ou menos, pois teria de ser contabilizado uma redução no consumo). É então necessário reduzir os benefícios fiscais, diminuir a comparticipação de subsídios existentes (apoio social, desemprego, RSI, compaticipação de medicamentos, ...). No fundo é necessário cortar as despesas.
E é necessário aumentar as receitas. É necessário fomentar o consumo de produtos nacionais (isto normalmente seria efectuado através da desvalorização da moeda, encarecendo o custo dos bens importados) de modo a diminuir o que Portugal paga ao estrangeiro.
É necessário aumentar a produtividade. E isso implica aumentar o preço dos bens produzidos em Portugal. Ou seja, Portugal terá de competir em qualidade com a Alemanha e não em Preço com a Polónia ou China. E isto não acontece com os impostos, burocracia e a "aparente corrupção" existente em Portugal.
Um abraço
Nuno
PS - os professores são os mais atacados porque são o grupo mais numeroso de Funcionários Públicos com um rendimento superior à média nacional. Para além disso o antigo sistema permitia que 90% chegasse ao topo da carreira, reformando-se com o vencimento nessa data. Como são muitos, auferem mais do que a média e a maioria reformava-se com um rendimento acima dos 2500€, é normal que o resto da população considere que as condições da carreira e de reforma fossem injustas quando comparadas com os restantes Portugueses.
Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Já percebi o que queres dizer. No entanto a solução passa por tirar o Estado dessas negociatas (como bem fazes ver, o peso do Estado na economia não se limita à FP, é um problema abrangente) e não por desculpar um problema com outro.
A solução não pode ser o Estado regular o ordenado dos privados. A solução tem que ser o Estado deixar financiar os privados que entende. Senão assim temos privados de 1ª e privados de 2ª mas quando vier a lei comem todos pela mesma tabela.
A solução não pode ser o Estado regular o ordenado dos privados. A solução tem que ser o Estado deixar financiar os privados que entende. Senão assim temos privados de 1ª e privados de 2ª mas quando vier a lei comem todos pela mesma tabela.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Branc0 Escreveu:artista Escreveu:Eu também achava que o estado não se devia meter, por exemplo, nos negócios da banca privada. Pois mas quando deu raia foi o dinheiro do estado que lá foi parar...
Desculpem lá meter-me no meio da discussão mas fiquei curioso com isto.
Eu percebi assim:
1) Tu achavas que o Estado não devia meter dinheiro na banca.
2) O Estado meteu dinheiro na banca.
3) Devido ao ponto anterior tu passaste a achar que o Estado devia meter dinheiro na banca.
Era mesmo isto que querias dizer? Pode ter sido da maneira como construiste a frase mas foi isso que ficou.
Não Branco, isso vem no seguimento do comentário do Elias, sobretudo o que coloquei a "negrito"... eu antes achava é que o estado não tinha nada a ver com os negócios ou a gestão dos privados(como defende o Elias), mas hoje mudei de opinião!
Eu nem tenho conhecimentos suficientes para saber se o estado devia ou não ter metido dinheiro na banca, e se o devia ter feito da forma e em todos os casos como fez. No entando, segundo o que sei, penso que de uma forma ou de outra teria de o fazer para defender o sistema financeiro, mas a questão não é essa... o Elias diz que o estado não tem nada a ver com a gestão dos privados e eu não concordo com isso, ou deixei de concordar há pouco tempo!
Com isso não quero dizer que o estado tenha de meter o bedelho em tudo, antes pelo contrário, mas, sobretudo na posição especial da banca, terá de controlar alguns aspectos... se calhar incluem-se aqui as remunerações e prémios dos seus administradores e colaboradores! Como isso se deverá fazer?! não faço a mínima idéia, apenas não concordo que o estado não tenha nada a ver com isso... no caso do BPN parece-me que há muita gente que ficou com dinheiro que será o estado que vai ter de o repor, palpita-me!!!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Eu também achava que o estado não se devia meter, por exemplo, nos negócios da banca privada. Pois mas quando deu raia foi o dinheiro do estado que lá foi parar...
Desculpem lá meter-me no meio da discussão mas fiquei curioso com isto.
Eu percebi assim:
1) Tu achavas que o Estado não devia meter dinheiro na banca.
2) O Estado meteu dinheiro na banca.
3) Devido ao ponto anterior tu passaste a achar que o Estado devia meter dinheiro na banca.
Era mesmo isto que querias dizer? Pode ter sido da maneira como construiste a frase mas foi isso que ficou.
Be Galt. Wear the message!
pinto80 Escreveu:Vejo nestas matérias algum extremismo: uns que são funcionários públicos e que, por isso, se lamentam e outros que não são e caem em cima dos primeiros.
A culpa da crise não é dos funcionários públicos, quando muito de quem os contratou. Existe um mito que os funcionários públicos são uns felizardos, que ganham muito e não fazem nada. Isso não é verdade, aliás, em muitas profissões ganham bem menos do que no privado, para não falar da impossibilidade de, como alguém, disse, fugir aos impostos. No privado, uma enorme percentagem declara menos do que recebe, pois recebe uma parte por fora. NO público isso não acontece...
Vocês que andam a falar em que estes ou aqueles não podem fugir ao fisco, por isso que paguem os outros... não fazem ideia do disparate que estão a dizer!!!
Se há quem foge ao fisco, não é com a redução de salários ou aumento de impostos que se vão penalizar os infractores... o que vai resultar é um sobrecarga naqueles que não têm por onde fugir.
O combate à evasão fiscal só se faz com fiscalização!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Elias Escreveu:~majomo Escreveu:E é só no estado que há altos salários?
Não, não é. Nas empresas privadas também há salários altos, muito altos mesmo.
Mas há uma diferença: os privados podem pagar os salários que lhes apetecer, quem decide são os donos / accionistas, pois o dinheiro é deles. Ninguém exterior à empresa tem o direito de interferir nessa decisão.
O Estado paga salários com o dinheiro de todos nós e por isso nós temos o direito de opinar sobre isso. Eu não gosto que os meus impostos sejam aplicados em mordomias e em privilégios para alguns.
Olá Elias, eu também pensava assim até há algum tempo atrás, mas a realidade é que de uma forma ou de outra quase todos têm apoio do estado!
Eu também achava que o estado não se devia meter, por exemplo, nos negócios da banca privada. Pois mas quando deu raia foi o dinheiro do estado que lá foi parar...
O estado não deve esbanjar dinheiro mas também não é a pagar maus salários que vamos lá... de qualquer forma se for preciso baixar salários eu concordo (que remédio tenho

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
pinto80 Escreveu:rmachado Escreveu:axman Escreveu:Esta medida em Portugal não passa. Antes disso tens os comunas e o extremistas do BE, os sindicalistas e outra gentalha a defender as conquistas de Abril, ..os direitos adquiridos, etc, etc..
mais de 55000 10%

Excelente medida - Aplicar em Portugal Já!
Acho excelente essa medida, para além de ter um resultado efectivo bastante significativo na economia de um país, tem um efeito educativo fantástico.
Esta aí uma boa medida para aplicar em Portugal!
Quando cada contribuinte tiver de tirar 10% do seu vencimento mensalmente para ajudar a baixar a dívida externa do seu país, certamente passará a ser mais crítico com aquilo que os políticos estão a fazer com o dinheiro que é de todos. Com medidas como essa as taxas de abstenção nas eleições serão menores.
Acho excelente, trabalho no sector privado, mas estaria disposto a receber menos 10% do meu salário se isso fosse para o bem do país.
Afinal, se o país estiver bem, recuperamos estes 10% rapidamente. Ou não?
Esta aí uma boa medida para aplicar em Portugal!
Quando cada contribuinte tiver de tirar 10% do seu vencimento mensalmente para ajudar a baixar a dívida externa do seu país, certamente passará a ser mais crítico com aquilo que os políticos estão a fazer com o dinheiro que é de todos. Com medidas como essa as taxas de abstenção nas eleições serão menores.
Acho excelente, trabalho no sector privado, mas estaria disposto a receber menos 10% do meu salário se isso fosse para o bem do país.
Afinal, se o país estiver bem, recuperamos estes 10% rapidamente. Ou não?
axman Escreveu:O desfasamento entre as pensões de velhice da Função Pública e do sector privado é da ordem dos 75%. É uma distorção aberrante. Conforme demonstrei, o fosso entre pensões dentro do própria função pública é já de si abissal, o que é de moralidade duvidosa.
Indique-me qual o emprego no sector privado onde não é avaliado e é promovido automaticamente até ao escalão máximo dentro da organização. Se fosse assim tão mau ser FP vocês despediam-se, mas não o fazem pois não?? era o eras!
Mas os que têm reformas de 2000€, têm culpa dos que têm reformas de 400€ não terem qualificações...terem empregos precários...ou ganharem 1000€, e só descontarem de 400€...e depois quererem ganhar na reforma de forma igual a quem descontou de um salário de 2000€??...conheço muita gente que ganha muito acima de 1000€, e só desconta do salário minimo...essas pessoas futuramente têm o direito de exigir alguma coisa??...uma pessoa formada tem que ganhar tanto como um operário??....andar a estudar até aos 25 anos ou mais, e gastar milhares e milhares de euros na sua formação não compensa

- Registado: 29/11/2007 1:39
axman Escreveu:Os desfasamento entre as pensões de velhice da Função Pública e do sector privado é da ordem dos 75%. É uma distorção aberrante. Conforme demonstrei, o fosso entre pensões dentro do própria função pública é já de si abissal.
Cumps.
Editado pela última vez por majomo em 10/12/2009 21:07, num total de 1 vez.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
O desfasamento entre as pensões de velhice da Função Pública e do sector privado é da ordem dos 75%. É uma distorção aberrante. Conforme demonstrei, o fosso entre pensões dentro do própria função pública é já de si abissal, o que é de moralidade duvidosa.
Indique-me qual o emprego no sector privado onde não é avaliado e é promovido automaticamente até ao escalão máximo dentro da organização. Se fosse assim tão mau ser FP vocês despediam-se, mas não o fazem pois não?? era o eras!
- Registado: 1/8/2009 0:16
rogercarvalho Escreveu:majomo Escreveu:axman Escreveu:Por amostragem. O ano passado dediquei-me a estudar este assunto.. Sou um curioso na matéria.
Podes confirmar:
http://www.cga.pt/publicacoes.asp?O=3
Grande amostragem... deves ter sido bastante selectivo...
Os valores das tabelas são brutos ou líquidos?
Do ponto de visa do estado, devemos olhar para o valor bruto ou liquido das reformas, uma vez que os descontos voltam ao estado?
Amigo, é frequente e prática o uso da divulgação das tabelas remuneratórias em valores brutos.
O valor líquido depende muito de um conjunto de factores, pois o IRS é um imposto complexo (se a definição do imposto não é a mais correcta, o CIRS dá uma definição toda ela detalhada).
O que também importa saber é que nos casos dos aposentados, estão isentos de segurança social e quando muito pagarão o equivalente à taxa de IRS estimada consoante a situação remuneratória e agregado familiar. Mas em todo caso, isso não significa que o imposto pago em adiantamento (a título de adiantamento), não venha a ser restituido após a liquidação do IRS anual. Existirão muitos casos que mesmo após o acerto de contas, o bruto será igual ao líquido.
Também, haverão muitos a contribuir. lol
Cumps,
Rogério Carvalho
Obrigado, confirmaste o que já sabia...
Agora voltando ao tópico do senhor que se referia aos professores como os afortunados que levavam mais de 2500€, quantos recebem efectivamente mais de 2000€?!
Eu, que sou professor, aos valores actuais, jamais terei uma reforma de 2000€...
Por isso farto-me destes moralismos ressabiados...
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:axman Escreveu:Por amostragem. O ano passado dediquei-me a estudar este assunto.. Sou um curioso na matéria.
Podes confirmar:
Do ponto de visa do estado, devemos olhar para o valor bruto ou liquido das reformas, uma vez que os descontos voltam ao estado?
Amigo, é frequente e prática o uso da divulgação das tabelas remuneratórias em valores brutos.
O valor líquido depende muito de um conjunto de factores, pois o IRS é um imposto complexo (se a definição do imposto não é a mais correcta, o CIRS dá uma definição toda ela detalhada).
O que também importa saber é que nos casos dos aposentados, estão isentos de segurança social e quando muito pagarão o equivalente à taxa de IRS estimada consoante a situação remuneratória e agregado familiar. Mas em todo caso, isso não significa que o imposto pago em adiantamento (a título de adiantamento), não venha a ser restituido após a liquidação do IRS anual. Existirão muitos casos que mesmo após o acerto de contas, o bruto será igual ao líquido.
Também, haverão muitos a contribuir. lol
Cumps,
Rogério Carvalho
axman Escreveu:Por amostragem. O ano passado dediquei-me a estudar este assunto.. Sou um curioso na matéria.
Podes confirmar:
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33 e 168 visitantes