Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por gfalmeida » 15/12/2009 22:19

MarcoAntonio Escreveu:
mancha preta Escreveu:Pareço o CALIMERO" é uma injustiça pois é ". Ninguém respondeu à minha dúvida.
Eu sei que é de um principante mas é o que eu sou.

Estou na Bolsa por Loucura.

:lol:

LT's, suportes, resistências funcionam virtualmente em qualquer prazo.

As médias móveis idem, mas são indicadores de tendência com lag (atraso) e acabam na minha opinião por não ser particularmente utéis, especialmente se vistas isoladamente.

Quanto aos indicadores que citaste, não os utilizo em nenhum prazo temporal. Na realidade, com o tempo, fui utilizando cada vez menos indicadores e actualmente não utilizo nenhum. Não creio que a generalidade deles sejam suficientemente relevantes per si. Convém notar que os indicadores não contêm informação que já não esteja na cotação (e no volume nalguns casos).

Possivelmente, vais encontrar individuos com opiniões e experiências pessoais diferentes para os mesmos items.

Marco, uma questão caso saibas responder.
Embora não baseie a minha opinião em nenhuma análise de dados estatísticos, tenho a impressão que os indicadores da A.T. são mais fiáveis em horizontes temporais superiores, com isto quero dizer para quem investe com base em cotações diárias. E que são menos fiáveis para day-traders ou indicadores aplicados a cotações de 15 minutos por exemplo. Será verdade?

Arrisco-me até a dizer que poderá ser essa uma justificação, para que quem tem bastante experiência e investe no muito curto prazo, não se baseie tanto nos indicadores da A.T.

O que te parece?

Registado: 29/11/2007 3:35

FAQ: Questões de Iniciação

por mancha preta » 15/12/2009 11:30

Os meus agradecimentos Marco António, és uma ganda malha. :wink:

Registado: 1/11/2009 1:38

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por MarcoAntonio » 15/12/2009 10:48

mancha preta Escreveu:Pareço o CALIMERO" é uma injustiça pois é ". Ninguém respondeu à minha dúvida.

:lol:

LT's, suportes, resistências funcionam virtualmente em qualquer prazo.

As médias móveis idem, mas são indicadores de tendência com lag (atraso) e acabam na minha opinião por não ser particularmente utéis, especialmente se vistas isoladamente.

Quanto aos indicadores que citaste, não os utilizo em nenhum prazo temporal. Na realidade, com o tempo, fui utilizando cada vez menos indicadores e actualmente não utilizo nenhum. Não creio que a generalidade deles sejam suficientemente relevantes per si. Convém notar que os indicadores não contêm informação que já não esteja na cotação (e no volume nalguns casos).

Possivelmente, vais encontrar individuos com opiniões e experiências pessoais diferentes para os mesmos items.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mancha preta » 15/12/2009 10:02

Pareço o CALIMERO" é uma injustiça pois é ". Ninguém respondeu à minha dúvida.

por mancha preta » 14/12/2009 17:59

Boas Caldeireiros.
Alguém me esclarece sobre esta questão?
Na bolsa até hoje o meu funcionamento tem sido (buy and hold), como percebo ainda muito pouco de gráficos
a questão que coloco é a seguinte: O MACD, ROC, RSI, (MOMENTUM), funcionam mais para curto e médio prazo, ao passo que as L.T., SUPORTES, RESISTÊNCIAS, M.M 200, embora dando prespectivas para curtos, médios e longos. No meu caso são estes últimos que eu tenho de observar com mais atenção?
Desde já os meus agradecimentos.

por Elias » 14/12/2009 17:15

Yugovic09 Escreveu:Boa tarde,
Tenho 2 dúvidas sobre negociação de warrants:
- o que acontece entre a data fim de negociação e data de maturidade de um título, isto é, não é possível negociar o mesmo, mas o valor do warrant sofre ou não alterações?
- quais as diferenças entre estilo americano e europeu? Pode vender-se warrants em ambos? Pode vender-se turbo warrants em ambos?

Obrigado.
Yugo

Yugo só sei responder à primeira questão: nos três dias que medeiam entre o fim de negociação e a data de maturidade os warrants sofrem alterações mas como não os podes negociar ficas, por assim dizer, de pés e mãos atados, ou seja, ficas totalmente preso àquilo que o mercado fizer nesses 3 dias. Na data de maturidade, o preço de fecho irá ser usado para calcular o valor do warrant que será aplicado para efeitos de pagamento.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Yugovic09 » 14/12/2009 16:02

Boa tarde,
- o que acontece entre a data fim de negociação e data de maturidade de um título, isto é, não é possível negociar o mesmo, mas o valor do warrant sofre ou não alterações?
- quais as diferenças entre estilo americano e europeu? Pode vender-se warrants em ambos? Pode vender-se turbo warrants em ambos?

Obrigado.
Yugo

Registado: 7/7/2009 14:34

Dúvida sobre warrants

por Yugovic09 » 14/12/2009 16:01

Boa tarde,

Obrigado.
Yugo

Quando entrar em bolsa? Que acção escolher?

por Basturk » 7/12/2009 20:01

Boa tarde a todos,
eu sei q esta é provavel/ a pergunta do milhão de dólares, mas sei q vcs q andam cá há algum tempo têm cada um a sua estratégia.
Há uns tempos, penso q o Marco António ou o Elias me aconselharam o livro do Fernando Braga de Matos, Ganhar em bolsa. Entretanto já o li, penso q aprendi alguma coisa, mas acho q preciso de consolidar e este fórum parece-me ser o melhor local.
Podem pf. partilhar experiências/estratégias comigo?
Desde já muito obrigado.

Registado: 16/6/2009 11:31

por BravoCarolinaAntonio » 1/12/2009 1:05

Temos bolsa amanhã????
Bons negócios.

Registado: 24/4/2008 12:20

por MarcoAntonio » 28/11/2009 20:34

mancha preta Escreveu:Boas Caldeireiros.

Agradecia que me esclarecessem se possível,a diferença entre: "Spike e Gap", ou se significam o mesmo. Poderemos dizer que na passada quinta-feira foi o que aconteceu com algumas das cotadas do PSI 20.

Os meus agradecimentos

Um "spike" pode traduzir-se por "pico" e é um movimento brusco num sentido que logo a seguir é corrigido/anulado.

Um "gap" é um salto na cotação em que esta passa para valores "distantes" saltando alguns valores que não chegam a ser negociados. Imagina que o máximo da sessão anterior foi 7.5 e na sessão seguinte abre a 7.7... O range [7.5-7.7] não chegou a ser negociado e conforma o gap. Mais tarde, poderá ser fechado ou não.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Dansousa » 27/11/2009 21:06

Boas, tenho uma duvida, talvez muito básica que há já algum tempo gostava de ver esclarecida e que hoje se tornou mais do que evidente e talvez até mais fácil de explicar, de forma a que vocês também me possam ajudar a interpretar.

A duvida que tenho prende-se com a interpretação do volume de um determinado titulo num determinado dia, não raras vezes foi discutido aqui no fórum a importância do volume na analise dos gráfico (AT).

Posto isto, em determinadas alturas olhava para um gráfico e havia dias em que me perguntava se o volume retratava fielmente aquilo que nos parecia e essa duvida surgia mais naqueles dias em que o mercado iniciava com uma tendência clara e terminava também com uma tendência clara mas no sentido contrário, ou seja, imaginemos o dia de hoje.............os mercados iniciaram a sessão com uma tendência clara de queda (acentuada) tendo-se transaccionado bastantes títulos na parte da manhã, mas de tarde, com o rumo dos acontecimentos, os mercados seguiram uma tendência, também clara, mas em sentido inverso, desta vez de subida só que o volume transaccionado foi bem menor do que o da parte da manhã, no entanto, se olharmos para o gráfico, constatamos que aparece uma vela bem verdinha com volume acima da média das ultimas sessões e com a cor do volume também verdinha (fecho diário acima do fecho anterior e ao da abertura do dia).

A primeira interpretação do gráfico seria....bem isto hoje subiu bem....e com bastante volume.....muito interesse comprador??? Isto deve ser bom sinal, não digo que o raciocínio não possa estar correcto (porque para alguém vender, alguém tem de comprar, eu sei) mas na realidade não foi bem o que sucedeu, porque na parte da manhã (responsável pela maior parte do volume) a força vendedora foi bem maior que a compradora.

Bem, resumindo e concluindo que isto já vai longo, aquilo que eu gostaria de saber, da parte dos mais entendidos, como é que vocês interpretam os volumes destes dias "marados", se é que lhe dão alguma importância??!?!??!

Deixo grafico (neste caso do BPI, que segui durante a sessão) para melhor demonstrar o que tentei por palavras.

P.S.Espero ter sido claro na minha questão, mas se por alguma eventualidade não consegui por favor digam-me para o poder melhor e assim receber a vossa ajuda.

Desde já o meu muito obrigado.

Cmpts
Daniel Sousa.
Anexos
BANCO BPI2711092.PNG
BANCO BPI2711092.PNG (37.21 KiB) Visualizado 7778 vezes
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por MarcoAntonio » 23/11/2009 16:56

pedro29 Escreveu:O único sentido que vejo nisto é que então caso o negócio fosse feito na mesma corretora, não deviam cobrar as comissões aos clientes.

Não cobrar comissões é certamente algo sem sentido para a corretora, que vive das comissões. Os recursos gastos pela corretora são essencialmente os mesmos que seriam se os mesmos dois clientes estivessem a negociar com clientes de outra corretora!

No limite, se a corretora fosse "muito grande" estava virtualmente falida porque a maior parte (grande parte) dos negócios eram feitos entre clientes da própria corretora.
Imagem

Administrador Fórum

por pedro29 » 23/11/2009 16:52

Mesmo não sabendo o que é uma dark pool, pelo menos já sei que pode acontecer o que aconteceu... :?

Obrigado.

MarcoAntonio Escreveu:Pedro, apesar do teu texto não ser mt claro quanto à situação a que te estás a referir, parece-me certo que terá algo que ver com as alterações de pioridade que ocorreram na Euronext há uns meses.

Tens aqui neste tópico alguma info:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=dark

Em termos simples, uma ordem de valor fixo passa à frente das outras se existir uma ordem inversa ao melhor inserida pela mesma instituição.

Registado: 19/6/2007 14:28

por pedro29 » 23/11/2009 16:49

Parece-me uma má medida...que pode gerar confusão...

O único sentido que vejo nisto é que então caso o negócio fosse feito na mesma corretora, não deviam cobrar as comissões aos clientes.

Ulisses Pereira Escreveu:Pois, a questão não é essa. A questão é que, segundo a legislação que entrou em vigor recentemente, se a mesma corretora tiver 2 ordens opostas (ao mesmo preço), essa transacção pode ser feita, independentemente das restantes ordens que estão no mercado.

Um abraço,
Ulisses

por MarcoAntonio » 23/11/2009 16:45

Pedro, apesar do teu texto não ser mt claro quanto à situação a que te estás a referir, parece-me certo que terá algo que ver com as alterações de pioridade que ocorreram na Euronext há uns meses.

Tens aqui neste tópico alguma info:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=dark

Em termos simples, uma ordem de valor fixo passa à frente das outras se existir uma ordem inversa ao melhor inserida pela mesma instituição.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 23/11/2009 16:38

Pois, a questão não é essa. A questão é que, segundo a legislação que entrou em vigor recentemente, se a mesma corretora tiver 2 ordens opostas (ao mesmo preço), essa transacção pode ser feita, independentemente das restantes ordens que estão no mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pedro29 » 23/11/2009 16:35

Mas se fosse ao melhor, o negócio não era feito ao valor de X-1 ???

Porque se eu tivesse posto a venda ao melhor, tinha vendido a X-1!

LCTN Escreveu:
pedro29 Escreveu:Boas!

Gostaria que me esclarecessem em que casos é possível haver uma transacção de 'n' acções a um preço X na qual não fui interveniente, sabendo que eu sou o vendedor no principio da fila, tendo inclusive já realizado vendas ao valor X.

Muito agradecido.

Se for "Ao melhor" não passa à frente? tenho ideia que sim.

Cumprimentos.

por LCTN » 23/11/2009 16:32

pedro29 Escreveu:Boas!

Gostaria que me esclarecessem em que casos é possível haver uma transacção de 'n' acções a um preço X na qual não fui interveniente, sabendo que eu sou o vendedor no principio da fila, tendo inclusive já realizado vendas ao valor X.

Muito agradecido.

Se for "Ao melhor" não passa à frente? tenho ideia que sim.

Cumprimentos.

Registado: 4/6/2009 11:29

por pedro29 » 23/11/2009 16:31

Boas!

Muito agradecido.

Portal do Investidor

por Manu » 20/11/2009 17:30

20/11/09, 15:21
OJE/Lusa

A Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje a criação do Portal do Investidor, um site onde serão disponibilizadas, em linguagem acessível, as respostas às dúvidas mais frequentes dos investidores.

De acordo com o presidente da CMVM, Carlos Tavares - que falava hoje na Câmara de Comércio Americana em Portugal - o portal disponibilizará também textos explicativos sobre produtos financeiros e precauções no investimento, simuladores, bem como um guia e uma agenda do investidor.

Integrará igualmente um formulário para reclamações e queixas, pedidos de informação e denúncias e um glossário com os principais termos utilizados na actividade.

Segundo Carlos Tavares, a CMVM tem alertado os investidores para a importância de um "investimento esclarecido", considerando que para tal existem 15 regras fundamentais a assegurar.

A verificação de que o intermediário financeiro está autorizado pela CMVM é a primeira dessas regras, mas também a necessidade de ser pedida informação escrita sobre todas as alternativas de investimento.

"Não dê maior importância à informação sobre a rendibilidade dos produtos e menor importância aos riscos (rendibilidades passadas não garantem rendimentos futuros)", é outra das regras de ouro a ter em conta na decisão de investimento, segundo Carlos Tavares.

A CMVM aconselha também à verificação periódica sobre se o investimento está a corresponder às expectativas e lembra que o investidor deve reclamar "quando considerar que o intermediário financeiro não está a respeitar os seus direitos ou cumprir os respectivos deveres".

http://www.oje.pt/noticias/mercados/cmvm-cria-portal-do-investidor-para-responder-as-duvidas-mais-frequentes

Registado: 17/1/2006 20:25

por Yugovic09 » 18/11/2009 16:53

Ulisses Pereira Escreveu:Quanto à segunda pergunta, não posso responder. :wink:

Ulisses,
Obrigado pela 1. Não quero entrar em debate sobre o facto de estares condicionado (liberdade de expressão?), mas era uma pergunta sobre quantidade (sem qualquer detalhe)... se até os mercados pouco ou nada se influenciam uns aos outros, sendo tu uma parte infima (no offense) representativa desse mercado em que é que a tua resposta iria influenciar o que quer que fosse...? (não respondas para não entrarmos numa espécie de diálogo que sei que não te é conveniente, but I have a dream that one day it will end and then you will answer to it...deal?) :)

Ulisses, agora não interpretes mal pf, mas MARCO podes responder-me tu à 2ªquestão? Qual o teu ponto de vista? O que significa baixa liquidez/quantidade negociada em mercados a subir?

Obrigado
Yugo09

por Ulisses Pereira » 18/11/2009 16:22

Yugo,

1. Acabam sempre por condicionar-se uns aos outros. O fenómeno da globalização já era um dado nos mercados muito antes do termo começar a generalizar-se a outras áreas. O fecho de um mercado (quando falo em "um mercado" refiro-me aos mercados europeus como um todo, ao mercado norte-americano e aos mercados asiáticos) influencia muitas vezes os outros. Mas, na maior parte das vezes, é uma reacção epidérmica pois, depois, cada um segue o seu rumo.

Nos momentos da crise, tudo isto é acentuado. Lembro-me na crise asiátia, em 1998, as noites acordadas para ver se os mercados asiáticos perdiam 2 /3% ou 7/8%. Era o pão nosso de cada dia. :)

Quanto a isso de vantagens... para umas coisas será vantagem, para outras desvantagens. :)

Quanto à segunda pergunta, não posso responder. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Yugovic09 » 18/11/2009 13:39

Yugovic09 Escreveu:Mais uma dúvida, o facto dos States/Europa/Asia não operarem no mesmo horário leva a que haja algum que condicione os outro(s), isto é verdade? Ainda que ténue, dá-me a sensação que há uma vantagem dos States no próprio dia abrirem só depois da Europa... maluqueira??! :lol:

Abraço,
Yugovic

As minhas dúvidas são:
1. Podem esclarecer-me sobre a pergunta anterior, relativamente aos horários e eventual influência nos vários continentes? Existe alguma vantagem de algum?

2. O volume/quantidade das últimas semanas/alguns meses tem sido reduzido no PSI e julgo que numa maneira geral os restantes indices europeus/states. No entanto, as acções continuam a subir o que indica que a pressão compradora (ainda que menor) é superior (à menor ainda) pressão vendedora - até aqui nada de novo - mas então a minha questão é porque é o volume tão importante? Será que sem volume consistente as principais resistências não são quebradas? Então não deveria deduzir que nos aproximamos de uma correcção até voltarem os pesos pesados (que trazem o volume)?

Obrigado
Yugo09

por hmaavv » 18/11/2009 0:11

Faz sentido sim senhor , a tendencia vai- se desenvolvendo,
e com um fundo em V os movimentos são aí mais pronunciados.

Obrigado

Registado: 14/1/2008 0:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 184 visitantes