Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - mãe, temos liquidez outra vez !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 25/11/2009 20:48

Branc0 Escreveu:Bom, e estamos praticamente nos 1.51. Vou ter que virar bull? :o

Doi-me a alma :)

Você é um exagerado!
Porque não entrar curto agora?
:oops:

Registado: 29/11/2007 11:19

por paubo » 25/11/2009 13:53

Eur/Dol atingiu hoje maximos anuais
Anexos
251109 EurDol 3A jn.jpg
251109 EurDol 3A jn.jpg (87.03 KiB) Visualizado 3689 vezes

Registado: 29/11/2007 11:31

por djovarius » 25/11/2009 13:45

Boa tarde,

Eis mais um claro exemplo de que os mercados não brincam.
Hoje, temos finalmente um sinal que tardava, o USD a perder mais terreno, sendo mais consistente com a alta do Ouro, que volta aos recordes. Aliás, já começo a acreditar em valores acima de 1.250 USD nos próximos tempos !!

O dólar, perde face a divisas como o JPY, CHF e, claro, o EUR. Isso basta para mostrar o que se passa no mercado. Face ao Yene, está em níveis que não agradarão ao BOJ, mas estes ainda não falaram. Regresso à paridade face aos nossos amigos Helvéticos, com margem para maior apreciação do Franco e o nosso EUR/USD acima da máxima de Outubro, já a namorar os 1.51 que é agora a barreira clara antes dos seguintes valores de referência:

1.5280 - 1.55 - 1.5840 (mas este já é bem extremo para o ano corrente). Isto tudo, claro, se não for isto tudo um falso "breakout".

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Branc0 » 25/11/2009 13:14

Bom, e estamos praticamente nos 1.51. Vou ter que virar bull? :o

Doi-me a alma :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 24/11/2009 13:57

Boas,

Pois eu continuo a ter sinais claros que a liquidez histórica dá mesmo para tudo:

Vamos ver! O que é que está ou esteve em alta?
Simplesmente o "cash", em dólares ou outras moeda qualquer, é igual !!
Ninguém pensa nisso como um bull market ?
Eu penso. Como esse bull market é em si muito diferente dos outros ativos, há que alinhar os mesmos pela quantidade de cash.
Imagina que todos os bens e serviços e todos os ativos negociáveis do Planeta valiam a preços do ano 2000 qualquer coisa (valor imaginário) como:
1.000.000.000.000 USD e que esse era rigorosamente o cash que existia na época. Estaríamos numa situação de equilibrio aceitável.
Agora, deixando o "output" desses bens e ativos na mesma, vamos imaginar que o cash existente é o dobro.
Não é de esperar que ocorra um alinhamento dos preços de mercado com a existência real de dinheiro?
Penso que sim, embora esse alinhamento não seja igual para todos os ativos.
Quanto às Obrigações soberanas, é como o Ouro: servem hoje ambos como investimento onde se procura proteção e não rendibilidade. São elementos de uma carteira que terá seguramente outros ativos mais especulativos. A soma dessa carteira é boa, dá hipótese de segurança e de aproveitamento de "bolhas" que se possam formar, mas o essencial dessa carteira, hoje, é transformar liquidez em algo mais "excitante".
E nesse jogo, entram os tubarões e em força.
Como hoje há a percepção de que as outras divisas também estão inflacionadas como o USD, o mercado não está a apostar em grandes movimentos no Forex, embora seja claro que no quadro atual, essa divisa ou qualquer outra de baixa rendibilidade, pode perder terreno face às demais.
E, quanto à descida de juros por parte do BCE, é para esquecer. Estou por estes dias na Alemanha, e, por cá, existe horror ao caos financeiro. Nunca o BB vai alinhar nas pretensões de que o BCE pode ser uma espécie de FED.

E até mais, obrigado pelas palavras de incentivo !!

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por creepy » 24/11/2009 1:46

hmaavv Escreveu:
Branc0 Escreveu:O mercado não devia estar a retirar dinheiro dos bonds para meter em acções? Mercados accionistas em alta com taxas a descer... enfim de desconfiar.

.

A liquidez é tanta que já não é preciso retirar das obrigações , dá para comprar tudo ao mesmo tempo . :-k

discordo... o mercado não vai tirar dinheiro de um bull para meter num bear... simples... obrigações estão em bull a sair da correcção que tiveram... se o dinheiro estivesse no bear market rally já tinha da sinais há muito tempo... o dinheiro está nas obrigações e aí vai ficar por muito tempo... penso eu de que!! o banco central europeu ainda vai baixar as taxas... as euribor não param... para mim compra o bull das acções quem quer... para mim esta correcção esta no fio da navalha... o eur/usd devia dar o ultimo suspiro para cima dos 1,50 antes da caminhada para os 1,15/1,20... assim como o iene que insiste em manter-se onde eu acho que já não devia estar (contava com ele mais alto 1,41 pelo menos)... de qualquer forma está tudo a fazer os últimos moves... as obrigações podem ter dado o arranque já... vamos ver... serenamente..

Registado: 7/6/2008 2:02

por hmaavv » 24/11/2009 1:16

Branc0 Escreveu:O mercado não devia estar a retirar dinheiro dos bonds para meter em acções? Mercados accionistas em alta com taxas a descer... enfim de desconfiar.

.

A liquidez é tanta que já não é preciso retirar das obrigações , dá para comprar tudo ao mesmo tempo . :-k

Registado: 14/1/2008 0:05

por creepy » 23/11/2009 18:06

eu continuo a achar que falta alguma coisa ao eur/usd... 1,52/1,54...

mas não estou aqui para isso...

queria felicitar o djovarius pelos excelentes comentários que tem feito...

nem importa o que eu penso do longo prazo... importa que gosto de ler quem realmente pensa com fundamento o mercado e a relação dos vários activos..

parabens djovarius...
branco tu sabes que de mim tens todo respect também...

abraço para os 2..

Registado: 7/6/2008 2:02

por Branc0 » 23/11/2009 17:58

Não achas que os mercados de dívida estão em contra-ciclo? No fim de Junho a dívida alemã a 10 anos estava a render 3.47 e hoje rende apenas 3.28.

O mercado não devia estar a retirar dinheiro dos bonds para meter em acções? Mercados accionistas em alta com taxas a descer... enfim de desconfiar.

O EUR/USD já sabes, enquanto não passar dos 1.50 não me convence, mas já dizia o Oscar, "sell the 2nd top, buy the 3rd..." e estamos a chegar ao terceiro ataque aos 1.50.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por djovarius » 23/11/2009 17:51

Boa tarde a todos,

E esta segunda-feira começa com uma nota positiva, como era de esperar.
Que dizer quando a renda fixa mantém um comportamento como se ainda estivéssemos no aude da crise financeira? Se os bilhetes do Tesouro dos EUA em USD rendem zero, então há mesmo liquidez em abundância, ou o mercado anda confuso?

Não me parece que haja confusão: é tudo bem claro, como se prova pelo petróleo a namorar os 80 USD e o EUR/USD a namorar 1.50, enquanto os mercados acionistas seguem em forte alta. Afinal, compensa não arriscar? Num mercado em tempos normais, costuma-se perguntar ao contrário, mas agora, com tamanha liquidez, a pergunta é mesmo aquela.
Hoje é um dia que espelha essa realidade, não sendo de estranhar os novos recordes no preço do Ouro.
Aliás, é bom acreditar que este metal precioso, mais do que outros ativos, tem ainda muito para andar, mesmo com alguns sobressaltos de permeio.

No forex, o EUR é um claro beneficiado, mas é de esperar que as divisas "high yield" sejam mais beneficiadas ainda, mesmo sendo daquelas que já chamaram um dia mercados emergentes.

Estamos num ambiente em tudo muito semelhante ao de 2003/4 ou mesmo já 2006/7 - mas num clima de taxas de juro muito radical em relação a esse passado recente, pelo que não se pode falar em repetição de história.

Abraço

djovarius

por djovarius » 18/11/2009 15:51

Boa tarde a todos,

Estamos de volta, agora direto da Renânia do Norte - Vestfália, no coração da velha Europa.
Os mercados continuam na mesma toada em relação à última vez que escrevi no tópico. Tendência positiva, com destaque para o Ouro, entres outros metais preciosos, agora num modo especulativo, ao contrário das energias e mesmo do mercado acionista. Não é de estranhar, pois o mercado continua com a sensação que a liquidez vai se manter elevada num quadro em que a Economia começa a perder aquela força da recuperação induzida pelos estimulos estatais. O elevado desemprego ainda está por atingir os máximos, pelo que não se pode esperar aumento do consumo, sobretudo de bens duradouros, para não falar do rei dos itens de longa duração - a habitação própria permanente.
Num quadro destes, o Ouro é rei e senhor. Com ou sem oscilações no IPC, a inflação monetária manter-se-á em alta e os juros em baixa, beneficiando alguma apetência pelo risco.

O EUR/USD ainda continua à espera de mais força de que bem precisa para essa resistência complicada em 1.50xx - mas não se pode negar que o interesse comprador está a suportar bem os longos do par e que estes ainda têm o jogo na mão.
Veremos em breve se isto vai pelo caminho que parece ou se surgirão dados novos nos mercados.

Abraço e viva Portugal

djovarius

por djovarius » 13/11/2009 18:50

Boas,

É bom de ver que os mercados continuam numa toada calma, menor volatilidade e a aproveitar bem a liquidez.
Depois de 2007 e sobretudo 2008 muito dificeis, começamos a assistir a alguma estabilização, embora nada de euforias, exceto no Ouro, fruto da perceção de extrema liquidez.

E o EUR/USD parece estar perto de atingir de novo os máximos do ano muito em breve, o que, como disse antes, deverá definir o futuro de curto a médio prazo do par, sendo resultado do que se vai passando também nos diversos mercados.

Abraço e bom fds

djovarius

por djovarius » 12/11/2009 19:43

Boa tarde / noite,

Muito me admirava eu por ver subidas nos mercados acionistas, ao verificar o EUR/USD e EUR/JPY com tendência de queda logo cedo, tal como o petróleo (o Ouro ainda resistiu um pouco, porque está mesmo de todo "bull"), o que normalmente indica queda na generalidade dos mercados. Até poderia ser a excepção da regra, mas não foi desta...

Isto demonstra que estamos aqui num momento importante dos mercados, com algumas resistências interessantes, a que eu chamaria até mais de pontos de referência para o curto prazo, como os 1.100 pontos no SPX ou os 80 dólares no light crude e claro, a zona de 1.50xx no EUR/USD que não cedeu à 2ª tentativa.
Só tem mais uma ou duas chances nas próximas sessões, sob pena de revisitar 1.45xx de uma forma muito rápida.

Será que vamos ter outro inverno de nervos nos mercados ? Os próximos dias darão os sinais necessários a esta resposta. Por hoje, não gosto de ver a BOV em São Paulo a ceder mais de 2%, mas isso ainda pode ser só fogo de vista...

Abraço

dj

por EuroVerde » 11/11/2009 15:22

in JN

A convicção é do ex-ministro das Finanças, Kenneth Clarke, que não acredita que o governador do Banco de Inglaterra decida um aumento das taxas de juro nos próximos 12 meses.

O banco central britânico mantém desde Março a taxa de juro de referência no nível mínimo histórico de 0,5%, num esforço para combater a recessão.

“O Governador do Banco [Mervyn King] vai enfrentar uma decisão absolutamente crucial”, lembrou Clarke, citado pela Bloomberg no dia em que o banco irá divulgar as previsões do crescimento económico e da inflação.

O ex-ministro das Finanças do último Executivo conservador do país, entre 1993 e 1997, mostrou-se ainda convicto que “todas as influências desinflacionárias são tão fortes que as pressões inflacionárias provavelmente não se irão materializar nos próximos dois anos”.

por Branc0 » 10/11/2009 0:41

Tterra Escreveu:O que quer dizer que os mercados accionistas vão continuar a manter a tendência de ascendente!???

A confirmar-se um cenário é provável que o outro também se confirme,

por Tterra » 9/11/2009 19:41

Branc0 Escreveu:
djovarius Escreveu:Hoje, tudo bem para a perspetiva anterior. O par EUR/USD namora 1.50 e tem boas condições para, em breve, testar os máximos do ano, a caminho de valores mais próximos do máximo histórico. A ver vamos...

É a minha barreira bull/bear no par. E desta vez já não shorto :)

O que quer dizer que os mercados accionistas vão continuar a manter a tendência de ascendente!???

Abraço.

Registado: 15/6/2009 12:04

por Branc0 » 9/11/2009 17:25

EuroVerde Escreveu:Não entendemos, que rendimentos em %%%% vai o Socrates tirar do investimento público. Que proveitos? Endivida-se mais e mais e o défice aumenta. Da maneira como o euro anda forte, é limpinho! vai custar a exportar. Não estou nada optimista em relação à economia e à bolsa.

Como diria o Marco, os défices andam a aumentar há décadas. Se voltamos aos "bons velhos tempos" não há nenhuma razão para deixarem de aumentar até chegar o dia em que deixaremos de achar a Islândia "uma coisa estranha que aconteceu".

Acho que estás a misturar conceitos. É como te digo, eu consigo apresentar-te um cenário bull para o EUR e um cenário bull para o USD ambos baseados em fundamentais. Obviamente um deles estará errado mas são ambos convincentes e em muito dependem das acções dos bancos centrais no entretanto.

Não te aconselho a ir pelos fundamentais nesta altura do mercado.

por EuroVerde » 9/11/2009 17:10

Branc0 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Se fosse para pagar em dinheiro já o teriam pago e a balança não era deficitária. Onde vai o governo arranjar dinheiro a não ser com venda de ouro ou impostos?
Quando começarem a pensar que a economia já vai em crescimento, aí começam a tentar o combate ao défice e catrapus! no ouro e nas bolsas.

A dívida nova paga a dívida velha. Não há outra forma de funcionar e os bancos centrais precisam do ouro para "outras coisas".

Não entendemos, que rendimentos em %%%% vai o Socrates tirar do investimento público. Que proveitos? Endivida-se mais e mais e o défice aumenta. Da maneira como o euro anda forte, é limpinho! vai custar a exportar. Não estou nada optimista em relação à economia e à bolsa.

por Branc0 » 9/11/2009 16:56

EuroVerde Escreveu:Se fosse para pagar em dinheiro já o teriam pago e a balança não era deficitária. Onde vai o governo arranjar dinheiro a não ser com venda de ouro ou impostos?
Quando começarem a pensar que a economia já vai em crescimento, aí começam a tentar o combate ao défice e catrapus! no ouro e nas bolsas.

A dívida nova paga a dívida velha. Não há outra forma de funcionar e os bancos centrais precisam do ouro para "outras coisas".

por EuroVerde » 9/11/2009 16:45

Se fosse para pagar em dinheiro já o teriam pago e a balança não era deficitária. Onde vai o governo arranjar dinheiro a não ser com venda de ouro ou impostos?

por Branc0 » 9/11/2009 16:30

EuroVerde Escreveu:Mas então quando chegar a altura dos governos começarem a combater o défice, não terão que arranjar dinheiro indo vender as reservas de ouro?

Grande confusão que ai vai... que tem o défice a ver com o ouro? Para que é que vão vender ouro se podem pagar em papel?

E o crédito para o futuro não será mais restrito ou é à lagardere como antes?

Se o sistema tem alguma hipótese de continuar terá de ser como dantes, a máquina não pode parar sob pena de implodir... por outro lado, ao continuar garante que explode.

It is a matter of "when" not "if".

por EuroVerde » 9/11/2009 16:23

Mas então quando chegar a altura dos governos começarem a combater o défice, não terão que arranjar dinheiro indo vender as reservas de ouro? E o crédito para o futuro não será mais restrito ou é à lagardere como antes? Estou bear no euro, bull no dólar.

por Branc0 » 9/11/2009 15:30

djovarius Escreveu:Hoje, tudo bem para a perspetiva anterior. O par EUR/USD namora 1.50 e tem boas condições para, em breve, testar os máximos do ano, a caminho de valores mais próximos do máximo histórico. A ver vamos...

É a minha barreira bull/bear no par. E desta vez já não shorto :)

por djovarius » 9/11/2009 13:55

Boa tarde a todos,

Antes de mais, temos já aqui um espaço para debater. Continuo a defender a "força" do EUR, mas como sempre, a força deste não é mais do que um produto da fraqueza do USD. Repare-se que não é o EUR que sobe em relação à totalidade ou quase das principais divisas, mas sim o USD que perde para todas as divisas, nem tanto para o JPY, mas perde para as principais divisas europeias e mais ainda para as dos "mercados emergentes".
Além disso, Euribor ou outras taxas de referência do velho continente, não têm tido qualquer relação com a cotação do EUR.
O mundo das divisas ainda é muito dependente do que se passa com o dólar, este é o eixo de todo este mercado, goste-se ou não.
E por isso, acredito em mais do mesmo. Com juros baixos e abundante liquidez, tudo leva à venda do USD contra as demais divisas, tudo leva à compra de Ouro e outras "commodities" - há que transformar a excessiva liquidez em algo que "renda" alguma coisa que se veja.
Não tenhamos ilusões: não é uma possível (veremos) elevação dos juros em algumas décimas que vai mudar o estado das coisas. Só juros reais positivos numa economia punjante pode mudar verdadeiramente esta situação. Penso que ainda estamos longe de tal realidade e que tal não acontecerá tão cedo.

Hoje, tudo bem para a perspetiva anterior. O par EUR/USD namora 1.50 e tem boas condições para, em breve, testar os máximos do ano, a caminho de valores mais próximos do máximo histórico. A ver vamos...

Abraço a todos

djovarius

por EuroVerde » 7/11/2009 1:36

Boas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não partilho da visão do DJ.
Pelo facto da euribor estar a bater novos mínimos pode ser expectável um topo no EUR/USD. Um dia do ano que vem, acredito que será a Fed a subir juros em primeiro lugar face ao BCE e também antes ainda, os bancos a necessitarem de mais dinheiro e esbajarem-no com bonús aos Gestores, etc..
Tenho uma visão diferente que é, o topo do eur/usd dólar está feito e agora podemos nas semanas seguintes ter uma pasmaceira de lateralização a pender para o lado bear dando vantagem ao dólar. Concerteza! Sei que existe alguns membros do Caldeirão que defendem que os tempo futuros vão ser de deflação. Partilho dessa ideia mas não na sua totalidade. Pois isto há-de andar com escaladas de inflãcção intercaladas de deflacção apanhando de surpresa os menos informados.
Em Agosto Mr.Buffett disse que Obama tinha que emitir um 2ºpacote de estímulos à economia, aí o mercado lateralizou, depois a escalada continuou e em Setembro Buffett noticiou que ainda estava a comprar empresas apesar da enorme subida do mercado. O mercado susteve-se porque alguém quis/quer, são as massas em funcionamento, e um outro alguém a vender enquanto é tempo porque sabe que na verdade, a especulação anda à toa da maré do mercado e assim se sai e entra conforme os ajustes mais desejaveis da minoria.
Ainda não! Mas a partir de agora é esperado maior regulação financeira e isso significa menores ganhos sustentados em bull market. Por ventura existirá maior volatidade.
As medidas hoje tomadas vão ter efeitos a longo prazo, bem como todas as decisões que foram tomadas e ainda as que estão por ser postas em prática.
Que será feito dos activos tóxicos em quarentena?
Num futuro próximo, os politicos ao sentirem que a economia não está a progredir da forma como desejavam, vão certamente começar a olhar para o tratamento do défice e a porca torce o rabo.
Acabam-se os estimulos continuos à economia? E os bancos não concedem crédito? E o que será feito do ouro e das divisas menos liquidas? Mais alguma para morrer aos bocadinhos no longo prazo?
Obama ao garantir um serviço de saúde gratuito nos EUA vai fazer com que as empresas não recebam do estado aquilo que desejariam e as farmaceuticas e seguradoras vão ter por esta via fortes problemas, deverão então encanalizar-se mais para a exportação e procurar novos mercados onde?
Os Chineses ao colocarem seus produtos a preço de pechincha no Ocidente estão a papar o dinheirinho todo do sistema nosso, mas a necessidade é mãe da invensão por isso faz sentido a longo prazo começar a poupar indo aos chineses pagar menos pelos produtos. Assim um país/comunidade poderá poupar ao longo dos tempos futuros. Daí os tempos que se avizinham serem de terrível crise para a classe média/inferior.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Ferreiratrade, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 118 visitantes