Situação técnica de alguns papéis do PSI20
Olha que tem aqui, de 30 de Outubro:
Deixo o grafico actualizado, dizendo que continua muito discreta e não vejo grandes motivos de interesse do ponto de vista técnico no papel. Há uma série de papéis que se têm comportado sistematicamente melhor...
MarcoAntonio Escreveu:Passando para a EDP, uma espécie de bela adormecida que passou praticamente todo este tempo a lateralizar, agora temos a mesma zona que vinha funcionando como resistência a passar a suporte. Nunca chegou a ser um título particularmente interessante durante este período...
A irmã mais nova EDPR já teve uma performance bem interessante mas nos últimos meses perdendo interesse passando cada vez mais ao lado das fortes subidas que ia ocorrendo um pouco por todo o lado. Poderá argumentar-se que os 6.65 euros formam um pequeno suporte horizontal, mais baixo temos a zona dos 6 euros, creio que mais importante.
Deixo o grafico actualizado, dizendo que continua muito discreta e não vejo grandes motivos de interesse do ponto de vista técnico no papel. Há uma série de papéis que se têm comportado sistematicamente melhor...
- Anexos
-
- EDP091118.png (17.46 KiB) Visualizado 9512 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,se possivel dá lá um cheirinho da edp ,visto que já a muito que nao se fala dela por estes lados.
obrigado
obrigado
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Já longe de ser decepcionante no seu todo, a performance da GALP nos últimos meses ficou um tudo nada aquém das minhas expectativas. Há umas semanas atrás eu considerava os 14 euros como um alvo para o papel). Contudo, desenvolveu-se uma nova resistência pelos 12.70 euros e o título está a ter uma aparente dificuldade em ultrapassar estes níveis. Ainda é possível que vá a aqueles valores e se passar esta resistência continuaria a ver os 14 euros como o target natural seguinte.
O comportamento geral é Bullish mas aqueles dois toques nos 12.70 euros são para já sugestivos e na verdade, em termos de curto/médio-prazo, não estou agora muito optimista no papel.
Enquanto se mantiver acima dos 11 euros porém, não há razões para dramas.
Fica o gráfico actualizado...
Este é um artigo de opinião e não constitui aconselhamento financeiro ou uma recomendação de compra ou venda.
O comportamento geral é Bullish mas aqueles dois toques nos 12.70 euros são para já sugestivos e na verdade, em termos de curto/médio-prazo, não estou agora muito optimista no papel.
Enquanto se mantiver acima dos 11 euros porém, não há razões para dramas.
Fica o gráfico actualizado...
Este é um artigo de opinião e não constitui aconselhamento financeiro ou uma recomendação de compra ou venda.
- Anexos
-
- GALP091118.png (17.64 KiB) Visualizado 8688 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Continuando com mais um par de upadtes, a vez das "outras" Sonaes.
A Sonae Industria tem tido um comportamento algo decepcionante, o que de resto se estende à Sonaecom. Os dois papéis - num mercado de domínio Bull - apresentam tendências de médio-prazo que são essencialmente laterais, constrastando vigorosamente com a "casa mãe", tão mais interessante tecnicamente.
Ambos os papéis têm resistências relativamente bem definidas. A Sonaecom tem um claro obstáculo nos 2.10 euros enquanto a Sonae Industria apresenta uma resistência em torno dos 2.85 euros. Abaixo destas fasquias, os papéis estão literalmente a passar ao lado do "bull".
A nível de suportes, o cenário é menos claro. Em todo o caso, se a Sonae.com passar abaixo dos 1.60 euros ficará com um terrível aspecto técnico. Na Sonae Industria será algo como os 2 euros...
A Sonae Industria tem tido um comportamento algo decepcionante, o que de resto se estende à Sonaecom. Os dois papéis - num mercado de domínio Bull - apresentam tendências de médio-prazo que são essencialmente laterais, constrastando vigorosamente com a "casa mãe", tão mais interessante tecnicamente.
Ambos os papéis têm resistências relativamente bem definidas. A Sonaecom tem um claro obstáculo nos 2.10 euros enquanto a Sonae Industria apresenta uma resistência em torno dos 2.85 euros. Abaixo destas fasquias, os papéis estão literalmente a passar ao lado do "bull".
A nível de suportes, o cenário é menos claro. Em todo o caso, se a Sonae.com passar abaixo dos 1.60 euros ficará com um terrível aspecto técnico. Na Sonae Industria será algo como os 2 euros...
- Anexos
-
- SONI091118.png (18.09 KiB) Visualizado 8763 vezes
-
- SNC091118.png (17.58 KiB) Visualizado 8769 vezes
- Registado: 24/4/2008 12:20
Por agora não vou poder colocar mais updates, mas mais logo ao fim do dia ou eventualmente amanhã poderei continuar.
Já agora, tem aqui um breve comentário meu ao PSI20 para quem eventualmente possa estar interessado:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#689472
Já agora, tem aqui um breve comentário meu ao PSI20 para quem eventualmente possa estar interessado:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#689472
Pedido de Análise
Olá Marco,
Será que seria possível uma revisão à situação da:
GALP
PT
SEMAPA
SONI
Thks
Será que seria possível uma revisão à situação da:
GALP
PT
SEMAPA
SONI
Thks
MarcoAntonio Escreveu:A irmã mais nova EDPR já teve uma performance bem interessante mas nos últimos meses perdendo interesse passando cada vez mais ao lado das fortes subidas que ia ocorrendo um pouco por todo o lado. Poderá argumentar-se que os 6.65 euros formam um pequeno suporte horizontal, mais baixo temos a zona dos 6 euros, creio que mais importante.
Sobre a EDPR mantém-se este estado. Na verdade, mais do que manter, tem-se tornado mais evidente...
Depois de uma fase inicial onde juntamenteo com a GALP foi dos primeiros papéis a puxar o PSI20, ao longo dos últimos meses a EDPR tem-se vindo a tornar progressivamente mais desinteressante.
Neste momento descreve uma lateralização que dura há sensivelmente seis meses e como que já ameaça em tornar-se descendente. Agora tem estado praticamente sobre aquele pequeno suporte que eu referia em torno dos 6.65 euros e abaixo disso temos depois a zona dos 6 euros como provável suporte seguinte.
- Anexos
-
- EDPR091116.png (17.32 KiB) Visualizado 9352 vezes
On fire Escreveu:Marco,
Podias comentar a Sonae, ou os argumentos que utilizaste no último update ainda são válidos neste momento?
Qualquer ajuda da tua parte é bem vinda para mim?
Abraço
Não há muito a acrescentar: numa perspectiva de curto-prazo está numa zona algo neutra dado que a zona junto do euro tem estado a funcionar como resistência. Numa perspectiva mais alargada, apresenta uma tendência ascendente bastante consistente sendo no geral um dos papéis mais interessantes do PSI20.
Ao contrário do que acontece com a resistência, mais ou menos bem identificada, não vejo nenhum valor de suporte suficientemente relevante para servir de referência embora, se vier a ocorrer, uma quebra do último mínimo relativo feito ali pelos 0.85 euros seja só por si motivo de alarme.
- Anexos
-
- SON091116.png (17.99 KiB) Visualizado 9365 vezes
bravo27 Escreveu:Marco podias actualizar a zon????
Bons negócios
Aqui fica um breve update, bravo27.
A minha opinião geral é basicamente a mesma que era na página anterior aquando do último update.
Entrentanto a anterior zona de resistência tem funcionado com suporte e o título, após a sessão de hoje, parece querer voltar a subir. A sessão de hoje foi particularmente forte mas não devemos ver uma sessão isolada como reflectindo o comportamento geral do título. Afinal já outros títulos estavam em recuperação há várias sessões e aproximar-se dos seus máximos relativos. A Zon está muito longe deles.
De qq das formas eu não estou a dizer que a performance é desastrosa (o comportamento é mais bullish que bearish neste momento). Apenas que em termos relativos a performance tem sido e continua a ser pobre. Há outros títulos que têm mostrado de forma praticamente sistemática mais força relativa que a ZON.
Esta análise é um artigo de opinião e não constitui aconselhamento financeiro ou uma recomendação de compra ou venda.
- Anexos
-
- ZON091116.png (18.69 KiB) Visualizado 9643 vezes
- Registado: 24/4/2008 12:20
kkreukk Escreveu:Boa noite Quimporta e Marco.
Assim como uma grande parte dos participantes do fórum, levo em consideração as análises criteriosas e responsáveis do Marco...
Nao consigo encontrar o tópico "linhas de tendência seguidas à lupa"
Algum de voçês pode colocar aqui o link sff.
Obrigado e bons negócios
Boas noites. Os artigos do Marco são realmente de grande qualidade

Já que reparei na pergunta vou responder eu. Na página de entrada do caldeirão (aqui: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/index.php) tens vários outros tópicos, um deles, com o título "Biblioteca Online", tem como tema " Artigos Didácticos". Se entrares nele (aqui: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... m.php?f=30) encontras uma selecção de artigos do Ulisses e Marco (julgo que todos publicados no JN - mas não tenho certeza) em que o título do tópico é o título do artigo. Um deles é esse que referes, "linhas de tendência seguidas à lupa", mas tens muitos outros para longas horas de leitura e reflexão.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
QuimPorta Escreveu:cannot Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Dá para passar o exame...
Eu diria que a grossura da linha não é a mais adequada![]()
Marco, foi por isso que a nota não foi a melhor?
Abraço e desculpem a (meia) brincadeira
Citando o lobo mau... A grossura da linha "é para se ver melhor"...
Já o capuchinho vermelho diz que a grossura é mais importante que o tamanho...![]()
E tu que achas cannot?
Eu ainda não consigo saber quais as linhas que são mais importantes que outras, portanto muito menos sei ver se a grossura é adequada (ao tamanho). Mas acho que quando se tem muitas linhas (do mesmo tamanho ou não) a grossura começa a ser importante, não só para ver melhor, mas também para classificar em termos de importância (embora eu não saiba fazer isto).
Para mim, em relação a Linhas de tendência só tenho suas classificações, "aceitável" ou "um disparate completo" (pra citar o Marco), as outras classes ainda estão em stand by para ir aprendendo.
Abraço
ps - afinal o Marco tinha dito exactamente "um disparate completo", erro meu, mas penso que é a mesma ideia - tinha dito qqr coisa como que não tendo ponta por onde se lhe pegue, o que realmente faz mais sentido quando estamos a pensar em grossuras e comprimentos.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
cannot Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Dá para passar o exame...
Eu diria que a grossura da linha não é a mais adequada![]()
Marco, foi por isso que a nota não foi a melhor?
Abraço e desculpem a (meia) brincadeira
Citando o lobo mau... A grossura da linha "é para se ver melhor"...
Já o capuchinho vermelho diz que a grossura é mais importante que o tamanho...

E tu que achas cannot?
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg