Dados pra hoje ...
Zeb_PT Escreveu:Desculpem estar a meter a minha colherada mas apenas estão a dicordar no nivel de simplificação...
Considerando o atirar uma moeda ao ar, numa situação de moeda perfeita, condições perfeitas, etc, etc, temos uma situação de 50/50.
Considerando uma situação em que o mercado está bull, significa que existe maior probabilidade à partida, existem condicionantes (recuperação económica por exemplo) que fazem com que haja maior probabilidade de uma acção subir do que de descer, logo teremos >50% probabilidade de subir e <50% de probabilidade de descer.
O exemplo do Elias, da chuva no verão é perfeita, pois devido à altura do ano (inclinação do planeta (ou do eixo de rotação) em relação ao eixo de translação) existe uma maior probabilidade de chover no Inverno do que no Verão. Logo podemos dizer que no Verão existe <50% de probabilidade de chover (em contraponto com não chover).
Basicamente temos três situações no mercado:
- Bull -> +50% de probabilidade de uma qq acçaõe scolhida ao acaso subir
- Lateralização -> 50% de probabilidade de uma qq acçaõe scolhida ao acaso subir
- Bear -> -50% de probabilidade de uma qq acçaõe scolhida ao acaso subir
Mas não podemos esquecer de outra coisa. Embora possamos estar num Bull market a probabilidade de acção subir tem haver com o valor da cotação onde se encontra pois se estiver em cima duma resistencia a probabilidade de subir já não será a mesma se estiver em cima de um suporte em condições iguais do mercado(bull), como tal, o conceito de bull embora influencia na probabilidade haverá outros factores a ter em conta, e a probabilidade final será a resultante dos somatórios desses factores
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Desculpem estar a meter a minha colherada mas apenas estão a dicordar no nivel de simplificação...
Considerando o atirar uma moeda ao ar, numa situação de moeda perfeita, condições perfeitas, etc, etc, temos uma situação de 50/50.
Considerando uma situação em que o mercado está bull, significa que existe maior probabilidade à partida, existem condicionantes (recuperação económica por exemplo) que fazem com que haja maior probabilidade de uma acção subir do que de descer, logo teremos >50% probabilidade de subir e <50% de probabilidade de descer.
O exemplo do Elias, da chuva no verão é perfeita, pois devido à altura do ano (inclinação do planeta (ou do eixo de rotação) em relação ao eixo de translação) existe uma maior probabilidade de chover no Inverno do que no Verão. Logo podemos dizer que no Verão existe <50% de probabilidade de chover (em contraponto com não chover).
- Lateralização -> 50% de probabilidade de uma qq acçaõe scolhida ao acaso subir
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
mnfv Escreveu:crg, em Agosto a probabilidade de um dia chover é de 50%?
O teu lapso é que o universo não é chover/não chover, isso são as hipóteses. O universo é o total de dias em que pode chover ou não chover. Para calcular a probabilidade podes analisar uma amostra e então obténs uma probabilidade que pode ou não ser 50%.
Estou surpreendido com a chuva de reacções à simples e verdadeira afirmação que fiz.
Trata-se apenas de aplicar o conceito mais simples de probabilidade, em termos matemáticos.
mnfv, o teu exemplo não serve, porque não é comparável. Não há lapso algum da minha parte quanto ao universo a considerar: é constituído apenas e exactamente por dois acontecimentos possíveis, isto é, um índice ou sobe ou desce (não considerando a lateralização).
E já agora, agradeço que não venham com outros exemplos que não são comparáveis e que envolvem conceitos de probabilidade condicionada.
Abraços.
Editado pela última vez por crg em 13/11/2009 18:10, num total de 1 vez.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Meus amigos,
Vamos lá ver se nos entendemos,penso que a bolsa neste momento está num daqueles momentos indefinidos que tanto parece que vai para cima(melhores resultados das empresas), como de repente já não parece(correcção técnica dos indices) e eu efectivamente não gosto muito disto...
Foi isto que quis dizer no meu post mais abaixo
Abraço
Vamos lá ver se nos entendemos,penso que a bolsa neste momento está num daqueles momentos indefinidos que tanto parece que vai para cima(melhores resultados das empresas), como de repente já não parece(correcção técnica dos indices) e eu efectivamente não gosto muito disto...
Foi isto que quis dizer no meu post mais abaixo

Abraço
Ai estes são os filhos do Dragão...
- Registado: 14/1/2009 19:06
crg Escreveu:Por definição, num determinado universo de acontecimentos possíveis (neste caso 2, de subida ou descida) a probabilidade calcula-se dividindo o número dos ocorrências (neste caso 1) pelo número de acontecimentos possíveis. Portando, 1 a dividir por 2 é igual a 0,5.
Esse exemplo da chuva, está de acordo com o que afirmei!
Olha que não! isso só é verdade se os diferentes acontecimentos possíveis forem equiprováveis. Se não forem, tens de aplicar um facto de ponderação que é a frequência de ocorrência.
Vou dar um exemplo mais claro: imagina que em vez de chuva vamos falar de trovoada. Pode haver trovoada ou não haver trovoada. Pela tua lógica a probabilidade de haver trovoada é de 50% (porque há dois acontecimentos possíveis). Mas se eu disser que só tens trovoada em 10 dias do ano isso corresponde a 3% dos dias, logo a probabilidade de haver trovoada é 0,03.
O que dizes?
Editado pela última vez por Elias em 13/11/2009 17:48, num total de 1 vez.
- Registado: 5/11/2002 12:21
crg, em Agosto a probabilidade de um dia chover é de 50%?
O teu lapso é que o universo não é chover/não chover, isso são as hipóteses. O universo é o total de dias em que pode chover ou não chover. Para calcular a probabilidade podes analisar uma amostra e então obténs uma probabilidade que pode ou não ser 50%.
crg Escreveu:Elias Escreveu:crg Escreveu:Não é conclusão, é constatação, pois ou sobe ou desce. Também pode lateralizar, mas nunca indefinidamente. Ou não é assim?
Não concordo, e vou explicar com um exemplo:
eu posso dizer que a probabilidade de chover é de 50%, porque ou chove ou não chove. Concordas com isto?
Amigo Elias, vamos lá ver se nos entendemos, sem complicar o que é simples.
Por definição, num determinado universo de acontecimentos possíveis (neste caso 2, de subida ou descida) a probabilidade calcula-se dividindo o número dos ocorrências (neste caso 1) pelo número de acontecimentos possíveis. Portando, 1 a dividir por 2 é igual a 0,5.
Elias Escreveu:crg Escreveu:Não é conclusão, é constatação, pois ou sobe ou desce. Também pode lateralizar, mas nunca indefinidamente. Ou não é assim?
eu posso dizer que a probabilidade de chover é de 50%, porque ou chove ou não chove. Concordas com isto?
Amigo Elias, vamos lá ver se nos entendemos, sem complicar o que é simples.
Por definição, num determinado universo de acontecimentos possíveis (neste caso 2, de subida ou descida) a probabilidade calcula-se dividindo o número dos ocorrências (neste caso 1) pelo número de acontecimentos possíveis. Portando, 1 a dividir por 2 é igual a 0,5.
Pois, a grande vantagem de estar a favor da tendência dominante (sem prejuizo de que ela possa mudar) é que a percentagem de estar certo nos mercados é muito superior a 50% a prazo. São famosos os estudos dos animais que constituem carteiras de acções que batem a média dos investidores
A grande vantagem deles deve ser que não complicam
e já agora não fazem overtrading

A grande vantagem deles deve ser que não complicam

Elias Escreveu:crg Escreveu:Não é conclusão, é constatação, pois ou sobe ou desce. Também pode lateralizar, mas nunca indefinidamente. Ou não é assim?
eu penso que: a probabilidade de subir ou descer é 50% 50% mas existem variáveis que influenciam directamente esses valores, quais e em que percentagens? sabemos algumas como os varios indicadores e dados que todos os dias saem mas nunca as sabemos todas. Todos os dias essas variáveis afectam esses 50% de maneira diferente!
abraço
bons trades
abraço
bons trades
- Registado: 18/6/2009 10:06
crg Escreveu:Não é conclusão, é constatação, pois ou sobe ou desce. Também pode lateralizar, mas nunca indefinidamente. Ou não é assim?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:crg Escreveu:O que vale é que a probabilidade de acerto é de 50%
Já agora como chegas a esta conclusão?
Não é conclusão, é constatação, pois ou sobe ou desce. Também pode lateralizar, mas nunca indefinidamente. Ou não é assim?
borntired Escreveu:...nem tudo que parece é, a unica maneira de acertar é ir contra a maioria... o que não quer dizer ir contra a maioria do dinheiro!
Sim, por vezes. Mas outras vezes o que parece também é.
O que vale é que a probabilidade de acerto é de 50%, incomparavelmente acima de qualquer jogo ou lotaria. Além das protecções (stops) que felizmente estão ao nosso dispor, assegurando que se não se ganha, também não se perca muito.
crg Escreveu:Parece-me que terei descoberto uma espécie de "santo graal". Um indicador contrário quase perfeito: "o meu pensamento", pois, ultimamente, as reacções têm sido exactamente ao contrário do que imagino em termos tendenciais e quase milimetricamente no que a pivots se refere.
Já somos dois.
Isto não está fácil compreender...
Bons negócios
Ai estes são os filhos do Dragão...
- Registado: 14/1/2009 19:06
Parece-me que terei descoberto uma espécie de "santo graal". Um indicador contrário quase perfeito: "o meu pensamento", pois, ultimamente, as reacções têm sido exactamente ao contrário do que imagino em termos tendenciais e quase milimetricamente no que a pivots se refere.
Elias Escreveu:crg Escreveu:"Esgotadas" essas ordens de compra, imagino que voltará para baixo.
A verdade é que já está a valores superiores aos que tinha quando saíram os dados.
Pois, desta vez aquela interpretação, não funciona, embora funcione e tenha funcionado em muitas outras ocasiões.
A verdade é que os mercados são uma verdadeira caixa de surpresas.
Se é dumb money a entrar ou não só se saberá nas cenas dos próximos capitulos
crg Escreveu:Elias Escreveu:Bem já anulou a queda toda.
Estas reacções aos indicadores muitas vezes são de curta duração...
Eu interpreto assim: o tombo é uma resposta natural à má notícia. Depois existiria uma batelada de ordens longas (na maioria automáticas) na zona dos 1085 que sustenta a queda e provoca mesmo uma pequena reacção em alta. "Esgotadas" essas ordens de compra, imagino que voltará para baixo.
Abraços.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot] e 143 visitantes