Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Linhas de Tendencia

por MarcoAntonio » 17/11/2009 10:38

hmaavv Escreveu:Estou com uma dúvida ...

Já estive a reler "Linhas de tendência vistas à lupa " mas não fiquei totalmente esclarecido ,

no Gráfico IBEX a lta que tracei perde validade/importancia ao utilizar o minimo relativo de 30 de março e não o minimo absoluto de 10 de março ?

Sem dúvida que a linha que traçaste é mais consistente (e logo provavelmente mais útil) do que uma traçada a partir do mínimo absoluto.

Nada obriga a que a linha passe pelo mínimo absoluto e até tenho a vaga ideia de falar disso no artigo, os primeiros máximos/mínimos por vezes não estão em linha com os posteriores. O que é natural, repara bem: a menos que tudo já esteja definido à priori, porque razão o desenho da tendência haveria de estar definido logo no primeiro momento como se o mercado soubesse exactamente o que ia fazer nos meses seguintes? A tendência, muitas vezes, vai-se formando...

Por vezes começa lenta e depois acelera. Por vezes começa rápido e depois desacelera. Isso vai fazer com que os primeiros máximos/mínimos possam estar deslinhados do resto. Nada de especial.

Em caso de dúvida em sugiro a comparação com uma média móvel dentro do mesmo prazo temporal da LT. Se forem relativamente paralelos, provavelmente a LT é uma boa descrição da tendência em vigor.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Linhas de Tendencia

por LCTN » 17/11/2009 1:10

AragaoHenriques Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Na página inicial do Jornal de Negócios onde esta esta parte?
Não encontro...

Pois.. O link que o Sr. LCTN deu, na altura tinha la a tabela. Mas agora nao tem.

Agora tenho uma duvida sobre indicadores e osciladores.
Que periodos devemos utilizar, por exemplo, nas medias moveis se quisermos fazer uma analise a curtissimo prazo (1 ou 2 semanas)?
Existe alguma sequencia logica, onde o periodo e baseado no tempo que queremos observar?

Desde ja, obrigado

Deixemos o "Sr." de lado :wink:. Normalmente é carregar em "Investidor Privado" que está à esquerda na barra vertical, e depois lá no meio aparece "Preços Alvo" :wink:.

hmaavv Escreveu:Estou com uma dúvida ...

Já estive a reler "Linhas de tendência vistas à lupa " mas não fiquei totalmente esclarecido ,

no Gráfico IBEX a lta que tracei perde validade/importancia ao utilizar o minimo relativo de 30 de março e não o minimo absoluto de 10 de março ?

Na minha modesta opinião, não perde validade. As linhas de tendência podem ter horizontes temporais diferentes, longo, médio ou curto prazo. Pelo que essa linha me parece perfeitamente válida. Alguém com mais conhecimentos disto que me corrija se tiver errado sff :wink:

Cumprimentos.

Registado: 4/6/2009 11:29

Linhas de Tendencia

por hmaavv » 17/11/2009 0:53

Estou com uma dúvida ...

Anexos
ibex.png
ibex.png (72.99 KiB) Visualizado 8015 vezes

Registado: 14/1/2008 0:05

por aragaohenriques » 12/11/2009 13:24

Sr_SNiper Escreveu:Na página inicial do Jornal de Negócios onde esta esta parte?
Não encontro...

Pois.. O link que o Sr. LCTN deu, na altura tinha la a tabela. Mas agora nao tem.

Agora tenho uma duvida sobre indicadores e osciladores.
Que periodos devemos utilizar, por exemplo, nas medias moveis se quisermos fazer uma analise a curtissimo prazo (1 ou 2 semanas)?
Existe alguma sequencia logica, onde o periodo e baseado no tempo que queremos observar?

Desde ja, obrigado

Registado: 3/11/2009 22:59

por Sr_SNiper » 9/11/2009 21:45

Na página inicial do Jornal de Negócios onde esta esta parte?
Não encontro...

Registado: 27/6/2009 22:08

por LCTN » 9/11/2009 12:56

Sr_SNiper Escreveu:Bom dia,
Onde é que costumam ver os price-target das diversas cotdas do PSI20?
Obrigado

Boas,

Eu costumo ver aqui:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=395201

Cumprimentos.

por Sr_SNiper » 9/11/2009 12:19

Bom dia,
Onde é que costumam ver os price-target das diversas cotdas do PSI20?
Obrigado

por Nobody_ » 6/11/2009 13:08

Yugovic09 Escreveu:Bom dia,
Que implicações tem o facto de um warrant estar out of money? Quais as desvantagens?

(pf não me mandem ler os pdf's do big, etc etc) :lol:

Obrigado,
Yugo09

Não é uma questão de vantagem ou desvantagem

Estar out-of-money indica que o seu valor intríseco é zero. Apenas tem valor temporal.

Ou seja, se o warrant chegar à maturidade com o subjacente no nível actual vale zero. Caso o mantenhas até à maturidade, irás ter uma perda total.

Nbdy

Registado: 1/9/2009 16:50

por Yugovic09 » 6/11/2009 12:52

Bom dia,
Que implicações tem o facto de um warrant estar out of money? Quais as desvantagens?

(pf não me mandem ler os pdf's do big, etc etc) :lol:

Obrigado,
Yugo09

Registado: 7/7/2009 14:34

por MarcoAntonio » 5/11/2009 21:43

AragaoHenriques Escreveu:Outra questao (Desculpem o vasto leque de perguntas)

Quais sao os vossos indicadores e osciladores preferidos?

Pergunto isto, porque ja li em varios post's utilizadores a "falar mal" das medias moveis.

Desde ja, obrigado

[[]]

Podes considerar a hipótese de não utilizar nenhum. Ao longo do tempo fui reduzindo o meu leque de "indicadores preferidos" ao ponto de actualmente não utilizar nenhum...
:wink:

Se tiveres curiosidade em saber então que raio eu utilizo, deixo aqui um texto com uma descrição sintética recente:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#686217
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por aragaohenriques » 5/11/2009 21:04

Outra questao (Desculpem o vasto leque de perguntas)

Quais sao os vossos indicadores e osciladores preferidos?

Pergunto isto, porque ja li em varios post's utilizadores a "falar mal" das medias moveis.

Desde ja, obrigado

[[]]

por Ulisses Pereira » 5/11/2009 19:59

Sim, podes usar. O princípio é o mesmo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MADxMAX » 5/11/2009 19:58

Ulisses Pereira Escreveu:Madmax, estás a falar de acções, CFd`s ou futuros?

Um abraço,
Ulisses

Boas...Ulisses...
No caso concreto que tenho neste momento é um CFD, entrei curto e queria saber se o trailing stop também anda para baixo conforme o step.

Obrigado.

MADxMAX

Registado: 27/12/2008 23:33

por aragaohenriques » 5/11/2009 19:48

LCTN Escreveu:
AragaoHenriques Escreveu:Gostaria que me tirassem esta duvida.

Muito se fala em graficos, qual o melhor, qual o mais pratico, quais os gratuitos. Ja ouvi falar do ProRealTime, das proprias ferramentas incluidas nas plataformas do SaxoBank, entre outras. Gostaria de saber, porque ninguem fala do Jornal de negocios? Existe algum problema?

Desde ja, obrigado

[[]]

O JN é mais limitado a nível de ferramentas e não grava as tuas linhas ou indicadores escolhidos por exemplo. Eu quando preciso de dar uma olhadela rápida num determinado gráfico uso o JN, mas para coisas mais elaboradas sem dúvida o Pro :wink: .

A plataforma do SaxoBank não conheço, por isso não opino :wink: .

Cumprimentos

Obrigado.

Outra duvida, que periodos deve-se usar para o indicador media movel simples, MACD, e para osciladores como o RSI, Momentum e o estocastico para o curtissimo prazo (tipo day trader, mas nao ter que fechar a posicao no mesmo dia) e que area do grafico devemos analisar? 1,3,6,12 meses? ou mais?

Obrigado

por Ulisses Pereira » 5/11/2009 19:40

Madmax, estás a falar de acções, CFd`s ou futuros?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Entrar curto com Trailing Stop

por MADxMAX » 5/11/2009 19:36

Boas a todos, sabem indicar-me se entrando curto num título, podemos usar o trailing stop ? ou seja, ele irá comportar-se conforme o valor desce ele acompanha e segura a subida conforme o step ?
Resumindo será tudo ao contrário quando compramos e usamos a trailing.
Ainda tentei que me explicassem na plataforma que uso, mas divagaram...e depois lixo-me eu se correr mal...

Obrigado...

MADxMAX :?

Registado: 27/12/2008 23:33

por LCTN » 5/11/2009 19:19

AragaoHenriques Escreveu:Gostaria que me tirassem esta duvida.

Muito se fala em graficos, qual o melhor, qual o mais pratico, quais os gratuitos. Ja ouvi falar do ProRealTime, das proprias ferramentas incluidas nas plataformas do SaxoBank, entre outras. Gostaria de saber, porque ninguem fala do Jornal de negocios? Existe algum problema?

Desde ja, obrigado

[[]]

O JN é mais limitado a nível de ferramentas e não grava as tuas linhas ou indicadores escolhidos por exemplo. Eu quando preciso de dar uma olhadela rápida num determinado gráfico uso o JN, mas para coisas mais elaboradas sem dúvida o Pro :wink: .

A plataforma do SaxoBank não conheço, por isso não opino :wink: .

Cumprimentos

por aragaohenriques » 5/11/2009 17:48

Gostaria que me tirassem esta duvida.

Desde ja, obrigado

[[]]

por Taker » 5/11/2009 14:03

Bokas Escreveu:Pode ter haver com as dimensões do avatar que queres colocar, máximo admissivel 100x100 - 24 kb

Já havia verificado essa situação e julgo que não será essa a justificação, pois a imagem não ultrapassa esses limites!!!!
"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas." (Hodding Carter)

Registado: 3/11/2009 10:37

por Bokas » 5/11/2009 13:27

Pode ter haver com as dimensões do avatar que queres colocar, máximo admissivel 100x100 - 24 kb

Registado: 20/5/2008 12:54

Como inserir o avatar

por Taker » 5/11/2009 13:23

Bom dia!

Alguém me pode dizer como inserir o avatar?

Estou no "perfil" e julgo estar a proceder conforme indicado, mas após selecionar e submeter, o avatar não aparece!!

Obgrigado!
"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas." (Hodding Carter)

Registado: 3/11/2009 10:37

por MarcoAntonio » 5/11/2009 9:44

Sr_SNiper Escreveu:Boa noite,
Apenas para saber se é mesmo assim

Relativamente ao TRAILING STOP ORDER

Para o exemplo seguinte temos a acção comprada a 11,84EUR, assim acontece o seguinte:

1-Uma ordem STOP a 11,20EUR (Se a cotação chegar aos 11,20 é vendida ao melhor)
2-Até o valor da acção chegar a 11,940 a ordem stop mantem-se a 11,20.
3.Se a acção chegar a 11,95 a ordem stop passa para 11,21, se chegar a 11,96, a ordem
stop passa para 11,22... ( defeni 0,10EUR de TRAILING STEP)
4. Se por exemplo defenir 0,00EUR de TRAILING STEP, a ordem stop move-se no
mesmo montante que a acção e logo que a acçao suba.
Por exemplo a acção passa para 11,85 a ordem stop passa para 11,21.
Agradeço o esclarecimento.
Obrigado

É quase isso. Mas tem aí umas pequenas incorrecções...

Quando a cotação avançar (se avançar) 0.1 euros para 11.94, o stop passa para 11.30. O próximo avanço só ocorre quando a cotação avançar outros 0.1 euros dado que foi esse o step (degrau) definido.

Quanto à outra hipotese - de step zero - penso que sim (embora nunca tenha testado).
Imagem

Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 5/11/2009 2:01

Boa noite,
Apenas para saber se é mesmo assim

Relativamente ao TRAILING STOP ORDER

Para o exemplo seguinte temos a acção comprada a 11,84EUR, assim acontece o seguinte:

1-Uma ordem STOP a 11,20EUR (Se a cotação chegar aos 11,20 é vendida ao melhor)
2-Até o valor da acção chegar a 11,940 a ordem stop mantem-se a 11,20.
3.Se a acção chegar a 11,95 a ordem stop passa para 11,21, se chegar a 11,96, a ordem
stop passa para 11,22... ( defeni 0,10EUR de TRAILING STEP)
4. Se por exemplo defenir 0,00EUR de TRAILING STEP, a ordem stop move-se no
mesmo montante que a acção e logo que a acçao suba.
Por exemplo a acção passa para 11,85 a ordem stop passa para 11,21.
Agradeço o esclarecimento.
Obrigado
Anexos
STEP.jpg
STEP.jpg (34.2 KiB) Visualizado 8200 vezes

por Sr_SNiper » 4/11/2009 16:34

Boa tarde, o que significa preço spot?
Obrigado

Re: Comissão trimestral

por mquinaz » 4/11/2009 15:05

KULA Escreveu:Boas!
Comecei recentemente a interessar-me por este assunto da bolsa (como se vai concerteza notar no post!) e queria perguntar se o valor trimestral cobrado pela guarda das acções tem valor fixo ou depende do número de acções detidas. obrigado

Neste link fala do assunto

http://www.protestepoupanca.pt/map/show ... /33290.htm

Sobre a guarda de titulos, diz o seguinte:

Guarda dos títulos

Quando as acções se encontram depositadas numa instituição financeira, há custos que o intermediário tem de suportar, nomeadamente a taxa de supervisão mensal paga à CMVM. Assim, grande parte das instituições cobram, periodicamente (trimestral, semestral ou anualmente), aos seus clientes, uma comissão pela guarda dos títulos, embora também haja casos em que esse serviço é gratuito. Regra geral, trata-se de uma comissão fixa, mas, nos casos em que dependa do valor da carteira, é normalmente exigido um mínimo. Os valores a pagar oscilam entre os 20 e os 30 euros por ano. Quando estão em causa acções estrangeiras estes custos são, em regra, superiores.

No meu caso, uso o Big, e a guarda de titulos é um valor fixo por volta dos 7 euros trimestrais.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, carlosdsousa, jprgodinho, smog63 e 181 visitantes