Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cramer: "A Perfect Moment for the Bulls"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por opresi » 11/11/2009 0:23

Boa noite a todos.

É muito raro escrever neste forum que acompanho há uns largos tempos.
Prefiro-o quando está Bear.
A escrita é rarefeita mas conhecedora.

- Com odio ou respeito o Cramer dá a cara há longos anos. Se sobreviveu é porque tem alguma credibilidade e valor (não deixa de ter uns programas malucos na TV).

Como disse o Ulisses, vou tentar argumentar:

Aproveitando o resumo do Atomez:

- já não há mais notícias nem intervenções relevantes a sair até ao fim do ano
Concordo. Com o impulso adicional dos jobless claims abaixo dos 500k(se se concretizar).
Tudo o que tem saido de noticias menos positivas têm sido bem digeridas pelo mercado (apesar da % de bear a 55.6% no ultimo AAII).

- não há nada no horizonte que faça prever uma alteração de tendência de curto prazo

- há um grande número de bears, quando derem por ela vão ter de entrar no mercado para não perderem o comboio
Continua tudo com a depressão na cabeça. Foi um golpe duro mas felizmente não é depressão.
Deixo no entanto duas coisas que me deixam bastante alerta: Inflação (quando acelerar não acredito que os BCE, FED consigam controlar este problema futuro) e a subavaliação da moeda chinesa por parte do governo comunista não permite balancear melhor o superavit da china e os défices dos EUA.

- faltam 35 sessões de negociação para o fecho do ano
2010 está no horizonte. Acho que não vai ser uma ano louco mas mais positivo que 2009 promete ser. Taxas de juro baixas(subidas para 2º semestre penso eu). Corte de custos nas empresas.

- os grandes investidores precisam de melhorar os resultados no fecho do ano
É relativo. Um grande investidor pode andar a dormir mas 6 meses?. Desde Março? Não me parece. Com tantos investidores há sempre quem fique atrás mas outros vão bastante à frente e aproveitam para as chamadas mais valias).

- os stocks que ele recomenda: AAPL, GOOG, GS, BAC, WFC
O que recomendo (e comecei há um anitos com muitas banhadas e muitas alegrias) é decidir pela própria cabeça. Ele como está na TV é natural que aconselhe. Tem mais competencia pra isso.

Cumprimentos

Registado: 22/4/2008 0:11

por pepi » 10/11/2009 23:57

Uma outra visão sobre Jim Cramer:

http://www.thedailyshow.com/full-episod ... jim-cramer

ou resumidamente:

http://www.youtube.com/watch?v=Vi6bxKAAHzQ

Abraços,
Pepi

AC Investor Blog Escreveu:Who is Jim Cramer ?

http://financecareers.about.com/od/whyf ... cramer.htm

:wink:

Registado: 17/3/2009 14:43

por AC Investor Blog » 10/11/2009 22:32

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

O

por bestbland » 10/11/2009 21:06

Obrigado pela resposta a Atomez. Foi bastante interessante. No entanto discordo em parte. No que toca a lta no caso de quebrar ser um forte sinal de bear não creio e no final deste bull não creio. E já o expliquei o porquê. Se for mesmo como creio que estamos no bull market haverá a quebra dessa linha. Tenho dito isso em outros tópicos. Julgo que a quebra de um mínimo principal é que será o verdadeiro sinal do final do bull. Mas isso também eu digo posso estar errado. De qualquer maneira o meu agradecimento pela tua resposta . Abraço best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Quimporta » 10/11/2009 20:42

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, ele não é analista técnico.

Um abraço,
Ulisses

Imagina assim uma pergunta que vou tentar fazer, sem querer complicar demasiado:
Acharás então tu legítimo a um analista técnico, na tentativa de antecipação (não propriamente identificação) de momentos chave da evolução dos índices, incorporar a leitura dos indicadores económicos e outros elementos da AF para tomada de decisão, mesmo no curto prazo?

Se é que me fiz entender...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

Re: O

por MNFV » 10/11/2009 20:35

Atomez, eu considero que a inclinação da LTA que vem de MArço é insustentável a médio prazo, mas não vejo a sua quebra como um prenuncio de bear market.

Atomez Escreveu:
bestblandina Escreveu:Atomez, reparei num post teu neste tópico que tu achas ainda isto um rally. A minha pergunta é bastante simples e a mesmo tempo complicada. Qual o valor que entendês que esta condição deixa de ser válida na tua análise. Falo do sp abraço best

Como disse atrás, acho que este é um "rally dos descrentes" (eu sou um deles!) mas não deixa de ser um rally e há que aproveitar.

O comentário da Cramer que originou este tópico reforça essa ideia a sugere que irá continuar e até reforçar-se, pelo menos, até ao fim do ano. E eu até concordo com os argumentos dele.

Até que valor irá o rally?

Isso não faço ideia. Não ligo sequer ao valor em si. Para mim será o fim do rally no S&P quando a LTA que o vem sustentando desde Março for quebrada em baixa, de forma confirmada. Pareceu-me que isso tinha acontecido há dias (ver aqui) mas afinal recuperou e já está outra vez acima da LTA.

No caso da AAPL, que acompanho mais de perto, dou muita atenção ao RSI porque como se pode ver (aqui) quando o RSI chega aos 80% termina uma onda de subida, e quando toca nos 50% inverte para subida. Isso tem-me dado muito bons resultados nos pontos de entrada e saída.

No caso da AAPL e GOOG *adoro* dias como os de hoje em que sobem apesar do mercado em geral estar negativo :twisted: É um sinal muito bullish.

Registado: 28/12/2007 17:02

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 20:21

Sim, ele não é analista técnico.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Quimporta » 10/11/2009 20:11

Ulisses Pereira Escreveu:Há quem odeie o Cramer, há quem o adore. Pessoalmente, gosto dos argumentos que usa. Fazem-nos pensar, debater, contrapôr. É isto que eu espero de quem escreve nos mercados.

Gostei do ar dele... (lembra o Tarantino...).Não se dá a muita importância mas demonstra ideias claras. E daí fáceis de seguir.
Agora... Não parece gostar muito de analisar gráficos Ulisses... É impressão minha?!

Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

Re: O

por atomez » 10/11/2009 19:34

bestblandina Escreveu:Atomez, reparei num post teu neste tópico que tu achas ainda isto um rally. A minha pergunta é bastante simples e a mesmo tempo complicada. Qual o valor que entendês que esta condição deixa de ser válida na tua análise. Falo do sp abraço best

Como disse atrás, acho que este é um "rally dos descrentes" (eu sou um deles!) mas não deixa de ser um rally e há que aproveitar.

O comentário da Cramer que originou este tópico reforça essa ideia a sugere que irá continuar e até reforçar-se, pelo menos, até ao fim do ano. E eu até concordo com os argumentos dele.

Até que valor irá o rally?

Isso não faço ideia. Não ligo sequer ao valor em si. Para mim será o fim do rally no S&P quando a LTA que o vem sustentando desde Março for quebrada em baixa, de forma confirmada. Pareceu-me que isso tinha acontecido há dias (ver aqui) mas afinal recuperou e já está outra vez acima da LTA.

No caso da AAPL, que acompanho mais de perto, dou muita atenção ao RSI porque como se pode ver (aqui) quando o RSI chega aos 80% termina uma onda de subida, e quando toca nos 50% inverte para subida. Isso tem-me dado muito bons resultados nos pontos de entrada e saída.

No caso da AAPL e GOOG *adoro* dias como os de hoje em que sobem apesar do mercado em geral estar negativo :twisted: É um sinal muito bullish.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

O

por bestbland » 10/11/2009 19:02

Atomez, reparei num post teu neste tópico que tu achas ainda isto um rally. A minha pergunta é bastante simples e a mesmo tempo complicada. Qual o valor que entendês que esta condição deixa de ser válida na tua análise. Falo do sp abraço best

por atomez » 10/11/2009 18:28

vl1604 Escreveu:Atomez, este foi um ano fantático para as acções, pelo que, na minha óptica, os grandes investidores não vão precisar de entrar em activos com risco para melhorar os seus resultados.

A esse nível as coisas não funcionam assim.

Os gestores de carteiras, hedge funds, brokers, etc. são avaliados e ganham os bónus não só pelos resultados absolutos mas também, e até mais, em relação aos resultados dos outros. Se houver uns quantos que aproveitam a situação e melhoram os resultados, os outros vão ter que acompanhar para não ficarem para trás se não lixam-se.

Conheci um broker em Londres há anos que dizia que a lógica do dia a dia era estar a olhar para o monitor e às tantas "- aquele sacana em Frankfurt fez isto? Espera lá que eu já te lixo!"
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por cannot » 10/11/2009 18:20

Ulisses Pereira Escreveu:cannot, mas ele tem escrito artigos diariamente. Eu é que só treanscrevo ocasionalmente.

Daqui a dois meses é que poderemos saber se este artigo lhe deu razão ou não. Mas, seja como for, ele estabelece uma linha de raciocínio par ao futuro, não para o passado. Se estará correcto ou não, isso é outra coisa.

Um abraço,
Ulisses

ok, é isso, logo se verá. Eu confesso que desprezo a pessoa, mas como dizes, e muito bem, isso não quer dizer que não entenda e não possa discutir a sua linha de pensamento.

abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por vitorrslopes86 » 10/11/2009 18:19

Atomez Escreveu:
cannot Escreveu:Falar do passado é tão... óbvio!

De qualquer maneira não deixa de ser interessante de ler, mas o que proponho é esperar e reler daqui a 6 meses.

Pois sim, mas nessa altura já não interessa!

Abstraiam-se dos ruídos de fundo, ouçam bem o que ele diz e depois avaliem se faz sentido ou não.

<object id="cnbcplayer" height="380" width="400" classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,0,0" >
<param name="type" value="application/x-shockwave-flash"/>
<param name="allowfullscreen" value="true"/>
<param name="allowscriptaccess" value="always"/>
<param name="quality" value="best"/>
<param name="scale" value="noscale" />
<param name="wmode" value="transparent"/>
<param name="bgcolor" value="#000000"/>
<param name="salign" value="lt"/>
<param name="movie" value="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1324811744/code/cnbcplayershare"/>
<embed name="cnbcplayer" PLUGINSPAGE="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" bgcolor="#000000" height="380" width="400" quality="best" wmode="transparent" scale="noscale" salign="lt" src="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1324811744/code/cnbcplayershare" type="application/x-shockwave-flash" />
</object>

Resumidamente:

- não há nada no horizonte que faça prever uma alteração de tendência de curto prazo

- há um grande número de bears, quando derem por ela vão ter de entrar no mercado para não perderem o comboio

O target dele para AAPL são os 300. O meu é 250, mas espero que ele tenha razão :mrgreen:

Atomez, este foi um ano fantático para as acções, pelo que, na minha óptica, os grandes investidores não vão precisar de entrar em activos com risco para melhorar os seus resultados.
Mas sim, a entrar em depósitos para não estragar os seus resultados.
Neste ano bom, os objectivos podem já estar cumpridos

Registado: 17/4/2008 16:50

por mais_um » 10/11/2009 17:57

Ulisses Pereira Escreveu:Mais_um, já vi o Cramer ser criticado pelos falhanços dele, agora por ser mais um que pode acertar nunca tinha ouvido. Foi gestor de fundos durante anos, escreve e fala sobre os mercados há pelo menos 2 décadas e, nestas coisas, eu acredito que quem anda há muito tempo a expôr-se publicamente e continua a ter leitores e ouvintes tem que ter qualidade. Não é propriamente um pára-quedista...

Há quem odeie o Cramer, há quem o adore. Pessoalmente, gosto dos argumentos que usa. Fazem-nos pensar, debater, contrapôr. É isto que eu espero de quem escreve nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Não critiquei o Cramer, nem ninguém, não tenho conhecimentos suficientes para analisar/criticar este tipo de comentários.

Pelo que tenho lido e visto, consegues encontrar argumentos logicos para subidas, descidas ou lateralizações. É que no meio de tanta previsão/opinão alguém vai acertar e certamente será transformado em guru, abrirá telejornais como o analista que previu isto ou aquilo, o meu comentário é apenas sobre "este" facto e não sobre o conteudo do comentario do Cramer

Sobre o facto de ele escrever/trabalhar à 20 anos sobre mercados, diz-me que é uma pessoa experiente, mas esse facto por si só não lhe dá ou tira razão. O passado prova isso.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por bestbland » 10/11/2009 17:45

bolo Escreveu:Entre receios e euforias, são artigos com este tipo de análise que agradeço pois são maravilhasamente deliciosos para quem necessita de orientar a sua estratégia!
Mais do que dizermos: "então, espera aí que eu vou vender", ou "então se assim é, vou comprar", o importante é percebermos e termos uma linha de raciocínio, compreendermos e termos uma argumentação para fazermos juízo de valor com ela.

Bear ou Bull pouco me interessa, alías neste campo, não sou do benfica nem do porto, e como o mercado vive de "subidas e descidas", "subidas e correcções", "descidas e recuperações", não há outra forma de o encarar para maximizar a aplicação de capital.
É verdade, o pior dos cenários parece ser mesmo uma realidade. Algumas evidências foram desvalorizadas outros factos foram parcialmente interpretados, mas o que eu temia veio a confirmar-se: eu sou um gajo sem sentimentos!

Agora que me conheço, sou como um animal, um animal capital, e pena é não ter muito dele para me alimentar, senão faria muito, imenso sangue! E pronto, assim, à fome, morre um monstro com algum potencial!

Alguém pode colocar aqui um gráfico com uma boa amplitude temporal onde se possa ter uma leitura histórica do comportamentos dos indices (SP500 p.e). Agora interessa ver o 4º trimestre e fim de ano.

Obrigado.

aqui fica.

Parece um monstro a rir. eh eh

não ligues as minhas notas, não posso apagar se não perco tudo
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (132.63 KiB) Visualizado 4857 vezes

por bolo » 10/11/2009 17:39

Entre receios e euforias, são artigos com este tipo de análise que agradeço pois são maravilhasamente deliciosos para quem necessita de orientar a sua estratégia!
Mais do que dizermos: "então, espera aí que eu vou vender", ou "então se assim é, vou comprar", o importante é percebermos e termos uma linha de raciocínio, compreendermos e termos uma argumentação para fazermos juízo de valor com ela.

Bear ou Bull pouco me interessa, alías neste campo, não sou do benfica nem do porto, e como o mercado vive de "subidas e descidas", "subidas e correcções", "descidas e recuperações", não há outra forma de o encarar para maximizar a aplicação de capital.
É verdade, o pior dos cenários parece ser mesmo uma realidade. Algumas evidências foram desvalorizadas outros factos foram parcialmente interpretados, mas o que eu temia veio a confirmar-se: eu sou um gajo sem sentimentos!

Agora que me conheço, sou como um animal, um animal capital, e pena é não ter muito dele para me alimentar, senão faria muito, imenso sangue! E pronto, assim, à fome, morre um monstro com algum potencial!

Alguém pode colocar aqui um gráfico com uma boa amplitude temporal onde se possa ter uma leitura histórica do comportamentos dos indices (SP500 p.e). Agora interessa ver o 4º trimestre e fim de ano.

Obrigado.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 17:31

Mais_um, já vi o Cramer ser criticado pelos falhanços dele, agora por ser mais um que pode acertar nunca tinha ouvido. Foi gestor de fundos durante anos, escreve e fala sobre os mercados há pelo menos 2 décadas e, nestas coisas, eu acredito que quem anda há muito tempo a expôr-se publicamente e continua a ter leitores e ouvintes tem que ter qualidade. Não é propriamente um pára-quedista...

Há quem odeie o Cramer, há quem o adore. Pessoalmente, gosto dos argumentos que usa. Fazem-nos pensar, debater, contrapôr. É isto que eu espero de quem escreve nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mais_um » 10/11/2009 17:25

Ulisses Pereira Escreveu:cannot, mas ele tem escrito artigos diariamente. Eu é que só treanscrevo ocasionalmente.

Daqui a dois meses é que poderemos saber se este artigo lhe deu razão ou não. Mas, seja como for, ele estabelece uma linha de raciocínio par ao futuro, não para o passado. Se estará correcto ou não, isso é outra coisa.
Um abraço,
Ulisses

A ideia que eu tenho sobre este tipo de comentários (o do Cramer e outros semelhantes) é que no meio de tantas previsões e opiniões há sempre alguém que corre o risco de acertar. Quando acertam são transformados em gurus, mesmo que durante anos e anos tenham falhado as suas previsões.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por atomez » 10/11/2009 17:15

cannot Escreveu:Diz lá se tu também não identificaste o GOOG e AAPL e GS e BAC.... pelo menos alguns destes já até os deves ter em carteira à alguns meses, estou errado?

O que quis dizer com isto é que acho que o interesse deste artigo é muito relativo. Teria sido muito mais interessante se ele o tivesse escrito à 2 meses atrás.

Há 2 meses ele não podia ter dito exactamente o que está a dizer agora -- já não há mais notícias nem intervenções relevantes a sair até ao fim do ano e portanto não há nada no horizonte que faça prever uma alteração de tendência de curto prazo.

Esse é o ponto que achei mais interessante do "discurso" dele porque não tinha dado por isso.

Tenho AAPL desde os 190 e GOOG (poucas porque são caras) em carteira e também concordo com o que ele diz -- estão subvalorizadas face aos resultados e perspetivas que apresentam porque estão a ser puxadas para baixo pelo resto do mercado.

É claro que é sempre muito mais fácil prever o passado que prever o futuro!
Niccolò Machiavelli

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 17:09

cannot, mas ele tem escrito artigos diariamente. Eu é que só treanscrevo ocasionalmente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cannot » 10/11/2009 17:03

Atomez Escreveu:

De qualquer maneira não deixa de ser interessante de ler, mas o que proponho é esperar e reler daqui a 6 meses.

Abstraiam-se dos ruídos de fundo, ouçam bem o que ele diz e depois avaliem se faz sentido ou não.

A minha questão é a seguinte. Eu que comecei este ano a negociar, portanto não percebo mesmo nada disto, e também identifiquei essas mesmas acções como trades potencialmente muito favoráveis. A questão é que já fiz isto faz alguns meses. Pode ter sido sorte, ou simplesmente porque as coisas correram bem, ou outra coisa qqr que lhe queiram chamar.

O que quero dizer é simplesmente para avaliarem a qualidade do comentário dele depois (podem ser a 6 ou 2 meses, ou no fim do ano), não é para não usarem agora alguma informação que possam retirar disto.

Diz lá se tu também não identificaste o GOOG e AAPL e GS e BAC.... pelo menos alguns destes já até os deves ter em carteira à alguns meses, estou errado?

O que quis dizer com isto é que acho que o interesse deste artigo é muito relativo. Teria sido muito mais interessante se ele o tivesse escrito à 2 meses atrás.

Abraço

por atomez » 10/11/2009 16:01

<object id="cnbcplayer" height="380" width="400" classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,0,0" >
<param name="type" value="application/x-shockwave-flash"/>
<param name="allowfullscreen" value="true"/>
<param name="allowscriptaccess" value="always"/>
<param name="quality" value="best"/>
<param name="scale" value="noscale" />
<param name="wmode" value="transparent"/>
<param name="bgcolor" value="#000000"/>
<param name="salign" value="lt"/>
<param name="movie" value="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1324811744/code/cnbcplayershare"/>
<embed name="cnbcplayer" PLUGINSPAGE="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" bgcolor="#000000" height="380" width="400" quality="best" wmode="transparent" scale="noscale" salign="lt" src="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1324811744/code/cnbcplayershare" type="application/x-shockwave-flash" />
</object>

Resumidamente:

O target dele para AAPL são os 300. O meu é 250, mas espero que ele tenha razão :mrgreen:
Niccolò Machiavelli

por cannot » 10/11/2009 14:59

Ulisses Pereira Escreveu:Eu não quero ser chato, mas é a milésima vez que em vez de se debaterem os argumentos se debate a pessoa. Já não há muita paciência... sobretudo quando acredito que os artigos que para aqui selecciono têm valor.

Discorda-se das ideias e argumentos? Critique-se e debata-se.

Eu não tenho uma crítica, nem discordo das ideias, nem vou apresentar argumentos, mas tenho que partilhar o pensamento que me fica ao ler estar artigo: Falar do passado é tão... óbvio!

Abraço

por Ulisses Pereira » 10/11/2009 13:20

Eu não quero ser chato, mas é a milésima vez que em vez de se debaterem os argumentos se debate a pessoa. Já não há muita paciência... sobretudo quando acredito que os artigos que para aqui selecciono têm valor.

Discorda-se das ideias e argumentos? Critique-se e debata-se.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por aleixon » 10/11/2009 11:18

Bom dia!

Este jim é aquele que eu penso que é?!? Não querendo fazer o papel de advogado do diabo, deixo aqui um video, entre muitos que existem sobre o assunto, só para relembrar.

http://www.thedailyshow.com/watch/mon-march-9-2009/in-cramer-we-trust

Cumprimentos,
NA

Registado: 29/11/2007 1:48

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Gold Stock, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 209 visitantes