Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 2/11/2009 20:33

Como já dei a entender atrás, qualquer uma que ele traçasse eu ia dizer sempre que era "aceitável" (a menos que ele traçasse um disparate qualquer, nesse caso diria que não tinha ponta por onde se lhe pegue).
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por cannot » 2/11/2009 20:29

MarcoAntonio Escreveu:Dá para passar o exame...
:lol:

Eu diria que a grossura da linha não é a mais adequada :mrgreen:

Marco, foi por isso que a nota não foi a melhor?

Abraço e desculpem a (meia) brincadeira
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MarcoAntonio » 2/11/2009 20:25

Dá para passar o exame...
:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Quimporta » 2/11/2009 19:27

Ora então classifica lá esta (à Professor Marcelo...)
Anexos
EDP.png
EDP.png (15.73 KiB) Visualizado 10854 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por MarcoAntonio » 2/11/2009 19:03

Sim, muito embora eu tenha dúvidas sobre exactamente qual eu deva traçar pois vejo duas hipóteses ou três, ligeiramente diferentes umas das outras (conforme onde as começo a traçar, se ignoro algum mínimo ou não, etc). Mas está-se a formar ali uma tendência onde já se consegue vislumbrar uma linha. Se colocares lá uma eu vou achar "aceitável"...
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 2/11/2009 18:58

MarcoAntonio Escreveu:Também quando as linhas são mt inclinadas normalmente não as coloco porque são linhas com relativamente pouca utilidade, pois são insustentáveis e qnd são quebradas pode significar um mar de coisas (e algumas das que se poderiam traçar neste período são desse tipo).

É mesmo nisso que andei a pensar durante meses... Estive a maior parte do tempo fora deste ressalto porque ... tive vertigens...
E de facto, quando se começaram a quebrar LT com as primeiras lateralizações não houve grandes consequências.

Mas vê por exemplo a EDP. A doce e bela adormecida…
Até agora pode não ter havido grande consistência nas LTA. Mas neste momento não "vês" uma desde os mínimos de Outubro?
Não é legitimo dizer-se que se voltar a ressaltar no ponto onde agora se encontra define uma LTA de bastante relevância técnica?

Abraço,

por MarcoAntonio » 2/11/2009 18:38

Eu acho que se correres estes gráficos e lendo esse artigo que referiste, concluis que essa é precisamente a mais consistente de todas...

Há uma ou outra que também podia ter colocado. Mas não creio que esteja a faltar nenhuma realmente/verdadeiramente importante. Esta tendência ascendente foi de resto relativamente atípica, com fases mt violentas, particularmente de início (se olharmos para Março->...) daí que vai sempre tender a parecer-me que as linhas não traduzem fielmente a tendência em vigor. Também quando as linhas são mt inclinadas normalmente não as coloco porque são linhas com relativamente pouca utilidade, pois são insustentáveis e qnd são quebradas pode significar um mar de coisas (e algumas das que se poderiam traçar neste período são desse tipo).
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 2/11/2009 18:32

MarcoAntonio Escreveu:Eu sou relativamente criterioso a colocar linhas de tendência, normalmente não as coloco a menos que as considere realmente relevantes e/ou consistentes. Se há coisa que tento fazer é evitar que o gráfico fique sobrecarregado de linhas...

Os gráficos têm LTs, embora poucas!

Depois de Março só colocas na Galp. Mas arrisco a dizer que, pelo mesmo critério, haveria outras, não?

por MarcoAntonio » 2/11/2009 18:20

QuimPorta Escreveu:Obrigadinho pela actualização, Marco.

Uma pergunta: não colocas habitualmente linhas de tendência nestas nas tuas análises porque não as identificas ou por alguma outra razão?

Fui rever o teu tópico "As Linhas de Tendência Vistas à Lupa" e não detectei por lá nenhuma "alergia"...

Abraço,

Eu sou relativamente criterioso a colocar linhas de tendência, normalmente não as coloco a menos que as considere realmente relevantes e/ou consistentes. Se há coisa que tento fazer é evitar que o gráfico fique sobrecarregado de linhas...

Os gráficos têm LTs, embora poucas!

Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 2/11/2009 18:15

Obrigadinho pela actualização, Marco.

Uma pergunta: não colocas habitualmente linhas de tendência nestas nas tuas análises porque não as identificas ou por alguma outra razão?

Fui rever o teu tópico "As Linhas de Tendência Vistas à Lupa" e não detectei por lá nenhuma "alergia"...

Abraço,

por MarcoAntonio » 2/11/2009 0:58

Para terminar a ronda, aqui fica a Sonae SGPS e a Zon...

A ZON Multimedia continua a apresentar das tendêncais mais frágeis do PSI20, o que ficou novamente evidente assim que entramos em correcção. Para já reagiu positivamente num primeiro teste à anterior zona de resistência mas a correcção nos mercados parece não ter terminado e em todo o caso, após ter sido das últimas a encetar uma tendência de alta e ter quebrado o seu range lateral tardiamente, a violência com que corrigiu é bastante clara.

Este é um comentário obviamente de carácter relativo, isto é, em comparação com o mercado e outros papéis pois obviamente a prestação absoluta da ZON não é desastrosa. Simplesmente há outros papéis que se têm comportado e continuam a comportar bastante melhor em termos gerais. E para servir de contraste e fechando esta ronda por agora, fica o gráfico da Sonae SGPS, desde cedo dos papéis mais interessantes nesta recuperação, tendo-a iniciado ainda antes dos mercados em geral (como estarão recordados escrevi aqui neste tópico que me parecia estar a realizar um fundo arredondado e que se só se existesse a Sonae, eu começava a ver motivos de interesse... isto ainda antes dos mercados no seu todo terem iniciado a brutal recuperação). Ao longo da subida comportamento foi sempre tecnicamente muito interessante e visto em perspectiva, a correcção é para já perfeitamente aceitável e relativamente moderada. O contraste para a Zon é enorme...

A zona do "euro" (ou muito próximo disso) tem funcionado como resistência o que também já era mais ou menos esperado. O único "senão" é, como já tinha comentado num dos posts anteriores, o facto de não termos nenhum suporte evidente e tecnicamente forte nas proximidades. Mas por enquanto a correcção não causa alarme de maior.

Volto a referir que por enquanto vejos os mercados em correcção, uma correcção que não me parece que já tenha terminado e onde tenho algumas expectativas que se prolongue por um tempo considerável, pelo menos quando em comparação com as anteriores. A natureza desta consolidação (se vai ser genericamente forte e violenta ou se vai ser mais do "estilo" consolidação em modo mais ou menos lateral, ainda estou a tentar assimilar).
Anexos
ZON091030.png
ZON091030.png (20.1 KiB) Visualizado 9439 vezes
SON091030.png
SON091030.png (20.01 KiB) Visualizado 9438 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 31/10/2009 0:15

O comentário era mais por causa do post do Tojo, acho que ele entendeu o pedido perfeitamente bem por isso o "capítulo" tá fechado.
Imagem

Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 31/10/2009 0:13

MarcoAntonio Escreveu:Eu entendo, Tojo, no problem. Era só para a coisa não se desenvolver aqui e desviar o tema do tópico.

Mcarvalho, sim, ainda vou colocar mais alguns (nomeadamente ZON e Sonaes) mas se calhar agora só amanhã.

Opssss peço também desculpa, não sabia que existia outro tópico..... Marco, podes apagar se quiseres o meu post.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por MarcoAntonio » 30/10/2009 22:57

Eu entendo, Tojo, no problem. Era só para a coisa não se desenvolver aqui e desviar o tema do tópico.

Mcarvalho, sim, ainda vou colocar mais alguns (nomeadamente ZON e Sonaes) mas se calhar agora só amanhã.
Imagem

Administrador Fórum

olá Marco

por mcarvalho » 30/10/2009 22:54

Vais continuar a analizar os restantes títulos?

Se puderes dá a tua opinião sobre as sonaes e a Portucel/semapa

obrigado

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Tojo » 30/10/2009 22:53

Desculpa Marco, mas excedi-me pq o assunto não é para este tópico. Se viram a sic, o estado do comentador a convidar os politicos a colocarem um chapéu e uns óculos escuros e ouviram as conversas dos Portugueses. Tudo tem limites e este país já os ultrapassou.

Por mim assunto encerrado

Registado: 8/1/2004 13:14

por MarcoAntonio » 30/10/2009 22:15

Não me levem a mal, respeito as vossas opiniões mas poderiam por isso noutro tópico? É só porque não é o tema deste...
Imagem

Administrador Fórum

por Tojo » 30/10/2009 22:10

Este país mete nojo, infelizmente pq os chicos espertos querem ganhar de qq maneira. Um Presidente eleito que foi condenado a 7,5 anos de cadeia efectiva, Felgueiras nem se fala, pq foge antes de saír o mandado de captura, Gondomar com V. loureiro, tb não se fala.

1º Ministro com licenciatura duvidosa e exames feitos por fax, Armando vara tb veio de lá. Min da Educação, com cursositos de educadoras feita em Escolas de educação e hj tem Doutoramento!!...

Mas que país de 3º mundo é este????

Registado: 8/1/2004 13:14

por AC Investor Blog » 30/10/2009 21:22

Eu estou completamente fora do mercado Português, e sinceramente estou muito preocupado com o pessoal que está longo nos papéis envolvidos nesta desgraça que se vê e ouve na televisão. Os instituicionais estrangeiros não devem estar achar muita graça aos desenvolvimento de possivel corrupção de altos dirigentes de empresas cotadas na bolsa ....... mas é a minha opinião, nada mais.... julgo ser muito prudente o investimento nestas empresas.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por MarcoAntonio » 30/10/2009 21:18

Se falarmos de títulos maravilha, se é que se pode falar de tal coisa, a JMT é uma boa candidata.

Não passou incólume às quedas durante o Bear (teve também o seu período de pronunciada queda) mas tem uma tendencia quase sistemática de se "desligar" do mercado. Agora encontra-se "praticamente" nos máximos quando diversos títulos corrigem forte.

Não quero exagerar na noção e o capital investido na JMT está igualmente sujeito a riscos, mas a acção tem funcionado razoavelmente como refúgio em diversos momentos e tem, no longo-prazo, das tendências de alta mais interessantes, consistentes e duradouras o que se estende aos últimos 6 anos sensivelmente.
Anexos
JMT091030.png
JMT091030.png (18.28 KiB) Visualizado 10192 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/10/2009 21:12

A GALP já fez um primeiro teste à importantíssima zona dos 11 euros, que serviu de base a um ressalto forte. Contudo a correcção (falando dos mercados em geral) não parece ter terminado ainda.
Anexos
GALP091030.png
GALP091030.png (18.63 KiB) Visualizado 10208 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/10/2009 21:01

Passando para a EDP, uma espécie de bela adormecida que passou praticamente todo este tempo a lateralizar, agora temos a mesma zona que vinha funcionando como resistência a passar a suporte. Nunca chegou a ser um título particularmente interessante durante este período...

A irmã mais nova EDPR já teve uma performance bem interessante mas nos últimos meses perdendo interesse passando cada vez mais ao lado das fortes subidas que ia ocorrendo um pouco por todo o lado. Poderá argumentar-se que os 6.65 euros formam um pequeno suporte horizontal, mais baixo temos a zona dos 6 euros, creio que mais importante.
Anexos
EDP091030.png
EDP091030.png (17.75 KiB) Visualizado 10236 vezes
EDPR091030.png
EDPR091030.png (17.96 KiB) Visualizado 10249 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/10/2009 20:44

Com os mercados em modo de correcção, já a mais significativa desde Junho, é natural que a curiosidade por upadtes tenha aumentado. Aqui fica uma ronda pelo PSI20 (pelos títulos que vou acompanhando aqui com mais regularidade)...

Começando pelo BCP, o primeiro suporte importante está nos 0.86 euros, o valor que serviu de resistência desde Novembro a Agosto passados.

A Banca continua a ser um sector especialmente frágil e creio que isso está evidente pela forma significativa como tanto o BPI como o BCP já corrigiram nestas sessões.

E falando em BPI a situação não é mt diferente, apenas que este já tocou aquela que é uma provável zona de suporte.

Faço notar (e isto aplica-se à generalidade dos comentários, não apenas a estes) que de momento este movimento não mostra que a tendência inverteu. Apresenta uma violência como a que já não víamos há alguns meses e trás os títulos para zonas algo críticas que eu diria que representam o primeiro sinal de alarme. Mas é prematuro dizer que a tendência ascendente já acabou (obviamente é uma possibilidade mas não mais do que isso neste momento) a não ser que queiramos utilizar uma grande dose de "adivinhação".
Anexos
BCP091030.png
BCP091030.png (19.16 KiB) Visualizado 10307 vezes
BPI091030.png
BPI091030.png (18.9 KiB) Visualizado 10313 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por jbraven » 30/10/2009 11:22

QuimPorta Escreveu:
jbraven Escreveu:Já agora...
neste contexto teria sido preferível utilizares "especificidade" em vez de "singularidade"... o termo singularidade traduz o conceito de uma ou várias propriedades exclusivas de um elemento que não tendem a repetir-se no tempo; digo (escrevo) isto porque interpretei ser tua intenção significar a especificidade da situação (que pode repetir-se noutras situações) e não a singularidade desta situação (irrepetível).

Abraço,

JB

Ora bem JB... vamos encher mais uns chouriços enquanto damos tempo a que o Marco chegue a casa. A noite pode estar animada mas ele não deve aguentar muito mais... :lol: E tu, pela hora do post também não estás mal...

De facto uma análise rigorosa não permitiria classificar de "singular" a situação a que me refiro. Teria que haver garantia de que, pelas suas características, se trata de um conjunto só com um elemento, o que é discutível.
Mas a retórica permite estas liberdades. Exagerando a adjectivação pode obter-se uma construção frásica mais rica e compreensível. Um exemplo:

Podíamos dizer:
"O Bush foi um presidente que demonstrou limitadas capacidades neuro-cerebrais".

Mas fica mais rico e compreensível dizer-se:
"o Bush é um calhau com olhos"

ainda que o conceito de calhau, pela sua elevada densidade não possa claramente permitir a visão.

Ainda estás aí? JB! JBEEE!

abraço :P

PS - assim sempre puxamos o tópico mais para os olhos do Marco...

Boas Quim,

Talvez ficasse melhor desta forma:

"O Bush sempre foi, é e será um calhau com dois olhos"

Abraço,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por Quimporta » 30/10/2009 9:02

jbraven Escreveu:Já agora...
neste contexto teria sido preferível utilizares "especificidade" em vez de "singularidade"... o termo singularidade traduz o conceito de uma ou várias propriedades exclusivas de um elemento que não tendem a repetir-se no tempo; digo (escrevo) isto porque interpretei ser tua intenção significar a especificidade da situação (que pode repetir-se noutras situações) e não a singularidade desta situação (irrepetível).

Abraço,

JB

Ora bem JB... vamos encher mais uns chouriços enquanto damos tempo a que o Marco chegue a casa. A noite pode estar animada mas ele não deve aguentar muito mais... :lol: E tu, pela hora do post também não estás mal...

De facto uma análise rigorosa não permitiria classificar de "singular" a situação a que me refiro. Teria que haver garantia de que, pelas suas características, se trata de um conjunto só com um elemento, o que é discutível.
Mas a retórica permite estas liberdades. Exagerando a adjectivação pode obter-se uma construção frásica mais rica e compreensível. Um exemplo:

Podíamos dizer:
"O Bush foi um presidente que demonstrou limitadas capacidades neuro-cerebrais".

Mas fica mais rico e compreensível dizer-se:
"o Bush é um calhau com olhos"

ainda que o conceito de calhau, pela sua elevada densidade não possa claramente permitir a visão.

Ainda estás aí? JB! JBEEE!

abraço :P

PS - assim sempre puxamos o tópico mais para os olhos do Marco...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 115 visitantes