Situação técnica de alguns papéis do PSI20
QuimPorta Escreveu:cannot Escreveu:e acho que assoberbarte não existe!?
Tens razão... Desta estava bem com o - ... Ando a comer queijo a mais...
"singularidade" não tem só relevancia cósmica (sim... também li a "breve história do tempo"...). Neste caso escolhi porque "enche mais a boca"... È quase um tronco-cone verbal para tapar um discurso meio furado...![]()
Obrigado pela correcção. Abraço, QuimPorta
Já agora...
neste contexto teria sido preferível utilizares "especificidade" em vez de "singularidade"... o termo singularidade traduz o conceito de uma ou várias propriedades exclusivas de um elemento que não tendem a repetir-se no tempo; digo (escrevo) isto porque interpretei ser tua intenção significar a especificidade da situação (que pode repetir-se noutras situações) e não a singularidade desta situação (irrepetível).
Abraço,
JB
- Registado: 10/2/2009 20:03
Eu agora estou fora de casa, com o portátil, e não dá jeito nenhum fazer isso aqui por isso vai demorar um bocadinho...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
QuimPorta Escreveu:cannot Escreveu:e acho que assoberbarte não existe!?
"singularidade" não tem só relevancia cósmica (sim... também li a "breve história do tempo"...). Neste caso escolhi porque "enche mais a boca"... È quase um tronco-cone verbal para tapar um discurso meio furado...![]()
singularidade é uma coisa importante em muitas áreas sim. por exemplo na engenharia as singularidades são sempre coisa que nos dão cabo da cabeça. em geral algo que não percebas ou saibas explicar, e que acontece raramente, podes dizer que é uma singularidade e pronto. problema resolvido

na matemática também se fala em singularidades quando os métodos não funcionam, por exemplo para determinados pontos, chamas de pontos singulares. por exemplo as matrizes podem ser singulares o que estraga logo a teoria toda

Abraço
ps - também estou curioso para saber a opinião do Marco, geralmente é sempre muito interessante ler as suas análises. Portanto obrigado pelo pedido.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
cannot Escreveu:e acho que assoberbarte não existe!?
"singularidade" não tem só relevancia cósmica (sim... também li a "breve história do tempo"...). Neste caso escolhi porque "enche mais a boca"... È quase um tronco-cone verbal para tapar um discurso meio furado...

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
QuimPorta Escreveu:Agora percebo a falta que fazem os dicionários![]()
assoberbar-te dever ser uma espécie de processo de tornar soberbo. Isso eu percebo...
Neste caso o dicionário esteve foi a mais... O dicionário do Word "corrigiu" assoberbarte (que estaria bem)... por assoberbar-te, (que está mal. Aliás um tipo de erro comum no Caldeirão). Se não tivesses feito o quote ainda ia lá e trocava sem ninguém notar... agora olha... Abraço,
eu estava apenas a brinca por causa do tipo de palavras, era uma coisa nonsense da minha parte

Acho que assoberbar está bem, tanto pode ser relacionado com algo se se trata com soberba ou tornar-se soberbo, mas também pode ser no sentido que julgo estava a dar que é sobrecarregar de trabalho ou apoquentar com frequência.
e acho que assoberbarte não existe!?
abraço
- Registado: 24/4/2008 12:20
Agora percebo a falta que fazem os dicionários![]()
assoberbar-te dever ser uma espécie de processo de tornar soberbo. Isso eu percebo...
Neste caso o dicionário esteve foi a mais... O dicionário do Word "corrigiu" assoberbarte (que estaria bem)... por assoberbar-te, (que está mal. Aliás um tipo de erro comum no Caldeirão). Se não tivesses feito o quote ainda ia lá e trocava sem ninguém notar... agora olha... Abraço,
QuimPorta Escreveu:Marco,
sem querer assoberbar-te, mas atendendo às singularidades das últimas sessões terem alterado com alguma substância os pressupostos técnicos dos títulos da bolsa nacional, poderias obsequiar-nos com uma actualização às tuas análises?
(gostaste dos floreados?! é assim que se faz para arranjar empregos na TVI...)
Por exemplo… se começasses pelas Son… e depois a Banca… e depois as energias… para não ser logo tuuudo de uma vez… ok?![]()
Abraço,
Agora percebo a falta que fazem os dicionários

singularidades, hummm... já sei, são pontos que não seguem as regras ou processos normais e não podem ser descritos portanto pelas mesmas regras. Portanto uma espécie de buraco negro da bolsa.. hummm... dever ser isto. Deve ter existido uma espécie de contracção espaço-tempo na bolsa nacional que mandou para uma outra dimensão qqr aqueles que usavam AT antes desse acontecimento.
obsequiar-nos de nova substância técnica que a anterior já foi?
Estou baralhado

Entendo o pedido. Vamos ver o que se arranja...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
sem querer assoberbar-te, mas atendendo às singularidades das últimas sessões terem alterado com alguma substância os pressupostos técnicos dos títulos da bolsa nacional, poderias obsequiar-nos com uma actualização às tuas análises?
Por exemplo… se começasses pelas Son… e depois a Banca… e depois as energias… para não ser logo tuuudo de uma vez… ok?
Abraço,
Por exemplo… se começasses pelas Son… e depois a Banca… e depois as energias… para não ser logo tuuudo de uma vez… ok?

Abraço,
Apesar da sua "juventude" a EDPR tem tido um comportamento técnico bastante tratável, especialmente na identificação de suportes/resistências.
O título vinha consolidando durante uma série de meses, o que acabou por evoluir para um canal de baixa e quando quebrou em alta a consolidação, durante algumas sessões tudo correu bem. Surgiu momentum e volume e o cenário era promissor. De seguida o título entra em consolidação e até aí tudo bem também...
O que não era esperado, especialmente de pois da longa consolidação anterior (Jun-Set) e com um mercado em alta, que o título ficasse por aí e invertesse caminho.
Na verdade é a segunda vez que a EDPR faz algo semelhante. Algo muito identico ocorreu em Abril passado.
Seja como for, o título não está particularmente interessante agora. Para investidores de médio/longo-prazo estamos ainda perante um cenário de tendência ascendente mas é uma tendência cada vez mais frouxa e o papel mostra também alguma instabilidade.
O título vinha consolidando durante uma série de meses, o que acabou por evoluir para um canal de baixa e quando quebrou em alta a consolidação, durante algumas sessões tudo correu bem. Surgiu momentum e volume e o cenário era promissor. De seguida o título entra em consolidação e até aí tudo bem também...
O que não era esperado, especialmente de pois da longa consolidação anterior (Jun-Set) e com um mercado em alta, que o título ficasse por aí e invertesse caminho.
Na verdade é a segunda vez que a EDPR faz algo semelhante. Algo muito identico ocorreu em Abril passado.
Seja como for, o título não está particularmente interessante agora. Para investidores de médio/longo-prazo estamos ainda perante um cenário de tendência ascendente mas é uma tendência cada vez mais frouxa e o papel mostra também alguma instabilidade.
- Anexos
-
- EDPR091023.png (18.92 KiB) Visualizado 7595 vezes
newtrade Escreveu:Marco uma breve sintese ao BES seria possivél?
O BES é daqueles papéis que acho mais difíceis de analisar tecnicamente (o defeito até pode ser meu). Normalmente, quando me refiro a ele é no contexto do sector bancário, mais por comparação com o BPI e/ou BCP, raramente o analisando isoladamente.
Dito isto, ao olhar para o BES vejo uma tendência ascendente com uma aparente consolidação nas duas últimas semanas. E na verdade, não consigo acrescentar mais do que isto, apresentar valores que considere relevantes ou coisa que o valha. Escrever mais era estar a inventar, que é coisa que me recuso a fazer...

MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Começando então pela JMT mantém-se Bull em todos os prazos, acrescentando agora o facto de ter quebrado uma pequena zona de resistência (não é das mais fortes mas dá para perceber que está por ali) nos 5.65 euros respondendo com momentum.
Não dá sinais de fragilidade, pelo contrário. Está no grupo da frente a puxar pelo PSI20...
Potencial de subida, bom a partir daqui é quase terra de ninguém. Os 6.50 euros poderão funcionar como meta e resistência no curto-prazo embora tecnicamente tenha ainda pouca força.
Os 6.50 euros funcionaram bastante bem tendo constituido praticamente o máximo da semana passada e confirmando que esse é um valor de referência no papel.
A tendência de médio-prazo em vigor é de alta mas neste momento está em correcção, uma correcção que mais do que se justifica após o movimento de alta que trouxe a cotação dos 4.5 euros para os 6.4 euros em cerca de 2 meses, uma correcção que ficou mais evidente hoje com o índice em alta e a JMT em baixa.
Acima dos 5.6 euros, a situação é perfeitamente saudável. No geral continua a ser dos titulos mais interessantes do PSI20...
Entretanto, a correcção evolui para um padrão de consolidação que é muito próximo de um triangulo, evidenciada ainda por uma queda progressiva do volume como é habitual durante os triangulos.
Agora a atenção deverá focar-se em como se resolverá o triangulo sendo que abaixo dos 5.6 euros a situação fica preocupante e poderá desenhar-se uma grande correcção (note-se que abaixo dessa zona não existem suportes relevantes nas proximidades).
- Anexos
-
- JMT091026.png (19.17 KiB) Visualizado 7810 vezes
Longe de se tratar de um patinho feio do PSI20 (mais tem sido uma menina bonita do nosso índice) a GALP foi das primeiras a encetar uma tendência de alta, ainda bem antes da generalidade dos índices (o que ocorreu só a partir de Março, já nessa altura a GALP se encontrava bem longe dos mínimos).
E a tendência prosseguiu até aos 11 euros, de longe o valor mais importante do ponto de vista técnico nesta relativamente recém cotada.
O valor chave, tão importante no período de quedas serviu para demarcar uma longa consolidação na GALP que se arrastou por cerca de 4 meses. É interessante notar que a GALP fez a consolidação que os mercados ainda não fizeram. Não creio que isso demonstre fragilidade por parte do título, tanto mais que entretanto já quebrou a resistência e fez novos máximos relativos. O movimento é bastante "natural" e se por exemplo recuarmos ao Bull Market anterior encontramos bastantes comportamentos semelhantes (estou por exemplo a lembrar-me de memória do BPI ou da Cimpor que se não estou em erro fizeram consolidações semelhantes).
O título apresenta uma clara tendência ascendente, sem sinais de inversão de momento e até, tendo por base a última consolidação tem ainda algum upside, o qual coincide também com a próxima resistência provável, junto dos 14 euros.
E a tendência prosseguiu até aos 11 euros, de longe o valor mais importante do ponto de vista técnico nesta relativamente recém cotada.
O valor chave, tão importante no período de quedas serviu para demarcar uma longa consolidação na GALP que se arrastou por cerca de 4 meses. É interessante notar que a GALP fez a consolidação que os mercados ainda não fizeram. Não creio que isso demonstre fragilidade por parte do título, tanto mais que entretanto já quebrou a resistência e fez novos máximos relativos. O movimento é bastante "natural" e se por exemplo recuarmos ao Bull Market anterior encontramos bastantes comportamentos semelhantes (estou por exemplo a lembrar-me de memória do BPI ou da Cimpor que se não estou em erro fizeram consolidações semelhantes).
O título apresenta uma clara tendência ascendente, sem sinais de inversão de momento e até, tendo por base a última consolidação tem ainda algum upside, o qual coincide também com a próxima resistência provável, junto dos 14 euros.
- Anexos
-
- GALP091023.png (20.26 KiB) Visualizado 8271 vezes
Não, não esqueci (embora perceba que possas pensar que esqueci).

Marco Martins Escreveu:Marco,
é possível fazer uma análise à Zon?
obrigado.
Aqui vai...
A ZON, aquela que apelidei de patinho feio do PSI20 há uns meses atrás, ainda não deixou verdadeiramente de o ser.
Depois de um falso breakout em Maio que rapidamente indicou que o era, a ZON finalmente resolve-se a quebrar o range em alta em Setembro, com momentum, volume e um gap up (leram os posts anteriores do tópico durante este fim-de-semana?).
Desta vez a quebra foi a valer, muito embora tenha ocorrido 6 meses após os mercados em geral terem encetado uma potentíssima tendência de alta. Depois veio uma consolidação de algumas semanas e novo upswing.
Nos 5 euros parece existir uma pequena resistência.
Neste momento, o título corrige e corrige bastante mais forte que o PSI20. Continua com uma performance muito abaixo dos mercados em geral. Está a desenvolver agora uma tendência de alta mas é ainda tudo muito fraco, pouco apelativo em termos relativos. A ZON é uma sombra do que os mercados estão a fazer nestes meses!...
- Anexos
-
- ZON091023.png (19.39 KiB) Visualizado 8341 vezes
- Registado: 7/4/2007 17:13
muito obrigo Marco, excelente comentário
Vou tentar assimilar essa informação lentamente, mas podes crer que me vai ser útil pois eu tenho tentado ser o que se chama de momentum trader e para mim não era nada óbvio essa diferença de ver o momentum como estado ou informação.
Também a minha experiência na bolsa é de 1 ano portanto julgo que seja normal
Abraço

Também a minha experiência na bolsa é de 1 ano portanto julgo que seja normal

Abraço
Quem está ligado: