Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 25/10/2009 0:36

cannot Escreveu:ok! Estás a falar do gráfico da sonae e referes aquelas elipses a preto como exemplo do momentum que falas?

Sim, esses são exemplos de fases de momentum elevado.

Já agora e como referi diversas vezes os indicadores de momentum (que eu não utilizo, simplesmente porque não sinto a necessidade de olhar para eles para retirar conclusões sobre a matéria mas que existem) fica em anexo o gráfico da Sonae acompanhado do Price ROC no mesmo período. As 3 primeiras quebras são acompanhadas de momentum o que é perfeitamente visível no Price ROC. Na quarta quebra não existe momentum associado à quebra, este mantém-se virtualmente nos mesmos níveis assim que a resistência é quebrada.

cannot Escreveu:Então quando falas em momentun estás a pensar em "saltos" desse género. E olhas para isso geralmente em que escala temporal quando fazes os teus comentários aqui (em geral quando referes a ter atenção ao momentum na quebra estás a pensar em que escala temporal)?

Numa base diária, portanto, em/ao longo de (n) sessões. O momentum quando surge é coisa para durar meia duzia de sessões. Pode ser duas ou três, pode ser umas 10 sessões mas por norma é algo nesta ordem de grandeza...

É claro que é possível encontra-lo noutras escalas temporais (a nível intradiário por exemplo e claro, é de outra dimensão e diz respeito a outras resistências de secundíssimo plano que nem surgem nos meus gráficos) mas tratam-se de planos temporais que "não me dizem nada" e que eu não analiso. Mas, aplicar o conceito pode continuar-se a aplicar.

cannot Escreveu:Qual a escala que dás mais importância para veres o teu "momentum preferido", tipo no diário chega, achas pouco um dia, ou vais mesmo ao intraday? Se sim olhas o quê, 1h, 15min?

(espero que percebas a razão da minha pergunta. é que para poder identificar se existe momentum tenho que conseguir identificar isso no espaço de tempo mais curto possível que seja fiável.)

O momentum torna-se visível (tal como o volume) por norma logo na primeira sessão, a sessão em que se dá a quebra da resistência. Pela amplitude da vela a meio da sessão e especialmente com o aproximar do fim da sessão já se vai tornando visível.

Depois, perdura por mais algumas sessões mas a primeira (e ocasionalmente na segunda) sessão, são as sessões mais fortes.

O momentum em si é informação e é um estado. Como estado, pode ser negociado, como informação pode ser utilizado indirectamente na negociação.

Existem investidores (precisamente denominados "momentum traders") que negoceiam esse estado, isto é, eles identificam a "presença" (existência/ocorrência) do momentum e entram no papel para aproveitar esse "curto balanço" de algumas sessões ou mesmo de uma única sessão. Quando lhes parece que o momentum se está a esgotar, saltam fora. São investidores de bastante curto-prazo que vão estar dentro do papel num período relativamente curto.

Mas o "momentum" é também informação. Para traders que não o estão a negociar (ao "momentum" em si) o que o momentum lhes diz é da força da tendência e da fiabilidade da quebra (o inverso da probabilidade de estarmos perante um falso breakout por exemplo). Como costumo salientar, outros aspectos concorrentes são o volume e a ocorrência de gaps (neste contexto denominados gaps de quebra ou breakway gaps). A minha conclusão do acompanhamento dos mercados ao longo destes anos é de que a ocorrência de dois ou três destes elementos constitui por norma uma quebra fiável. A cotação tende a percorrer após a quebra do suporte resistência um espaço significativo ("bom" upside/downside nestes cenários) e por vezes são setups que se inserem num contexto de tendência ainda maior, que se pode repetir várias vezes (temos aqui um exemplo na Sonae e temos outro exemplo ali atrás na JMT numa tendência ainda maior, de vários anos).

Portanto, isto é informação que podes utilizar não para negociar esses dias mas para assimilares o estado em que o mercado se encontra numa escala temporal maior e te situares em trades numa escala superior.
Anexos
SON091023proc.png
SON091023proc.png (17.12 KiB) Visualizado 8933 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por cannot » 24/10/2009 23:45

MarcoAntonio Escreveu:
cannot Escreveu:
É que se momentum é apenas o movimento seria óbvio que para quebrar teria que aumentar o momentum. Por isso pensei que fosse alguma coisa ligada com o volume também.

Abraço

Não, as quebras não têm de se dar com momentum. Muitas delas dão-se sem momentum...

Mais atrás, algumas páginas atrás, tens creio um gráfico da Sonae (penso que até foi precisamente por causa desta questão) onde estão assinaladas as últimas quebras de resistência, praticamente todas (ou todas) com claro surgimento de momentum a acompanhar a quebra. Mas tens outras quebras que não são acompanhadas de momentum (ao dizer "com momentum", quer-se dizer "com (mais) momentum" ou ainda se quiseres "com momentum (anormalmente elevado"). Da mesma forma que quando se diz "com volume" se está a querer dizer "com (mais) volume" ou "com volume (anormalmente elevado)". A parte entre parentisis está implícita pois momentum e volume há sempre. Depois o que há é períodos em que tal aumenta consideravelmente...

Nesta página também temos exemplos de quebras com momentum (ali no BCP e no BPI por exemplo ele surge de forma evidente) mas tb pelo menos um caso de quebra sem momentum (na Portucel, embora ele surja mais tarde, mas não no momento da quebra da resistência). E se recuarmos no tópico ou formos consultar outros gráficos encontraremos bastantes quebras sem (surgimento de) momentum.

ok! Estás a falar do gráfico da sonae e referes aquelas elipses a preto como exemplo do momentum que falas?

Então quando falas em momentun estás a pensar em "saltos" desse género. E olhas para isso geralmente em que escala temporal quando fazes os teus comentários aqui (em geral quando referes a ter atenção ao momentum na quebra estás a pensar em que escala temporal)?

Qual a escala que dás mais importância para veres o teu "momentum preferido", tipo no diário chega, achas pouco um dia, ou vais mesmo ao intraday? Se sim olhas o quê, 1h, 15min?

(espero que percebas a razão da minha pergunta. é que para poder identificar se existe momentum tenho que conseguir identificar isso no espaço de tempo mais curto possível que seja fiável.)

tnks!
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por MarcoAntonio » 24/10/2009 23:00

Já agora, aqui ficam os gráficos:

Imagem

Aqui na Sonae tenho assinaladas as diversas quebras onde está visível o surgimento de (elevado) momentum a acompanhar a quebra. Tecnicamente falando (e como fui referindo ao longo do tempo quando ocorreram) foram excelentes quebras precisamente porque sistematicamente surgiram no momentum de quebra: momentum, volume e gaps (break-away gaps). São excelentes sinais de que são quebras a valer (isto é, afastam a probabilidade de falso breakout).

Depois há ainda uma outra quebra onde ainda surge momentum mas de forma menos evidente.

Já aqui na Portucel a quebra dá-se sem momentum (muito embora tenha vindo a surgir, quando já tinha deixado para trás a zona de resistência que travou a cotação durante três meses... podia contudo não ter chegado a surgir nunca):

Imagem

Convém recordar, para aqueles que acompanham os mercados há relativamente pouco tempo (tipo, menos de 2 anos) que este período talvez não seja profícuo em quebras sem momentum e não se encontrem muitos exemplos porque atravessamos um período anormal em que tanto as quedas como as subidas foram particularmente violentas. Contudo, se recuarem mais alguns anos encontram muitas quebras sem momentum, em fases em que o mercado não se moveu para cima ou para baixo tão violentamente quanto nestes últimos meses.

Outra quebra ainda sem momentum (embora neste caso tenha vindo a surgir algumas sessões mais tarde) vê-se por exemplo na primeira página deste tópico na Brisa:

Imagem

Outro caso ainda mais evidente de ausência de momentum na quebra vê-se aqui na Mota Engil onde o momentum associado à quebra é essencialmente o mesmo de todos os upswings e downswings, ou seja, o momentum tipico do papel:

Imagem

E aqui na JMT em 2005/2006 vê-se um par de quebras sem momentum:

Imagem

Para finalizar, a Sonae em Maio de 2008 quebra um suporte que segurou a cotação durante dois meses sem que surja momentum:

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/10/2009 22:38

Já agora, têm aqui no wikipedia uma animação com a derivada de uma função que é bastante interessante e que ajudará a visualizar melhor a questão:

http://en.wikipedia.org/wiki/Derivative ... derivative

Da mesma forma que a derivada da função f determina m (que é o declive/inclinação da função f ao longo de x), o momentum nos mercados define a variação da cotação ao longo do tempo (que é exactamente o que fazem o Momentum e o Price ROC, nem mais nem menos).

Perguntam-me várias vezes se eu utilizo algum indicador para o momentum (essa questão já me foi colocada umas 4 ou 5 vezes aqui no Forum ao longo dos anos) mas a verdade é que não é necessário indicador nenhum para percepcionar o momentum (da mesma forma, como já expliquei atrás, que não é preciso indicador nenhum para percepcionar o volume). A única diferença é que em vez de se "olhar" para a cotação, está-se a olhar para o declive/variação da cotação, o que se percebe por inspecção directa...

Mas quem quiser utilizar um indicador tem sempre o Momentum e o Price ROC, por exemplo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/10/2009 22:29

mapaman Escreveu:Boas,

isto do "momentum" têm muito que se lhe diga,uma das definições que li sobre isto é o de imaginar um carro que se corta o motor.

quanto mais velocidade levar,maior é o momentum.

será algo,como a força que fará a cotação subir sem que nada seja seja feito para isso.

normalmente o volume é a força,o resto é momentum. :P

cumps

Em Física "momentum" é o mesmo que "quantidade de movimento", que é igual ao produto da massa pela velocidade.

Este é o momento linear ou inercial. Mas também é utilizado noutro contexto relacionado (o momento de força ou momento angular). Contudo, o conceito anterior é o que se relaciona mais directamente com o conceito utilizado nos mercados.

Como disse atrás, estritamente falando em termos matemáticos, o que se denomina de momento é realmente a derivada da cotação.

Os dois mais evidentes indicadores de momentum são o Momentum e o Price ROC (price rate of change), ambos bastante semelhantes que se limitam a calcular a variação da cotação num determinado lapso de tempo. Quanto maior a variação, maior o momentum. Variação é a derivada da cotação. É um conceito muito simples na verdade.

Se quiserem outra analogia, olham para o relevo e verificam que existem diferentes declives. O declive é a derivada da altitude em função do espaço (aqui, zonas de elevado declive no espaço correspondem, evidentemente, a zonas de elevada variação da cotação no tempo).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/10/2009 22:17

cannot Escreveu:
É que se momentum é apenas o movimento seria óbvio que para quebrar teria que aumentar o momentum. Por isso pensei que fosse alguma coisa ligada com o volume também.

Abraço

Não, as quebras não têm de se dar com momentum. Muitas delas dão-se sem momentum...

Mais atrás, algumas páginas atrás, tens creio um gráfico da Sonae (penso que até foi precisamente por causa desta questão) onde estão assinaladas as últimas quebras de resistência, praticamente todas (ou todas) com claro surgimento de momentum a acompanhar a quebra. Mas tens outras quebras que não são acompanhadas de momentum (ao dizer "com momentum", quer-se dizer "com (mais) momentum" ou ainda se quiseres "com momentum (anormalmente elevado"). Da mesma forma que quando se diz "com volume" se está a querer dizer "com (mais) volume" ou "com volume (anormalmente elevado)". A parte entre parentisis está implícita pois momentum e volume há sempre. Depois o que há é períodos em que tal aumenta consideravelmente...

Nesta página também temos exemplos de quebras com momentum (ali no BCP e no BPI por exemplo ele surge de forma evidente) mas tb pelo menos um caso de quebra sem momentum (na Portucel, embora ele surja mais tarde, mas não no momento da quebra da resistência). E se recuarmos no tópico ou formos consultar outros gráficos encontraremos bastantes quebras sem (surgimento de) momentum.
Imagem

Administrador Fórum

por mapaman » 24/10/2009 22:14

Boas,

isto do "momentum" têm muito que se lhe diga,uma das definições que li sobre isto é o de imaginar um carro que se corta o motor.

quanto mais velocidade levar,maior é o momentum.

será algo,como a força que fará a cotação subir sem que nada seja seja feito para isso.

normalmente o volume é a força,o resto é momentum. :P

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por cannot » 24/10/2009 21:23

MarcoAntonio Escreveu:Momentum é a velocidade a que a cotação varia (se move) num determinado sentido. Não confundir com volatilidade, a volatilidade em si não tem direcção. Momentum é a variação num determinado sentido...

Em termos matemáticos, se a volatilidade está para o desvio padrão, o momentum está para a derivada da cotação.

Dizer-se que o título está com momentum, significa dizer que a cotação está a mover-se num determinado sentido com elevada velocidade.

Existem indicadores de momentum (um deles chama-se mesmo momentum e tem uma formula super-simples, é a diferença da cotação num dado espaço temporal). Mas não utilizo nenhum indicador nem me parece necessário. Tal como para dizer que a acção está com volume, basta-me olhar para o histograma do volume, para dizer se está com momentum basta-me olhar para a cotação (sendo que estou a olhar mais exactamente para a derivada da cotação).

Isto responde também à questão que me tinha sido colocada na página anterior.

ok, obrigado. Eu não tinha percebido por causa desta frase: "O título está a marcar passo há cerca de um mês nesta zona e aconselharia atenção a uma quebra deste range 0.915~0.985, especialmente se ocorrer com surgimento de volume e/ou momentum."

Abraço

por 1_Mac_3 » 24/10/2009 16:45

Marco, obrigado pela tua opinião e pelo gráfico da PTI.

Um abraço.

Registado: 28/7/2009 14:54

por MarcoAntonio » 24/10/2009 11:38

Momentum é a velocidade a que a cotação varia (se move) num determinado sentido. Não confundir com volatilidade, a volatilidade em si não tem direcção. Momentum é a variação num determinado sentido...

Em termos matemáticos, se a volatilidade está para o desvio padrão, o momentum está para a derivada da cotação.

Dizer-se que o título está com momentum, significa dizer que a cotação está a mover-se num determinado sentido com elevada velocidade.

Existem indicadores de momentum (um deles chama-se mesmo momentum e tem uma formula super-simples, é a diferença da cotação num dado espaço temporal). Mas não utilizo nenhum indicador nem me parece necessário. Tal como para dizer que a acção está com volume, basta-me olhar para o histograma do volume, para dizer se está com momentum basta-me olhar para a cotação (sendo que estou a olhar mais exactamente para a derivada da cotação).

Isto responde também à questão que me tinha sido colocada na página anterior.
Imagem

Administrador Fórum

por cannot » 24/10/2009 11:21

MarcoAntonio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Começando pela Sonae Industria, prefiro olhar para a Sonae SGPS mas deixo o gráfico das duas.

A Sonae está Bull, alinhada com o mercado e no pelotão da frente como já vai sendo habitual. Hoje teve uma sessão fortíssima e tem agora pela frente a referência do 1 euro. Tecnicamente não é muito forte mas é um alvo para a cotação e não é propriamente daqueles casos em que a cotação passa indiferente pelo valor. Eu vejo o valor para já como um target de curto-prazo.

Este foi o último comentário à Sonae SGPS no tópico.

Decorridas estas semanas, a cotação continuou a subir para perto do euro tendo ficado a pouco mais de 1 centimo e entretanto entrou em consolidação, na qual ainda se encontra, período ao longo do qual e de forma bastante natural os volumes voltaram a recuar consideravelmente.

O título está a marcar passo há cerca de um mês nesta zona e aconselharia atenção a uma quebra deste range 0.915~0.985, especialmente se ocorrer com surgimento de volume e/ou momentum.

Desculpa a pergunta, se calhar até já a fiz mas não me lembro da resposta, mas o que é o momentum para ti? É um indicador? ou apenas preço e volume crescentes?

Abraço

por moppie85 » 24/10/2009 0:05

MarcoAntonio Escreveu:
moppie85 Escreveu:Marco, se a SON quebrar os 0,915, onde pensas ser o próximo suporte? 0,85? (pelo menos é o que me salta ali à vista :$

Obg

Querias mesmo dizer 0.85? Confesso que em torno desse valor não vejo nada de especial que me leve a crer que a cotação encontrasse suporte nessa zona. Talvez entre os 0.75 e os 0.80 mas a verdade é que não vejo nada que salta à vista como suporte provável, razoavelmente expectável, nas proximidades.

Era 0,75 que queria colocar :$
Pensas que ainda alcance os 0,915-0,90 atendendo ao comportamento "um pouco fraco" das últimas sessões? Pelo que tenho acompanhado, parece-me que anda um pouco amímica (como alguns comentam - não sobe quando as outras sobem, e quando desce, desce a sério - embora com um volume que me parece menor).

Registado: 15/4/2008 14:12

por MarcoAntonio » 24/10/2009 0:00

moppie85 Escreveu:Marco, se a SON quebrar os 0,915, onde pensas ser o próximo suporte? 0,85? (pelo menos é o que me salta ali à vista :$

Obg

Querias mesmo dizer 0.85? Confesso que em torno desse valor não vejo nada de especial que me leve a crer que a cotação encontrasse suporte nessa zona. Talvez entre os 0.75 e os 0.80 mas a verdade é que não vejo nada que salta à vista como suporte provável, razoavelmente expectável, nas proximidades.
Imagem

Administrador Fórum

por moppie85 » 23/10/2009 23:51

Marco, se a SON quebrar os 0,915, onde pensas ser o próximo suporte? 0,85? (pelo menos é o que me salta ali à vista :$

Obg

Registado: 15/4/2008 14:12

por MarcoAntonio » 23/10/2009 23:41

tiopatinhas Escreveu:Marco, se possível colocares a Galp, agradecia.
Bom fim semana

Agora já fechei os gráficos. Mas prometo que entretanto colocarei uma actualização...
Imagem

Administrador Fórum

por tiopatinhas » 23/10/2009 23:39

Marco, se possível colocares a Galp, agradecia.
Bom fim semana

Registado: 17/3/2005 14:58

por MarcoAntonio » 23/10/2009 21:57

Relativamente à Portucel...

MarcoAntonio Escreveu:
pacsan Escreveu:Marco

Podias dar os teus bitaites sobre a PTI?
Prometo que se enviares a factura, relativa a esta consulta, eu faço a transferência bancária.
Não te esqueças de colocar o NIB. :)

A Portucel tem estado às voltas com uma pequena resistência em torno dos 1.95 euros, mais coisa menos coisa. Vinha também desenhando nos últimos meses uma bandeira de alta que ficou razoavelmente desenvolvida, podendo já o título ter preenchido grande parte do seu potencial de subida.

Mas a Portucel é um título bastante volátil e que de um momento para o outro pode iniciar movimentos fortes. Nem sempre é lá muito consistente tecnicamente, razão pela qual também não é das que mais aprecio analisar...

... acabou por vir a quebrar essa resistência nos 1.95 e subir rapidamente até aos 2.1 euros onde encontrou nova resistência, a qual ainda se encontra em vigor.

Tal como os outros papéis atrás, está junto de uma resistência (embora esta recem-criada e num ponto que à partida não parecia particularmente relevante) e a consolidar.

Quanto à bandeira, está praticamente resolvida na totalidade e já não serve de referência para nada na minha opinião.

Em relação à LTa que referiste, eu não a a considero fiável/consistente e de momento não a tenho sequer traçada no gráfico.

Macacos, em relação à da Brisa, essa é mais consistente. Mas não fiável. Essas LTs de curto-prazo bastante inclinadas como a que ocorre na Brisa são quebradas com muita facilidade e nem sempre essa quebra é indicação de algo significativo (basta uma breve consolidação que uma LT dessas é logo rapidamente quebrada em baixa... quando o título até pode estar a fazer uma consolidação bullish).
Anexos
PTI091023.png
PTI091023.png (19.85 KiB) Visualizado 8306 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MACACOS » 23/10/2009 21:52

mas a brisa não esta sobre uma lta?

Registado: 29/11/2007 10:02

por 1_Mac_3 » 23/10/2009 21:11

Boa noite Marco, seria possível fazer um breve comentário e actualização da Portucel se s.f.f.? Penso que quebou a LTA que levava ou estarei enganado?

Um abraço e obrigado.

Registado: 28/7/2009 14:54

por MarcoAntonio » 23/10/2009 21:02

MACACOS Escreveu:não hipotese de por brisa.obrigado

Posso deixar o gráfico concerteza e à luz dos anteriores, creio que dispensa comentários adicionais.
:wink:
Anexos
BRI091023.png
BRI091023.png (19.88 KiB) Visualizado 8374 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MACACOS » 23/10/2009 20:58

não hipotese de por brisa.obrigado

Registado: 29/11/2007 10:02

por MarcoAntonio » 23/10/2009 20:48

MarcoAntonio Escreveu:Começando pela Sonae Industria, prefiro olhar para a Sonae SGPS mas deixo o gráfico das duas.

A Sonae está Bull, alinhada com o mercado e no pelotão da frente como já vai sendo habitual. Hoje teve uma sessão fortíssima e tem agora pela frente a referência do 1 euro. Tecnicamente não é muito forte mas é um alvo para a cotação e não é propriamente daqueles casos em que a cotação passa indiferente pelo valor. Eu vejo o valor para já como um target de curto-prazo.

Este foi o último comentário à Sonae SGPS no tópico.

Decorridas estas semanas, a cotação continuou a subir para perto do euro tendo ficado a pouco mais de 1 centimo e entretanto entrou em consolidação, na qual ainda se encontra, período ao longo do qual e de forma bastante natural os volumes voltaram a recuar consideravelmente.

O título está a marcar passo há cerca de um mês nesta zona e aconselharia atenção a uma quebra deste range 0.915~0.985, especialmente se ocorrer com surgimento de volume e/ou momentum.
Anexos
SON091023.png
SON091023.png (19.14 KiB) Visualizado 8418 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por afonso74 » 23/10/2009 19:58

Olá Marco,

em relação à Sonae SGPS, algo de novo em relação à última análise?

obrigado.

Registado: 11/5/2009 11:25

por MarcoAntonio » 23/10/2009 19:11

Tendo escrito o que escrevi para o BCP, no BPI basta colocar o gráfico...
:wink:
Anexos
BPI091023.png
BPI091023.png (20.15 KiB) Visualizado 8596 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 23/10/2009 18:38

MarcoAntonio Escreveu:
newtrade Escreveu:Marco tens possibilidade de fazer uma breve sintese e actualização ao B.C.P. s.f.f?

Subiu relativamente bem após a quebra da resistência mas acabou para já por ficar um pouco aquém do target, tendo sido travado pelo euro, apesar de não ser uma resistência técnica significativa. Ainda poderá ir um pouco mais além mas consideraria a maior parte do movimento de curto-prazo que se poderia esperar após a quebra da resistência já feito. Uma situação que no fundo se estende a uma série de papéis...

De uma forma geral não considero incorrecto manter posições longas. Já abrir ou reforçar de momento parece-me contraproducente. Isto não é um conselho de investimento, trata-se apenas da minha opinião.

O BCP, após algumas hesitações, acabou por atingir mesmo o target. Aqueles que me acompanham já sabem que sou bastante comedido em previsões. Centro-me essencialmente na identificação das tendências e tento colocar no papel uma análise tão objectiva quanto possível.

O que não me impede de avançar com targets quando acho que a probabilidade de acerto é razoável. Deixo aqui este caso em destaque mais como exemplo académico (do tipo empírico) do que outra coisa dado que inclusivamente houve atrás quem questionasse porque é que o target era aquele. A projecção de ranges é dos tipos de target que eu considero mais fiáveis e o caso do BCP é um bom exemplo deste tipo de target.

A partir daqui, o que temos no título? Em termos de targets, nada que considere razoável avançar. Em termos de tendência, mantém-se uma tendência ascendente intacta, sem sinais de inversão credíveis por enquanto.

Assim, estendo o meu comentário anterior acrescentando o facto de entretanto o target de curto/médio-prazo após a quebra da resistência ter sido atingido.
Anexos
BCP091023.png
BCP091023.png (18.42 KiB) Visualizado 8665 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, VALHALLA e 63 visitantes