Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Eu aconselho: Oportunidade de investimento (off-topic)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 8/8/2003 10:17

Isso seria um "corner" no mundo das acções...

Registado: 6/11/2002 19:27

pois

por Viana » 8/8/2003 9:57

Sem duvida. Ha galaristas que compra as edicoes todas para inflacionarem o preço. Conheço gajo que comprou a edicao completa de 125 litogafias do Silva Palmeira para a valorizar.... DEpois é o marketing e etc.
Viana

por Incognitus » 8/8/2003 7:58

Mete-me particular impressão o fenómeno de determinado quadro valer X, e de repente descobre-se que não é um original mas uma cópia, e apesar de ser o MESMO quadro, passa a valer 1/1000, 1/10000 do que valia há 5 minutos atrás.

Toda a economia relativa à arte é uma óptima instrução em como em última análise, o que determina o valor das coisas é a procura e oferta, o que tem um impacto completamente irracional no caso da oferta ser 1 ou pequena.

Os tipos que colocavam techs no mercado usavam este efeito, trazendo ao mercado partes pequenas das empresas (free floats reduzidos), de forma a que fossem inflaccionadas ao máximo, antes de venderem "o grosso".

por Incognitus » 8/8/2003 7:54

Mesmo que haja greater fools para os comprar mais caros, fazendo deles bons investimentos, comprar quadros conceptualmente é ainda mais anormal que comprar techs sobreavaliadas.

nota:

por Viana » 8/8/2003 2:20

Obrigado por me deixaram postar aqui, no entanto se acharem incoveniente, podem apagar.
Viana

informacao complementar

por Viana » 8/8/2003 2:19

1º desculpem os erros, foiu escrito a pressa.

Meus amigos e colegas,

Estou a negociar com uma amiga minha a compra de um novo quadro do Dali, por esse motivo e visto que náo nado particularmente em dinheiro, decidi desfazer-me de uma das minhas obras aproveitando a morte do Albert Field, que irá valorizar rapidamente o quadro, para o despachar facilmente e gerar dinheiro que preciso. Este quadro, por razoes varias e minhas particulares, esteve muito tempo guardado e sem exposisao aos UVs e por isso bem protegido e em excelente estado. O meu sonho era ser o legitiomo proprietario do oleo da virgem autosadomizada de Dali, nao por fetish algum mas porque acho soberba, infelizmente aquilo esteve nas maos da Playboy ate fianl de Fevereiro altura em que foi vendido em leiolao na Sotheby's em Londres, por isso, se ja nao o conseguiria comprar por falta de 400 mil contos para o pagar, agora e mesmo impossivel. Na impossibilidade de o aquirir mudei de gosto (tem piada) e procurei algo mais acessivel ($$$) e disponivel. Consegui fechar hoje um acordo para aquisicao de uma outra obra que me interessa muito, por isso, preciso de em 3 ou 4 dias, arranjar o dinheiro suficiente para o pagar. Dinheiro que hoje nao tenho... Por isso ou vendo este para juntar a caridade do meu pai que me vai abonar parte ou estou "cozido". Estou a vender ao desbarato pela urgencia.

Aqui fica a minha exposicao sobre o assunto:

As obras de Dali nao valem so pela assinatura do dito, mas muito mais pela assinatura em "countersigned" de Albert Field que faleceu na segunda feira passada. Este senhor, arquivista de Dali, é que podia reconhecer a autenticidade das obras. Visto o numero de falsificaçoes existentes no mercado serem muitas devido a Salvador Dali, de forma a facilitar a ediçáo das obras, ter assinado entre 30 a 40 mil folhas em branco que nunca chegaram a ser editadas e que hoje, muitas vezes, sáo utilizadas em falsificacoes.

Portanto, para amantes de arte/pintura e/ou investidores que procurem valorizar o seu patrimonio, a compra de um Dali reconhecido por Field pode ser uma boa aposta.

Nesse sentido e porque preciso de liquidez para novos investimentos, disponibilizei para venda em leiláo no site do sapo (http://netleiloes.sapo.pt/leilao.html?id=913595 ), apenas por 3 dias, uma litografia do Salvador Dali em prefeito estado de conservaçäo.

Trata-se da “Invisible Face” que é uma representacao de Dali de uma idade já passada. O oleo sobre tela original a que corresponde esta litografia tem o titulo de “Ruins of the Head of Medusa” pintada em 1930 e avaliada em aproximadamente meio milhäo de contos.

Nesta litografia, quanto a mim soberba, observa-se uma ruina de um predio que representa impressionantemente o esqueleto de uma face humana. O longo arco que representa a boca é a porta de saida para um dia de trabalho. A arvore imprimida no olho é a vida e o observador entra a paritr dai na idade já passada. O Dali tinha um fetish com os “crutch” que sáo algo tipo bengalas e que aparece em todos os quadros a suportar qualquer coisa, normalmente falos (o maluco). Segundo me explicaram sei que a panca apareceu desde que encontrou um no sotäo de casa quando tinha nove anos. Ele usa essa representacao de bengala nesta pintura para segurar o edificio em ruinas permitindo ver atraves do mes. Na verdade ele pretendia representar um suporte emocional.

O papel é de 91.5x116 e a mancha pouco menor, o que é um quadro relativamente grande para o genero

.A litografia esta assinada a lapis pelo Salvador Dali e autenticada com assinatura de Albert Field na parte de traz e é acompanhad por um certificado de garantia de autenticidade.

Eu sei que esta peça particular é extremamente desejada e esta ediçäo limitada foi vendida tao rapidamente e tem tanta procura que, senao vender, estou a pensar brevemente aumentar para o dobro o seu preço. Eu adquiri esta peça em primeira mao, atraves de uma amiga minha galerista em Nova York, Denise Parri (nova no circuito mas ja conceituada), á Ara Productions que comprou a Levine and Levine Graphic´s, Inc, que era a editora do Salvador Dali em Nova York. Os papeis estavam em seu poder e tinham sido assinados antes da morte de Dali em 1989, foram imprimidos pela S2 Editions Lithographic press, que e a mesma editora francesa que o proprio Dali usava nas suas impressoes. As edicóes do Dali normalmente tinham 1000 exemplares por edicao, no entanto esta editora que me vendeu a obra decidiu dividir os papeis por 12 imagens de forma a fazer atingir a obra o maior valor possivel mantendo a editcao abaixo dos 250 (em alguns mesmo abauixo dos85) por imagem. Neste momento so existem nas galeria aproximadamente 2662 no total de todas 12 imagens para serem comercializadas. Por isso, assim que forem totalmente vendidas, deixara de haver oferta, a náo ser no mercado secundario que praticamente dever duplicar o preço.

Esta litografia esta imprimida em “paper arches”, no entanto algumas foram imprimidas em papel japones o que aumenta o seu valor em apenas 40 ou 50 contos. O papel japones parece ter fibras de seda a correr pelo papel, é realmente bonito e melhor do que este, mas na minha opinao, como a mancha cobre praticamente o papel todo, o unico sitio onde se pode observar a qualidade do papel e na assinatura. O paper arches é o mais comum entre nas litografias, penso mesmo que em Portugal so utilizam esse tipo de papel.

A edicao desta imagem ficou em 245 exemplares, 120 em papel arches e 125 em papel japones. E por isso um aoptima oportunidade de investimento.

Para finaliziar posso dizer que na galeria do Rui qualquer coisa no Arrabida Shopping, em Gaia/Porto, esta a venda uma P/A (unica que originou a edicao) da Maluda por aproximadamente 400 contos mais pequena que esta peça do Dali, apesar de bonita, uma vista sobre o Porto a partir dos telhados de Gaia, náo e nada comparada com o Dali. Entao nem vos falo dos preços da litografias do cargaleiro ou do Julio Pomar ,,, Isso sim... E um absurdo. Podemos dize rque a pintura portuguesa comtemporanea esta no Bull Market na era da bolha. Comprem Dalis.

NOTA: O Albert Field foi o fundador do arquivo de Salvado Dali. Foi responsavel oficial por mais de 40 anos pelo seu arquivo. Ele vivia actualmente em Nova York isto segundo uma amiga minha. Alias vou postar o email que ela me enviou quando lhe perguntei se o velho tinha morrido:

The Albert Field who was founder of the Dali Archives? He has been assembling and maintaining Dali’s official Archives for more than forty years…I know he ( is/was ) an older man , but I did not hear the news. I am stunned. I am here and knew nothing. I know that he lives in New York. He is considered the expert in government investigations of any possible art fraud. He has always been the expert testimony for any case ever involving fraud. He was very close with Dali and maintained frequent contact with him during his life in Spain, New York and Paris… He appears in many films on any documentary of Dali’s life. It is Mr. Field who has translated original articles by Dali himself. He is also the author of “the Catalog of The Graphic Works of Salvador Dali” That is why we went to him so there was no doubt about what we have….Our lithographs are signed by this Albert Field…I had no idea! And I am here in Connecticut! You have heard this before I … I will have to find out if it is the “ Albert Field”…If so We also have the last authentication of the finest expert there was! Again I am stunned I will have to investigate.
Also I have photographed the “Fields” for you…I will bring it home to download it and send it to you! I hope you like it! Thanks again! Denise
Viana

Eu aconselho: Oportunidade de investimento (off-topic)

por Viana » 7/8/2003 21:22

http://netleiloes.sapo.pt/leilao.html?id=913595

Eu aconselho:

Quem quiser valorizar o seu patrimonio e usufruir do mesmo enquanto o mesmo se multiplica tem aqui uma verdadeira oportunidade.

Penso que o preço esta em conta, talvez por o vendedor querer fazer novas aquisicoes esteja a vender ao desbarato. Brevemente mais pecas.
Viana

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006, ze couves e 231 visitantes