Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (4)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 21/10/2009 16:08

Ozy, mas eu também já fiz questão de escrever várias vezes sobre isso, quando podia opinar sobre os mercados. Aconselhei, publica e privadamente, as pessoas contra esse erro. Mas isso faz-se de uma forma correcta e cordial como é apanágio do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Dwer » 21/10/2009 15:51

bestblandina Escreveu:
Dwer Escreveu:
bestblandina Escreveu:volto a perguntar que leitura posso tirar no indicador ATR (average true range), ando a estudar e tem dado bons resultados na sua leitura mas gostava de saber mais sobre o mesmo.

O average true range é uma média da dimensão das barras do preço.

A dimensão normal seria medida entre o ponto mais alto (high) e o mais baixo (low), da barra do preço.

O true range (dimensão verdadeira, em tradução livre eheh) seria medido entre o maior de (fecho anterior, high) e o menor de (fecho anterior, low).

Faz-se uma média deste valor e voilá: o ATR - average true range.

obrigado Dwer, mas como devo ler?
Parece um vix, é isso?
Estou a gostar deste indicador, é um bom indicador?

Abraço best

eheheh o teu banco foi consultar a wikipedia:

Average True Range
Average True Range (ATR) is a technical analysis indicator developed by J. Welles Wilder, based on trading ranges smoothed by an N-day exponential moving average.

The range of a day's trading is simply high − low. The true range extends it to yesterday's closing price if it was outside of today's range:

true range = max(high,closeprev) − min(low,closeprev)

The average true range is then an N-day exponential moving average of the true range values. Wilder recommended a 14-period smoothing. Note this is by his reckoning of EMA periods (see the EMA article on that), meaning an α=2/(1+14)=0.1333.

The idea of ranges is that they show the commitment or enthusiasm of traders. Large or increasing ranges suggest traders prepared to continue to bid up or sell down a stock through the course of the day. Decreasing range suggests waning interest.

Consulta antes este link: http://stockcharts.com/school/doku.php? ... ue_range_a
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por bestbland » 21/10/2009 15:48

salvadorveiga Escreveu:
Ozymandias Escreveu:Caro creepy: Se achar que sou digno de uma resposta de alguêm como você que ostenta á sua volta uma aura de guru de determinada doutrina mística á qual só os iniciados podem ter acesso, esclareça-me o que o move de forma tão determinada nessa templária prognosticação da queda dos mercados para novos mínimos...

dentro de 22 posts desde dia 1 de outubro pouco vi a acrescentar...

Apenas usar o tom jocoso e de picardia para cm outros users...fico a' espera de melhores intervençoes da sua parte e que realmente adicionem algo de valor aos tópicos.

Bestblandina, a minha interpretaçao? Volatilidade mais baixa, posso usar stops mais curtos :mrgreen:

Salvador existe alguma semelhança no ATr com valor da cotação do VIX?

Abraço best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Ozymandias » 21/10/2009 15:39

Ulisses: A si devo muito da minha maneira de ver os mercados e por isso foi o meu ultimo post deste tipo no fórum, mas compreenda,que desde que sigo o caldeirão e já lá vão alguna anos nunca vi uma tão vil batalha contra a tendencia dominante e induzindo em erros sistematicos muitos daqueles que consultam o forum em busca de opiniões bem formadas.Mas tal como disse no início retiro-me humildemente.Obrigado.
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.

Registado: 1/10/2009 23:28

por salvadorveiga » 21/10/2009 15:33

Ozymandias Escreveu:Caro creepy: Se achar que sou digno de uma resposta de alguêm como você que ostenta á sua volta uma aura de guru de determinada doutrina mística á qual só os iniciados podem ter acesso, esclareça-me o que o move de forma tão determinada nessa templária prognosticação da queda dos mercados para novos mínimos...

dentro de 22 posts desde dia 1 de outubro pouco vi a acrescentar...

Apenas usar o tom jocoso e de picardia para cm outros users...fico a' espera de melhores intervençoes da sua parte e que realmente adicionem algo de valor aos tópicos.

Bestblandina, a minha interpretaçao? Volatilidade mais baixa, posso usar stops mais curtos :mrgreen:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por bestbland » 21/10/2009 15:31

Dwer Escreveu:
bestblandina Escreveu:volto a perguntar que leitura posso tirar no indicador ATR (average true range), ando a estudar e tem dado bons resultados na sua leitura mas gostava de saber mais sobre o mesmo.

A dimensão normal seria medida entre o ponto mais alto (high) e o mais baixo (low), da barra do preço.

O true range (dimensão verdadeira, em tradução livre eheh) seria medido entre o maior de (fecho anterior, high) e o menor de (fecho anterior, low).

obrigado Dwer, mas como devo ler?
Parece um vix, é isso?
Estou a gostar deste indicador, é um bom indicador?

Abraço best

por Ulisses Pereira » 21/10/2009 15:28

Ozymandias, deixa o tom jocoso para outras paragens. Não é esse o espírito do Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bestbland » 21/10/2009 15:28

Repara no grafico salvador, qual a sua leitura do ATR?

Abraço best
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (141.62 KiB) Visualizado 5626 vezes

por bestbland » 21/10/2009 15:25

salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:Andamos num mercado onde predomina as compras, deixo a linha preta no caso se for rompida será o fim deste bull market, no qual não acredito que o mesmo venha acontecer.
volto a perguntar que leitura posso tirar no indicador ATR (average true range), ando a estudar e tem dado bons resultados na sua leitura mas gostava de saber mais sobre o mesmo.

Abraço best

ATR e' apenas um indicador de volatilidade...

È mais ou menos tipo um vix?
Como será a sua leitura?
O meu banco disse que quanto menor, menor interesse existe pelo mercado, tanto os compradores como vendedores, fiquei confuso.

por Dwer » 21/10/2009 15:25

Abraço,
Dwer

por Ozymandias » 21/10/2009 15:24

Caro creepy: Se achar que sou digno de uma resposta de alguêm como você que ostenta á sua volta uma aura de guru de determinada doutrina mística á qual só os iniciados podem ter acesso, esclareça-me o que o move de forma tão determinada nessa templária prognosticação da queda dos mercados para novos mínimos...
O melhor que pode fazer pelo mundo inteiro é tirar o máximo partido de si.

Registado: 1/10/2009 23:28

por salvadorveiga » 21/10/2009 15:13

bestblandina Escreveu:Andamos num mercado onde predomina as compras, deixo a linha preta no caso se for rompida será o fim deste bull market, no qual não acredito que o mesmo venha acontecer.
volto a perguntar que leitura posso tirar no indicador ATR (average true range), ando a estudar e tem dado bons resultados na sua leitura mas gostava de saber mais sobre o mesmo.

Abraço best

ATR e' apenas um indicador de volatilidade...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Dwer » 21/10/2009 15:07

creepy Escreveu:cup and undle no Vix...

nem quero ver o objectivo...

cunha descendente parecida com a 2006...

ver vamos as cenas dos próximos episódios mas estou mais com o jonh...

Onde é que estás a ver uma cup and handle no VIX?
Abraço,
Dwer

por bestbland » 21/10/2009 15:04

Andamos num mercado onde predomina as compras, deixo a linha preta no caso se for rompida será o fim deste bull market, no qual não acredito que o mesmo venha acontecer.

Abraço best
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (103.51 KiB) Visualizado 5743 vezes

por Luis19 » 21/10/2009 14:43

Mais uma visão para o VIX.
Anexos
VIX daily.png
VIX daily.png (11.97 KiB) Visualizado 5843 vezes

Registado: 4/12/2007 16:30

por artista_ » 21/10/2009 13:51

John Connor Escreveu:Boa tarde a todos.

Devo dizer que é sempre muito curioso analisar o Vix, pois este tem apresentado um comportamento técnico bastante interessante ao longo dos últimos anos.

O gráfico é muito claro e todos podem ver e analisar a sua evolução.

De momento interessa-nos então verificar que o Indíce, há mais de um ano em tendência descendente, estará prestes a encontrar uma grande zona de suporte entre os 16 e os 18 pontos.

Dado o estado eminentemente subcomprado do Indíce e o facto dos mercados bolsistas estarem junto de importantes resistências, penso que existem grandes probabilidades de uma razoável/forte inversão de tendência nas próximas semanas.

Bons negócios.

Concordo com a generalidade do comentário do Jonh... mas mesmo que isto já esteja a inverter (ou quando inverter) temos muito que verificar ainda: Qual será a nova tendência? (lateral, de queda ligeira, queda acentuada); Qual a amplitude máxima da correcção? (caso venhamos a ter apenas uma correcção não sendo colocada em causa a tendência de alta de médio prazo); Teremos uma inversão da tendência dominante ou apenas uma correcção?

Por agora, convém perceber isso, nem no curto prazo invertemos ainda, apenas temos uma correcção no curtíssimo prazo...

abraços

artista

PS: registo com agrado o retomar da boa qualidade deste tópico... não sei se dois dias de quedas têm alguma coisa a ver com isto?! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Midas » 21/10/2009 13:45

mapaman Escreveu:Difusão de Informação
21 Oct 2009 at 12:03:14 (GMT)
*WELLS FARGO 3Q EPS 56C, esp. 0.391
*MORGAN STANLEY 3Q EPS 38C; EST. 30C
Banco BEST

e esta hein!

Não sei qual é a surpresa. Aliás a surpresa seria terem resultados esperados piores, já que contabilizam a porcaria que têm no balanço ao valor que querem e ainda recebem bónus por isso. Se todas as empresas pudessem fazer isso...

Hussman: Average Americans Are Getting Scalped So That Bondholders Can Be Saved from Taking a Haircut

→ Washington's Blog.
http://www.washingtonsblog.com/

PhD economist John Hussman has some great quotes in his current market comment:

It appears to be wishful thinking to believe that the credit crisis is over. Most likely, what we've witnessed in recent months is little more than the combination of a lull in the [mortgage] reset schedule coupled with a wholly unsustainable burst of deficit spending amounting to over 7% of GDP.

My impression of the U.S. banking system is that it is quietly going insolvent, in a manner that will become evident only when the slack for “significant judgment” (provided by the FASB earlier this year when it altered mark-to-market rules) is taken up so tightly that the rope snaps. Presently, this slack has allowed banks some time, but the question is, time for what? The rules encourage banks to neither modify loans nor foreclose, both which would trigger a restatement of value on the mortgage asset. Meanwhile, banks are reluctant to allow “short sales” in lieu of foreclosure (where a homeowner sells a home to avoid foreclosure, but at a price less than the residual loan value, so the bank has to essentially eat the loss). This again defers the restatement of asset values for a while, but makes business sense only if home prices are expected to recover faster than the foregone interest that could be earned on new loans.

So if you talk to people who oversee these assets, including people who work with the FDIC, you'll hear that there is an inventory of unrecognized losses being built up, in hopes that the underlying mortgages will turn around without the need for loss reporting. In view of the CRL foreclosure projections, all we can think is – fat chance...

Our policy makers bailed out bank bondholders instead of focusing on debt restructuring. The bad assets are still in the banking system, millions of families will still lose their homes, the Treasury and Fed have jointly issued trillions in new government obligations, but the bondholders of Bear Stearns will still get 100% of their principal and interest.

Despite the current enthusiasm of Wall Street, this story has probably not ended, and the evidence suggests it will end badly.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por creepy » 21/10/2009 13:23

cup and undle no Vix...

nem quero ver o objectivo...

cunha descendente parecida com a 2006...

ver vamos as cenas dos próximos episódios mas estou mais com o jonh...

Registado: 7/6/2008 2:02

por mapaman » 21/10/2009 13:13

Difusão de Informação
21 Oct 2009 at 12:03:14 (GMT)
*WELLS FARGO 3Q EPS 56C, esp. 0.391
*MORGAN STANLEY 3Q EPS 38C; EST. 30C
Banco BEST

e esta hein!
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Dwer » 21/10/2009 13:12

Os níveis que acho razoável considerar no VIX são:

acima de 30 - muito alta volatilidade

[20,30] - alta volatilidade

[16,20] - baixa volatilidade

abaixo de 16 - muito baixa volatilidade
Anexos
spx_vix daily.png
spx_vix daily.png (20.15 KiB) Visualizado 6175 vezes
Abraço,
Dwer

por John Connor » 21/10/2009 12:51

Boa tarde a todos.

Devo dizer que é sempre muito curioso analisar o Vix, pois este tem apresentado um comportamento técnico bastante interessante ao longo dos últimos anos.

O gráfico é muito claro e todos podem ver e analisar a sua evolução.

De momento interessa-nos então verificar que o Indíce, há mais de um ano em tendência descendente, estará prestes a encontrar uma grande zona de suporte entre os 16 e os 18 pontos.

Dado o estado eminentemente subcomprado do Indíce e o facto dos mercados bolsistas estarem junto de importantes resistências, penso que existem grandes probabilidades de uma razoável/forte inversão de tendência nas próximas semanas.

Bons negócios.
Anexos
sc.png
sc.png (20.52 KiB) Visualizado 6255 vezes

Registado: 31/10/2008 13:40

por Dwer » 21/10/2009 12:29

zecatreca Escreveu:
Dwer Escreveu:A lateralização (ou consolidação em baixa) que o Marco aponta, em 2004, é feita com o VIX já, consistentemente, abaixo dos 20 desde Setembro de 2003.

SPX cash semanal

Dwer
Embora acredite mais na lateralizaçao, eu nao comentava so por causa do vix nos 20.
Um abraço

Não percebi...
Abraço,
Dwer

por Zecatreca_1001 » 21/10/2009 12:22

Dwer Escreveu:A lateralização (ou consolidação em baixa) que o Marco aponta, em 2004, é feita com o VIX já, consistentemente, abaixo dos 20 desde Setembro de 2003.

SPX cash semanal

Dwer
Embora acredite mais na lateralizaçao, eu nao comentava so por causa do vix nos 20.
Um abraço

Registado: 29/11/2007 10:54

por Dwer » 21/10/2009 12:05

A lateralização (ou consolidação em baixa) que o Marco aponta, em 2004, é feita com o VIX já, consistentemente, abaixo dos 20 desde Setembro de 2003.

SPX cash semanal
Anexos
spx_vix weekly.png
spx_vix weekly.png (15.51 KiB) Visualizado 6469 vezes
Abraço,
Dwer

por Dwer » 21/10/2009 11:59

Midas Escreveu:Dwer, pelo teu gráfico o que me apercebo é que, das outras 6 vezes que o VIX cruzou esse valor para baixo, seguiu-se quase imediatamente um sell-off nos mercados, atirando o VIX para valores bem mais alto. Ou seja, tirando esse período que referiste, de outras 6 x o VIX abaixo dos 20 serviu para provocar um sell-off nos mercados. Interessante... icon_cool.gif

Foi esta a interpretação que dei ao teu gráfico.

Pois, pode sempre interpretar-se de várias formas.

E o que dizes é verdade. Tentativas de quebra dos 20, no VIX, mal sucedidas, resultam em topos. E pode bem acontecer o mesmo, desta vez.

Tal como os 20 podem ser quebrados num sopro e entrarmos num período de baixa volatilidade implícita e subidas consistentes.

Ou andarmos à volta dos vinte e num período de lateralização dos preços, como o Marco sugere. Embora ele não dê nenhuma importância aos 20, ao mesmo tempo que toda a gente dá. Idiossincrasias.

Tudo pode acontecer.

Os cenários que me parecem mais verosímeis são:

a repulsão dos 20 e novo surto de volatilidade e queda do preço;

a quebra clara dos 20 e prosseguimento da marcha ascendente dos mercados.

A lateralização, embora possível, não me parece muito provável.
Abraço,
Dwer

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 211 visitantes