Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Questão Chave e uma Observação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Revisitando alguns temas

por Comentador » 7/8/2003 18:37

Caro MrJones,

Também não pretendo expressar explicações à prova de bala, como diz e muito bem. Vou somente indicar-lhe o que penso relativamente a cada uma das questões que me pôs, com base no que sei dos mercados, da informação que tenho sobre os aspectos concretos e da opinião dos traders e analistas do mercado americano que consulto diariamente. Acho que não é um mau ponto de partida, sendo certo que o meu objectivo não é teorizar mas discorrer um pouco sobre estes assuntos.

Ponto 1.

As acções nos mercados americanos desceram efectivamente no passado dia 5, data da colocação da tranche de 24 biliões de Treasuries de 3 anos. Como o mercado vive de situações concretas que podem ser acompanhadas ao minuto pelos traders, a certeza generalizada é a de que o mercado caiu especialmente por causa da referida emissão.

Meu caro MrJones, se as acções descem muitas vezes ou não, mesmo não havendo emissões todos os dias, há-de convir que isso não tem qualquer relevância para o caso. Interessa é saber se naquele dia as acções desceram influenciadas pela dita emissão.

Ponto 2.

Pelas informações que tenho, as Treasuries de 3 anos não tinham roll-over. Já as outras 2 emissões, de 18 biliões cada, de 5 e 10 anos, eram para substituir emissões que se venciam. O impacto existe sempre mas é bem menor, como aliás está a acontecer.

Importa realçar que a minha primeira afirmação de que o mercado se está agora a confrontar com a realidade tem a ver naturalmente com uma continuidade de emissões do governo EUA e de grandes empresas cotadas, no futuro mais ou menos próximo. Também é óbvio que as bonds/yields são um factor muito importante, mas existem muitos outros como você também disse e muito bem.

Ponto 3.

Quando eu disse “não é bom para o dólar”, queria significar que o dólar desvalorizaria.

É uma força de expressão. Naturalmente há muitas situações em que, ao invés, uma moeda a descer é muito vantajoso parta determinado país (Veja-se a China, com o yuan).

Penso que o sentido da frase era óbvio e talvez não valha a pena acrescentar mais nada.

Ponto 4.

Como sabe, presentemente a situação económica dos EUA está segura por arames, sendo curioso saber até quando a artilharia monetária utilizada e a utilizar vai conseguir aguentar o castelo de cartas composto pelos vários défices, bolhas, pequenas e médias guerras, etc. Neste contexto, a continuação a prazo do aumento dos yields é mau, quer para as empresas (aumento dos custos financeiros na renovação da dívida e em novos investimentos) quer para os particulares (diminuição de consumo, por estrangulamento financeiro e maiores dificuldades de acesso ao crédito).

Se a taxa de inflação nos EUA crescer mais do que o aumento dos yields, e se novas previsões para o PIB EUA apontarem para aumentos muito menores resvalando para valores “europeus” (ou menores, com ou sem recessão), então o USD vai seguramente diminuir de valor em relação ao Euro, aliás em consonância com a sua actual tendência descendente de longo prazo.

Um abraço

Comentador
 
Mensagens: 378
Registado: 26/4/2003 23:30
Localização: 16

esclarecimento

por Comentador » 6/8/2003 21:39

Caro MrJones,

Agradeço os seus posts e tenho o maior prazer em responder-lhe.

Este tipo de diálogo e argumentação é dos que, na minha opinião, mais interessa a foruns como este.

Naturalmente, devo-lhe uma resposta digna das suas intervenções. Assim, conto escrever-lhe um pouco mais tarde (Sporting - M. United oblige ...).

Um abraço

Comentador
 
Mensagens: 378
Registado: 26/4/2003 23:30
Localização: 16

esclarecimento

por MrJones » 6/8/2003 20:08

Caro comentador,

Como disse no meu post, não consigo vislumbrar explicações à prova de bala para os movimentos do mecado obrigacionista-accionista-divisas.

No entanto, o seu post levantou-me algumas questões que gostaria que desenvolvesse um pouco mais. Afinal, estou aqui para aprender.

são as seguintes:

1) Porque é que diz que o mercado accionista desceu em consequência da emissão obrigacionista? Infelizmente para quem esta longo não desce tao poucas vezes como isso e não ha obrigações todos os dias...

2) Relativamente à "dimensão" da obrigação. Quanto é que é o aumento liquido? E qual é a parte que serve para o roll-over de divida anterior?

3)Quando se refere a ser "bom" para o dolar..o que é que entende por "bom"? Apreciação ou depreciação?

4) Não percebi porque é que o dolar desvaloriza (assumindo que "bom" significa apreciação) devido a subida das yields.

e..julgo que é tudo..

Obrigado pela atenção,
Jones
 
Mensagens: 103
Registado: 5/11/2002 21:00
Localização: Lisboa

USD/Bonds/Equities

por Comentador » 6/8/2003 19:52

Em primeiro lugar, a relativamente difícil colocação das Treasuries de 3 anos, ontem, no montante de 24 biliões de USD não foi nada negligenciável. Fez descer o mercado accioista e fez subir o yield ainda mais.
Temos que relativizar as coisa entre os biliões e os triliões... qualquer dis achamos que um trilião não é nada!

Por outro lado, a relação entre a subida dos yields e, por exemplo, o S&P não é directa. Basta olhar para o que vem acontecendo nos últimos meses.

Quando falo nas obrigações, tem de se compreender que está em curso o esvaziar de uma bolha nas bonds e que, embora vá haver boas correcções, a tendência é de descida (e consequente aumento dos yields).

Tudo isto não deverá ser muito bom para o mercado accionista ... mem para o dólar.

Um abraço

Comentador
 
Mensagens: 378
Registado: 26/4/2003 23:30
Localização: 16

por Pata-Hari » 6/8/2003 18:37

Jones, exacto, e por isso mesmo tem sido algo "esquisito" este movimento em que as bonds sobem, e sobe o mercado accionista. E o inverso também. Parece ser um contrasenso, não é? mas tem acontecido.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

tentativa de previsão

por MrJones » 6/8/2003 18:09

VM,

Teoricamente, o aumento de oferta de obrigacões implica o aumento das yields. Sendo assim pode ter varios efeitos:

1 - Aumento da risk free rate, o que por sua vez aumenta a taxa de desconto e diminui o valor descontado das acções. Em principio isto deveria reflectir-se numa descida do seu preço.

2 - Podemos assistir ao desvio de alguma liquidez para o mercado obrigacionista o que reforçaria a pressão negativa no preço das acções

No que diz respeito a cambio EUR/USD

1 - Se os investidores acorrerem a esta oferta têm de comprar dolares e vender outras divisas (euro incluido). Pode colocar pressão no sentido da valorização do dolar

2 - O Aumento das yields serve para atrair mais investidores o que reforça o efeito anterior.

Resumindo, o impacto (teórico!!) seria desvalorização de acções e valorização do dolar.

No entanto tudo isto é teórico porque depende de uma imensidão de outros factores que não estão aqui reflectidos...Nomeadamente se uma emissão de $60 b faz alguma diferença relevante num mercado que movimenta..triliões.

Eu diria que o efeito da emissão per si é, provavelmente, negligivel.

bons negocios,
Jones
 
Mensagens: 103
Registado: 5/11/2002 21:00
Localização: Lisboa

Comentador

por vm » 6/8/2003 16:36

E como é q isto pode influenciar o cambio EURUSD, será possivel uma explicação?
Obrigado,
VM
 
Mensagens: 888
Registado: 5/11/2002 10:56

A Questão Chave e uma Observação

por Comentador » 6/8/2003 15:37

A maciça colocação de US Treasuries de 3, 5 e 10 anos no montante total de 60 Biliões de USD, durante toda esta semana, até que ponto vai implicar uma queda nas acções e, especialmente, uma subida com maior força ainda dos yields?

Esta é uma altura em que o mercado, para o bem ou para o mal, se confronta com a dura realidade.

Um abraço

Comentador
 
Mensagens: 378
Registado: 26/4/2003 23:30
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Karra, Manchini888, OCTAMA, Pmart 1, trilhos2006 e 267 visitantes