Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BRIC - Situação técnica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por xpress_on » 3/2/2010 18:40

Estava a seguir o tópico com bastante interesse e faz tempo q não temos gráficos actualizados.

Alguém pode dizer de onde posso extrair estes graficos (eu uso o pro real time e não encontrei) visto q o tópico morreu?

obrigado em avanço.

Registado: 20/2/2009 15:23

por majomo » 10/1/2010 13:25

Olá, será possível actualizarem este tópico.

Obrigado.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por xpress_on » 1/12/2009 20:20

mais algumas actualizações : )

Obrigado em avanço

por RCF » 29/10/2009 4:18

Caros colegas do caldeirão, gostaria de juntar a minha opinião às análises que neste tópico têm sido feitas sobre os BRIC.

Mas antes do mais gostaria de felicitar o nosso colega “um peão” pela iniciativa de ter aberto este tópico e pelo magnífico trabalho que nele tem desenvolvido.

Gostaria de partilhar convosco o meu ponto de vista sobre um dos BRIC, a Rússia.
O ponto de vista que vou expressar será sobre a economia Russa e não sobre a sua bolsa, em relação a esta ultima em virtude do meu desconhecimento sobre a sua realidade sou mais um ouvinte do que um falante.
Em relação à situação económica da Rússia e as suas perspectivas de futuro penso que poderei contribuir com algumas opiniões úteis.

Penso que existe uma fragilidade enorme na economia Russa (fragilidade que enquanto persistir impedirá a ascensão à maturidade deste mercado), e essa fragilidade é a inexistência de uma forte classe de empreendedores que actue como um tecido empresarial capaz de vertebrar o capitalismo na Rússia.

Os Russos são um povo admirável, magníficos pintores, escritores, músicos, soldados mas não são grandes empresários.
Se estudarmos a historia económica da Rússia começando do dia de hoje para trás até ao inicio do Séc.XlX (que é o momento em que com a revolução industrial o capitalismo moderno faz o seu aparecimento na Rússia) excluindo o período de vigência do comunismo; na pratica analisando o período que vai desde o fim das guerras Napoleónicas em inícios do Séc.XlX até ao fim do império e do sistema capitalista em 1917 verificamos que os grandes empresários existentes na Rússia não são Russos.

Tradicionalmente este papel de empreendedores no império Russo era desempenhado pelos Arménios.
Estando a nação Arménia (ou pelo menos uma parte dela) integrada no Império Russo os Arménios usufruíam das mesmas prerrogativas dos Russos e aproveitaram essa oportunidade para preencherem o espaço disponibilizado pela revolução industrial para se constituírem como a classe empresarial de base na Rússia.
Verificamos que embora a Rússia fosse uma nação maioritariamente agrícola nas vésperas da revolução bolchevique o processo de industrialização nos cem anos que a precedem é marcado por sucessos espantosos.

Essa classe empresarial que construiu a industrialização da Rússia no decorrer do Séc.XlX é precisamente aquilo que no momento presente não existe.
Basicamente o que temos é um país com uma acumulação de capital enorme em virtude da exploração dos seus riquíssimos recursos minerais mas sem uma classe empresarial que possa depois transformar esse capital em valor acrescentado.

E este é o factor que diferencia a Rússia dos restantes BRIC, e penso que é também o factor que geralmente leva a que se olhe o Brasil, a Índia e a China como realidades em crescimento e de afirmação futura e se olhe a Rússia talvez como uma realidade em declínio.

Cumprimentos,
RCF.

Registado: 22/2/2008 12:02

por um peao » 23/10/2009 22:12

um peao Escreveu:Brasil - Bullish

Mantenho-me bullish no Bovespa. Os 58.000 pontos foram deixados para trás e a próxima paragem poderá ocorrer entre os 66.000 e os 68.000 pontos.

Brasil - Neutro

O Bovespa deteve-se nos 67.000 pontos e penso que poderá existir uma correcção ou lateralização para aliviar as subidas dos últimos dois meses daí estar neutro. Possíveis valores para essa correcção - 62.000, 58.000 e 55.000 pontos.

um peao Escreveu:Russia - Bullish

Enquanto se mantiver acima dos 1.200 pontos mantenho-me bullish na bolsa russa. Consigo vislumbrar um suporte de muito curto prazo nos 1270 pontos que podem servir de referência para as próximas semanas. Acima mantenho as resistências que já tinha adiantado.

Russia - Bullish

Desde a quebra dos 1.200 pontos que a bolsa russa se mantém muito forte e para já ainda não mostrou perda de gás. Desenhei uma LTa que poderá servir de referência nas próximas semanas.

um peao Escreveu:Índia - Bullish

Nota-se alguma perda de força nos 17.000 pontos o que poderá provocar uma correcção nos próximos tempos. Mas a tendência bullish mantém-se para já intacta.

Índia - Neutro

Continua a lateralização da praça indiana. Um reteste aos 16.000 pontos (pelo menos) parece cada vez mais provável.

um peao Escreveu:China - Neutro/Bullish

Parece estar a ficar mais claro o actual momento da praça de Shanghai. A LTa que marquei parece estar a segurar o índice o que pode significar a exaustão do movimento correctivo iniciado nos 3470 pontos. Em todo o caso é preciso que se supere os 3050 pontos para o panorama bull ganhar consistência. A quebra dos 2660 seria um forte sinal bear.

China - Bullish

O gráfico já está mais definido e com aspecto mais bullish agora que o valor dos 3.050 que tinha mencionado foram deixados para trás.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (16.18 KiB) Visualizado 4063 vezes
Russia.png
Russia.png (13.89 KiB) Visualizado 4073 vezes
Sensex.png
Sensex.png (15.29 KiB) Visualizado 4050 vezes
Shanghai.png
Shanghai.png (15.8 KiB) Visualizado 4059 vezes

Registado: 2/4/2009 22:13

por Conquistador » 20/10/2009 19:03

Um peão, podes actualizar o indice Chinês?

Obrigado

Registado: 3/7/2008 11:58

por um peao » 20/10/2009 18:05

vito_r_amos Escreveu:Alguém tem ideia do que se passou hoje no Bovespa?

Dizem que foi por causa de uma taxa que entrou em vigor...

um peao

achas que esta foi a correcção de que falavas no último post, ou é efeito da tal taxa?
mantens o sentimento bull para esta bolsa?

Obrigado

Aproveito para cumprimentar todos os caldeireiros uma vez que esta é a minha primeira participação (activa, pois já acompanho o fórum a algum tempo.

VR

Para já parece-me uma reacção à entrada em vigor da taxa. 4% num dia não pode ser considerado uma correcção. Não me espanta que o Bovespa possa vir retestar os 55.000 pontos. Mas acredito que só o faça se todas as bolsas mundiais o fizerem também.

No curto prazo - uma vinda aos 62.000 pontos nos próximos dias parece-me um cenário perfeitamente possível.

No longo prazo - a quebra dos 48.000 pontos era muito preocupante do lado bull.

por vito_r_amos » 20/10/2009 17:58

Alguém tem ideia do que se passou hoje no Bovespa?

Dizem que foi por causa de uma taxa que entrou em vigor...

um peao

achas que esta foi a correcção de que falavas no último post, ou é efeito da tal taxa?
mantens o sentimento bull para esta bolsa?

Obrigado

Aproveito para cumprimentar todos os caldeireiros uma vez que esta é a minha primeira participação (activa, pois já acompanho o fórum a algum tempo.

VR

Registado: 29/11/2007 14:18

por majomo » 15/10/2009 0:06

Obrigado,

depois quando puderes actualizar os restantes agradeço.

Estou com uma posição forte nos bric e estou bastante satisfeito... :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por um peao » 14/10/2009 23:06

Hoje actualizo apenas o Bovespa e apenas pelo facto de ter fechado acima dos 66.000 pontos que considero o valor que coloca este índice em bull mode em todos os horizontes temporais.

Não acredito que este patamar (que referi anteriormente já não ser testado há tanto tempo que a sua importância acaba por ser relativa) segure o Bovespa daqui e diante. A subida tem sido tão rápida que é de esperar uma correcção mais significativa algures no tempo. Mas para já a praça brasileira está muito forte.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (15.61 KiB) Visualizado 4377 vezes

por um peao » 7/10/2009 23:51

Actualizo os gráficos mas não existem grandes novidades

um peao Escreveu:Brasil - Bullish

O Bovespa conseguiu finalmente romper a forte resistência dos 58.000 pontos e voltei a estar bullish neste índice. Target de curto prazo nos 62.000 pontos e possível target de médio prazo nos 68.000. Digo possível porque nos 66.000 pontos temos, na minha opinião, a fronteira bull deste índice que poderá criar alguma pressão vendedora no índice. Apesar de ser um nível que já não é testado há muito tempo e por isso perde alguma relevância.

Brasil - Bullish

Mantenho-me bullish no Bovespa. Os 58.000 pontos foram deixados para trás e a próxima paragem poderá ocorrer entre os 66.000 e os 68.000 pontos.

um peao Escreveu:Russia - Bullish

Com a quebra em alta dos 1200 pontos fiquei bullish na bolsa russa. Target de médio prazo nos 1550 pontos mas os 1350 pontos podem representar alguma resistência.

Russia - Bullish

Enquanto se mantiver acima dos 1.200 pontos mantenho-me bullish na bolsa russa. Consigo vislumbrar um suporte de muito curto prazo nos 1270 pontos que podem servir de referência para as próximas semanas. Acima mantenho as resistências que já tinha adiantado.

um peao Escreveu:Índia - Bullish

Os 16.000 pontos foram persistentes a segurar o índice mas agora que estão rompidos o mercado indiano poderá chegar com relativa facilidade aos 18.500 pontos.

Índia - Bullish

Nota-se alguma perda de força nos 17.000 pontos o que poderá provocar uma correcção nos próximos tempos. Mas a tendência bullish mantém-se para já intacta.

um peao Escreveu:China - Neutro

Mantenho a minha opinião neutra no índice de Shangai mas agora, com a cotação acima dos 2940 pontos, estou mais bullish. É preciso ter mais sinais para identificar a direcção que vai tomar.

China - Neutro/Bullish

Parece estar a ficar mais claro o actual momento da praça de Shanghai. A LTa que marquei parece estar a segurar o índice o que pode significar a exaustão do movimento correctivo iniciado nos 3470 pontos. Em todo o caso é preciso que se supere os 3050 pontos para o panorama bull ganhar consistência. A quebra dos 2660 seria um forte sinal bear.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (14.14 KiB) Visualizado 4484 vezes
Russia.png
Russia.png (11.8 KiB) Visualizado 4490 vezes
Sensex.png
Sensex.png (12.11 KiB) Visualizado 4492 vezes
Shangai.png
Shangai.png (16.64 KiB) Visualizado 4484 vezes

por xpress_on » 7/10/2009 21:53

olá a todos, estava a seguir com alguma atenção este tópico infelizmente ficou esquecido, alguem pode actualizar os gráficos?

Obrigado

por um peao » 16/9/2009 22:11

Actualização com algumas novidades

Brasil - Bullish

O Bovespa conseguiu finalmente romper a forte resistência dos 58.000 pontos e voltei a estar bullish neste índice. Target de curto prazo nos 62.000 pontos e possível target de médio prazo nos 68.000. Digo possível porque nos 66.000 pontos temos, na minha opinião, a fronteira bull deste índice que poderá criar alguma pressão vendedora no índice. Apesar de ser um nível que já não é testado há muito tempo e por isso perde alguma relevância.

Russia - Bullish

Com a quebra em alta dos 1200 pontos fiquei bullish na bolsa russa. Target de médio prazo nos 1550 pontos mas os 1350 pontos podem representar alguma resistência.

Índia - Bullish

Os 16.000 pontos foram persistentes a segurar o índice mas agora que estão rompidos o mercado indiano poderá chegar com relativa facilidade aos 18.500 pontos.

China - Neutro

Mantenho a minha opinião neutra no índice de Shangai mas agora, com a cotação acima dos 2940 pontos, estou mais bullish. É preciso ter mais sinais para identificar a direcção que vai tomar.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (15.35 KiB) Visualizado 4678 vezes
Russia.png
Russia.png (12.43 KiB) Visualizado 4678 vezes
Sensex.png
Sensex.png (13.38 KiB) Visualizado 4674 vezes
Shangai.png
Shangai.png (16.67 KiB) Visualizado 4673 vezes

por um peao » 16/9/2009 10:15

Pata-Hari Escreveu:Um peao, talvez a Russia esteja presa pelo preço do petroleo/gaz natural. Eu diria que este é o factor crucial na análise do potencial do índice.

A china é o caso oposto em que o crescimento estrutural serve para alimentar o crescimento do índice.

Ou seja, eu teria sempre cuidado na escolha de fundos e no mix de cada um dos fundos.

Tens razão. Na bolsa russa as petrolíferas, e indirectamente o crude tem um peso elevado. E creio que a bolsa russa tem sempre menor ponderação nos fundos BRIC.

Em todo o caso, e para quem quer investir em fundos, é sempre possível investir em fundos destes quatro mercados individualmente e assim fazer a proporção que se quiser.

por Pata-Hari » 15/9/2009 20:08

mnfv, sugiro que peças uma listagem do comercializado pelo teu banco/corretora. Há imensas escolhas e o teu intermediário terá certamente alguns e poderá ajudar a escolher.

Um peao, talvez a Russia esteja presa pelo preço do petroleo/gaz natural. Eu diria que este é o factor crucial na análise do potencial do índice.

A china é o caso oposto em que o crescimento estrutural serve para alimentar o crescimento do índice.

Ou seja, eu teria sempre cuidado na escolha de fundos e no mix de cada um dos fundos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por dvck » 15/9/2009 12:31

um peao Escreveu:O índice russo tem acusado as resistências que marquei e depois de ter rompido os 1.100 pontos galopou até aos 1.200. Hoje está a ensaiar a quebra deste nível. Caso se confirme a bolsa russa fica muito apetecível para apostar do lado longo.

Na Índia parece que o SENSEX se está a aguentar acima dos 16.000.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por um peao » 15/9/2009 12:02

O índice russo tem acusado as resistências que marquei e depois de ter rompido os 1.100 pontos galopou até aos 1.200. Hoje está a ensaiar a quebra deste nível. Caso se confirme a bolsa russa fica muito apetecível para apostar do lado longo.

por whitebala » 11/9/2009 10:53

Para negociar BRIC posso sugerir por exemplo os fundos da Blackrock ou ETF Lyxor (na Bolsa de Paris).

Tenho ambos e vão de vento em popa (como tudo o que é Bric este ano)

Abraço

Registado: 29/11/2007 14:26

por um peao » 11/9/2009 10:16

um peao Escreveu:Targets para as próximas semanas:

Bovespa - 62.000 pontos (projecção do último range de consolidação)

Sensex - 17.500 pontos (projecção do último range de consolidação)

RTS - 1.200 pontos (último máximo relativo)

Shangai - 3.470 pontos (último máximo relativo)

A bolsa brasileira fechou acima dos 58.000 pontos e a chinesa acima dos 2.940. Mantenho estes possíveis targets para os BRIC.

Mnfv,

ETF BRIC não conheço mas também nunca pesquisei.

Fundos BRIC praticamente todas as grandes casas internacionais de fundos têm um. Garantidamente o Best disponibiliza pelo menos um fundo BRIC.

por EBF » 10/9/2009 12:30

mnfv Escreveu:peao,

sabes que fundos/etf negoceiam bric?

andei a ver no best e parece que passaram de moda ou de nome :roll:

obrigado

um peao Escreveu:Três pequenos destaques no BRIC:

- A confirmar-se um fecho da bolsa indiana nos 16.200 vai ser o terceiro dia que o Sensex encerra acima dos 16.000 pontos.

- A bolsa Russa está neste momento nos 1165 não muito longe dos 1.200 que constituem referência.

- O Bovespa está a 100 pontos dos 58.000 (forte resistência)

Procura em www.dws.com, têm varios fundos BRIC, e dps procura o que escolheres no Best porque eles comercializam os fundos da DWS, ou então vai ao DeutscheBank.

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

por MNFV » 10/9/2009 11:11

peao,

sabes que fundos/etf negoceiam bric?

andei a ver no best e parece que passaram de moda ou de nome :roll:

obrigado

um peao Escreveu:Três pequenos destaques no BRIC:

- A confirmar-se um fecho da bolsa indiana nos 16.200 vai ser o terceiro dia que o Sensex encerra acima dos 16.000 pontos.

- A bolsa Russa está neste momento nos 1165 não muito longe dos 1.200 que constituem referência.

Registado: 28/12/2007 17:02

por um peao » 10/9/2009 11:04

Três pequenos destaques no BRIC:

Re: BRIC - Situação técnica

por um peao » 5/9/2009 22:27

Uma actualização aos quatro BRIC e o meu sentimento de curto prazo

Brasil - Bovespa - Bullish

A bolsa brasileira esteve bastante calma nos últimos dias e não deu sinais novos relevantes. Enquanto o suporte dos 55.000 pontos continuar a catapultar o índice para cima mantenho-me bullish

Russia - RTS - Neutro

Nada de novo vindo do país do norte. A LTd que tinha admitido ser forçada foi invalidada mas a lateralização continua. Marquei os dois último máximos relativos para servirem de referência. Estamos perto dos 1100 pontos mas não vejo força no índice russo.

Índia - Sensex - Neutro

Tinha estipulado a forte resistência dos 15.600 pontos como a fronteira bull mas depois de a romper por duas vezes o Sensex não conseguiu passar dos 16.000 pontos. É essa agora a nova resistência para a entrada em bull. Dada a relevância desta zona 15.600/16.000 seria de esperar esta incapacidade que o índice tem tido para a superar. Enquanto isso não acontecer mantenho-me neutro na praça indiana.

China - Shangai - Neutro/bearish

A bolsa chinesa é definitivamente um exemplo de volatilidade elevada. Desde a minha última análise vimos o índice perder força na resistência dos 2.940 e afundar-se rapidamente até ao suporte dos 2.670 pontos para voltar rapidamente para cima da LTa que tinha desenhado. Desenhei agora uma segunda LTa mais inclinada e o conjunto das duas tem o aspecto de um bump and run reversal (pedia a quem esteja mais familiarizado com esta figura que se pronuncie sobre a sua validade) que a confirmar-se coloca o índice chinês em maus lençois. Tenho por isso uma postura neutra em relação ao índice mas que se poderá tornar rapidamente bearish se os 2670 forem quebrados em baixa.
Anexos
Bovespa.png
Bovespa.png (13.85 KiB) Visualizado 5319 vezes
Russia.png
Russia.png (14.99 KiB) Visualizado 5326 vezes
Sensex.png
Sensex.png (14.04 KiB) Visualizado 5314 vezes
Shangai.png
Shangai.png (18.06 KiB) Visualizado 5313 vezes

por um peao » 1/9/2009 10:29

Enquanto o suporte dos 2670 pontos segurarem a praça de Shangai considero que esta correcção se trata apenas disso, uma rápida e útil correcção do último movimento de alta.

A quebra em baixa desse suporte poderá levar o índice aos 2390 pontos

Bear market para mim só abaixo dos 2390 pontos. Isso seriam más notícias quer para o índice chinês como para toda a região epara as bolsas mundiais. Neste momento não me parece o caso mas vamos ver.

O Sensex também está a recuar e a invalidar o rompimento dos 1560/1600 pontos.

por um peao » 24/8/2009 16:47

Targets para as próximas semanas:

Bovespa - 62.000 pontos (projecção do último range de consolidação)

Sensex - 17.500 pontos (projecção do último range de consolidação)

RTS - 1.200 pontos (último máximo relativo)

Shangai - 3.470 pontos (último máximo relativo)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, PMP69 e 152 visitantes