Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vaskovic » 7/10/2009 11:13

Só para pôr um pouco de água na fervura...

Vamos também ser um pouco racionais. Isto não é só olhar para o lado que mais nos interessa. Então quando as casas de investimento fazem price-targets desfavoráveis às nossas posições é tudo a dizer: "são pouco isentos", "estão a fazer este rating porque lhes dá jeito para comprarem mais barato", and so on... Neste caso também vamos ter cuidado. Eles dizem 20%, portanto agora tem que ser mesmo 20%... acho que não deve ser visto assim.

O que nos ultimos dias os mercados nos disseram foi exactamente que: tão depressa sobe, como mais rápido desce.

Ainda há poucos dias um estudo demonstrou que o sentimento de confiança relativamente a estas subidas está muito volátil. Isto é, se bem que a maioria das pessoas continua a acreditar em subidas, um movimento brusco desfavorável, fá-las rapidamente mudar de opinião.

Registado: 17/6/2009 11:06

por Luka! » 7/10/2009 10:53

jabreu3 Escreveu:alguem comprou 3.080.000 a 5,1 :shock:

Uma passagem :

Clinico Escreveu:Se não estou em erro, o BES vai começar a ser negociado em Nova York a 8 deste mês.
Apesar de me reger mais pela AT do que pelos acontecimentos, esta pode ser mais uma razão do optimismo sobre o BES
Abraços
Clinico

Ja agora a outra parte da explicaçao ... :wink:
Por cá, o BES é o título que mais impulsiona ao avançar 2,23% para 5,082 euros. O banco presidido por Ricardo Salgado mantém, assim, a tendência registada na sessão de ontem, durante a qual foi animado por uma nota de research positiva do UBS.

O Banco Espírito Santo (BES) continua a ser o preferido desta casa de investimento na Península Ibérica, essencialmente pelo forte balanço apresentado pela instituição liderada por Ricardo Salgado. Mas também por estar barato. [b]Negoceia com um desconto de 20% face aos pares da Europa, e face ao BCP, banco que o UBS recomenda “vender”.

“Gostamos do forte balanço do BES que, acreditamos, irá permitir-lhe atingir níveis de rentabilidade dos capitais próprios superiores, em Portugal, obter margens mais elevadas em novos negócios, e conquistar quota de mercado aos pares mais fracos”, refere o UBS, numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso.[/b]

:wink:
Anexos
BES logo.jpg
Ainda falta até compensar o desconto de 20% ...
BES logo.jpg (2.99 KiB) Visualizado 7277 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por PJ.Gomes » 7/10/2009 10:28

Caros amigos, aprece-me que o comboio do BES está a partir, é ver as ofertas de venda a serem devoradas em segundos, com o aumento de ontem e que se está a ver de hoje, pelo menos quem for para Lisboa já não apanha o comboio em Campanhã, só mesmo lá para Espinho ou Aveiro... :lol:

Registado: 10/8/2009 14:20

por albrib » 7/10/2009 10:24

jabreu3 Escreveu:alguem comprou 3.080.000 a 5,1 :shock:

Talvez a própria Avistar. Mais logo, com certeza, saberemos.

Registado: 17/12/2008 12:33

por jabreu3 » 7/10/2009 10:01

alguem comprou 3.080.000 a 5,1 :shock:

Registado: 30/11/2007 21:12

por PJ.Gomes » 7/10/2009 9:43

Bem dizia que a barreira dos 5,00€ já era...soma e segue para os 5,33, aí deverá ter alguma barreira..a julgar por Nov09

por jlncc » 7/10/2009 8:00

obrigado!
Para vingar no mercado é preciso um certo distanciamento.

Registado: 29/11/2007 4:27

por Luka! » 7/10/2009 7:42

joaolc Escreveu:Nao estou a perceber o raciocínio.

"1,2 vezes o valor líquido dos activos estimado para 2009" não quer dizer que está a negociar 20% acima do valor real do banco?

Como é que dizem que está 20% abaixo?

[/b]

* Uma empresa vale normalmente mais que o valor liquido dos activos dado que esses activos podem gerar riqueza.

O mercado , em média, paga hoje as acçoes dos bancos a cerca de 1.4 a 1.5 vezes o valor dos activos.

>> As acçoes do BES estao portanto baratas ja que o valorizam a 1.2 vezes o valor de activos .

:arrow: (Estou comprador de BES)

um abraço
Luka
Editado pela última vez por Luka! em 7/10/2009 8:20, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

por jlncc » 7/10/2009 2:22

Nao estou a perceber o raciocínio.

"1,2 vezes o valor líquido dos activos estimado para 2009" não quer dizer que está a negociar 20% acima do valor real do banco?

Como é que dizem que está 20% abaixo?

[/b]
Para vingar no mercado é preciso um certo distanciamento.

Registado: 29/11/2007 4:27

BES é um dos três bancos favoritos Nomura ( Lehman Brotthe&g

por Luka! » 6/10/2009 22:12

Clinico Escreveu:Se não estou em erro, o BES vai começar a ser negociado em Nova York a 8 deste mês.
Apesar de me reger mais pela AT do que pelos acontecimentos, esta pode ser mais uma razão do optimismo sobre o BES
Abraços
Clinico

vaskovic Escreveu:E a razão deste arranque:

O Banco Espírito Santo (BES) continua a ser o preferido do UBS na Península Ibérica, essencialmente pelo forte balanço apresentado pela instituição liderada por Ricardo Salgado. Mas também por estar barato. Negoceia com um desconto de 20% face aos pares da Europa, e face ao BCP, banco que o UBS recomenda “vender”.
“Gostamos do forte balanço do BES que, acreditamos, irá permitir-lhe atingir níveis de rentabilidade dos capitais próprios superiores, em Portugal, obter margens mais elevadas em novos negócios, e conquistar quota de mercado aos pares mais fracos”, refere o UBS, numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso.

Em termos avaliação, o BES “está a negociar a 1,2 vezes o valor líquido dos activos estimado para 2009, ou seja, com um desconto de cerca de 20% face aos pares europeus e também relativamente ao BCP”.

Para o BES a recomendação é de “comprar”, com uma avaliação de 5,30 euros, 6,9% acima da cotação actual (4,955 euros).

Penso que o momentum actual do BES de subida sera:
:arrow: pela nota do UBS (BES esta com um desconto de 20% em relaçao aos pares Europeus ...)
:arrow: O facto de entrar na Bolsa de Nova Iorque dà visibilidade a novos investidores (e com um desconto de 20% poderemos ter capitais americanos importantes a "entrar no BES"
:arrow: Tecnicamente esta também interessante ... claramente ascendente ... e como tem fundamentais solidos ...

:arrow: Compra rapida entre os 4.98 e os 5.05€ (provavelmente terei de ser rapido)...
Anexos
BES 2.bmp
BES buy Zone
BES 2.bmp (241.25 KiB) Visualizado 7807 vezes

BES

por Clinico » 6/10/2009 19:05

Se não estou em erro, o BES vai começar a ser negociado em Nova York a 8 deste mês.
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por PJ.Gomes » 6/10/2009 16:32

É o que se pede, nos últimos tempos o Bes parece estar a despertar assim como as ordens de compra, tem recuperado bem, e consolidando sempre, portanto, brevemente esses 5,30€ já não serão targets...

por Luka! » 6/10/2009 16:13

vaskovic Escreveu:E a razão deste arranque:

O Banco Espírito Santo (BES) continua a ser o preferido do UBS na Península Ibérica, essencialmente pelo forte balanço apresentado pela instituição liderada por Ricardo Salgado. Mas também por estar barato. Negoceia com um desconto de 20% face aos pares da Europa, e face ao BCP, banco que o UBS recomenda “vender”.

“Gostamos do forte balanço do BES que, acreditamos, irá permitir-lhe atingir níveis de rentabilidade dos capitais próprios superiores, em Portugal, obter margens mais elevadas em novos negócios, e conquistar quota de mercado aos pares mais fracos”, refere o UBS, numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso.

Em termos avaliação, o BES “está a negociar a 1,2 vezes o valor líquido dos activos estimado para 2009, ou seja, com um desconto de cerca de 20% face aos pares europeus e também relativamente ao BCP”.

Para o BES a recomendação é de “comprar”, com uma avaliação de 5,30 euros, 6,9% acima da cotação actual (4,955 euros).[/quote]

Ja passou os 5€ hoje, e com esta nota fresca ... em breve chegaremos aos 5.30€..

por vaskovic » 6/10/2009 10:24

E a razão deste arranque:

[/quote]

Para o BES a recomendação é de “comprar”, com uma avaliação de 5,30 euros, 6,9% acima da cotação actual (4,955 euros).

por vaskovic » 6/10/2009 10:18

Foi lá acima, aos 5€ só ver as vistas e levou uma marretada até aos 4,95€, mas... as 100.000 acções que teve que destruir para chegar lá acima, já não estão lá! Aparentemente terá caminho livre para seguir.

por PJ.Gomes » 6/10/2009 10:09

Bem parece que será desta que o BES baterá nos 5,00, já andou nos 4,998€ o primeiro assalto aos 5€ foi feito vamos aos seguintes, não duvido que após aquelas descidas da última semana, agora com estas recuperações, ainda esta semana poderá muito bem fechar acima dos 5,00€, pela tendência de subida dos fechos do gráfico creio que ainda esta semana fica por cima dos 5,00, e quebrando essa barreira psicológica...não sei não, pelo menos assim espero.

por Nyk » 1/10/2009 18:52

Após transferência para a Avistar
BES passa a deter 2,35% do capital da EDP
O Banco Espírito Santo passou a deter 2,35% do capital da Energias de Portugal, correspondentes a 2,37% dos respectivos direitos de voto da eléctrica, informou esta última em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

O Banco Espírito Santo passou a deter 2,35% do capital da Energias de Portugal, correspondentes a 2,37% dos respectivos direitos de voto da eléctrica, informou esta última em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, o BES alienou, dia 25 de Setembro, 1.071.300 acções da EDP, reduzindo a participação directa para 73.000.000 títulos, ou 1,996% do seu capital social.

Todavia, na mesma data, a Avistar, SGPS, S.A. (sociedade integralmente detida pelo BES) detinha 25.000.000 de acções pelo que os direitos de voto da EDP imputados ao BES continuaram superiores a 2%.

Entretanto nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, o BES alienou através de diversas operações realizadas nas sessões de bolsa, a totalidade das acções que possuía da EDP.

Mas, no dia 30 de Setembro, a Avistar adquiriu, em sessão de bolsa, 61.000.000 de acções da EDP passando a deter 86.000.000 de acções.

“Neste termos, a participação imputável ao BES passou a representar de 2,35% do capital social da EDP, correspondentes a 2,37% dos respectivos direitos de voto”, conclui a mesma fonte.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por PJ.Gomes » 1/10/2009 14:42

Estas acções ainda têm muita margem de progressão, se reparares nos últimos tempos, têm vindo a assimilar ganhos, poucos mas têm vindo sempre a crescer, agora razões para não descerem? isso não te sei responder pois sou novato nisto e deixo essa análise para os mais entendidos...mas em termos de gráficos vejo que apesar de por vezes descer alguns dias, recupera sempre e com acréscimo de valor, que é o que me parece que já está a acontecer novamente desde as quedas dos últimos 3 dias irá recuperar e prova disso é que já chegou aos 4,93€ coisa que não fazia desde Novembro de 2008.

Agora ainda não sei fazer análises fundamentadas, e vamos muito por instinto e pequenas análises...e nem pretendo influenciar ninguém apenas emito a minha opinião..

...

por rufa » 1/10/2009 14:35

PJ.Gomes Escreveu:Elas vão subir, não vejo razões para não o fazerem a curto e médio prazo, vamos lá ver se hoje vão outra vez aos 4,93€, e fecham bem acima dos 4,90€...

E as razões são???

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por PJ.Gomes » 1/10/2009 14:22

Elas vão subir, não vejo razões para não o fazerem a curto e médio prazo, vamos lá ver se hoje vão outra vez aos 4,93€, e fecham bem acima dos 4,90€...

por vaskovic » 1/10/2009 12:38

estou de acordo contigo. Devagarinho, mas sem sobressaltos. Durante o dia ameaça arrancar e depois fecha mais abaixo, mas sempre a criar valor!

E a pouco e pouco já estamos novamente em máximos anuais.

Ontem por exemplo, pensei em vender Galp, porque ao inicio da tarde começou a cair drasticamente, com a abertura do mercado nos EUA. Se tivesse acontecido há 3 meses atrás tinha vendido de certeza, mas com mais calma, e fruto da experiência passada aguardei serenamente pelo fecho da sessão e fechou próximo do máximo do dia e hoje abriu em forte alta.

Os movimentos intradiários não se podem ler ao segundo. Se por vezes o movimento de 1 dia dificilmente se consegue explicar, imagina o que é um movimento de minutos... convem ler a tendência de médio prazo. Definir principalmente um limite máximo de perdas e quando os ganhos começam a aparecer deixar andar. Colocar um limite mínimo de ganhos que se quer e fechar posição quando for atingido. Se continuar a subir... melhor ainda :)

Relativamente ao BES, esteve muito tempo adormecido na zona abaixo dos 4,60€. Tem tido uma subida muito sustentada ainda que sem grandes volumes. Deixá-la andar... Se subisse todos os dias 0,5% faz as contas de quanto nao seria ao final de 1 ano :)

por PJ.Gomes » 1/10/2009 12:05

Bem sempre atingiram novos máximos recentes, era bom era que conseguissem manter-se por lá e não regressarem para a casa dos 4,80 novamente, tem sido difícil aguentar-se nas subidas, mas o que se tem verificado é que apesar de descer após as subidas esporádicas, acaba sempre a criar valor no fecho do dia, valores na casa dos 4,70 como andou bastante tempo, parece-me pouco provável que lá volte nos próximos tempos, era conseguir dar o salto para os 5,00€ e acredito que seria um bom motivo para dar um bom impulso passado esse valor.

por PJ.Gomes » 29/9/2009 0:41

Nestas lides de bolsa, nesta loucura de acompanhar isto diáriamente, ando apenas à 2 meses...devem ser reflexos da ingenuidade e estar sempre à espera que o mercado se comporte como quiséssemos,.. :lol:

por vaskovic » 25/9/2009 15:13

Não sei há quanto tempo andas nestas lides da bolsa, mas na minha experiência (que também não será muita) normalmente essas tentativas dão errado. Compreendo o que dizes, porque vemos que se comprássemos a 4,68 e vendermos a 4,86 ganhamos ali uns trocos, mas o que é facto é que normalmente as acções não esperam por nós...

Se de facto acreditas que a curto/médio prazo o BES tem capacidade para passar essa barreira o melhor é não tentar adivinhar os movimentos de subida e descida.

Por várias vezes tentei fazer isso (em outras acções) e o que me aconteceu foi que entretanto ela foi-se embora e já a fui comprar mais cara... Foi para aprender a não tentar ser mais esperto que o mercado :)

1 abraço

PJ.Gomes Escreveu:Para quem as comprou a 4,49€ estou seriamente a pensar vendê-las quando forem novamente aos 4,86, pois pelo que vejo o mais certo será elas virem outra vez para os 4,68 ou 4,70, e depois compro novamente...que nervos...., sobem descem logo, ainda hoje foram aos 4,76 novamente :evil:

por PJ.Gomes » 25/9/2009 14:57

Para quem as comprou a 4,49€ estou seriamente a pensar vendê-las quando forem novamente aos 4,86, pois pelo que vejo o mais certo será elas virem outra vez para os 4,68 ou 4,70, e depois compro novamente...que nervos...., sobem descem logo, ainda hoje foram aos 4,76 novamente :evil:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Ano nimus, As_paus , Bing [Bot], c, eurowire.financeiro, Google [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard33, OSTC, Phil2014, Shimazaki_2, vasco007 e 120 visitantes