Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MC1974 » 7/10/2009 5:30

Caro Ulises,
Não disse que não concordo com os price targets ou que exista qualquer manipulação.
Tanto concordei e fui levado em erro, que entrei na SONI a 5 euros, quando os price targets eram de sensivelmente o dobro, logo cerca de 10 euros.
Quanto aos argumentos da discordia, eles foram indicados, quer por mim, quer pelo outro forista que referiu um caso de erro de cerca de 700%.
Não há melhor argumento do que referir casos concretos que aconteceram. è que com price targets de cerca de 10 euros, a acção foi quase até um euro.
Se passarmos isto para a meteorologia é como o IM prever um dia espectacular de sol, com 35 graus centigardos e depois termos chuva e trevoada, com um frio de rachar.
Penso que as provisões deverias ser bem mais reais.
Por isso questionei a eventual responsabilidade de quem emite tais sinais. Apenas só.
Não falei em manipulação nenhuma de mercados, mas sim em falta de profissionalismo de quem emite tais tais "progonósticos".

Registado: 12/2/2008 16:27

por Ulisses Pereira » 6/10/2009 23:52

Estou à vontade para falar, porque - há alguns anos - escrevi um artigo muito crítico sobre "price targets" ("O horóscopo da Bolsa") que podem ler em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59168

Mas por que é que as pessoas mal v~eem um "Price Target" que não concordam dizem logo que é manipulatório? Estão lá as justificações nesse estudo. Quem discorda, deve contra-argumentar e não dizer pura e simplesmente que é manipulação. Este é um princípio básico de qualquer crítica a qualquer estudo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MC1974 » 6/10/2009 22:45

Outro excelente exemplo.
Não sei se existe algum caso, em Portugal ou lá fora, de alguém que tenho colocado em tribunal uma casa de investimento por causa de price targets.
É verdade que os preços-alvo são albvos em si mesmo, por isso não podem/devem ser visto como objectivos reais que tenham que ser atingidos.
Mas, alguns price targets são, no mínimo, para rir!
Quem os lança para o ar bem podia ser responsabilizados por informação manipuladora.

por alcinoguia » 6/10/2009 22:34

MC1974 Escreveu:Muita atenção, especialmente aos mais novos.
Os price targets são preços alvo indicados pelos bancos e ou casas de investimento.
Se no muito curto prazo (dias) podem fazer efeito e arrastar a cotação uns pontos para cima ou para baixo, no curto/médio prazo nada obriga a que a cotação desenvolva nesse sentido.
Muitos são os exemplos de price targets sem qualquer fundamento, que leva os mesmo atentos a investirem em acções que em vez de valorizarem no sentido do price target, vêm sim a cair e a afastar-se do mesmo.
Sendo também eu um novato nestas coisas da bolsa, recordo-me da minha entrada na Sonae indústria no início de 2008.

A cotação vinha a descer desde os 11 euros. Todos os price targets indicavam valores perto dos 10 euros.
Entrei com a SONI a pouco mais de 5 euros e saí perto dos 3...contudo a cotação nãoparou de baixar, tendo tido o seu mínimo, se não estou em erro, abaixo dos 2 euros.
Por isso, MUITA ATENÇÃO com os price targets!

o contrario tambem é verdade. o mais ridiculo preço target é neste momento do bpi para a tdu 0,15 cts dado nos dias do minimo da tdu a 40 cts o santander mandou pro ar 25 cts para a mesma nos dias seguintes,a cotaçao reagiu em alta com a recuperaçao do mercado e esta bem longe 700% acima do pt.

Registado: 29/11/2007 1:48

por MC1974 » 6/10/2009 22:22

Muita atenção, especialmente aos mais novos.
Os price targets são preços alvo indicados pelos bancos e ou casas de investimento.
Se no muito curto prazo (dias) podem fazer efeito e arrastar a cotação uns pontos para cima ou para baixo, no curto/médio prazo nada obriga a que a cotação desenvolva nesse sentido.
Muitos são os exemplos de price targets sem qualquer fundamento, que leva os mesmo atentos a investirem em acções que em vez de valorizarem no sentido do price target, vêm sim a cair e a afastar-se do mesmo.
Sendo também eu um novato nestas coisas da bolsa, recordo-me da minha entrada na Sonae indústria no início de 2008.
A cotação vinha a descer desde os 11 euros. Todos os price targets indicavam valores perto dos 10 euros.
Entrei com a SONI a pouco mais de 5 euros e saí perto dos 3...contudo a cotação nãoparou de baixar, tendo tido o seu mínimo, se não estou em erro, abaixo dos 2 euros.
Por isso, MUITA ATENÇÃO com os price targets!

por artista_ » 6/10/2009 21:19

CB2006 Escreveu:Tem razão, ao ler o artigo como não diz o novo preço alvo retive os 90 centimos.
Assim o novo preço alvo será 1,197

Não vi mas palpita-me que eles devem ter arredondado para 33%, provavelmente será 1.20 e o target foi revisto em alta em 33,3% :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por CB2006 » 6/10/2009 21:10

Tem razão, ao ler o artigo como não diz o novo preço alvo retive os 90 centimos.
Assim o novo preço alvo será 1,197

Registado: 29/11/2007 2:34

por artista_ » 6/10/2009 20:57

Estão os dois a fazer confusão, o Target da Eser não são 0,90€, devem ser 1.20€... 0.90€ era o target anterior que eles subiram 33%!!!

É apenas um price target, o mercado não reage sempre da mesma forma a um price target por isso será difícil perceber o que irá acontecer amanhã e depois. De qualquer forma parece-me que será difícil não abrir em alta algo acentuada, depois logos se vê...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por CB2006 » 6/10/2009 20:29

Tambem sou novo nisto, e uma das coisas que não entendi é que uma casa de investimento diga que o BCP deveria valer 0,90 e a cotação estar acima deste valor.
Uma noticias destas não faria baixar imediatamente a acção? Não será isto manipulação de mercado?

Registado: 29/11/2007 2:34

por RcrdPrnt » 6/10/2009 20:26

sou novo nisto e tenho delas requeridas, tipo essa noticia dos 33% quer dizer k podem chegar a 1.33€ brevemente ou estou a ver isto completamente ao contrario?

Desde já obrigado

Registado: 28/9/2009 17:01

por MC1974 » 6/10/2009 20:25

BCP afasta aumento de capital
"A UBS deve querer milhões em comissões"
O Banco Comercial Português nega que necessite de um aumento de capital, como defende o banco de investimento UBS numa nota de research hoje publicada. "A UBS deve querer milhões de euros em comissões", criticou Nelson Machado, administrador do BCP.

Maria João Gago
mjgago@negocios.pt

O Banco Comercial Português nega que necessite de um aumento de capital, como defende o banco de investimento UBS numa nota de research hoje publicada.

“Não precisamos de capital. A UBS fez a tomada firme do aumento de capital do BES e da operação que o BCP faria caso a OPA sobre o BPI tivesse tido sucesso. A UBS deve querer milhões de euros em comissões”, criticou Nelson Machado, administrador do BCP, num encontro com jornalistas.

O gestor do banco acusou ainda a UBS de basear a sua análise “em dois erros factuais” para “insistir em algo que anda a dizer desde Março”. Nelson Machado contestou a opinião dos analistas do banco suíço relativamente aos problemas do fundo de pensões e da operação na Polónia.

“O fundo de pensões tem mais dinheiro do que é necessário e a parte que será necessário reflectir nos resultados ao longo de 20 anos diminuiu de cerca de dois mil milhões de euros para 1,3 mil milhões entre o final de 2008 e o final de Junho deste ano”, referiu este responsável.

Quanto à operação da Polónia, “desde Maio que a margem financeira está a melhorar e há a sensação de que o pior já passou”.

Nelson Machado adiantou ainda que quando apresentar as contas referentes ao final de Setembro, a 11 de Novembro, o BCP irá divulgar “os melhores rácios de capital dos últimos 15 anos”.

por PJ.Gomes » 6/10/2009 20:15

Exactamente, aqui fica um bom exemplo da credibilidade deste tipo de casas, a meio da tarde o UBS recomenda vender, agora vem essa notícia do aumento do price target em 33%, enfim.....vamos andado e aprendendo.. :lol:

Registado: 10/8/2009 14:20

por artista_ » 6/10/2009 20:03

PJ.Gomes Escreveu:Quando referi que cada um escrevia o que lhe convinha referia-me a essas recomendações de outros casas de Research, não da minha opinião, ainda hoje saiu uma recomendação do UBS ñ fui eu que inventei, é só pesquisar algumas notícias e vê-se essas recomendações, mas é melhor ficar por aqui antes que diga mais asneiras.

Asneiras não mas parece que a ESER te ouviu e resolveu contrariar-te! :)

Ok, não tinha percebido que estavas a falar das casas de investimento... esses sim podem influenciar alguma coisa, e estou tentado a dizer que ás vezes o fazem propositadamente!!

abraço

artista

por PJ.Gomes » 6/10/2009 19:28

Quando referi que cada um escrevia o que lhe convinha referia-me a essas recomendações de outros casas de Research, não da minha opinião, ainda hoje saiu uma recomendação do UBS ñ fui eu que inventei, é só pesquisar algumas notícias e vê-se essas recomendações, mas é melhor ficar por aqui antes que diga mais asneiras.

por Pickbull » 6/10/2009 19:27

Em sequência dessa conversa não deixa de ter piada a notícia que saiu agora:

ESER sobe avaliação do BCP em 33% e recomenda "comprar"

A Espírito Santo Equity Research subiu a avaliação do Banco Comercial Português em 33% e recomenda "comprar" as acções do banco, pois acredita que as perspectivas de resultados para o BCP são "tremendamente conservadoras".[/b]
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Nyk » 6/10/2009 19:26

ESER sobe avaliação do BCP em 33% e recomenda "comprar"
A Espírito Santo Equity Research subiu a avaliação do Banco Comercial Português em 33% e recomenda "comprar" as acções do banco, pois acredita que as perspectivas de resultados para o BCP são "tremendamente conservadoras".

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@negocios.pt

A Espírito Santo Equity Research (ESER) subiu a avaliação do Banco Comercial Português em 33% e recomenda “comprar” as acções do banco, pois acredita que as perspectivas de resultados para o BCP são “tremendamente conservadoras”.

De acordo com o resumo da nota de “research”, publicado esta tarde na Bloomberg, antes a ESER avaliava as acções do BCP em 0,90 euros, com uma recomendação de “neutral”.

A subida da recomendação e avaliação deve-se ao facto de a ESER “acreditar que a actual perspectiva de resultados [para o BCP] são tremendamente conservadoras”.

Acrescenta que o BCP será capaz de recuperar grande parte da margem financeira perdida em 2009, apontando três factores. O primeiro passa pelos custos de financiamento muito elevados em francos suíços da sua unidade polaca, “re-pricing” lento nos “spreads” aplicados nos empréstimos às empresas e queda nas taxas de juro.

Este “upgrade” surge no âmbito de um reinício de cobertura da ESER à banca espanhola, tendo a casa de investimento do BES optado por manter a recomendação do BPI em “neutral” e o preço-alvo em 2,40 euros.

O novo target atribui um potencial de subida de 19% ao BCP, enquanto o potencial do BPI é nulo.

Neste estudo a ESER atribui uma recomendação de “comprar” ao BBVA (preço-alvo de 16,3 euros), Santander (preço-alvo de 13,5 euros) e Banesto (preço-alvo de 11 euros). O Bankinter e o Sabadell recebem recomendações de “neutral”, enquanto para o Pastor e o Popular a ESER recomenda “vender”.

A ESER estima que o crédito mal parado vai atingir um pico de 6,7% do total em Espanha, mas não antecipa nenhum problema de solvência para os bancos cotados.

Considera que o processo de consolidação entre os bancos regionais oferece um potencial para os restantes ganharem quota de mercado, sendo esta uma das razões que leva a casa de investimento a preferir o BBVA face ao Santander, pois o primeiro tem uma maior exposição ao mercado espanhol.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 6/10/2009 19:17

PJ.Gomes Escreveu:Pelas linhas traçadas acima em que tocam nos picos em Maio e Agosto, a continuar aquela perspectiva a quotação do BCP a 1,05 está acima da tendência, ou seja sobrevalorizada, sendo o pico por volta dos 0.99 se o pico é este, a margem de desvalorização é grande, ou por outro lado a continuar acima dele pode ser sinal de ascendência...mas eu não sou técnico nem análises é comigo, uma vez que levo 2 meses nestas lides,ainda tenho de papar muita sopa, mas como digo, vê-se constantemente recomendarem venda...e elas a decrescerem dos 1,05...

Já tentaste traçar linhas desse género noutros títulos? ou noutras situações? aquilo não encontra picos em lado nenhum, aliás se o apanhasse já nem teria subido tanto... elas aos 1.05 apenas foram uma vez, e quem é que constatemente recomenda venda?! Por acaso não ligo a price targets, por isso nem os conheço bem, mas não me lembro de ter visto recomendações de venda, muito menos "constantemente" :mrgreen:

PJ.Gomes Escreveu:mas cada um fala o que lhe convêm, quem quer comprar diz que estão altas, quem quer vender é claro que estão sub valorizadas... o mercado é que o dita.

Como és novo nisto vale a pena escrever alguma coisa... não será por causa do que alguém possa escrever aqui que um título como o BCP vai subir ou descer, nem um cêntimo que seja!! Aliás, já o disse algumas vezes, esse tipo de postura, dizer o que lhe convém, serve muito mais para enganar os próprios que para enganar outros! :wink:

Não estou a dizer que é isso que estás a fazer, ou sequer que estás enganado e que o BCP vai subir, apenas te estou a dizer que por ai não é o caminho :)

abraço

artista

por PJ.Gomes » 6/10/2009 18:43

Pelas linhas traçadas acima em que tocam nos picos em Maio e Agosto, a continuar aquela perspectiva a quotação do BCP a 1,05 está acima da tendência, ou seja sobrevalorizada, sendo o pico por volta dos 0.99 se o pico é este, a margem de desvalorização é grande, ou por outro lado a continuar acima dele pode ser sinal de ascendência...mas eu não sou técnico nem análises é comigo, uma vez que levo 2 meses nestas lides,ainda tenho de papar muita sopa, mas como digo, vê-se constantemente recomendarem venda...e elas a decrescerem dos 1,05...mas cada um fala o que lhe convêm, quem quer comprar diz que estão altas, quem quer vender é claro que estão sub valorizadas... o mercado é que o dita.

por artista_ » 6/10/2009 18:12

PJ.Gomes Escreveu:A analisar este gráfico verifica-se que o valor das acções já estará no seu pico tendo em conta os anteriores, tal como muitos referem estão sobrevalorizadas, daí o meu receio da continuação de desvalorização ....

Não percebi, porque é que se verifica que está no seu pico?

abraço

artista

por PJ.Gomes » 6/10/2009 18:06

A analisar este gráfico verifica-se que o valor das acções já estará no seu pico tendo em conta os anteriores, tal como muitos referem estão sobrevalorizadas, daí o meu receio da continuação de desvalorização ....

por rs521 » 6/10/2009 17:57

Boas,

Eu penso que é de tentar aguentar mais algum tempo,
para ver se a acção descola da linha de suporte, onde está neste momento, se descer abaixo dessa linha penso que é de vender, até lá esperar.

AL
Anexos
bcp-06_10.jpg
bcp-06_10.jpg (147.51 KiB) Visualizado 7509 vezes

Registado: 29/11/2007 9:40

por DOW » 6/10/2009 17:36

ClyssaN Escreveu:
marafado Escreveu:
Nelson Machado adiantou ainda que quando apresentar as contas referentes ao final de Setembro, a 11 de Novembro, o BCP irá divulgar “os melhores rácios de capital dos últimos 15 anos”.
2009/10/06 - 16:08
Fonte: Jornal de Negócios

Mandar uma destas assim pro ar ... qual é o código de ética do BCP em relação a divulgação deste tipo de informação ? Não é que me importe ...

Os Homens têm o direito de responder e não ficar em silêncio, não pode ser só ouvir e calar, ainda mais quando acham que não se está a dizer a verdade...
gostei da atitude! ;)
quanto á questão da etica, o homem disse o que disse, e dia 11 o mercado irá julgar se esses rácios são realmente bons ou não :)

Registado: 29/12/2005 1:10

por fitas » 6/10/2009 17:21

Eu também não me importo, mas e a ética. :roll:

Então a falar assim de peito feito, é compromisso. :roll:

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por ClyssaN » 6/10/2009 17:14

marafado Escreveu:

Mandar uma destas assim pro ar ... qual é o código de ética do BCP em relação a divulgação deste tipo de informação ? Não é que me importe ...

Registado: 19/4/2007 12:54

por marafado » 6/10/2009 16:56

"A UBS deve querer milhões em comissões"

O Banco Comercial Português nega que necessite de um aumento de capital, como defende o banco de investimento UBS numa nota de research hoje publicada.

“Não precisamos de capital. A UBS fez a tomada firme do aumento de capital do BES e da operação que o BCP faria caso a OPA sobre o BPI tivesse tido sucesso. A UBS deve querer milhões de euros em comissões”, criticou Nelson Machado, administrador do BCP, num encontro com jornalistas.

O gestor do banco acusou ainda a UBS de basear a sua análise “em dois erros factuais” para “insistir em algo que anda a dizer desde Março”. Nelson Machado contestou a opinião dos analistas do banco suíço relativamente aos problemas do fundo de pensões e da operação na Polónia.

“O fundo de pensões tem mais dinheiro do que é necessário e a parte que será necessário reflectir nos resultados ao longo de 20 anos diminuiu de cerca de dois mil milhões de euros para 1,3 mil milhões entre o final de 2008 e o final de Junho deste ano”, referiu este responsável.

Quanto à operação da Polónia, “desde Maio que a margem financeira está a melhorar e há a sensação de que o pior já passou”.

Registado: 5/10/2004 16:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, bigest, Google [Bot] e 136 visitantes