Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - eleições legislativas e autárquicas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em quem pretende votar nas Legislativas de 2009?

Votação encerrada em 16/9/2009 20:21

PS
80
31%
PSD
65
25%
CDU
9
3%
PP
38
15%
BE
21
8%
"Outro Partido"
16
6%
"Em Branco"
16
6%
"Abstenho-me"
17
6%

Total de votos : 262

por mais_um » 24/9/2009 11:37

Gekkopt Escreveu:Quando se defende só a cor da camisola, a conversas perdem a racionalidade.

A questão das obras públicas não é só o TGV, pelo que sei Portugal vai fazer ( quer fazer) o novo aeroporto, a nova ponte, novas autoestradas e o TGV (pelo menos).

E sobre isso colocam-se muitas questões.

Há dinheiro em Portugal para tudo?
Portugal vai ficar endividado por quantos anos para fazer isso e vai começar a pagar essas obras quando? Vão aumentar mais os impostos?

O PSD diz que se for governo não vai ter dinheiro para tudo e que vai adiar o TGV e que não vai aumentar impostos.

O PS diz que vai haver dinheiro para tudo e sobre os impostos, o que diz? provavelmente deve ter dito alguma coisa mas eu não sei..(talvez alguém possa ajudar na resposta).

Estás equivocado, se o PSD ganhar as eleições vai fazer no minimo as mesmas obras publicas, o TGV não é adiado, lê o programa do PSD.

No investimento ferroviário, suspenderemos imediatamente
os processos de adjudicação em curso para a alta velocidade e procederemos a uma reanálise do projecto nas suas
diversas vertentes, considerando as possibilidades do seu
redimensionamento para uma escala mais razoável e realista,
bem como de uma recalendarização
.

Sobre os impostos o PS diz:

É, assim, decisiva para a nossa estratégia de crescimento da economia portuguesa a existência de finanças públicas sãs, assentes em reformas estruturais que asseguram o controlo e redução do peso da despesa pública, rejeitando o agravamento de impostos.

Mas como bem sabemos o que está escrito nos programas vale o que vale... :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por rmachado » 24/9/2009 11:32

Acho piada ao facto de "Só se fores de direita é que podes negociar na bolsa" ou "A Esquerda é contra o capitalismo logo não pode andar na bolsa".

Esta visão é extremamente redutora das duas correntes, e mais acrescento eu sou o que se pode considerar de um "Capitalista Comunista" ou seja, muito dinheiro para todos...

O facto de querer justiça social, apoio aos necessitados, etc "obriga-me" a ser um deles?

O facto de querer menos estado faz de mim um capitalista sem regulamentação?

O facto de achar que o estado deve intervir faz de mim adepto das nacionalizações?

O facto de achar que em certas coisas se deve ter concorrência faz que eu queira entregar tudo ao privado?

Acho tb que se confunde muitas vezes eficiência de gestão com privatização, confunde-se cargos técnicos e de gestão com cargos politicos e esse é que é o problema.

Registado: 24/8/2004 10:42

por mais_um » 24/9/2009 11:22

Como podemos verificar pelos programas apresentados, as diferenças são mínimas (nos pontos que eu considero importantes). Portanto se não conhecesse as pessoas envolvidas e a minha escolha fosse baseada apenas no programa apresentado, consideraria 3 partidos, o PS, o PSD e o CDS. Aqui indo mais ao detalhe excluiria o CDS como já expliquei num comentário anterior do qual destaco:

Outro motivo de peso é o facto de neste momento estar no CDS a mesma equipa que esteve no governo anterior com os resultados que se conhece, foi demasiada incompetência e demagogia para neste momento terem o benefício da dúvida. Num governo com maioria não tentaram resolver nenhum dos nossos crónicos problemas.

Fica o PS e PSD. Em relação ao programa do PSD não encontro nada com que eu discorde, a única critica que faço é que é demasiado vago, deixa muitas interrogações no ar, em contrapartida o do PS é detalhado e encontro alguns pontos com os quais não concordo.

Resta-me avaliar as pessoas envolvidas e aqui considero as pessoas a dois níveis, primeiro o líder e depois a equipa que o apoia. A MFL tem por trás a equipa do Durão Barroso, nada de novo podemos esperar por essas bandas, por muito que me esforce não me lembro de nada positivo que esse governo tenha feito, excepto a contratação do Paulo Macedo, é uma equipa manhosa com poucos ministros bons. António Mexia é uma excepção naquele deserto.

No PS, olhando para os ministros actuais, Teixeira dos Santos considero muito bom, a Ana Jorge está a colher os frutos do trabalho do Correia de Campos mas parece-me boa ministra. O ministro da propaganda, o da justiça, a da educação, o da agricultura e o da administração interna são maus. Depois há aqueles que nem são bons nem são maus porque não tem pastas complicadas, defesa, negócios estrangeiros, cultura e obras públicas. Assim considero que a equipa do PS tem vantagem em relação à equipa do PSD.

Em relação aos líderes, já variam vezes referi que não gosto dos 2, por motivos diferentes é certo, o Sócrates é chico esperto, a MFL não é, o Sócrates tenta motivar o país, a MFL tenta deprimir o país, Sócrates é progressista, a MFL é retrógrada. A MFL não tentou resolver os problemas de fundo enquanto ministra da educação e das finanças, pelo contrário. O Sócrates apesar de todos os defeitos que tem, tentou resolver problemas que eu considero importantes. Se a MFL for 1ª ministra não sabemos quem governa porque será um pau mandado de uns quantos barões, se o Sócrates for 1º ministro é ele que manda sem dúvida! :lol:

Se a escolha fosse entre o Rui Rio e o Sócrates, escolheria o Rui Rio sem hesitação, se fosse entre o Sócrates e o Passos Coelho, provavelmente escolheria o Passos Coelho, mas a equipa escolhida por ele era importante para tomar uma decisão final. Mas como a escolha é entre a MFL e o Sócrates, escolho o Sócrates, não por ser bom, mas por ser o menos mau. Se não me acontecer nada até ao próximo domingo, lá irei votar no PS, não por convicção mas por falta de comparência do PSD.

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Pedro73 » 24/9/2009 11:04

Gekkopt Escreveu:Quando se defende só a cor da camisola, a conversas perdem a racionalidade.

A questão das obras públicas não é só o TGV, pelo que sei Portugal vai fazer ( quer fazer) o novo aeroporto, a nova ponte, novas autoestradas e o TGV (pelo menos).

Portugal vai ficar endividado por quantos anos para fazer isso e vai começar a pagar essas obras quando? Vão aumentar mais os impostos?

O PSD diz que se for governo não vai ter dinheiro para tudo e que vai adiar o TGV e que não vai aumentar impostos.

O PS diz que vai haver dinheiro para tudo e sobre os impostos, o que diz? provavelmente deve ter dito alguma coisa mas eu não sei..(talvez alguém possa ajudar na resposta).

Enfim, acho que foi a pior campanha politica que ocorreu, não se discutiram medidas, discutiram-se coisas que não têm nenhum interesse, TVI, Freeport, Cavaco Silva,... acho que os dois principais partidos mereciam que pelo menos 50% dos eleitores não fossem votar, talvez ai, se dignassem a respeitar mais os eleitores.

Concordo com tudo menos com o último parágrafo. Os dois maiores partidos deliciam-se com a abstenção , isso não lhes rouba cadeiras no parlamento. O que deveria acontecer era que a maioria dos eleitores não votasse nos dois maiores partidos para ver se aquela gente ia fazer qualquer coisa de útil para a sociedade.

Digo mais, o ideal era que os Portugueses votassem apenas em partidos sem assento parlamentar para que se fizesse uma lavagem geral ! isso sim incomodaria muito ! serviria de exemplo aos seguintes !

Registado: 31/1/2008 16:13

por On fire » 24/9/2009 11:00

tugatuga11 Escreveu:Onfire, nos 2 anos que esteve o psd sozinho a governar Portugal perdeu 180.000 empregos...

Tugatuga,

Não fui eu que prometi 150.000 empregos à 4 anos em grandes outdoors e também não estou aqui a defender o PSD,entendido!!!

Mentirosos na nossa politica existem em todos os quadrantes politicos,agora pessoas a tentar defender o indefensável é no minimo...NOJENTO!!! :evil: :evil:

Registado: 14/1/2009 19:06

por Pedro73 » 24/9/2009 10:55

tugatuga11 Escreveu:Onfire, nos 2 anos que esteve o psd sozinho a governar Portugal perdeu 180.000 empregos...

Ok é isso mesmo ! se os outros falharam este também pode falhar... Se os outros foram incapazes este tb pode ser...

É que os outros já foram corridos, os outros não são nossos PMs !

Temos de desenvolver uma cultura de exigência e responsabilização !

Registado: 31/1/2008 16:13

por Gekkopt » 24/9/2009 10:47

Quando se defende só a cor da camisola, a conversas perdem a racionalidade.

Enfim, acho que foi a pior campanha politica que ocorreu, não se discutiram medidas, discutiram-se coisas que não têm nenhum interesse, TVI, Freeport, Cavaco Silva,... acho que os dois principais partidos mereciam que pelo menos 50% dos eleitores não fossem votar, talvez ai, se dignassem a respeitar mais os eleitores.

Registado: 16/7/2009 14:03

por On fire » 24/9/2009 10:43

mais_um Escreveu:E sei que sou chato, :mrgreen: Mas não gosto de demagogia, nem de opinões ocas, um dos principios deste forum é justificar o que defendemos, infelizmente poucos o fazem, é mais facil dizer mal só por dizer.

Sobre os empregos, estás a ser demagogico, a minha duvida é se é propositado ou se é por distração...

Sobre os empregos estou a ser demagógico???!!!
Só podes estar a brincar comigo...

Ah espera, deve ser aquela teoria de "criamos um emprego,porreiro pá, oopps...mas vieram 5 para o desemprego...ohhh estes que se fo....,o que interessa é que criamos um emprego!!!"

Também estou a ser demagógico na passagem da fasquia dos 500.000 desempregados e as horas nas filas de espera dos centros de emprego, tanta é a gente para fazer a sua inscrição...
Editado pela última vez por On fire em 24/9/2009 11:04, num total de 2 vezes.

por tugatuga11 » 24/9/2009 10:22

Onfire, nos 2 anos que esteve o psd sozinho a governar Portugal perdeu 180.000 empregos...

Registado: 27/4/2009 19:07

por mais_um » 24/9/2009 10:14

On fire Escreveu:Mais um,

De uma vez por todas tenho que te dizer:TU ÉS MESMO CHATO!!!!

Fazeste de dama ofendida, dizes que não votas neste nem naquele, mas realmente as inúmeras posições que já aqui deixaste dizem todas o mesmo e SEMPRE a defender a mesma causa!!!

Em vez de andares a pesquisar os TGV's, obras megalómanas,gaffes e afins, pesquisa aí quantos empregos foram criados nos últimos 4 anos???O quê???150.000???!!!Ou serão -150.000???!!!Quantas empresas fecharam as portas no último ano???!!!

A ti só te desejo uma coisa, protege muito bem o teu posto de trabalho e os da tua familia!!!
Caso contrário, já não pensarás em TGV's,acredita!!!!

E sei que sou chato, :mrgreen: Mas não gosto de demagogia, nem de opinões ocas, um dos principios deste forum é justificar o que defendemos, infelizmente poucos o fazem, é mais facil dizer mal só por dizer.

Sobre os empregos, estás a ser demagogico, a minha duvida é se é propositado ou se é por distração...

por On fire » 24/9/2009 10:06

Mais um,

De uma vez por todas tenho que te dizer:TU ÉS MESMO CHATO!!!!

Fazeste de dama ofendida, dizes que não votas neste nem naquele, mas realmente as inúmeras posições que já aqui deixaste dizem todas o mesmo e SEMPRE a defender a mesma causa!!!

Em vez de andares a pesquisar os TGV's, obras megalómanas,gaffes e afins, pesquisa aí quantos empregos foram criados nos últimos 4 anos???O quê???150.000???!!!Ou serão -150.000???!!!Quantas empresas fecharam as portas no último ano???!!!

A ti só te desejo uma coisa, protege muito bem o teu posto de trabalho e os da tua familia!!!
Caso contrário, já não pensarás em TGV's,acredita!!!!

por mais_um » 24/9/2009 10:04

mfsr1980 Escreveu:
Woodhare Escreveu:O PSD já disse que não vou votar.

Do PS não preciso ler porque a atiutude vai ser a mesma, visão estado-centrada, com pragmatismo totalitário, capitalismo oligárquico de Estado, propaganda até dizer chega, primeiro o Estado depois os cidadãos,enfim, tudo aquilo em que eu não acredito.

Caro Woodhare,
Não conseguiria descrever o PS melhor que tu!
Se eles estivessem a resolver a crise, eu não estaria aqui a rebater!

Tendo em conta o teu histórico neste tópico, não dou muita importância ao que escreves, mas neste caso fiquei curioso, já que consideras que o Governo não está a tentar resolver a crise é porque tens uma ideia muito clara sobre o que é necessário fazer para a resolver, não queres partilhar connosco ou é só mais uma atoarda tão típico em ti?

por mais_um » 24/9/2009 9:57

Martingalo Escreveu:
Já li aqui argumentos que o TGV só vai desenvolver os outros países, então expliquem-me e os submarinos? E os F-16? E as fragatas? E os carros de combate? Vão desenvolver o quê?
Alexandre Santos

Agora sou eu que estou confuso. Então como achas que submarinos, F-16, fragatas e carros de combate vão desenvolver outros países, devemos ter o TGV ?

Obviamente que não, só estou a chamar à atenção para a incongruência no discurso de algumas pessoas e do PSD. Nunca foi argumento para ninguém deixar de fazer o que quer que fosse a origem dos produtos, de repente passou a ser, é esta incongruência que estou a referir.

por mfsr1980 » 24/9/2009 9:46

Woodhare Escreveu:O PSD já disse que não vou votar.

Do PS não preciso ler porque a atiutude vai ser a mesma, visão estado-centrada, com pragmatismo totalitário, capitalismo oligárquico de Estado, propaganda até dizer chega, primeiro o Estado depois os cidadãos,enfim, tudo aquilo em que eu não acredito.

Caro Woodhare,
Não conseguiria descrever o PS melhor que tu!
Se eles estivessem a resolver a crise, eu não estaria aqui a rebater!

Registado: 3/5/2007 13:55

por yabadabadoo » 24/9/2009 9:42

Já li aqui argumentos que o TGV só vai desenvolver os outros países, então expliquem-me e os submarinos? E os F-16? E as fragatas? E os carros de combate? Vão desenvolver o quê?
Alexandre Santos

Agora sou eu que estou confuso. Então como achas que submarinos, F-16, fragatas e carros de combate vão desenvolver outros países, devemos ter o TGV ?
There are bold traders and old traders but no bold, old traders

Registado: 2/5/2008 12:53

por mais_um » 24/9/2009 9:20

Há aqui argumentos que estão a fazer-me alguma confusão, parece um “dejavu” da campanha de 2002.

Na altura o país estava de tanga, agora não há dinheiro para nada, em 2002 o diabo eram as SCUT, em 2009 é o TGV. Resultado, quem dizia que o país estava de tanga ganhou as eleições, não acabou com as SCUT conforme prometeu na campanha eleitoral e o país não foi à falência como diziam, mesmo agora o PSD mantém as SCUT, o tal diabo de 2002. Mas o mais caricato é que o programa de governo do Durão defendia o investimento público em infra-estruturas como o caminho para a saída da crise, curiosamente era MFL ministra das finanças.

“A realização de obras públicas corresponde à satisfação de necessidades colectivas importantes. Com a transferência de competências já operada para as autarquias locais em numerosos domínios, permanecem, fundamentalmente, como responsabilidade da administração central, neste sector, as grandes infra-estruturas de transporte terrestre, marítimo, fluvial e aéreo."

O que mudou de 2002 para 2009? Tenho lido aqui argumentos que o país não tem dinheiro mas parece-me que tal como em 2002 não explicam porquê, palavras vejo muitas, agora cálculos, números está de chuva. Em relação ao TGV a maior parte dos críticos nem sabe quanto é que cabe ao Estado, quando é que vai começar a ser pago, etc…

Vejamos se o mercado é soberano e tem sempre razão verifico que a divida pública portuguesa tem uma procura sempre muito superior à oferta e a uma taxa de juro inferior à que as agências de rating dão como referência a Portugal, será que os investidores estrangeiros são todos burros? Ou será que os economistas que criticam, continuam com o velho discurso dos coitadinhos? Todos sabemos que a Economia não é uma ciência exacta mas por favor não atirem mais areia para os olhos.

Já li aqui argumentos que o TGV só vai desenvolver os outros países, então expliquem-me e os submarinos? E os F-16? E as fragatas? E os carros de combate? Vão desenvolver o quê? Em relação à mão-de-obra também tenho lido que o TGV só serve para dar trabalho aos imigrantes, mas as obras publicas na França, na Espanha, em Inglaterra, na Alemanha, dão trabalho a quem? Não é aos imigrantes? Sabem que no caso de Espanha (e não só) há empresas portuguesas a ganhar concursos de construção de vias rápidas, auto-estradas, troços de TGV, etc…

Por isso continuo a olhar com muitas reservas o discurso que não temos dinheiro para nada e não se deve fazer obras publicas ao contrario do que os outros paises estão a fazer.

Concluindo, para que não fique duvidas, sou a favor do TGV apenas entre Lisboa e Madrid, sou a favor das SCUT apenas no interior, onde não é rentável fazer auto estradas. E acabem com o discurso de “tanga”, neste caso versão 2.

Alexandre Santos

por Woodhare » 24/9/2009 8:04

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:É pena porque começava a simpatizar com a MFL..."neoliberal", "defensora do Estado mínimo", tantos elogios que os socialistas vociferaram contra ela.

É melhor leres o programa do PSD e já agora o do CDS, parece-me que vais ter uma desilusão, deixei o link de ambos neste topico....

Eu li o programa do CDS, mas já agora porque dizes isso?

O PSD já disse que não vou votar.

"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por mais_um » 24/9/2009 7:16

TheTraveler Escreveu:
creepy Escreveu:
JCS Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas tenho duvidas nas criticas às obras publicas, considerando a actualidade, só por um motivo, é que a Espanha, a França, e muitos outros paises estão a fazer o mesmo como forma de combater a crise, repito não sou economista por isso não sei se é a receita correcta ou não, mas olhando para o lado, será que todos esses paises estão errados?

Não esquecer que esses países têm muitissimo a ganhar com os TGV's: uns porque produzem a tecnologia e arrecadam largos biliões com as vendas de equipamentos e outros (no caso espanhol) que têm das maiores empresas construtoras mundiais e que através de consórcios apanham tudo o que é obra de TGV entre outras... Portugal com uma obra destas só está a exportar capital e a hipotecar receitas do orçamento de estado para os próximos 20 ou 30 anos. Dito isto que margem terá o estado nesse periodo para baixar impostos se actualmente (sem esse encargo!) as receitas já não chegam para as despesas? Enfim...

O "estratégico" é uma excelente embalagem que nos querem vender. Noutro dia ouvi na TV não sei quem a dizer que "o TGV faz-nos uma falta tremenda, só à Noruega é que não faz falta nenhuma".

Cumprimentos

JCS

não foram precisas palavras sábias...
concordo totalmente contigo JCS... sem tar a dizer se sim ou não tgv... tenho pensado nisso e ja o disse noutro post...

não queiramos ser mais espertos do que somos e entendamos quem está a ser mesmo esperto neste negócio...
cumprimentos

Antes da crise o TGV era um investimento totalmente privado em que o Estao entraria, quanto muito, com uma pequena parcela. Durante a recessão passou a ser investimento público substituto da procura interna para combater armadilha de liquidez. Entretanto, e segundo o governo saímos da recessão sem a ajuda do TGV. O TGV passou a ser uma forma de ajudar à retoma. Às vezes é investimento público, mas ontem Mário Lino já dizia que 50% é investimento privado.
http://blasfemias.net/2009/09/17/tgv-ca ... umentacao/
nao estas bem informado, o tgv sempre teve uma componente publica e privada e o estado so comeca a pagar a partir de 2013 ou 2014

por TheTraveler » 24/9/2009 7:03

creepy Escreveu:
JCS Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas tenho duvidas nas criticas às obras publicas, considerando a actualidade, só por um motivo, é que a Espanha, a França, e muitos outros paises estão a fazer o mesmo como forma de combater a crise, repito não sou economista por isso não sei se é a receita correcta ou não, mas olhando para o lado, será que todos esses paises estão errados?

Não esquecer que esses países têm muitissimo a ganhar com os TGV's: uns porque produzem a tecnologia e arrecadam largos biliões com as vendas de equipamentos e outros (no caso espanhol) que têm das maiores empresas construtoras mundiais e que através de consórcios apanham tudo o que é obra de TGV entre outras... Portugal com uma obra destas só está a exportar capital e a hipotecar receitas do orçamento de estado para os próximos 20 ou 30 anos. Dito isto que margem terá o estado nesse periodo para baixar impostos se actualmente (sem esse encargo!) as receitas já não chegam para as despesas? Enfim...

O "estratégico" é uma excelente embalagem que nos querem vender. Noutro dia ouvi na TV não sei quem a dizer que "o TGV faz-nos uma falta tremenda, só à Noruega é que não faz falta nenhuma".

Cumprimentos

JCS

concordo totalmente contigo JCS... sem tar a dizer se sim ou não tgv... tenho pensado nisso e ja o disse noutro post...

não queiramos ser mais espertos do que somos e entendamos quem está a ser mesmo esperto neste negócio...
cumprimentos

Antes da crise o TGV era um investimento totalmente privado em que o Estao entraria, quanto muito, com uma pequena parcela. Durante a recessão passou a ser investimento público substituto da procura interna para combater armadilha de liquidez. Entretanto, e segundo o governo saímos da recessão sem a ajuda do TGV. O TGV passou a ser uma forma de ajudar à retoma. Às vezes é investimento público, mas ontem Mário Lino já dizia que 50% é investimento privado.
http://blasfemias.net/2009/09/17/tgv-ca ... umentacao/
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por creepy » 24/9/2009 1:53

JCS Escreveu:

Cumprimentos

JCS

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por JCS » 24/9/2009 1:11

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por jbraven » 24/9/2009 0:53

Gekkopt Escreveu:jbraven, não vai haver coligação.
Isso é dos temas da campanha que não interessa, as coligações só existem quando dois partidos coligados têm a maioria dos deputados.
Seja qual for o partido que ganhe as eleições, as sondagens apontam para que nenhum partido mesmo coligado com o outro, ou seja (PSD/CDS e PS/BE) tenham a maioria absoluta, por isso, não vai haver coligação, a não ser que haja uma surpresa muito grande e que o PS suba muita nas eleições.
Se isso não ocorrer, a coligação que podia haver era PSD/PS como em tempos ocorreu, mas muito dificilmente irá haver de novo, não acredito nesse cenário e muito menos nos outros.
O mais provável é daqui a 2 anos e meio, o governo que tiver, seja ele qual for, querer ir a eleições de novo e lá vamos votar de novo, quer dizer, desta vez não vou votar, mas talvez da próxima vez vá.

Eu também não disse que haverá coligação (embora para muitos seja o mais provável), limitei-me a constatar uma igualdade curiosa.
Aliás, concordo contigo parcialmente: uma coligação PSD/CDS é improvável apenas e só porque juntos não deverão conseguir maioria absoluta. Quanto a uma coligação do PS com o BE, por exemplo, poderia conseguir essa maioria, mas não traria qualquer vantagem ao PS.
Também concordo contigo no resultado final: vamos ter um governo minoritário (muito provavelmente PS) e novas eleições daqui por dois anos (se não for antes).

Abraço,

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por mais_um » 24/9/2009 0:47

Gekkopt Escreveu:mais_um eu não vou procurar noticias para demonstrar-te, sei que é verdade... desculpa se pareço estar a ser arrogante mas não tenho tempo para isso, li alguma coisa que foste buscar, algumas noticias são de 2008 e do inicio de 2009, possivelmente não leste bem o que disse... o que disse foi que a maioria dos grandes países da Europa estão a voltar atrás em relação a «alguns» grandes investimentos, vão fazer alguns mas não vão fazer todos os que queriam. Portugal é o único que mantém todos, mas Portugal não vai fazer, uma coisa é o que se diz na campanha eleitoral, o que acontece depois é completamente diferente, mas estaremos cá para ver. :wink:

Vou estar atento às noticias, depois voltamos a trocar impressões :wink:

por Gekkopt » 24/9/2009 0:42

mais_um eu não vou procurar noticias para demonstrar-te, sei que é verdade... desculpa se pareço estar a ser arrogante mas não tenho tempo para isso, li alguma coisa que foste buscar, algumas noticias são de 2008 e do inicio de 2009, possivelmente não leste bem o que disse... o que disse foi que a maioria dos grandes países da Europa estão a voltar atrás em relação a «alguns» grandes investimentos, vão fazer alguns mas não vão fazer todos os que queriam. Portugal é o único que mantém todos, mas Portugal não vai fazer, uma coisa é o que se diz na campanha eleitoral, o que acontece depois é completamente diferente, mas estaremos cá para ver. :wink:

por Gekkopt » 24/9/2009 0:34

jbraven, não vai haver coligação.
Isso é dos temas da campanha que não interessa, as coligações só existem quando dois partidos coligados têm a maioria dos deputados.
Seja qual for o partido que ganhe as eleições, as sondagens apontam para que nenhum partido mesmo coligado com o outro, ou seja (PSD/CDS e PS/BE) tenham a maioria absoluta, por isso, não vai haver coligação, a não ser que haja uma surpresa muito grande e que o PS suba muita nas eleições.
Se isso não ocorrer, a coligação que podia haver era PSD/PS como em tempos ocorreu, mas muito dificilmente irá haver de novo, não acredito nesse cenário e muito menos nos outros.
O mais provável é daqui a 2 anos e meio, o governo que tiver, seja ele qual for, querer ir a eleições de novo e lá vamos votar de novo, quer dizer, desta vez não vou votar, mas talvez da próxima vez vá.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Ferreiratrade, GamesOver, Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, MPAM, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, PAULOJOAO, SalvaFP, trilhos2006 e 914 visitantes