Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - eleições legislativas e autárquicas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em quem pretende votar nas Legislativas de 2009?

Votação encerrada em 16/9/2009 20:21

PS
80
31%
PSD
65
25%
CDU
9
3%
PP
38
15%
BE
21
8%
"Outro Partido"
16
6%
"Em Branco"
16
6%
"Abstenho-me"
17
6%

Total de votos : 262

por Woodhare » 22/9/2009 22:11

Capitão Nemo Escreveu:Para quem quiser saber de que partido está mais próximo nestas eleições é responder a este inquérito, parecido a um que alguém aqui colocou aquando das eleições europeias.

http://www.bussolaeleitoral.pt/

Nas eleições Europeias o partido mais próximo era o PPM, o PCP e o BE também andavam perto. Depois percebi que o objectivo era fazer a pessoa sentir-se mal por ser eurocéptico.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Capitão Nemo » 22/9/2009 22:11

creepy Escreveu:
Capitão Nemo Escreveu:Para quem quiser saber de que partido está mais próximo nestas eleições é responder a este inquérito, parecido a um que alguém aqui colocou aquando das eleições europeias.

eu estou mais perto do MMS!!!!!! mas perigosamente perto do psd (um pouco mais a direita mas bastante para cima)... e perigosamente perto do ps(na mesma linha horizontal mas muito mais á direita)...
meu deus tirem estes senhores da minha vista!!!

Resultado:
canto superior direito (libertário-cosmopolito/direita)

obrigado.. foi divertido mas continuo a gostar muito do branco

Curiosamente também fiquei perto do MMS, embora também andem por ali o PSD, o CDS e o MPT.

Não conheço este movimento nem as pessoas que o apoiam, mas à dias vi o programa de televisão da campanha eleitoral deles e apreciei o que disseram naqueles 2 ou 3 minutos.

Comigo bate certo, acabei por ficar entre o centro e a direita e exactamente na fronteira entre o libertário/cosmopolita e o nacional/tradicionalista.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por mais_um » 22/9/2009 22:03

Woodhare Escreveu:
mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:Para começar a liberdade de escolha e a liberdade de informação, a liberdade de as pessoas estabelecerem entre si contratos de trabalho conforme entendam.

Em segundo lugar o governo deve ser proíbido pela constituição de passar leis que discriminem os cidadãos com base no seu sexo, com base no seu nível de riqueza, etc.

Sim mas pode aumentar a carga fiscal sem exigir a aprovação de uma maioria qualificada.

Estas a confundir alhos com bugalhos.

Não foi este governo que fez a constituição, esta foi aprovada por uma larga maioria, superior a 2/3 dos deputados.

Como vivemos num país livre estás no direito de discordar, assim como os comunistas são contra o fim das nacionalizações. E agora quem está certo tu ou eles? A democracia não é um sistema perfeito , pelo contrario, como disse o Churchill, é o menos mau dos sistemas politicos, preferes uma ditadura?

Tu não és o unico a discordar da Constituição e de muitas leis que são aprovadas e de muitas decisões que são tomadas todos os dias, porque não foste para politico? Porque não lutas por aquilo que defendes? Preferes ser treinador de bancada, mandar uns bitaites, dizer mal de tudo e de todos e ficas feliz, é?

É legitimo defenderes os teus pontos de vista, não é legitimo considerares que só os teus pontos de vista é que são correctos e os dos outros estão errados, isso é não perceber o que é democracia.

Infelizmente pelo que se vê neste topico há muita gente que não sabe respeitar as outras pessoas, provavelmente não beberam chá em pequeninos.. :twisted: :twisted:

Em primeiro lugar não estou a entender a tua resposta.

Em segundo lugar eu parto do princípio que os direitos e liberdades básicos do ser humano emanam do próprio ser humano e não do Estado ou da vontade da maioria, e que o Estado ou a maioria privarem o ser humano dessas liberdades chama-se opressão e totalitarismo (democrático). Pelos vistos é essa a diferença entre nós.

Certo, então deixa ver se compreendo, tu defendes que não exista Estado, certo?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mfsr1980 » 22/9/2009 22:00

foi tirado ao Domingo, sim senhor! e com cinco cadeiras dadas pelo mesmo professor! Haja paciência o quê?
Tendêncioso eu? Só estou a constatar a realidade!
e nem estou a falar das cenas vergonhosas do "PORREIRO PÁ!", mas aquilo é postura para um 1ºministro?
Só cenas tristes!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 22/9/2009 22:04, num total de 1 vez.

Registado: 3/5/2007 13:55

por mais_um » 22/9/2009 21:55

rmachado Escreveu:
É arrepiante a quantidade de Jobs for the boys que são dados e ainda por cima a pessoas sem grande competência...

É claro que isto tb acontece no PSD, mas está provado com dados que é em muito menos quantidade e os quadros por norma são de maior quailidade.

Fazes aqui 2 afirmações baseadas em que dados? Podes colocar a fonte?

Obrigado,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 22/9/2009 21:52

JCS Escreveu:
Cem pt Escreveu:Agora uma pequena curiosidade, ou terá sido mera coincidência (?!), na sondagem aqui do site o PSD teve sempre ligeira vantagem sobre o PS. Apareceu a notícia da demissão do assessor de imprensa do Presidente da República e o PS destacou-se logo em primeiríssimo lugar!

Por acaso pensava que a direita fosse mais presente no fórum (por ser um forum de bolsa e como tal ligado a questões económicas, etc). Como tal e vendo que mesmo aqui o PS se está a destacar, faço ideia no "fora" daqui...

Leva-me a crer que o PS ganhará com muita facilidade.

Cumprimentos

JCS

Qual direita??? Os programas do PSD, PS e CDS são muito semelhantes, entre o PS e PSD não há diferenças, só mesmo o estilo, lê o programa do CDS e vê qual direita é que há em Portugal :mrgreen:

por mais_um » 22/9/2009 21:44

mfsr1980 Escreveu:Não é só o curso ter sido tirado ao Domingo(isso era o menos),

O teu comentário é tão despropositado, tão tendencioso, que até mete dó... :twisted:

O curso não foi tirado ao domingo, o certificado ou diploma é que foi supostamente passado ao domingo..haja paciência... :mrgreen:

por creepy » 22/9/2009 21:40

eu estou mais perto do MMS!!!!!! mas perigosamente perto do psd (um pouco mais a direita mas bastante para cima)... e perigosamente perto do ps(na mesma linha horizontal mas muito mais á direita)...
meu deus tirem estes senhores da minha vista!!!

Resultado:
canto superior direito (libertário-cosmopolito/direita)

obrigado.. foi divertido mas continuo a gostar muito do branco

Registado: 7/6/2008 2:02

por mais_um » 22/9/2009 21:37

O programa do PS:

http://www.socrates2009.pt/Conteudos/No ... do_PS.aspx

Este já deu mais trabalho, são 130 páginas....

É curioso ler o que foi feito (é um auto elogio disfarçado), nem temos a noção, apesar do documento ser propagandístico como os restantes.

Desde já tenho muitas reservas em relação à regionalização e sou contra o casamento entre homossexuais, chamem-lhe outra coisa com os mesmos direitos e deveres mas não casamento.

É o único que fala em reduzir o numero de funcionários públicos, o que eu defendo.

Tem esta medida que diz respeito directamente aos mercados mas da qual eu desconheço o seu alcance:
d) Aproximar o regime de tributação das mais-valias mobiliárias ao praticado na generalidade dos países da OCDE;

No geral é um programa que tirando alguns pontos todos nós podemos concordar, as excepções são derivadas ao facto de ser bastante detalhado, o que faz com que possamos concordar ou discordar já que as propostas são “esmiuçadas”.

Comparando o do PS com o PSD considero que no geral são muito parecidos, um conjunto de boas intenções, a grande diferença é que o do PS detalha as medidas e estabelece metas, ou seja pode-se verificar se os objectivos foram atingidos ou não e a partir dai avaliar o governo.

Alexandre Santos

por Capitão Nemo » 22/9/2009 21:02

Para quem quiser saber de que partido está mais próximo nestas eleições é responder a este inquérito, parecido a um que alguém aqui colocou aquando das eleições europeias.

Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por creepy » 22/9/2009 20:16

Lion_Heart Escreveu:Tava aqui a ver na tvi24 um entrevista ao presidente do PTP e ele disse uma coisa interessante.

Que agora que Portugal is para o tgv o resto da europa ia avançar para o agv, poranto la fui eu ver ao wikipedia e ca esta:

The AGV is an Alstom train intended as the successor to France’s TGV high-speed trains; the name stands for automotrice à grande vitesse, or ‘high-speed self-propelled carriage’. Instead of having separate power cars at either end of the train, as current TGVs do, the AGV will have distributed traction with motors under the floors of the passenger carriages. This is the arrangement used on many regular-speed multiple-unit trains and also high-speed trains such as the Siemens Velaro and Japan's Shinkansen trains. The space saved through not having a power car will enable the AGV to provide more seats.

Alstom offer the AGV in configurations from seven to fourteen carriages, with a total of 250-650 seats, depending on internal layout and number of carriages.[1] The commercial service speed will be 360 km/h (220 mph).[2] The AGV weighs less than its rivals which reduces its power consumption, and it consumes 30% less energy than previous TGV designs.[3]

The prototype was unveiled on 5 February 2008, with French President Nicolas Sarkozy in attendance.[3]

in www.wikipedia.org

Quer isto dizer que a tecnoligia tgv ira acabar em breve .

isto é como nos mercados...

as potências tecnologicas em fim de ciclo de vida de um determinado produto para o qual investiu no passado, anda pelos países de 3º mundo ou periféricos a tentar escoar o final desse know how e material, para de uma vez por todas se concentrarem de novo nos projectos mais modernos que querem exportar para os países desenvolvidos...

os nossos políticos/negociadores deixam-se ser tratado por saloios.... são humilhados... e entenda-se que já se viu que não é por falta de dinheiro (quando o pais acha que se deve individar por culpa do supérfulo individa-se).... mas passam a mensagem internamente de que andam a ser muito esperto e a negociar o melhor para o país..

submarinos, estádios de futebol, entre muitas outras coisas... servem como outros exemplos que só caiu quem quiz... aliaz... eu acho que as pessoas não caem.. só que também vão-se queixar ou dizer o quê a quem!!!!?????

somos dependentes do obsuleto... e quem nos vende é dependente de nos, do senegal, da bulgaria, do haiti, do cosovo, sudão...

abram a pestana digam-lhes que já chega...

Registado: 7/6/2008 2:02

por Woodhare » 22/9/2009 20:03

mais_um Escreveu:
Woodhare Escreveu:Para começar a liberdade de escolha e a liberdade de informação, a liberdade de as pessoas estabelecerem entre si contratos de trabalho conforme entendam.

Em segundo lugar o governo deve ser proíbido pela constituição de passar leis que discriminem os cidadãos com base no seu sexo, com base no seu nível de riqueza, etc.

Sim mas pode aumentar a carga fiscal sem exigir a aprovação de uma maioria qualificada.

Estas a confundir alhos com bugalhos.

Não foi este governo que fez a constituição, esta foi aprovada por uma larga maioria, superior a 2/3 dos deputados.

Como vivemos num país livre estás no direito de discordar, assim como os comunistas são contra o fim das nacionalizações. E agora quem está certo tu ou eles? A democracia não é um sistema perfeito , pelo contrario, como disse o Churchill, é o menos mau dos sistemas politicos, preferes uma ditadura?

Tu não és o unico a discordar da Constituição e de muitas leis que são aprovadas e de muitas decisões que são tomadas todos os dias, porque não foste para politico? Porque não lutas por aquilo que defendes? Preferes ser treinador de bancada, mandar uns bitaites, dizer mal de tudo e de todos e ficas feliz, é?

É legitimo defenderes os teus pontos de vista, não é legitimo considerares que só os teus pontos de vista é que são correctos e os dos outros estão errados, isso é não perceber o que é democracia.

Infelizmente pelo que se vê neste topico há muita gente que não sabe respeitar as outras pessoas, provavelmente não beberam chá em pequeninos.. :twisted: :twisted:

Em primeiro lugar não estou a entender a tua resposta.

Em segundo lugar eu parto do princípio que os direitos e liberdades básicos do ser humano emanam do próprio ser humano e não do Estado ou da vontade da maioria, e que o Estado ou a maioria privarem o ser humano dessas liberdades chama-se opressão e totalitarismo (democrático). Pelos vistos é essa a diferença entre nós.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Lion_Heart » 22/9/2009 19:27

Tava aqui a ver na tvi24 um entrevista ao presidente do PTP e ele disse uma coisa interessante.

Que agora que Portugal is para o tgv o resto da europa ia avançar para o agv, poranto la fui eu ver ao wikipedia e ca esta:

The AGV is an Alstom train intended as the successor to France’s TGV high-speed trains; the name stands for automotrice à grande vitesse, or ‘high-speed self-propelled carriage’. Instead of having separate power cars at either end of the train, as current TGVs do, the AGV will have distributed traction with motors under the floors of the passenger carriages. This is the arrangement used on many regular-speed multiple-unit trains and also high-speed trains such as the Siemens Velaro and Japan's Shinkansen trains. The space saved through not having a power car will enable the AGV to provide more seats.

Alstom offer the AGV in configurations from seven to fourteen carriages, with a total of 250-650 seats, depending on internal layout and number of carriages.[1] The commercial service speed will be 360 km/h (220 mph).[2] The AGV weighs less than its rivals which reduces its power consumption, and it consumes 30% less energy than previous TGV designs.[3]

The prototype was unveiled on 5 February 2008, with French President Nicolas Sarkozy in attendance.[3]

in www.wikipedia.org

Quer isto dizer que a tecnoligia tgv ira acabar em breve .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JCS » 22/9/2009 19:10

Atomez Escreveu:Tenho que dizer que começo a considerar a possibilidade de ir votar no PSD só para contrariar um governo PS/BE ...

Pelo que tenho visto e pelo desenvolvimento desde o fim-de-semana, creio mesmo que teremos o PS a governar mais 4 anos. Penso que neste momento a vitória é praticamente certa... (lá vai o Amorim mudar as sedes para a Holanda também :) :) ).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por rmachado » 22/9/2009 18:57

surviver Escreveu:Julgava que estavamos a falar de nomeações de pessoas que não tinham capacidade suficiente para o cargo e não de analises quantitativas sobre a côr politica de cada um.... entendo "job for the boys", como algo que só se aplica a quem é beneficiado ao ser nomeado para um cargo sem ter competência para tal.
Reitero tudo o que escrevi!

Ok..

Mesmo assim tb acho que o PS perde... :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por atomez » 22/9/2009 18:57

Tenho que dizer que começo a considerar a possibilidade de ir votar no PSD só para contrariar um governo PS/BE ...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por surviver » 22/9/2009 18:52

Julgava que estavamos a falar de nomeações de pessoas que não tinham capacidade suficiente para o cargo e não de analises quantitativas sobre a côr politica de cada um.... entendo "job for the boys", como algo que só se aplica a quem é beneficiado ao ser nomeado para um cargo sem ter competência para tal.
Reitero tudo o que escrevi!

Registado: 29/11/2007 13:40

Re: PSD

por rmachado » 22/9/2009 18:39

surviver Escreveu:Considerar que no PSD os "job for the boys" são em muito menor numero que os do PS, é no minimo um problema gravissimo de memória.
Socrates, tem muito que explicar pois teve todas as condições para fazer as reformas que tentou fazer, mas sem a arrogência demonstrada (erro fatal, ou quase... segundo as sondagens). No entanto não me lembro de escândalos com previlégios inusitados, nem aproveitamento politico nas principais escolhas.
Se puxarmos o filme atrás, facilmente recordamos que este erro é claramente averbado na maioria das vezes à direita.
Muito se falou do TGV, e apesar de concordar com alguns dos fundamentos da direita (baixa percentagem de portugueses que vão usufruir e o custo elevado), também tenho de reconhecer que poucos se lembram dos submarinos do Sr. Paulo Portas, que não beneficiou qualquer português (nem mesmo ele próprio a nível politico)

Surviver não é considerar, em tempos foram calculados os mesmos baseado nas nomeações que são obrigatórias constar no Diário da República.

E pelos exemplos que tenho visto, este facto é comprovado.

por On fire » 22/9/2009 18:25

rmachado Escreveu:
JCS Escreveu:
Cem pt Escreveu:Agora uma pequena curiosidade, ou terá sido mera coincidência (?!), na sondagem aqui do site o PSD teve sempre ligeira vantagem sobre o PS. Apareceu a notícia da demissão do assessor de imprensa do Presidente da República e o PS destacou-se logo em primeiríssimo lugar!

Por acaso pensava que a direita fosse mais presente no fórum (por ser um forum de bolsa e como tal ligado a questões económicas, etc). Como tal e vendo que mesmo aqui o PS se está a destacar, faço ideia no "fora" daqui...

Cumprimentos

JCS

Espero bem que não...

É arrepiante a quantidade de Jobs for the boys que são dados e ainda por cima a pessoas sem grande competência...

É claro que isto tb acontece no PSD, mas está provado com dados que é em muito menos quantidade e os quadros por norma são de maior quailidade.

Campeões dos jobs for the boys para as legislativas:António Guterres e José Sócrates(PS);
Campeões dos jobs for the boys para as autárquicas:Luis Filipe Menezes e Valentim Loureiro(PSD).

Registado: 14/1/2009 19:06

PSD

por surviver » 22/9/2009 17:58

Considerar que no PSD os "job for the boys" são em muito menor numero que os do PS, é no minimo um problema gravissimo de memória.
Socrates, tem muito que explicar pois teve todas as condições para fazer as reformas que tentou fazer, mas sem a arrogência demonstrada (erro fatal, ou quase... segundo as sondagens). No entanto não me lembro de escândalos com previlégios inusitados, nem aproveitamento politico nas principais escolhas.
Se puxarmos o filme atrás, facilmente recordamos que este erro é claramente averbado na maioria das vezes à direita.
Muito se falou do TGV, e apesar de concordar com alguns dos fundamentos da direita (baixa percentagem de portugueses que vão usufruir e o custo elevado), também tenho de reconhecer que poucos se lembram dos submarinos do Sr. Paulo Portas, que não beneficiou qualquer português (nem mesmo ele próprio a nível politico)

Registado: 29/11/2007 13:40

por iurp » 22/9/2009 17:34

Uma crónica acabada de sair de António José Silva, professor da UTAD.

Acho que vale a pena ler:;

NÃO HÁ TALENTOS GRÁTIS: UMA CRÓNICA SOCIAL

AJS/Setembro 2009 Página 1

Há que procurar o talento em nós e o talento nos outros que estão e que não estão
connosco. Há que aproveitar os talentos. Há que criar líderes fortes.
Esta é a questão de base. Como cuidar do futuro das nossas Instituições e do nosso
País sem cuidar do sistema que gera mais‐valias?
Não temos cuidado, por isso temos sobrevivido. Nem nós sabemos como!
João César das Neves, numa análise sócio económica propôs a criação para Portugal de
uma nova categoria de Países. Havia até agora no mundo, países desenvolvidos,
subdesenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Acabou de ser criada uma nova
categoria: os países que não deveriam ser desenvolvidos. Isto porque, de acordo com o
autor, a Fundação Richard Zwentzerg, efectuou um estudo sobre a estratégia
económica de longo prazo usando como referência a evolução global da segunda
metade do século XX. Para grande surpresa dos investigadores, os mais altos índices de
aselhice económica foram detectados em Portugal, um dos países que tinha também
uma das mais elevadas dinâmicas de progresso!
Com base nesta análise, publicaram, à margem da cimeira de Lisboa, os seus
resultados num pequeno relatório bem eloquente, intitulado: "O País Que Não Devia
Ser Desenvolvido: O Sucesso Inesperado dos Incríveis Erros Económicos Portugueses.”
O relatório documenta o (notável) comportamento da economia portuguesa no último
meio século1. Segundo o relatório, Portugal possui um sistema educativo inoperante e
1 Em 1950, o produto de Portugal tinha uma posição a cerca de 35 por cento do valor médio
das regiões desenvolvidas. Hoje ultrapassa o dobro desse nível, estando acima dos 70 por
cento. Na generalidade dos outros indicadores de bem‐estar, a evolução portuguesa foi
também notável.

AJS/Setembro 2009 Página 2

desfasado e o seu nível de formação é ridículo quando comparado com qualquer outro
país sério, com níveis de conhecimentos semelhantes aos de países subdesenvolvidos
aliado à falta de quadros qualificados. Um outro aspecto muito referido nas análises
foi a liberdade económica e a estabilidade institucional. Portugal tem,
tradicionalmente, um dos sectores públicos mais paternalista, interventor e instável do
mundo, segundo a FRZ. Desde o "condicionamento industrial" salazarista às
negociações com grupos económicos actuais, as instituições e empresas portuguesas
vivem num clima de intensa discricionariedade, manipulação, burocracia e
clientelismo. A regulamentação é arbitrária, omnipresente e bloqueante.
Os cientistas da Fundação não esconderam a sua perplexidade, concluindo:
"Como conseguiu Portugal, no meio de tanta asneira, tolice e desperdício, um tal nível
de desenvolvimento?
Este é o problema que grassa na maior parte das Instituições e por consequência no
País!
Não cuidamos do futuro, principalmente da sua instituição basilar: a escola. O nosso
sistema de ensino tem estimulado o exercício lúdico em vez do esforço, a seriação por
baixo em detrimento da selecção dos melhores, apesar de ser nos níveis elementares
do ensino que tudo começa. Claro que os mais incautos serão pródigos, ao lerem este
texto, em descobrir nele, com orgulhosa argúcia, puras motivações corporativas e
disfarçados ataques pessoais. É um hábito português já bem conhecido, mas que não
deve condicionar o nosso pensamento.
Precisamos, a par de uma cultura de exigência, de promover duas coisas no nosso
sistema de ensino (onde tudo se ensina e nada se aprende) para que as nossas
instituições se desenvolvam: i) desenvolver talentos nas diferentes áreas; ii)

AJS/Setembro 2009 Página 3

direccionar e motivar alguns deles para que se tornem líderes com uma verdadeira
noção de serviço público com uma busca incessante pelo bem colectivo com
repercussões sociais.
De facto, faltam líderes e talentos com referências éticas e de responsabilidade
colectiva, preocupados com o serviço público, capazes de inspirarem e mobilizarem
pelo exemplo que constituam, através das suas condutas pessoais, emocionais, sociais
e consequentemente políticas.
Numa realidade onde, cada vez mais, parece valer tudo e, praticamente, está a
desaparecer a diferença que deveria existir entre o fazer o bem ou o mal, temos de ser
capazes de eleger através do nosso voto os candidatos que façam a diferença para
melhor.
Na história da humanidade, em todas as culturas, sempre existiram códigos morais que
reconheciam a necessidade de existência de comportamentos socialmente
responsáveis. Através destes e no decorrer dos tempos, aqueles que os defenderam,
expressaram a necessidade de correr riscos por aquilo que consideravam estar certo,
agiram de forma ética e irrepreensível, construíram relações sociais de confiança com
base na honestidade, coerência, competência e preocupação com os outros,
admitiram os próprios erros e assumiram posturas de princípio em defesa dos valores
em que acreditavam.
Actualmente, numa era da humanidade onde o capital, o conhecimento e a máquina
foram progressivamente substituídos por outro activo actual, diferenciador, o talento,
não mais os virtuosos são os líderes naturais. Existem outros factores competitivos que
fazem a diferença na sociedade de hoje: o talento e a liderança.

AJS/Setembro 2009 Página 4

O talento é um bem escasso, e um bem por e para desenvolver. Depende de estratégia
(para) e de tempo (por). Este é desafio mais importante das organizações modernas de
alto desempenho.
O talento significa inteligência; capacidade intelectual superior que se manifesta de
forma brilhante; aptidão digna de nota, natural ou adquirida, física ou intelectual para
o desempenho ou exercício de uma ocupação.
O entendimento de que a excelência, seja em que área for, é complexa e, por isso,
determinada por uma estrutura interactiva de factores, nem sempre (diríamos mesmo,
muito poucas vezes) tem implicado idêntico entendimento na valorização de talento.
Algumas investigações, que estudaram indivíduos com sucesso em diferentes áreas de
excelência (pianistas, desportistas e investigadores), concluíram ser possível traçar um
perfil abrangente de talento para as diferentes áreas, a partir de uma tipologia padrão
de características comuns essenciais: (i) interesse e empenhamento na área de
excelência escolhida; (ii) vontade de realizar um trabalho intenso para obter elevada
expressão na actividade escolhida; (iii) capacidade e facilidade de aprendizagem.
Sendo cada indivíduo ontogeneticamente dotado de uma personalidade sui‐generis,
com uma determinada estrutura, em maior ou menor grau para a realização desse
talento numa determinada área ou espectro de actividades, a expressão daí resultante
será tanto maior quanto melhores forem as condições (estruturais e ambientais) para
o seu desenvolvimento, independentemente do âmbito da actividade escolhida. Como
o processo de desenvolvimento de um talento leva vários anos de formação, torna‐se
necessário a tomada de consciência da importância da promoção e desenvolvimento
de talentos criando a necessidade de construir um sistema que os permita
encaminhar. Identificar talentos não é uma tarefa com ressonâncias mágicas,
sobrenaturais, implicando um dom tão pessoal e intransmissível como o que se requer

AJS/Setembro 2009 Página 5

para detectar uma corrente de água subterrânea ou para fazer previsões
meteorológicas. No entanto, por mais exaustiva que seja a lista dos requisitos, por
mais fiáveis que comprovem ser os respectivos instrumentos de medida, a
identificação de um talento, envolve sempre um julgamento acerca do nível de
prestação futura formulado a partir das características actuais do indivíduo. É um
processo que precisa de ser desenvolvido.
O rendimento em qualquer área, também na social parece reproduzir, à sua dimensão,
um palco natural do paradigma Darwinismo. O importante será reflectir que, além do
método natural de selecção, existe a alternativa sistemática (científica). A selecção
natural obtém o talento como resultado de influências de carácter exógeno e/ou de
coincidência, isto é, pela felicidade de acontecer uma descoberta individual em
contraponto à via sistemática, através de métodos que possibilitem a comprovação da
existência de habilidades naturais para uma dada actividade. Este sistema em
contraponto, requer conhecer o ambiente competitivo, cada vez mais impregnado de
todo o tipo de pressão, e os pré‐requisitos do êxito e sucesso, pressupondo a
identificação dos fenótipos mais dotados para enfrentar as diversas situações e definir
a sua preparação em conformidade.
Qualquer actividade sendo de cariz social, reflecte, naturalmente, os mecanismos de
organização desta sociedade. Os líderes actuais são, acima de tudo, o resultado de um
vasto e bem organizado recrutamento e, secundariamente, a expressão de um sistema
de treino minuciosamente elaborado.
É esta a noção de talento que queremos ver desenvolvida nas nossas instituições e
consequentemente no País. Temos de criar e reter os nossos próprios talentos e atrair
talentos estrangeiros. Esta é uma estratégia crítica para a nossa afirmação e para o
nosso sucesso.

AJS/Setembro 2009 Página 6

A justiça social depende da produção de riqueza, a produção de riqueza depende de
Instituições competitivas que dependem do talento e a atracção do talento depende
de uma cultura de mérito. Assim, uma política de atracção de talentos e de promoção
de uma cultura de mérito é, em si mesmo uma política de justiça e desenvolvimento
social.
Um País sem mentalidade de mérito e sem gestão do talento, do sistema educativo
básico à exigência universitária, do ambiente familiar ao discurso político, perderá os
seus próprios talentos.
O Talento alimenta‐se de desafios, instituições sem desafios estimulantes desinteressa
os talentos. O desenvolvimento do talento depende de toda a organização estar
entranhada e envolvida neste desafio. Nas organizações fortes, a gestão do talento é
uma responsabilidade assumida por todos, nas organizações em perda, a gestão do
talento é uma tarefa dos recursos humanos. Nas organizações fortes, os sistemas de
avaliação identificam e premeiam o talento, mas também quem melhor gere o talento.
Em organizações em perda os sistemas de avaliação não enfrentam esta questão e são
frágeis a promover distinções.
Nas organizações em perda, a liderança das pessoas segue rotinas, vê o que acontece
em vez de fazer acontecer, administra e organiza mais do que lidera e atrai. Nas
organizações fortes a liderança das pessoas é atribuída a pessoas inspiradoras com
sentido estratégico, com mente forte e capazes de ser saudavelmente incómodas.
Nota conclusiva
Para os mais inauditos e singulares, mas desatentos deixo uma nota final de
consciência colectiva, eivada de uma probidade manifesta e num momento de
perturbação política, porque eleitoral, logo social!

AJS/Setembro 2009 Página 7

Chega de líderes carismáticos, com poderes quase absolutos, repletos de um
nepotismo despótico de raiz monárquica, cuja falta de valores e princípios morais os
torna destrutivos espalhando uma aura de negativismo ao resto da sociedade.
Estes, de tanto aprenderem a dizer a verdade habilmente no momento próprio (isto é
a mentira), procuram de forma errada nem tornar o bem efectivo nem, pelo menos,
diminuir a intensidade do mal.
Estes fomentam a divisão e a dispersão da vontade colectiva e impedem as mais
elementares e fundamentais manifestações de coesão nacional ao redor de objectivos
comuns. Estes, depois da crença no Homem providencial, geram a descrença
generalizada, depois de desmacarados, porque não são capazes de nos inspirar e
mobilizar para o empenho e motivação que tanto necessitamos para sermos um povo
mais produtivo e competitivo.
Tal como referem Doug Lennick & Fred Kiel, precisamos de Líderes que acreditam que
existem valores morais possíveis de serem partilhados, que se aplicam a toda a
humanidade, dentro e fora do âmbito empresarial e político. Líderes que falam com
paixão das suas convicções e dos valores que defendem. Líderes que explicitam nas
suas acções aquilo em que acreditam, tornando mais fácil que todos nós os
consideremos responsáveis e alinhemos o nosso comportamento pelos valores que
defendem.

AJS/Setembro 2009 Página 8

Não nos podemos remeter, no entanto, para a ingenuidade irresponsável. Como diria
Eduardo Prado coelho2, “(…) precisa‐se de matéria‐prima para construir um País”. Eu
diria mais. Diria que precisamos de matéria‐prima para construir uma nova ideia de
algo. O problema começa quando essa, nossa, auto‐suficiência começa a ser um
empecilho às nossas possibilidades colectivas. Então aí, ficamos à espera que o
Messias, qual D. Sebastião renascido e adormecido faça por nós e para que nós
possamos criticar.
É a secular e bem lusitana indústria da desculpa e da estupidez.
E você, o que pensa?
A estes e a todos, aconselho a leitura atenta da UTOPIA de Tomás Morus (de óptimo
Reipublicae statu deque nova ínsula Utopia, 1516).
2 Eduardo Prado Coelho (Lisboa, 29 de Março de 1944 — Lisboa, 25 de Agosto de 2007[1]) foi
um escritor e professor universitário português. Teve ampla colaboração em jornais e revistas
e publicou uma crónica semanal no jornal Público até à data da sua morte.

Registado: 23/1/2006 23:54

por Madeirense » 22/9/2009 17:32

Para mim tanto me faz quem ganhe, desde que a maioria absoluta dependa dos 6 deputados da Madeira :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 18:56

por rmachado » 22/9/2009 17:29

JCS Escreveu:

Cumprimentos

JCS

Espero bem que não...

por lamecence » 22/9/2009 17:02

A MFL tinha todas as condições para vencer confortavelmente estas eleições pelos conflitos e erros gerados pela governação PS e pela figura muito desgastada do 1º ministro.
Mas o que se tem visto é uma MFL cansada e com ideias passadas e que tem vindo com isso a perder pouco a pouco o capital de confiança que muito eleitorado lhe atribuia. Uma vitória nas calmas pode ser substituida por uma vitória "à rasca" ou uma derrota impensada uns meses antes.

Aqui vai um artigo de opinião publicado o ano passado, mas que continua actual, e com a qual concordo na sua apreciação a MFL:

in Diário de Noticias
"UM EXORCISTA PARA A SEDE DO PSD, POR FAVOR
por

João Miguel Tavares

Jornalista - jmtavares@dn.pt25 Novembro 2008

Manuela Ferreira Leite, 2 de Julho de 2008: "A família tem por objectivo a procriação." Manuela Ferreira Leite, 1 de Novembro de 2008: "As grandes obras públicas só ajudam a combater o desemprego de Cabo Verde e da Ucrânia." Manuela Ferreira Leite, 12 de Novembro de 2008: "Não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite." Manuela Ferreira Leite, 17 de Novembro de 2008: "Não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia."

Como diria o engenheiro Guterres, é fazer as contas: só nos últimos 15 dias, Manuela Ferreira Leite proferiu três frases incompatíveis com um mínimo de sentido de Estado, já para não dizer de flagrante incómodo com as mais elementares regras democráticas. Sobre todos esses temas, o PSD veio depois esclarecer que aquilo que foi dito não era aquilo que Manuela Ferreira Leite queria dizer. Donde se conclui que Manuela Ferreira Leite teria grandes vantagens em se fazer acompanhar por um tradutor, de forma a solucionar o irritante desfasamento entre o seu cérebro e as suas cordas vocais. Manifestamente - atrever-me-ia mesmo a dizer "felizmente" -, o seu pensamento não coincide com as palavras que lhe saem da boca.

Dir-me-ão: mas onde está o seu sentido de humor, meu caro? Já não se pode ser irónico nesta terra? Poder, pode. Mas eu acho tão natural em Manuela Ferreira Leite o uso da ironia quanto o uso da minissaia. Não, aquilo não foi bem ironia. Aliás, aquilo nem sequer foi uma gafe. A gafe, por definição, é uma ocorrência rara. Quando deixa de ser rara, deixa de ser gafe. O que Manuela Ferreira Leite tem, afinal, é uma segunda natureza com uma inesperada propensão para o desastre, o que é tanto mais surpreendente quanto a sua imagem pública era de rigor, ascetismo, medição calculada das intervenções.

É por isso que a actual líder do PSD está a atingir níveis olímpicos de desilusão: a diferença entre aquilo que dela se esperava e aquilo que dela se está a ter é gigantesca. De Pedro Santana Lopes, nunca ninguém esperou muito. De Luís Filipe Menezes, ninguém espera nada. Mas Manuela Ferreira Leite era um caso diferente: vinha alcandorada de referência moral do PSD, de regeneradora da seriedade perdida, de férrea combatente do caos. Pacheco Pereira jurou pela biblioteca da Marmeleira que ela é que era. E, vai-se a ver, Manuela Ferreira Leite não só sucumbe ao velho cálculo político (a tentativa de moralização das listas iniciada por Marques Mendes já é uma miragem) como é um susto cada vez que abre a boca. Pobre PSD. Alguém envie um exorcista para a São Caetano à Lapa, se faz favor."

Registado: 19/3/2009 1:00

por JCS » 22/9/2009 16:56

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, lito, m-m, malakas, MR32, Nuno V, PAULOJOAO, SalvaFP, trilhos2006 e 842 visitantes