Galp - Tópico Geral
PequenoInvest Escreveu:Convenhamos que para o estado actual esta acção até não se está a portar assim tão mal.
PSI20 a cair mais de 1% e o preço do petróleo a cair.
pois nao esta, tens razao no que dizes. hoje está acentuado na J. Martins, EDPR e SONAE.
amanha nao se sabe qual será, já poderá ser outra tal como foi nas subidas do mercado.
bn
New
boas,
bem com uma sessao destas isto merece um novo grafico, as coisas por enquanto estao a correr como eu previa. para mim e com a sessao de hoje neste estado, o que fez foi apenas a curva. como diz o rscramento, vou continuar calmamente sentado.
PS: Brent= 69.80 (-2,14%)
- o ponto verde marca o valor da sessao de hoje no actual momento do psi20
bn
New
bem com uma sessao destas isto merece um novo grafico, as coisas por enquanto estao a correr como eu previa. para mim e com a sessao de hoje neste estado, o que fez foi apenas a curva. como diz o rscramento, vou continuar calmamente sentado.

PS: Brent= 69.80 (-2,14%)
- o ponto verde marca o valor da sessao de hoje no actual momento do psi20
bn
New
- Anexos
-
- PSI 20.JPG (40.88 KiB) Visualizado 5686 vezes
paubo Escreveu:Porque falam dos 12,00? Efeito psicologico? No grafico de longo prazo nao vejo nada de especial nesse valor e mesmo no curto prazo acima dos 11,40-11,50 tambem nao.
sinceramente tambem nao vejo nada nesse valor, por acaso ia responder a essa resposta mas achei melhor nao deitar mais lenha pa fogueira.
as vezes sinto que há pessoas aqui no forum, que em vez de arranjarem argumentos solidos para justificar uma subida ou uma descida de um determinado titulo, utizam argumentos para tentarem ter algum benificio pessoal, neste caso em especifico, é perceptivel que o V99 tem accoes da galp e ja se sabe quanto mais sobe mais o lucro. mais facil seria dizer que ia subir agora o resto até aos 13€ (a sua proxima resistencia) ou entao justificar o valor dos 12€ porque sinceramente tambem nao vejo nada nesse valor.
mesmo assim ainda gostava de perceber porque..
bn
New
Boas,
Não creio que a Galp faça um retracement até aos 10,60€ era uma quebra de 10% e isso nos dias que correm é muita fruta.
O volume maior foi quase todo ele feito no leilão, alguem sabe alguma coisa e não nos quer contar, o que poderá significar uma abertura em alta.
Não creio que expluda até aos 13,00€ no curto mas 12€ creio mais neste valor sendo este próxima resistência relevante.
Abraço
Não creio que a Galp faça um retracement até aos 10,60€ era uma quebra de 10% e isso nos dias que correm é muita fruta.
O volume maior foi quase todo ele feito no leilão, alguem sabe alguma coisa e não nos quer contar, o que poderá significar uma abertura em alta.
Não creio que expluda até aos 13,00€ no curto mas 12€ creio mais neste valor sendo este próxima resistência relevante.
Abraço
- Registado: 29/11/2007 14:05
artista Escreveu:newone, o debate sobre a forma de entrar e gerir as entradas não teve directamente a ver com a Galp, começou por ai mas generalizou-se...
rsacramento, cada um investe de forma diferente, o nosso debate de idéias só mostra que há muitas questões de pormenor que têm de ser ajustados por cada um, e mais importante,[b] mostra que isto é muito mais do que acertar se um título vai subir ou descer![/b]
Já agora gostaria de compreender um pouco melhor a tua forma de entrar, com um suposto caso prático.... imaginemos que a Galp fechava a 11.80 na segunda e na terça nos 12.20. Depois corrigia um pouco na quarta até aos 12.00. Colocarias uma ordem no sistema para o dia seguinte a um preço específico ou ficarias a observar a sessão para decidir o que fazer?!
abraço
artista
quanto à primeira questão: vejo a coisa como um jogo de probabilidades

o teu exemplo é pouco claro, já que não sei qual a referência que usas: quebrou alguma resistência? a que valor?
em alternativa deixo-te dois gráficos com entradas na retracção: no primeiro caso na zona do círculo e no segundo caso estou (calmamente sentado) à espera que retraia até cerca dos 82 para entrar (mas depende dos volumes aquando da retracção - se forem muito elevados passo!)
- Anexos
-
- altri.png (8 KiB) Visualizado 6067 vezes
-
- ppr.png (9.84 KiB) Visualizado 6058 vezes
rsacramento Escreveu:newone Escreveu:(...)
vou deixar em anexo o grafico do psi20. entao o que acham? ja esta a tomar forma ou nem por isso?
cmps
que queres dizer com isso?
e, já agora, porque é que o teu avatar não aparece?
boas rsacramento,
quanto á questao do avatar, por acaso ja reportei essa situacao aos moderadores do forum, penso que é um problema tecnico o facto nao aparecer, mas o que é certo é que ainda nao está solucionado.
quanto á outra pergunta, no meu anterior comentario ja tinha referido de uma possivel correcao para a galp e para o psi20 e anexei graficos e tudo.
se bem vejamos a galp tem 11% de influencia no psi20 e por isso é um titulo que tem muito peso no indice (assim como a pt e os bancos). se falarmos numa correcao na galp, acho que tambem faz sentido falar numa correcao no indice portugues, e entao porque nao analisarmos os dois graficos a ver se nao tem algum sentido? foi isso que fiz, e para mim faz sentido, tanto para a galp como para o indice portugues.
esta é a minha perspectiva, o que nao quer dizer que vá acontecer (ja se sabe como é os mercados), mas neste momento estou-me a fiar neste meu fundamento.
bn
New
newone, o debate sobre a forma de entrar e gerir as entradas não teve directamente a ver com a Galp, começou por ai mas generalizou-se...
rsacramento, cada um investe de forma diferente, o nosso debate de idéias só mostra que há muitas questões de pormenor que têm de ser ajustados por cada um, e mais importante, mostra que isto é muito mais do que acertar se um título vai subir ou descer!
Já agora gostaria de compreender um pouco melhor a tua forma de entrar, com um suposto caso prático.... imaginemos que a Galp fechava a 11.80 na segunda e na terça nos 12.20. Depois corrigia um pouco na quarta até aos 12.00. Colocarias uma ordem no sistema para o dia seguinte a um preço específico ou ficarias a observar a sessão para decidir o que fazer?!
abraço
artista
rsacramento, cada um investe de forma diferente, o nosso debate de idéias só mostra que há muitas questões de pormenor que têm de ser ajustados por cada um, e mais importante, mostra que isto é muito mais do que acertar se um título vai subir ou descer!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
como, apesar de tudo, as retracções são frequentes, diminuo a probabilidade de falso break e compro - quase confirmadamente - a rotura a um preço mais baixo do que se apanhasse o comboio em andamento...
o risco é o menor, já que estou a comprar perto da linha, logo perto também do stop.
palavras magicas!
a questao do risco é fulcrar na compra de accoes e sinceramente nao quero correr o risco de comprar as accoes da galp neste momento (mesmo pensado que tem bom potencial). neste momento para a galp, prefiro nao correr o risco de ter mais valias do que correr o risco e depois ter 'menos valias', quando sei que tecnicamente tenho boas probabilidades de entrar melhor na accao.
vou deixar em anexo o grafico do psi20. entao o que acham? ja esta a tomar forma ou nem por isso?
cmps
- Anexos
-
- PSI 20.JPG (42.07 KiB) Visualizado 6113 vezes
artista Escreveu:rsacramento Escreveu:artista Escreveu:rsacramento Escreveu:
em resumo: hoje em dia aguardo pela retracção, embora possa perder muitos comboios...
Eu diria mais que, se aguardares pela retracção, os perces quase todos, ou então entras em muitos longe da quebra da resistência... e ainda te calham alguns falso break's![]()
De qualquer forma não há "receitas", os casos nunca são iguais...
abraços
artista
pelo contrário!
entro mais perto da linha
como já assisti à rotura e ao throwback, é muito improvável que este se repita
como, apesar de tudo, as retracções são frequentes, diminuo a probabilidade de falso break e compro - quase confirmadamente - a rotura a um preço mais baixo do que se apanhasse o comboio em andamento...
o risco é o menor, já que estou a comprar perto da linha, logo perto também do stop
deixo-te um bom exemplo duma entrada no throwback
O gráfico que colocaste ai é uma situação ideal... e em quantos casos ela se verifica?!
E já agora pergunto, som stop apertado não faz mais sentido entrar com menos certezas e apanhar os combóios que não retraem?!
Obviamente que estou a falar em teoria, na prática muitas destas coisas são um bocado diferentes, sobretudo para quem, como eu, raramente acompanha de perto as sessões...
abraço
artista
para mim, e como já disse acima, a resposta é não

rsacramento Escreveu:artista Escreveu:rsacramento Escreveu:
em resumo: hoje em dia aguardo pela retracção, embora possa perder muitos comboios...
Eu diria mais que, se aguardares pela retracção, os perces quase todos, ou então entras em muitos longe da quebra da resistência... e ainda te calham alguns falso break's![]()
abraços
artista
pelo contrário!
o risco é o menor, já que estou a comprar perto da linha, logo perto também do stop
O gráfico que colocaste ai é uma situação ideal... e em quantos casos ela se verifica?!
E já agora pergunto, som stop apertado não faz mais sentido entrar com menos certezas e apanhar os combóios que não retraem?!
Obviamente que estou a falar em teoria, na prática muitas destas coisas são um bocado diferentes, sobretudo para quem, como eu, raramente acompanha de perto as sessões...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:rsacramento Escreveu:
abraços
artista
pelo contrário!
- Anexos
-
- entrar na retracção.png (10.38 KiB) Visualizado 6194 vezes
rsacramento Escreveu:
Eu diria mais que, se aguardares pela retracção, os perces quase todos, ou então entras em muitos longe da quebra da resistência... e ainda te calham alguns falso break's

abraços
artista
o ano passado li num livro do murphy chamado technical analysis of the financial markets uma sugestão de negociação que, em face da potencial quebra duma linha, dividia o investimento em três partes:
um terço na antecipação
um terço na quebra
e o restante terço no pullback
uns meses mais tarde tive a oportunidade de confrontar o nosso druída com esse método, mas ele achou a ideia má
entretanto li um (fabuloso) livro chamado trading in the zone em que às tantas ele demonstra que não é preciso saber-se o que vem a seguir para se ganhar dinheiro nos mercados
e cá está: então entrar na antecipação viola aquele princípio
um terço na antecipação
um terço na quebra
e o restante terço no pullback
uns meses mais tarde tive a oportunidade de confrontar o nosso druída com esse método, mas ele achou a ideia má
entretanto li um (fabuloso) livro chamado trading in the zone em que às tantas ele demonstra que não é preciso saber-se o que vem a seguir para se ganhar dinheiro nos mercados
e cá está: então entrar na antecipação viola aquele princípio
vaskovic Escreveu:bom dia a todos,
Tendo (aparentemente, pelo menos) a Galp quebrado a zona de resistência dos 11,40 e fechado em máximos, as perspectivas são para uma abertura em forte alta na 2ª-feira (pelo menos teoricamente, claro que dependerá da conjuntura dos mercados no próprio dia).
Se tiveres calma ainda és bem capaz de apanhar na zona dos 10.60
A acção está muuuiiiiito esticada,

Jesse James Escreveu:vaskovic Escreveu:bom dia a todos,
gostava de pedir um conselho, uma vez que ainda não estou bem rotinado nestas andanças.
Tendo (aparentemente, pelo menos) a Galp quebrado a zona de resistência dos 11,40 e fechado em máximos, as perspectivas são para uma abertura em forte alta na 2ª-feira (pelo menos teoricamente, claro que dependerá da conjuntura dos mercados no próprio dia).
Com base em experiência passada, o que provavelmente acontecerá é que na 2ª-feira já não conseguirei entrar a preços bem próximos da resistência (que passaria assim a zona de suporte), ou seja, o melhor seria eventualmente aguardar uns dias, para a acçao aliviar um pouco e eventualmente fazer um teste na zona de suporte, porém, o que também pode acontecer é que entretanto ela dispare e já não tenha esta oportunidade de entrar próximo da casa dos 11,40/11,50...
Como é que costumam resolver este problema do timing junto da zona de resistência? Entram antes dela ser quebrada, no dia a seguir a ser quebrada, ou passado alguns dias de ser quebrada, aguardando que ela volta cá abixo a fazer um teste ao novo suporte?
Obrigado e Bom Domingo
Não deves entrar antes de ser quebrada. Nem no primeiro dia depois da quebra. Há muitos falsos break outs. Não tenhas receio de entrar tarde. Há sempre tempo para ganhar dinheiro. Neste caso concreto, até perto dos 14. Eu estou dentro e não vendi perto da resistência, porque está a mostrar muita força. Noutro contexto, teria vendido e aguardado a quebra. Neste contexto o norte parece a direção natural.
Pois, estas questões de pormenor são sempre complicadas de gerir e não me parece que sejam tão fáceis como o Jesse sugere, na realidade em muitas situações se esperarmos um pouco já só apanhamos o título muito acima e eventualmente até numa inversão de curtíssimo prazo, ou mesmo de curto ou médio prazo... cabe a cada um defenir a estratégia em cada momento, esta dependerá do comportamento do título, da situação dos mercados, etc...
Ainda assim deixo-te uma nota que pode ser útil, muitas vezes gosto de fraccionar as minhas entradas, se pretendo investir x numa determinada empresa invisto 1/3x quando a quebra me parece estar eminente e os outos 2/3 (em duas partes ou não) quando já há poucas dúvidas de que isso está a acontecer... só que isto na teoria é uma coisa, na prática é outra (também depende do perfil de risco da pessoa), por exemplo, no BPI existia uma resistência nos 2.10, foi lá várias vezes e recuou, mas cada vez recuava menos, a quebra parecia-me eminente, entrei na inversão da última correcção ligeira a 2 e pouco e esperava reforçar a 2.14/15 e depois a 2.18/20... só que um belo dia sai de casa para ir à praia, o BPI estava a fazer uma sessão monótona à volta dos 2.09, mas quando vi o fecho, 2.22!! Pensei que já não ia conseguir reforçar, mas acabei por o fazer na casa dos 2.18 porque o título até corrigiu um pouco, mas só fiz um reforço e não os dois que tinha inicialmente previsto...
Neste momento não tenho Galp... duvido que não consigas entrar na casa dos 11.40/50 na segunda, mesmo que o título arranque já para um movimento de quebra da resistência, de qualquer forma penso que esta quebra está aida longe de ser uma certeza!
abraços
artista
vaskovic Escreveu:bom dia a todos,
gostava de pedir um conselho, uma vez que ainda não estou bem rotinado nestas andanças.
Com base em experiência passada, o que provavelmente acontecerá é que na 2ª-feira já não conseguirei entrar a preços bem próximos da resistência (que passaria assim a zona de suporte), ou seja, o melhor seria eventualmente aguardar uns dias, para a acçao aliviar um pouco e eventualmente fazer um teste na zona de suporte, porém, o que também pode acontecer é que entretanto ela dispare e já não tenha esta oportunidade de entrar próximo da casa dos 11,40/11,50...
Como é que costumam resolver este problema do timing junto da zona de resistência? Entram antes dela ser quebrada, no dia a seguir a ser quebrada, ou passado alguns dias de ser quebrada, aguardando que ela volta cá abixo a fazer um teste ao novo suporte?
Obrigado e Bom Domingo
Não deves entrar antes de ser quebrada. Nem no primeiro dia depois da quebra. Há muitos falsos break outs. Não tenhas receio de entrar tarde. Há sempre tempo para ganhar dinheiro. Neste caso concreto, até perto dos 14. Eu estou dentro e não vendi perto da resistência, porque está a mostrar muita força. Noutro contexto, teria vendido e aguardado a quebra. Neste contexto o norte parece a direção natural.
bn
JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
bom dia a todos,
Obrigado e Bom Domingo
Obrigado e Bom Domingo
- Registado: 17/6/2009 11:06
Re: AT Galp
artista Escreveu:Mastergest Escreveu:
Paciência neste mercado torna-se uma Grande virtude!
É engraçado que a utilização desta expressão é recorrente, digamos que já se tornou um clássico e o mais interessante é que serve em todos os tipos de mercado, quando estes caiam fortemente era muito utilizada por aqui, agora que sobem todos os dias também aparece de vez em quando!
Se querem saber a minha opinião, a paciência nos mercados não é nada, muito menos uma grande virtude! Em algumas situações devemos ter paciência, que remédio temos se não ter, mas em muitos dos casos esta "grande virtude" serve apenas para não se fazer aquilo que se deve fazer!
abraços
artista

Estamos inteiramente de acordo, a opinião de cada um será a interpretação de cada qual e este é um caso clássico, assim como, saber fazer aquilo que se deve fazer será, na minha humilde opinião, prevêr aquilo que não se sabe.

O Português é uma língua brilhante!
Abraço

MG
A paciência de uns é a desgraça de outros!
- Registado: 3/2/2008 14:58
Re: AT Galp
Mastergest Escreveu:
Paciência neste mercado torna-se uma Grande virtude!
É engraçado que a utilização desta expressão é recorrente, digamos que já se tornou um clássico e o mais interessante é que serve em todos os tipos de mercado, quando estes caiam fortemente era muito utilizada por aqui, agora que sobem todos os dias também aparece de vez em quando!
Se querem saber a minha opinião, a paciência nos mercados não é nada, muito menos uma grande virtude! Em algumas situações devemos ter paciência, que remédio temos se não ter, mas em muitos dos casos esta "grande virtude" serve apenas para não se fazer aquilo que se deve fazer!
abraços
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, karaya75, latbal, m-m, macau5m, MXMX, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1 e 206 visitantes